ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - terça-feira - 02 04 2024

-MERCADO FINANCEIRO ELEVA ESTIMATIVA DE CRESCIMENTO DA ECONOMIA EM 2024

-SC RECEBEU DOIS MILHÕES E 900 MIL TURISTAS ENTRE DEZEMBRO DE 2023 E MARÇO DE 2024

-MUNICÍPIO JÁ APLICOU CERCA DE MIL E 200 DOSES DA VACINA CONTRA A GRIPE

-PROMOTORA DESTACA IMPORTÂNCIA DO GAECO NO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

-LAR LEGAL ENTREGA ESCRITURAS DE IMÓVEIS PARA 30 FAMÍLIAS DE SÃO MIGUEL

-GESTANTE SOFRE FERIMENTOS EM COLISÃO ENVOLVENDO CARRO E CAMINHÃO

-MOTORISTA FICA FERIDO EM SAÍDA DE PISTA COM CHOQUE EM BARRANCO NA BR-282

Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O Irã afirmou ao Conselho de Segurança da ONU na noite desta segunda-feira que tem o direito de revidar o ataque de Israel feito à embaixada do país na Síria e pediu que a entidade bilateral responsabilize o governo de BENJAMIN NETANYAHU pelo ato e aplique as represálias possíveis. Em comunicado ao Conselho de Segurança, a missão permanente do Irã na ONU repreendeu o ataque israelense que chamou de terrorista e disse que foi uma "flagrante violação das normas e dos princípios fundamentais do direito internacional" e da inviolabilidade das instalações diplomáticas e consulares. Segundo o Irã, o ataque israelense matou sete membros da Guarda Revolucionária iraniana, entre eles três comandantes.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, classificou nesta segunda-feira como "circo" a preocupação expressa por vários governos após a exclusão de CORINA YORIS, apoiada pelo maior bloco opositor do país, das eleições de 28 de julho. O Departamento de Estado dos Estados Unidos e outros países como Argentina, além de Colômbia e Brasil, criticaram a exclusão de YORIS. MADURO disse que a Venezuela tem o sistema eleitoral mais confiável, transparente e auditado do mundo. Ele também acusou os Estados Unidos de incentivarem uma "campanha" contra o sistema eleitoral.

O presidente da Argentina JAVIER MILEI disse que uma eventual dolarização da economia argentina só deve acontecer após o fechamento do Banco Central do país. Segundo ele, a equipe econômica está trabalhando em entregar reformas no sistema financeiro, que possibilitariam o fechamento da instituição. Em entrevista à "CNN en Español", que foi ao ar neste domingo, MILEI explicou que o eventual fechamento reafirma uma das principais promessas de campanha, e que "não adianta fazer várias reformas se o Banco Central argentino não for fechado". Ele reforçou que essa é a única medida eficaz para acabar com a inflação no país.

A população carcerária brasileira cresceu 21 por cento entre 2017 e 2023, segundo dados do Sistema Nacional de Informações Penais. No final do ano passado, mais de 852 mil pessoas cumpriam penas ou aguardavam decisão judicial, contra as 704 mil 245 registradas há sete anos. O sistema é mantido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais e mostra que 650 mil 822 indivíduos estão em celas físicas e 201 mil 188 estão em prisão domiciliar, com ou sem o monitoramento eletrônico. A maioria da população é formada por homens negros, de 35 a 45 anos. A maior parte, mais de 183 mil pessoas, cumpria pena por tráfico de drogas.

Os analistas do mercado financeiro elevaram a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto deste ano de um vírgula 85 para um vírgula 89 por cento. Essa foi a sétima alta seguida no indicador. A informação consta no relatório "Focus", divulgado nesta terça-feira pelo Banco Central. O levantamento ouviu mais de 100 instituições financeiras, na semana passada, sobre as projeções para a economia. O indicador serve para medir a evolução da economia. Já para 2025, a previsão de alta do PIB do mercado financeiro ficou estável em dois por cento. Para o comportamento da inflação, os analistas da instituições financeiras mantiveram a estimativa estável em três vírgula 75 por cento para 2024.

O desembargador LUCIANO CARRASCO FALAVINHA SOUZA, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, votou nesta segunda-feira, contra a cassação do senador SERGIO MORO do União Brasil, ex-juiz da Operação Lava jato. Após o voto do relator, a sessão foi suspensa e será retomada na próxima quarta-feira. Faltam os votos de seis juízes. Se for cassado pelo TRE, MORO não deixará o cargo imediatamente porque a defesa poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral. Caso a eventual cassação seja confirmada pelo TSE, novas eleições serão convocadas no Paraná para preencher a vaga do senador. Ontem, o TRE começou o julgamento de duas ações nas quais o PT e o PL acusam MORO de abuso de poder econômico devido a gastos supostamente irregulares no período de pré-campanha em 2022.

O prazo para inscrição de projetos governamentais no Fundo da Infância e Adolescência de Santa Catarina foi prorrogado e segue até o próximo dia 11 de abril, quinta-feira. O valor do edital para os órgãos governamentais é de 20 milhões de reais. Os editais do FIA de Santa Catarina vão possibilitar que dezenas de entidades da sociedade civil e órgãos governamentais executem projetos em áreas como educação, saúde, cultura, esporte e proteção social, entre outras, para crianças e adolescentes que vivem aqui no estado. O Fundo da Infância e da Adolescência teve os maiores editais da história lançados em dezembro do ano passado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. A ação prevê um total de 42 milhões para garantir investimentos em projetos de entidades governamentais e não governamentais.

Em Santa Catarina, cinco vírgula 22 por cento do público-alvo foi vacinado contra a gripe, conforme dados do Ministério da Saúde. Foram cerca de 131 mil doses do imunizante aplicado, entre doses únicas, primeiras e segundas. Este ano, fazem parte dos grupos prioritários mais de três milhões de moradores de 13 cidades do Estado. Joinville foi, até agora, a cidade que mais vacinou. Foram 17 mil 583 doses aplicadas. Em segundo lugar, fica Criciúma, que aplicou cinco mil 932 doses. A cidade que menos vacinou até agora foi Nova Trento: lá, apenas uma dose foi aplicada. O painel do Ministério da Saúde mostra dados da Rede Nacional de Dados em Saúde até sexta-feira.

Santa Catarina recebeu dois milhões e 900 mil turistas entre dezembro de 2023 e março de 2024. O número superou as estimativas, que previam cerca de dois milhões e 800 mil visitantes. O dado está no balanço da Operação Estação Verão, apresentado nesta segunda-feira com a presença do governador JORGINHO MELLO e ainda trouxe informações de áreas como saúde, segurança pública e economia durante a temporada. Durante a Estação Verão, foi mobilizado o efetivo total de dois mil 219 guarda-vidas. Na comparação com a operação anterior, em que registraram cinco mil 237 salvamentos, houve uma queda de 21 por cento do número total de atendimentos.

A prefeitura de Descanso renovou parceria com APAE para o ano de 2024. O acordo prevê o repasse de 100 mil para a entidade, destinados à manutenção de serviços e investimentos em prol da comunidade. O documento foi assinado pelo prefeito SADI BONAMIGO, contou com a presença da presidente da APAE, INÊS SOPRANO. Além desse aporte financeiro, o Governo Municipal de Descanso contribui mensalmente com até 11 mil por meio do Fundo Municipal de Saúde, repassados de acordo com os serviços e atendimentos prestados pela APAE. Adicionalmente, a Secretaria de Assistência Social disponibiliza diariamente um motorista para garantir o transporte dos alunos que frequentam a instituição.

A Secretaria Municipal de Urbanismo retomou, nesta segunda-feira, o cronograma de recolha e trituração de galhos deste ano. A cada semana, um bairro diferente recebe o serviço e, todas as sextas-feiras, as equipes concentram o trabalho na área central. O roteiro completo está disponível e atualizado no site oficial do município. Desde ontem, as equipes da prefeitura farão a coleta no centro da cidade. Na semana seguinte, entre os dias oito e 11 de abril, o recolhimento dos entulhos vegetais será no bairro Morada do Sol e na Comunidade São Francisco de Assis. O roteiro vai até o dia 23 de maio e até lá vai contemplar os bairros Sagrado Coração, São Luiz, Andreatta, São Jorge e Centro.

A Unoesc São Miguel do Oeste concluiu na última semana o projeto "Educar para a Sustentabilidade: possibilidades de conscientização ambiental nas escolas municipais”. A ação foi executada por uma equipe de professores da universidade e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina. A iniciativa envolveu estudantes, professores e a comunidade escolar em atividades práticas e educacionais voltadas para a conscientização ambiental e práticas sustentáveis. O projeto foi realizado nas escolas Waldemar Antônio Von Dentz da Linha Canela Gaúcha, Padre José de Anchieta da Linha Dois Irmãos, Marechal Arthur Costa e Silva do Bairro Salete, e Juscelino Kubitschek de Oliveira do Bairro Estrela. A Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, professora ELIANDRA MIRLEI ROSSI, destacou a relevância do projeto para a missão da instituição.

O projeto de educação ambiental nas escolas da rede municipal engajou os estudantes em diversas atividades, desde a construção de estufas geodésicas até a revitalização de hortos medicinais e hortas verticais. A afirmação é da Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, professora ELIANDRA ROSSI. Ela explicou que os alunos participaram ativamente em todas as etapas. Além disso, ações de bioconstrução ensinaram aos estudantes a confecção de mesas e bancadas com materiais orgânicos, promovendo o uso responsável dos recursos naturais. A atividade contou também com a pintura de muros e paredes das escolas. Ela reforçou que projetos como esse proporcionam oportunidades de aprendizado prático e teórico.

O Cartório Eleitoral de São Miguel do Oeste está atendendo a população de Paraíso nesta semana. A ação faz parte do programa “Justiça Eleitoral em Movimento” que está levando a estrutura da Justiça Eleitoral para os município que não são sede de cartório. De acordo com a chefe da quadragésima quinta zona eleitoral, DEANA FANTON, o objetivo é prestar atendimentos neste período de alteração do cadastro eleitoral para o pleito de outubro. De hoje até quinta-feira, os eleitores de Paraíso poderão fazer o alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, solicitar a troca do local de votação e qualquer outra revisão no cadastro. O atendimento será na parte da tarde na prefeitura hoje, amanhã e quinta-feira.

O programa “Justiça Eleitoral em Movimento” também será prestado pela octogésima segunda Zona Eleitoral com sede também em São Miguel do Oeste. A iniciativa já passou pelos municípios de Anchieta, Barra Bonita, Guaraciaba e Romelândia. O atendimento nesta semana em Paraíso vai encerrar o roteiro da octogésima segunda Zona Eleitoral. A chefe do cartório, DEANA FANTON, lembrou que o cadastramento eleitoral será finalizado no dia oito de maio. Depois dessa data não será feita mais nenhuma alteração e os eleitores que não regularizarem a situação do título não poderão votar para a escolha dos prefeitos e vereadores neste ano.

O município de Descanso vai realizar, no próximo sábado uma ação especial da campanha de vacinação contra a gripe. Além do imunizante contra a influenza para os grupos prioritários, a equipe da secretaria da saúde vai fazer a aplicação da vacina contra o tétano na sala de vacinas da Unidade de Saúde Central. A campanha será no sábado, dia seis de abril entre sete e meia da manhã e quatro da tarde. A orientação da secretaria de saúde é para que as pessoas tragam a carteira de vacinação para atualização e o cartão SUS para agilizar o atendimento.

O município de São Miguel do Oeste já aplicou mil e 200 doses da vacina contra a gripe desde a abertura da campanha de imunização. A informação é da enfermeira da secretaria de saúde, JESSICA LUDWIG. De acordo com ela, o município tem cerca de 10 mil pessoas que fazem parte dos 18 grupos prioritários com direito a receber o imunizante. Ela reforçou a importância das pessoas se conscientizarem da importância de se vacinar para evitar os casos mais graves de gripe. Na campanha do ano passado, a procura foi baixa e o município teve que descartar cerca de duas mil e 200 doses da vacina que não foram usadas.

A aplicação da vacinas contra a gripe em São Miguel do Oeste ocorre em dois locais. A informação é da enfermeira da secretaria de Saúde, JESSICA LUDWIG. De acordo com ela, um dos locais é a Sala de Vacinas, localizada junto à Unidade de Saúde Central, de segunda a sexta-feira, das sete da manhã as sete da noite e aos sábados, das oito ao meio-dia. As pessoas também podem se vacinar no posto de saúde do bairro Agostini, de segunda a sexta-feira, das oito as 11 e 45 da manhã e na parte da tarde entre uma e 15 e cinco horas. JESSICA lembrou que o Dia D da Campanha está marcado para o sábado do dia 13 de abril com atendimento especial, ainda a ser definido pela equipe da secretaria.

A associação dos autistas, pais e amigos do extremo-oeste vai promover, no próximo sábado, o primeiro simpósio sobre autismo em São Miguel do Oeste. O evento começa as sete e meia da manhã na câmara de vereadores e terá um série de palestras sobre o tema. A inscrição custa 50 reais e pode ser feita nas redes sociais ou com os integrantes da associação. O simpósio de sábado será o principal evento relativo ao Dia Mundial de Conscientização sobre o autismo que é lembrado nesta terça-feira, dia dois de abril.

O programa Lar Legal, promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina em parceria com a Prefeitura de São Miguel do Oeste, finalizou o processo de regularização de mais 30 imóveis no município. Os documentos foram entregues oficialmente na semana passada em evento realizado no ginásio do Caic. Nesta etapa do programa, moradores dos núcleos Andreata e Conrad foram beneficiados pelo programa. Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito de São Miguel do Oeste, EDENILSON ZANARDI; o diretor municipal de Habitação, PAULO HENRIQUE COUTO; o secretário municipal de Saúde, ALFREDO SPIER; e o presidente da Câmara de Vereadores, PAULO DRUMM.

Cinco moradores do núcleo Andreata e 25 do núcleo Conrad tiveram os documentos dos imóveis regularizados. O processo para emissão dos documentos foi conduzido pela Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina. De acordo com o presidente da Adehasc, DJALMA MOREL, a entrega dos títulos permite que os moradores tenham a propriedade reconhecida e devidamente registrada sobre o imóvel que possuem. Ele disse que isso possibilitará financiamentos para reformas ou novas construções, valorizará o imóvel e, também, a localidade poderá receber investimentos públicos, já que agora os moradores terão o seu cadastro imobiliário regular na Prefeitura. O Lar Legal foi instituído em 2014 do Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

As operações do Gaeco - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - se tornaram cada vez mais frequentes e com resultados positivos para a sociedade catarinense. A informação é do coordenador da Força Tarefa em Santa Catarina, MARCIO COTA. De acordo com ele, somente no ano passado, o grupo realizou 48 operações, cumpriu 270 mandados de prisão e 992 de busca e apreensão. Ele citou que o trabalho do Gaeco é fundamental para o enfrentamento do crime organizado. Atualmente, são oito núcleos espalhados pelo estado: Blumenau, Joinville, Itajaí, Florianópolis, Criciúma, Lages, Chapecó e São Miguel. Em 2021, foi o criado o Cibergaeco, uma equipe especializada de combate aos crimes cometidos por meio de plataformas digitais.

A principal operação do Gaeco de São Miguel do Oeste em cerca de 5 anos de atuação foi a Maserati. A avaliação é da promotora de Justiça, MARCELA FERNANDEZ. A investigação apurou que uma facção criminosa de presença nacional tinha a intenção da facção era tomar as cidades menores até chegar ao litoral começando pelo extremo-oeste. O Operação Maserati gerou 251 condenações e quebrou a espinha da facção. Dos réus, 78 foram condenados a penas superiores a 20 anos de prisão. Os réus também foram condenados ao pagamento de multas que somam mais de quatro milhões e 800 mil reais. Ela destacou que o Gaeco está cada vez mais presente, fechando o cerco e reduzindo a ação do crime organizado na região e em Santa Catarina.

Um homem suspeito de posse ilegal de arma de fogo foi preso nesta segunda-feira pela Polícia Militar de Campo Erê. Uma guarnição estava em diligências na operação de combate aos crimes transfronteiriços quando abordou uma caminhonete por volta das oito horas da noite. Durante busca veicular, foi encontrado no assoalho, atrás do banco, uma arma de fogo de calibre .380, de fabricação argentina, entre outros produtos oriundos do crime de descaminho. O condutor do veículo assumiu a propriedade da arma e dos produtos. Diante dos fatos, o veículo e o condutor foram encaminhados para Delegacia de Polícia Federal.

Um acidente de trânsito deixou uma pessoa ferida na manhã desta segunda-feira no Contorno viário em São Lourenço do Oeste. A colisão envolveu um Celta e um caminhão. O Corpo de Bombeiros de São Lourenço do Oeste foi acionado e encontrou dois ocupantes encarcerados no Celta. A guarnição socorreu as duas vítimas, uma delas uma gestante que estava ocupando o banco do carona. Ela foi retirada pela equipe do SAMU e conduzida até a UPA 24 horas. O condutor não teve ferimentos e recusou atendimento dos bombeiros.

Um homem, de 33 anos, ficou ferido em uma saída de pista de veículo seguida de choque em barranco na BR 282 nesta segunda-feira. O acidente aconteceu por volta das seis horas da tarde em Maravilha. O homem foi socorrido pelo SAMU com escoriações e encaminhado ao Hospital São José. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para realizar o controle do trânsito enquanto o Corpo de Bombeiros limpou a pista.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.