ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 02-08-2022 Terça-Feira

-ESTADOS E UNIÃO ABREM NEGOCIAÇÃO NO STF PARA PACIFICAR REGRAS DO ICMS

-PLENÁRIO DA ALESC VOTA NESTA TERÇA-FEIRA PROJETO DA LDO DE 2023

-90 ANOS DA ESCOLA PADRE VENDELINO SEIDEL SERÃO COMEMORADOS DOMINGO

-AUMENTO NO PREÇO DO LEITE PERMITE EQUILÍBRIO NAS CONTAS DOS PRODUTORES

-SÃO JOÃO DO OESTE PROJETA NOVAS TECNOLOGIAS NA PRODUÇÃO DE MEL

-OBRAS EM GINÁSIO NO INTERIOR DE SANTA HELENA ENTRAM NA RETA FINAL

-ACUSADO DE HOMICÍDIO SERÁ JULGADO 21 ANOS APÓS O CRIME

-HOMEM QUE MORREU EM COLISÃO FRONTAL SERÁ SEPULTADO HOJE EM MONDAÍ


O tempo em Iporã do Oeste é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM no centro de Iporã do Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 20 centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.


Segundo números oficiais, a guerra na Ucrânia já obrigou mais de seis milhões de pessoas a deixarem o país. Se a Polônia foi o principal destino desses migrantes, com mais de três milhões de pessoas cruzando sua fronteira, a Alemanha e a França também contabilizam números cada vez maiores de refugiados ucranianos e as autoridades locais já avaliam o possível impacto desse êxodo em suas próprias economias. A França recebeu cerca de cem mil ucranianos. Já a Alemanha estima ter recebido 915 mil ucranianos. Os números podem subir ainda mais nas próximas semanas.

Nesta segunda-feira, o presidente norte-americano, JOE BIDEN, confirmou a morte do líder e um dos fundadores da Al-Qaeda. A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos realizou a operação militar em Cabul, no Afeganistão, no sábado. Um dos responsáveis por coordenar os ataques de 11 de Setembro de 2001, nos Estados Unidos, o egípcio sucedeu OSAMA BIN LADEN na liderança da Al-Qaeda, após o antigo líder da organização ser morto por soldados norte-americanos no Paquistão, em 2011. BIDEN afirmou que a CIA localizou o paradeiro do líder em janeiro deste ano e que uma semana atrás deu a autorização final para o ataque.

O novo superministro da Economia da Argentina, SERGIO MASSA, nomeou seus principais assessores nesta segunda-feira, prometendo frear a inflação elevada e a deterioração da economia do país. EDUARDO SETTI, economista com experiência em mercado de capitais, será o secretário da Fazenda. DANIEL MARX fará parte da equipe de monitoramento da dívida pública, e RAÚL RIGO será o secretário do Tesouro. A decisão vem dias depois que MASSA foi nomeado para liderar o novo ministério, que supervisionará as políticas econômica, industrial e agrícola. Ele deve renunciar ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, antes de assumir o novo posto na quarta.

Deputados e senadores retornam do recesso parlamentar nesta semana de olho na campanha eleitoral em seus estados. Para facilitar a ida dos deputados para as suas bases eleitorais, o presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, limitou as sessões de votação em agosto a duas semanas de “esforço concentrado”. A primeira começou nesta segunda-feira e vai até sexta. O segundo período será na última semana do mês, de 29 de agosto a dois de setembro. No Senado, quatro sessões foram convocadas para agosto. A primeira marcada para esta quarta-feira e as demais entre os dias 9 e 11. Nas outras semanas do mês, os parlamentares ficarão livres para cuidar da própria agenda nas respectivas bases eleitorais. A campanha começa oficialmente no dia 16 de agosto.

Após registrar alta por quatro meses consecutivos, a produção industrial no Brasil registrou queda de zero vírgula quatro por cento em junho, na comparação com o mês anterior, segundo o IBGE. Os meses anteriores de expansão acumularam alta de um vírgula oito por cento. A indústria segue abaixo do patamar pré-pandemia e também está 18 por cento abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011. Em relação ao mesmo mês de 2021, o setor recuou zero vírgula cinco por cento. No primeiro semestre do ano, a indústria acumula queda de dois vírgula dois por cento. Já nos últimos 12 meses, a retração foi de dois vírgula oito por cento.

Representantes dos governos estaduais e da União se reúnem na tarde desta terça-feira, pela primeira vez, em uma comissão especial criada pelo Supremo Tribunal Federal para buscar um entendimento unificado sobre as novas regras do ICMS. O colegiado, criado por ordem do ministro GILMAR MENDES, tem até o início de novembro para pacificar a aplicação de leis recentes que alteraram a incidência do imposto sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Uma das principais mudanças foi o teto de 17 a 18 por cento estabelecido para a cobrança do imposto nesses setores, que passaram a ser classificados como "bens e serviços essenciais". Os estados querem ser ressarcidos pela perda de arrecadação decorrente da nova regra, mas o Ministério da Economia discorda do cálculo proposto pelos governadores.

O Ministério da Saúde registra queda em praticamente todas as vacinas do calendário obrigatório do Programa Nacional de Imunização há pelo menos seis anos. Na comparação com os anos anteriores, 2022 é ainda pior. No Brasil, a vacina BCG, que protege contra a tuberculose, foi aplicada em mais de 95 por cento do público alvo em 2016. No ano passado, em apenas 69 por cento. Em Santa Catarina, a baixa cobertura vacinal colocou em alerta as autoridades de saúde. Nem 70 por cento do público alvo foi alcançado no estado com vacinas como BCG, rotavírus e até a da poliomielite, que previne a paralisia infantil. A cobertura de vacina contra sarampo também diminuiu no estado.

A primeira “Carta Aberta” conjunta aos candidatos ao governo foi divulgada pelo Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados, Associação Catarinense de Avicultura e Associação da Indústria de Carnes. O documento ressalta a importância econômica e social do agronegócio catarinense e apresenta as principais reivindicações do setor. Entre os pedidos estão maior fomento aos projetos ferroviários e rodoviários para o abastecimento de grãos; linha de crédito para reservação de água da chuva, geração de energia solar e biogás nas propriedades rurais e previsão orçamentária para investimento e custeio das entidades estaduais de vigilância e controle sanitário animal e vegetal, considerando os “status” sanitários alcançados pelo estado.

A votação do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias que determina as metas e prioridades para os gastos públicos do ano que vem e oferece os parâmetros para a elaboração do projeto de Lei Orçamentária Anual de 2023, é o destaque da pauta da sessão ordinária desta terça-feira, na Assembleia Legislativa. A proposta do Executivo será analisada pelo Plenário conforme o parecer da Comissão de Finanças, que apreciou a peça orçamentária e acatou 58 emendas apresentadas por oito deputados. De acordo com o PL, a previsão de receita do Estado para o ano que vem é de 43 bilhões e 400 milhões de reais, 10 bilhões a mais do que estava previsto para 2022. A sessão ordinária começa às duas da tarde e a previsão é de que a LDO seja votada em primeiro e seguindo turno, a partir das quatro horas.

Municípios da região estão mobilizados para o primeiro Seminário Internacional de Turismo. O intuito será trabalhar a interação do turismo entre os dois países e fomentar a economia regional. Conforme a Secretária da Instância de Governança Caminhos da Fronteira, CARLISE WERLANG, o evento ocorrerá nesta quarta-feira no auditório da prefeitura de Dionísio Cerqueira. O primeiro Seminário Internacional de Turismo intitulado de “La Frontera” tem início marcado para às 14 horas e término às 19 horas. Os ministros do Turismo brasileiro e argentino devem participar do encontro, assim como o presidente da Santur. Representantes de cada município que fazem parte do Caminhos da Fronteira também estarão presentes com os empreendedores turísticos do Extremo Oeste.

CARLISE WERLANG destaca a importância do Seminário Internacional de Turismo. Temas relevantes para a região serão abordados amanhã em Dionísio Cerqueira. Além dos Ministros de Turismo do Brasil e da Argentina, também estarão presentes o Presidente da Santur, HENRIQUE MACIEL, e o Presidente do Conselho, MANÉ FERRARI. A Secretária da Instância de Governança Caminhos da Fronteira destaca que o Seminário visa encaminhar novos incentivos ao turismo nos municípios da Ameosc. Esse movimento vem em conjunto com as melhorias no Extremo Oeste, a exemplo da pavimentação da BR-163, das aduanas em Dionísio Cerqueira e também em Paraíso, onde é buscada a reativação. Outro fomento turístico está na ponte que liga Itapiranga e Barra do Guarita, facilitando o acesso dos turistas.

Obras no ginásio da Linha Santa Ana entram na reta final. A informação é do prefeito de Santa Helena, BLÁSIO HICKMANN. De acordo com ele, após o enfrentamento de um longo período com problemas burocráticos para definição da empresa executora dos trabalhos, a situação foi resolvida e a vencedora da licitação realizou a reforma com agilidade. O prefeito destaca que foi removido todo o telhado velho e também as madeiras da estrutura, que foram substituídas por terças metálicas e galvanizadas com nova cobertura de aluzinco. HICKMANN ressalta que nesta semana deve ser concluída a colocação dos refletores com lâmpadas de Led para melhorar a luminosidade e proporcionar economia no consumo de energia elétrica. O valor total da obra é de 195 mil reais em investimentos oriundos de emenda parlamentar com complemento do município.

BLÁSIO HICKMANN volta a comentar Projetos enviados à Câmara de Vereadores. De acordo com o prefeito de Santa Helena, várias proposições de autoria do Executivo e consideradas importantes para o planejamento das atividades do Governo deram entrada para apreciação na Casa Legislativa. Ele frisa que algumas já foram pautadas e outras permanecem em análise nas Comissões. HICKMANN destaca um dos principais Projetos que trata sobre mudanças no quadro de pessoal do município, com a criação do cargo de agente de combate às endemias com pagamento do salário de acordo com o piso nacional da categoria. O Executivo também está propondo a oferta de um salário maior ao cargo de agente de manutenção hidráulica e auxiliar de manutenção, que teve baixa procura no concurso público realizado recentemente.

Outra proposta de destaque do chefe do Executivo de Santa Helena é a recontratação de um engenheiro civil, com readequação da carga horária e salário, bem como o pagamento do piso nacional para as agentes de saúde. Integrando o pacote de Projetos enviados à Câmara, BLÁSIO HICKMANN cita ainda o pedido de permissão dos vereadores para desafetação e venda através de leilão, de vários itens inservíveis para arrecadação de fundos e viabilizar novos investimentos no município. Cita como exemplos a venda de diversos veículos, máquinas, terrenos e uma área de terra rural. A ideia é usar os recursos obtidos com as vendas para a construção de uma nova creche, ampliação da área industrial, construção de um conjunto habitacional e o aumento da área da lagoa de onde é feita a captação de água para abastecimento da cidade. O prefeito de Santa Helena se mostra confiante no bom senso dos vereadores para aprovação dessas propostas.

São João do Oeste projeta novas tecnologias na produção de mel. O município não possui apicultor que tenha a produção de mel como principal fonte de renda. Geralmente é uma atividade secundária ou apenas para o consumo familiar. Existem produtores com interesse de expandir o número de colmeias, porém, precisam se profissionalizar. Conforme o secretário da agricultura, ROGÉRIO RECH, a apicultura no município ainda é muito dependente de incentivos pontuais por parte do setor público e isso limita o seu desenvolvimento. Ele confirma que a prefeitura possui projetos e busca alternativas para auxiliar os produtores com conhecimento e tecnologias para propiciar esta expansão. Uma das ações é o melhoramento do manejo alimentar e sanitário com maior impacto no melhoramento genético para proporcionar aumento da produtividade.

Segundo ROGERIO RECH, atualmente os melhores índices de produtividade estão na região Sul do País, com médias de produção em torno de 15 quilos por colmeia ao ano. No restante do país, a média não ultrapassa os 12 quilos. RECH diz que já tem produtores alcançando média de até 80 quilos de mel por colmeia ao ano. Para o Secretário da Agricultura de São João do Oeste, a genética das abelhas limita a produção, dificulta o manejo de forma especial pelo excesso de liberação de enxames. Segundo ele, já se tem experiência de melhoramento genético a partir de espécies Europeias, da Itália e Alemanha, cruzadas com zangões de Africanizados, tendo como resultado uma espécie híbrida mais produtiva, com menor índice de enxames e mais fácil de manejar. O resultado positivo depende de grande conhecimento técnico e de manejo diferenciado.

Até inseminação artificial em Apicultura já existe, embora sendo um recurso ainda muito limitado. ROGERIO RECH recomenda investimentos em técnicas de multiplicação de rainhas que podem acelerar o processo de melhoramento genético na região. O Secretário da Agricultura de São João do Oeste informa que o município está buscando viabilizar em parceria com alguns apicultores que se destacam na atividade. A Prefeitura por enquanto não tem outro incentivo específico, a não ser a busca de alternativas que possam viabilizar esta expansão. ROGERIO RECH informa que a Secretaria da Agricultura está tentando viabilizar um convênio para disponibilizar as tecnologias do melhoramento genético aos apicultores de São João do Oeste.

São João do Oeste investe em melhorias nos telhados das escolas e ginásios. Objetivo é acabar com as goteiras e proporcionar isolamento térmico. De acordo com o Secretário da Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER, o trabalho de instalação de manta asfáltica em telhados de edificações públicas iniciou na semana passada. A melhoria ocorre em coberturas de escolas e ginásios de esportes dos educandários do município. A empresa vencedora da licitação vai ampliar a quantidade de material disponível para atender as demandas existentes. O Secretário comenta que a meta é eliminar goteiras que costumam causar grandes problemas e ainda proporcionar melhor isolamento térmico, reduzindo a temperatura no ambiente escolar durante o verão.

CLAUNEI WEBER informa que a creche municipal também está sendo contemplada e visa eliminar problemas comuns em telhados maiores. Escolas do interior estão incluídas no roteiro de investimentos do município em melhorias. O Secretário da Educação de São João do Oeste observa que a colocação de manta asfáltica exige alto investimento, porém, com resultados positivos. CLAUNEI WEBER destaca que este material reduz a necessidade de manutenções e ainda possibilita um ambiente de melhor qualidade para os alunos e profissionais da educação.

O Dia Mundial do Aleitamento Materno foi lembrado em primeiro de agosto. De acordo com o médico de Iporã do Oeste, EDUARDO DOMBRÓSKI, o leite materno é o alimento mais adequado para o recém-nascido, pois é fundamental tanto para a saúde física e emocional, quanto para o desenvolvimento intelectual e o crescimento saudável da criança. O profissional cita estudos que relatam que o aleitamento materno reduz o risco de doenças respiratórias e alergias, pressão alta, diabetes e o risco de desenvolver obesidade na idade adulta. O médico orienta que o aleitamento materno é o único alimento recomendado até os seis meses de vida da criança, sem o consumo de água, sucos, chás ou papinhas até completar essa idade. Após os seis meses inicia a introdução alimentar e mesmo assim, mantendo o aleitamento materno no mínimo até os dois anos de idade.

EDUARDO DOMBRÓSKI observa que nos casos em que a mãe não consegue amamentar por algum motivo, existem fórmulas de leite infantil que são prescritas para suplementar a alimentação do recém-nascido. O médico enfatiza, no entanto, que antes da prescrição é averiguado se a mãe está adotando as técnicas corretas de amamentação ou se há alguma ressalva que contraindique o aleitamento materno, para que então possa ser feita a correta prescrição da fórmula infantil para a nutrição da criança. O profissional cita que existem muitos mitos e tabus relacionados à amamentação. Destaca como exemplos relatos de outras pessoas sobre mulheres que possuem “leite fraco”, o que de fato não existe, pois todo leite de uma mãe é adequado e suficiente para alimentar o bebê. O médico de Iporã do Oeste ressalta que o peso da criança só pode ser avaliado em uma consulta médica e com base em gráficos de peso constantes na caderneta do recém-nascido. Ele considera importante o trabalho de esclarecimento e reeducação dos pais e familiares sobre diversas questões envolvendo o aleitamento materno e reforça que somente o leite materno é recomendado até os seis meses de vida da criança.

Aumento no valor pago pelo litro de leite permite equilíbrio das contas dos produtores rurais. Fato refletiu na subida dos preços do produto nas gôndolas dos supermercados nas últimas semanas. De acordo com o agricultor e morador da Linha Quilombo, no interior de Iporã do Oeste, VALMIR RITTER, os produtores de leite trabalharam com dificuldades para equilibrar as contas das propriedades por pelo menos três anos seguidos, o que ele atribui principalmente aos insumos mais caros, as dificuldades para confecção de silagem e o aumento no preço da soja e do milho utilizados para fabricação da ração fornecida na alimentação das vacas. Além disso, o óleo diesel também dobrou de preço no período, agravando ainda mais a situação.

VALMIR RITTER observa que a melhora no preço pago pelo litro de leite aos produtores está permitindo um equilíbrio das contas das propriedades e até uma pequena lucratividade. No entanto, com a chegada da época de plantio surge a preocupação com os custos finais da produção. RITTER considera que o aumento atual nos preços pagos aos produtores se deve ao desabastecimento de leite no mercado interno, o que faz as empresas competirem pelo produto. Ele cita que a preocupação é com o momento do reabastecimento do mercado, pois tradicionalmente os preços pagos ao produtor caem quando isso acontece.

Na opinião do agricultor de Iporã do Oeste, VALMIR RITTER, a população não tem condições de bancar por muito tempo o preço exagerado cobrado pelo litro de leite nas gôndolas dos supermercados atualmente. Isso poderá causar a diminuição do valor pago aos produtores em breve, numa espécie de reação em cadeia, quando o preço baixar no atacado e varejo. Para os próximos meses, ele avalia que o cenário é de insegurança em meio as indefinições de importações de matérias primas e insumos de outros países, principalmente da Rússia e Ucrânia, que se encontram em guerra e com portos fechados. Isso atrasa a chegada dos produtos no Brasil e torna os preços ainda mais elevados.

Evento dos 90 anos da Escola Padre Vendelino Seidel será no próximo domingo em Iporã do Oeste. Educandário completou recentemente 90 anos de história. De acordo com o diretor, PEDRO VALDIR GAUER, a educação do município de Iporã do Oeste se entrelaça com a evolução histórica da escola, pois desde meados de 1932 houve uma grande evolução para chegar no alto nível que ela possui atualmente, com forte ligação com as demais instituições de ensino do município. Para enaltecer os 90 anos, a direção e professores prepararam uma programação especial que será promovida no próximo domingo, sete de agosto, no ginásio da escola. O diretor salienta que na oportunidade será realizada inicialmente uma solenidade às 10h para relembrar os fatos e passagens históricas, homenagear as pessoas que contribuíram com o educandário, destacar as mudanças de nomenclatura e expor os livros, fotos, materiais e objetos antigos.

Hino e bandeira oficial da escola serão apresentados no domingo. De acordo com o diretor, PEDRO GAUER, eles foram escolhidos através de um concurso realizado nos últimos meses. Haverá ainda a presença de ex alunos, ex funcionários e demais pessoas que deixaram sua marca na história escolar. O evento terá apresentações culturais da banda e do coral infantil do Indaci antes e depois do almoço. O prato a ser servido será galinhada no tacho, considerada uma tradição da grande maioria dos encontros festivos. As reservas de fichas para o almoço devem ser feitas até sexta-feira com a direção. Na parte da tarde será dado início a feira do livro e ao tradicional café literário, que seguirá também na segunda-feira. PEDRO VALDIR GAUER enfatiza que o evento dos 90 anos da Escola Padre Vendelino Seidel é digno da participação de toda a comunidade local. Ele afirma que pessoas de outros municípios também já confirmaram presença na festividade que ele considera uma integração entre várias gerações que tiveram seus estudos viabilizados pela Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste.

21 anos após o crime, acusado de homicídio em Bandeirante vai ser julgado em São Miguel do Oeste. O júri popular de GILDOMAR CONRAD, acusado de homicídio e ocultação de cadáver, vai acontecer nesta sexta-feira, no Fórum da Comarca de São Miguel do Oeste. O crime aconteceu em seis de fevereiro de 2001 no interior de Bandeirante e desde a data do crime, GILDOMAR estava foragido da Justiça. Ele foi capturado em 17 de agosto de 2020 em São Paulo, onde reside e desde então está em prisão domiciliar. O crime aconteceu a mais de 21 anos e o processo é antigo. A reportagem do Portal Peperi conferiu os arquivos do Globo em Foco, que confirmaram que no dia 23 de fevereiro de 2001, o delegado RUDINEI TEIXEIRA, concluía o inquérito policial.

Pelos dados do arquivo da Rede Peperi, a Polícia apurou o assassinato de VALDIR ROSA, de 35 anos, natural de Novo Hamburgo-RS, que foi morto com dois tiros e 19 facadas em uma propriedade rural no Interior de Bandeirante. O corpo foi abandonado no porta malas de um veículo Tempra, em Linha Caxias, interior de São Miguel do Oeste e foi encontrado poucas horas após o crime pela Polícia Militar. O carro era roubado no Rio Grande do Sul e tinha placas de outro veículo. GILDOMAR está sendo acusado de homicídio qualificado com motivo fútil e ocultação de cadáver. A sessão do júri está marcada para acontecer nesta sexta-feira no fórum da comarca de São Miguel do Oeste, a partir das oito horas.

Uma grave colisão deixou uma pessoa morta e uma gravemente ferida na noite desta segunda-feira, na rodovia SC-386. O acidente aconteceu na Linha Lajú, interior de Mondaí. Segundo apurado pela reportagem da Rádio Oeste no local, o motorista que conduzia um veículo Fiat Fiorino não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele foi identificado como SÍRIO NEDEL, de 58 anos. Já o condutor do veículo VolkswagenPolo foi socorrido ao hospital com diversos ferimentos. Uma grande equipe do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária foi empenhada para o atendimento da ocorrência. O trânsito ficou interrompido no local por mais de uma hora e só foi liberado após a retirada da vítima das ferragens. O corpo de SÍRIO NEDEL está sendo velado na capela mortuária da Funerária São João. Os atos de fé serão realizados às 16h30 de hoje na Igreja Católica, com posterior sepultamento no cemitério de Mondaí.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.