ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 02/06/2022

-CÂMARA APROVA TEXTO SOBRE CRÉDITO QUE PERMITE USAR IMÓVEL COMO GARANTIA

-SC COMEÇA A EMITIR A NOVA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO

-PREFEITURA AVALIA PINTURA DE FAIXAS COM TINTA TERMOPLÁSTICA

-PREFEITO REFORÇA PEDIDO DE R$ 4,9 MILHÕES PARA ASFALTAMENTO RURAL

-ASSINADA ORDEM DE SERVIÇO PARA TROCA DO TELHADO DA CASA FAMILIAR

-MUNICÍPIO RECEBE “KIT TRANSPOSIÇÃO” PARA CONSTRUÇÃO DE PONTE

-ALTA PROCURA POR TESTES E NOVOS CASOS DE COVID PREOCUPAM SAÚDE

-NOVO SECRETÁRIO DE OBRAS VISITA ÁREA RURAL PARA LEVANTAMENTO

-POLÍCIA APREENDE OBJETOS EM INVESTIGAÇÃO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO

-HOMEM TEM CASA INCENDIADA E ACUSA A EX-MULHER DE ATEAR FOGO

O tempo é instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, com possibilidade de garoa à tarde. A temperatura pode chegar a 13 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 79. O euro está valendo cinco reais e 13 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

Os primeiros resultados do sequenciamento genômico do vírus da varíola do macaco, que estão sendo feitos em Portugal, surpreenderam pesquisadores. Todos os resultados já processados apontam uma média de 50 mutações, o que já é suficiente para diferenciar este vírus do surto anterior observado em 20182019 em países da África, em Israel, Singapura e no Reino Unido. Oscientistas chamam atenção para o fato de normalmente serem observadas de uma a duas mutações deste vírus por ano. Até agora, cerca de 500 casos da varíola do macaco foram registrados em diversos países, principalmente na Europa.

O Kremlin acusou nesta quarta-feira o governo dos Estados Unidos de distanciar um acordo de paz após o anúncio da entrega de mísseis americanos à Ucrânia, para responder à ofensiva russa. Os Estados Unidos disseram que os armamentos enviados são apenas para defesa interna e que não têm potencial para atingir o território russo. O porta-voz da presidência russa, DMITRI PESKOV também falou sobre a utilização dessas armas. Segundo ele, a Rússia não confia plenamente na Ucrânia quanto ao uso dos mísseis.

Um homem efetuou diversos disparos em um centro médico na cidade de Tulsa, no estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira. O atirador matou quatro pessoas e depois foi morto. Uma das vítimas morreu depois de fugir do local onde houve os disparos, quando tentava ser atendida por algum médico. O atirador estava com um rifle e uma pistola. O ataque de ontem aconteceu oito dias depois que um atirador entrou em uma escola e matou 19 alunos e dois professores na cidade de Uvalde, no Texas.

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, CRISTIANE BRITTO, disse hoje que o governo deve investir dois milhões de dólares, cerca de 10 milhões de reais, para implementar um modelo nacional de combate à violência contra crianças e adolescentes na internet. Os recursos devem ser executados em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. De acordo com a pasta, os recursos serão aplicados “em seis eixos temáticos de resposta imediata ao crescimento dos crimes sexuais contra crianças e adolescentes em ambiente virtual”. Segundo o ministério, o Pnud fará um diagnóstico de todo o sistema de Justiça, da rede de proteção e suporte às vítimas, das áreas de pesquisa e tecnologia, além de todas as políticas e legislações ligadas ao tema.

O Corpo de Bombeiros encontrou nesta quarta-feira mais cinco vítimas dos temporais registrados no último fim de semana na Região Metropolitana de Recife e no interior de Pernambuco. Duas pessoas foram encontradas na capital, duas em Jaboatão dos Guararapes e uma na cidade de Limoeiro, no Agreste. Além dessas vítimas, o IML constatou outros nove corpos que deram entrada no serviço e eram de pessoas que morreram em consequência dos temporais registrados desde o dia 25 de maio. Até agora o número oficial de mortos é de 122. O número de desabrigados subiu para sete mil 312 pessoas, que estão em 66 abrigos distribuídos em 27 municípios.

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria o novo marco legal das garantias de financiamentos, estabelecendo que o imóvel pode ser usado como garantia para mais de um empréstimo. O PL foi aprovado na noite desta quarta-feira. Em síntese, ele permite a exploração de um “serviço de gestão especializada de garantias” para intermediar essas ofertas entre o tomador de empréstimos e as instituições financeiras. Na prática, pessoas físicas ou jurídicas interessadas em tomar empréstimos usando os serviços das instituições gestoras de garantia devem antes firmar um contrato com uma destas instituições e apresentar os bens que pretendem dar em garantia. Esse serviço tem como objetivo “facilitar a constituição, a utilização, a gestão, a complementação e o compartilhamento de garantias utilizadas para operações de crédito contratadas com uma ou mais instituições financeiras”, segundo estabelece o texto.

O município de Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina, retomou o uso obrigatório de máscaras ao menos em repartições públicas e escolas. A medida foi determinada na terça-feira a partir de decreto municipal, que tem 60 dias de validade a princípio. O documento assinado pelo prefeito OSMAR TOZZO lista o aumento do número de novos casos de Covid-19 na cidade mesmo entre pessoas com ciclo vacinal completo e de servidores afastados do trabalho por conta da doença. No dia do decreto, a cidade com cerca de 4 mil habitantes contava 29 casos ativos de Covid-19 já confirmados e monitorava outros 44 casos suspeitos. Não havia internações. Para quem circula por comércios e eventos, no entanto, não foi retomada a obrigação do uso de máscara. Há apenas recomendação para isso.

As contas do Governo do Estado, referentes ao terceiro ano da gestão de CARLOS MOISÉS, foram aprovadas por unanimidade e sem ressalvas pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina. Com o título “Consistências e Resultados”, o Balanço Geral de 2021 contou com mais de três mil e 300 páginas. O documento, que foi entregue ao TCE em abril, é composto de relatórios, demonstrativos contábeis e informações sobre o contexto administrativo, social e econômico do Estado. O Governo do Estado cumpriu todos os mínimos constitucionais. Na Educação, foram aplicados sete bilhões e meio em 2021, acima dos 25 por cento exigidos por lei, excluindo o pagamento com inativos e pensionistas. Já para a Saúde, foram destinados quatro bilhões 960 milhões, o que corresponde a 14 vírgula 45 por cento da arrecadação dos impostos e, portanto, acima dos 12 por cento previstos por lei.

A nova Carteira Nacional de Habilitação começa a ser emitida em Santa Catarina nesta quarta-feira. A mudança, segundo o Detran Santa Catarina, busca alinhar o documento brasileiro com o padrão internacional, além de acrescentar dispositivos de segurança contra falsificações. Os motoristas não precisam fazer a troca imediata para o novo padrão. A nova CNH terá alteração de cores, que serão predominantemente amarela e verde, e trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. Conforme o Detran de Santa Catarina, o novo modelo tem padrões de segurança contra falsificações, tinta especial fluorescente, bem como itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento.

Os apicultores precisam estar atentos ao manejo das colmeias devido às ondas de frio no extremo-oeste que podem prejudicar a produção de mel. O extensionista da regional da Epagri VILMAR MILANI, comentou que algumas ações previnem a perda de exames. Entre uma das atitudes a serem adotadas está na diminuição do enxame visando o período pós-inverno. Já outra orientação é deixar cerca de oito quilos de mel para que o enxame suporte o período mais frio. Além da suplementação alimentar.

O projeto “Plantando Água” será lançado oficialmente na próxima segunda-feira. Por meio do projeto, que será desenvolvido nos 19 municípios de abrangência da Ameosc, será realizado o plantio de menos um milhão de mudas de árvores de espécies nativas ao longo de margens ciliares de mananciais hídricos. O uso cada vez maior de volumes de água pela ampliação das atividades agropecuárias, sobretudo para a criação de bovinos, suínos e aves e para cultivos sucessivos como milho, soja e pastagens, tem desqualificado as condições e quantidade dos recursos hídricos disponíveis. A ideia é executar um conjunto de ações para recuperação e conservação dos recursos hídricos na região, principalmente dos rios, sangas, banhados e nascentes e conter a perda de solo pelo processo erosivo. O lançamento oficial do projeto “Plantando Água” será realizado no Centro de Treinamento da Epagri de São Miguel do Oeste a partir das 14 horas.

Ficará a critério de cada município a definição das áreas e estradas que serão reflorestadas ou recuperadas por meio do projeto “Plantando Água”. Além de sensibilizar os proprietários rurais ou moradores a cederem suas áreas para o plantio das árvores, bem como o auxílio na manutenção e limpeza das áreas reflorestadas e das demais atividades do projeto. Depois que as áreas para o plantio das mudas nativas forem definidas, elas serão isoladas por meio de cerca e a recomposição florestal adotada será definida conforme a legislação ambiental. A ideia é proporcionar ao produtor rural interessado em participar do projeto de 50 a 100 por cento dos materiais necessários para fazer o cercamento das áreas de APPs e 100 por cento das mudas de forma gratuita. Esse percentual dependerá da realidade de cada município e será definido pelos agentes municipais. O acompanhamento da implementação do projeto será coordenado por uma equipe indicada pelas entidades e instituições participantes.

O setor social de Palma Sola está trabalhando para criar novos grupos. Depois da retomada das atividades, apenas dois grupos foram reativados. Com isso, a partir deste segundo semestre a secretaria abrirá três novos grupos. Os detalhes são do secretário de Assistência Social IVANOR DE MOURA. Segundo ele, os novos grupos serão de danças gaúchas, coral e violão da cidade e a intenção é envolver mais de 80 crianças nas três oficinas. O processo licitatório já está aberto para o cadastramento dos interessados. Todas as atividades ocorrerão no contraturno escolar dos alunos. Desta maneira, serão cinco grupos ativos em Palma Sola com um total de 200 crianças. O secretário salientou que os alunos já participantes de outra modalidade poderão se inscrever nos novos grupos. Destes cinco, três oficinas serão desenvolvidas na cidade e enquanto outros dois serão na área rural de Palma Sola. A secretaria também estará trabalhando com cursos de costura. Ao mínimo são dez vagas disponibilizadas.

O Colegiado de Movimento Econômico da Ameosc se reuniu na tarde de terça-feira no auditório da Associação, em São Miguel do Oeste. Conforme a coordenadora MARCKIELA PELEGRINI, a reunião abordou, principalmente, o tema Nota Fiscal de Produtor Eletrônica. Com a publicação do Ajuste, que estabelece a obrigatoriedade da utilização da Nota Fiscal Eletrônica em substituição à Nota Fiscal, a partir de primeiro de julho de 2023, o Colegiado enfatizou a necessidade de abordar o assunto, devido a representatividade do setor agrícola na formação do movimento econômico de cada município, como também no contexto da economia regional. A reunião teve a participação de até dois membros de cada município que fazem parte do setor. Na ocasião, foram levantados alguns dados específicos a respeito do credenciamento dos produtores rurais.

A Sala do Empreendedor de Guarujá do Sul disponibiliza consultorias gratuitas ao setor empresarial. Por isso é fundamental manter esse setor o mais organizado possível, com controles e indicadores de resultado que servem de base para tomada de decisão. Para auxiliar os empresários a aprimorarem sua gestão a Sala do Empreendedor disponibilizou neste mês dez horas de consultorias gratuitas e individuais, que beneficiou cinco empresas do município com duas horas de atendimento. Essa prestação de serviço é viabilizada pelo Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela administração. De acordo com o secretário da Indústria e do Comércio FABRICIO WAGNER, nessas primeiras consultorias as principais temáticas abordadas foram sobre a importância dos controles administrativos, como fluxo de caixa, contas a receber, previsão dos pagamentos, demonstrativo de resultados e precificação.

A alta procura por testes e número de confirmados para Covid-19 está preocupando a secretaria de Saúde de Anchieta. Ontem, o informativo de casos fechou com 42 pessoas infectadas. A informação é da enfermeira MARCELI GUTH. Durante o mês de maio houve um elevado registro de confirmados chegando próximo dos 70 infectados. Segundo ela, este cenário mudou repentinamente tendo em vista que nos meses de abril e março o município praticamente não confirmava nenhum teste. Mas no mês que passou, o cenário é similar ao período de pico da pandemia registrada no final do ano passado na região. Apesar disso, a enfermeira afirmou que a saúde está preparada com testes visando atender os casos suspeitos. A sala de triagem em Anchieta segue atendendo. Ela ainda relatou que estes casos confirmados são de sintomas leves sem a necessidade de internação hospitalar. Ela ainda orientou aqueles com sintomas similares ao vírus utilize máscara para entrarem na sala de triagem.

Durante a sessão ordinária desta semana, a suplente de vereador solicitou que seja efetuado um trabalho de orientação e fiscalização ao se servir em buffet de restaurantes em São José do Cedro. Na justificativa de JUCELI BOSA, muitas pessoas ficam conversando, espirrando ou tossindo, e desta forma transmitindo vírus gripais. Conforme o fiscal Sanitário MARCOS BAGNARA, esta fiscalização deve ser feita pelo próprio dono do estabelecimento. A orientação é que as pessoas evitem conversar enquanto está se servindo. Ele lembrou que o momento atual é propício para infecções gripais, por isso o cuidado deve ser redobrado nesses locais. Além de fazer o uso de luvas plásticas disponibilizadas pelos estabelecimentos. BAGNARA ainda afirmou que a vigilância está fazendo o seu trabalho quanto a cobrança do uso de EPI's, carteira de saúde em dia, utensílios utilizados nos restaurantes, entre outros.

A Linha Aparecida, interior de Anchieta, terá mais uma ponte de concreto depois de várias solicitações. O anúncio de um “kit transposição” foi feito pela regional da Defesa Civil, conquistado junto ao Estado de Santa Catarina. Esta ponte foi garantida através de Termo de Compromisso assinado pelo prefeito e pelo secretário de Estado da Defesa Civil. A ponte terá 13 por seis vírgula 25 metros e será edificada sobre o Lajeado Araçá, na Linha Aparecida. Devido aos constantes problemas a cada enxurrada, esta ponte após mais de 35 anos, terá uma solução definitiva, pois será edificada em vão inteiro e a uma altura que permita a passagem da água mesmo quando das enxurradas. Pelo termo assinado, o Estado fornecerá o Kit Transposição e o município fará as duas cabeceiras. Anchieta ainda busca outras estruturas para colocar sobre a Sanga das Pacas, na Linha Aparecida; sobre o Lajeado Araçá, também nesta linha, e a ponte principal de Linha Primavera.

O asfaltamento da estrada rural partindo da cidade de Palma Sola até a Linha Esquina Mello, sentido a São José do Cedro, foi tratado na última viagem à Florianópolis. O prefeito de Palma Sola CLEOMAR MANTELLI, relatou que durante a visita ao governador também foi aproveitado reforçar o pedido de pavimentação rural. Ao todo são três quilômetros e meio de asfaltamento com orçamento de três vírgula nove milhões de reais previstos para investimento. O prefeito comentou sobre o prazo curto para captar estes montante antes do período eleitoral de outubro. Mas ele garantiu que estará intensificando as cobranças para viabilizar esta obra. Para o prefeito, este investimento será um dos maiores já efetuados em Palma Sola. MANTELLI também comentou sobre sua viagem que estava programada para ocorrer nas próximas semanas para Brasília. Mas em conversas com deputados, foi informado que o governo Federal não liberará mais recursos. Já para à capital do Estado, o prefeito informou que estará indo no final de ano, depois das eleições.

O colégio Renascer de Princesa lançou ontem a campanha Inverno Solidário. Esta é uma ação interna e visa arrecadar cobertas e cobertores. Conforme a diretora DANIELE CEMIN, todas as doações terão como público alvo as famílias dos alunos que necessitam desta ajuda. Ela comentou que o setor é ciente da demanda e algumas famílias já procuraram a escola. Por isso, em comum acordo com a comunidade escolar, foi lançada esta campanha solidária. Para ela, será mais um inverno rigoroso e as doações serão bem-vindas, pois irão ajudar proteger e aquecer várias famílias. O único ponto de coleta da campanha é o colégio Renascer, sendo que as doações deverão ser entregues em horário de expediente até o dia 30 de Junho.

Foi assinada na manhã de terça-feira a ordem de serviço para substituição do telhado da Casa Familiar Rural de São José do Cedro. A troca deve começar dentro de alguns dias. Os detalhes são da diretora OLÍVIA LUNKES. A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito JOÃO DE ANDRADE. Ela lembrou que o município recebeu recursos da secretaria de Estado da Agricultura no valor de 180 mil reais. Os recursos serão investidos na cobertura tendo em vista a necessidade avaliada pela direção. Ela ainda lembrou que esta preocupação vem do diretor da administração passada devido às goteiras no educandário. Com isso, a prioridade foi a troca de todo o telhado. A empresa vencedora tem 60 dias para executar a obra. Os materiais para a construção foram adquiridos pela vencedora e dentro de 15 dias deverá chegar ao município. Ao todo serão investidos cerca de 226 mil reais com contrapartida da prefeitura. Ainda não foi decidido se aulas serão suspensas para efetuar a obra. A troca depois de iniciada deverá levar cerca de cinco dias.

O novo secretário de Obras assumiu a pasta ontem e deu início aos serviços de levantamento pelas comunidades rurais de São José do Cedro. Em entrevista à Rádio Cedro, o secretário LUIZ TREVISOL, relatou que estava se inteirando dos trabalhos e agora começa os levantamentos in loco para saber como estão as condições das estradas do interior. Ontem mesmo realizou uma reunião com a equipe para traçar os primeiros trabalhos. O secretário afirmou que está visitando as comunidades para notar os problemas causados pelas chuvas. Ontem uma parte da equipe esteve na Linha Chaleira efetuando um cascalhamento emergencial. Além de se deslocar até a Mariflor devido a um problema com atolador na comunidade. Ele ainda comentou sobre as melhorias nas estradas usadas para desvio do tráfego da BR-163. Mas TREVISOL destacou que o clima instável prejudica estes serviços, mas estes trechos são prioridades para recuperação. Na avaliação dele, a região da Monte Castelo e Rosangeles registra os piores problemas.

A pintura de faixas em alto-relevo segue no radar da prefeitura de São José do Cedro como solução duradoura na sinalização do trânsito. Atualmente, a Rua Odilo Link, nas proximidades da Rádio Cedro, as faixas de desaceleração foram colocadas para teste em uma rotatória. O local é bastante usado como corredor para os ônibus de linha. Segundo o diretor de Urbanismo EVANDRO DE VARGAS, este trabalho não foi descartado pela administração. Um dos principais impasses se deve ao alto custo do material para fazer esta sinalização. Ele explicou que o material usado é uma tinta termoplástica e possui plástico derretido em sua composição. O diretor salientou que a intenção é efetuar este serviço nas principais ruas da cidade num futuro próximo. Tendo em vista o grande fluxo de veículos que acabam apagando a sinalização existente. VARGAS afirmou que esta categoria de material foi utilizado na sinalização das faixas existentes no trevo de acesso à São José do Cedro, BR-163.

Durante o período de clima favorável, a equipe do Urbanismo esteve cobrindo com uma nova tinta as faixas apagadas na área central. O diretor EVANDRO DE VARGAS, disse que alguns pontos não contemplados na primeira foram repintados pelos servidores. A ideia é manter uma sinalização adequada durante o ano todo e não apenas nos finais de ano. O diretor voltou a enfatizar sobre as vagas destinadas exclusivamente para as motocicletas. Segundo ele, foi refeito a pintura destas vagas em pontos do centro para sinalizar aos motociclistas a vaga certa para estacionamento. EVANDRO explicou que a cada acesso de garagem foram disponibilizadas até duas vagas para as motos. Assim evitando que estes veículos ocupem espaço de um carro ou uma camionete. O diretor também comentou sobre a instalação das lâmpadas de led nas principais ruas da cidade. Ele informou que a administração efetuou a encomenda de 400 lâmpadas para instalar gradativamente em locais estudados pela prefeitura.

Uma jovem perdeu o controle do veículo e tombou o carro em São Miguel do Oeste. O acidente de trânsito foi registrado no começo da noite de ontem, por volta das 18 horas e 30 minutos, na Rua Sete de Setembro, Bairro Andreatta. Uma jovem, de 19 anos, que conduzia um Voyage com placas de Iporã do Oeste, tentou subir uma rua sentido ao Centro, mas perdeu o controle de direção depois que o carro “apagou”. Com isso, o automóvel desceu de ré e acabou tombando, caindo próximo a residências. A vítima teve apenas escoriações, sendo os bombeiros acionados e posterior condução ao Hospital Regional para avaliação médica. Ela havia ganhado o veículo de presente no dia anterior ao acidente. A PM esteve presente e fez o controle do trânsito, bem como os encaminhamentos da ocorrência.

Um homem tem casa incendiada e acusa a ex-mulher por atear fogo em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das 23 horas e 30 minutos de ontem, na Rua Carlos Dalmagro, no Bairro Jardim Peperi. Segundo relatos do morador da casa, assim que saiu do local para um compromisso, a ex-companheira arrombou a porta, ateou fogo na casa e fugiu logo em seguida. Assim que retornou para casa, o homem percebeu o fogo em um dos quartos, mas as chamadas já havia se alastrado para outros cômodos da casa. A Polícia Militar permaneceu no local e buscou localizar a mulher envolvida, que já é conhecida da PM e agora é apontada como autora do incêndio criminoso.

Ontem foram apreendidos pela Polícia Civil, por meio da DPCAMI, objetos relacionados à investigação que apura tentativa de homicídio praticada por um adolescente em São Miguel do Oeste ocorrido em março deste ano. A investigação, iniciada pela Polícia Civil no dia do fato, revelou que o suspeito teria tentado matar um homem em razão de supostas dívidas relacionadas ao tráfico de drogas. Foram encontrados objetos que reforçam as suspeitas sobre o menor. As investigações seguem sendo realizadas pela delegacia e deverão ser concluídas dentro do prazo legal. Depois disso, será encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para as providências legais.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.