ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 02/04/2021

GLOBO EM FOCO – 02/04/21

-RELATOR DO ORÇAMENTO PROPÕE CANCELAR 10 BILHÕES EM EMENDAS PARLAMENTARES

-SEGUNDA DOSE DA VACINA JÁ FOI APLICADA EM DOIS POR CENTO DOS CATARINENSES

-BISPO DESTACA RESTRIÇÕES NAS MISSAS DE PÁSCOA

-MUNICÍPIO PRIORIZA TRABALHOS NOS SETORES DE SAÚDE E ÁGUA

-ITAPIRANGA CONTEMPLA 240 AGRICULTORES NO 1º MÊS DE DO BÔNUS

-UCEFF RETOMA ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO A POPULAÇÃO

-POLÍCIA MILITAR CUMPRE MANDADO DE PRISÃO NO INTERIOR

-COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO DEIXA JOVEM MORTO NA BR-282

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 29 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 68 centavos. O euro está valendo seis reais e 69 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Um trem expresso com cerca de 500 passageiros descarrilou em Taiwan nesta sexta-feira. Ao menos 48 pessoas morreram. Segundo as autoridades locais, 66 passageiros ficaram feridos no acidente. Pelas imagens que foram divulgadas, é possível ver que os vagões foram destruídos em um túnel. Alguns deles ficaram amassados, o que dificultou a saída das pessoas. O condutor do trem morreu no acidente. Segundo a mídia local, havia muitos passageiros em pé, porque o trem estava lotado. Com o acidente, eles foram jogados dentro dos vagões.

O presidente do Equador, LENÍN MORENO, decretou, nesta quinta-feira "estado de exceção" por 30 dias em várias províncias do país. A medida afeta cerca de 70 por cento dos 17 milhões e 400 mil habitantes do país e serve para conter o aumento das infecções por coronavírus. Ele também decretou toque de recolher até o dia nove de abril, entre oito horas da noite e cinco da madrugada. A vice-presidente MARÍA ALEJANDRA MUÑOZ afirmou que as restrições não irão alterar o processo eleitoral, marcado para 11 de abril, quando será acontece a votação para a eleição do sucessor do presidente LENÍN MORENO.

Para tentar combater o surto de coronavírus, Peru, Chile e Bolívia anunciaram medidas de fechamento de fronteiras ou suspensão de voos nesta quinta-feira. Os três países enfrentam aumento no número de contágios e cada um adotou medidas específicas. O Chile fechou todas as suas fronteiras. Já a Bolívia proibiu apenas a entrada de pessoas do Brasil. O Peru suspendeu voos do Brasil, Reino Unido e África do Sul. A Argentina já havia restringido a entrada de viajantes no fim de março.

A União Química, farmacêutica que representa a vacina russa Sputnik V no Brasil, ainda não enviou todos os documentos necessários para a análise de uso emergencial do imunizante contra a Covid-19. A informação é da Anvisa. Em nota, a agência informou que recebeu, na quarta-feira, um dos itens da documentação que trata dos requisitos mínimos para a solicitação da autorização, mas que outras informações continuam pendentes. Desta forma, a Anvisa suspendeu o prazo de sete dias úteis para a resposta da análise. Esta é a segunda vez que a farmacêutica tenta a autorização. A primeira foi em janeiro e a Anvisa também informou que a farmacêutica não apresentou todos os documentos.

O governo federal vai começar a pagar na próxima terça-feira o novo auxílio emergencial. Serão quatro parcelas de 150, 250 ou 375 reais, e os beneficiários poderão saber se foram aprovados a partir de hoje. O novo calendário de pagamentos foi publicado pelo governo em edição extra do Diário Oficial da União e vai seguir as datas de nascimento dos beneficiados. Na terça-feira, começam a receber os trabalhadores informais, microempreendedores individuais, desempregados e outras pessoas afetadas pela pandemia nascidas no mês de janeiro, além de integrantes do Cadastro Único do governo federal. A calendário da primeira parcela termina em 30 de abril para os nascidos em dezembro.

O relator do Orçamento de 2021, senador MÁRCIO BITTAR do MDB do Acre, enviou um ofício nesta quarta-feira ao presidente JAIR BOLSONARO para informar que o Congresso decidiu cancelar 10 bilhões de reais em emendas parlamentares do texto. O orçamento foi aprovado pelos parlamentares na última semana e, até esta quarta, não tinha sido sancionado por BOLSONARO. De acordo com o ofício enviado por BITTAR, os 10 bilhões cancelados em emendas servirão para cobrir essas despesas obrigatórias ou para efetuar "recomposições na forma em que o governo federal entender adequadas". As emendas são gastos incluídos por deputados e senadores, normalmente para as suas regiões eleitorais.

A governadora DANIELA REINEHR assinou nesta semana um Termo de Cooperação que viabiliza a criação do Observatório de Violência contra a Mulher em Santa Catarina. O ato solene ocorreu na Assembleia Legislativa com a participação da bancada feminina do parlamento estadual e de representantes do Tribunal de Justiça e Ministério Público. A lei, de autoria da ex-deputada ANA PAULA LIMA, estabelece a criação de uma política para combater a violência, com a integração entre os órgãos que atendem a mulher vítima de abusos. Segundo a governadora, trata-se de uma iniciativa importante, que trará informações mais precisas e resultará no estabelecimento de políticas públicas mais qualificadas no combate à violência contra a mulher.


Em quase um mês, Santa Catarina reduziu 33 por cento o total de casos ativos, que estão em tratamento contra a covid-19 e são capazes de transmitir o vírus. Em seis de março, o Estado somava 39 mil e 17 ativos, a maior marca em toda a pandemia. Nesta quinta-feira, dia primeiro, o total caiu para 25 mil 896. A queda de casos ativos registrada em Santa Catarina foi causa principalmente pela redução observada no Oeste. Com medidas mais restritivas de circulação de pessoas, Chapecó e Xanxerê puxaram para baixo o índice da região. Ontem, foram confirmados mais 138 óbitos e com isso o estado chegou a 11 mil e 23 mortes causadas pela doença.


Santa Catarina tem apenas dois virgula zero quatro por cento da população que tomou a segunda dose da vacina contra a Covid-19. A taxa representa 146 mil 108 pessoas que completaram o ciclo vacinal, conforme levantamento desta quinta-feira. Até agora, 608 mil 333 pessoas receberam, no mínimo, a primeira dose do imunizante, ou seja, oito vírgula 49 por cento da população. Santa Catarina recebeu, até o momento, cerca de um milhão e 300 mil doses da vacina. Ontem, o estado recebeu o maior lote desde o início da campanha com 309 mil doses. A novidade fica por conta da recomendação do início da vacinação dos agentes da força de segurança, salvamento e forças armadas. No total, foram enviadas mil 221 doses para esse público.

Igreja Católica segue decreto da CNBB que altera o comportamento dentro das igrejas. BISPO DOM ODELIR MAGRI explicou que assim, o comparecimento dos fieis não pode ultrapassar a 25 por cento da capacidade de cada igreja nas celebrações. Mesmo assim, é preciso haver todos os cuidados como uso de máscara e álcool em gel. O decreto do bispo valeu até quarta-feira, que suspendia as missas presenciais. Desde ontem foi deixada a liberdade de escolha das paróquias que pertencem a Diocese de Chapecó. Elas abrangem 80 municípios da região. O bispo acha que a grande maioria dos padres vai retomar as celebrações presenciais.

Principal restrição da igreja é a redução da presença dos fieis. DOM ODELIR MAGRI lembrou a perda recente de dois padres para a doença: LUIZ NEISS, de Itapiranga e Padre MILTON, de Cunha Porã, que estava trabalhando no Chile. O religioso admite que a pandemia atrapalha a campanha da fraternidade desse ano, que é ecumênica. O tema é: Fraternidade E Diálogo; Compromisso De Amor, com apelo pela paz e pela comunhão. O bispo encerra dizendo que de um lado a Semana Santa lembra a paixão de JESUS, sua condenação e morte na cruz, e de outro lado a ressurreição. A Rádio Itapiranga transmite hoje, as 15 horas, a Missa da Sexta Feira Da Paixão Do Senhor. E domingo, as oito horas, a Missa da Ressurreição.

Vigilância sanitária alerta para restrições no feriado de Páscoa. Seguem os protocolos que proíbem festas com aglomeração de pessoas em áreas particulares e públicas. O fiscal sanitário, ALCENIR BENÁCHO destaca que é preciso respeitar ao máximo as restrições. As equipes responsáveis pela fiscalização vão atuar intensamente neste feriadão de Páscoa. O fiscal chama atenção para a importância das denuncias para coibir abusos com aglomeração de pessoas. Na noite de ontem já ocorreram ações da vigilância sanitária e os trabalhos prosseguem conforme estabelece o decreto válido até domingo.

Itapiranga imuniza mais 260 idosos contra o coronavírus. A vacinação contra Covid-19 segue avançando no município de Itapiranga. Nesta quinta-feira, a secretaria de Saúde, em sistema drive-thru, imunizou mais 260 idosos acima de 68 anos. Além disso, durante a semana aconteceu a aplicação de 103 doses da vacina em idosos. A secretária de Saúde, CLAIR HEINEN, esclarece que até o momento foram aplicadas em torno de mil e 600 doses do imunizante. CLAIR destaca que mesmo após tomar a vacina, a população deve continuar usando máscara, higienizando as mãos e mantendo distanciamento social.

Secretaria de Educação lança processo seletivo para estágio em três áreas. O município de Tunápolis lançou o terceiro edital para processo seletivo do ano nesta terça-feira. Conforme a secretária de Educação, NAÍSSA SCHAURICH, os estágios compreendem as áreas de Pedagogia, Licenciaturas e Educação Física, para estudantes com nível de Ensino Médio e Superior. Interessados deverão procurar a recepção da prefeitura para fazer a inscrição, até a próxima quarta-feira, sete de abril. O resultado sai na sexta-feira, nove. NAÍSSA frisa que a definição dos estagiários leva em conta as notas do acadêmico. O contrato é por um ano, com possibilidade de aditivo de mais um ano. De acordo com a secretária, neste ano existem várias demandas que não havia antes, como aferição de temperatura nas unidades escolares e das demais áreas da Secretaria de Educação.

O retorno das aulas presenciais em Tunápolis ocorreu no início da última semana, na segunda-feira, 22, conforme aprovado pelo Comitê de Crise. O Grupo A foi o primeiro atendido nas escolas e nesta semana é a vez do B, e assim alternam sucessivamente. NAÍSSA SCHAURICH destaca a colaboração tanto das famílias como das crianças, as quais contribuem e permitem a aplicação das normas de segurança do Plano de Contingência. Ela avalia que o retorno aconteceu de forma positiva, inclusive melhor do que a Secretaria de Educação havia planejado.

As restrições do momento não impedem ações dos núcleos da Associação Empresarial de Itapiranga. Atividades ocorrem respeitando os protocolos e buscando atingir o público alvo de diferentes formas. Segundo a coordenadora no Núcleo da Mulher Empresária de Itapiranga, MARIANE GRÜTZMANN, na manhã desta sexta-feira ocorreu LIVE para homenagear os profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate a Covid. É uma forma de demonstrar gratidão a estas pessoas que realizam um trabalho fundamental e muitas vezes com esforço extra. São profissionais que se dedicam a minimizar os efeitos da pandemia. A coordenadora diz que a mobilização vai ocorrer respeitando o regramento estabelecido pelos protocolos. MARIANA relata que a meta é a conscientização da importância dos cuidados durante o feriadão de Pascoa.

Coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária reconhece a ansiedade para reunir amigos e familiares, porém considera que é preciso se manter firme no isolamento social. Salienta ainda que as 20 integrantes do Núcleo estão envolvidas na ação. MARIANE GRÜTZMANN, chama atenção para a captação de novas nucleadas além de treinamentos e cursos internos. A prioridade está em um curso de oratória para as integrantes. Atividades estão sendo planejadas para execução conforme a necessidade e também possibilidade neste período de pandemia.

Município prioriza trabalhos nos setores de Saúde e Água. A afirmação é do prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON. Segundo ele, em reunião com secretários no início do mandato, foram elencadas como prioridades neste ano a saúde e a água. No caso da Saúde, conforme ANTON, a pandemia está prejudicando os trabalhos, pois muitas atividades foram reprimidas. Quando a situação amenizar, o município quer dar um salto neste setor. Já no setor de Água, SJO criou comissão interna para discutir a situação. Ela se reúne toda quarta-feira de manhã para debater por uma hora e logo tomar ações. O prefeito enfatiza que já existe projeto técnico de captação de água do Rio Jundiá, na comunidade de Vale Pio, para recalcar até a estação de tratamento em Linha Beato Roque. ANTON detalha que o projeto elétrico já está pronto e foi doado pela Celesc para parceria com o município, através do gerente regional e a equipe de engenharia.

Para executar os trabalhos relacionados a estas duas prioridades do ano, e também para os demais setores, o prefeito destaca que dispõe de equipe competente. Alguns vieram sem experiência, mas com visão de como trabalha o poder público. Ressalta a satisfação por contar com o vice RUDI RASCH, que já foi prefeito por dois mandatos e está agregando muito nos encaminhamentos. No setor de Urbanismo, os trabalhos engrenaram a partir de fevereiro, quando vários funcionários retornaram de férias. Uma das principais ações até o momento foi a troca das lixeiras quebradas e velhas da cidade, por novas. O setor de Urbanismo também ornamentou a cidade para a Páscoa, com recursos próprios. ANTON menciona a parceria com a Associação Empresarial, que contribuiu nos trabalhos para deixar a cidade mais bonita.

Outro projeto relacionado ao Urbanismo é a regularização da SC-163. Em audiência na capital do estado no início do mês, a administração foi informada de que a rodovia de acesso ao município, a SC-496, que inicia no trevo em Linha Beato Roque, segue até depois da praça, na cidade. Diante da situação, o município entregou ofício ao secretário adjunto do Deinfra, para fazer a municipalização de um trecho da Rua Santa Cruz e uma parte fora da cidade. Este trecho, conforme o prefeito, fica na faixa de domínio do município, por isso a administração quer regularizar. Em relação ao protesto dos produtores de leite na cidade, o chamado tratoraço, ocorrido há duas semanas, GENÉSIO ANTON comenta que recebeu esta manifestação de forma natural, fruto de uma oposição ferrenha neste início de mandato. Ele reitera que a pandemia impediu a administração de fazer uma comunicação melhor, pois o objetivo era fazer reuniões nas comunidades, para falar de perto com os produtores.

O prefeito avalia que a única coisa estranha é que até o momento ainda não recebeu uma pauta de reivindicações dos organizadores do protesto. O principal motivo do manifesto foi a modificação no Programa de Melhoramento Genético. Segundo ANTON, a administração encaminhou o projeto de lei para privatizar aquisição de sêmen bovino para a Câmara de Vereadores, com intuito de manter a qualidade genética do município. Ele reforça que conversou bastante com inseminadores, produtores e empresas de SJO, e agora aguarda definição do Legislativo. Na avaliação do prefeito, o projeto está tramitando há muito tempo e os vereadores já tiveram tempo para analisar. GENÉSIO ANTON espera que seja colocado em pauta e votado o quanto antes, pois se a questão não for resolvida, até o dia 15 de abril não haverá mais estoque de sêmen bovino no município.

No primeiro mês de pagamento do bônus agrícola, mais de 240 produtores rurais de Itapiranga já procuraram a secretaria de Agricultura para solicitar o benefício. O pagamento do crédito do programa de fomento ao desenvolvimento agropecuário já é de aproximadamente 150 mil. O crédito é dividido em onze faixas, com valores entre 300 reais a mil e 800 reais, pagos de acordo com o movimento econômico declarado na unidade conveniada da Fazenda Estadual em 2020. A servidora responsável pelo processo de adesão ao programa, ADRIANA ALLES, destaca que os produtores devem observar os critérios estabelecidos na Lei que inclui o pagamento de horas máquinas, relacionadas a serviços realizados na propriedade; aquisição de insumos para plantio, manejo e colheita; materiais para aplicação ou reforma dentro da propriedade e insumos para alimentação do rebanho.

O prazo para requerer o incentivo agrícola concedido pela prefeitura de Itapiranga encerra no mês de novembro. A meta é contemplar mil e 500 produtores com valor total de um milhão e 300 mil reais. ADRIANA ALLES ressalta que os critérios precisam ser observados para o incentivo à produção. Itapiranga possui atualmente mil 656 produtores ativos. ADRIANA ALLES explica que o valor tem base nas notas até 15 de fevereiro. Produtores podem esclarecer dúvidas na Secretaria da Agriculturapara os encaminhamentos. O programa de Crédito Agrícola é mantido de uma administração para outra com pequenos ajustes na forma de contemplar os agricultores.

Comunidade regional é contemplada com atendimento odontológico em clínica universitária. Curso de odontologia do Centro Universitário Uceff voltou há 15 dias ao modelo de aula presencial. Os acadêmicos recebem aulas práticas em uma clínica com 20 equipamentos completos e terão mais uma clínica a disposição a partir dos próximos dias, totalizando 40 equipamentos. O coordenador do curso, ALEXANDRE KONFLANZ destaca que o serviço à comunidade é prestado por acadêmicos com supervisão dos professores seguindo todos os protocolos estabelecidos. Por estar no terceiro ano do curso, já são possíveis vários procedimentos a população. O professor destaca que a meta é contribuir com demanda da sociedade e ao mesmo tempo a sociedade contribuí com a formação dos acadêmicos.

O coordenador ressalta que primeiro ocorre toda a base teórica e aulas práticas em laboratório para, na sequência, oatendimento aos pacientes que é feito por alunos do quarto e quinto semestre. Os interessados devem buscar agendamento pelo telefone 3678 8787, para atendimentos sempre pela parte da manhã. KONFLANZ observa que com o passar dos semestres aumenta a complexidade dos procedimentos. No momento é prestado serviço de restauração, limpeza e extrações dentárias. Nos próximos semestres será possível realizar próteses dentárias e tratamento de canal entre outros procedimentos. ALEXANDRE KONFLANZ chama atenção que o serviço da clínica universitária da Uceff é aberto para o público regional sem qualquer restrições para moradores de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Polícia Militar cumpre mandado de prisão no interior de Iporã do Oeste. Por volta das 13 horas desta quinta-feira, a guarnição da Polícia Militar de Iporã do Oeste deu cumprimento a um mandado de prisão, expedido pela comarca de Descanso, em desfavor de um homem de 37 anos, que estava residindo no interior do município. O cumprimento da pena é por sentença definitiva por um crime de trânsito ocorrido em 2016, na cidade de Belmonte. O preso foi conduzido até a Unidade Prisional Avançada, em São Miguel do Oeste.

Polícia Rodoviária detalha Operação Semana Santa. O segundo sargento da Polícia Militar Rodoviária de SC, EDSON BARBOSA, que também é responsável pela parte operacional e administrativa do Posto 12, de Iporã do Oeste, destaca que a operação para a Páscoa iniciou nesta quinta-feira e segue até domingo. Ele explica que nos 24 postos da Polícia Rodoviária do estado, entre eles, o de Iporã do Oeste, será desenvolvida política de conscientização dos usuários das rodovias, para evitar ao máximo acidentes e infrações de trânsito. Para executar esta operação, a polícia também vai respeitar as medidas de distanciamento social e os procedimentos sanitários. BARBOSA alerta sobre situações corriqueiras no trânsito, como não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, usar o cinto, respeitar limites de velocidade e só ultrapassar com segurança.

Na área do Posto 12 da Polícia Rodoviária, no ano passado ocorreram dois acidentes na Semana Santa, um deles com vítima. Um ocorreu em Iporã do Oeste e outro em Santa Helena. Para prevenir acidentes, a polícia realiza levantamentos e ações com o objetivo principal de salvar a vida das pessoas que dirigem ou dos pedestres que atravessam a rodovia. Nos municípios de abrangência do Posto 12, os patrulheiros rodoviários vão intensificar o policiamento nos trechos onde haja concentração de pessoas ou aglomerações. As medidas levam em consideração a fiscalização da Covid-19 e também do aumento no movimento de veículos em função da Semana Santa. O sargento EDSON BARBOSA reitera que serão utilizados etilômetros passivos, para fazer fiscalização efetiva de embriaguez ao volante. Lembra que o uso do cinto de segurança é lei e ele diminui em 80% o risco de acidente com vítima fatal. Ele também solicita para não dirigir com sono ou fadiga, pois os reflexos são fundamentais para uma condução segura.

Colisão entre ônibus e carro deixa jovem morto na BR-282. Colisão entre ônibus e carro às seis e meia da manhã desta sexta-feira, em Maravilha, causou um óbito e deixou três pessoas feridas. O Corpo de Bombeiros de Maravilha atendeu a ocorrência, que envolveu o ônibus de Maravilha, da empresa TOS, conduzido por um homem de 51 anos, e um carro Gol, placa não identificada, conduzido por um jovem de 20 anos. O motorista do carro morreu preso nas ferragens, enquanto a caroneira, também de 20 anos, estava sentada em via pública, consciente e orientada, com lesões na face e ainda relatou dor no tórax. Após avaliação, foi conduzida em maca ao Hospital São José. O motorista do ônibus estava consciente e orientado, com pressão alta e corte no joelho. Já o caroneiro, de 43 anos, manifestou dores nas costas e no braço. A PRF compareceu no local para fazer os levantamentos e controlar o trânsito.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.