ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 02-06-2021 Quarta-Feira

-PIB DO BRASIL CRESCE 1,2% E VOLTA AO PATAMAR PRÉ-PANDEMIA

-ASSEMBLEIA DERRUBA VETO A PROJETO QUE INJETA RECURSOS DO ESTADO EM BRs

-DOIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO TERÃO PONTO FACULTATIVO NESTA SEXTA-FEIRA

-SJO REALIZA AJUSTES EM PROGRAMAS DE INCENTIVO À PRODUÇÃO AGRÍCOLA

-PERSPECTIVA DE AUMENTO NO CONSUMO DE ENERGIA FAZ CELESC AMPLIAR INVESTIMENTOS NA REGIÃO

-COM ATRAÇÕES ADAPTADAS AO CENÁRIO DA PANDEMIA, IPORÃ DO OESTE COMEMORA 32 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

-POLÍCIA CUMPRE TRÊS MANDADOS DE PRISÃO

-NOVE INDICIADOS POR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA SÃO PRESOS NA REGIÃO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia.A temperatura pode chegar a 23graus. A mínima das últimas horas foi de 14graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 15centavos. O euro está valendo seis reais e 28centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


O governo chinês informou nesta terça-feira a descoberta do primeiro contágio humano no mundo do vírus H10N3 de gripe aviária, mas disse que o risco de grande propagação entre pessoas é baixo. Um homem de 41 anos de Jiangsu, província no leste da China, foi confirmado como o primeiro caso humano de infecção pela linhagem H10N3, segundo a Comissão Nacional de Saúde chinesa.O paciente está estável e deve ter alta nas próximas horas. O acompanhamento médico de seus contatos próximos não detectou nenhum outro caso. A entidade não deu detalhes de como o homem se infectou.


A Organização Mundial de Saúde aprovou, nesta terça-feira, o uso emergencial da CoronaVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac. A vacina é a sexta a receber essa aprovação pela entidade e é uma das três que estão sendo usadas no Brasil.Com base nas informações disponíveis, a OMS recomendou a vacina para uso em adultos de 18 anos ou mais, em um esquema de duas doses com um espaçamento de duas a quatro semanas. A entidade afirmou que a vacina "atende aos padrões internacionais de segurança, eficácia e de fabricação".


O governo e os representantes do principal grupo de protesto na Colômbia deram os primeiros passos para um acordo para apaziguar a convulsão social que atinge o país. Em quase um mês de manifestações contra o presidente IVAN DUQUE, cerca de 60 pessoas morreram. FÁBIO ARIAS, um dos porta-vozes da Comissão Nacional que reúne sindicalistas, estudantes e professores, destacou que "estão em andamento ações para suspender" os bloqueios de estradas que afetam especialmente o sudoeste do país.


A produção industrial brasileira caiu um vírgula três por cento em abril, na comparação com março. A informação é do IBGE. Trata-se da terceira queda seguida, com perda acumulada de quatro vírgula quatro por cento no período. Com isso, a produção industrial fica um por cento abaixo do patamar pré-pandemia. Em janeiro, a indústria operava três e meio por cento acima do nível de fevereiro do ano passado, antes da crise provocada pela Covid. Na passagem de março para abril, a produção encolheu em 18 dos 26 ramos pesquisados.


A ministra ROSA WEBER, do Supremo Tribunal Federal, deu cinco dias para o presidente da CPI da Covid, senador OMAR AZIZ se manifestar sobre a convocação de governadores para prestar depoimento na comissão parlamentar. Ela vai ouvir o senador para julgar a ação proposta por 19 governadores para anular convocações já aprovadas e proibir novos depoimentos. A ministra também pediu pareceres da Advocacia Geral da União e da Procuradoria Geral da República.Os governadores levaram a questão ao Supremo Tribunal Federal depois que nove deles foram chamados para serem interrogados na CPI.


O Produto Interno Bruto do Brasil cresceu um vírgula dois por cento no primeiro trimestre de 2021, na comparação com os três meses anteriores, segundo o IBGE. Em valores correntes, o PIB totalizou dois trilhões e 48 bilhões de reais. Os números do IBGE confirmaram que a economia brasileira iniciou o ano em expansão, dando sequência à recuperação dos danos causados pela pandemia de Covid-19. O resultado foi suficiente para levar o PIB de volta ao patamar do quarto trimestre de 2019 em termos de volume, ou seja, no mesmo nível pré-pandemia. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o PIB apresentou crescimento de um por cento, a primeira alta após uma sequência de quatro quedas.


Um em cada 10 habitantes de Santa Catarina já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19, necessárias para proteger contra as formas mais graves da doença. Até a noite desta terça-feira, 740 mil 162 pessoas haviam recebido as duas aplicações no Estado, conforme dados compilados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Elas representam 10 virgula 21 por cento da população e 28 por cento dos grupos prioritários da vacinação em Santa Catarina, que correspondem a dois milhões e meio de indivíduos. Entre as pessoas que tomaram pelo menos a primeira dose, a soma é de um milhão 707 mil e 13, o que equivale a 23 e meio por cento da população do Estado.


A assembleia derrubou, por maioria de votos, os vetos aos dois projetos de lei que viabilizam a liberação de recursos dos cofres do Estado para obras em rodovias federais, como a duplicação da BR-470 e a revitalização da BR 163. Com a decisão, os projetos, que haviam sido vetados pela então governadora DANIELA REIHNER, serão transformados em lei, o que possibilitará a transferência do dinheiro para as obras. Quando retornou ao comando do Estado, após a conclusão do processo de impeachment dos respiradores, o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, já em maio, pediu aos deputados a derrubada dos vetos, o que aconteceu no dia de ontem.


Pelo menos 163 policiais militares assinaram termos de recusa de vacinação da Covid-19 em Santa Catarina. Os documentos, divulgados pela NSC TV, foram assinados em unidades da Polícia Militar em 36 cidades catarinenses, duas delas no extremo-oeste, Anchieta e Dionísio Cerqueira. Os termos foram assinados desde o início da vacinação das forças de segurança no Estado, em nove de abril. Na segunda-feira, foram mais sete recusas.Em nota, a Polícia Militar de Santa Catarina disse que "não obriga e nem obrigará nenhum dos seus homens e mulheres a receberem vacina. A decisão é exclusiva de cada um".


-DOIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO TERÃO PONTO FACULTATIVO NESTA SEXTA-FEIRA

-SJO REALIZA AJUSTES EM PROGRAMAS DE INCENTIVO À PRODUÇÃO AGRÍCOLA

-DESCANSO DESENVOLVE PROGRAMA EMPREGO LEGAL

-PERSPECTIVA DE AUMENTO NO CONSUMO DE ENERGIA FAZ CELESC AMPLIAR INVESTIMENTOS NA REGIÃO

-COM ATRAÇÕES ADAPTADAS AO CENÁRIO DA PANDEMIA, IPORÃ DO OESTE COMEMORA 32 ANOS DE EMANCIPAÇÃO


Os municípios de Descanso e Belmonte vão estender o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, com ponto facultativo na sexta. Com isso, haverá apenas plantão no setor de Saúde dos dois municípios. Em Iporã do Oeste, Mondaí, SJO, Tunápolis e Santa Helena o trabalho segue normalmente.


Morador de São João do Oeste supera duas internações na UTI. Com 79 dias internado, sendo 56 na UTI, EGON STÜLP, ex-vereador e empresário de SJO, superou a Covid-19 e uma infecção hospitalar e retornou para casa. Aos 70 anos, ele ainda está em recuperação após ter ficado bastante debilitado pela longa internação. Além das consequências das ações do Coronavírus, ele também precisou enfrentar infecção hospitalar generalizada que causou agravamento do quadro de saúde. STÜLP relata que não lembra de dificuldades e dor durante os momentos de maior gravidade. Para o idoso, a alegria foi imensa ao reencontrar os familiares e amigos para retomar a rotina. Devoto de Padre REUS, EGON STÜLP não esconde a emoção pelo apoio que recebeu por meio de orações, e agradece o empenho dos médicos para restabelecer sua saúde. Ele demonstra grande gratidão pelo amor, carinho e atenção da esposa e dos três filhos que estiveram sempre por perto durante a doença e ainda acompanham a recuperação.


O engenheiro agrônomo da Epagri de Descanso, ZOLMIR FRIZZO, lembra que a situação da pandemia requer novas alternativas para atender aos agricultores. Na última semana, o secretário de Agricultura e o diretor da Epagri, de Florianópolis, estiveram numa propriedade referência em conservação do solo, no município. Segundo FRIZZO, a proteção do solo possui demanda considerável e os trabalhos da Epagri têm este foco em todo estado. O engenheiro agrônomo destaca que o diretor da Epagri visitou a propriedade para conhecer a realidade dela e também os trabalhos a serem implantados. Enfatiza que a ação visa encontrar parâmetros para as atividades de extensão rural da Epagri, nos próximos anos. Uma das principais preocupações do órgão é na área ambiental, em função do momento vivido agora, com a estiagem.


Na visão de ZOLMIR FRIZZO, ainda há muito trabalho a fazer em conservação de solo e água, principalmente quanto aos recursos hídricos. Muitos agricultores estão sentindo a falta de água nas propriedades e possíveis soluções dependem de planejamento, assessoria e trabalho conjunto dos órgãos do governo, entidades e organizações. Devido ao agravamento da pandemia, FRIZZO reitera que não é possível ir às comunidades para conversar com as famílias. A partir do planejamento plurianual, a Epagri consulta a sociedade para identificar outros sistemas de trabalho que atendam os produtores rurais, em convênio com os municípios. Uma iniciativa do órgão estadual no cenário da Covid-19 foi a elaboração de questionário via aplicativo de celular, no qual lideranças e representantes das comunidades estão recebendo formulário e deverão dar um retorno, apresentando problemas e potencialidades existentes na região para encontrar alternativas, de modo a atender melhor as famílias do município. A Epagri vai reunir o município para sistematizar as respostas, oficializar e definir o planejamento dos próximos anos.


São João do Oeste realiza ajustes em programas de incentivo à produção agrícola. Por imposição de lei federal não é possível criar novos programas e nem mesmo alterar valores. A alternativa foi anexar programas para melhorar a distribuição dos subsídios. Conforme o prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, o valor previsto para investimento no programa de Horas Máquinas foi anexado ao Bônus Agrícola. Ele argumenta que é preciso dar maior autonomia para os produtores utilizarem os recursos disponíveis. Cita que por meio do Conder Ambiental está ocorrendo maior investimento para evitar infringir legislação que é fiscalizada pela Polícia Militar Ambiental. Segundo o prefeito vários produtores rurais foram penalizados por irregularidades em movimentação de terra e outras obras. Para atender as exigências são necessários investimentos.


Os 320 mil reais do Programa Horas Máquinas foram incorporados ao Bônus Agrícola, que já está sendo pago. De acordo com ANTON, desta forma será possível contemplar maior número de produtores e garantir maior liberdade para aplicação em diferentes áreas da produção agrícola. O prefeito avalia que o setor agropecuário demanda de constante investimento na avicultura, suinocultura e produção de leite. GENÉSIO ANTON afirma que cresce o número de propriedades no sistema de confinamento de vacas. Outra situação que está ocorrendo é a migração do sistema de compost barn para o free stall. A diferença está no custo operacional, que é menor no free stall e também com maior facilidade de manejo dos animais.


Descanso desenvolve o Programa Emprego Legal, por meio da parceria entre prefeitura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Conforme a responsável pela Sala do Empreendedor, REGIANE RODRIGUES, o programa foi criado para auxiliar tanto as pessoas que procuram emprego como aquelas que buscam funcionários. Uma plataforma foi criada no site do município, com o nome Emprego Legal. Quem procura o emprego ou a empresa que queira oferecer oportunidade só precisa clicar no link e preencher o cadastro. REGIANE explica que o questionário é simples. No caso da empresa que quer contratar, ela deve especificar o funcionário que procura, emprego que oferece, contato e email para enviar currículo. Conforme a responsável da Sala do Empreendedor, se a pessoa quiser enviar currículo, deve ser direto para a empresa. A Sala do Empreendedor também faz o cadastro de pessoas que buscam emprego, caso não tenham acesso à internet em casa. REGIANE RODRIGUES enfatiza que a procura tem surpreendido e várias pessoas já conseguiram emprego pela plataforma da prefeitura.


O gerente da regional da Celesc, de SMO, SANDRO VAL MÓRBIDA, aponta perspectiva de aumento no consumo de energia elétrica a cada ano. Na região que compreende os municípios de Itapiranga, Iporã do Oeste, SJO, Tunápolis e Santa Helena o crescimento no consumo será em torno de 2,9 a 3,6 por cento ao ano. O gerente da Celesc enaltece que a Central Elétrica de SC tem planejamento anual e também outros que consideram os próximos cinco e dez anos, para verificar a demanda de energia e atender os consumidores. VAL MÓRBIDA enfatiza que os cinco municípios da antiga ADR de Itapiranga têm um agronegócio forte, e os investimentos em energia elétrica precisam estar de acordo. Para atender à demanda de consumo, destaca que a Celesc investiu mais de 3,5 milhões de reais nestes municípios nos últimos dois anos e meio. Especificamente em Iporã do Oeste, foram quase 900 mil.


VAL MÓRBIDA detalha que um investimento importante no município foi a substituição da rede monofásica pela trifásica, com cabos protegidos. Esta adaptação foi providenciada em extensão de seis quilômetros entre as comunidades de Barra Grande e São Lourenço, com investimento de 600 mil reais. Houve instalações de religadores, troca de transformador, acréscimo de cargas e melhorias na rede, para fortalecer o sistema e oferecer energia elétrica de maior qualidade. O gerente regional cita que em Iporã do Oeste e SJO praticamente 70 do movimento econômico vem do agronegócio, o que reforça a preocupação com a rede elétrica no campo. A regional de SMO conta com cerca de 120 mil consumidores. Na sexta-feira, 21 de maio, praticamente 15 mil ficaram sem energia, por conta da chuva e vento que quebrou postes, queimou transformadores e rompeu cabos na região de SMO. Em torno de 20 equipes e sete caminhões foram mobilizados e trabalharam desde a noite de sexta-feira até domingo, quando por volta das quatro da tarde o sistema foi restabelecido. A Celesc pede para as pessoas entrarem em contato pelos canais digitais, telefone ou WhatsApp em caso de qualquer transtorno na rede de energia.


O município de Iporã do Oeste completou 32 anos de emancipação político-administrativa nesta terça-feira, primeiro de junho. Conforme o prefeito ADÉLIO MARX, em tempos normais a expectativa seria de fazer maiores comemorações, como o corte do bolo que a cada ano era um metro a mais. A situação da pandemia não permite grandes festividades, mas segundo o prefeito, a data ainda merece ser comemorada. MARX registra que os primeiros habitantes vieram entre 1923 e 1924, quando a Coluna Prestes passou pelo município. Iporã do Oeste tornou-se distrito de Mondaí em 1956, na época com o nome de Pinhal, justamente por ser uma terra com muitos pinhais. Mais tarde, o nome passou para Iporã do Oeste, a Terra da Água Boa. O município obteve emancipação em 1989, fruto do envolvimento e esforços de muitas pessoas.


O prefeito ADÉLIO MARX lembra que também se deve reconhecer aqueles que batalharam na época que Iporã do Oeste tornou-se distrito de Mondaí, antes de chegar à condição de município. Reitera que os pioneiros que chegaram entre 1930 e 1950 encararam muito serviço braçal, sem ter máquinas, telefone ou hospital à disposição. Além disso, ainda construíram escolas e igrejas, motivo pelo qual merecem todo agradecimento e consideração. Segundo o prefeito, é graças a estas pessoas que tiveram espírito aventureiro que o município é hoje um lugar onde as pessoas gostam de morar e fazem questão de manifestar sua satisfação. MARX também destaca o empenho na construção do hospital e dos clubes sociais, como é o caso do São José, edificado em 1961, ambos fruto de trabalho voluntário da comunidade.


De acordo com o prefeito, existem situações em Iporã do Oeste que são peculiares. A inauguração do Bradesco, por exemplo, ocorreu em 1979, enquanto a emancipação veio dez anos depois. Naquele ano, 1979, não havia telefone em Iporã do Oeste, e foi feita uma central telefônica ao lado do local onde hoje fica a sede da Rádio Oeste FM. Por meio desta central, conforme MARX, o banco podia se comunicar com as demais agências e os clientes. ADÉLIO MARX enaltece que existem muitos avanços para comemorar, como educação de qualidade, reconhecida todos os anos pelos índices que atinge. A Secretaria de Saúde, junto com o hospital, clínicas médicas e dentistas servem o município com vários profissionais.


A Agricultura é o principal setor que move Iporã do Oeste. Segundo o prefeito, o movimento econômico agropecuário de 2020 foi muito superior ao de 2019, o que comprova o avanço do setor. Também destaca o crescimento da indústria, com mão de obra qualificada e poucos desempregados no município. Na avaliação de MARX, Iporã do Oeste ainda tem muito espaço para crescer e a área significativa à beira da rodovia favorece instalação de empresas. Nos últimos anos o município vem ajudando em infraestrutura e cedendo lotes para estimular geração de empregos. ADÉLIO MARX ressalta que além da quantidade expressiva de lotes formados, existem ainda outros em processo de desmembramento de loteamento, e alguns já constam no cartório de registro de imóveis.


A programação festiva do aniversário de emancipação de Iporã do Oeste iniciou às seis horas da manhã de ontem, com alvorada festiva da Fanfarra Municipal, no centro da cidade. Às 8h30 houve apresentação de vídeo poesia sobre a história do município, seguida da apresentação do hino do município, pela Banda Municipal. Já às 10h30 houve live do Grupo Coral Infanto Juvenil. Haverá ainda apresentação do Grupo de Violões e Teclado, neste sábado, às 16h. A atração estará acessível no canal do Youtube do Indaci, entidade que organiza a programação, junto com o Departamento de Cultura e Turismo de Iporã do Oeste.


-POLÍCIA CUMPRE TRÊS MANDADOS DE PRISÃO

-NOVE INDICIADOS POR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA SÃO PRESOS NA REGIÃO


A Polícia Militar cumpriu nesta terça-feira três mandados de prisão em SMO. O primeiro foi por volta das duas da tarde, no bairro São Luiz. Um homem que tinha mandado de prisão ativo por furto foi localizado e preso. A segunda detenção ocorreu por volta das quatro da tarde, na Willy Barth, bairro São Sebastião. Um homem estava com mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas. A polícia procurou na residência do homem, mas ele não foi encontrado. A guarnição então se deslocou até um local próximo e localizou o homem, que foi preso. O terceiro homem foi preso 20 minutos depois, na Rua Almirante Tamandaré, centro de SMO. A guarnição tinha o conhecimento de que o homem estava com mandado de prisão ativo por falta de pagamento de pensão alimentícia. A PM deslocou-se ao local de trabalho, localizou o homem e o conduziu à Unidade Prisional Avançada.


Em Descanso, a Polícia Militar foi acionada pelo fato de um homem que estaria descumprindo isolamento após testar positivo para Covid-19. Ele deveria estar em casa, mas optou por sair para trabalhar numa loja. Segundo informações, o homem teria ido para o interior do município fazer um serviço e não foi localizado. A Polícia Militar lavrou o boletim de ocorrência e colheu relato de testemunhas informando os fatos. O homem responderá pelo descumprimento, por ter colocado outras pessoas em risco, fato previsto como crime.


A Polícia Civil de Mondaí concluiu investigação relacionada à organização criminosa que atuava no município e região. Foram indiciados 10 investigados, dos quais nove já foram presos. A investigação iniciou em março, quando a Polícia Civil soube que criminosos atuavam na comercialização de drogas, além de agredir e torturar pessoas em Mondaí. As torturas foram filmadas pelos criminosos. A partir de então a Polícia Civil passou a identificar os integrantes do grupo. Em abril a Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, iniciou a Operação 158, em alusão à Rodovia BR-158, que é a rota de acesso aos municípios nos quais integrantes de uma facção criminosa fundada no sistema prisional gaúcho vinha atuando. Foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão e mandados de prisão temporária, nos municípios de Mondaí, Riqueza, Maravilha, Palmitos, e Cunha Porã.


Durante ação policial, foram apreendidos dinheiro oriundo do tráfico de drogas, veículos que eram utilizados no processo, aparelhos celulares e drogas. Os criminosos atuavam de forma organizada e com tarefas distribuídas, no intuito de dominar o tráfico de drogas na região. Para tanto, praticavam agressões físicas e ameaças com uso de armas de fogo. Entre os nove presos na operação, havia inclusive dois chefes da organização criminosa que, mesmo de dentro de presídios, estavam dando ordens aos integrantes da facção centralizada na cidade de Mondaí. Ainda foi apreendido um adolescente, de 17 anos, suspeito de participar dos crimes. Os investigados foram indiciados pela prática dos crimes de tráfico de drogas, tortura e integrar organização criminosa. O Inquérito Policial, contendo as provas do caso, foi encaminhado ao Ministério Público para análise.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.