-ENTIDADE APONTA QUE 10 MILHÕES DE PESSOAS ESTARÃO ISENTAS DO IR EM 2024
-PREÇO MÉDIO DO GÁS DE COZINHA VARIA 22 REAIS ENTRE AS CIDADES DE SC
-TUNÁPOLIS SEDIA PRIMEIRA OFICINA DE USO BIOLÓGICO NO CONTROLE DA DENGUE
-NÚCLEO DO JOVEM EMPREENDEDOR PROMOVE CAPACITAÇÕES
-CRESCE PROCURA POR CAPACITAÇÕES EM COOPERATIVISMO ENTRE JOVENS E MULHERES
-MOTORISTA COM SUSPEITA DE EMBRIAGUEZ CAPOTA VEÍCULO
-MULHER COM BEBÊ NO COLO É AGREDIDA PELO EX-MARIDO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol durante a tarde com chance de chuva à noite. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e dois centavos. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.
Um sindicato do setor estatal do Canadá anunciou, nesta segunda-feira, um acordo para encerrar a greve de boa parte de milhares de funcionários públicos que, há dez dias, exigem aumentos salariais e mais teletrabalho. O acordo encerra uma das maiores greves da história do Canadá, iniciada em 19 de abril por 155 mil servidores públicos, o equivalente a um terço dos funcionários do país. A paralisação afetou muitos serviços federais, como emissão de passaportes e solicitações de imigração. O sindicato pedia um aumento de 13 e meio por cento em três anos, ou quatro e meio por cento anual para compensar a inflação, enquanto o governo havia proposto nove por cento no mesmo período.
O governo dos Estados Unidos afirmou nesta segunda-feira que pelas estimativas dele, militares da Rússia sofreram 100 mil baixas nos últimos cinco meses em combates contra a Ucrânia na região de Bakhmut. O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca JOHN KIRBY disse a repórteres que o número, baseado em estimativas da inteligência, inclui mais de 20 mil mortos, metade deles do grupo mercenário Wagner, que inclui condenados libertados da prisão para se juntarem aos combates. Segundo KIRBY, outro pacote de armas dos EUA para a Ucrânia será anunciado em breve.
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira que em 11 de maio encerrará a obrigatoriedade de apresentação de comprovante de vacina contra a Covid-19 para viajantes e funcionários do governo. A Casa Branca disse que a pandemia praticamente foi contida, levando o governo a suspender as restrições que estavam em vigor. Além de acabar com as regras de vacinação, o presidente JOE BIDEN anunciou em abril que estava declarando oficialmente o fim da emergência nacional de saúde que por mais de três anos sustentou uma série de ações extraordinárias do governo.
Os economistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação deste ano, de seis vírgula zero quatro para seis vírgula zero cinco por cento e também passaram a projetar um crescimento maior da economia. Foi a quinta alta seguida na expectativa de inflação desse ano. A informação consta do relatório "Focus", divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central. Foram ouvidas mais de 100 instituições financeiras na semana passada sobre as projeções para a economia. Para este ano, a meta central de inflação foi fixada em três vírgula 25 por cento pelo Conselho Monetário Nacional. Para 2024, a projeção de inflação do mercado financeiro ficou estável em quatro vírgula 18 por cento na semana passada.
Com a Medida Provisória que amplia da faixa de isenção do Imposto de Renda, 10 milhões e cem mil pessoas devem ficar isentas na declaração de 2024, segundo a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil. São três milhões e 600 mil a menos em relação ao total de 13 milhões e 700 mil de isentos estimados pela Receita Federal. Os cálculos da Unafisco foram feitos com base na MP publicada no domingo, que altera, a partir desta segunda, a faixa de isenção de mil 903 para dois mil 112 reais, além de incluir um desconto mensal de 528 na fonte. A medida precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para não perder validade.
O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, a criação de um grupo de trabalho para discutir a regulamentação das atividades executadas por intermédio de plataformas digitais, o que beneficiará motoristas de transportes e entregadores por aplicativos, por exemplo. Formado por 45 integrantes entre representantes do governo federal, de centrais sindicais e de empregadores, o grupo terá o prazo de 150 dias, prorrogado por mais 150 dias, para elaborar suas propostas ao tema e encaminhá-las ao ministro do Trabalho e Emprego, LUIZ MARINHO. Segundo o decreto, o colegiado deverá elaborar seu relatório com propostas para “regulamentar as atividades de prestação de serviços, transporte de bens, transporte de pessoas e outras atividades executadas por intermédio de plataformas tecnológicas”.
Desde ontem, a alíquota de ICMS para o diesel, o biodiesel e o GLP passa a ser uniforme em todo o país. Com a mudança do sistema plurifásico para o monofásico determinada pela União, o Governo do Estado editou a Medida Provisória adequando os incentivos fiscais concedidos atualmente para setores como o de transporte de passageiros, por exemplo. A MP foi publicada no Diário Oficial desta sexta e agora segue para análise da Assembleia Legislativa. A partir de primeiro de junho, o ICMS monofásico passa a valer para a gasolina, o que também terá impacto nos preços. A Secretaria de Estado da Fazenda informa que as concessões previstas na MP entram em vigor a partir desta segunda-feira e, na prática, são as mesmas em vigor atualmente. O secretário CLEVERSON SIEWERT explica que o Estado não está concedendo nenhum novo incentivo e que o ajuste não implica em aumento da atual renúncia fiscal.
A mudança na incidência de ICMS sobre os combustíveis, com o início da cobrança monofásica, deve trazer aumento de 85 milhões na arrecadação em Santa Catarina. A maior parte é decorrente do diesel, que segundo os cálculos da Secretaria de Estado da Fazenda deve resultar em 45 milhões para os cofres estaduais a partir deste mês. Já a gasolina, que terá cobrança monofásica de ICMS a partir de primeiro de junho, deve aumentar em 40 milhões a arrecadação. Apesar do reforço no caixa, no entanto, o valor não será suficiente para cobrir a perda do Estado com o imposto desde a mudança de alíquotas, em 2022, que chega a 300 milhões por mês - o equivalente a três bilhões e 600 milhões de reais ao ano.
O preço médio do gás de cozinha pode variar 22 reais e 50 centavos entre as cidades de Santa Catarina, conforme o balanço semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Conforme o levantamento, o botijão de 13 quilos tem um custo médio de 122 reais e 77 centavos no Estado, segundo o pesquisado em 132 pontos de revenda do produto. O destaque positivo é o município de Araranguá, no Sul catarinense, que apresentou um preço médio de 112 reais. Por outro lado, duas cidades do Oeste registraram o mais caro: em Chapecó, o valor é de 134 reais e 50 centavos e, em Xanxerê o preço é de 127 reais e 80 centavos.
Tunápolis sedia primeira oficina de uso biológico no controle da dengue. Evento foi realizado na manhã da última sexta-feira, no auditório da casa da cultura. A palestra reuniu representantes de nove municípios da região da Ameosc e três supervisores da regional de saúde de São Miguel do Oeste. Na oportunidade, a responsável pelo setor de endemias de Tunápolis, ELAINE MELZ, abordou diversas ações que podem ser adotadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegipty, principalmente através do uso de peixes da espécie lambari em reservatórios de água da chuva. Ela explica que Tunápolis possuía alto risco de contaminação em novembro de 2021, sendo o maior do Estado e que então surgiu a estratégia de ampliar a colocação de peixes em reservatórios de água da chuva.
ELAINE MELZ observa que por possuir grande quantidade de água, os reservatórios acabam sendo grandes criadouros de mosquitos, devendo ser monitorados pelo morador e mantidos tampados com telinha milimétrica nas entradas e saídas das canalizações. Conforme ela, isso evita a entrada de sujidades como folhas e gravetos, além de funcionar como um filtro na saída de água para evitar a perda de peixes. A responsável pelo setor de endemias destaca que após a gradativa colocação de peixes, Tunápolis alcançou a redução para Baixo Risco de contaminação por dengue nos dois levantamentos realizados em 2022. ELAINE MELZ observa que ainda há incidência de pessoas com a doença no município, mas em número menor do que em outras cidades próximas. Ela chama atenção que o trabalho de prevenção é diário e necessita a colaboração da população para reduzir riscos e agravos.
Os participantes da oficina da última sexta-feira também realizaram uma visita a campo nos açudes onde são capturados os peixes para a colocação nos reservatórios. Também foi visitada uma empresa de Tunápolis que instalou um sistema para travar a entrada de água no momento em que a caixa estiver cheia e escoar o excedente para a rede pluvial. A visita ocorreu ainda em duas residências onde existem peixes e cano de um metro e meio para armazenar a água das calhas, com telinha milimétrica para a filtragem. A responsável pelo setor de endemias, ELAINE MELZ, lembra que os reservatórios devem ser mantidos em local sombreado, evitando que a água fique verde com algas pela incidência excessiva de sol. A tampa do reservatório também deve ficar um pouco aberta para facilitar a saída de calor.
O município de Tunápolis possui vários casos de dengue no momento e por isso é fundamental a colaboração de todos os munícipes. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que todos mantenham seus pátios e terrenos limpos e sem recipientes que possam acumular água, façam a limpeza e inclinação das calhas, lavem os recipientes de água dos animais de estimação, bem como adotem a destinação correta dos resíduos para a coleta seletiva de lixo. A Secretaria de Saúde do município ressalta ainda a importância de todos fazerem o uso de repelente, pois o produto evita picadas do mosquito contaminado pelo vírus da dengue, o que impede o desenvolvimento da doença.
Capacitações serão realizadas no decorrer deste ano. Conforme o Coordenador do Núcleo do Jovem Empreendedor de Tunápolis, EMERSON WOLF, as áreas de maiores solicitações para especialização são de oratória e mídias digitais. A primeira capacitação será realizada nos dias 21 e 22 de julho, com o objetivo de abordar sobre as melhores práticas de divulgação online. Já o curso de oratória será realizado nos dias 20 e 21 de outubro e terá foco em melhorar a comunicação de liderança, abordando técnicas para superar o medo de falar em público, técnicas de roteiro para organizar as falas, expressões vocais e linguagem corporal.
EMERSON WOLF cita que as capacitações serão ministradas por um instrutor e aberto para a comunidade em geral. O Coordenador do Núcleo do Jovem Empreendedor de Tunápolis chama a atenção que no curso de mídias digitais haverá ainda oportunidade para consultoria prática individual com duração de duas horas aos participantes da capacitação. EMERSON WOLF enfatiza que as capacitações envolvem desafios constantes e é importante estar adaptado a elas. O coordenador chama a atenção da importância do empreendedorismo desde cedo, possibilitando que os jovens tenham um contato maior com a temática e sejam orientados para o desenvolvimento profissional e da cultura associativista, é uma das formas de desmistificar a prática e estimular a geração de negócios.
Capacitações ganha destaque entre Jovens e Mulheres Cooperativistas. Conforme o Educador Credenciado pelo SEBRAE, SENAR e SESCOOP; JOÃO BATISTA SCHNEIDERS a maior preocupação é de acompanhar as mudanças de comportamento. Segundo ele, atualmente são três grupos bem distintos que precisam ser trabalhadores de forma individual. Os produtores rurais, clientes e cooperados acima dos 40 anos ainda possuem fidelidade com sua cooperativa. As negociações de compra e vende ocorrem quase que automaticamente. Porém os jovens estão ocupando mais espaços nas propriedades e nas cooperativas. Eles seguem uma negociação diferente, em busca de melhores preços, assistência técnicas e atendimento facilitado. SCHNEIDERS afirma que é preciso um olhar diferente dos gestores para evitar perder associados e clientes.
JOÃO BATISTA SCHNEIDERS afirma que o cooperativismo é uma força social e econômica que se transformou em uma das locomotivas da economia catarinense. O cooperativismo reúne quase quatro milhões de catarinenses e obteve receitas totais, em 2022, da ordem de 82 bilhões de reais. O crescimento foi de 21 por cento o que representa mais de sete vezes a expansão do PIB brasileiro no período. Um dos dados mais relevantes do levantamento é a expansão do número de associados que cresceu 12 por cento no ano passado. As que mais atraíram associados foram as cooperativas de crédito que têm atualmente três milhões de cooperados. As cooperativas do agronegócio foram, novamente, as mais expressivas na geração de empregos diretos e de receita.
JOÃO BATISTA SCHNEIDERS afirma que o cooperativismo não pode parar e precisa estar atento as novas necessidades. O Educador Credenciado pelo SEBRAE, SENAR e SESCOOP, diz que é preciso maior flexibilização no sistema cooperativista para abraçar novos desafios que estão cada vez mais presentes na rotina das empresas e propriedades agrícolas. SCHNEIDERS destaca a importância de investir nas pessoas. Neste contexto estão os funcionários, dirigentes e associados das cooperativas. Ele faz avaliação positiva do interesse dos jovens nas capacitações buscando maior autonomia e superar obstáculos que surgem no agronegócio.
Motorista com suspeita de embriaguez perde o controle e capota em Palmitos. Um motorista, de 28 anos, perdeu o controle do veículo e capotou no início da noite desta segunda-feira. O acidente foi registrado por volta das 19 horas e 30 minutos no trevo de entroncamento da BR-158 com a SC-283 em Palmitos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quando as guarnições chegaram no local localizaram o jovem fora do veículo, apesentando forte odor etílico e com suspeita de fratura no tornozelo esquerdo e escoriações. Ele foi atendido no local e conduzido ao Hospital de Palmitos para avaliação médica.
Mulher com bebê no colo é agredida pelo ex-marido em conveniência de São Miguel do Oeste. Uma mulher foi agredida pelo ex-companheiro por volta das 18 horas desta segunda-feira, em uma conveniência no centro de São Miguel do Oeste. Ela segurava um bebê no colo. De acordo com a PM, o ex-companheiro da mulher estava no estabelecimento com outra mulher quando ela chegou. Ao ver que o homem estava acompanhado iniciou uma discussão. Alterado o homem desferiu um soco no rosto da ex e saiu do local. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu a mulher com ferimentos leves. A criança não se feriu. O Boletim de ocorrências foi lavrado e a mulher orientada. O autor não foi localizado.
A Polícia Civil de São Miguel do Oeste concluiu na semana passada, um Inquérito Policial que apurou o furto de uma pulseira de ouro avaliada em mais de cinco mil reais. As investigações iniciaram após a vítima registrar a ocorrência e relatar que o objeto sempre era guardado no mesmo local e que, além dela e do marido, a única pessoa que tinha acesso ao objeto era a sua ex-empregada doméstica. No decorrer das investigações, a Polícia Civil representou pela expedição de mandado de busca e apreensão na residência da suspeita e ao realizar o cumprimento, os policiais viram a pulseira de ouro no pulso da ex-empregada. Com isso, ela foi indiciada pelo crime de furto qualificado pelo abuso de confiança, cuja pena pode chegar a oito anos de reclusão.
Um homem foi preso por ameaçar a mulher de morte no interior de Riqueza. O fato aconteceu por volta das 20h desta segunda-feira. Segundo a vítima, ela, o marido e os dois filhos estavam em uma festa durante a tarde e que por ciúmes, o homem teria começado uma discussão. Na volta para casa, ele estava alterado, dizendo que jogaria o carro contra uma árvore. Com isso, o filho mais velho interviu na discussão, momento em que o homem parou o carro e mandou ele descer, correndo atrás dele com pedras. A mulher disse ainda que quando chegaram em casa, ele a ameaçou de morte e que então ela saiu com seus dois filhos menores e foi pedir socorro em um vizinho.
A guarnição foi até a casa do casal para conversar com o agressor e ele relatou que a discussão começou na festa, pois o combinado era estar em casa às 17h, mas que naquele horário a família ainda não havia retornado. O homem confirmou que no caminho de casa acabou se desentendendo com o seu enteado e que a esposa teria protegido filho, mas negou que havia ameaçado a mulher de morte. Diante dos fatos e com o desejo de representação da vítima, foi registrado um Boletim de Ocorrência e os envolvidos foram encaminhados até a Delegacia da Polícia Civil, em São Miguel do Oeste.
Uma mulher procurou a Polícia Militar de Mondaí pouco depois da meia noite desta segunda-feira, para registrar uma ocorrência de dano e lesão corporal. Ela relatou que havia terminado o namoro e que o seu ex-namorado entrou na casa dela sem sua autorização, pois é conhecido e amigo do seu primo que também mora no local. A vítima apresentava inchaço no rosto e nos lábios, além de relatar dor na cabeça causada pelos puxões de cabelo que havia sofrido. Segundo a mulher, as agressões ocorreram após ela pedir para que o homem saísse da casa, momento em que ele passou a puxar o seu cabelo, desferiu um soco em seu rosto e apertou o seu pescoço. Ele também teria danificado o celular dela, jogando o aparelho no chão. Com o relato, a guarnição foi até a casa onde o primo e o irmão da vítima, que moram com ela, confirmaram os fatos. Um Boletim de Ocorrência foi registrado e buscas foram feitas, mas o autor das agressões não foi encontrado.