-MORO PRESTA DEPOIMENTO HOJE NA PF SOBRE ACUSAÇÕES CONTRA BOLSONARO
-MEMBROS DA CPI SOBRE RESPIRADORES SERÃO INDICADOS ATÉ TERÇA
-CURSO DE AGRONOMIA DOA ALIMENTOS PARA DUAS INSTITUIÇÕES
-SMOESTE CONFIRMA MAIS DE CEM CASOS DE PACIENTES COM DENGUE
-MUNICÍPIO E EMPRESA DE PALMA SOLA CEDEM RESPIRADOR PARA O HOSPITAL REGIONAL
-COOPERATIVA REGISTRA BAIXA NA VENDA DO LEITE
-PREFEITURA COBRA AMPLIAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS DA CASAN
-DEPUTADO IRÁ PROPOR IMPEACHMENT DO GOVERNADOR
-MOTORISTA FICA GRAVEMENTE FERIDO EM SAÍDA DE PISTA
-JOVEM MORRE AFOGADO EM BARRAGEM NO RIO DAS ANTAS
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 23 graus. A mínima das últimas horas foi de nove graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
Uma tentativa de fuga durante uma rebelião em um presídio na Venezuela deixou ao menos 17 detentos mortos nesta sexta-feira. A informação foi divulgada pela agência Reuters militares a partir de relatos de políticos da oposição ao governo chavista. O número de mortes pode ter sido maior, segundo parlamentares. Segundo a Guarda Nacional, soldados dispararam contra os presidiários enquanto eles tentavam sair pelo portão principal do presídio de Los Llanos, na província venezuelana de Portuguesa. O grupo só parou a rebelião depois de um funcionário negociar com ajuda de um megafone. Não há mais informações sobre o que gerou o tumulto.
O Papa FRANCISCO pediu neste sábado aos governantes de todo o mundo que demonstrem unidade diante das diferenças e que eles ajudem seus povos a superarem a atual crise do coronavírus. Ele afirmou que rezou por chefes de Estado, presidentes, legisladores e prefeitos para que tenham força 'porque o trabalho não é fácil'. O papa também se referiu à necessidade de os fiéis perseverarem em sua fé em tempos de crise, 'que são momentos de escolha que nos colocam diante de decisões que precisam ser tomadas'. FRANCISO disse que pode haver muitas crises, na família, no trabalho, no mundo e essa pandemia é um momento de crise social.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, anunciou nesta sexta-feira que a agência de Administração de Alimentos e Drogas aprovou, em caráter emergencial, o uso de medicamento que vinha sendo utilizado em testes para o tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O remédio não está à venda. A justificativa do governo norte-americano é que o antiviral conhecido como Remdesivir apresentou bons resultados em testes clínicos a partir de dados da empresa farmacêutica Gilead, que produz o medicamento. Em estudo com mil e 36 pacientes de Covid-19, parte recebeu o Remdesivir e, outra parte, um placebo. Aqueles que receberam a substância tiveram o tempo de recuperação reduzido em 31 por cento. O medicamento, portanto, não é uma cura para doença.
O presidente da Caixa Econômica Federal, PEDRO GUIMARÃES, disse nesta sexta-feira que é impossível acabar com as filas nas agências do banco, mas garantiu que a instituição está adotando medidas para reduzir as aglomerações. Nos últimos dias, foram registradas filas em agências da Caixa em todo o país de pessoas que queriam sacar a primeira parcela do auxílio emergencial de 600 ou buscar informações sobre o benefício. De acordo com o banco, dos 96 milhões e 900 mil cadastros realizados até quinta-feira para receber o benefício, houve a aprovação de 50 milhões. Até agora, já foram pagos cerca de 35 bilhões e meio de reais em benefícios.
O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, afirmou nesta sexta-feira que há um “risco real” de que as eleições municipais de outubro, para escolha de novos prefeitos e vereadores, sejam adiadas em razão da pandemia do novo coronavírus. O primeiro turno das eleições municipais está marcado para quatro de outubro. Nas cidades em que houver segundo turno – somente podem ter segundo turno municípios com mais de 200 mil eleitores –, a data prevista é 25 de outubro. A mudança da data das eleições depende do Congresso. Segundo o ministro, que sucederá a ministra ROSA WEBER no final de maio na presidência do TSE, se não houver condições para realizar as eleições em outubro, o pleito, na avaliação dele, teria de ser feito "em poucas semanas, ou no máximo em dezembro, para não haver risco de se ter que prorrogar mandatos”.
O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, SERGIO MORO, presta depoimento neste sábado na Polícia Federal, em Curitiba. Ele será questionado sobre as acusações de que o presidente JAIR BOLSONARO tentou interferir no trabalho da PF e em inquéritos relacionados a familiares. As acusações foram feitas pelo ex-ministro quando ele anunciou sua saída do governo, há uma semana. O depoimento foi determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, CELSO DE MELLO, que preside a investigação. Nesta quinta-feira, ele determinou que MORO fosse ouvido em cinco dias, atendendo a pedido de parlamentares. O inquérito foi autorizado pelo STF e vai investigar se as acusações de MORO são verdadeiras. Se não forem, o ex-ministro poderá responder na Justiça por denunciação caluniosa e crimes contra a honra.
Chegou a dois mil 253 o número de casos de dengue em Santa Catarina nos quatro primeiros meses deste ano. No total, 87 vírgula sete por cento deles são autóctones, ou seja, quando a transmissão ocorre dentro do próprio estado. O número é superior aos mil 911 registrados em todo o ano de 2019. Os dados foram divulgados pela Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina na manhã desta sexta-feira e levam em conta o período entre 29 de dezembro de 2019 e 25 de abril de 2020. Foram 914 casos registrados a mais em comparação com o boletim anterior, divulgado no dia 9 de abril. Segundo a Dive, os municípios de São Carlos, Coronel Freitas e Maravilha, no Oeste, enfrentam uma epidemia de dengue.
O Senado e a Câmara dos Deputados estão finalizando a votação da ajuda do governo federal para Estados e municípios com o objetivo de compensar perda de arrecadação devido à crise causada pelo coronavírus neste e nos próximos meses. O total acertado a partir de conversa do presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE, com o ministro da Economia, PAULO GUEDES, será de 50 bilhões, mais 10 bilhões específicos para a saúde. Pelo acordo acertado, o governo de Santa Catarina receberá 959 milhões dos 25 bilhões que irão para os Estados. Da parte que vai para os municípios, estão previstos para Santa Catarina 974 milhões. A soma dos dois montantes chega a um bilhão 933 milhões ao Estado.
Os membros da comissão parlamentar de inquérito da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que investigará supostas irregularidades na compra de 200 respiradores pelo governo estadual serão indicados até a sessão da próxima terça-feira. Esse foi o prazo estabelecido pelo presidente da Alesc, deputado JULIO GARCIA para que os líderes das bancadas e dos blocos parlamentares indiquem os deputados que integrarão a comissão. Conforme o Regimento Interno da Alesc, a investigação ficará a cargo de nove deputados. A divisão das vagas entre os partidos e blocos leva em conta o tamanho de cada um. Após a definição dos integrantes, a comissão tem 30 dias para se reunir e ser instalada, mas a expectativa é que isso ocorra já na terça-feira, após a sessão virtual. A partir da data da instalação, passa a contar o prazo de 120 dias para a entrega do relatório final, que pode ser prorrogado por mais 120 dias.
Curso de Agronomia doa alimentos a instituições cedrenses. O curso da Unoesc doou 40 quilos de batata doce e 100 unidades de alface para o Lar Aprisco e hospital. Os alimentos foram produzidos, durante experimentos dos acadêmicos, na Fazenda Escola. Segundo a coordenadora, CLAUDIA KLEIN, além de gerar dados científicos, durante os experimentos, os estudantes têm a oportunidade de participar de ações sociais. Ela afirma que um dos objetivos do curso é desenvolver o espírito humano e social nos acadêmicos, de modo a auxiliar na resolução dos problemas regionais. A acadêmica da terceira fase, RAQUEL BECKER, salienta sobre a importância desse trabalho também visando aprendizagem e experiência para carreira profissional. A diretora do hospital, MONICA CANTON e a coordenadora da Aprisco, NÊMORA SPILMANN destacaram que se tratam se alimentos saudáveis que além de gerar economia para as entidades vão ampliar a oferta da lanches e refeições.
Unoesc São José do Cedro mantém atividades da Fazenda Escola durante a pandemia. A coordenadora do curso de Agronomia, CLAUDIA KLEIN, destaca que os cultivos, se não forem devidamente acompanhados, terão prejuízos à produção. Durante esse período, os acadêmicos conduziram seus experimentos de pesquisa científica e dos componentes curriculares, mantendo todos os cuidados preconizados pelos órgãos de Saúde. Foram colhidos experimentos como as culturas de soja e da alface. A pesquisa com batata-taro ainda está em andamento. Os alunos mantiveram ainda o trato e a ordenha dos animais, manutenção do pomar; jardinagem e com paisagismo; produção de mudas de flores, cultivos da horta, e as mudas de batata doce para experimentos futuros foram preparadas para enraizamento. Nos próximos dias, serão colhidas as áreas de milho grão e semeadas as áreas de cultivo de inverno para cobertura do solo.Os serviços de análises de solo também continuam sendo prestados na Unoesc SJCedro.
Vigilância Epidemiológica confirmou seis novos casos de dengue em SMOeste. Com isso, o número total de pessoas que contraíram a doença é de 116. Conforme o enfermeiro MARCOS BORTOLANZA, o crescimento de casos é preocupante e do total, 112 são autóctones, ou seja, foram contraído dentro do município. Dois são moradores que saíram da cidade e voltaram para a casa com a doença. Dois registros tem o local provável de infecção indeterminado. SMOeste tem mais de 350 focos do mosquito. Estrela ainda é o bairro com o maior número de pessoas atingida pela dengue, mas agora em proporção menor. O boletim divulgado ontem aponta que o bairro tem 77 moradores contaminados, o que representa 66 por cento do total de registro. Em seguida vem o São Jorge com 16 casos. O São Luiz tem cinco. Salete, São Sebastião e Centro tem três casos. Os bairros Agostini, Sagrado Coração de Jesus, Progresso e Jardim Peperi também tem registros da doença. Oito casos estão em investigação aguardando o resultado do exame de laboratório.
Município e empresa de Palma Sola cedem respirador para o Hospital Regional. A prefeitura entregou nesta semana um aparelho ventilador pulmonar para o Hospital Terezinha Gaio Basso de SMOeste. As partes assinaram um contrato de comodato. O equipamento é fruto de uma doação da empresa Palmasola SA Madeiras e Agricultura que auxiliou o hospital que é referência da região no enfrentamento ao coronavírus. O diretor geral do Hospital, JEFERSON GOMES lembra que ainda não houve nenhum caso confirmado atendido na unidade, mas a equipe está se preparando para oferecer o melhor. A diretora técnica, KATIA BUGS, esclarece que os respiradores fazem parte dos equipamentos necessários UTI´s e que somam a outros fatores como a equipe assistencial e médica. O prefeito CLEOMAR MANTELLI esclareceu que a intenção seria manter o aparelho na unidade de saúde, no entanto, devido a necessidade de uma equipe técnica completa, o local não comportaria. Ele ressalta que no hospital regional mais pessoas poderão ser beneficiadas.
Cooperativa registra baixa na venda do leite. A redução do volume vendido para industrialização das empresas caiu cerca de dez a 15 por cento e também pode estar relacionado a pandemia da Covid19. O presidente da Cooperflor de Guarujá do Sul, SÉRGIO FERNANDES explica que o consumo aumenta nos dias frios e durante atividades de escolas e creches. Mas, como março teve muitos dias de calor que ainda seguiram em parte de abril e houve suspensão das aulas presenciais o consumo também decaiu. Ele afirma que no começo das medidas de isolamento aumentaram as vendas, mas, como as famílias estocaram grande quantidade não houve mais tanta procura. Além disso, o preço do leite aumentou nos mercados gerando queda nas compras. O presidente revela que os associados também dúvidas sobre investimentos devido ao cenário que é de baixa na remuneração. FERNANDES informa que o movimento de venda é de 500 mil litros de leite por mês. São 80 produtores que fazem a entrega e no total há 130 associados.
Sistema de cooperação tem mostrado bons resultados mesmo com a instabilidade do leite. O presidente da Cooperflor de Guarujá do Sul SÉRGIO FERNANDES observa que a venda dos volumes maiores se torna mais fácil para os laticínios que tem esta vantagem na questão da logística. Os sócios, por sua vez, conseguem fazer compras coletivas de insumos que ficam mais baratos. No caso da venda em maior quantidade de litros o presidente destaca que existe uma possibilidade maior de negociação visando a valorização. Cita ainda a segurança no recebimento mensal do produto. Ele lembrou que anos atrás houve um calote por parte de uma empresa parceira e a cooperativa faz um financiamento para evitar que os produtores rurais ficassem sem receber pelo leite entregue. Já os agricultores independentes não receberam os valores pendentes até hoje. FERNANDES comenta que também são oferecidas assistências técnica nas propriedades e incentivo para melhorar a qualidade do leite. A entidade conta ainda com um mercado para venda de produtos agrícolas.
Os atendimentos presenciais realizados pelos extensionistas da Epagri estão sendo realizados, porém com todos os cuidados necessários. A declaração é do gerente regional da empresa, SIDINEI SIMON. Ele lembrou que os agricultores que precisarem de auxilio devem ligar nos escritórios locais e solicitar a visita. O gerente ressaltou ainda que além das políticas públicas voltadas a estiagem e também ao Covid-19, a Epagri também possui os programas tradicionais, como o troca-troca de calcário e em breve o troca-troca de sementes de milho.
Grande maioria dos municípios da Ameosc já decretou situação de Emergência devido à estiagem. A declaração é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele lembrou que muitos já estão realizando o transporte de água tanto para consumo animal quanto para consumo humano. SIMON revelou que no período de um ano, a região registrou 580 milímetros de chuva a menos. Ele lamentou ainda o fato de não haver uma previsão de um volume considerado de chuvas para os próximos três meses. Nesta semana as equipes de defesa civil se reuniram para avaliar dados e prejuízos. As prefeituras de SJCedro, Guaraciaba e Palma Sola decretaram emergência.
Anchieta registra falta de água para abastecer interior e também na cidade. O prefeito IVAN CANCI lembra que o problema atinge o município há muitos anos com destaque para o interior que depende do abastecimento para várias atividades agrícolas como o leite e a safra de grãos. Ele afirma que foram feitas diversas iniciativas visando amenizar o problema através de sistemas coletivos, proteção de fontes, abertura de reservatórios, conforme a localidade. Lembra que a empresa tem sido cobrada para manter o abastecimento também no perímetro urbano onde o consumo chega a ser 500 mil litros ao dia. O prefeito destaca que existem mananciais, mas, é necessário encontrar modos eficientes de reservação. Ele salienta que houve recuperação das matas ciliares para melhorar a qualidade da água. A sugestão para Casan foi aquisição de açudes ou outros grandes reservatórios que pudessem ser usados em períodos como este, no qual a vasão do rio reduz pela falta de chuvas.
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes está realizando um estudo técnico a fim de apontar os pontos críticos da BR-282, trecho entre São Miguel do Oeste e Chapecó, para a instalação dos redutores de velocidade. De acordo com o superintendente do DNIT, DIEGO DA SILVA, a ação está em fase de estudo técnico para a implantação. Ele explicou que o órgão, juntamente com a empresa vencedora da licitação, irá avaliar a reinstalação dos redutores de acordo com andamento das obras no trecho. O superintendente do DNIT informou também que a conclusão destes estudos e as primeiras instalações dos redutores devem ocorrer ainda neste semestre.
Deputado irá propor impeachment do governador. Além de instaurar uma CPI para investigar o caso da compra dos respiradores com pagamento antecipado pelo Governo do Estado, a Assembleia Legislativa deve propor o impeachment de CARLOS MOISÉS. Foi o que afirmou o deputado estadual MAURÍCIO ESKUDLARK. Segundo o deputado, o pedido está sendo embasado no artigo 72 da Constituição, que trata sobre crime de responsabilidade. Ele justificou que ainda não fez o pedido porque são necessários fundamentos jurídicos. Citou ainda que os deputados estão avaliando a decisão dada pela juíza na ação popular para tentar buscar bens e tentar recuperar os R$ 33 milhões. ESKUDLARK acredita que o governador tinha conhecimento do caso já que encaminhou projeto para a Alesc pedindo autorização para efetuar os pagamentos antecipados, mas retirou dois dias depois sabendo que não seria aprovado. O deputado acredita que apenas a funcionária que foi afastada não teria poder para fazer sozinha, sem atualização, o pagamento deste montante.
Alesc vai investigar outras situações envolvendo o governo do estado. O deputado MAURÍCIO ESKUDLARK afirmou que se aproveitar do momento de pandemia para fazer este tipo de crime é um absurdo, se referindo ao caso dos respiradores. Citou também a CPI busca esclarecer além do caso dos respiradores, o caso do hospital de campanha de Itajaí, a contratação de marketing para o governo e outros sete milhões de reais que foram destinados para iluminação decorativa da ponte Hercílio Luz. O deputado afirma que Santa Catarina escolheu mudar a política, buscou uma nova forma de administrar, mas enfrenta uma situação constrangedora em nível nacional. O parlamentar informa que primeiro o presidente irá receber o pedido, analisar, passa para a procuradoria e submete a apreciação. Sendo aprovado por dois terços da casa, tem o impedimento do governador e a Assembleia tem 180 dias para apuração do caso, se não concluir, ele retorna, mas se tiver a conclusão, ele terá direito a defesa e caso seja aprovado, terá a cassação do mandato.
Polícia Civil emite alerta sobre o aumento dos registros de ocorrência relacionados ao “Golpe do Nudes”. Nesta modalidade de crime, perfis falsos de mulheres nas redes sociais adicionam homens e trocam mensagens e fotos eróticas. Com prints dessas conversas, os golpistas se passam por policiais, ameaçam as vítimas e exigem dinheiro, alegando a existência de suposta investigação por pedofilia. A ameaça de divulgar imagens íntimas para forçar alguém a fazer algo, pode configurar o crime de extorsão. O alerta divulgado ontem contém uma série de orientações para evitar esse golpe. Segundo a Polícia Civil, atualmente, há inúmeros registros de ocorrências policiais dando conta que homens estão sendo vítimas de extorsão por parte de golpistas. De acordo com o comunicado, as pessoas devem evitar adicionar e conversar com perfis desconhecidos. Outra orientação é para evitar conversar com prefixos telefônicos desconhecidos. A Polícia Civil também pede para que não ocorra a troca de fotografias, que possam ter conotação íntima.
Caminhoneiro encontrado morto em posto de combustíveis possivelmente morreu de causas naturais. O delegado ERIC ROSADA, responsável pelo caso do caminhoneiro encontrado morto em um posto de combustíveis em São Miguel do Oeste, disse nesta quinta-feira que o Instituto Geral de Perícias e a Polícia Civil entendem que a morte ocorreu por causas naturais. De acordo com o delegado, não foram encontradas marcas nem indícios que houve uma morte violenta. O delegado explica que o que de fato ocasionou a morte de CELSO JOSÉ DE MENDONÇA BARUFFI, de 55 anos, só poderá ser confirmado com exames médicos, mas, para a Polícia Civil o caso é tratado como morte natural.
Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste. Um homem foi preso com 44 pedras de crack por volta das 18h desta sexta-feira, em São Miguel do Oeste. Segundo a Polícia Militar um veículo Fiat Idea chamou a atenção dos policiais militares que imediatamente realizaram a abordagem. Durante a revista no veículo foram encontradas as 44 pedras de crack. O condutor foi preso e encontra-se a disposição da justiça. Rádio Patrulha com apoio do Canil Setorial e do Pelotão de Patrulhamento Tático atuaram na ação.
Bar é interditado pela PM em São Miguel do Oeste. O estabelecimento localizado no bairro Estrela foi interditado pela Polícia Militar na noite desta quinta-feira. Segundo apurado pela reportagem, o proprietário do foi orientado pela PM sobre a aglomeração, mas como aconteceu novamente o descumprimento do decreto a polícia teve que interditar o local. De acordo com o tenente-coronel, JAILSON FRANZEN, as guarnições sempre orientam o dono do bar sobre as restrições estabelecidas em decreto, mas quando são descomprimas, a interdição é feita. Ele detalha que estes locais poderão abrir desde que cumpram as regras.
Com a prisão de ontem a Polícia Militar conseguiu localizar e prender os três suspeitos de envolvimento em série de furtos cometidos m São Miguel do Oeste e Descanso. Na quarta-feira, o trio furtou uma camionete A10, branca, no bairro Santa Rita de SMOeste. Na madrugada de quinta-feira os três homens arrombaram a porta de um estabelecimento comercial do município de Descanso. Neste local, um dos homens acabou fugindo à pé e os outros dois saíram com a camionete para arrombar outra empresa e tentar cometer mais um furto em um terceiro estabelecimento. A Polícia Militar conseguiu localizar a camionete e, após acompanhamento tático, um dos homens foi capturado e outro fugiu. O suspeito que deixou o trio logo depois do primeiro arrombamento também foi preso. O homem que escapou furtou um Cruze e seguiu para a região de Campo Ere onde foi detido na manhã de hoje.
Homem que furtou um Cruze e foi preso ontem é o mesmo que furtou uma camionete Ranger e arrombou dois estabelecimentos comerciais em São Lourenço do Oeste no começo do mês. A informação é da polícia civil. Os crimes foram cometidos no domingo, dia cinco de abril. O Inquérito Policial referente a estes fatos já foi remetido ao Poder Judiciário daquela comarca. Em relação aos outros dois suspeitos detidos em Descanso, um deles foi preso em flagrante pela prática de três crimes de furto qualificados e ameaça aos policias. O segundo, um adolescente, foi liberado por não ser possível identificar elementos sobre a participação nos crimes. Os dois adultos presos também foram flagrados por imagens de sistemas de videomonitoramento das empresas e tiveram as prisões preventivas decretadas pela justiça.
Homem fica gravemente ferido em saída de pista em SMOeste. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atenderam por volta das 16h15 um acidente de trânsito no Bairro São Gotardo. No local um Chevette saiu da pista e colidiu contra pedras, madeiras e uma árvore. O condutor ficou preso às ferragens. De acordo com o jovem que filmou o acidente, o condutor do Chevette bateu em seu veículo nas proximidades do Supermercado Avenida na Willy Barth e se evadiu em alta velocidade, pulando lombadas até perder o controle do veículo. O homem foi socorrido e encaminhado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso com ferimentos graves. A vítima apresentava ferimentos pela face, pernas e pés, suspeita de traumatismo craniano, suspeita de fratura de clavícula e de hemorragia interna região do abdômen. A Polícia Militar foi acionada e fez o levantamento fotográfico e o Boletim de Ocorrências.
Jovem morre vítima de afogamento em rio. Equipes dos bombeiros de Guaraciaba, Anchieta e São Miguel do Oeste foram mobilizadas no final da tarde desta sexta-feira por volta das 17 e 30 para atendimento de um possível afogamento. A ocorrência foi no Rio das Antas, nas proximidades da PCH Garça Branca. O local fica em Linha Guatapará Baixo, em Guaraciaba, no acesso para Anchieta. No local um jovem teria submergido nas águas e não foi mais visto. As equipes foram até o local, mas com o escurecer às buscas ficam prejudicadas e foram retomadas neste sábado pelos mergulhadores. Por volta das 10 horas foi encontrado o corpo de LUCAS LIMA, de 22 anos. O rapaz era natural de São Lourenço do Oeste, mas, morava em Campo Erê. Ele estaria no local com amigos na tarde de ontem e entrou no rio para nadar próximo a um lago com mais de 15 metros de profundidade quando acabou se afogando.