ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 02 04 2022

-GOVERNO VAI OFERTAR PRIMEIRO REMÉDIO CONTRA COVID NA REDE SUS

-ALÍQUOTA DE 17 POR CENTO SOBRE O LEITE LONGA ENTRA EM VIGOR EM SC

-NÚMERO DE CIDADES DA REGIÃO EM EPIDEMIA DE DENGUE SOBE PARA DEZ

-PREFEITOS DEFINEM COMISSÃO PARA PEDIR NOVOS SERVIÇOS NO HOSPITAL REGIONAL

-CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA NA SEMANA QUE VEM NO MUNICÍPIO

-HOMEM É PRESO DEPOIS DE AMEAÇA MULHER E ENTEADA COM ARMA DE FOGO

-IDOSO SOFRE FERIMENTOS DURANTE CORTE DE ÁRVORE NO SANTA RITA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 69 centavos. O euro está valendo cinco reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

O Kremlin afirmou nesta sexta-feira que o ataque executado, segundo Moscou, por helicópteros ucranianos em território russo contra um depósito de combustível afetará as negociações bilaterais para acabar com a ofensiva na Ucrânia. Segundo a Rússia, dois helicópteros ucranianos bombardearam um depósito de gasolina em Belgorod, no oeste da Rússia, a cerca de 40 quilômetros da fronteira. A Ucrânia não se referiu imediatamente a esta operação, que, se confirmada, será a primeira do tipo por parte da aviação ucraniana.Este ataque ocorre depois de a Rússia ter afirmado, repetidamente, que tem controle total do espaço aéreo na Ucrânia, onde está realizando o que chama de operação militar especial.

Os militares dos Estados Unidos cancelaram um teste de um míssil balístico intercontinental que inicialmente pretendiam apenas adiar, em uma tentativa de diminuir as tensões nucleares com a Rússia durante a guerra na Ucrânia. O Pentágono anunciou pela primeira vez o adiamento do teste em 2 de março, depois que a Rússia disse que estava colocando suas forças nucleares em alerta máximo. Washington disse à época que era importante que os Estados Unidos e a Rússia "lembrem o risco de erro de cálculo e tomem medidas para reduzir esses riscos".O próximo teste míssil está programado para ocorrer ainda este ano.

O presidente JOE BIDEN disse, nesta sexta-feira, que mais de 30 países se uniram aos Estados Unidos na liberação de suas reservas de petróleo para estabilizar o mercado instável pela guerra na Ucrânia. O presidente americano anunciou na última quinta-feira que liberaria um milhão de barris por dia durante seis meses das reservas estratégicas de petróleo dos Estados Unidos. O objetivo é tentar conter da alta o valor da petróleio desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o que impacta a economia mundial. Esse será o maior uso de reservas estratégicas dos Estados Unidos desde 1975.

Mais de dois anos após o começo da pandemia, o Ministério da Saúde vai ofertar no SUS um medicamento indicado em bula contra a Covid-19. A pasta comandada por MARCELO QUEIROGA publicou nesta sexta-feira a incorporação do tratamento com barictinibe à rede pública para pacientes adultos, hospitalizados e que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal. Fabricado pelo laboratório Lilly, o anti-inflamatório é usado principalmente no tratamento da artrite reumatoide. A Conitec, Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, recomendou a incorporação do produto ao SUS na quarta-feira. Hoje a primeira geração de medicamentos contra a Covid-19 é encontrada apenas na rede privada.

O Supremo Tribunal Federal formou maioria no início da tarde desta sexta-feira a favor das medidas impostas pelo ministro ALEXANDRE DE MORAES ao deputado DANIEL SILVEIRA, após o parlamentar ter se recusado a colocar tornozeleira eletrônica. Dos 11 ministros, KASSIO NUNES MARQUES e ANDRÉ MENDONÇA foram contrários às medidas. SILVEIRA é réu no Supremo por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições, entre as quais o STF. Ele chegou a ser preso em fevereiro do ano passado por divulgar um vídeo com ameaças a ministros do Supremo. Ao pedir a aplicação da tornozeleira, o Ministério Público afirmou que, mesmo investigado, Silveira continuou fazendo ataques às instituições e à democracia.

O ex-juiz e ex-ministro da Justiça SERGIO MORO afirmou nesta sexta-feira que "não desistiu de nada". A declaração foi feita em coletiva de imprensa um dia após ele se filiar ao União Brasil. Integrantes da cúpula do partido chegaram a publicar uma nota dizendo que, "neste momento, não há hipótese" de concordarem com eventual pré-candidatura dele à Presidência da República. Na quinta, ao assinar a filiação ao novo partido, MORO declarou que abria mão de concorrer à Presidência da República "neste momento". Em coletiva nesta sexta, MORO afirmou que não será candidato a deputado federal e que mantem o sonho de mudar o país. Após a coletiva de MORO, uma ala do União Brasil afirmou que deve pedir a impugnação da filiação do ex-juiz, argumentando que a desistência da disputa ao Planalto era essencial para a legenda abrigar o político.

O Governo de Santa Catarina lançou edital para um termo de colaboração com Organização da Sociedade Civil que vai ser responsável por mapear e identificar empreendimentos de economia solidária em Santa Catarina. O edital, publicado na última quarta-feira, 31 de março, é uma iniciativa da Diretoria de Emprego e Renda da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e as inscrições vão até 14 de maio. Segundo o governo, o mapeamento vai ser um guiapara as políticas públicas da economia solidária do Estado. A economia solidária é uma alternativa inovadora na geração de trabalho e na inclusão social que integra quem produz, quem vende, quem troca e quem compra.

Santa Catarina enfrenta aumento de casos de dengue. De acordo com o boletim semanal da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina divulgado nesta sexta-feira, subiu para 16 o número de municípios em epidemia no Estado. Além disso, há 124 cidades com infestação e quatro mortes confirmadas. De acordo com a Dive, apesar de Santa Catarina ter menos casos em comparação ao mesmo período de 2021, com queda decinco por cento, o número de cidades infestadas aumentou em 11 vírgula dois por cento. Conforme o relatório da Dive, são cinco mil 478 casos confirmados de dengue. Desses quatro mil 156 são autóctones, o que significa que a pessoa se contaminou localmente, e 60 casos são importados.

A partir desta sexta-feira, primeiro de abril, o consumidor catarinense passou a pagar 17 por cento de alíquota de ICMS para o leite longa vida. Antes, estava em sete por cento. Esse aumento da carga tributária é resultado de lei aprovada pela Assembleia Legislativa no final do ano passado para atender sugestão dos fabricantes do setor que argumentaram ser necessário para poder competir com estados vizinhos, de onde vem produto com alíquota de 12 por cento e é complementada por cinco por cento. Como haveria impacto ao consumidor, com alta de preços, o parlamento e o governo foram pressionados pela Associação Catarinense de Supermercados e outras entidades, mas não houve uma solução de consenso para evitar o aumento. O tema segue na pauta do governo e da Alesc, que analisa outras mudanças em ICMS para alimentos até junho.


A câmara de vereadores de Bandeirante realizou, nesta semana, o primeiro Curso de Qualificação de Vereadores e Suplentes. De acordo com o presidente do legislativo, ADINOR SALLES, o objetivo foi capacitar e preparar os parlamentares e suplentes para exercer a função. O evento foi oferecido para todos que participaram do pleito eleitoral de 2020 no município. As palestras foram ministradas pelo assessor jurídico da câmara, JEAN CARLOS CARLESSO e pelo Secretário Executivo da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, FLAVIO RAMOS. SALLES disse que a capacitação de vereadores e suplentes é muito importante e que a mesa diretora pretende promover outros eventos desse tipo na câmara.

O município de Descanso decidiu seguir a decisão do estado de Santa Catarina e também desobrigou o uso de máscaras em locais fechados. Ao contrário de praticamente todos os municípios catarinenses, Descanso ainda exigia o item em espaços internos até o começo desta semana. A demora na flexibilização ocorreu visto os números expressivos de novos casos diários de Covid-19 no município. A partir de agora com a decisão do Comitê de Crise, o uso do item não é mais obrigatório tanto em locais abertos, quanto fechados. O uso é exigido apenas nas unidades de saúde e hospital, assim como, por pessoas que apresentarem sintomas gripais ou possuírem comorbidades.

Todos os indicadores foram avaliados pelos órgãos de Saúde e também pelo governo de Descanso para que a máscara fosse deixada de lado no município. A afirmação é do secretário de Saúde, CLEBER RECH. Ele lembrou que a demora ocorreu visto a média de vacinação dos moradores, além do mapa de risco e também pelo alto número de infectados. Conforme ele, nos últimos dias o cenário mudou e por isso o município sentiu segurança em adotar a flexibilização. CLEBER RECH pontuou ainda que o governo teme que o não uso de máscaras faça com que os casos aumentem novamente, por isso, o acompanhamento da situação será contínuo pelos órgãos da saúde.

O governo de Descanso espera que a população use as máscaras de forma voluntária em locais com grande movimentação de pessoas. A expectativa é do secretário de Saúde, CLÉBER RECH. Ele frisou que a medida seria fundamental para que o índice de novos casos não aumente novamente, além de evitar uma sobrecarga nos atendimentos da Saúde. Para ele, é fundamental que os moradores tenham consciência da situação e não abusem das flexibilizações, continuando com os demais cuidados, como por exemplo, uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento pessoal quando possível.

O Peperi Debates deste sábado discutiu as causas e consequências da falta de tratamento de esgoto em São Miguel do Oeste. O problema atinge todo o estado. Um estudo elaborado pelo Instituto Trata Brasil revelou que apenas 25 por cento dos catarinenses têm acesso à coleta de esgoto. Isso significa que mais de cinco milhões de catarinenses não possuem coleta e tratamento de esgoto. O debate deste sábado reuniu o chefe da agencia local da Casan, VITOR DE GOUVEIA, a coordenadora do laboratório de microbiologia da Unoesc, ELIANDRA ROSSI e o secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. As fotos e o áudio do debate estão disponíveis no portal da Peperi na internet.

O problema que envolve o saneamento básico no país é o pouco investimento feito pelo poder público ao longo dos anos. A observação é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. Ele disse que para resolver essa carência é preciso ter muito planejamento e um bom projeto. Segundo o secretário, o município já fez isso e o projeto para a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto está praticamente concluído. O desafio agora é buscar o recurso, já que a prefeitura não tem condições de bancar os 100 milhões necessários para a obra. DIAS destacou que esse será um dos principais pontos do contrato de concessão dos serviços de água e esgoto que pode ser renovado com a Casan ou assinado com outra empresa. Ele disse que empresas multinacionais já enviaram ao município uma manifestação de interesse em atuar no setor. O município contratou uma consultoria para diagnosticar e apontar o melhor caminho para São Miguel do Oeste.

Ao longo da história, os poderes públicos de forma geral fizeram investimentos em água e deixaram a questão do esgoto em segundo plano e isso também vale para a Casan. O comentário é do chefe da agencia local da Casan, VITOR DE GOUVEIA. Mesmo assim, a questão agora está bem encaminhada para ser resolvida. Ele disse que a Casan finalizou o projeto que começou a ser elaborado por uma empresa contratada pela prefeitura. O projeto está em fase de licenciamento ambiental e preve todo o sistema de coleta e tratamento do esgoto. VITOR disse que a obra, quando acontecer, vai transformar toda a cidade. Ele citou que o investimento deve superar os cem milhões de reais e existem financiamentos internacionais, como o do Banco do Japão por exemplo, que podem garantir o aporte necessário para a execução do projeto.

O problema do esgoto não é uma realidade apenas de São Miguel do Oeste, mas de todo o pais. De acordo com a coordenadora do laboratório de microbiologia da Unoesc, ELIANDRA ROSSI, a solução não é simples já que envolve uma série de questões, como por exemplo, projetos bem feitos e recursos de grande porte para implantar, manter e operar os sistema de coleta e tratamento. Ela citou que a falta de tratamento do esgoto tem relação direta com o nível de contaminação das águas e esse quadro resulta no adoecimento da população. ELIANDRA disse que o investimento é necessário já que cada real investido em saneamento básico representa uma economia de cinco reais nos gastos para tratar a saúde da população. A problema também destacou uma pesquisa feita pela universidade em seis condomínios da cidade que tem estações individuais de tratamento de esgoto. Nenhuma estava operando como deveria.

Cerca de 10 mil quilos de pneus foram recolhidos na tarde desta sexta-feira do Ecoponto Regional, mantido pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina. O Ecoponto fica na avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste. A recolha foi feita com dois caminhões por uma empresa especializada na reciclagem do material e com licenciamento ambiental para a realização do serviço. Os pneus são oriundos dos 19 municípios de abrangência da Associação. Na segunda-feira será destinada mais uma carga de pneus. O Ecoponto funciona de segunda a sexta-feira em horário de expediente. Além dos pneus, lixo eletrônico, televisores, geladeiras, micro-ondas e computadores em desuso também pode ser levados até o local. A estrutura foi instalada há 20 anos com o objetivo de proporcionar a reutilização da matéria prima, auxiliando na preservação do meio ambiente, além de evitar o abandono dos pneus em locais inapropriados.

Os prefeitos que compõem a região da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina se reuniram na quinta-feira em mais uma Assembleia geral. Entre as pautas discutidas na reunião esteve a necessidade de pleitear o atendimento de média complexidade no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. Os prefeitos ressaltaram que ainda é aguardada a habilitação da unidade hospitalar pelo Ministério da Saúde e que, embora o hospital já ofereça serviços oncológicos, não tem autorização para outros tipos de atendimentos de alta complexidade. Duranta a assembleia, os prefeitos definiram a criação de uma comissão que irá elaborar um diagnóstico da situação envolvendo o Hospital Regional para posterior pleito político de todos os prefeitos. A comissão é composta pelos prefeitos WILSON TREVISAN de São Miguel do Oeste, JAIR GIUMBELLI de Belmonte e ALEXANDRE RIBAS de Itapiranga.

O avanço da dengue no extremo-oeste foi outro tema da assembleia geral da Ameosc nesta semana. Na área da gerencia regional de saúde de São Miguel do Oeste são 10 cidades em epidemia de dengue, ou seja, tem mais de 300 casos por grupo de cem mil habitantes: Maravilha, Iporã do Oeste, Belmonte, Romelândia, São José do Cedro, Guaraciaba, Mondaí, Caibi, Flor do Sertão e Santa Helene. Além disso, um morador de Romelândia morreu em razão da doença. Os prefeitos ressaltaram a importância do papel das prefeituras no incentivo ao combate do vetor, com ações preventivas antes dos períodos de pico, como é o caso do verão. Técnicos da saúde participaram da assembleia dos prefeitos e explicaram as ações que estão sendo tomadas para eliminar o mosquito e conte o avanço da doença.

O município de São Miguel do Oeste está muito perto de entrar em epidemia de dengue. O alerta é do enfermeiro da vigilância epidemiológica da secretaria de saúde, MARCOS BORTOLANZA. De acordo com ele, em apenas três dias, 30 pessoas testaram positivo para a doença e o número de casos confirmados este ano saltou de 82 para 112. Só em março, foram 110 registros. Considerando a população estimada de São Miguel do Oeste pelo IBGE, o município entrará para o status de epidêmico quando o número de casos confirmados chegar a 120, o que deve acontecer a qualquer momento, pois 225 pacientes estão aguardando resultado de exames. As amostras são enviadas ao LACEN e estão levando em média sete dias para serem analisadas. Ontem, o secretário de saúde, ALFREDO SPIER, disse que o município vai instalar uma sala de situação para enfrentar o problema na semana que vem.

A Secretaria de Saúde divulgou nesta sexta-feira o cronograma completo de vacinação contra covid para a próxima semana em São Miguel do Oeste. O atendimento será das oito da manhã as quatro da tarde na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni, de segunda a quinta-feira. A equipe da Saúde também está realizando a aplicação da quarte dose a domicílio para idosos acima de 80 anos que estão acamados e que receberam a terceira dose há mais de quatro meses. Na segunda-feira será aplicada a quarta dose para idosos de 80 anos acima que receberam a terceira dose até o dia 04 de dezembro de 2021.

A campanha contra a Covid segue na terça-feira com a primeira dose para crianças de 5 a 11 anos retardatárias, a segunda dose da BUTANTAN para crianças vacinadas em oito de março e retardatários da segunda dose deste laboratório. Na quarta-feira, o município vai oferecer a primeira dose para adolescentes e adultos retardatários, a segunda dose da BUTANTAN para adultos vacinados em quatro e nove de março e a terceira dose para vacinados até seis de dezembro. O cronograma da semana termina na quinta-feira com a primeira dose para crianças de 5 a 11 anos retardatárias e a segunda dose da PFIZER para crianças vacinadas em oito e 10 de fevereiro.

A terceira dose da vacina contra a Covid ainda não foi autorizada pelo Ministério da Saúde para crianças e adolescentes menores de 18 anos. As pessoas com a segunda dose da vacina BUTANTAN em atraso, também podem agendar atendimento pelo telefonewhats (49) 9 9168-1133. Em caso de dúvidas sobre a vacinação ou qualquer outra situação referente à covid, a população pode entrar em contato com a Central de Informações Covid-19, pelo telefone (49) 3631-2078. Para receber a vacina, é necessário apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e CPF. Para a primeira dose, também é necessário um Comprovante de Residência. Os adolescentes que não estejam acompanhados dos pais, ainda precisam de um Termo de Consentimento.

O município de São Miguel do Oeste vai aderir à Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe e promover Campanha Nacional de Seguimento do Sarampo a partir da semana que vem. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripeinfluenza. A campanha inicia oficialmente no país na segunda-feira e vai até o dia três de junho. No mês de abril, os grupos prioritários de vacinação serão os idosos, que receberão a vacina Influenza, e os trabalhadores da saúde, que receberão Influenza e Sarampo. A vacinação ocorrerá na Sala de Vacinas localizada junto ao posto central. Na cidade, a campanha vai começar na sexta-feira. No mês de abril, a vacinação está programada para os dias oito, 12 e 19, além dos sábados 23 e 30.

Os demais grupos prioritários da campanha contra a gripe serão atendidos na segunda etapa de vacinação que terá início no dia dois de maio. Na segunda fase da imunização serão atendidas crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, puérperas, professores, profissionais de segurança e salvamento, caminhoneiros, população privada de liberdade e pessoas com deficiências permanentes e pessoas com doenças crônicas. As pessoas acamadas receberão a vacina em domicílio durante o período de campanha. Já a vacina do sarampo estará disponível para todos os profissionais de saúde, independente de imunização anterior e em qualquer faixa etária. A imunização contra o sarampo também ocorrerá a todas as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos. Os pais devem procurar a unidade central de saúde para vacinar os filhos.

Um homem foi preso por ameaça no âmbito doméstico e por posse ilegal de arma de fogo. A Polícia Militar recebeu a denúncia de que um homem havia ameaçado a esposa e o enteado com uma arma de fogo no começo da tarde de ontem. Depois disso, ele pegou o carro e seguiu em direção a Guaraciaba. O homem foi abordado na BR 163 e os policias encontraram um revolver calibre 32 enrolado em uma toalha embaixo do pneu do estepe do carro. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.

Um idoso ficou ferido durante o corte de uma árvore no bairro Santa Rita nesta sexta-feira. O homem estava trabalhando por volta das oito e meia da manhã quando sofreu o acidente. O idoso fez o corte da árvore que acabou caindo sobre ele. Ele sofreu escoriações e fratura nas pernas. A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.