ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 02-07-2020 Quinta-feira

-CÂMARA APROVA MUDANÇA DA DATA DAS ELEIÇÕES PARA O MÊS DE NOVEMBRO

-SC DECRETA CALAMIDADE PÚBLICA APÓS CICLONE ATINGIR MAIS DE 100 CIDADES

-BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA RECEBEM KITS DE MERENDA ESCOLAR

-SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS CANCELA EVENTO COM ASSOCIADOS

-HOSPITAL DE DESCANSO PLEITEIA PROJETO PATA ATENDIMENTO EM SAÚDE MENTAL

-DEPUTADO OFICIALIZA REPASSE DE VERBA PARA CONCLUIR SEDE DOS ESCOTEIROS

-CONDUTOR COLIDE CARRO EM POSTE E MORADORES COBRAM PROVIDÊNCIAS PARA EVITAR ACIDENTES

-POLÍCIA PRENDE HOMEM CONDENADO POR ESTUPRO DE ADOLESCENTE


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 11 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo cinco reais e 95 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


Pelo menos 113 mineiros morreram em um desabamento de terra em uma mina de jade no norte de Mianmar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o número pode aumentar já que os trabalhos de resgate continuam. O evento ocorreu quando os mineiros extraíam jade das encostas escavadas em uma mina de uma cidade remota no estado de Kachin. Acidentes nesse tipo são comuns no país. Em abril do ano passado, pelo menos 54 pessoas morreram devido a um deslizamento de terra em outra mina.


As eleições do Parlamento da Venezuela, único poder controlado pela oposição, foram convocadas nesta quarta-feira para seis de dezembro pelas autoridades eleitorais. As principais organizações de oposição anunciaram um boicote contra as eleições parlamentares, as quais tacham de "fraude", depois que o Tribunal Supremo de Justiça, de orientação governista, nomeou uma diretora do CNE em 12 de junho e declarou a omissão do Legislativo. No dia seis de dezembro os venezuelanos vão escolher e nova Assembleia Nacional para o período compreendido entre 2021 e 2026.


Ocorreu na manhã de hoje a reunião de cúpula de chefes de Estado do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Em razão da pandemia do novo coronavírus, o encontro dos líderes do bloco foi realizado por videoconferência. O Paraguai exercia a presidência do Mercosul. Hoje, o presidente MARIO ABDO BENÍTEZ passou o comando rotativo do bloco para o presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU. O último encontro foi em março, quando os presidentes discutiram, também por videoconferência, medidas para enfrentar a pandemia. A reunião, no entanto, não era o encontro de cúpula, como o desta quinta-feira.



A Agência Nacional de Aviação Civil aprovou nesta quarta-feira o edital do leilão da sexta rodada de concessões, que vai licitar 22 aeroportos divididos em três blocos regionais. O edital agora será encaminhado para o Tribunal de Contas da União. Depois da análise do TCU passará por nova votação na Anac. Assim como no último leilão, um mesmo proponente poderá vencer nos três blocos desde que ofereça a melhor proposta. Os contratos terão duração de 30 anos. O bloco Sul prevê a concessão de aeroportos em Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Navegantes, Joinville, Pelotas, Uruguaiana e Bagé.


O ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta quarta-feira prorrogar por mais 30 dais o inquérito que apura se o presidente JAIR BOLSONARO tentou interferir na Polícia Federal. O inquérito tem como base acusações do ex-ministro da Justiça SERGIO MORO. Quando anunciou a demissão do cargo, MORO disse que BOLSONARO tentou interferir na PF ao demitir o diretor-geral da corporação e ao cobrar a troca no comando da Superintendência no Rio de Janeiro. Desde que MORO fez a acusação, e o STF autorizou o inquérito a pedido da Procuradoria Geral da República, BOLSONARO nega ter interferido na Polícia Federal.


O Congresso Nacional aprovou a proposta de emenda à Constituição que altera as datas do calendário eleitoral deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. O primeiro turno foi confirmado para o dia 15 de novembro e o segundo para o dia 29 do mesmo mês. O texto foi aprovado em segundo turno por 407 votos favoráveis e 70 contrários. O texto segue para promulgação pelo Congresso Nacional. Com a mudança do dia da votação, outros prazos também são alterados. A partir de 11 de agosto as emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário. As convenções vão ocorrer entre 31 de agosto e 16 de setembro. O prazo para registro das candidaturas começa em 26 de setembro. Também em 26 de setembro começa a propaganda eleitoral.


A venda de veículos registrou queda em Santa Catarina desde o início da pandemia. Em relação aos emplacamentos de veículos novos teve uma redução de 25 por cento nos cinco primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2019. No entanto, o mercado reagiu e foram emplacadas nove mil 836 unidades em maio contra oito mi 985 em abril. Os dados são da Fenabrave - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, que representa mais de 500 concessionárias no estado. O setor de seminovos e usados também sentiu os reflexos por conta do novo coronavírus e a queda chegou a 50 por cento no início da pandemia entre os meses de março e abril.


A Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai doar 30 milhões de reais para o Executivo aplicar na recuperação dos estragos causados pelo ciclone que atingiu o estado na terça-feira. A decisão foi tomada durante reunião extraordinária da Mesa Diretora da Casa, na tarde desta quarta-feira. Conforme o presidente da Alesc, deputado JULIO GARCIA, os recursos integram o orçamento do Legislativo estadual e são fruto de economia nos setores administrativos e nos gabinetes da Assembleia. O dinheiro será destinado para financiar projetos de auxílio às famílias atingidas e à recuperação dos danos materiais. Os municípios de Belmonte e Descanso, situados no Extremo Oeste, que foram atingidos por um tornado há cerca de 20 dias, também serão beneficiados.


O Governo de Santa Catarina decidiu decretar estado de calamidade pública após a passagem do ciclone que causou estragos em mais de 100 cidades e deixou ao menos nove pessoas mortas. O fenômeno foi registrado na terça-feira. A decisão foi anunciada na manhã de hoje pelo secretário JOÃO BATISTA JÚNIOR, da Defesa Civil. Segundo BATISTA, a intenção ao decretar situação de calamidade pública é ter mais agilidade para conseguir recursos para a recuperação dos prejuízos causados pelas tempestades e prestar ajuda humanitária às famílias atingidas. O secretário também adiantou que está prevista para a tarde desta quinta uma reunião com o fórum parlamentar catarinense, composto por senadores e deputados, onde será avaliado o envio de auxílio da União ao Estado.


-BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA RECEBEM KITS DE MERENDA ESCOLAR

-SINDICATO DOS PRODUTORES RURAIS CANCELA EVENTO COM ASSOCIADOS

-HOSPITAL DE DESCANSO PLEITEIA PROJETO PATA ATENDIMENTO EM SAÚDE MENTAL

-DEPUTADO OFICIALIZA REPASSE DE VERBA PARA CONCLUIR SEDE DOS ESCOTEIROS


Colégio estadual inicia roteiro de reuniões com pais para discutir demandas do novo processo de ensino e aprendizagem. De acordo com o diretor da escola Padre Vendelino Seidel, PEDRO GAUER, o roteiro de reuniões de forma online iniciou na noite de ontem, com pais e alunos do sexto e oitavo ano. O diretor comenta que reuniões já vêm sendo realizadas com a presença de familiares, principalmente de alunos dos anos iniciais, e avalia importante este contato. Ele diz que se percebeu a necessidade de também se reunir com pais e alunos das séries finais e do ensino médio, porque os professores têm percebido que algumas atividades encaminhadas à distância não estão sendo feitas ou devolvidas com atraso. GAUER diz que o objetivo é pedir que os familiares cobrem mais dos seus filhos, ou estejam mais presentes nas atividades escolares que no momento estão sendo possíveis a distância.


Uceff debate valores na relação família escola. O Centro Universitário Uceff possui parceria com 13 municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a palestra faz parte de uma formação continuada dos professores. Atividades são oferecidas pelo curso de pedagogia e pela extensão da instituição de ensino de graduação. Conforme o professore palestrante, DANIEL SKRSYPCSAK, o objetivo é abordar essa relação que sempre foi muito debatida e agora parece estar mais evidente, o papel da escola e o papel da família na educação das crianças. SKRSYPCSAK, é doutorando em Educação nas Ciências, professor da rede estadual, e do curso de Pedagogia e coordenador do curso de Educação Física da Uceff. Ele afirma que sempre existiu esta preocupação com o papel da escola e da família no processo de ensino aprendizagem, porém em período de isolamento social a ênfase que a família está tendo em relação ao acompanhamento escolar aumentou.


As famílias estão percebendo a importância de maior presença para desenvolver os valores nas crianças. Para o professor DANIEL SKRSYPCSAK é preciso avaliar bem a forma de mediação desta comunicação entre, pais, alunos e escola. Enfatiza que o objetivo final é preparar as crianças para o mundo. O professor reconhece que nas redes sociais ocorrem manifestações dos pais questionamento o processo que está acontecendo por assumirem responsabilidades dos professores. SKRSYPCSAK diz que é uma ideia equivocada, pois a escola continua como centro do processo de aprendizagem. De acordo com o professor é preciso educar ensinando e ensinar educando e neste processo a família é co-responsável para proporcionar melhor desempenho dos alunos. Observa ainda que o fato dos pais precisarem dar um suporte maior não significa suprir uma deficiência da escola e sim complementar o sistema atual de educação.


Formação continuada oferecida pela Uceff aborda questões do cotidiano das escolas em período de isolamento social. Quando as escolas funcionavam normalmente o processo estava caminhando muitas vezes despercebido pelos pais. O professor DANIEL SKRSYPCSAK, considera que este momento provoca uma profunda reflexão e mudanças no comportamento de professor, estudantes e pais. Observa que no ensino médio já tem certa autonomia por parte dos estudantes e reduz a influência familiar nas atividades escolares. SKRSYPCSAK diz que a pandemia evidenciou uma maior participação e aproximação dos pais com a escola e também por parte das escolas um contato maior com as famílias dos alunos. O professor relata a situação própria de dificuldade como pai de aluno do ensino fundamental, apesar de ter atuação em sala de aula.


Professor afirma que a medida certa deve ser buscada constantemente em que a escola busca equilibrar a necessidade de tarefas dos alunos. Segundo DANIEL SKRSYPCSAK, as ações não devem ser apenas para salvar o ano letivo e sim de garantir qualidade de ensino. Ele cita que as opções de plataforma digital e apostila impressa estão atendendo a expectativa de momento. Para o professor, é preciso pensar formas como cada família está acolhendo esta realidade e permitindo que os filhos possam estudar e desenvolver suas ações. DANIEL SKRSYPCSAK, afirma que a convivência da família em relação aos estudos em condição normal ficava em segundo plano e agora o envolvimento é maior. O professor lembra que a educação é dever do Estado e da família e por isso os pais precisam auxiliar no que for possível respeitando as limitações de cada um. SKRSYPCSAK reforça que é gratificante acompanhar a rotina escolar dos filhos.


Beneficiários do Bolsa Família de Iporã do Oeste recebem kits de merenda escolar. Conforme a nutricionista da secretaria de Educação, MARCIELE DAL BOSCO, os kits estão sendo entregues desde o início da suspensão das aulas presenciais as famílias beneficiadas do programa Bolsa Família, o que foi discutido e aprovado em reunião pelo Conselho Municipal da Alimentação Escolar. A nutricionista comenta que como profissional responsável pela merenda escolar está acompanhando todo este processo de entrega dos kits, da legislação e de organização do estoque, considerando a possibilidade da retomada das aulas presenciais. A entrega dos kits está sendo feito nas escolas ou na casa das famílias, conforme a necessidade.


A secretaria de Educação manteve o contrato com os agricultores familiares que fornecem os alimentos para a merenda escolar. MARCIELE DAL BOSCO cita que inclusive os kits entregues as famílias são montados com parte destes produtos, como frutas, verduras, feijão, leite e bebida láctea. A nutricionista ressalta que neste período em que as crianças permanecem mais em casa, expostas aos meios tecnológicos e consumindo mais alimentos, aumenta preocupação com a falta de atividades físicas e o aumento do peso. Para tanto, a profissional mantém orientações à distância as famílias para adoção de hábitos saudáveis na alimentação dos filhos.


Sindicato dos Produtores Rurais cancela evento com associados. Sem possibilidade da Assembleia Geral Ordinária com presença dos associados, o sindicato optou por não realizar evento online. A reunião dos associados para a prestação de contas não é uma obrigatoriedade. Conforme o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, WALDEMAR SCHROEDER, a entidade possui associados em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. Para a realização de cursos em parceria com o SENAR, o Sindicato atua também em Mondaí e Iporã do Oeste totalizando uma área de cinco municípios. O presidente salienta que ocorreu a prestação de contas com aprovação do Conselho Fiscal. De acordo com SCHROEDER, são 400 famílias associadas, e basta um integrante ser associados para envolver todos os familiares.


Conforme o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais a justificativa para não promover assembleia online está no fato de boa parte dos associados serem idosos. WALDEMAR SCHROEDER diz que muitos possuem dificuldades para lidar com ferramentas em celular e computadores. A Assembleia Geral estava prevista para maio. SCHROEDER, lamenta não ter condições de reunir os associados, pois é um evento bastante esperado inclusive com almoço em um dia de confraternização. Produtor produz alimento e não parou em nenhum momento durante a pandemia. O presidente salienta que o balanço financeiro está disponível na sede do sindicato e qualquer associado tem acesso aos números referentes ao ano de 2019 e também as projeções para investimentos e despesas. SCHROEDER destaca ainda o custo reduzido para manter as atividades tendo apenas uma funcionária para a prestação de serviços.


Servidores de Tunápolis atuam no auxílio às famílias que tiveram danos com o temporal. Cerca de 45 construções foram destelhadas no município. O responsável pelo setor de Urbanismo, VOLMIR LAWISCH, comenta que os danos foram causados em casas e empresas, principalmente nos telhados. Ele ressalta que o auxílio está sendo prestado com mão de obra dos servidores, inicialmente atendendo edificações destelhadas na cidade, também com atenção a estragos no interior. A secretaria de Transportes e Obras também prestou auxílio na retirada de uma árvore grande que caiu sobre uma casa. LAWISCH enfatiza que o setor possui equipe e estrutura prontas para prestar auxílio imediato em situações como o temporal na terça-feira. O secretário projeta que até final desta semana os danos causados pelo mau tempo já estejam reparados. Na manhã desta sexta-feira o Conselho Municipal de Defesa Civil se reúne para fazer o levantamento completo dos danos.


Hospital de Descanso pleiteia projeto pata atendimento em saúde mental. Segundo o diretor da Fundação Médica e Assistencial dos Trabalhadores Rurais de Descanso, PAULO CESAR BUSNELLO, até o final desta semana a entidade pretende concluir e reenviar o projeto ao governo do estado, por meio da secretaria regional de Saúde de SMOeste, para habilitar o hospital no atendimento de leitos de saúde mental. Ele explica que o projeto já está em discussão há alguns anos, inclusive com audiência já realizada na secretaria de estado da Saúde. Conforme o diretor, foram apontadas adequações no projeto, principalmente no que se trata a novas portarias que entraram em vigor após o encaminhamento inicial feito ainda em 2017. Adequações também serão necessárias na estrutura física do hospital. BUSNELLO lembra que todas estas adequações só serão feitas a partir da aprovação do projeto e da habilitação do hospital.


O diretor do hospital de Descanso ressalta que a entidade já disponibiliza da equipe de profissionais necessária para os atendimentos em saúde mental. Esta equipe é composta por psiquiatra, psicóloga, assistente social, enfermeiros e médicos, sendo que parte destes profissionais já atua no hospital. PAULO CESAR BUSNELLO enfatiza que no projeto o hospital solicita a abertura de mais nove leitos, sendo que hoje a entidade disponibiliza de apenas um leito psiquiátrico, usado para estabilizar o paciente até que ele consiga vaga em hospital de referência. O diretor afirma que este atendimento se faz necessário porque a demanda por saúde mental tem aumentado em toda a região, mas são poucas as vagas para atender todas as internações. BUSNELLO lembra que um grupo de voluntários da Cooper A1 se disponibilizou para recuperação da parte externa do hospital, o que vai contribuir para as melhorias e adequações necessárias.


Deputado oficializa repasse de verba para concluir sede dos escoteiros de Iporã do Oeste. Em entrevista o prefeito LUCIO MALLMANN anunciou o início da segunda etapa da sede dos escoteiros Tupã. O valor de 100 mil para os investimentos é destinado pelo deputado federal DARCI DE MATTOS intermediado pelo deputado estadual MAURÍCIO ESKUDLARK, que na manhã de ontem esteve no município para tratar da obra com o prefeito e a direção dos escoteiros. O deputado cita que destinou 80 mil para a obra, no início da construção, com contra partida de mais 40 mil da prefeitura. Com este valor foi feita a base, e resta a finalização da estrutura. Ainda em relação aobras, o deputado diz que as rodovias merecem maior atenção, a exemplo da 163, que será federalizada. Ele lembra que com a federalização surge o projeto da ponte sobre o Rio Uruguai, o que avalia que devido a burocracia não deve ocorrer antes de uma década.


O deputado é coordenador da bancada do oeste dos deputados, presidente da Comissão de Segurança, e membro da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. MAURÍCIO ESKUDLARK afirma que o povo catarinense apostou na mudança quando elegeu o governador CARLOS MOISES, mas segundo ele, o governo está perdido, equivocado e sofrendo várias denúncias por decisões que tomou, principalmente relacionadas a investimentos no setor da saúde devido a pandemia. O deputado comenta que isso tudo resultou em seis pedidos de Impeachment do atual governo do estado, que estão em análise e devem ser votados em agosto. Cita também a exoneração de quatro secretários até o momento, o que não havia ocorrido em tão pouco no estado. ESKUDLARK considera que mesmo com apoio, o governador não está fazendo as coisas certas para o estado.


-CONDUTOR COLIDE CARRO EM POSTE E MORADORES COBRAM PROVIDÊNCIAS PARA EVITAR ACIDENTES

-POLÍCIA PRENDE HOMEM CONDENADO POR ESTUPRO DE ADOLESCENTE


Motorista foge após acidente em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta das 18 horas e 30 minutos desta quarta-feira na Avenida Salgado Filho, centro de São Miguel do Oeste. Segundo apurado pela reportagem do Portal Peperi, a colisão envolveu uma moto com placa de SMOeste e uma Fiat Strada com placas de Florianópolis. A causa oficial do acidente não foi divulgada. Segundo a Polícia Militar, o condutor do carro fugiu do local após o ocorrido. O homem que conduzia a moto teve ferimentos pelo corpo e após ser atendido pelos bombeiros foi conduzido ao Hospital Regional.


Ação conjunta entre forças de segurança e Gaeco de SMOeste apreende drogas. Uma ação conjunta do DENARC do Paraná, GAECO de São Miguel do Oeste, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar de Concórdia e Irani, Polícia Militar Rodoviária e Serviço Aereopolicial de fronteira da Polícia Civil de Santa Catarina resultou nesta quinta-feira na apreensão de duas cargas de drogas na cidade de Vargem Bonita. De acordo com a Polícia Civil a carga de quase uma tonelada de maconha estava sendo transportada por dois veículos, os quais foram abordados na BR 282 em Vargem Bonita. Os dois condutores dos veículos foram presos em flagrante e conduzidos à delegacia.


Condutor colide caminhonete em poste e moradores cobram providências. O acidente ocorreu na madrugada desta quinta-feira, no bairro Salete, rodovia Leolino João Baldissera, em SMOeste. Segundo apurado pela reportagem do Portal Peperi, uma Ford Ranger de SMOeste seguia sentido centro quando na curva, o motorista perdeu o controle e colidiu contra um poste e um muro de uma casa. Segundo a moradora, REGEANE KLEIN, que residente no local a mais de 30 anos, ela e o esposo estavam dormindo quando escutaram o barulho. Ao sair para conferir o que tinha ocorrido, se deparam com mais um acidente. Regeane disse que em pouco tempo sete acidentes já foram registrados no local e até agora a prefeitura não tomou providências de colocar uma lombada. Bombeiros conduziram as vítimas ao Hospital Regional em estado estável. A PM controlou o trânsito e a Celesc providenciou o conserto do poste que foi derrubado.


Estudo aponta inviabilidade de lombada em local de acidente. Após o grave acidente na madrugada desta quinta-feira na rodovia Leolino Baldissera, moradores cobraram da prefeitura a colocação de lombadas no local, para evitar futuros acidentes. Segundo a presidente do Conselho Municipal de Trânsito em SMOeste, CLARINDA VON DENTZ, o conselho recebeu pedidos para a instalação de lombada física ou controlador eletrônico de velocidade nesse trajeto. A presidente explica que um estudo técnico foi feito pelos profissionais de engenharia, seguindo uma legislação, e se baseando nisso, não foi permitido a colocação de lombadas nesse local, visto que a visibilidade é reduzida por se tratar de uma curva vertical. Clarinda cita a possibilidade de colocar uma travessia elevada, o que também não é possível, pelo fato de que não tem passeio no trecho indicado. Ela diz ainda que o conselho irá ao menos melhorar a sinalização do local.


Polícia prende homem condenado por estupro em São João do Oeste. A Polícia Civil cumpriu na manhã desta quarta-feira um mandado de prisão de um homem condenado de forma definitiva por crime de estupro. Segundo apurado no Inquérito Policial encaminhado ao Poder Judiciário, no dia 31 de julho de 2018, no interior do município de São João do Oeste, o condenado praticou atos de cunho sexual mediante grave ameaça com uma adolescente de 15 anos, a qual se encontrava sozinha na propriedade. A ação só foi interrompida porque os gritos da vítima foram ouvidos por um vizinho, fazendo com que o acusado fugisse. Após a instrução Judicial, o autor foi condenado a pena de oito anos de reclusão, em regime inicial semiaberto. Houve recurso para instância superior, mas a pena foi mantida, motivo pelo qual foi expedido o mandado de prisão. O condenado foi encaminhado a UPA de SMOeste para cumprimento da pena.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.