ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 02/06/2023

GLOBO EM FOCO – 02/06/23

-PIB DO PAÍS CRESCE 1,9% PUXADO PELA ALTA DO SETOR AGROPECUÁRIO

-CASOS DE DENGUE CAEM NO ESTADO, MAS DIVE ALERTA PARA RISCOS DA DOENÇA

-SÃO JOÃO DO OESTE REGISTRA ALTO INVESTIMENTO NA SAÚDE

-CURSO DE VETERINÁRIA DA UCEFF VAI AMPLIAR ATENDIMENTO

-VETERINÁRIO RELATA AVANÇOS NAS EXIGÊNCIAS PARA A VENDA DE LEITE

-EPAGRI FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DO CURSO JOVEM RURAL

-POLÍCIA CIVIL REALIZA OPERAÇÃO CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS

-POLÍCIA PRENDE MULHER POR DESACATO E DESOBEDIÊNCIA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 24 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 95 centavos. O euro está valendo cinco reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.

Cerca de 208 mil soldados russos foram mortos desde o início da invasão de Moscou na Ucrânia. A informação é de um porta-voz do Grupo Oriental das Forças Armadas Ucranianas. As estimativas das perdas russas variaram de acordo com diferentes fontes. Em maio, o governo dos Estados Unidos afirmaram que a Rússia sofreu mais de 100 mil baixa – ou seja, mortos e feridos – desde dezembro. O Kremlin rejeitou esse número na época, com um porta-voz dizendo que os Estados Unidos “não têm absolutamente nenhuma maneira de fornecer números corretos”. O Ministério da Defesa russo não divulgou atualizações sobre suas baixas desde setembro passado.


O primeiro-ministro do Japão, FUMIO KISHIDA, anunciou na quinta-feira um plano de ajuda para as famílias no valor de 25 bilhões de dólares com o intuito de evitar a queda de natalidade no país. Com duração de três anos, o projeto prevê um aumento das ajudas diretas aos progenitores, apoio financeiro à educação dos filhos e ao pré-natal, além de promover horários de trabalhos flexíveis ou licença para os pais. As medidas buscam combater o colapso na taxa de natalidade, que caiu para um nível "sem precedentes".


A maioria do Senado dos Estados Unidos votou nesta quinta-feira para aprovar um projeto de lei que suspende o teto da dívida do governo. A aprovação acontece poucos dias antes do fim do prazo para evitar um calote inédito do governo norte-americano. O projeto, fruto de um acordo entre republicanos e democratas, suspende o chamado teto da dívida federal norte-americana, atualmente em 31 trilhões e 400 bilhões de dólares. A proposta já havia sido aprovada na Câmara e agora o projeto vai para a sanção do presidente JOE BIDEN.

O Supremo Tribunal Federal começou a julgar nesta sexta-feira mais 70 denúncias da Procuradoria-Geral da República contra acusados de participação na autoria, execução e incitação dos atos de 8 de janeiro, quando foram invadidos o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. Ao todo, a PGR apresentou mil 390 denúncias. Até agora, o STF já tornou réus mil 175 envolvidos nos atos. Quando for concluída esse novo julgamento, ficarão faltando 145 denúncias para análise. Esse é o sétimo bloco de acusações em análise. Cada denúncia é analisada de forma individual pelos ministros no plenário virtual. Nesses casos, os ministros poderão apresentar seus votos até o dia 9 de junho.

A sabatina do advogado CRISTIANO ZANIN, escolhido pelo presidente LULA para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal, deve ocorrer até o fim deste mês no Senado Federal. A previsão é do presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador DAVI ALCOLUMBRE. A indicação de CRISTIANO ZANIN para a vaga de RICARDO LEWANDWSKI foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira. ZANIN se formou em 1999 e se tornou o principal advogado de LULA nas investigações da Lava Jato, conquistando inúmeras vitórias em processos envolvendo o petista. Ele fazia parte da defesa quando foi feito o pedido de habeas corpus que resultou na anulação das condenações, o que permitiu que LULA fosse candidato no ano passado.

O Produto Interno Bruto do Brasil cresceu um vírgula nove por cento no primeiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses imediatamente anteriores. Os números foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Em valores correntes, o PIB totalizou dois trilhões e 600 bilhões de reais no trimestre. O resultado foi impulsionado, principalmente, pela agropecuária, que teve uma alta de 21 vírgula seis por cento no período, na maior alta para o setor desde o quarto trimestre de 1996. Em relação ao mesmo trimestre de 2022, o PIB cresceu quatro por cento. O IBGE destaca que a agropecuária tem um peso de cerca de oito por cento sobre toda a economia do país.

Nos primeiros quatro meses de 2023, Santa Catarina registrou 28 mil 340 empregos na indústria. De acordo com a Fiesc, o bom resultado está associado à recuperação também observada na produção industrial do primeiro trimestre, que registrou expansão de dois vírgula dois por cento em relação ao quarto trimestre de 2022. Na geração de novos empregos, entre as demais unidades federativas, a indústria de transformação de Santa Catarina ficou atrás apenas da líder São Paulo e do Rio Grande do Sul. Na economia catarinense, em abril, foram registrados sete mil novos postos de trabalho, sendo o quarto mês consecutivo do aumento de empregos formais. Em Santa Catarina, a construção civil gerou nove mil 392 postos de trabalhos formais de janeiro a abril.


A Assembleia Legislativa recebeu nesta quinta-feira o parecer prévio das contas do governo do Estado, referentes ao exercício de 2022, feito pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina. O documento foi entregue ao presidente do Parlamento, deputado MAURO DE NADAL, pelo presidente do TCE, HERNEUS DE NADAL. O TCE recomendou a aprovação das contas com algumas ressalvas, entre elas, a ausência de controle sobre as transferências especiais de recursos referentes ao Plano 1000, o descumprimento das metas planejadas para o Fundo para Infância e Adolescência e o aumento expressivo da renúncia da receita em relação ao exercício de 2021. Na Assembleia Legislativa, a análise das contas do governo do Estado deve passar primeiro pela Comissão de Finanças e depois em Plenário.

Os casos suspeitos de dengue aumentaram 46 por cento desde o começo do ano em relação ao mesmo período de 2022. Conforme o último boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, divulgado na quarta-feira, já foram registradas mais de 157 mil notificações nos primeiros cinco meses deste ano, contra cerca de 107 mil em 2022. Entre os casos apontados como suspeitos, 50 mil 716 diagnósticos de dengue foram confirmados do início de 2023 até a última segunda-feira. Apesar do número ser 31 por cento menor que do ano passado, quando eram mais de 73 mil pessoas com a doença no período, a Dive avalia que é necessário ter cautela para considerar uma queda na incidência do vírus entre a população. Isso porque quase 60 mil casos reportados às autoridades de saúde em 2023 continuam sob investigação e podem ser confirmados ou descartados.

Curso de veterinária da Uceff vai ampliar atendimento no NUPVET. Conforme o coordenador do curso, RAMIRO BONOTTO, objetivo é ampliar espaço para atender a comunidade e também contemplar os acadêmicos do período noturno. O Núcleo de Práticas Veterinárias registra grande demanda em pequenos animais pela manhã e tarde, de segunda a sexta-feira e agora possui projeto para atendimento em algumas noites. BONOTTO afirma que o atendimento pode ser agendado e também ocorre em parceria com ONGs. O veterinário menciona a grande procura por atendimento clinico e também castração. O trabalho também serve como base para os alunos terem atividades práticas, sempre com supervisão de monitores e professores do curso.

O coordenador do curso de medicina veterinária da Uceff também chama atenção para atendimento a grandes animais. O Centro Universitário possui parceria com produtores rurais para aulas práticas a campo. RAMIRO BONOTTO afirma que é uma oportunidade dos alunos estarem o mais próximo possível da futura realidade profissional. O NUPVET registra aumento nos cuidados com equinos. Nestes casos o atendimento é feito na propriedade e também no hospital veterinário que possui instalações adequadas para grandes animais. Conforme BONOTTO o proprietários estão mais conscientes da importância de cuidar dos cavalos, especialmente no período de inverno.

Diretor da Escola São Lourenço defende continuidade do Novo Ensino Médio. O diretor da Escola de Educação Básica São Loureço de Iporã do Oeste considera que a revogação do Novo Ensino Médio precisa ser discutida melhor. Para WAGNER FERRARI, o tema é polêmico, pois trata sobre mudanças em uma metodologia de ensino implantada há quatro anos em pelo menos 120 escolas piloto da rede estadual de Santa Catarina. Ele ressalta que a metodologia trouxe a possibilidade de reorganização da grade curricular, a partir da realidade de cada escola. Conforme FERRARI, não houve grandes dificuldades para adaptação, já que a Escola São Lourenço trabalhava anteriormente com o antigo Ensino Médio Inovador.

O diretor explica que o Novo Ensino Médio é dividido em duas partes, sendo uma para formação geral com as disciplinas tradicionais e outra com itinerários formativos, através de disciplinas eletivas escolhidas pela escola junto com os alunos, o que proporciona conhecimentos ampliados em determinadas áreas. De acordo com ele, a metodologia também favoreceu a implantação do curso técnico de zootecnia, com diploma válido em todo o território nacional. O diretor salienta que as conquistas alcançadas pela Escola São Lourenço nos últimos anos se devem ao Novo Ensino Médio, pois o formato possibilita a diversificação do itinerário formativo, atendendo a realidade e os anseios da comunidade escolar. WAGNER FERRARI pontua que a nova modalidade passou a ser obrigatória neste ano, o que causou dificuldades para as escolas que não fizeram um processo de transição.

A Secretaria de Saúde de São João do Oeste apresentou nesta semana, a prestação de contas e o relatório de atividades do primeiro quadrimestre de 2023 ao Conselho Municipal de Saúde. De acordo com o secretário, PAULO RECH, na comparação com o mesmo período do ano passado, as despesas ficaram acima das receitas arrecadadas. Ele destaca que o saldo remanescente de 2022 está sendo fundamental para o custeio das despesas na área da saúde neste ano. RECH enfatiza que a receita em 2023 está numa crescente, porém, não é tão expressiva em razão da queda na arrecadação com as mudanças recentes na taxação dos preços dos combustíveis e insumos agrícolas, o que reflete diretamente no orçamento do município.

PAULO RECH ressalta que apesar disso, todas as ações estão sendo mantidas, com as contas sendo pagas em conformidade com o orçamento disponível. O Secretário pontua que o Conselho Municipal de Saúde de São João do Oeste está ciente da situação e contribui ativamente para que as ações sejam mantidas, visando o bom atendimento da população. Conforme o secretário, de janeiro até agora foram realizados 24 mil 777 atendimentos no Centro Municipal de Saúde, dos quais sete mil e 17 atendimentos foram consultas médicas na atenção primária, o que indica alta precisão na resolução das demandas dos pacientes. PAULO RECH observa que os encaminhamentos de exames e viagens para fora do município também estão sendo feitos com grande agilidade, o que tem garantido a satisfação dos pacientes.

Veterinário relata avanços no controle de qualidade do rebanho leiteiro. Realização de exames é uma exigência para a comercialização de leite. A Instrução Normativa 44 foi criada pelo governo de Santa Catarina, por meio da Cidasc visando estabelecer prazos para a realização de exames de Tuberculose. Os produtores rurais de Itapiranga estão fazendo sua parte na realização dos exames no rebanho de gado de leite. Conforme o veterinário VALDAIR DAHMER, o roteiro é feito por comunidades, sendo que algumas regiões do município concluíram as exigência ainda no ano passado. Outro grupo precisa cumprir as exigências até este mês de junho para seguir a comercialização de leite.

O veterinário VALDAIR DAHMER avalia que o exame de Tuberculose está atingindo as metas para o controle da doença. Itapiranga possui mais de 500 propriedades na atividade leiteira. Aproximadamente 200 já possuem a certificação livre de Brucelose e Tuberculose. O certificado deve ser renovado a cada ano e proporciona vantagens no preço da produção e também na comercialização de animais. O veterinário alerta que existe um amplo protocolo para a realização dos exames, incluindo o comunicado a Cidasc sobre os procedimentos. VALDAIR DAHMER informa que Itapiranga possui 42 mil bovinos, sendo 25 mil cabeças na atividade leiteira. O veterinário observa que na exigência da comercialização de leite está sendo realizado apenas o exame de Tuberculose. No caso da Brucelose, o laticínio faz o exame.

O Curso de Juventude Rural de Tunápolis tem resultado positivo em diferentes etapas de capacitações. O coordenador do programa de pecuária de leite e corte da Epagri regional de São Miguel do Oeste, VALMIR KRETSCHMER informa quena etapa deste mês terá abordagem sobre criação de bezerras, parte teórica e prática sobre cuidados, manejo e alimentação. Ele destaca que na parte da manhã ocorrem estudos teóricos e a tarde visita em duas propriedades de criação de bezerras, tenreiras e novilhas. O coordenador afirma que a meta é adquirir conhecimento e colocar em prática na propriedade buscando a sucessão familiar com novos conhecimentos para atingir maior rentabilidade. Segundo KRETSCHMER já foi abordado sobre implantação de pastagens e sanidade animal. Outro destaque que ainda será abordado com detalhe é sobre nutrição.

O coordenador do programa de pecuária de leite e corte da Epagri valoriza o método do curso com atividades teóricas e visitas técnicas. A meta é analisar o que é possível melhorar, comparar os fatores positivos e o que precisa evoluir em cada propriedade. VALMIR KRETSCHMER salienta que atualmente é fácil ter acesso ao conhecimento, porém é preciso fazer uma análise da situação atual e acompanhar o uso das tecnologias com percepção de curto e médio prazo. Ele chama atenção que a rentabilidade está nos detalhes, como a definição da genética, manejo e alimentação. O extencionista da Epagri aponta como fundamental o trabalho bem profundo sobre a gestão da propriedade, detalhando investimentos importantes visando a rentabilidade. O grande desafio segue sendoalimentação e manejo, pois a comida de qualidade e quantidade para o animal responder na produção e retorno econômico.

No Curso de Juventude Rural de Tunápolis também já e foi abordado sobre a implantação de pastagens, manejo de pastagens e semeadura. As capacitações ocorrem em parceria da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Epagri, Banco do Brasil, Cooper A1, Lac Tunas, Sicoob, Sicredi e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O coordenador do programa de pecuária de leite e corte da Epagri, VALMIR KRETSCHMER avalia que o curso contribui na sucessão familiar, sendo este um importante tema para atualidade. Citra ainda que os jovens terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos, além de aprender sobre atividade de leiteira, bem com planejar as práticas e implantar novas formas de produção. Segundo KRETSCHMER é preciso buscar o máximo de eficiência para melhorar os rendimentos e facilitar a sequência familiar na atividade leiteira.

Um homem de 52 anos ficou ferido em um acidente de trânsito na manhã de ontem, em Quilombo. O caminhão de ração que ele conduzia saiu da pista e caiu em um rio. Segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 10 horas. Com a queda, de aproximadamente 15 metros, o homem sofreu suspeita de fratura nas costelas e apresentava dores nas costas. Ele estava dentro da cabine, consciente. Os socorristas retiraram o condutor pela porta do carona e depois o conduziram até o Hospital São Bernardo para atendimento médico. O local do acidente ficou aos cuidados da Polícia Militar. Conforme a PM, o motorista declarou que o veículo perdeu o freio e que ele se deitou no banco antes da queda.

A Polícia Militar prendeu por volta das duas horas desta sexta-feira, uma mulher por desacato, desobediência e resistência ativa no centro de São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, a guarnição em rondas pela Rua Marcilio Dias avistou um grupo de pessoas ingerindo bebida alcoólica em via pública, em desacordo com a legislação municipal. Durante a abordagem, os militares orientaram o grupo referente a lei municipal, sendo que ignoravam a atuação policial, sendo necessário levantar o tom de voz das determinações emanadas, tendo em vista que o grupo de pessoas, imigrantes, fingiam não entender o que os policiais estavam falando. Já dentro da Conveniência, havia uma mulher consumindo bebida alcoólica e realizando compras, a qual passou a questionar a atuação dos policiais, incitando a desordem as outras pessoas que ali estavam.

Ela dizia aos policias que teria vindo do litoral e que não aceitaria esse tipo de situação. Algumas pessoas até tentaram conter a mulher, mas ela veio em direção aos policiais para questionar de forma agressiva, gesticulando próxima a face dos policiais. Em determinado momento a mulher começou a desacatar a guarnição, proferindo palavras de baixo calão, momento em que foi dado voz de prisão a mesma. Quando os policiais a levaram para a caixa da viatura policial, ela começou a agredir fisicamente os policiais com socos e chutes, foi então necessário realizar a imobilização da mesma, a qual mesmo imobilizada continuou tentando agredir a guarnição. A mulher foi presa, conduzida e entregue na Delegacia de Polícia Civil./A mulher relatou aos policias que faz uso de medicamento controlado, que ingeriu bebida alcoólica além de ser usuária de drogas.

Polícia Civil realiza operação contra o tráfico de drogas. Segundo informações obtidas pelo departamento de jornalismo da Rede Peperi, esse trabalho foi realizado na manhã desta sexta, no município de Palma Sola. O delegado CLAUDIR STANG deve trazer detalhes dessa operação durante está sexta. Cerca de 40 viaturas e 100 policiais civis estão envolvidos neste trabalho, e ainda o helicóptero do SAER FRON foi utilizado. CLAUDIR STANG, delegado responsável pela operação, informa que a operação deflagrada é resultado de uma longa investigação da polícia civil, que vem sendo efetuada há vários meses na região.

A polícia tinha informações sobre todas as conexões do tráfico, de onde vinha a droga, quem fazia a distribuição na cidade, até mesmo quem estava aliciando menores para o tráfico de drogas./

Segundo o delegado, foram utilizados dez cães farejadores, onde foram aprendidas maconha, cocaína, LSD entre outros entorpecentes, e cerca de 10 prisões foram realizadas e esse número pode aumentar com o andar dos trabalhos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.