De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 99 centavos. O euro está valendo cinco reais e 91 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Aliança Covax, coordenada pela Organização Mundial da Saúde, pediu nesta quinta-feira que os países que planejam uma reabertura aceitem a entrada de viajantes que receberam a imunização completa com alguma das seis vacinas aprovadas pela entidade. A recomendação, se aprovada por governos regionais, facilitaria a circulação de brasileiros na União Europeia que faz uso de um Certificado Digital Covid ou "passaporte da imunidade", uma vez que todas as vacinas usadas no Programa Nacional de Imunização passam pelo crivo da OMS. Até agora a OMS autorizou para uso emergencial seis vacinas: PfizerBioNTech. Janssen, Moderna, Sinopharm, Sinovac-CoronaVac e os lotes da Índia e da Europa da OxfordAstraZeneca.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, desembarcou nesta quinta-feira na Flórida onde se reuniu com socorristas e familiares das vítimas do desabamento de um prédio na região de Miami. As buscas por sobreviventes foram suspensas temporariamente na manhã de ontem como medida de segurança pelas equipes de resgate. Horas mais tarde, já no início da noite, as autoridades retomaram as operações. Até o momento, 18 corpos foram encontrados nos escombros e ao menos 145 pessoas ainda estariam desaparecidas.
Os promotores de Nova York, Estados Unidos, acusaram formalmente nesta quinta-feira a Trump Organization de fraude e crimes fiscais. Antes do anúncio, o diretor financeiro da companhia, ALLEN WEISSELBERG, havia se apresentado às autoridades judiciais para prestar esclarecimentos. Ele e a empresa do ex-presidente americano DONALD TRUMP responderão por um "esquema de 15 anos de evasão de impostos". O valor estimado dos desvios chega a um milhão e 700 mil dólares. A empresa é o braço de negócios imobiliários do ex-presidente DONALD TRUMP.
A Fiocruz fechou um acordo com a AstraZeneca para garantir a entrega de IFA, ingrediente farmacêutico ativo, adicional para a produção de mais 20 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. Um outro contrato já contemplava a aquisição de insumos para a produção de cerca de 50 milhões de doses, que farão parte das entregas do segundo semestre juntamente com a produção nacional. Com o novo compromisso, a Fiocruz poderá então produzir 70 milhões de doses adicionais ao longo do segundo semestre, junto com as doses que serão fabricadas com o IFA produzido no Brasil. As novas remessas de IFA têm previsão de serem enviadas ao longo dos meses de agosto e setembro, o que garantiria uma produção contínua no segundo semestre.
O Senado aprovou nesta quinta-feira, por unanimidade, um projeto que inclui no Código Penal o crime de violência psicológica contra a mulher. A proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e seguirá para sanção do presidente JAIR BOLSONARO. Pelo texto aprovado, a punição para o crime será reclusão de seis meses a dois anos e pagamento de multa. A pena pode ser maior se a conduta constituir crime mais grave. O projeto também aumenta a pena do crime de lesão corporal praticada contra a mulher. Neste caso, a pena passa a ser prisão de um a quatro anos.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, chamou nesta quinta-feira a CPI da Covid de "tribunal de guerra" e afirmou que o Senado deveria se dedicar à votação de reformas. Ele deu a declaração ao participar de uma transmissão ao vivo em uma rede social. Instalada em abril, a CPI investiga ações e omissões do governo federal na gestão da pandemia. GUEDES declarou que o Senado, ao invés de estar dedicado às reformas, está lá resolvendo o problema em si da compra da vacina. Para o ministro, os trabalhos da CPI deveriam ter começado somente após o fim da crise sanitária causada pela pandemia do coronavírus.
O Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira o novo calendário de vacinação. A previsão é que toda a população catarinense acima dos 18 anos receba, pelo menos, a primeira dose do imunizante até o dia 31 de agosto. Com o anúncio, o Estado antecipou em 53 dias o calendário divulgado anteriormente. A proposta foi aprovada na reunião da Comissão Intergestores Bipartide, realizada ontem. Nesta faixa da população acima dos 18 anos são mais de cinco milhões de pessoas que poderão ser imunizadas. A vacinação segue dividida em grupos etários, chegando aos maiores de 30 anos até o final de julho e ampliando para os acima dos 18 anos até 31 de agosto. Até agora, o estado aplicou três milhões 459 doses da vacina.
O Tribunal de Contas do Estado oficiou todos os poderes, nesta quinta-feira, a respeito do novo entendimento da Corte sobre a reposição salarial de servidores. Diante de decisões do Supremo Tribunal Federal, o TCE passou a considerar irregular a concessão de qualquer tipo de reajuste. O documento recomenda que os aumentos que já foram concedidos, do ano passado para cá, sejam suspensos. A orientação leva em conta a Lei Complementar 173, de maio do ano passado, que proíbe conceder aumento aos servidores nos estados e municípios. Foi uma contrapartida, estabelecida pelo Congresso Nacional, à injeção de recursos federais durante a pandemia. A lei é válida até 31 de dezembro deste ano.
Santa Catarina criou 13 mil 587 empregos formais, com carteira assinada, em maio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério da Economia, divulgados nesta quinta-feira. O Estado apresenta o quinto melhor resultado do Brasil, mas perdeu duas posições no ranking nacional em relação a abril. Este é o quinto mês consecutivo, no ano, que Santa Catarina apresenta saldo positivo. A maior parte das vagas abertas abertas em Santa Catarina foram no setor de serviços com saldo de cinco mil 355, seguido da indústria com quatro mil 360.
Falta de moedas no comércio têm grandes impactos em lojistas. Como explica o gerente executivo da Acislo – Associação Comercial e Empresarial de São Lourenço do Oeste - GILBERTO WOLFHART, a muito tempo faltam moedas nos comércios, porém isso se intensificou a cerca de um ano e meio. Comenta que a baixa circulação de moedas é bastante prejudicial para o comerciante, dificultando o troco dos clientes. Na visão de GILBERTO, muitas pessoas acabam guardando mais dinheiro em casa, na forma de moeda, desde o início da pandemia, tirando uma quantidade muito alta de circulação.
População tem hábito de guardar moedas em casa ao invés de gastar. GILBERTO WOLFHART – gerente executivo da Acislo, acrescenta que o Banco Central não pode simplesmente produzir mais, pois acaba gerando inflação. Ele cita o exemplo de um caso divulgado essa semana. Conforme WOLFHART, quando um idoso morreu, em sua casa foram encontradas mais de 70 mil moedas, que ele pediu que fossem doadas a uma instituição de caridade. GILBERTO comenta que é um valor muito expressivo, mas que representa muito bem a questão do guardar, causando falta no comércio local.
Novas tecnologias podem ajudar a suprir a falta de moedas no mercado. De acordo com GILBERTO WOLFHART – gerente executivo da Acislo, muitas maneiras novas de pagar foram criadas, e estão cada dia mais seguras. Ele cita o Pix, que favorece muito a questão de pagamentos sem dinheiro físico, e é cada vez mais popular. Acrescenta o exemplo do cartão de crédito, que existe há algum tempo em lugares mais desenvolvidos, mas pela sua segurança e praticidade, há alguns anos se tornou comum também nas menores cidades. Ele conclui que, desde que a população crie o hábito de pagar suas compras com esses meios, diminui a necessidade da moeda circulando.
Rede Laços quer arrecadar mais de mil e 200 cobertores, só nas escolas estaduais. Conforme GILBERTO ZÁTERA - Coordenador Regional de Educação, a primeira dama do Estado teve a ideia, com objetivo de amenizar o frio as famílias carentes, nesse inverno que está sendo muito rigoroso. Muitas outras entidades como Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Civil também estão abraçando a causa. ZÁTERA espera que a população se compadeça das famílias que mais precisam e se engajem nesse trabalho. Os cobertores devem ser doados na Secretaria de Assistência Social de cada cidade. Todo material arrecadado ficará no próprio município.
Caixas coletoras de cobertores foram entregues há alguns dias para as entidades. De acordo com o coordenador regional de educação GILBERTO ZÁTERA, a campanha Rede Laços vai se estender até 24, agora de julho. A princípio era para acabar essa semana, mas o rigor do inverno fez com que fosse prorrogada. Já, dia 25 todos os cobertores serão entregues as assistências sociais de cada cidade. ZÁTERA salienta que essas secretarias tem em seus cadastros, relações das famílias que mais precisam. Ele reforça: todo material arrecadado ficará nas próprias cidades onde houve a mobilização.
Cooperativismo é fundamental para que pequenos agricultores consigam crescer. Na opinião da presidente do Sintraf – Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, de Campo Erê - ISOLETE LUDWIG, a união é fundamental para que a agricultura familiar consiga se manter e expandir. Comenta que o momento está sendo ainda mais difícil para os pequenos produtores, que estão recebendo pouco apoio do Governo Federal. Segundo a presidente, o cooperativismo é hoje uma das maiores ferramentas para que o produtor familiar consiga seguir no campo.
Presidente do Sintraf anuncia novidade para Campo Erê. ISOLETE LUDWIG salienta que há algum tempo luta para que o mercado público seja reaberto no município, e com muita alegria, conta que isso logo deve acontecer. Adianta que a programação prevê que na semana do município a estrutura fique novamente disponível para os pequenos produtores. A presidente do Sindicato em Campo Erê acrescenta que o homem do campo não pode ser dependente de uma única atividade financeira. Na visão dela, é necessário diversificar para seguir crescendo e não depender de clima, mercado ou pragas, cultivando alimentos com ainda mais qualidade.
Uma das maiores dificuldades da agricultura familiar é a sucessão das propriedades. A presidente do Sintraf de Campo Erê – ISOLETE LUDWIG, explica que muitas vezes os filhos não querem seguir na atividade agrícola, ficando sem ninguém para tocar a propriedade. Por isso, um grande desafio do Sintraf hoje, é encontrar meios de deixar a atividade agrícola mais atraente para os jovens. A presidente comenta que a produção leiteira é um bom negócio, porém, tem muitas altas e baixas e, se possível, recomenda que o homem do campo não dependa exclusivamente do gado. Para ISOLETE, união e diversidade são o caminho para seguir crescendo.
Veterinário do projeto Confina Brasil visita fazendas de Campo Erê. OLAVO BOTINO explica que a finalidade é conhecer algumas fazendas catarinenses e de outros 9 estados brasileiros para mapear a agropecuária intensiva. Todos os dados colhidos são enviados a um escritório central. Lá, os especialistas em gado de corte fazem análise minuciosa. Conforme BOTINO, tudo isso é necessário para acompanhar o crescimento do setor. Segundo ele, dados são colhidos desde pecuaristas que produzem trezentas cabeças até criadores com 90 mil animais ano. Em Campo Erê e região a equipe visitou seis propriedades.
Técnicos do Projeto Confina Brasil continua a coleta de dados agropecuários hoje. Conforme o veterinário OLAVO BOTINO, ano passado os profissionais visitaram 120 propriedades. Nossa região recebe esse pessoal pela primeira vez. O contato mais fácil para conhecer esse trabalho é pelo Instagram @confinabrasil. As características predominantes do gado na região são europeias, com produção de carne de qualidade. O projeto Confina Brasil, que começou no ano passado, sofreu lentidão por causa da pandemia. A empresa coletora de dados tem vários técnicos entre eles veterinários e agrônomos.
Prefeito de São Bernardino recebe visita do secretário de estado da agricultura ALTAIR SILVA. Na manhã de hoje, o município foi contemplado com a visita do secretário. Segundo o prefeito DALVIR LUDWIG, essa é a primeira vez que o município recebe uma autoridade do estado. Na oportunidade, o secretário fez anúncios importantes, como a liberação de uma verba para compra de uma máquina agrícola e recursos para enfrentar a estiagem. São Bernardino é um dos municípios da regional de Xanxerê que mais sofre com os impactos da seca. Decretos de emergência já foram feitos e São Bernardino já recebeu dinheiro e aplicou para amenizar a situação.
Polícia Civil resolve roubo em empresa. O crime aconteceu no dia nove de abril, numa empresa de reciclagens de Pato Branco, localizada no bairro Fraron. As vítimas contaram que três ladrões armados entraram no local, renderam e amarraram todos, roubando oito mil e 500 reais, além de uma caminhonete Ford Ranger. Através de investigações, a equipe da 5ª Subdivisão de Polícia conseguiu identificar os autores do crime, que foram reconhecidos pelas vítimas e testemunhas. Dois dos investigados já estão presos por outros crimes e o terceiro morreu num confronto com policiais militares.
Homem é atropelado pelo próprio carro e acaba ferido. O caso aconteceu na tarde de ontem, na Rua Luiz Hellman, bairro Santa Bárbara em Francisco Beltrão. Segundo informações, o automóvel teria ficado sem combustível e no momento que o motorista tentou fazer funcionar, acabou sendo atropelado. O homem de 45 anos teve ferimentos moderados e foi encaminhado para receber atendimento médico pelos socorristas do Corpo de Bombeiros. A Polícia Militar foi acionada para fazer o registro da ocorrência.
Irmãos que asfixiaram e golpearam vítima com pedra em Quilombo são condenados. Uma ação penal apresentada pela Promotoria de Justiça da comarca de Quilombo relata um crime que ocorreu em fevereiro de 2020, após os réus - os irmãos FERNANDO DA ROSA GONÇALVES e PATRÍCIA DA ROSA GONÇALVES, com EVANDRO DA SILVA - se desentenderem e iniciarem uma briga num bar às margens da rodovia SC-157. Com o início da confusão, todos foram colocados para fora pela equipe de segurança do estabelecimento. Na rua, houve nova confusão, e Fernando e Patrícia entraram em luta corporal com a vítima, Ronaldo Sagás Souza, e a estrangularam, causando sua morte por asfixia. Fernando ainda pegou uma pedra e bateu continuamente na cabeça da vítima.
Depois de praticarem o crime, os irmãos foram retirados do local de carro e levados para casa por EVANDRO, onde os três foram presos em flagrante, logo em seguida, pela guarnição da Polícia Militar que atendeu a ocorrência. O Conselho de Sentença deu razão aos argumentos do Ministério Público, representado no julgamento pelo promotor BRUNO POERSCHKE VIEIRA, e condenou os dois irmãos por homicídio qualificado pelo meio cruel (asfixia) e EVANDRO pelo crime de favorecimento pessoal, por auxiliar na fuga.
O Juízo do Tribunal do Júri fixou a pena para os dois acusados de homicídio em 14 anos para cada um, em regime inicial fechado. FERNANDO, sem atenuantes ou agravantes, deverá cumprir os 14 anos de prisão. PATRÍCIA, porém, teve a pena reduzida em um sexto, conforme requerido pelo promotor, em função de ter uma participação menor no crime, resultando em 11 anos e 8 meses de reclusão. EVANDRO, por sua vez, recebeu a pena de 1 mês e 10 dias de detenção, em regime semiaberto. A sentença é passível de recurso, mas FERNANDO e PATRÍCIA, presos preventivamente desde a fase investigatória, não poderão fazê-lo em liberdade.