De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O papa Francisco reiterou neste domingo o pedido de abertura de corredores humanitários para a retirada de civis da cidade ucraniana Mariupol, depois de denunciar que a localidade foi "bombardeada e destruída de forma bárbara". A declaração foi dada durante a oração do Angelus na Praça de São Pedro do Vaticano. Mariupol, no sudeste da Ucrânia, foi quase totalmente destruída após semanas de cerco. Na madrugada de domingo, um primeiro grupo de civis conseguiu deixar a siderúrgica de Azovstal, último reduto dos combatentes ucranianos, onde também estão refugiados moradores da localidade. O papa denunciou ainda que a guerra na Ucrânia é uma "regressão macabra para a humanidade".
Milhares de pessoas compareceram às marchas do Dia do Trabalho na França neste domingo. Os atos pediram por aumentos salariais e requisitaram que MACRON abandone o plano de elevar a idade mínima para se aposentar. A maioria dos protestos foi pacífica, mas a violência eclodiu em Paris. A polícia disparou gás lacrimogêneo para repelir anarquistas vestidos de preto que saquearam estabelecimentos comerciais. O ministro do Interior, GERALD DARMANIN, disse no Twitter que esses atos de violência em Paris "não são aceitáveis".
A Unicef emitiu um alerta sobre a queda "alarmante" de vacinação em crianças na América Latina. De acordo com órgão da ONU para a infância, uma em cada quatro crianças da América Latina e Caribe não tem o calendário completo de vacinação. Segundo o Unicef, isso as torna vulneráveis a doenças perigosas. Em apenas cinco anos, o calendário completo de vacinação para prevenir a difteria, tétano e coqueluche caiu de 90 em 2014 para 76 por cento em 2020", apontou o Unicef em um comunicado. Cerca de dois milhões e meio de crianças não receberam as três doses da vacina.
O projeto de lei que cria subsídio federal para custear a passagem de ônibus para as pessoas com mais de 65 anospor três anos deve ser votado na semana do dia 16 de maio no plenário da Câmara dos deputados. A discussão ganhou força na semana passada com a "Marcha dos prefeitos" em Brasília. A proposta é uma reivindicação dos gestores municipais, especialmente das grandes cidades, que pedem a ajuda financeira do governo federal. O PL prevê a criação de um fundo de cerca de cinco bilhões com receita de royalties do petróleo pertencente à União para garantir a gratuidade das passagens para os idosos.
O Banco Central informou nesta segunda-feira que o nível de atividade da economia brasileira registrou aumento de zero vírgula 34 por cento em fevereiro deste ano. O resultado representa melhora na comparação com janeiro, quando o Índice de Atividade Econômica, conhecido como a "prévia do PIB", registrou queda de zero vírgula 99 por cento, maior tombo desde março de 2021. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Na comparação com fevereiro do ano passado, informou o Banco Central, o indicador do nível de atividade divulgado nesta segunda-feira registrou crescimento de zero vírgula 66 por cento.
A medida que permite usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para pagar até 12 parcelas atrasadas do financiamento imobiliário começa a valer nesta segunda-feira. O trabalhador poderá utilizar o saldo de suas contas no fundo para negociar o pagamento de até 80 por cento das prestações de financiamento habitacional em atraso. A condição é limitada a 12 prestações, consecutivas ou não. As regras foram publicadas pela Caixa Econômica Federal na semana passada, no novo Manual do FGTS — Utilização na Moradia Própria. A medida regulamenta o uso de recursos de contas do fundo para a quitação de prestações em atraso no financiamento habitacional.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial em Santa Catarina mostrou avanço de zero vírgula seis pontos em abril na comparação com março. O indicador atingiu 54 pontos e meio no mês, resultado acima do limiar de 50 pontos, o que representa otimismo com relação às perspectivas econômicas. No país, a confiança do empresário industrial brasileiro também aumentou e se mantém acima do patamar registrado no estado. Segundo a Fiesc, o aumento da confiança se deve aos resultados do primeiro trimestre com crescimento consistente da economia catarinense, com geração de empregos, aumento da produção industrial e avanço no comércio exterior.
A Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina quer criar mais 25 cargos de defensor público, com o objetivo de ampliar o atendimento do órgão responsável pela assistência jurídica gratuita à população carente. O projeto de lei que trata do tema está em tramitação na Alesc. Conforme o texto, seriam criados 10 cargos de defensor público de primeira categoria, cinco cargos de defensor de segunda categoria, cinco de terceira e cinco de defensor substituto. O impacto financeiro é calculado em 11 milhões e 200 mil reais ao ano. Na explicação de motivos, o defensor público-geral de Santa Catarina, RENAN DE SOUZA lembrou que 87 das 111 comarcas do Estado não contam com o atendimento do órgão.
Um ano após o ataque a creche que deixou cinco pessoas mortas em Saudades, as escolas da rede estadual de Santa Catarina continuam sem a implementação de vigilantes. A contratação de guardas foi a solução encontrada pelo Estado, à época, para intensificar a segurança nas mais de mil unidades educacionais da rede estadual. O processo de contratação dos profissionais chegou a ser aberto, mas por ausência de uma audiência pública, foi suspenso. Um termo de referência sobre o assunto foi elaborado e será enviado para abertura de um novo pregão eletrônico, segundo a Secretaria de Estado da Educação. Não há prazo, porém, de quando o serviço será executado. Atualmente, 238 escolas são monitoradas por câmeras. Das mais de mil unidades estaduais, somente 245 possuem vigilância humana.
Rede municipal de ensino faz planejamento do segundo bimestre. Aconteceu na manhã de hoje no Centro de Eventos de Campo Erê, um encontro com todos os professores da rede municipal. A abertura contou com apresentação do grupo Ciranda teatral, que é de Campo Erê, com a peça chamada “cats”. Segundo a secretária de educação ROSÂNGEL MOCELINI, foi ainda feito um Chá Literário. O foco do planejamento é a literatura, por isso o projeto se chama: “Literatura ao Pé da Letra”. Como ontem foi o Dia do Trabalhador, o café oferecido na manhã de hoje aos profissionais foi também em alusão a data, disse a gestora.
Um estudo é feito antes do planejamento, em todas as escolas municipais. A secretária ROSÂNGELA explica que tudo que foi discutido hoje e colocado no papel é um planejamento coletivo, valido para toda a rede municipal de ensino. No entanto, quando os planos estiverem nas mãos dos professores em sala de aula, cada um vai aplicar, de acordo com a necessidade e a realidade de cada escola e de cada turma. Antes desse momento de parar e planejar foi feito um levantamento das dificuldades de cada instituição especialmente nesse período pós pandêmico que trouxe muitas preocupações e atrasos na educação.
Segunda Etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está aberta. SAMARA RONCHI coordenadora da vigilância em saúde do município de Campo Erê, comenta que no fim de semana aconteceu o dia D de vacinação e teve uma boa participação da população, mas ainda não foi o esperado pelas equipes da saúde pública. Devem a partir de hoje receber a vacina, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas – mulheres até 45 dias após o parto, professores, pessoas com comorbidades (diabetes, imunossuprimidos, doenças cardíacas, doenças pulmonares, renais e hepáticas crônicas, doenças neurológicas, obesidade, transplantados, portadores de síndromes, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas, além de caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo.
Pessoas que se encaixam nos novos grupos de vacinação devem procurar a UBS São Francisco até dia o dia três de junho. De acordo com a enfermeira SAMARA, o horário de atendimento da unidade é das sete e meia da manhã até as onze e 15 e a tarde das 13 e 15 até as 17 horas. É necessário levar o cartão do SUS e um documento pessoal. SAMARA frisa que mesmo com a abertura de novos grupos, a vacinação da influenza ainda continua para os Idosos e Profissionais de Saúde.
Secretaria de Agricultura ganha retro escavadeira nova. Quem anuncia é o responsável da pasta DÁSIO FRANZ, de São Lourenço do Oeste. A conquista se deu através do deputado ALTAIR SILVA e a máquina teve como destino a região de São Roque e já está sendo utilizada. Ela vem suprir uma grande necessidade do DMER que atua naquela região. DÁSIO aproveita para informar que sexta-feira vai acontecer o cadastro do Cheque do Leite e Hora Máquina. O cadastro vai valer para todos os agricultores que tem bloco de produtor e produzem leite. A novidade para esse ano é o cadastro para hora máquina. Mas os agricultores devem cuidar porque depois de sexta-feira o sistema vai encerrar o cadastramento, por isso não devem esperar.
Hora máquina vai ser paga em dinheiro em São Lourenço do Oeste. Conforme o secretário de agricultura, até aqui o serviço era realizado por máquinas da prefeitura, mas conforme DÁSIO FRANZ, isso gerava problema porque nem todos os agricultores podiam ser atendidos como precisavam. Agora, cada produtor vai contratar o serviço de máquina que quiser e com quem quiser. DÁSIO adianta que a partir do ano que vem quem não apresentar nota fiscal, comprovando o trabalho realizado, não será mais cadastrado. FRANZ informa ainda que todas as estradas de São Lourenço estão transitáveis, apesar das dificuldades que as chuvas provocaram. O secretário busca as informações com os motoristas dos caminhões que transportam leite.
Homem agride esposa grávida e é preso pela PM. O caso aconteceu em Marmeleiro na noite de ontem por volta das 22 horas e 30 minutos num posto de combustíveis as margens da BR-280. Segundo a polícia, uma mulher chegou no local pedindo socorro pois havia sido agredida pelo marido. No local os policiais encontraram a mulher de 44 anos, em estado de choque, que relatou que havia sido agredida pelo marido e estava com hemorragia, pois estaria grávida e temia estar sofrendo um aborto. Os policiais acionaram o SAMU que socorreu a mulher e a encaminhou a UPA em Francisco Beltrão. Foram realizadas buscas e o agressor de 40 anos foi localizado. Ele estava de posse de um facão, foi preso em flagrante e encaminhado a Décima Nona Subdivisão de Polícia.
Saída de pista e choque contra barranco deixa jovem ferido na SC-305. Um motociclista de 22 anos sofreu vários ferimentos em uma saída de pista seguida de colisão contra um barranco na Linha São Roque, SC-305, no município de Anchieta. Os bombeiros foram acionados às 20 horas e 45 minutos de sábado, para atender a vítima do acidente. O jovem conduzia uma moto modelo XRE 300 quando perdeu o controle da motocicleta, saiu da rodovia estadual e bateu contra um barranco. Os socorristas relataram que ele sofreu ferimentos no braço e perna esquerda, escoriações no rosto e lesões generalizadas. Após o atendimento prévio no local do acidente, a vítima foi conduzida ao pronto atendimento de Anchieta e deixada aos cuidados da equipe médica.
Polícia Militar atende ocorrência de Ameaça, Dano e Dirigir sob o efeito de álcool. Na noite de ontem, por volta das 21 horas, a Polícia Militar, atendeu uma ocorrência envolvendo Ameaça, Dano e Dirigir sob o efeito de álcool, no centro da cidade de Saltinho. Durante o patrulhamento preventivo pela cidade, a guarnição policial foi parada por uma mulher, em estado de choque, que relatou que um veículo tinha acabado de sair da frente da sua residência, e realizado disparos de arma de fogo. Diante da informação, a PM fez buscas e avistou o carro, e abordou o condutor. O motorista, um homem de 40 anos, afirmou não ter realizado disparos, sendo que nas buscas pessoal e veicular, a arma de fogo não foi localizada.
O homem alegou problemas de ordem familiar para ter ido aquele local e, como apresentava sinais claros de embriaguez, foi dado voz de prisão por conduzir o veículo com a capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool. Em conversa com a solicitante e outros envolvidos que estavam no local, dentre eles uma adolescente, filha do homem, que manifestaram a representação criminal pelo crime de ameaça, bem como constatou-se que o homem supostamente teria arremessado uma garrafa no carro da solicitante causando danos.
Diante de todos os fatos, o homem foi detido e conduzido para a atuação da prisão em flagrante.
Carro do IGP de São Miguel do Oeste sai da pista na SC-305. Por volta das 19 horas de sábado, o Corpo de Bombeiros Militar de Campo Erê foi acionado por meio de populares para atendimento de acidente de trânsito, na SC-305 próximo a linha São Braz, trecho entre Campo Erê e São Lourenço do Oeste. No local foi constatado uma saída de pista de uma S10 do IGP de São Miguel do Oeste. O condutor não sofreu ferimentos assinando termo de recusa do atendimento por parte dos bombeiros.
No veículo havia um corpo o qual a guarnição teve que realizar o resgate, foram usadas hastes para estabilização do veículo e catracas. Segundo o motorista do veículo, o teste do bafômetro foi feito na hora e o resultado deu negativo. Além disso, o motivo do acidente foi buracos na rodovia, que fez com que o condutor perdesse o controle de direção e saísse da pista. Após o resgate, a ocorrência ficou sob responsabilidade da Polícia Militar Rodoviária.
Argentino é preso suspeito de estuprar e matar filha de quatro meses. Um homem de 19 anos foi preso por suspeita de estuprar e matar a filha, uma bebê de 4 meses, em Dionísio Cerqueira na noite de sábado. Segundo a Polícia Civil, o caso veio à tona após os pais da criança, que moravam em Poço Azul, na Argentina, buscarem apoio médico em Santa Catarina. O delegado responsável pela investigação, LUCAS ALMEIDA, informou que o casal se deslocou a Dionísio Cerqueira, a cerca de 30 quilômetros da cidade argentina, porque tinha medo de ser preso no país de origem.
Uma funcionária de um hospital da cidade catarinense informou que a família levou a bebê à unidade de saúde após ter passado em uma farmácia, na noite de sábado. Ela disse que a vítima teria morrido no local em decorrência de sucessivos estupros. De acordo com o delegado, foram constatadas lesões graves nas áreas íntimas da criança. Segundo ALMEIDA, a mãe da criança, que tem 15 anos, disse à polícia que ficou sabendo dos estupros na quinta, e que, no próprio sábado, notou um sangramento na bebê. Durante todo o depoimento, no entanto, o suspeito negou as acusações. "Ele falou para ela que se contasse alguma coisa, ele a mataria", afirmou o delegado.
A avó da criança estava com o casal. Ela afirmou à polícia que não tinha conhecimento do crime. "Se forem achados outros elementos que apontem a participação delas, responderão também. Um fato é que a mãe sabia e acobertou de início, só que é menor de idade", disse o delegado. Para confirmar a violência sexual, será realizada a comparação do material genético do suspeito, que foi levado para a perícia, e da criança.