ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quinta-feira - 02 05 2024

-NÚMERO DE MORTES SOBE PARA 13 E RS DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE

-CHUVA ATINGE SANTA CATARINA PROVOCA TRANSTORNOS EM ALGUMAS REGIÕES

-SÃO MIGUEL SEDIA CONFERÊNCIA DE GESTÃO DE TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

-UNIDADE DE TRATAMENTO DE RESIDUOS HUMANOS DEVE SER INAUGURADA EM JULHO

-TERMINA HOJE PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA A ELEIÇÃO DO SINDICATO DOS PRODUTORES

-AGRICULTOR FICA FERIDO EM CAPOTAMENTO DE MÁQUINA AGRÍCOLA NA REGIÃO

-MULHER DE 42 ANOS É VÍTIMA DE ESTUPRO DURANTE A MADRUGADA NA VILA NOVA

O tempo é de céu encoberto. A previsão para as próximas horas é de tempo nublado com chuva. A mínima nas últimas horas foi de 20 graus e a máxima pode chegar a 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 13 centavos. O euro está valendo cinco reais e 49 centavos. O peso está cotado em 0,0059 centavos.

O colapso de um trecho de uma via expressa na província chinesa de Guangdong na quarta-feira causou a queda de veículos e matou 48 pessoas. De acordo com a mídia estatal da China, cerca de 30 pessoas também ficaram feridas. Vídeos mostraram que uma força-tarefa foi enviada para recuperar veículos e ajudar nos esforços de resgate. O colapso, provocado por fortes chuvas, ocorreu em uma via expressa, segundo a agência de notícias Xinhua. A seção de colapso tinha 17 vírgula nove metros de comprimento e causou a queda de 23 veículos. 48 pessoas morreram e os feridos foram encaminhados para hospitais da região.

A polícia da Turquia prendeu 217 pessoas nesta quarta-feira durantes os protestos do primeiro de maio em Istambul. Segundo o ministro do Interior, ALI YERLIKAYA, gás lacrimogéneo e balas de borracha também foram usados para impedir os manifestantes de chegasse à Praça Taksim, ponto tradicional de protestos na cidade. O presidente turco TAYYIP ERDOGAN proibiu a realização dos protestos que foi isolada pela polícia. O líder do principal partido de oposição da Turquia, o Partido Popular Republicano, OZGUR OZEL, convocou os protestos na praça, apesar da proibição emitida pelo gabinete do governador de Istambul.

Os Estados Unidos acusaram a Rússia, nesta quarta-feira, de ter usado "a arma química cloropicrina contra as forças ucranianas", em violação à Convenção sobre Armas Químicas. Os norte-americanos citaram que, além disso, a Rússia usou agentes químicos anti-distúrbios, como gás lacrimogêneo, "como método de guerra na Ucrânia, também em violação à convenção”. O departamento de Estado afirmou que o uso destas substâncias químicas não foi um incidente isolado. Ao mesmo tempo, Washington anunciou um novo pacote de sanções contra empresas e indivíduos de ajudar a financiar a invasão russa da Ucrânia.

Começa nesta quinta-feira o pagamento do abono anual aos beneficiários da Previdência Social, também conhecido como "décimo terceiro do INSS" para quem recebe mais que um salário mínimo. Para quem recebe menos, o pagamento já começou no dia 24 de abril. Primeiros a receber serão os beneficiários com Número de Identificação Social com final 1 ou 6. Em março, o presidente assinou um decreto que antecipou o repasse. Terão direito ao abono pessoas que, em 2024, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social. Mais de 33 milhões serão beneficiados.

O presidente LULA disse, nesta quarta-feira, que a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia e municípios não pode “favorecer os mais ricos”. Ele citou que a desoneração deve acontecer quando o povo pobre ganha. Na semana passada, o ministro do STF, CRISTIANO ZANIN atendeu a um pedido da Advocacia-Geral da União para suspender trechos da prorrogação da desoneração. No plenário virtual da Corte, o placar está em 5 votos a 0 para manter a decisão do magistrado. De um lado, setores econômicos, municípios e o Congresso querem a prorrogação do benefício até 2027, enquanto o Ministério da Fazenda tenta reduzir a sua abrangência, temendo impactos orçamentários.

O Rio Grande do Sul decretou estado de calamidade pública nesta quarta-feira pelos "eventos climáticos de chuvas intensas". A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado. O decreto destaca que o Rio Grande do Sul é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível Três - caracterizados por danos e prejuízos elevados. O governador EDUARDO LEITE disse nesta quarta que o temporal que atinge a região desde segunda-feira "será o maior desastre do estado". Os temporais já deixaram 13 mortos, 21 desaparecidos e 11 feridos, segundo a Defesa Civil. O último boletim informou quatro mil e 400 desalojados e desabrigados.

A chuva que atinge Santa Catarina já vem causando transtornos em algumas cidades. No Sul do Estado, por exemplo, foram registrados os maiores acumulados. Em Praia Grande, em apenas dois dias, choveu 183 milímetros, de acordo com o último boletim da Defesa Civil. Seis pessoas ficaram desalojadas no município. Durante a madrugada desta quinta-feira, o nível do Rio Mampituba subiu e ultrapassou quatro metros e meio. Com isso, a prefeitura estuda a evacuação do bairro Primeiro de maio e já colocou ônibus à disposição dos moradores. Além disso, a SC-290 no bairro Rio Canoas, está interditada por conta de água na pista.

A microrregionalização dos serviços públicos de saneamento básico foi discutida em audiência pública, realizada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. O objetivo foi discutir o projeto de lei complementar do Poder Executivo que trata do tema. O evento foi solicitado pelo presidente da comissão e relator do projeto, deputado CAMILO MARTINS. A proposta institui a Microrregião de Águas e Esgoto de Santa Catarina, bem como sua estrutura de governança. Conforme justificativa do projeto, a ideia é cumprir o Marco do Saneamento Básico, uma lei federal de 2020 que estabeleceu, entre outras metas, a universalização do acesso à água tratada e da coleta e do tratamento de esgoto até 2033. A proposta apresentada pelo governo estadual trata da regionalização dos serviços de saneamento, condição necessária para o recebimento de recursos e de financiamentos com recursos da União para a prestação desses serviços. O modelo já foi adotado por 16 estados brasileiros.

A vacinação contra a gripe será ampliada para todas as pessoas com mais de seis meses de idade. A medida, informada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, é para conter casos mais graves e internações pela doença. Em Santa Catarina, os grupos prioritários devem ser mantidos inicialmente. A Secretaria de Estado da Saúde ainda vai analisar o excedente de doses e a situação epidemiológica do Estado, em conjunto com os municípios, e fará uma nova orientação. Ainda não há data para isso. Até 30 de abril, segundo o painel do Ministério da Saúde, Santa Catarina tinha vacinado 32 do público-alvo com um total de 863 mil doses aplicadas. A população-alvo é de cerca de três milhões de pessoas.

Um morador de Itapiranga foi uma das vítimas do temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, provocando enchentes e deslizamentos. CARLOS WOLFART estava na cidade de Sinimbú, região central do estado, para participar do casamento de um familiar que seria realizado no feriado desta quarta-feira. WOLFART é morador da comunidade de linha Durado, interior de Itapiranga e estava hospedado em um sítio no interior com outros familiares. Ele teria buscado uma opção de saída do local e acabou sendo arrastado pela enxurrada. O homem ainda não foi localizado pelas equipes de resgate.

As fortes chuvas que castigam o Rio Grande do Sul desde o último domingo já chegaram em Santa Catarina desde a madrugada desta quinta-feira e devem avançar sobre o estado ao longo do dia. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta para as chuvas nos próximos dias. A Defesa Civil também emitiu alerta de atenção para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos, além de temporais com risco de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. Entre hoje e amanhã são esperados acumulados entre 150 e 200 milímetros no Extremo Oeste. Por conta disso, o Corpo de Bombeiros fez uma reunião com os quarteis da região na manhã de hoje para reforçar algumas orientações e ação a serem tomadas diante de eventuais problemas que podem ser causados pelo excesso de chuvas.

A sala do empreendedor de Belmonte, e em parceria com o SEBRAE, vai realizar na noite desta quinta feira um curso sobre Marketing Digital. A capacitação terá inicio às sete horas na Câmara Municipal de Vereadores de Belmonte. Conforme a Secretária de administração ROSANGELA PELISSARI, o curso é gratuito, e cerca de 40 empresas do município estarão participando, além da população em geral. Ela frisou que em razão do surgimento da internet e dos ambientes virtuais, novos recursos ficaram disponíveis, tornando o marketing digital algo muito poderoso em relação ao marketing tradicional.

O Município de Iporã do Oeste em parceria com o Instituto do Meio ambiente e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional, termina hoje mais uma etapa da campanha “Penso, Logo Destino”. O trabalho visa a conscientização da população para o descarte correto de materiais recicláveis, conforme a Lei da Logística reversa. Conforme o Secretário de Planejamento e Gestão WILSON MALLMANN, estão sendo recolhidas lâmpadas, pilhas e baterias, exceto automotivas. Um dos pontos de coleta é a prefeitura. As escolas do município também possuem disponibilizaram coletores para a recolha do material. Além disso, no dia cinco de junho o município vai realizar mais uma edição da campanha “Recicla Iporã” para a coleta de materiais eletrônicos, vidros e óleo de cozinha.

A Casan está finalizando a construção da nova Unidade de Gerenciamento de Lodo, anteriormente conhecida como Estação de Tratamento de Dejetos Humanos no município de Descanso. A informação é do prefeito SADI BONAMIGO. De acordo com ele, a implantação do sistema vai resolver um problema antigo dos municípios da região. Ele explicou que após a assinatura do termo de cooperação entre a Casan e o Governo Municipal, ficou evidente a inviabilidade da antiga Estação de Tratamento de Dejetos Humanos devido a problemas estruturais e operacionais. Essas deficiências foram avaliadas pela Casan, levando à concepção de um novo projeto que está sendo agora implementado. BONAMIGO disse que trata-se de um sistema inovador para o tratamento de dejetos humanos.

A inauguração da Unidade de Gerenciamento de Lodo, antiga Estação de Tratamento de Dejetos Humanos, deve ocorre entre os meses de junho e julho deste ano.A projeção é do secretário de Desenvolvimento Econômico de Descanso, PAULO LAUXEN. Ele explicou que a partir da abertura da unidade vai começar a recolha das fossas regulares em Descanso, que atualmente representam 53 por cento do total. Em 2019, esse percentual era de 19 por cento. De acordo com LAUXEN, posteriormente, serão discutidas parcerias com outros municípios abrangidos pelo termo de cooperação, possibilitando que também sejam atendidos pela unidade de tratamento. Ele disse ainda que o sistema vai atender as necessidades de Descanso e municípios vizinhos, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o bem-estar da comunidade.

São Miguel do Oeste sediou, nesta semana, a etapa regional da Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O evento reuniu cerca de 30 municípios da região. O tema do encontro foi “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde aponta que há atualmente no Brasil mais de três milhões de pessoas trabalhadoras em exercício no SUS. Deste total, 75 por cento são mulheres, 47 por cento possuem curso superior e a faixa etária média para ambos os gêneros é de 40 a 44 anos de idade. Em todas as cinco regiões, quem lidera o ranking de maior número de pessoas empregadas são os técnicos em enfermagem.

A Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde está mobilizando todas as regiões de saúde com foco na educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além da revisão dos processos de formação de profissionais da saúde. O documento discutido nesta semana na etapa regional de São Miguel do Oeste tem três eixos: democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil e Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde.

Cerca de 270 pessoas participaram da etapa regional da Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. A informação é da Integrante do setor de coordenação de Atenção Primária da Gerência de Saúde, SIRLEI CETOLIN. Ela explicou que o evento discutiu, principalmente, a saúde dos trabalhadores que atuam nos diferentes espaços da saúde. Segundo SIRLEI, foram debatidos avanços e retrocessos, como a emenda constitucional 95 de 2016 que provocou consequências negativas para cargos, salários, concursos e contratações de novos profissionais para a saúde pública. Outro impacto foi o congelamento de recursos para o setor de sáude. Entre os avanços, ela citou a formação de novas equipes e a presença de profissionais multidisciplinares na saúde pública.

O Sindicato dos trabalhadores rurais terá uma assembleia geral no próximo sábado em São Miguel do Oeste. De acordo com o presidente da entidade, LIRIO WATHIER, o evento tem como pauta principal a prestação de contas do exercício 2023. Lodo depois, ocorre uma palestra sobre a conjuntura da agricultura familiar no estado com o presidente da Fetaesc, VALTER DRESCH. O evento está programado para as dez horas da manhã no salão comunitário da Linha Fátima. De acordo com WATHIER, todos os associados do sindicato foram convidados para a assembleia geral do próximo sábado.

Termina hoje o prazo de inscrições das chapas na eleição do sindicato dos produtores rurais. Os interessados disputar a eleição e participar da diretoria tem até as cinco horas da tarde para fazer a inscrição. A informação é do presidente da entidade, ADAIR TEIXEIRA. A eleição para a escolha do novo presidente será na assembleia geral marcada para o dia 11 de maio as 10 horas da manhã. A assembleia terá prestação de contas, parecer do conselho fiscal e aprovação do orçamento para 2024. A eleição será nesse mesmo dia, entre nove da manhã e três da tarde. TEIXEIRA explicou que a atual diretoria está montando uma chapa de consenso para a eleição deste ano.

A chapa de consenso que será inscrita hoje à tarde para a eleição do Sindicato dos Produtores Rurais vai ter o nome de ADAIR TEIXEIRA como candidato à reeleição. A tendência é que ele seja reconduzido para um novo mandato de mais quatro anos. Ele esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que colocou o cargo à disposição para uma renovação, mas o grupo entendeu que ele deve permanecer por um período no comando do sindicato.

Cerca de 370 associados ao sindicato dos produtores rurais estão aptos a votar na eleição do sábado da semana que vem. A informação é do presidente da entidade, ADAIR TEIXEIRA. De acordo com ele, mesmo com chapa de consenso, vai ocorrer eleição e os sócios devem responder “SIM” ou “NÃO” na cédula de votação. Para validar o resultado, a chapa precisa de 50 por cento mais um para confirmar o resultado. Não há previsão nos estatutos de número mínimo de votantes para validar o processo. TEIXEIRA reforçou o pedido para que os associados participem da assembleia e eleição da nova diretoria no sábado do dia 11 de maio.

Um homem acusado de ameaça e estupro foi preso nesta semana em Itapiranga. De acordo com a Polícia Militar, o mandado judicial de prisão foi cumprido na manhã de terça-feira. Em rondas pela Linha Dois Saltinhos, interior de Itapiranga, a PM realizou a abordagem de um homem. Durante consulta ao sistema foi constado que havia um Mandado de Prisão Ativo pelos crimes de Ameaça e Estupro. O homem, de 68 anos, foi levado para o Presídio de São Miguel do Oeste.

A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste apreendeu um adolescente conduzindo uma motocicleta com a placa de identificação adulterada na SC 163. Durante fiscalização nas proximidades do parque de exposições da Faismo, os policiais abordaram uma moto. O condutor, que era menor de idade, confirmou que trocou a placa de identificação do veículo. O adolescente e a motocicleta foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia de Polícia da Comarca de São Miguel do Oeste.

Um ônibus de transporte escolar furtado nesta quarta-feira foi localizado pela Policia Militar. Hoje pela manhã, a PM foi acionada para registrar uma ocorrência de encontro de um ônibus escolar. O proprietário relatou que deixou o veículo no pátio de um posto de combustível, e hoje ao buscar o ônibus para iniciar o roteiro com os alunos no interior, não encontrou o veículo. O ônibus foi encontrado na Linha Colorado. O veículo estava sem danos aparentes e sem sinais de arrombamento, mas com problemas mecânicos. O ônibus guinchado e entregue na Delegacia de Polícia Civil. O autor do furto não foi localizado.

Um agricultor sofreu ferimentos leves em um acidente envolvendo um trator agrícola na tarde desta quarta-feira, na Linha Campinas, interior de Iraceminha. A máquina capotou e o condutor ficou preso debaixo do veículo. O acidente aconteceu por volta das três e 50. Quando os bombeiros chegaram no local, o homem estava embaixo de um trator, consciente e orientado, com um pequeno corte e edema no braço. O banco do trator estava sobre a região da pelve. Foi realizada a estabilização da máquina agrícola com uma escavadeira giratória e correntes de aço. O homem foi retirado e levado, em maca rígida, para o hospital.

Uma mulher de 42 anos foi estuprada por dois homens na madrugada desta quinta-feira na Vila Nova. De acordo com a Polícia Militar, a vítima relatou aos policiais que saiu para caminhar e, em determinado momento, foi abordada por dois homens. Eles levaram a mulher para o meio do mato e abusaram sexualmente dela. A mulher relatou que não conseguiu pedir socorro. Ela foi conduzida para o Hospital Regional Teresinha Gaio Basso para atendimento médico. A vítima descreveu aos policiais militares as características dos homens e informou que eles eram de origem estrangeira. A Polícia Militar faz buscas mas ainda não localizou os autores do fato.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.