ÁUDIOS
Show de Bola - Peperi AM

Globo em Foco sexta-feira 02 04 2021

-RELATOR DO ORÇAMENTO PROPÕE CANCELAR 10 BILHÕES EM EMENDAS PARLAMENTARES

-SEGUNDA DOSE DA VACINA JÁ FOI APLICADA EM DOIS POR CENTO DOS CATARINENSES

-ENTIDADES COBRAM RETOMADA DO VOO DIRETO ENTRE CHAPECÓ E FLORIANÓPOLIS

-REABERTURA DAS CRECHES VAI ACONTECER ENTRE OS DIAS 26 DE ABRIL E TRÊS DE MAIO

-MÉDIA MÓVEL DE CASOS DE COVID TEM QUEDA DE 37 POR CENTO NOS ÚLTIMOS 14 DIAS

-COLISÃO ENVOLVE TRÊS VEÍCULOS E DEIXA DOIS FERIDOS NA WILLY BARHT

-HOMEM MORRE EM ACIDENTE ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR 158

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 68 centavos. O euro está valendo seis reais e 69 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Um trem expresso com cerca de 500 passageiros descarrilou em Taiwan nesta sexta-feira. Ao menos 48 pessoas morreram. Segundo as autoridades locais, 66 passageiros ficaram feridos no acidente. Pelas imagens que foram divulgadas, é possível ver que os vagões foram destruídos em um túnel. Alguns deles ficaram amassados, o que dificultou a saída das pessoas. O condutor do trem morreu no acidente. Segundo a mídia local, havia muitos passageiros em pé, porque o trem estava lotado. Com o acidente, eles foram jogados dentro dos vagões.

O presidente do Equador, LENÍN MORENO, decretou, nesta quinta-feira "estado de exceção" por 30 dias em várias províncias do país. A medida afeta cerca de 70 por cento dos 17 milhões e 400 mil habitantes do país e serve para conter o aumento das infecções por coronavírus. Ele também decretou toque de recolher até o dia nove de abril, entre oito horas da noite e cinco da madrugada. A vice-presidente MARÍA ALEJANDRA MUÑOZ afirmou que as restrições não irão alterar o processo eleitoral, marcado para 11 de abril, quando acontece a votação para a eleição do sucessor do presidente LENÍN MORENO.

Para tentar combater o surto de coronavírus, Peru, Chile e Bolívia anunciaram medidas de fechamento de fronteiras ou suspensão de voos nesta quinta-feira. Os três países enfrentam aumento no número de contágios e cada um adotou medidas específicas. O Chile fechou todas as suas fronteiras. Já a Bolívia proibiu apenas a entrada de pessoas do Brasil. O Peru suspendeu voos do Brasil, Reino Unido e África do Sul. A Argentina já havia restringido a entrada de viajantes no fim de março.

A União Química, farmacêutica que representa a vacina russa Sputnik V no Brasil, ainda não enviou todos os documentos necessários para a análise de uso emergencial do imunizante contra a Covid-19. A informação é da Anvisa. Em nota, a agência informou que recebeu, na quarta-feira, um dos itens da documentação que trata dos requisitos mínimos para a solicitação da autorização, mas que outras informações continuam pendentes. Desta forma, a Anvisa suspendeu o prazo de sete dias úteis para a resposta da análise. Esta é a segunda vez que a farmacêutica tenta a autorização. A primeira foi em janeiro e a Anvisa também informou que a farmacêutica não apresentou todos os documentos.

O governo federal vai começar a pagar na próxima terça-feira o novo auxílio emergencial. Serão quatro parcelas de 150, 250 ou 375 reais, e os beneficiários poderão saber se foram aprovados a partir de hoje. O novo calendário de pagamentos foi publicado pelo governo em edição extra do Diário Oficial da União e vai seguir as datas de nascimento dos beneficiados. Na terça-feira, começam a receber os trabalhadores informais, microempreendedores individuais, desempregados e outras pessoas afetadas pela pandemia nascidas no mês de janeiro, além de integrantes do Cadastro Único do governo federal. O calendário da primeira parcela termina em 30 de abril para os nascidos em dezembro.

O relator do Orçamento de 2021, senador MÁRCIO BITTAR do MDB do Acre, enviou um ofício nesta quarta-feira ao presidente JAIR BOLSONARO para informar que o Congresso decidiu cancelar 10 bilhões de reais em emendas parlamentares do texto. O orçamento foi aprovado pelos parlamentares na última semana e, até esta quarta, não tinha sido sancionado por BOLSONARO. De acordo com o ofício enviado por BITTAR, os 10 bilhões cancelados em emendas servirão para cobrir essas despesas obrigatórias ou para efetuar "recomposições na forma em que o governo federal entender adequadas". As emendas são gastos incluídos por deputados e senadores, normalmente para as suas regiões eleitorais.

A governadora DANIELA REINEHR assinou nesta semana um Termo de Cooperação que viabiliza a criação do Observatório de Violência contra a Mulher em Santa Catarina. O ato solene ocorreu na Assembleia Legislativa com a participação da bancada feminina do parlamento estadual e de representantes do Tribunal de Justiça e Ministério Público. A lei, de autoria da ex-deputada ANA PAULA LIMA, estabelece a criação de uma política para combater a violência, com a integração entre os órgãos que atendem a mulher vítima de abusos. Segundo a governadora, trata-se de uma iniciativa importante, que trará informações mais precisas e resultará no estabelecimento de políticas públicas mais qualificadas no combate à violência contra a mulher.

Em quase um mês, Santa Catarina reduziu 33 por cento o total de casos ativos, que estão em tratamento contra a covid-19 e são capazes de transmitir o vírus. Em seis de março, o Estado somava 39 mil e 17 ativos, a maior marca em toda a pandemia. Nesta quinta-feira, dia primeiro, o total caiu para 25 mil 896. A queda de casos ativos registrada em Santa Catarina foi causa principalmente pela redução observada no Oeste. Com medidas mais restritivas de circulação de pessoas, Chapecó e Xanxerê puxaram para baixo o índice da região. Ontem, foram confirmados mais 138 óbitos e com isso o estado chegou a 11 mil e 23 mortes causadas pela doença.

Santa Catarina tem apenas dois virgula zero quatro por cento da população que tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A taxa representa 146 mil 108 pessoas que completaram o ciclo vacinal, conforme levantamento desta quinta-feira. Até agora, 608 mil 333 pessoas receberam, no mínimo, a primeira dose do imunizante, ou seja, oito vírgula 49 por cento da população. Santa Catarina recebeu, até o momento, cerca de um milhão e 300 mil doses da vacina. Ontem, o estado recebeu o maior lote desde o início da campanha com 309 mil doses. A novidade fica por conta da recomendação do início da vacinação dos agentes da força de segurança, salvamento e forças armadas. No total, foram enviadas mil 221 doses para esse público.

O Peperi Debates deste sábado vai fazer uma reflexão sobre como o processo de mudança afeta o homem e como nós agimos e reagimos diante do novo. O programa vai discutir por que, via de regra, as pessoas evitam o novo e resistem as mudanças, seja no campo pessoal ou profissional. O Peperi Debates vai reunir o padre FRANCISCO BUEHRMANN, Vigário da Paróquia São Miguel Arcanjo, a palestrante e mentora NEIDE CASSOL e a psicóloga LUCIANE MARIN. O programa, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai receber o prefeito WILSON TREVISAN. Ele vai fazer um balanço do primeiro trimestre do ano, as principais ações e as dificuldades enfrentadas pelo município. TREVISAN também vai avaliar a geração de emprego formal na cidade. No primeiro bimestre, São Miguel teve mais de 300 vagas de saldo. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com o prefeito WILSON TREVISAN está agendada para as 11 e meia

O Instituto Federal de Santa Catarina, campus de São Miguel do Oeste abriu o prazo de inscrições para dois cursos técnicos. A informação é do diretor, DIEGO MARTINS. Conforme ele, as vagas são remanescentes e as aulas vão iniciar ainda no primeiro semestre deste ano. De acordo com MARTINS, o período de inscrições vai até o dia 12 deste mês e os dois cursos são gratuitos, sem cobrança de taxa de inscrição. Ele citou que as vagas serão preenchidas por ordem de manifestação de interesse, mediante envio da documentação de matrícula pela internet. O endereço eletrônico é o www.ifsc.edu.br.

Os dois cursos do IFSCI tem 28 vagas remanescentes para dois cursos técnicos. De acordo com o diretor do campus, DIEGO MARTINS, são 20 vagas para o curso Técnico concomitante em Eletromecânica e oito vagas para o Técnico subsequente em Administração. Ambos serão realizados no período da noite. Ele reforçou que o preenchimento das vagas será por ordem de matrícula, desde que a documentação esteja correta e completa. MARTINS explicou que a modalidade concomitante é destinada para aqueles que estão cursando o ensino médio. Já a subsequente é para aqueles que já concluíram o ensino médio.

Além dos dois cursos na modalidade técnica, o Instituto Federal de Santa Catarina vai começar a partir da próxima terça-feira a receber as inscrições para dois cursos superiores. O comentário é do diretor do IFSC de São Miguel do Oeste, DIEGO MARTINS. Ele disse que serão quatro dias para que os interessados se escrevam nos cursos de Agronomia e Tecnologia em Alimentos. As vagas são por meio do Sistema de Seleção Unificada e as inscrições serão através da internet. O endereço eletrônico é o www.sisu.mec.gov.br. MARTINS destacou que para participar os interessados precisam ter feito o último Enem e terem tirado nota maior que zero na redação. Ele lembrou que o resultado será divulgado no dia 13 e entre os dias 14 e 19 vão ocorrer as matrículas para os cursos superiores.

A agencia local do Sine tem mais de mil vagas de emprego abertas em municípios da região. Ao todo, são mil 104 oportunidade de trabalho em vários setores. O posto ocupa a primeira posição no estado em oferta de emprego. É o dobro de Concórdia, a segunda agencia do Sine com mais vagas. Em todo o Estado, o Sine oferececinco mil 529 mil e mais de 20 por cento estão nos municípios da regional de São Miguel do Oeste. Em razão da pandemia, o Sine orienta a utilização do aplicativo Sine Fácil para consultar e solicitar encaminhamento para as vagas de emprego. O posto local do Sine fica no prédio do Ceja, ao lado do posto de saúde do centro.

As comissões de Finanças e Transportes da Assembleia promoveram, nesta semana, uma audiência pública para discutir a suspensão da linha área direta entre Chapecó e Florianópolis. O serviço que era prestado pela companhia Azul foi suspenso no dia 20 do mês passado. Atualmente, a única opção são os voos Chapecó – São Paulo – Florianópolis, o que aumenta o custo e o tempo de deslocamento entre a região e a capital do estado. A audiência dessa semana reuniu deputados e lideranças empresariais. Durante o encontro, o deputado MARCOS VIEIRA sugeriu a redução de 12 para sete por cento do ICMS sobre a querosene usada na aviação. Para receber o benefício, as companhias devemdevem manter pelo menos duas linhas áreas entre Chapecó e Florianópolis e entre Chapecó e Navegantes.

A suspensão dos voos diretos entre a região e a capital do estado criou um grande problema, principalmente para o setor produtivo. O comentário é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele disse que o tempo de voo entre Chapecó e Florianópolis é de 45 minutos. A opção atual, com conexão em São Paulo, eleva o tempo da viagem em até seis horas e meia. TAUFFER destacou que isso gera transtornos, prejuízos e dificulta o trabalho de quem faz a conexão região-capital. O empresário comentou que a decisão da Azul pode ter relação com a pandemia que afetou os negócios da companhia. Mesmo assim, TAUFFER está confiante na reversão do quadro. Ele disse que a expectativa é de que os voos diretos para Florianópolis sejam retomados no mês de maio.

A suspensão de voos no aeroporto de Chapecó revela que o projeto para instalar voos regulares no aeroporto Helio Wassun de São Miguel do Oeste ficou ainda mais distante. Na visão do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER, o quadro é de muita preocupação. Ele citou que o aeroporto de Chapecó já perdeu linhas importantes feitas pela Gol e pela Azul. TAUFFER disse que apesar da necessidade, está cada vez mais complicado para o extremo-oeste contar com voos regulares em São Miguel.

A abertura das creches da rede municipal de ensino deve ocorrer entre o final deste mês e o começo de maio. A possível data para o início do ano letivo com atendimento presencial nas unidades deve acontecer entre os dias 26 de abril e três de maio. Essa foi a data fixada durante um encontro que envolveu representantes da secretaria municipal da Educação e do Movimento Pais pela Educação. De acordo com a integrante do movimento, INDIANARA HERBERT, a reunião foi muito produtiva. Ela citou que os demais níveis de ensino já retornaram com atividades presenciais sem nenhum problema. INDIANARA disse que o movimento cobrou uma data para a reabertura das creches e por isso buscou a secretaria para discutir o assunto na manhã de ontem.

De acordo com o movimento Pais pela Educação o atendimento presencial nas creches é uma necessidade. De acordo com a integrante do movimento, INDIANARA HERBET, a reabertura das unidades será importante para as crianças, que voltarão a ter contato social, e para os pais que trabalham e não tem com quem deixar os filhos pequenos. Ela citou que as escolas montaram planos de contingencia, adotaram medidas preventivas e promoveram um retorno seguro para os alunos. INDIANARA comentou que as creches também estão preparadas para receber as crianças. Ela disse que assim como em outros níveis de ensino, as creches de São Miguel vão vencer as dificuldades e garantir o atendimento das crianças com segurança.

A secretaria de Educação está se preparando para a reabertura das creches na última semana de abril ou na primeira semana de maio. A garantia foi dada na manhã de hoje pela secretária SISSE VELOSO. Ela comentou que a estrutura está sendo preparada para o atendimento das normas sanitárias. Além disso, a secretaria vai lançar o processo seletivo para contratação dos professores ACTs e finalizar as matriculas para as vagas remanescentes. SISSE reforçou que o planejamento é para a abertura das creches no prazo fixado na reunião com o movimento Pais pela Educação. Ela disse que os pais podem ficar tranquilos que as creches vão voltar a atender com muita segurança.

Cerca de seis mil e 700 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus em São Miguel do Oeste. O número foi atualizado nesta quinta-feira pela secretária de Saúde, GENI GIRELLI. Ela esteve no Peperi Entrevista e disse que o dado é muito positivo. Até agora, 16 por cento da população total foi imunizada contra a Covid. GENI disse que a adesão dos moradores é alta e o percentual de abstenção dos grupos é muito pequeno. O município vacinou profissionais da saúde e idosos com idade acima dos 67 anos. Ela citou que a expectativa é finalizar essa primeira etapa da vacinação para os idosos até o final do mês de abril e passar para o segundo grupo prioritário.

O município tem estrutura para aplicar até mil doses da vacina contra a Covid por dia na praça Walnir Botaro Daniel. A secretaria de saúde, GENI GIRELLI, explicou que o espaço da praça permite que as pessoas fiquem no local sem risco de aglomeração. Além disso, o município também pode montar outro ponto de vacinação no prédio usado pela cultura na praça. Atualmente, 20 servidores da saúde estão envolvidos na vacinação, mas a equipe pode ser ampliada se houve a necessidade. Ela ressaltou que o avanço da campanha depende do envio de doses por parte do Ministério da Saúde. GENI também comentou que existe um cuidado muito grande com as vacinas, tanto que apenas um frasco foi danificado e não pode ser usado.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou, nas últimas 24 horas, um óbito provocado pela Covid. O paciente é um homem de 42 anos de São Lourenço do Oeste. A ocupação é cem por cento com 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria são 15 confirmados. A fila de espera diminuiu e seis pacientes aguardam transferência para leito de UTI no Pronto Socorro. Em São Miguel do Oeste, 18 foram diagnosticadas com covid nesta quinta-feira. Outras 12 pessoas estão recuperadas e deixaram o isolamento no dia de ontem. 131 moradores ainda estão com o vírus ativo.

A média móvel de novos casos de Covid teve uma redução de 37 por cento nos últimos 14 dias. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado ontem pela secretaria de saúde, o número de casos entre os dias 17 e 21 foi 49 registros. Na semana seguinte, o município teve 79 casos. Na última semana do mês, entre os dias 27 a 31 foram 61 novos casos. O mês de março fechou com 636 nova contaminações pelo coronavírus. Em março, foram 850. A redução do total de casos, de um mês para o outro, foi de cerca de 25 por cento. Março foi o quarto mês com maior número de novos casos desde o começo da pandemia. A média diária de confirmações foi de 20 por dia.

70 por cento dos novos casos de Covid confirmados em São Miguel do Oeste nos últimos sete dias foram na faixa etária dos 20 a 59 anos. 20 por cento dos casos foram entre pessoas de até 19 anos e dez por cento entre idosos. O mês de março também correspondeu ao período com maior número de mortos por Coronavírus em São Miguel do Oeste. Segundo a secretaria de saúde, foram 11 óbitos no mês passado, o que representa 31 por cento do total. O levantamento aponta ainda que 66 por cento dos óbitos por Covid-19 ocorreram no ano de 2021.

Uma colisão envolveu três carros e deixou dois feridos na manhã de hoje na Willy Barth em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi por volta das 10 e 15 em frente ao décimo quarto RCMec. O acidente foi entre um Voyage de Iporã do Oeste, um veículo da prefeitura de Iraceminha e um Fiesta, que perdeu o controle saiu da pista e bateu em uma cerca. O condutor e uma mulher que estavam no Fiesta tiveram ferimentos. Ele foram conduzidos ao Hospital Regional pelo SAMU e Corpo de Bombeiros.

Um grave acidente deixou uma pessoa morta na manhã de hoje na BR 158. A colisão aconteceu por volta das seis e meia em Cunha Porã, proximidades do entroncamento com a BR 282, e envolveu um ônibus e um Gol. No carro, estavam um rapaz e uma moça, os dois de 20 anos de idade. De acordo com os bombeiros, o motorista do carro estava preso nas ferragens e morreu na hora. A caroneira sofreu ferimentos no rosto e relatou dores no tórax. Ela foi socorrida pelos bombeiros e levada ao Hospital São José. O motorista do ônibus e um caroneiro tiveram escoriações e também foram levados a unidade hospitalar.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.