ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 02 05 2020

-MORO PRESTA DEPOIMENTO HOJE NA PF SOBRE ACUSAÇOES CONTRA BOLSONARO

-MEMBROS DA CPI SOBRE RESPIRADORES SERÃO INDICADOS ATÉ TERÇA

-COMÉRCIO TERÁ HORÁRIO ESPECIAL DE ATENDIMENTO NESTE SÁBADO

-EMPRESA FAZ DOAÇÃO DE RESPIRADOR PARA O HOSPITAL REGIONAL

-MUNICÍPIO TERÁ NOVA APLICAÇÃO DE FUMACÊ NA SEGUNDA-FEIRA

-HOMEM FICA FERIDO EM SAÍDA DE PISTA NO BAIRRO SÃO GOTARDO

-POLÍCIA MILIAR PRENDE HOMEM EM FLAGRANTE COM 44 PEDRAS DE CRACK

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.

Uma tentativa de fuga durante uma rebelião em um presídio na Venezuela deixou ao menos 17 detentos mortos nesta sexta-feira. A informação foi divulgada pela agência Reuters militares a partir de relatos de políticos da oposição ao governo chavista. O número de mortes pode ter sido maior, segundo parlamentares. Segundo a Guarda Nacional, soldados dispararam contra os presidiários enquanto eles tentavam sair pelo portão principal do presídio de Los Llanos, na província venezuelana de Portuguesa. O grupo só parou a rebelião depois de um funcionário negociar com ajuda de um megafone. Não há mais informações sobre o que gerou o tumulto.

O Papa FRANCISCO pediu neste sábado aos governantes de todo o mundo que demonstrem unidade diante das diferenças e que eles ajudem seus povos a superarem a atual crise do coronavírus. Ele afirmou que rezou por chefes de Estado, presidentes, legisladores e prefeitos para que tenham força 'porque o trabalho não é fácil'. O papa também se referiu à necessidade de os fiéis perseverarem em sua fé em tempos de crise, 'que são momentos de escolha que nos colocam diante de decisões que precisam ser tomadas'. FRANCISO disse que pode haver muitas crises, na família, no trabalho, no mundo e essa pandemia é um momento de crise social.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta sexta-feira que a agência de Administração de Alimentos e Drogas aprovou, em caráter emergencial, o uso de medicamento que vinha sendo utilizado em testes para o tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O remédio não está à venda. A justificativa do governo norte-americano é que o antiviral conhecido como Remdesivir apresentou bons resultados em testes clínicos a partir de dados da empresa farmacêutica Gilead, que produz o medicamento. Em estudo com mil e 36 pacientes de Covid-19, parte recebeu o Remdesivir e, outra parte, um placebo. Aqueles que receberam a substância tiveram o tempo de recuperação reduzido em 31 por cento. O medicamento, portanto, não é uma cura para doença.

O presidente da Caixa Econômica Federal, PEDRO GUIMARÃES, disse nesta sexta-feira que é impossível acabar com as filas nas agências do banco, mas garantiu que a instituição está adotando medidas para reduzir as aglomerações. Nos últimos dias, foram registradas filas em agências da Caixa em todo o país de pessoas que queriam sacar a primeira parcela do auxílio emergencial de 600 ou buscar informações sobre o benefício. De acordo com o banco, dos 96 milhões e 900 mil cadastros realizados até quinta-feira para receber o benefício, houve a aprovação de 50 milhões. Até agora, já foram pagos cerca de 35 bilhões e meio de reais em benefícios.

O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, afirmou nesta sexta-feira que há um “risco real” de que as eleições municipais de outubro, para escolha de novos prefeitos e vereadores, sejam adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para quatro de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno – somente podem ter segundo turno municípios com mais de 200 mil eleitores –, a data prevista é 25 de outubro. A mudança da data das eleições depende do Congresso. Segundo o ministro, que sucederá a ministra ROSA WEBER no final de maio na presidência do TSE, se não houver condições para realizar as eleições em outubro, o pleito, na avaliação dele, teria de ser feito "em poucas semanas, ou no máximo em dezembro, para não haver risco de se ter que prorrogar mandatos”.

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, SERGIO MORO, presta depoimento neste sábado na Polícia Federal, em Curitiba. Ele será questionado sobre as acusações de que o presidente JAIR BOLSONARO tentou interferir no trabalho da PF e em inquéritos relacionados a familiares. As acusações foram feitas pelo ex-ministro quando ele anunciou sua saída do governo, há uma semana. O depoimento foi determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, CELSO DE MELLO, que preside a investigação. Nesta quinta-feira, ele determinou que MORO fosse ouvido em cinco dias, atendendo a pedido de parlamentares. O inquérito foi autorizado pelo STF e vai investigar se as acusações de MORO são verdadeiras. Se não forem, o ex-ministro poderá responder na Justiça por denunciação caluniosa e crimes contra a honra.

Chegou a dois mil 253 o número de casos de dengue em Santa Catarina nos quatro primeiros meses deste ano. No total, 87 vírgula sete por cento deles são autóctones, ou seja, quando a transmissão ocorre dentro do próprio estado. O número é superior aos mil 911 registrados em todo o ano de 2019. Os dados foram divulgados pela Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina na manhã desta sexta-feira e levam em conta o período entre 29 de dezembro de 2019 e 25 de abril de 2020. Foram 914 casos registrados a mais em comparação com o boletim anterior, divulgado no dia 9 de abril. Segundo a Dive, os municípios de São Carlos, Coronel Freitas e Maravilha, no Oeste, enfrentam uma epidemia de dengue.

O Senado e a Câmara dos Deputados estão finalizando a votação da ajuda do governo federal para Estados e municípios com o objetivo de compensar perda de arrecadação devido à crise causada pelo coronavírus neste e nos próximos meses. O total acertado a partir de conversa do presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, com o ministro da Economia, PAULO GUEDES, será de 50 bilhões, mais 10 bilhões específicos para a saúde. Pelo acordo acertado, o governo de Santa Catarina receberá 959 milhões dos 25 bilhões que irão para os Estados. Da parte que vai para os municípios, estão previstos para Santa Catarina 974 milhões. A soma dos dois montantes chega a um bilhão 933 milhões ao Estado.

Os membros da comissão parlamentar de inquérito da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que investigará supostas irregularidades na compra de 200 respiradores pelo governo estadual serão indicados até a sessão da próxima terça-feira. Esse foi o prazo estabelecido pelo presidente da Alesc, deputado JULIO GARCIA para que os líderes das bancadas e dos blocos parlamentares indiquem os deputados que integrarão a comissão. Conforme o Regimento Interno da Alesc, a investigação ficará a cargo de nove deputados. A divisão das vagas entre os partidos e blocos leva em conta o tamanho de cada um. Após a definição dos integrantes, a comissão tem 30 dias para se reunir e ser instalada, mas a expectativa é que isso ocorra já na terça-feira, após a sessão virtual. A partir da data da instalação, passa a contar o prazo de 120 dias para a entrega do relatório final, que pode ser prorrogado por mais 120 dias.

O Peperi Debates deste sábado abordou a liberação das Igrejas e Templos para a realização de missas e cultos com a presença do público. Mesmo com a portaria do governo estadual, a Igreja católica decidiu manter as portas fechadas não fazer missas com a presença do público. As igrejas evangélicas de São Miguel do Oeste retornaram depois da portaria e estão promovendo os cultos com as portas abertas para os fiéis. O tema divide opinião e o programa de hoje contou com a presença de DAVI CAVALLI, membro da Igreja Católica do bairro e com o pastor da Igreja Evangélica Atos Cinco, ALEXANDRE MIRANDA. As fotos e o áudio do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O pastor da Igreja Evangélica Atos Cinco, ALEXANDRE MIRANDA defende com veemência a abertura das Igrejas e Templos para as celebrações e cultos com a presença do público. Ele apresentou, durante o debate de hoje, dois argumentos que sustentam essa posição. Para o pastor, as igrejas não deveriam nem ser citadas como um local de risco de contágio já que são apenas duas horas por dia de culto em dois dias por semana. Além disso, as regras são respeitadas, existe um distanciamento e os espaços são higienizados. Ele disse que não faz sentido fechar as igrejas se outros locais, como mercados e bancos, tem uma frequência e aglomeração muito maior de pessoas. Ele reforçou que o primeiro argumento é o de que as Igrejas não são um fator de risco para a contaminação pelo coronavírus.

Além da reabertura com todos os cuidados para as celebrações com participação do público, as Igrejas são unidades medicinais e sequer poderiam ter sido proibidas de realizaram atividades nesse período. A afirmação é do pastor da Igreja Evangélica Atos Cinco, ALEXANDRE MIRANDA. Ele disse que as pessoas estão desenvolvendo doenças psicossomáticas nesse período de quarentena. Para o pastor, a Igreja de portas abertas é importante porque fala de Deus, de cura e traz esperança e fé neste momento de dificuldade. O pastor citou ainda que não há como criar um altar em casa porque existem outros elementos que dividem o espaço e a atenção das pessoas. Esses fatores contrapunham e vão afastar as pessoas da fé e de Deus. Na Igreja, o foco está em Deus e a comunidade precisa desse espaço e desse encontro para fortalecer a fé e a esperança.

A Igreja Católica ampliou o período sem a realização de missas com a participação do público até o dia 20 de maio. A informação foi dada durante o Peperi Debates de hoje pelo membro da Igreja Católica do bairro São Gotardo, DAVI CAVALLI. Ele disse que diante do risco de contaminação pelo coronavírus, a Igreja Católica optou pela prevenção e suspendeu as missas presenciais. CAVALLI disse que as pessoas precisam usar a casa para orar e fazer a comunhão com Deus. Ele reforçou que os moradores podem fazer de casa o seu pequeno templo porque fechar a porta significa ficar sozinho com Deus. Para CAVALLI esse é um momento em que as famílias terão oportunidade para transformar as casas em espaços de religiosidade e de maior contato com Deus.

Nos primórdios do Cristianismo, não havia templos e os encontros para professar a fé em Jesus Cristo ocorriam nas casas. A declaração é do membro da Igreja Católica do bairro São Gotardo, DAVI CAVALLI. Ele disse que as pessoas podem e devem orar em casa e reforçar a fé, mesmo sem as celebrações presenciais nas Igrejas. CAVALLI comentou que a Igreja Católica tem se preocupado muito com a prevenção, porque mesmo com os cuidados e com as restrições, o risco de contágio da nova doença existe. Ele ressaltou que esse momento vai passar e as missas com a presença do público poderão ser retomadas depois que esse problema terminar. Ele disse que é preciso esse sacrifício para superar esse momento. CAVALLI destacou ainda que o elemento religioso é muito importante e que Deus vai iluminar o homem a encontrar uma vacina e uma respostas para a pandemia do coronavírus.

Mais um município da região extremo-oeste decretou situação de emergência nesta semana por conta da estiagem. De acordo com o secretário da agricultura, SÉRGIO THALHEIMER, o laudo de perdas agropecuárias aponta um prejuízo de mais de oito milhões de reais. O secretário explicou que esses dados são baseados em consultas a técnicos, entidades e em visitas nas propriedades atingidas. Até o momento a Secretaria de Agricultura está fornecendo água para 20 propriedades. Na cultura do “milho grão” foram 600 hectares atingidos com dano de 40 por cento. Já o milho da silagem, foram cerca de mil e 200 hectares afetado com queda de 40 por cento da produção. O leite também teve uma redução de 20 por cento no volume produzido.

Membros da Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores anunciaram nesta semana o repasse no valor de 939 mil reais em emendas parlamentares para São Miguel do Oeste. 300 mil reais de uma emenda do deputado federal PEDRO UCZAI são para o setor da saúde. A deputada estadual LUCIANE CARMINATTI também destinou 300 mil para o município. Do deputado PADRE PEDRO BALDISSERA são mais 200 mil em emendas ao orçamento do estado. Já o suplente de deputado federal e ex-deputado estadual DIRCEU DRESCH destinou 123 mil para a educação. A presidente do PT, MARIA TEREZA CAPRA disse que esses recursos servirão para diminuir a fila de espera no Sistema Único de Saúde e vêm em um momento em que mais se precisa de investimentos na saúde. O prefeito WILSON TREVISAN declarou, durante a reunião de confirmação do repasse das emendas, que é preciso trabalhar todos juntos pelo bem da população.

A pandemia do novo Coronavírus também afetou as programações do Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta de São Miguel do Oeste. A afirmação é do patrão do grupo de cavalarianos do CTG, IVANOR KOCHHANN. Conforme ele, no dia primeiro de maio sempre era realizado o tradicional Costelão do Dia do Trabalhador, porém nesse ano a programação não será feita. De acordo com ele, a ação ocorria sempre na Sede Campeira da Linha Gramadinho e reunia um bom público de São Miguel do Oeste e também da região.

O tradicional Costelão do Dia do Trabalhador estaria na décima edição neste ano. A informação é do patrão do grupo de cavalarianos do CTG Porteira Aberta, IVANOR KOCHHANN. Segundo ele, no ano passado o evento reuniu cerca de mil e 300 pessoas, sendo assados cerca de 60 costelões. KOCHHANN que é mais conhecido por Faísca disse que o grupo lamenta a não realização do evento neste ano visto que a ação era uma das maiores em termos de público do CTG. Ele lembrou que o Costelão contava com o apoio expressivo dos empresários e também das famílias. O patrão destacou que apesar de lamentar o momento, o melhor a se fazer é manter os cuidados na prevenção ao Covid-19.

O grupo de cavalarianos do CTG Porteira Aberta de São Miguel do Oeste espera que até setembro a pandemia causada pelo Covid-19 já tenha acabado. O comentário é do patrão do grupo, IVANOR KOCHHANN. Ele ressaltou que em setembro está programada a realização do quinto Acampamento Farrapo, porém o evento só será realizado se a doença já tenha acabado no país. Setembro é o mês da semana Farroupilha e, normalmente, a programação conta com uma série de eventos, como jantares, cavalgadas e apresentações artísticas. KOCHHANN lembrou ainda que neste mês também estava marcando um fandango, que também acabou sendo cancelado em vista do Covid-19.

O comércio de São Miguel do Oeste vai atender em horário especial neste sábado. De acordo com a CDL, os empresários do setor estão confiantes em relação a retomada de vendas nas primeiras semanas de maio em razão do Dia das Mães. Uma pesquisa recente da FCDL apontou que, apesar da redução do movimento de consumidores por conta da pandemia do coronavírus, existe uma projeção otimista em relação à data que é uma das mais importantes do setor. O presidente da CDL local, IVANDRO SPENGLER disse nesta semana que os comerciantes optaram por não abrir as lojas no feriado de primeiro de maio para focar na abertura neste sábado especial de compras. O atendimento vai até as quatro da tarde, mas algumas lojas anunciaram que vão ficar de portas abertas até as seis horas.

A campanha de valorização do comércio local vem ganhando força nos município. Além da iniciativa inicial da Acismo e da CDL para estimular as pessoas a comprarem nas lojas da cidade, a Rede Peperi lançou uma campanha com o slogan “Compre Local”. O objetivo é conscientizar a população de que a compra pela internet leva o dinheiro para fora enquanto que a aquisição de bens, produtos e serviços das empresas da cidade gera renda, garante os empregos e movimenta a economia regional. Outra ação nesse sentido é a segunda etapa da campanha “Valorização ao Comércio Local” lançada nesta semana pela FCDL. A primeira fase da ação foi voltada ao empreendedor e a elevação da autoestima dos comerciantes. Agora a mensagem está centrada no consumidor final e a importância de comprar no comércio local.

A prefeitura de Palma Sola entregou nesta semana um aparelho ventilador pulmonar, chamado de respirador, para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste. As partes assinaram um contrato de comodato. O equipamento é fruto de uma doação de uma empresa de Madeiras e Agricultura que auxiliou o hospital na aquisição do aparelho. O prefeito de Palma Sola, CLEOMAR MANTELLI, disse que a administração municipal reconhece a importância da doação da empresa. Ele afirmou que isso permitirá um atendimento com mais qualidade aos casos graves da Covid-19. O equipamento, conforme o diretor geral do Hospital Regional, JEFERSON GOMES, é importante para aumentar a estrutura de leitos especializados para o atendimento dos casos graves de Covid-19.

O centro de triagem que funciona no salão paroquial católico terá um novo horário a partir da semana que vem. A mudança foi acertada durante reunião do comitê do coronavírus realizada nesta semana. A partir de segunda-feira, dia quatro de maio, o atendimento será das oito ao meio dia e entre uma e cinco da tarde. Fora deste horário, os pacientes com sintomas respiratórios, deverão dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento em saúde 24 horas. O centro de triagem foi instalado no salão paroquial para impedir que as pessoas com sintomas respiratórios procurem diretamente o Hospital Regional. Nesta semana, o centro manteve o atendimento com horário até as oito horas da noite.

A secretaria municipal de saúde confirmou uma nova aplicação de fumacê na cidade para eliminar o mosquito da dengue. O trabalho será realizado pelas equipes do Município e da Gerencia Regional de Saúde na próxima segunda-feira. O produto será aplicado entre seis e sete horas da manhã em alguns locais da cidade. De acordo com o coordenador do setor da dengue, CÉLIO SILVA, uma equipe da Gerência Regional fará o trabalho nas proximidades da Prefeitura e, também, próximo à Vicemac e Afubra, além de uma parte do bairro Estrela. A equipe da dengue do município aplicará o fumacê, à tarde, nos bairros Salete, São Jorge e parte do São Luiz. O município tem 116 casos confirmados da doença.

Duas pessoas ficaram feridas em um acidente de transito nesta sexta-feira em São Lourenço do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de um Celta perdeu o controle da direção e saiu da pista na SC 305. O carro ainda bateu em árvores na localidade de Três Voltas, interior do município. Três pessoas estavam no carro. Dois ocupantes ficaram feridos e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados para atendimento médico em São Lourenço do Oeste.

Um acidente deixou uma pessoa ferida na tarde de ontem no bairro São Gotardo. Um Chevette saiu da pista e colidiu contra pedras e arvores. O acidente aconteceu por volta das quatro e 15 da tarde e o motorista do veículo ficou preso às ferragens. Um motorista que trafegava atrás do Chevette filmou o acidente e flagrou o momento em que o carro saiu da pista. O motorista fez a filmagem depois que o Chevette bateu no carro dele, um Civic, nas proximidades do Supermercado Avenida, na Willy Barth. O condutor do Chevette fugiu em alta velocidade e sofreu o acidente. O homem foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso com ferimentos graves.

Um Bar, localizado no bairro Estrela em São Miguel do Oeste, foi interditado pela Polícia Militar na noite desta quinta-feira. O proprietário do estabelecimento foi orientado pela PM sobre a proibição da aglomeração de pessoas. Segundo a PM, o comerciante não observou a restrição e o bar acabou sendo interditado. De acordo com o Comandante do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, tenente coronel JAILSON FRANZEN, as guarnições sempre orientam o dono do estabelecimento sobre as restrições estabelecidas em decreto e o segundo passo é o fechamento do local. O comandante lembra que se houver qualquer dúvida, sobre o que pode ou não abrir e sobre as restrições, a população deve ligar para o telefone 190.

Um homem foi preso com 44 pedras de crack no final da tarde desta sexta-feira em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar, um veículo Fiat Idea chamou a atenção dos policiais que estavam em rondas pela cidade. A guarnição fez a abordagem e a vistoria no veículo. Os policias acabaram encontrando 44 pedras de crack dentro do carro. O condutor foi preso e encontra-se a disposição da justiça. A operação contou com a participação de uma guarnição de serviço e do Pelotão de Patrulhamento Tático.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.