ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 02/07/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 11 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 29 centavos. O euro está valendo cinco reais e 95 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Pelo menos 113 mineiros morreram em um desabamento de terra em uma mina de jade no norte de Mianmar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o número pode aumentar já que os trabalhos de resgate continuam. O evento ocorreu quando os mineiros extraíam jade das encostas escavadas em uma mina de uma cidade remota no estado de Kachin. Acidentes nesse tipo são comuns no país. Em abril do ano passado, pelo menos 54 pessoas morreram devido a um deslizamento de terra em outra mina.

As eleições do Parlamento da Venezuela, único poder controlado pela oposição, foram convocadas nesta quarta-feira para seis de dezembro pelas autoridades eleitorais. As principais organizações de oposição anunciaram um boicote contra as eleições parlamentares, as quais tacham de "fraude", depois que o Tribunal Supremo de Justiça, de orientação governista, nomeou uma diretora do CNE em 12 de junho e declarou a omissão do Legislativo. No dia seis de dezembro os venezuelanos vão escolher e nova Assembleia Nacional para o período compreendido entre 2021 e 2026.

Ocorreu na manhã de hoje a reunião de cúpula de chefes de Estado do Mercosul, bloco formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Em razão da pandemia do novo coronavírus, o encontro dos líderes do bloco foi realizado por videoconferência. O Paraguai exercia a presidência do Mercosul. Hoje, o presidente MARIO ABDO BENÍTEZ passou o comando rotativo do bloco para o presidente do Uruguai, LUIS LACALLE POU. O último encontro foi em março, quando os presidentes discutiram, também por videoconferência, medidas para enfrentar a pandemia. A reunião, no entanto, não era o encontro de cúpula, como o desta quinta-feira.

A Agência Nacional de Aviação Civil aprovou nesta quarta-feira o edital do leilão da sexta rodada de concessões, que vai licitar 22 aeroportos divididos em três blocos regionais. O edital agora será encaminhado para o Tribunal de Contas da União. Depois da análise do TCU passará por nova votação na Anac. Assim como no último leilão, um mesmo proponente poderá vencer nos três blocos desde que ofereça a melhor proposta. Os contratos terão duração de 30 anos. O bloco Sul prevê a concessão de aeroportos em Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Navegantes, Joinville, Pelotas, Uruguaiana e Bagé.

O ministro CELSO DE MELLO, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta quarta-feira prorrogar por mais 30 dais o inquérito que apura se o presidente JAIR BOLSONARO tentou interferir na Polícia Federal. O inquérito tem como base acusações do ex-ministro da Justiça SERGIO MORO. Quando anunciou a demissão do cargo, MORO disse que BOLSONARO tentou interferir na PF ao demitir o diretor-geral da corporação e ao cobrar a troca no comando da Superintendência no Rio de Janeiro. Desde que MORO fez a acusação, e o STF autorizou o inquérito a pedido da Procuradoria Geral da República, BOLSONARO nega ter interferido na Polícia Federal.

O Congresso Nacional aprovou a proposta de emenda à Constituição que altera as datas do calendário eleitoral deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. O primeiro turno foi confirmado para o dia 15 de novembro e o segundo para o dia 29 do mesmo mês. O texto foi aprovado em segundo turno por 407 votos favoráveis e 70 contrários. O texto segue para promulgação pelo Congresso Nacional. Com a mudança do dia da votação, outros prazos também são alterados. A partir de 11 de agosto as emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário. As convenções vão ocorrer entre 31 de agosto e 16 de setembro. O prazo para registro das candidaturas começa em 26 de setembro. Também em 26 de setembro começa a propaganda eleitoral.

A venda de veículos registrou queda em Santa Catarina desde o início da pandemia. Em relação aos emplacamentos de veículos novos teve uma redução de 25 por cento nos cinco primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2019. No entanto, o mercado reagiu e foram emplacadas nove mil 836 unidades em maio contra oito mi 985 em abril. Os dados são da Fenabrave -Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, que representa mais de 500 concessionárias no estado. O setor de seminovos e usados também sentiu os reflexos por conta do novo coronavírus e a queda chegou a 50 por cento no início da pandemia entre os meses de março e abril.

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai doar 30 milhões de reais para o Executivo aplicar na recuperação dos estragos causados pelo ciclone que atingiu o estado na terça-feira. A decisão foi tomada durante reunião extraordinária da Mesa Diretora da Casa, na tarde desta quarta-feira. Conforme o presidente da Alesc, deputado JULIO GARCIA, os recursos integram o orçamento do Legislativo estadual e são fruto de economia nos setores administrativos e nos gabinetes da Assembleia. O dinheiro será destinado para financiar projetos de auxílio às famílias atingidas e à recuperação dos danos materiais. Os municípios de Belmonte e Descanso, situados no Extremo Oeste, que foram atingidos por um tornado há cerca de 20 dias, também serão beneficiados.

O Governo de Santa Catarina decidiu decretar estado de calamidade pública após a passagem do ciclone que causou estragos em mais de 100 cidades e deixou ao menos nove pessoas mortas. O fenômeno foi registrado na terça-feira. A decisão foi anunciada na manhã de hoje pelo secretário JOÃO BATISTA JÚNIOR, da Defesa Civil. Segundo BATISTA, a intenção ao decretar situação de calamidade pública é ter mais agilidade para conseguir recursos para a recuperação dos prejuízos causados pelas tempestades e prestar ajuda humanitária às famílias atingidas. O secretário também adiantou que está prevista para a tarde desta quinta uma reunião com o fórum parlamentar catarinense, composto por senadores e deputados, onde será avaliado o envio de auxílio da União ao Estado.

Notícias geram confusão entre profissionais da educação. A declaração é ALDOIR KRAEMER – coordenador do Sinte, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina. Ele comenta que a primeira trata sobre um grupo que o governo federal formou para discutir como será o processo no retorno das aulas. Segundo ele, o grupo é formado por 15 entidades ligadas a educação, entre elas, Secretarias Estaduais e Municipais, representantes dos trabalhadores em educação de várias entidades e o Ministério Público.

Propósito do grupo é debater medidas de segurança para retorno das aulas presenciais. Diferente disso, ALDOIR comenta que vários professores entenderam que o sindicato estava discutindo com o governo sobre o retorno das atividades já para agosto. KRAEMER salienta que não era esse o debate, e frisa que a posição do sindicato é de só retornar quando houver condições de segurança à vida.

Aulas online podem ser mantidas até o fim do ano. O coordenador informa que essa é a outra notícia que causou confusão entre a categoria. Ele esclarece que não foi dito que as atividades retornariam esse ano, nem que não devem retornar. Segundo KRAEMER, o que vai definir isso, é como a pandemia do coronavírus vai se comportar daqui para frente. Frisa que o número de contaminados por coronavírus no país continua aumentando e não é esse o momento de flexibilizar as medidas de afastamento. Torce para que a situação se estabilize o quanto antes, para que a categoria retorne às atividades, sem que haja riscos.

Pandemia ocasiona aumento na carga horária dos professores. O coordenador frisa que a opção do estado, mantendo o ano letivo com atividades não presenciais ocasionou um grande desgaste para os professores, que não tinham um preparo para isso. ALDOIR salienta que a educação necessita de investimentos. Para ele, o Governo Federal precisa aprovar o novo Fundeb, que financia a educação básica. Sobre a posse do novo Ministro da Educação, o sindicalista comenta que, a classe espera dele um bom trabalho.

Maior obstáculo da educação hoje, é a desigualdade social.

A professora do Centro de Educação Municipal Irmã Roberto Florêncio de Campo Erê, LARRISA RIBOLI, frisa que em tempos de pandemia do coronavírus em que o ensino está sendo a distância e de forma on line, a desigualdade atrapalha muito o ensino aprendizagem. Observa que mesmo todos os estudantes tendo acesso ao material impresso, nem todos conseguem acessar os vídeos explicativos que os professores mandam nesse período.

Tecnologia ajuda muito no processo de aprendizagem a distância. Para atrair o interesse dos alunos pelo conhecimento é que as escolas resolveram utilizar os vídeos para explicar melhor os conteúdos. Por meio deles, os educadores, apresentam, músicas, poesias, brincadeiras e outros recursos de fala e edição para atrair a atenção dos estudantes. LARRISA, acrescenta que outros meios são utilizados para incentivar os alunos.

Nos meses de junho e julho, período das festas juninas, professoras enfeitam o ambiente de gravação das aulas. Além disso, pedem aos alunos que também enfeitem suas casas. A professora LARISSA, ressalta que não é por ser um ano atípico que a tradicional festa de São João, seria deixada de lado. Segundo a profissional, esse incentivo para que os estudantes se vistam a caráter para assistir as aulas tem como principal objetivo aumentar o interesse e motivar os alunos.

Buscar ajuda profissional é fundamental para vencer problemas em tempos de dificuldade. Conforme o psicólogo ABEL PETTER, as informações divulgadas pela mídia sobre formas de ajuda, de prevenção ou de alerta sobre problemas relacionados à saúde mental sempre são muito importantes. O profissional esclarece que a restrição no convívio social, fundamental neste momento para evitar a contaminação do vírus, está trazendo consequências e prejuízos emocionais, além do risco de desenvolver doenças mentais, comportamentos físicos ou mentais de isolamento e consequentemente transtornos psicológicos.

Alguns sinais merecem destaque. ABEL PETTER, comenta que uma das formas mais fáceis de perceber se houve algum prejuízo a saúde mental, é a qualidade do sono. Se mesmo dormindo a noite toda, mas acordando cansado, ou não conseguir dormir ou sonhar bastante, o psicólogo afirma que não são bons sinais e merecem atenção.

Falta de diálogo, comportamentos agressivos e compulsão alimentar também são sinais do organismo de que algo está errado e que a pessoa precisa de ajuda. PETTER cita ainda que em casos mais graves ocorre excesso no consumo de álcool ou drogas. De acordo com o psicólogo, além do isolamento, outro fator que tem agravado a saúde das pessoas são as dificuldades econômicas e a incerteza sobre o futuro.

Pesquisas apontam que o estresse econômico gera uma série de consequências, inclusive o aumento de casos de depressão, ansiedade e até suicídio. Segundo o psicólogo, são doenças que merecem atenção pela sua gravidade. A Organização Mundial da Saúde lançou um guia sobre saúde mental, em que orienta por exemplo, a mostrar compaixão pelo próximo, ajudar em vez de julgar, manter uma alimentação saudável, praticar atividade física, acessar menos informações ruins e se necessário buscar ajuda profissional.

Temporal causa estragos em Campo Erê. Conforme o secretário de agricultura, JOÃO ALDROIR o JUCA, as chuvas e ventos fortes causaram destelhamento de uma casa na comunidade São Roque. Comenta que foram poucos os danos relatados no interior, porém com a grande quantidade de água sobre as estradas, houve prejuízos também na malha viária do município.

Excesso de chuva traz prejuízo à agricultura. JUCA fala que o grande volume de água pode prejudicar a germinação das pastagens de inverno de quem já semeou. Quem ainda não fez o plantio também pode ser prejudicado devido ao excesso de umidade no solo, que dificulta o trabalho da Secretaria. Outro ponto é a produção de silagem. JOÃO comenta que alguns agricultores ainda tem milho, mas com a previsão dos próximos dias, talvez não consigam fazer o serviço.

Recursos para o Plano Safra 20202021 surpreendem presidente do Sicredi. LOTÁRIO DIERINGS comenta que é o maior volume dos últimos anos, somando-se o que dispõe a cooperativa e o BNDES juntos. Ele faz questão de frisar que o dinheiro para financiamento não é só voltado para a agropecuária, mas para o comércio e a indústria também. O primeiro passo é o interessado no financiamento verificar se o seu cadastro está em dia. LOTÁRIO destaca que com a liberação saindo em julho e agosto, a pessoa pode negociar preços com os fornecedores para o novo plantio.

É importante o interessado no Plano Safra se agilizar para ter logo a liberação do dinheiro. A opinião é de TIAGO BERTONCELLO – assessor de crédito do Sicredi. Ele aponta a queda nas taxas de juro, em todas as linhas, como um fator positivo. o Pronamp também teve queda, e se mantém a oferta de financiamento para a reforma e construção da moradia rural pelo Pronaf. TIAGO informa que esse ano o governo fez uma alteração na alíquota do Proagro. Ocorreu um reajuste em praticamente todas as culturas. BERTONCELLO diz que o seguro agrícola está muito atrativo.

Celesc trabalha em reparos no sistema após temporal. O gerente comercial da agência do Extremo Oeste, SANDRO VALMÓRBIDA afirma que foram muitas ocorrências na terça-feira e ontem não apenas na rede de energia, mas também, de telefonia. Ele esclarece que por isso o canal do 0800 da empresa também ficou indisponível, impossibilitando reclamações e também outros atendimentos. Muitas conseguiram contato através do aplicativo. O serviço de terça-feira e ontem foi em regime de plantão, com ocorrências emergenciais.

Os 34 municípios da regional são atingidos. Na terça-feira cerca de 45 mil consumidores ficaram sem luz.Ainda ontem, cerca de três mil unidades consumidoras ainda estavam sem energia elétrica no Extremo Oeste. SANDRO explica que o temporal derrubou postes e partiu cabos do sistema elétrico. A maioria dos prejuízos foi devido à queda de árvores e galhos sobre a rede. Seis caminhões com as equipes se mobilizam para normalizar o fornecimento de energia elétrica.

Família encontra idoso desaparecido há dois meses. ANTONIO NINOFF, de 62 anos, de São Lourenço do Oeste estava desaparecido há dois meses e foi encontrado em Mariópolis. Desaparecido desde 29 de abril, ele estava na rodoviária e funcionários da lanchonete fizeram uma postagem nas redes sociais, tornando possível sua localização. A família do homem conta que o idoso não lembra por onde andou. Ele teve meningite quando criança, e desde então sofre de problemas mentais, necessitando o uso de remédio controlado.

Polícia civil prende homem em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e munições. No final da tarde de ontem, a Polícia Civil de Santa Catarina, através das Unidades de São Lourenço do Oeste, prendeu um homem de 23 anos pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e munições. Ação policial aconteceu por volta das 17 horas e 30 minutos, numa boate localizada às margens da Rodovia SC-305. Com o homem foi encontrada um revólver, calibre .32, carregada com seis munições de igual calibre. O homem foi encaminhado para o Presídio Regional de Xanxerê. Participaram da ação policiais da Divisão de Investigação Criminal da Delegacia de Polícia de Comarca e da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso.

Trabalhador fica ferido em queda. Um homem sofreu ferimentos graves ao cair de uma casa no final da tarde de ontem. A vítima de 20 anos fazia limpeza num terreno na Rua Formosa, bairro São Cristóvão, em Francisco. Com a queda ele ficou imobilizado. Samu e Corpo de Bombeiros foram acionados e realizaram os primeiros atendimentos. Em seguida ele foi encaminhado ao Hospital Regional.

Agricultor morre em acidente com máquina agrícola. Foi na linha Caravaggio, interior de Vitorino. O homem foi identificado como ARI PAGNONCELI de 50 anos. Ele teria ficado enroscado num equipamento ligado a um trator, quando foi puxado e morreu esmagado. O agricultor teria saído de casa a tarde para cortar aveia e não havia retornado até à noite. O filho de 13 anos encontrou o pai já sem vida. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal de Pato Branco.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.