-ENTRA EM VIGOR MEDIDA QUE PERMITE USAR O FGTS PARA QUITAR DÍVIDA DE IMÓVEL
-ESCOLAS AGUARDAM CONTRATAÇAÕ DE VIGILANTES ANUNCIADA PELO ESTADO HÁ UM ANO
-DIA D DE CAMPANHA CONTRA GRIPO E SARAMPO APLICA DUAS MIL DOSES DE VACINAS
-AUDIENCIA PÚBLICA NA CÂMARA VAI DISCUTIR LIMITES PARA CONSTRUÇÕES NA CIDADE
-SÃO MIGUEL VAI RECEBER 11 MILHÕES DO PLANO MIL PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO DE VEÍCULOS NA BR 282
-ARGENTINO SUSPEITO DE ESTUPRAR E MATA A FILHA DE 4 MESES É PRESO NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A temperatura pode chegar a 21 graus. A mínima das últimas horas foi de 15 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O papa Francisco reiterou neste domingo o pedido de abertura de corredores humanitários para a retirada de civis da cidade ucraniana Mariupol, depois de denunciar que a localidade foi "bombardeada e destruída de forma bárbara". A declaração foi dada durante a oração do Angelus na Praça de São Pedro do Vaticano. Mariupol, no sudeste da Ucrânia, foi quase totalmente destruída após semanas de cerco. Na madrugada de domingo, um primeiro grupo de civis conseguiu deixar a siderúrgica de Azovstal, último reduto dos combatentes ucranianos, onde também estão refugiados moradores da localidade. O papa denunciou ainda que a guerra na Ucrânia é uma "regressão macabra para a humanidade".
Milhares de pessoas compareceram às marchas do Dia do Trabalho na França neste domingo. Os atos pediram por aumentos salariais e requisitaram que MACRON abandone o plano de elevar a idade mínima para se aposentar. A maioria dos protestos foi pacífica, mas a violência eclodiu em Paris. A polícia disparou gás lacrimogêneo para repelir anarquistas vestidos de preto que saquearam estabelecimentos comerciais. O ministro do Interior, GERALD DARMANIN, disse no Twitter que esses atos de violência em Paris "não são aceitáveis".
A Unicef emitiu um alerta sobre a queda "alarmante" de vacinação em crianças na América Latina. De acordo com órgão da ONU para a infância, uma em cada quatro crianças da América Latina e Caribe não tem o calendário completo de vacinação. Segundo o Unicef, isso as torna vulneráveis a doenças perigosas. Em apenas cinco anos, o calendário completo de vacinação para prevenir a difteria, tétano e coqueluche caiu de 90 em 2014 para 76 por cento em 2020", apontou o Unicef em um comunicado. Cerca de dois milhões e meio de crianças não receberam as três doses da vacina.
O projeto de lei que cria subsídio federal para custear a passagem de ônibus para as pessoas com mais de 65 anos por três anos deve ser votado na semana do dia 16 de maio no plenário da Câmara dos deputados. A discussão ganhou força na semana passada com a "Marcha dos prefeitos" em Brasília. A proposta é uma reivindicação dos gestores municipais, especialmente das grandes cidades, que pedem a ajuda financeira do governo federal. O PL prevê a criação de um fundo de cerca de cinco bilhões com receita de royalties do petróleo pertencente à União para garantir a gratuidade das passagens para os idosos.
O Banco Central informou nesta segunda-feira que o nível de atividade da economia brasileira registrou aumento de zero vírgula 34 por cento em fevereiro deste ano. O resultado representa melhora na comparação com janeiro, quando o Índice de Atividade Econômica, conhecido como a "prévia do PIB", registrou queda de zero vírgula 99 por cento, maior tombo desde março de 2021. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Na comparação com fevereiro do ano passado, informou o Banco Central, o indicador do nível de atividade divulgado nesta segunda-feira registrou crescimento de zero vírgula 66 por cento.
A medida que permite usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para pagar até 12 parcelas atrasadas do financiamento imobiliário começa a valer nesta segunda-feira. O trabalhador poderá utilizar o saldo de suas contas no fundo para negociar o pagamento de até 80 por cento das prestações de financiamento habitacional em atraso. A condição é limitada a 12 prestações, consecutivas ou não. As regras foram publicadas pela Caixa Econômica Federal na semana passada, no novo Manual do FGTS — Utilização na Moradia Própria. A medida regulamenta o uso de recursos de contas do fundo para a quitação de prestações em atraso no financiamento habitacional.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial em Santa Catarina mostrou avanço de zero vírgula seis pontos em abril na comparação com março. O indicador atingiu 54 pontos e meio no mês, resultado acima do limiar de 50 pontos, o que representa otimismo com relação às perspectivas econômicas. No país, a confiança do empresário industrial brasileiro também aumentou e se mantém acima do patamar registrado no estado. Segundo a Fiesc, o aumento da confiança se deve aos resultados do primeiro trimestre com crescimento consistente da economia catarinense, com geração de empregos, aumento da produção industrial e avanço no comércio exterior.
A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina quer criar mais 25 cargos de defensor público, com o objetivo de ampliar o atendimento do órgão responsável pela assistência jurídica gratuita à população carente. O projeto de lei que trata do tema está em tramitação na Alesc. Conforme o texto, seriam criados 10 cargos de defensor público de primeira categoria, cinco cargos de defensor de segunda categoria, cinco de terceira e cinco de defensor substituto. O impacto financeiro é calculado em 11 milhões e 200 mil reais ao ano. Na explicação de motivos, o defensor público-geral de Santa Catarina, RENAN DE SOUZA lembrou que 87 das 111 comarcas do Estado não contam com o atendimento do órgão.
Um ano após o ataque a creche que deixou cinco pessoas mortas em Saudades, as escolas da rede estadual de Santa Catarina continuam sem a implementação de vigilantes. A contratação de guardas foi a solução encontrada pelo Estado, à época, para intensificar a segurança nas mais de mil unidades educacionais da rede estadual. O processo de contratação dos profissionais chegou a ser aberto, mas por ausência de uma audiência pública, foi suspenso. Um termo de referência sobre o assunto foi elaborado e será enviado para abertura de um novo pregão eletrônico, segundo a Secretaria de Estado da Educação. Não há prazo, porém, de quando o serviço será executado. Atualmente, 238 escolas são monitoradas por câmeras. Das mais de mil unidades estaduais, somente 245 possuem vigilância humana.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realizou, neste sábado, a primeira edição do Feirão do Emprego O evento aconteceu entre oito da manhã e quatro da tarde na área coberta ao lado da Praça Walnir Bottaro Daniel. O objetivo do município foi aproximar as empresas que possuem vagas disponíveis e pessoas que estão em busca de uma oportunidade. De acordo com a secretária MARLI DA ROSA, cerca de 10 empresas da cidade, especialmente frigoríficos e do setor da construção civil montaram estruturas para o recebimento de currículos e entrevistas. Essa foi a primeira edição do evento que deve ser realizado em outras oportunidades pelo município.
O primeiro Feirão do Emprego atraiu aproximadamente 150 pessoas em busca de uma vaga de trabalho. O número foi divulgado na manhã de hoje pela secretária de desenvolvimento, MARLI DA ROSA. Ela fez uma avaliação positiva da atividade que aconteceu na área coberta praça Walnir Bottaro Daniel. MARLI comentou que as empresas aprovaram o formato do evento e algumas já identificaram perfis para o preenchimento das vagas. Ela também reforçou a importância do Balcão de Empregos, com cadastro online de currículos e de empresas com vagas disponíveis, pelo site balcaodeempregos.saomiguel.sc.gov.br, além de um ponto de atendimento na praça central. Atualmente, cerca de 60 empresas e 300 pessoas estão cadastradas.
A Secretaria de Saúde vai retomar amanhã a vacinação contra a Covid em São Miguel do Oeste. O atendimento será das oito da manhã as quatro da tarde na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni na terça, quarta e quinta-feira. Na terça-feira, a secretaria de saúde vai oferecer a primeira e segunda dose para adolescentes e adultos retardatários; a terceira dose para adultos retardatários e quarta dose dose para idosos, com idade acima de 80 anos, que receberam a terceira dose há mais de quatro meses. As pessoas que receberam duas doses da vacina JANSSEN não precisam fazer a terceira dose ou dose de reforço.
A vacinação contra a Covid prossegue na quarta-feira com a primeira e segunda dose para adolescentes e adultos retardatários, a terceira dose para adultos vacinados com a segunda dose até quatro de janeiro e retardatários; a quarta dose para idosos que receberam a terceira dose há mais de quatro meses e a segunda dose PFIZER para vacinados em nove de março. Na quinta-feira, o município vai oferecer a dose PFIZER para crianças, de 5 a 11 anos, vacinadas com a primeira dose em oito e dez de março e primeira e segunda dose para crianças de 5 a 11 anos retardatárias. As pessoas com a segunda dose da vacina BUTANTAN em atraso, também podem agendar atendimento pelo telefonewhats (49) 9 9168-1133.
A Secretaria de Saúde promoveu neste sábado, o Dia D de Vacinação contra a Gripe. A vacinação ocorreu na Unidade Central de Saúde e nos postos que ficam nos bairros da cidade. Segundo a enfermeira, JAQUELINE TOMIELLO, foram atendidos idosos, trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Para as crianças e trabalhadores da saúde, também esteve disponível a vacina contra o sarampo. Neste sábado, foram aplicadas quase duas mil doses das vacinas contra a gripe e o sarampo. Foram imunizadas mil 393 pessoas contra as duas doenças. No sábado, o atendimento ocorreu entre oito da manhã e quatro da tarde. A vacinação prossegue hoje e sexta no posto central de saúde.
Mais de cinco e 400 pessoas já vacinadas contra a gripe e o sarampo na campanha de imunização até agora em São Miguel do Oeste. A informação é da enfermeira JAQUELINE TOMIELLO. De acordo com ela, foram 899 doses da vacina contra o sarampo e 918 contra a gripe trabalhadores em saúde, o que representa 73 por cento da meta. O total de idosos imunizados contra a gripe é de três mil 650, metade da meta que é pouco mais de sete mil e 200. A partir de hoje serão inclusos na campanha de vacinação contra a gripe os demais públicos: gestantes, puérperas, professores, profissionais de segurança e salvamento, caminhoneiros, população privada de liberdade, pessoas com deficiências permanentes e pessoas com doenças crônicas.
A Câmara de vereadores vai promover, nesta terça-feira, uma audiência pública sobre a regulamentação das faixas de restrição para construções nas margens de cursos de agua. O objetivo do evento é discutir com a comunidade os impactos de leis e federais e estaduais que repassam aos municípios a competência para fixar os limites. A audiência pública de amanhã é umaproposição do vereador CARLOS AGOSTINI do MDB. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que a audiência é uma oportunidade para fazer um amplo debate sobre o assunto, já que o tema é complexo e envolve o desenvolvimento sustentável do município.
O vereador CARLOS AGOSTINI defendeu, neste sábado no Peperi Rádio Repórter, a redução da área de preservação as margens de cursos de agua na área urbana de São Miguel do Oeste. Ele disse que existem muitas situações consolidadas e que é possível reduzir o espaço onde é proibida a construção. Na visão do vereador, o município pode, com base na nova lei federal, ter uma área menor de restrição as margens de cursos de agua sem que o meio ambiente seja afetado. Isso, de acordo com ele, vai estimular o desenvolvimento da cidade.
Já está em tramitação na câmara de vereadores um projeto de lei que reduz a metragem das áreas de preservação permanente no perímetro urbano de São Miguel do Oeste. A proposta é de autoria do vereador PAULO DRUMM. Atualmente, o código florestal nacional fixa as áreas de preservação permanentes nas cidades em 30 metros dos cursos de agua, ou seja, nesse espaço não pode haver nenhuma construção. O projeto que ele apresentou na câmara reduz essa distância para 15 metros. Em entrevista recente para a Peperi, o vereador disse que a redução do limite pela metade dos parâmetros atuais é a melhor condição para contemplar o desenvolvimento sustentável da cidade e manter um equilíbrio entre os aspectos sociais, ambientais e econômicos. O projeto também estará na pauta da audiência pública de amanhã.
O vereador CARLOS AGOSTINI disse sábado no Peperi Rádio Repórter que quando fez o protocolo para a audiência pública sobre as áreas de preservação na cidade não havia nenhum projeto na casa sobre o assunto. O emedebista citou que depois disso o vereador PAULO DRUMM encaminhou o projeto para a casa. AGOSTINI citou que o ideal seria esperar a audiência, ouvir a comunidade e depois fazer o projeto. O vereador comentou que durante o encontro de amanhã podem surgir questões para inclusão na proposta que tramita na casa. A audiência pública também terá transmissão ao vivo pela rádio Peperi a partir das sete horas da noite.
O governo catarinense anunciou, na semana passada, a liberação de recursos do Plano Mil para mais 15 municípios, entre eles, São Miguel do Oeste. A iniciativa do estado prevê a aplicação de mil reais por habitante para os maiores municípios do estado. O recurso deve ser investido em projetos estruturantes para atender as principais demandas das comunidades. As prefeituras devem organizar os documentos, fazer os projetos e encaminhar a licitação. Somente depois disso o estado vai encaminhar os valores em até cinco parcelas. O Plano Mil prevê o repasse de recursos pelos próximos cinco anos.
São Miguel do Oeste vai receber 11 milhões 629 mil reais do Plano Mil neste ano. De acordo com o governo estadual, o valor será aplicado na construção da praça de alimentação no Parque de Exposições Rineu Gransotto e na construção de uma unidade básica de Saúde no Bairro São Luiz. O valor também servirá para a pavimentação asfáltica de estradas do interior. O objetivo do município é pavimentar os acessos as comunidades das linhas Caxias, Parda e Campo Sales. Recentemente, o prefeito WILSON TREVISAN comentou que o governo municipal pretende usar os recursos do Plano Mil para atender as demandas mais urgentes da comunidade na área de infraestrutura.
O município já está com os projetos prontos para licitar as obras que serão pagas com os recursos do plano Mil. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que a liberação dos valores é uma grande notícia e que município vai complementar os recursos com mais dois milhões do caixa da prefeitura. Assim, o investimento total vai chegar a 13 milhões de reais. TREVISAN confirmou que os projetos já estão prontos e devem ser licitados já nesta semana.
O prefeito WILSON TREVISAN também confirmou que o município deve começar, ainda neste ano, as obras de construção de um novo ginásio de esportes no bairro Agostini. Ele disse que a prefeitura tem dois milhões de reais garantidos e vai em busca do restante nos próximos dias. TREVISAN explicou que a obra vai custar cerca de oito milhões de reais. O projeto é de um complexo com capacidade para quase duas mil pessoas. O terreno tem cerca de três mil metros quadrados e o município vai desapropriar mais cinco terrenos no bairro para a execução do projeto. Segundo o prefeito, o ginásio será de múltiplo uso, podendo ser usado inclusive como centro de eventos.
Uma colisão, seguida de engavetamento, envolveu cinco veículos na manhã de hoje na SC 163. O acidente aconteceu entre os municípios de Iporã do Oeste e Descanso por volta da sete e meia e envolveu um Uno, uma EcoSport, uma Ranger, um Ka e um Linea. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste prestou atendimento no local e apenas um casal de idosos foi encaminhado para avaliação no Hospital Nossa Senhora das Mercês, em razão da idade. Os demais ocupantes não tiveram ferimentos. As fotos do acidente estão no portal da Peperi na internet.
Um homem foi preso em flagrante por pichar o muro da escola São Miguel no centro da cidade. O fato aconteceu por volta das 11 horas da noite de ontem. De acordo com a Polícia Militar, o homem pichou o muro da escola e, depois, fez o mesmo no prédio da Feira Livre Municipal e em uma agropecuária. Em rondas pelo centro, uma guarnição da PM abordou o suspeito com as mãos manchadas de tinta azul, a mesma cor utilizada na pichação dos muros. Ele confirmou ter pichado a escola e foi preso em flagrante pelo crime de dano contra patrimônio público.
Um homem sofreu ferimentos graves em um acidente no final da noite deste domingo na BR 282. A colisão aconteceu um pouco antes da meia noite na Linha Canela Gaúcha e envolveu um Gol e um Peugout. Um homem, que estava no Gol, fico preso nas ferragens. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado pelo Samu ao Hospital Regional. O casal e duas crianças que estavam no outro carro saíram ilesas do acidente. As causas da colisão não foram confirmadas oficialmente pela Polícia Rodoviária Federal.
Um argentino suspeito de estuprar e matar a filha de apenas quatro meses foi preso neste final de semana em Dionísio Cerqueira. De acordo com a Polícia Civil, o homem, de 19 anos, procurou atendimento médico para o bebê no Brasil no sábado à noite. Ele esteve com a mulher em uma farmácia e depois levou a criança para o hospital da cidade. O bebê estava bastante machucado e morreu no hospital. O casal é de Poço Azul na Argentina e buscou atendimento em Santa Catarina. De acordo com o delegado LUCAS ALMEIDA, o homem deve responder pelo crime de estupro de vulnerável seguido de morte. A pena pode chegar a 30 anos de reclusão.
A Polícia Civil suspeita que os atos de violência sexual contra um bebê de apenas quatro meses na Argentina tenham começado no final de abril. De acordo com o delegado LUCAS ALMEIDA, a mãe do bebê relatou que percebeu os machucados e sangramentos na filha na semana passada, mas que o marido ameaçou mata-lo caso ela denunciasse o fato. O delegado disse ainda que o homem negou os fatos e não apresentou nenhum sentimento ao saber da morte da filha. O IML coletou material genético do bebê e do pai como elementos de prova. O suspeito foi preso em flagrante e deve ser indiciado pelo estupro da própria filha.