De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O ministro do Interior francês, GÉRALD DARMANIN, anunciou uma série de medidas para melhorar o combate à violência doméstica no país. Depois de constatar que 102 mulheres foram mortas por seus cônjuges desde o início do ano, o ministro diz que determinará que esse tipo de denúncia tenha prioridade nas investigações da polícia, na frente de furtos, assaltos e tráfico de drogas. A legislação francesa não caracteriza o feminicídio, mas 24 por cento das vítimas haviam registrado uma reclamação na delegacia ou uma denúncia formal contra o marido ou companheiro.
A Alemanha pretende oferecer a partir de primeiro de setembro a administração de uma terceira dose de reforço da vacina contra a Covid-19 a idosos e pessoas com saúde vulnerável. As autoridades de Saúde também querem recomendar a vacinação para crianças e adolescentes de 12 a 17 anos. No momento em que o governo debate esse plano, a imprensa britânica revelou que os fabricantes PfizerBioNTech e Moderna teriam aplicado um forte reajuste de preços nas doses vendidas à União Europeia. O plano de reforço da vacinação contra o coronavírus será discutido em uma reunião prevista nesta segunda-feira.
A Itália registrou mais de 800 focos de incêndio neste fim de semana, principalmente no sul do país. A Itália vem sofrendo uma onda de calor nos últimos dias, com temperaturas que chegam a 40 graus em Bari e 39 nas cidades sicilianas de Catânia e Palermo. O calor e a seca causaram inúmeros incêndios. Um deles destruiu 20 mil hectares de floresta e oliveiras neste fim de semana, em Oristano, na ilha da Sardenha. Enquanto o sul sofre com o calor, o norte da Itália registra violentos temporais e tempestades de granizo.
Milhares de manifestantes foram às ruas em algumas cidades do país em atos a favor do voto impresso e do presidente JAIR BOLSONARO neste domingo. Alguns protestos tiveram início ainda pela manhã. A maioria dos manifestantes usava roupas nas cores verde e amarela e carregava cartazes e faixas com mensagens sobre pedido de voto impresso nas eleições de 2022 e com declarações em apoio a BOLSONARO. Houve também registros de faixas com mensagens com pedidos de destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal. Em Brasília e em São Paulo, o presidente discursou por meio de celular e a fala foi transmitida por carros de som.
Um grupo de 11 partidos acionou o Tribunal Superior Eleitoral para cobrar que o presidente JAIR BOLSONARO seja obrigado a prestar esclarecimentos e apresentar provas sobre os ataques feitos às urnas eletrônicas. A petição é assinada por MDB, Solidariedade, PT, PDT, PSDB, PSOL, Rede, Cidadania, PV, PSTU e PCdoB. O pedido de interpelação judicial do presidente foi encaminhado pelas legendas ao corregedor-geral eleitoral, ministro LUÍS FELIPE SALOMÃO, responsável por acompanhar os serviços da Justiça Eleitoral no País, incluindo a realização das eleições. A maioria dos partidos que assina a petição é de oposição, mas o movimento também contou com legendas que têm aliados de BOLSONARO no Congresso, como o MDB e o Solidariedade.
O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, enviará nesta segunda-feira, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, aprovado no último dia 15, para sanção presidencial. A informação foi confirmada pela assessoria do chefe do Legislativo. Com isso, o presidente JAIR BOLSONARO terá até dia 23 de agosto para sancionar ou vetar o aumento do fundo eleitoral para cinco bilhões e 700 milhões de reais em 2022. Além disso, terá de se posicionar sobre a possibilidade de o Congresso aumentar as verbas do Orçamento de 2022, ano eleitoral, por meio das emendas de relator. Nos últimos dias, BOLSONARO anunciou veto ao aumento do fundo eleitoral. Ele admitiu, porém, uma despesa de quatro bilhões para as campanhas eleitorais no ano que vem, o dobro do gasto em 2020.
O segundo semestre letivo começa nesta segunda-feira para alunos da rede estadual de ensino de Santa Catarina com ensino presencial e também híbrido. Nas salas, a distância entre as carteiras dos alunos será de um metro. Na rede pública municipal e na rede privada, o início está marcado também para esta semana. Para tentar controlar os casos que possam surgir nas unidades de ensino, alunos e professores que tiverem com suspeita da Covid-19 devem ser testados. Inicialmente essa testagem deve ser feita nas regiões que tiverem mais índices de contaminação, seguindo os dados da Secretaria de Saúde estadual. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, 95 por cento dos professores estão imunizados contra a Covid.
A Secretaria de Estado da Educação identificou que oito mil estudantes da redes estadual estão fora das escolas. Para tentar resolver esse problema, equipes do governo têm realizado busca ativa para tentar trazer jovens e crianças para dentro da escola novamente. Na busca ativa, o diretor preenche um relatório e aciona o Estado, que vai confirmar se o aluno não teve mais contato a escola. Segundo órgão, em razão da pandemia, a busca ativa está sendo feita nos três modelos de ensino. De acordo com a secretaria, a busca ativa conseguiu trazer novamente para a sala de aula cerca de duas mil pessoas que haviam abandonado os estudos. No começo do ano, a evasão era de 10 mil alunos. A rede estadual conta com cerca de 500 mil estudantes em todos os níveis de ensino.
O novo mapa de risco potencial para Covid-19 em Santa Catarina elevou de três para quatro o número de regiões que estão no nível considerado gravíssimo para a transmissão da doença, identificado pela cor vermelha. Além do Médio Vale do Itajaí, Foz do Itajaí e Nordeste, que já apreciam nessa condição no boletim da última semana, somou-se a esse grupo o Alto Vale do Rio do Peixe. Há 15 dias, o Estado tinha sete áreas nessa situação. O Meio-Oeste repetiu os índices do mapa da última semana e novamente foi a única região classificada como nível de risco alto, caracterizado pela cor amarela no novo mapa de risco, divulgado neste sábado. As outras 11 regiões continuaram na faixa grave, de cor laranja, a mesma que ocupavam na última semana.
SPC Regulariza Seu Nome. Esse é o título da nova campanha da FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, que vai até 7 de agosto. O cliente que está inadimplente com qualquer estabelecimento tem a oportunidade de ir ao balcão da CDL onde mora e ali mesmo fazer o acerto para resgatar seu crédito. Conforme SIDNEI KASBURG – presidente da CDL de São Lourenço do Oeste, a negociação é facilitada. Ele cita um exemplo: cliente de Campo Erê que comprou em São Lourenço e está com problema, pode liquidar a dívida na CDL onde estiver. mais tarde o dinheiro é transferido para quem tem em haver.
São Lourenço do Oeste está avançando nas tratativas da campanha de Natal. Conforme o presidente da CDL da cidade SIDNEI KASBURG, a ideia do Natal de Prêmios já está sendo levada para os associados da CDL e da Acislo. As lideranças querem começar a campanha mais cedo, na retomada do crescimento econômico, com a região vencendo a pandemia.
DMER de Saltinho foca semana em cascalhamentos. O responsável pelo Departamento de Estradas e Rodagem e secretário da infraestrutura VALDI CHRISTMANN, classifica a semana como bastante produtiva. Informa que foi feito o cascalhamento na linha Lajeado Eliseu, focando na qualidade do serviço, deixando mais fácil e rápido o transporte de pessoas e produtos naquela região. Conforme ele, a chuva que ocorreu essa semana veio na hora certa, e apesar de atrapalhar o trabalho da Secretaria, ajudou na compactação do cascalho.
Cascalhamento no interior de Saltinho segue planejamento do DMER. O secretário VALDI CHRISTMANN agradece o empenho da equipe, que torna possível fazer uma organização sabendo que será cumprida. Para a próxima semana, o departamento responsável pelas estradas deve focar na linha Nova Vitória. Quanto ao maquinário, VALDI informa que a está com apenas uma patrola funcionando, e outra esperando reforma. Ele destaca que as Secretarias de Saltinho se ajudam na parte de equipamentos, emprestando o que é necessário, mas que aos poucos o parque de máquinas do DMER está sendo colocado em dia.
A prefeitura de Palma Sola repassou para o Centro de Convivência dos Idosos da cidade quase 30 mil reais para aplicação em reformas e melhoramentos na estrutura. A informação é do prefeito do município, CLEOMAR MANTELLI. Conforme ele, foram disponibilizados cerca de 28 mil reais para a troca do piso. Ele explicou que, para repassar os valores, foi necessário tramitar na Câmara de Vereadores um projeto de lei aprovado pela maioria dos legisladores. MANTELLI disse que os serviços já foram realizados pelos profissionais.
No espaço foi retirado o piso de tacos em madeira e colocado cerâmica no local. O prefeito comentou ainda que esteve em conversas com o secretário de Assistência Social que esteve solicitando melhorias no centro de idosos nas Linhas Santa Terezinha e Brasil. CLEOMAR garantiu que este espaço também será contemplado com reformas.
A expectativa do prefeito de Palma Sola é que as atividades com os idosos retornem o mais breve possível. CLEOMAR MANTELLI disse que os trabalhos com os idosos estão parados desde o início da pandemia e ainda não teve o retorno total. No momento ocorre apenas algumas atividades físicas grupais com os idosos, sendo que cada grupo possui cerca de seis pessoas. O chefe do executivo espera que ainda neste ano retorne as ações nos centros de idosos do município. O prefeito destacou que o presidente do Centro dos Idosos da cidade disse estar aguardando a retomada das atividades.
São Lourenço do Oeste receberá mais de 25 milhões para investimentos em infraestrutura. O município comemorou 63 anos de emancipação na segunda-feira, e o maior presente foi a vinda do governador CARLOS MOISÉS para o município com o anúncio de mais de 25 milhões em recursos para a infraestrutura. O prefeito RAFAEL CALEFFI, lembra que 20 milhões serão investidos no contorno Leste, que vai ligar a SC-480 até a PR-158, entre São Lourenço do Oeste e Vitorino. Essa, era uma das obras mais esperadas pela população.
Há mais de 20 anos a comunidade quer tirar o tráfego de veículos pesados do centro da cidade. CALEFFI diz que São Lourenço é divisa com o Paraná. Dessa forma o contorno leste que vai abranger uma grande área de preservação, fará com que a cidade cresça ainda mais. Outro valor importante anunciado pelo governador foi a revitalização do acesso Sul, trecho entre a rodovia SC-157 até a avenida Ernesto Beuter.
Os investimentos serão de três milhões 196 mil e 894 reais. Agora, com o valor garantido, o próximo passo é o processo de licitação para a contratação da empresa. São Lourenço do Oeste, também recebeu nesse mês de aniversário, dois milhões e 100 mil reais de emendas impositivas. O prefeito se diz satisfeito com o montante destinado ao seu município e garante que vai seguir fazendo seu papel, aplicando os recursos com muita responsabilidade para desenvolver cada vez mais seu município.
A EpagriCiram de Florianópolis realiza reunião a cada mês para verificar a previsão dos três meses subsequentes. De acordo com a meteorologista do órgão estadual, MARILENE DE LIMA, existe um consenso de que nos meses de agosto e setembro a chuva será mais escassa no Oeste e Meio Oeste de SC. Em junho as chuvas foram mais frequentes, o que, segundo MARILENE, causou a falsa impressão de que não haveria mais estiagem. O mês de julho veio para provar justamente o contrário, com chuvas ainda abaixo do esperado para o mês. Apenas com a chegada da primavera, especialmente no mês de outubro, as chuvas devem retornar com volume maior. A meteorologista explica que no Oeste de SC vão se formar áreas de baixa pressão, o que representa um alento em relação às precipitações.
Em relação à temperatura, a meteorologista da EpagriCiram comenta que ela deverá se manter na média. Em alguns períodos de agosto os termômetros poderão apontar números mais baixos que o esperado na época do ano, com possibilidade de ondas de frio. MARILENE DE LIMA ressalta que podem haver condições de La Niña, que propiciam frio em intervalo de dias consecutivos, alternando com momentos de chuva. Com a condição de ar mais seco, tempo mais limpo e geada à noite, poderá haver um resfriamento acentuado, inclusive com possibilidade de frio tardio. No decorrer da primavera aparecem massas de ar mais quentes, com temperaturas amenas na madrugada.
Terceiro suspeito de aplicar o “Golpe do Motoboy” em São Lourenço do Oeste é preso em São Paulo. A Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão preventiva expedida pelo Poder Judiciário, após manifestação favorável do Ministério Público, decorrente de investigação realizada pela Delegacia de Comarca de São Lourenço do Oeste. O homem, de 24 anos, foi identificado em investigação da Polícia Civil como sendo um provável integrante da organização criminosa que praticou os chamados "Golpes do Motoboy" em São Lourenço, em abril.
Eles simulavam ser funcionários de bancos ou policiais para convencer as vítimas a entregarem seus cartões bancários e senhas para um suposto transportador. Até o momento, foram identificados e presos três integrantes da suposta organização criminosa. A Polícia orienta: Nunca entregue cartões bancários ou senhas a terceiros, e em caso de dúvidas, contate seu banco ou a Polícia Civil.
Polícia Militar apreende cerca de dez mil maços de cigarros contrabandeados. A apreensão aconteceu sábado, na comunidade de São Caetano em São Lourenço do Oeste. Os nove mil, 940 maços de cigarros estavam dentro de uma Montana, que foi vista em alta velocidade na estrada geral de linha Pinheiro, em Jupiá. A caminhonete foi encontrada abandonada ao lado da estrada, com o contrabando na carroceria e atrás dos bancos. O veículo e a carga foram apreendidos e serão encaminhados para a Receita Federal de Joaçaba.
Três pessoas ficam feridas em acidente na SC-157. Um Gol e um Celta bateram de frente, por volta das 22 horas e 40 minutos de ontem, em Quilombo. Tanto o motorista do Gol, de 46 anos, quanto o condutor do Celta, de 26, são de Formosa do Sul. No Gol havia ainda uma passageira de 21 anos. Todos os envolvidos tiveram apenas lesões leves.
Quatro pessoas ficaram feridas num acidente no centro de Francisco Beltrão. Foi por volta das quatro horas da madrugada de ontem, no cruzamento da Avenida Júlio Assis Cavalheiro com a Rua Florianópolis. Se envolveram um Pálio e uma S10. O ocupante do carro estava sem documentos e não foi identificado no local. Ele sofreu ferimentos considerados graves e foi encaminhado ao Hospital Regional. As três pessoas que estavam na caminhonete tiveram somente ferimentos leves.
Família de Francisco Beltrão sofre grave acidente na SC-157. No total, seis pessoas ficaram feridas na colisão que ocorreu neste sábado, entre Quilombo e Coronel Freitas. Se envolveram um Voyage de Francisco Beltrão e um Fiesta com placas de Quilombo, que incendiaram após a batida. No Voyage estava a médica veterinária e ex-secretária de Agricultura de Francisco Beltrão, MARIA LUCIA MATAREZI, seu esposo, duas filhas e o genro. Todos tiveram ferimentos e foram encaminhados ao hospital. O motorista do Fiesta também sofreu ferimentos. As equipes dos bombeiros, SAMU e ambulância de Quilombo socorreram as vítimas.