ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 02/08/2022

-ESTADOS E UNIÃO ABREM NEGOCIAÇÃO NO STF PARA PACIFICAR REGRAS DO ICMS

-PLENÁRIO DA ALESC VOTA NESTA TERÇA-FEIRA PROJETO DA LDO DE 2023

-PREFEITURA QUER APROVAÇÃO DA CÂMARA PARA FINANCIAR ATÉ R$ 10 MILHÕES

-PELA SEGUNDA VEZ, EXECUTIVO FAZ MUDANÇA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

-NOVO PARQUE AMBIENTAL DEVE CUSTAR MAIS DE QUATRO MILHÕES DE REAIS

-PRINCESA INAUGURA O NOVO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS

-OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO PROVOCA ALTERAÇÃO NO TRÂNSITO

-MUNICÍPIO VAI DISPONIBILIZAR CURSOS PARA QUALIFICAR MÃO DE OBRA

-ACUSADO DE HOMICÍDIO COMETIDO HÁ 21 ANOS VAI A JÚRI POPULAR

-HOMEM É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS E PORTE DE ARMA DE FOGO

O tempo está ensolarado. A previsão é condições ensolaradas durante o dia todo. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 20 centavos. O euro está valendo cinco reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Segundo números oficiais, a guerra na Ucrânia já obrigou mais de seis milhões de pessoas a deixarem o país. Se a Polônia foi o principal destino desses migrantes, com mais de três milhões de pessoas cruzando sua fronteira, a Alemanha e a França também contabilizam números cada vez maiores de refugiados ucranianos e as autoridades locais já avaliam o possível impacto desse êxodo em suas próprias economias. A França recebeu cerca de cem mil ucranianos. Já a Alemanha estima ter recebido 915 mil ucranianos. Os números podem subir ainda mais nas próximas semanas.

Nesta segunda-feira, o presidente norte-americano, JOE BIDEN, confirmou a morte do líder e um dos fundadores da Al-Qaeda. A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos realizou a operação militar em Cabul, no Afeganistão, no sábado. Um dos responsáveis por coordenar os ataques de 11 de Setembro de 2001, nos Estados Unidos, o egípcio sucedeu OSAMA BIN LADEN na liderança da Al-Qaeda, após o antigo líder da organização ser morto por soldados norte-americanos no Paquistão, em 2011. BIDEN afirmou que a CIA localizou o paradeiro do líder em janeiro deste ano e que uma semana atrás deu a autorização final para o ataque.

O novo superministro da Economia da Argentina, SERGIO MASSA, nomeou seus principais assessores nesta segunda-feira, prometendo frear a inflação elevada e a deterioração da economia do país. EDUARDO SETTI,economista com experiência em mercado de capitais, será o secretário da Fazenda. DANIEL MARX fará parte da equipe de monitoramento da dívida pública, e RAÚL RIGO será o secretário do Tesouro. A decisão vem dias depois que MASSA foi nomeado para liderar o novo ministério, que supervisionará as políticas econômica, industrial e agrícola. Ele deve renunciar ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, antes de assumir o novo posto na quarta.

Deputados e senadores retornam do recesso parlamentar nesta semana de olho na campanha eleitoral em seus estados. Para facilitar a ida dos deputados para as suas bases eleitorais, o presidente da Câmara, ARTHUR LIRA, limitou as sessões de votação em agosto a duas semanas de “esforço concentrado”. A primeira começou nesta segunda-feira e vai até sexta. O segundo período será na última semana do mês, de 29 de agosto a dois de setembro. No Senado, quatro sessões foram convocadas para agosto. A primeira marcada para esta quarta-feira e as demais entre os dias 9 e 11. Nas outras semanas do mês, os parlamentares ficarão livres para cuidar da própria agenda nas respectivas bases eleitorais. A campanha começa oficialmente no dia 16 de agosto.

Após registrar alta por quatro meses consecutivos, a produção industrial no Brasil registrou queda de zero vírgula quatro por cento em junho, na comparação com o mês anterior, segundo o IBGE. Os meses anteriores de expansão acumularam alta de um vírgula oito por cento. A indústria segue abaixo do patamar pré-pandemia e também está 18 por cento abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011. Em relação ao mesmo mês de 2021, o setor recuou zero vírgula cinco por cento. No primeiro semestre do ano, a indústria acumula queda de dois vírgula dois por cento. Já nos últimos 12 meses, a retração foi de dois vírgula oito por cento.

Representantes dos governos estaduais e da União se reúnem na tarde desta terça-feira, pela primeira vez, em uma comissão especial criada pelo Supremo Tribunal Federal para buscar um entendimento unificado sobre as novas regras do ICMS. O colegiado, criado por ordem do ministro GILMAR MENDES, tem até o início de novembro para pacificar a aplicação de leis recentes que alteraram a incidência do imposto sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. Uma das principais mudanças foi o teto de 17 a 18 por cento estabelecido para a cobrança do imposto nesses setores, que passaram a ser classificados como "bens e serviços essenciais". Os estados querem ser ressarcidos pela perda de arrecadação decorrente da nova regra, mas o Ministério da Economia discorda do cálculo proposto pelos governadores.

O Ministério da Saúde registra queda em praticamente todas as vacinas do calendário obrigatório do Programa Nacional de Imunização há pelo menos seis anos. Na comparação com os anos anteriores, 2022 é ainda pior. No Brasil, a vacina BCG, que protege contra a tuberculose, foi aplicada em mais de 95 por cento do público alvo em 2016. No ano passado, em apenas 69 por cento. Em Santa Catarina, a baixa cobertura vacinal colocou em alerta as autoridades de saúde. Nem 70 por cento do público alvo foi alcançado no estado com vacinas como BCG, rotavírus e até a da poliomielite, que previne a paralisia infantil. A cobertura de vacina contra sarampo também diminuiu no estado.

A primeira “Carta Aberta” conjunta aos candidatos ao governo foi divulgada pelo Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados, Associação Catarinense de Avicultura e Associação da Indústria de Carnes. O documento ressalta a importância econômica e social do agronegócio catarinense e apresenta as principais reivindicações do setor. Entre os pedidos estão maior fomento aos projetos ferroviários e rodoviários para o abastecimento de grãos;linha de crédito para reservação de água da chuva, geração de energia solar e biogás nas propriedades rurais e previsão orçamentária para investimento e custeio das entidades estaduais de vigilância e controle sanitário animal e vegetal, considerando os “status” sanitários alcançados pelo estado.

A votação do Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias que determina as metas e prioridades para os gastos públicos do ano que vem e oferece os parâmetros para a elaboração do projeto de Lei Orçamentária Anual de 2023, é o destaque da pauta da sessão ordinária desta terça-feira, na Assembleia Legislativa. A proposta do Executivo será analisada pelo Plenário conforme o parecer da Comissão de Finanças, que apreciou a peça orçamentária e acatou 58 emendas apresentadas por oito deputados. De acordo com o PL, a previsão de receita do Estado para o ano que vem é de 43 bilhões e 400 milhões de reais, 10 bilhões a mais do que estava previsto para 2022. A sessão ordinária começa às duas da tarde e a previsão é de que a LDO seja votada em primeiro e seguindo turno, a partir das quatro horas.

A comunidade da Igreja Nossa Senhora das Lourdes, do Bairro Jardim, cancelou o almoço previsto para dar continuidade às obras do templo em São José do Cedro. Conforme o presidente CLAUDIOMIRO DE FREITAS, a macarronada com galeto era para ser realizada neste sábado na Associação dos Colorados, em frente à igreja. Mas foi cancelada e não informada uma nova data. Conduto, cerca de 270 fichas já foram comercializadas a 25 reais cada uma. O presidente relatou que a igreja do bairro necessita de obras de acabamento como revestimento cerâmico, forro PVC ou gesso, pintura e entre outros detalhes finais. Banheiros também já estão praticamente concluídos, faltando apenas questões de acessibilidade. Apesar disso, o espaço já vem sendo usado com a realização de encontros sempre na última sexta-feira de cada mês.

A secretaria de Obras de São José do Cedro promoveu alteração no trajeto em direção a Linha São Vendelino. Conforme o secretário LUIZ TREVISOL, em virtude das obras de calçamento sentido a São Vendelino, a empresa concluiu o trecho da cidade até nas proximidades de um britador. Com isso, a empreiteira vai começar a pavimentar da Linha Santo Inácio sentido a cidade. Para se deslocar até a comunidade da São Vendelino, será necessário acessar uma entrada no parque industrial no Loteamento São Domingos ou pela Linha Jacó até a Barro Preto próxima a igreja da comunidade. Por isso, é necessário atenção dos motoristas enquanto a empresa executa as obras. TREVISOL garantiu que foram instaladas placas de sinalização para direcionar o trânsito. Já o calçamento partindo da São Vendelino não há previsão de início.

Foi entregue a ordem de serviço para construção da nova garagem do Parque de Máquinas em Guarujá do Sul. A licitação para execução dessa etapa vai custar um milhão de reais, contemplando a parte estrutural em alvenaria. A nova garagem terá mil 600 metros quadrados de área coberta. O prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, afirmou que o espaço atual se tornou insuficiente e sua localização gera grandes transtornos, pois está próxima da Unidade Básica de Saúde, da Creche, Secretaria de Educação e do Núcleo Municipal. Além da nova sede da prefeitura que também tem suas obras iniciadas neste momento, sendo que o remanejo é uma necessidade da área da garagem. De acordo com o prefeito, a decisão de retirar a garagem do centro da cidade se deu ainda em 2019 em debate com os representantes das entidades que participam do Conselho Estratégico Participativo. Diante da conquista de valores financeiros expressivos, nesse momento o município tem condições de executar a primeira etapa da obra.

O projeto inicial da construção de um novo parque ambiental em Palma Sola deverá custar mais de quatro milhões de reais. A área possui nove hectares que será usada para lazer, esporte, entretenimento, cultura e preservação ambiental. O espaço contará com lago para banho, playgrounds, restaurante, campo de futebol e entre outros atrativos. Os detalhes são da assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO. A área florestal abrange três bairros da cidade. Segundo ela, o objetivo será fomentar ainda mais os roteiros turísticos de forma sustentável aquecendo a economia de Palma Sola. Para ela, o município já é destaque regional em roteiros turísticos, tendo em vista também os mais de 15 por cento do território municipal formado por mata nativa. Atualmente o município conta com o parque Ausgusta Crestani. Para essas demandas elaboradas, ela relatou que são realizadas diversas reuniões para saber quem são os interessados em participar dos roteiros turísticos. A mais recente foi na sexta-feira passada na comunidade Santa Terezinha.

Para sair do papel os investimentos cotados pela prefeitura de Palma Sola, serão necessários recursos vindos de fora. A assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO, relatou que, sinalizando positivamente ou não os valores solicitados, as verbas só poderão ser empenhadas depois do período eleitoral de outubro. Contudo, outro modo de captação de verbas está sendo estudado pela prefeitura. Entre elas, a assessora de Gestão citou o Ministério Público que conta com recursos provenientes de processos ambientais onde acredita-se que é possível fazer a captação para investir em Palma Sola.

O coordenador estadual do Sinte está visitando o Extremo-Oeste para promover a recolha de assinaturas para protocolar o pedido contendo a derrubada dos 14 por cento de desconto dos professores aposentados. Em entrevista à Rádio Cedro, o coordenador EVANDRO ACCADROLLI, relatou que o Sinte precisa ao menos um por cento do eleitorado catarinense participando do abaixo-assinado. Isso representa 54 mil assinaturas. A coleta delas começou em São Miguel do Oeste ontem. O pedido de revogação dos 14 por cento será protocolado no dia 16 de agosto em Florianópolis. O coordenador também comentou sobre a busca de um concurso público em nível estadual para contratação de professores. Segundo ele, esse ano letivo em Santa Catarina começou com falta de oito mil profissionais. Por isso, a importância de promover um novo concurso no Estado.

A coordenadoria Regional de Educação de Dionísio Cerqueira irá receber cerca de 250 notebooks para entregar aos professores temporários das 18 escolas. Conforme o supervisor FLÁVIO MAZIERO, a entrega começou ontem em Florianópolis para contemplar as demais regionais no decorrer dos meses. Os professores temporários poderão utilizar os notebooks enquanto prestam serviços para a coordenadoria. Caso deixe a regional, o equipamento fica à disposição do próximo contratado. Os professores efetivos já receberam os notebooks. Desta maneira, com a entrega à todos os profissionais, a regional de Educação contará com uma equipe de professores equipados para desenvolver os trabalhos seja para planejar ou lançar notas, conforme for necessário. O supervisor também relatou quanto a instalação de lousas digitais nos colégios da rede estadual de ensino. MAZIERO destacou que ontem o colégio Osni Paulino da Silva de Anchieta recebeu as novas lousas. A regional também está recebendo equipamentos do espaço maker.

O prefeito de São José do Cedro promoveu mais uma nova mudança no primeiro escalão do governo municipal. Pela segunda vez, a secretaria de Educação está tendo a troca de gestor. Até então passaram pela secretaria, TÂNIA DOS SANTOS, atualmente vereadora, e a profissional de carreira e até então secretária SANDRA KUNZLER. Ontem, o prefeito JOÃO DE ANDRADE, oficializou a professora SIMONE TREVISOL. Conforme o prefeito, no começo deste ano, até então secretária tinha relatado que sua permanência no cargo seria por um período curto. Mesmo com pedidos do chefe do executivo, SANDRA decidiu retornar para seu cargo como coordenadora Pedagógica da secretaria de Educação. Por isso, a administração precisou debater um novo nome para assumir a secretaria. Segundo ANDRADE, a escolha de um novo responsável para assumir o setor foi discutida entre TÂNIA e SANDRA. O nome escolhido por elas foi apresentado ao governo, debatido e definida a professora SIMONE TREVISOL como nova secretária.

O departamento de Cultura de São José do Cedro teve a sua primeira troca na gestão depois que a diretora FRANCIELI BEAL decidiu deixar o cargo. O prefeito JOÃO DE ANDRADE, relatou que da mesma forma como foi com SANDRA KUNZLER, a diretora de Cultura havia relatado que permaneceria na gestão por até dois anos e, por questões particulares, preferiu sair do departamento nesse período. Em busca de um novo nome, o prefeito relatou que o empresário ACARAÍ ASSMANN sinalizou interesse em assumir o departamento. Depois de reuniões entre equipe de governo, o nome dele foi escolhido para assumir o cargo. O prefeito parabenizou o desempenho das duas responsáveis pelos trabalhos enquanto permaneceram em seus respectivos cargos no governo. ANDRADE lembrou dos bons trabalhos desenvolvidos nos últimos meses por elas, a exemplo, do mais recente Arraial Cedrense, o Natal Luz do ano passado, entre outros importantes eventos e serviços internos. JOÃO acredita que os novos gestores devem fazer um excelente planejamento.

Ocorreu nesta manhã a inauguração do novo Centro de Idosos de Princesa. A solenidade deu início às nove horas da manhã com pronunciamento das autoridades e apresentação do coral de idosos, também teve um coquetel para os presentes. Conforme a coordenadora MARGARETE SCHONWALD, todos os grupos puderam participar do momento marcante. O novo espaço vai proporcionar aos idosos da cidade encontros periódicos para atividades grupais. Os moradores da área rural também poderão participar dos eventos ao menos uma vez por mês. A coordenadora relatou que o novo centro de convivência conta com amplo espaço de recreação com dois televisores, mesas de jogos, cozinha, copa, churrasqueira, sala da diretoria, almoxarifado, banheiros com acessibilidade, entre outros setores amplos e confortáveis. Cerca de 320 idosos que fazem parte dos grupos poderão desfrutar do novo ambiente. O primeiro encontro no centro de idosos está marcado para acontecer amanhã.

Em entrevista para a Rádio Cedro, o prefeito de Princesa, EDILSON VOLKWEIS, comemorou o ato de inauguração do Centro de Idosos. A obra custou mais de 750 mil reais. O prefeito relatou que a obra era muito aguardada pelos moradores, principalmente, pelos prisioneiros de Princesa. O intuito da administração era ter realizado a entrega do centro de idosos ainda no primeiro mandato do EDILSON. Ele destacou que a obra foi viabilizada com recursos próprios da municipalidade com intuito de colocar as pessoas de terceira idade como prioridade da administração. Com isso, a intenção da prefeitura é ampliar a atual estrutura. O prefeito explicou que isso só não foi possível ainda devido a um terreno próximo ser de propriedade da Casan. Mas depois de resolver esse impasse, será construído espaço para cancha de bocha e também uma piscina. O novo centro de idosos fica em frente ao colégio Renascer, por isso, segundo o prefeito, a ideia é construir uma área coberta entre os dois espaços públicos. A previsão é entregar a obra nesse mandato.

A prefeitura de Princesa tem o intuito de melhorar os espaços públicos com a criação de pontos para diversão e lazer dos moradores. O prefeito EDILSON VOLKWEIS, comentou que o município conta com poucos espaços para lazer da população. Ele ainda disse que muitas vezes os moradores locais se deslocam a outras cidades para passar um momento de lazer com a família. O projeto de investimentos da administração, é criar esses tipos de espaço com intuito de segurar os cidadãos na cidade, como também atrair visitantes de outros municípios. Entre outras obras, ele citou a construção de uma quadra com campo sintético e um espaço kids no Loteamento Primavera. A praça central de Princesa também é uma das principais apostas da administração. A previsão é entregar a obra no começo de 2023. VOLKWEIS enfatizou a construção da rua coberta que servirá para lazer aos finais de semana quando a via será fechada para fluxo de veículos. Já durante a semana poderá ser usada para eventos dos idosos, do setor social e também do colégio.

Cursos para qualificação da mão de obra serão ofertados neste segundo semestre em São José do Cedro. Os cursos são voltados ao ramo moveleiro e mecânica. O município registra alta demanda por esses profissionais, mas não encontra mão de obra preparada. Para suprir isso, a secretária de Planejamento KELLY FIGUEIRÓ, relatou que os cursos serão ofertados em uma parceria com o Sesi-Senai e com o Cras da cidade. Ela explicou que, em virtude das obras de pavimentação da BR-163, muitos casais acabam vindo de diversas partes do país e se instalando em São José do Cedro. As companheiras dos trabalhadores não possuem um forte conhecimento quanto aos serviços disponíveis. São José do Cedro conta com 170 vagas de empregos em aberto e 80 por cento delas são voltadas ao ramo moveleiro ou empresas madeireiras. A construção civil também enfrenta com falta de trabalhadores. A falta de profissionais também afeta o setor público com baixo número de pessoas em processos seletivos ou concursos públicos. Entre eles, há falta de professores temporários.

O mercado atual de trabalho tem encontrado impasses quanto aos horários, dias da semana de serviço e ao salário por parte dos interessados. A secretária de Planejamento KELLY FIGUEIRÓ, salientou que em outros casos os estudos à noite também podem limitar as vagas escolhidas pelos trabalhadores. Sendo que os estudantes escolhem trabalhar até às 17 horas, indo na contramão das necessidades do mercado atual. Desta maneira, o município enfrenta com a sobra de vagas de empregos e de mão de obra. KELLY também relatou que devido a vinda de pessoas para trabalhar na empreiteira responsável pelas obras da rodovia federal, o município deve apresentar aumento no número populacional. Porém, isso será possível saber com o censo demográfico. A secretária também pediu aos moradores que contribuam com os recenseadores do IBGE respondendo corretamente às perguntas. Sendo que isso irá definir ganho ou perda de recursos financeiros.

A prefeitura de São José do Cedro encaminhou um projeto de lei à Câmara de Vereadores solicitando a aprovação para buscar um financiamento de até dez milhões de reais. A sessão ordinária de ontem à noite teve a entrada de mais dois projetos. De acordo com o vereador GUILHERME FERRARI, esse projeto que prevê um financiamento, foi fortemente debatido na Casa. O texto foi baixado em comissões para melhor análise onde serão debatidos assuntos voltados ao número de parcelas, taxa de juros, possível valor de captação, capacidade de pagamento e também se o município poderá se comprometer com um novo financiamento. Ele lembrou que o poder público segue pagando financiamentos passados. O vereador ainda explicou que a administração poderá optar em captar o montante menor ou o valor de dez milhões de reais. FERRARI destacou que a intenção é aplicar em infraestrutura com a pavimentação asfáltica, iluminação pública e ampliação do sistema de abastecimento de água.

O projeto de lei prevendo a busca de até dez milhões de reais por meio de um financiamento será fortemente debatido com a equipe interna da prefeitura de São José do Cedro. O vereador GUILHERME FERRARI, disse que esse é um projeto ambicioso e de grande importância para as melhorias. Ele comentou que será solicitado informações pertinentes ao projeto aos interessados no planejamento para sanar as dúvidas necessárias. Sem alteração, o atual projeto prevê 12 meses de carência para começar o pagamento e mais 96 meses. GUILHERME ainda explicou que o texto vem de encontro ao programa denominado de FINASA, que trata sobre financiamentos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. A exemplo de um município que firmou esse tipo convênio, o vereador citou Guarujá do Sul que captou recursos para aplicar em construção de galpões no parque industrial fomentando o emprego e renda. Para ele, isso demonstra a preocupação da administração em investimentos.

Um homem foi preso por tráfico de drogas e porte de arma de fogo em Barracão. O fato ocorreu por volta das 19 horas e 40 minutos, após a Polícia Militar receber a informação de que o condutor de um veículo Gol havia efetuado alguns disparos na Rua República Argentina, próximo a fronteira, e se evadiu logo depois. De posse dessas informações as equipes iniciaram as buscas na imediações, sendo que o veículo foi avistado ao lado de uma oficina mecânica as margens da BR-163, na entrada do Bairro Industrial. Ao avistar a aproximação da viatura, o suspeito tentou disfarçar, sendo dada voz de abordagem e solicitado que desembarcasse. Em revista pessoal foi encontrado no bolso da calça um lástico contendo 102 gramas de maconha, já no banco do passageiro a quantia de 10 mil reais e uma arma de fogo do tipo revolver calibre .38, com numeração de registro raspado, municiado com dois cartuchos intactos. Ele foi preso e entregue a delegacia de Polícia.

GILDOMAR CONRAD, acusado de homicídio e ocultação de cadáver cometido há 21 anos, vai a júri popular nesta sexta-feira no Fórum da Comarca de São Miguel do Oeste. O crime aconteceu no dia seis fevereiro de 2001 no interior de Bandeirante, e desde a data do crime, GILDOMAR estava foragido da justiça. Ele foi capturado em 17 de agosto de 2020 em São Paulo onde reside e desde então está em prisão domiciliar. Ele é acusado de matar, VALDIR ROSA, que na época tinha 35 anos, natural de Novo Hamburgo, RS, com dois tiros e 19 facadas em uma propriedade rural de Bandeirante. O corpo foi abandonado no porta malas de um Tempra, em Linha Caxias, interior de São Miguel e foi encontrado pela Polícia Militar poucas horas depois do crime. O carro era roubado do Rio Grande do Sul e tinha placas de outro veículo. A sessão do júri está previsto para começar a partir das oito horas da manhã.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.