ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta - feira 02 06 2023

-PIB DO PAÍS CRESCE 1,9% PUXADO PELA ALTA DO SETOR AGROPECUÁRIO

-CASOS DE DENGUE CAEM NO ESTADO, MAS DIVE ALERTA PARA RISCOS DA DOENÇA

-UPA 24 HORAS AUMENTA RIGIDEZ SOBRE EMISSÃO DE ATESTADOS MÉDICOS

-MUNICÍPIO TEM GERAÇÃO DE 79 EMPREGOS FORMAIS NO MÊS DE ABRIL

-PROJETO ALTERA LEI SOBRE FORNECIMENTO DE ÁGUA PARA MORADORES E EMPRESAS

-CRIANÇA DE 10 ANOS FICA FERIDA AO SER ATROPELADA EM MUNICÍPIO DA REGIÃO

-COLISÃO ENTRE MOTO E CAMINHÃO DEIXA MOTOCICLISTA FERIDO NO EXTREMO-OESTE

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 11 graus e a máxima para hoje deve ser de 24 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 95 centavos. O euro está valendo cinco reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.

Cerca de 208 mil soldados russos foram mortos desde o início da invasão de Moscou na Ucrânia. A informação é de um porta-voz do Grupo Oriental das Forças Armadas Ucranianas. As estimativas das perdas russas variaram de acordo com diferentes fontes. Em maio, o governo dos Estados Unidos afirmaram que a Rússia sofreu mais de 100 mil baixa – ou seja, mortos e feridos – desde dezembro. O Kremlin rejeitou esse número na época, com um porta-voz dizendo que os Estados Unidos “não têm absolutamente nenhuma maneira de fornecer números corretos”. O Ministério da Defesa russo não divulgou atualizações sobre suas baixas desde setembro passado.

O primeiro-ministro do Japão, FUMIO KISHIDA, anunciou na quinta-feira um plano de ajuda para as famílias no valor de 25 bilhões de dólares com o intuito de evitar a queda de natalidade no país. Com duração de três anos, o projeto prevê um aumento das ajudas diretas aos progenitores, apoio financeiro à educação dos filhos e ao pré-natal, além de promover horários de trabalhos flexíveis ou licença para os pais. As medidas buscam combater o colapso na taxa de natalidade, que caiu para um nível "sem precedentes".

A maioria do Senado dos Estados Unidos votou nesta quinta-feira para aprovar um projeto de lei que suspende o teto da dívida do governo. A aprovação acontece poucos dias antes do fim do prazo para evitar um calote inédito do governo norte-americano. O projeto, fruto de um acordo entre republicanos e democratas, suspende o chamado teto da dívida federal norte-americana, atualmente em 31 trilhões e 400 bilhões de dólares. A proposta já havia sido aprovada na Câmara e agora o projeto vai para a sanção do presidente JOE BIDEN.

O Supremo Tribunal Federal começou a julgar nesta sexta-feira mais 70 denúncias da Procuradoria-Geral da República contra acusados de participação na autoria, execução e incitação dos atos de 8 de janeiro, quando foram invadidos o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. Ao todo, a PGR apresentou mil 390 denúncias. Até agora, o STF já tornou réus mil 175 envolvidos nos atos. Quando for concluída esse novo julgamento, ficarão faltando 145 denúncias para análise. Esse é o sétimo bloco de acusações em análise. Cada denúncia é analisada de forma individual pelos ministros no plenário virtual. Nesses casos, os ministros poderão apresentar seus votos até o dia 9 de junho.

A sabatina do advogado CRISTIANO ZANIN, escolhido pelo presidente LULA para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal, deve ocorrer até o fim deste mês no Senado Federal. A previsão é do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador DAVI ALCOLUMBRE. A indicação de CRISTIANO ZANIN para a vaga de RICARDO LEWANDWSKI foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira. ZANIN se formou em 1999 e se tornou o principal advogado de LULA nas investigações da Lava Jato, conquistando inúmeras vitórias em processos envolvendo o petista. Ele fazia parte da defesa quando foi feito o pedido de habeas corpus que resultou na anulação das condenações, o que permitiu que LULA fosse candidato no ano passado.

O Produto Interno Bruto do Brasil cresceu um vírgula nove por cento no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses imediatamente anteriores. Os números foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Em valores correntes, o PIB totalizou dois trilhões e 600 bilhões de reais no trimestre. O resultado foi impulsionado, principalmente, pela agropecuária, que teve uma alta de 21 vírgula seis por cento no período, na maior alta para o setor desde o quarto trimestre de 1996. Em relação ao mesmo trimestre de 2022, o PIB cresceu quatro por cento. O IBGE destaca que a agropecuária tem um peso de cerca de oito por cento sobre toda a economia do país.

Nos primeiros quatro meses de 2023, Santa Catarina registrou 28 mil 340 empregos na indústria. De acordo com a Fiesc, o bom resultado está associado à recuperação também observada na produção industrial do primeiro trimestre, que registrou expansão de dois vírgula dois por cento em relação ao quarto trimestre de 2022. Na geração de novos empregos, entre as demais unidades federativas, a indústria de transformação de Santa Catarina ficou atrás apenas da líder São Paulo e do Rio Grande do Sul. Na economia catarinense, em abril, foram registrados sete mil novos postos de trabalho, sendo o quarto mês consecutivo do aumento de empregos formais. Em Santa Catarina, a construção civil gerou nove mil 392 postos de trabalhos formais de janeiro a abril.

A Assembleia Legislativa recebeu nesta quinta-feira o parecer prévio das contas do governo do Estado, referentes ao exercício de 2022, feito pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina. O documento foi entregue ao presidente do Parlamento, deputado MAURO DE NADAL, pelo presidente do TCE, HERNEUS DE NADAL. O TCE recomendou a aprovação das contas com algumas ressalvas, entre elas, a ausência de controle sobre as transferências especiais de recursos referentes ao Plano 1000, o descumprimento das metas planejadas para o Fundo para Infância e Adolescência e o aumento expressivo da renúncia da receita em relação ao exercício de 2021. Na Assembleia Legislativa, a análise das contas do governo do Estado deve passar primeiro pela Comissão de Finanças e depois em Plenário.

Os casos suspeitos de dengue aumentaram 46 por cento desde o começo do ano em relação ao mesmo período de 2022. Conforme o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulgado na quarta-feira, já foram registradas mais de 157 mil notificações nos primeiros cinco meses deste ano, contra cerca de 107 mil em 2022. Entre os casos apontados como suspeitos, 50 mil 716 diagnósticos de dengue foram confirmados do início de 2023 até a última segunda-feira. Apesar do número ser 31 por cento menor que do ano passado, quando eram mais de 73 mil pessoas com a doença no período, a Dive avalia que é necessário ter cautela para considerar uma queda na incidência do vírus entre a população. Isso porque quase 60 mil casos reportados às autoridades de saúde em 2023 continuam sob investigação e podem ser confirmados ou descartados.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o presidente do PDT, MOACIR TOMMASEL. O programa está fazendo uma série de entrevistas com os presidentes de partidos. Já passaram pelo estúdios os representantes do MDB, PP, PT e PSD. Na entrevista de amanhã, TOMMASEL vai falar sobre a preparação do partido para o pleito de 2024. Ele também vai abordar a ampliação do espaço da sigla na administração municipal. Nesta semana, ele assumiu a secretaria de esportes e cultura. O Peperi Rádio Repórter começa as 11 horas com a análise das noticias da semana. A entrevista com o presidente do PDT está confirmada para as 11 e meia.

O Peperi Debates deste sábado vai discutir, neste sábado, os problemas ambientais que são mais expressivos no município. Na semana do meio ambiente, o programa vai olhar para uma questão que ainda é um desafio: como estimular o desenvolvimento é manter a proteção do meio ambiente? O debate deste sábado vai reunir o diretor do Conder Ambiental, JOSÉ MORA, a professora da Unoesc, ELIANDRA ROSSI e o assessor de inovação e tecnologia da Acismo, DOUGLAS RODRIGUES. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

A BR 163 sofrerá uma nova interrupção no transito de veículos na tarde desta sexta-feira para a detonação de rochas. De acordo com o Dnit, o bloqueio da via é necessário por uma questão de segurança. A rodovia será interditada a partir das três da tarde em Guaraciaba. Durante a operação, o trânsito ficará bloqueado nos dois sentidos. O tempo para detonação e limpeza da pista é estimado em duas horas, podendo ocorrer em menor tempo. A previsão é de que a rodovia seja liberada para o transito por volta das cinco horas da tarde.

O décimo segundo Batalhão de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste emitiu uma nota confirmando o recebimento de um ofício a respeito da liberação de 300 mil reais de emenda parlamentar para a instituição. A emenda ao orçamento da União foi feita pela Deputada Federal CAROLINE DE TONI para a aquisição de ferramentas e equipamentos para os bombeiros. De acordo com o Subcomandante do décimo segundo batalhão, major MICHAEL GUERINI, o recurso será utilizado para a aquisição de desencarceradores, garantindo que todos os 11 quartéis batalhão tenham equipamentos de ponta para atender ocorrências envolvendo acidentes de trânsito. Ele citou que a aquisição fortalecerá a capacidade da comunidade em receber um atendimento eficiente e de qualidade diante de situações de sinistros.

O Colegiado de Educação da Ameosc está discutindo os termos de uma resolução para educação especial nos municípios de abrangência da entidade. O tema esteve em discussão no encontro do grupo que ocorreu nesta semana. Em parceria com a assessoria jurídica e executiva da Ameosc, o objetivo é formar um documento que auxilie, simplifique e direcione os trabalhos nas Secretarias de Educação dos municípios, de forma unificada ou, ao menos, semelhante. O documento trata de diversas ações, em especial a pauta do autismo. Conforme a coordenadora do colegiado, LAÍS TELOEKEN, este é um momento de fortalecer a educação especial da região. Ela destacou que esse é o primeiro passo de ação conjunta efetiva na educação que beneficiará a região como um todo.

O sindicato dos trabalhadores rurais está envolvido com a organização dos eventos relativos aos 55 anos da Fetaesc. De acordo com o presidente do sindicato, LIRIO WATHIER, o assunto foi discutindo durante a reunião da associação Três Fronteiras. Ele explicou que o objetivo é levar, no mínimo, um ônibus com agricultores da região para a festa dos 55 anos da Federação. O evento está marcado para o dia três de julho em Florianópolis. WATHIER citou que essa é uma data importante para a Fetaesc que faz um trabalho fundamental para o fortalecimento dos sindicatos e da agricultura familiar do estado. Os interessados em participar do encontro devem fazer contato com o sindicato.

O professor da UCEFF de Itapiranga, ANDERSON RHODEN, foi reeleito para a presidência do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas. A Assembleia Geral Ordinária para a eleição da nova diretoria ocorreu na semana passada e o termo de posse dos novos membros deve ocorrer nesta sexta-feira. DOUGLAS PATTEL, do Conselho de Engenharia e Agronomia é o novo vice-presidente e CLISTENES GUADAGNIN da Epagri é o secretário executivo. Das 30 organizações-membro do Comitê, 19 marcaram presença na Assembleia. O mandato da nova diretoria vai até 2025. A entidade tem como principal objetivo a promoção do gerenciamento descentralizado, participativo e integrado da bacia.

A Bacia que abrange o Comitê Antas e Afluentes do Peperi-Guaçu é integrada por 35 municípios da região Oeste de Santa Catarina. A informação é do presidente reeleito do comitê, ANDERSON RODHEN. De acordo com ele, as ações são baseadas no Plano de Recursos Hídricos que foi elaborado a partir de um amplo estudo realizado entre 2016 e 2019. Ele comentou ainda que a estrutura atual do comitê é insuficiente para atender a demanda de proteção e gerenciamento dos recursos hídricos na região. O comitê não tem sede própria e nem veículo para deslocamento a eventos. RHODEN reconhece que a situação não é das melhores, porém, é possível realizar um trabalho visando parcerias com o poder público e ações para estruturar e ampliar as ações do Comitê.

Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram, nesta quinta-feira, o projeto de lei que altera a lei que trata do fornecimento de água para empresas e moradores quando decretada situação de emergência em decorrência de estiagem. A redação do parágrafo único, proposto no projeto, prevê que fica dispensado o decreto de situação de emergência previsto no caput do artigo para os casos individuais e coletivos que ocorrerem em razão de situações fortuitas ou de força maior. O projeto não estava na pauta, mas foi colocado em discussão mediante pedido do autor, VANIRTO CONRAD. A Comissão de Justiça e Redação deu parecer verbal favorável ao projeto. A proposta foi aprovada por unanimidade em votação única e seguirá ao prefeito para sanção.

Os vereadores também aprovaram nesta quinta-feira o projeto que autoriza a alienação de uma série de bens móveis inservíveis à Administração Pública. Ao todo, são mais de dez veículos, entre eles, um caminhão, carros de passeio, uma minicarregadeira e duas sucatas de ônibus. Conforme a mensagem anexa ao projeto, assinada pelo prefeito WILSON TREVISAN, a intenção é se "desfazer de bens que estão se deteriorando e ocupando espaço junto aos pavilhões do Parque de Exposições Rineu Gransotto, além de veículos e máquinas que já não estão em condições de trafegabilidade". Além disso, os bens foram considerados antieconômicos ou inservíveis pela Comissão de Avaliação. O projeto foi aprovado em segundo turno e segue ao prefeito para sanção.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, manteve uma série de compromissos no decorrer desta semana, em Florianópolis. Além de participar de audiência pública na Assembleia Legislativa e reuniões com o governador e demais representantes do Governo do Estado, ele também se reuniu com diversos parlamentares. De acordo com o prefeito, mais de dez gabinetes foram visitados. TREVISAN disse que fez contato com deputados que se identificam com as causas de São Miguel do Oeste e região. Durante as audiências, ele solicitou recursos para investir na Saúde e Infraestrutura. Os pedidos ainda não foram respondidos.

A Unidade de Pronto Atendimento de São Miguel do Oeste assim como outras unidades de Saúde existentes no município registraram uma grande demanda de atendimentos nas últimas semanas. A declaração é da diretora da UPA 24 Horas, CLÁUDIA MALDANER. De acordo com ela, a média diária de atendimento gira em torno de 180 a 200 pacientes. Segundo ela, o tempo médio de espera ainda é um gargalo, faltando o entendimento da população em muitos casos. CLÁUDIA explicou que a UPA tem foco em casos de urgência e emergência, sendo o atendimento realizado dessa forma e não por ordem de chegada como muitos pensam. Para ela, é fundamental que os pacientes entendam que a unidade não é um posto de Saúde onde o atendimento ocorre por ordem de chegada.

O tempo de espera pelo atendimento na UPA 24 horas pode demorar até quatro horas quando o caso não for grave ou de urgência. A informação é da diretora da UPA, CLÁUDIA MALDANER. Ela salientou que o tempo médio varia entre uma hora à uma hora e meia, sendo o máximo duas horas de espera em horários de maior movimento, como por exemplo, após às seis horas da tarde e também às sete horas da noite quando ocorre a troca de plantão. Questionada sobre os casos mais comuns, CLÁUDIA citou que nas últimas semanas as doenças respiratórias como gripes e resfriados estão sendo os maiores atendimentos, onde famílias inteiras acabam se deslocando até a UPA. Ela reforçou que as pessoas devem buscar a UPA somente nos casos de urgência e emergências. Para consultas e situações não urgentes, a população deve procurar os postos de saúde.

A diretora da UPA 24 horas chamou a atenção para um dado curioso: o aumento da procura por atestados médicos, especialmente nas proximidades dos finais de semana ou começo de cada semana. Ela disse que esse tipo de situação não é recente. CLAUDIA destacou que a equipe da UPA está mais rigorosa, evitando atestados sem necessidade.

O município de São Miguel do Oeste gerou um saldo de 480 novas vagas de emprego formal nos primeiros quatro meses deste ano. Os dados são do CAGED, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, órgão ligado ao Ministério do Trabalho. Entre os setores que mais cresceram em 2023, está o Industrial, com saldo de 314 vagas. O segmento de serviços com 92 vagas de saldo e o Comércio teve 41 contratações amais do que demissões. A Construção civil gerou 24 vagas e a Agropecuária teve saldo de nove empregos abertos. No ano passado, o saldo nos primeiros quatro meses em São Miguel foi de 254 novas vagas, ou seja, 226 a menos do que em 2023.

No mês de abril, São Miguel do Oeste abriu 76 postos de trabalho no município. De acordo com dados do Caged, o setor com melhor desempenho no mês passado foi a indústria com 48 vagas de saldo. O comercio teve 24 contratação a mais do que o total de desligamentos e a construção civil abriu nove postos de trabalho. Dois setores demitiram mais do que contrataram: o setor de serviços fechou uma vaga de emprego e a agropecuária teve saldo negativo de quatro postos. São Miguel do Oeste também foi o município com maior geração de emprego na região nos primeiros quatro meses do ano. Na região da Ameosc, que abrange 19 municípios, o saldo total ficou em 909 vagas.

Uma criança de 10 anos ficou ferida ao ser atropelada no centro de Palma Sola nesta quinta-feira. O acidente aconteceu por volta das duas horas da tarde de ontem na rua Francisco Zanotto, em frente a Prefeitura. Ao chegar no local, os bombeiros encontraram a vítima amparada pelo pai e pelo condutor do veículo envolvido no acidente. A menor foi atendida com suspeita de fratura no tornozelo. Ela foi conduzida ao Hospital Santa Rita de Cássia para atendimento médico.

Um acidente entre moto e caminhão deixou uma pessoa ferida nesta quinta-feira no interior do município de Princesa. A colisão aconteceu por volta da uma e meia da tarde na Linha Moquem e envolveu um caminhão Mercedez Bens e uma moto Twister CBX 250. Os bombeiros prestaram socorro ao condutor da motocicleta, um homem de 46 anos. Ele apresentava suspeita de fratura na perna esquerda, corte com hemorragia na cabeça e suspeita de traumatismo craniano. Ele foi imobilizado e conduzido ao hospital para tratamento médico. O motorista do caminhão não necessitou de atendimento e a Polícia Militar foi chamada para fazer o boletim de ocorrência.

A Polícia Civil está realizando uma operação de combate ao tráfico de drogas nesta sexta-feira no município de Palma Sola. Cerca de 40 viaturas e 100 policiais civis estão envolvidos neste trabalho. A ação conta ainda com o helicóptero do SAERFRON. De acordo com o delegado CLAUDIR STANG, a operação desta sexta é resultado de uma longa investigação da polícia civil que vem sendo efetuada há vários meses na região. A polícia reuniu informações sobre todas as conexões do tráfico, de onde vinha a droga, quem fazia a distribuição na cidade, até mesmo quem estava aliciando menores para o tráfico. STANG disse que foram utilizados dez cães farejadores e foram aprendidas maconha, cocaína, LSD entre outros entorpecentes. Cerca de 10 prisões foram realizadas. Os detalhes da operação devem ser divulgados no decorrer do dia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.