ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 02 04 2020

-NOVA MP PERMITE REDUZIR ATÉ 70% DE SALÁRIO E JORNADA DE TRABALHO

-ESTADO TEM 247 CASOS DE CORONAVÍRUS E GOVERNO LIBERA ATIVIDADES DA CONSTRUÇÃO CIVIL

-FIESC DIZ QUE REABERTURA DAS EMPRESAS DO SETOR TERÁ EFEITOS POSITIVOS NA REGIÃO

-NOVA REMESSA DE VACINAS CONTRA A GRIPE TERMINA EM MENOS DE SEIS HORAS

-ESTADO VAI IMPLANTAR 16 LEITOS ADICIONAIS DE UTI NO HOSPITAL REGIONAL

-IRMÃO MAIS VELHOS DOS QUINTÚPLOS DE SÃO MIGUEL MORRE EM ACIDENTE NO MT

-MORADORA DENUNCIA TENTATIVA DE GOLPE VIA TELEFONE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.

Nove em cada dez pessoas em todo o mundo estão sujeitas a restrições de viagem devido a medidas tomadas pela pandemia da Covid-19, informou o Centro de Pesquisa Pew dos Estados Unidos nesta quarta-feira. À medida que o planeta se aproxima de um milhão de infectados e 50 mil mortos, 93 por cento da população global de sete bilhões e 200 mil de pessoas vivem em países que limitam a circulação pelas fronteiras daqueles que não são cidadãos ou residentes, e 39 por cento em países com fronteiras totalmente fechadas para turistas, viajantes de negócios ou novos imigrantes. Em 31 de março de 2020, 143 países tinham fronteiras completamente ou parcialmente fechadas devido ao surto da Covid-19.

O presidente das Filipinas, RODRIGO DUTERTE, afirmou nesta quarta-feira que ordenou à polícia e aos militares que atirem para matar em quem descumprir as regras de isolamento impostas para conter a rápida expansão do novo coronavírus. Ele disse que a ordem é para que a polícia e os militares para que, se houver problemas, que atirem para matar. O presidente afirmou que em vez de causar problemas, ele vai enterrá-lo. A declaração foi dada em pronunciamento televisionado. As Filipinas já registraram 96 mortes e dois mil 311 casos confirmados de Covid-19.

O número de mortos por Covid-19 nos Estados Unidos passou dos cinco mil nesta quarta-feira, segundo contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins. A quantidade de vítimas fatais é de cinco mil 116, enquanto o total de casos confirmados chegou a 215 mil 417 em todo país. O número de óbitos nos Estados Unidos já superou os três mil 316 registrados pela China, mas estão bem abaixo dos contabilizados na Itália e Espanha. No país espanhol, já são mais de dez mil mortes provocadas pelo coronavírus.

O Brasil tem ao menos 23 mil e 600 testes do novo coronavírus ainda à espera do resultado. Esse número é três vezes maior que o total de casos confirmados, atualmente em cerca de sete mil no balanço das Secretarias de Saúde. Essa discrepância indica que pode haver muito mais gente com a doença Covid-19 no país. Essa subnotificação de registros tem duas causas: a falta de testagem maciça no Brasil e a demora para finalizar essas análises já iniciadas mas não concluídas. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou mais de dez tipos diferentes de testes para detectar o coronavírus. Eles podem levar de 15 minutos com uma picada no dedo para tirar o sangue ou até sete dias com uma coleta de material do nariz e da faringe por meio de cotonete.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou com vetos, nesta quarta-feira, a lei que estabelece um auxílio de 600 mensais, por três meses, a trabalhadores informais. O auxílio tem o objetivo de diminuir o impacto da pandemia do coronavírus na renda dessas pessoas – que não têm carteira assinada e, por isso, foram mais afetadas pelas medidas de isolamento social. A ajuda deverá beneficiar 54 milhões de pessoas, com custo aproximado de 98 bilhões. No início da noite, o presidente da República afirmou que já tinha assinado a sanção da lei, mas só enviaria o texto à publicação junto com uma medida provisória para indicar a fonte dos recursos. A MP deve criar um crédito extraordinário nesse valor. O governo ainda não anunciou o calendário oficial de pagamento.

O governo confirmou nesta quarta-feira a edição de uma Medida Provisória que autoriza corte salários e jornadas de trabalhadores durante a crise provocada pelo novo coronavírus. As reduções poderão ser feitas em qualquer percentual, podendo chegar a cem por cento. Os trabalhadores afetados receberão uma compensação do governo que pode chegar a cem por cento do que ganhariam de seguro-desemprego em caso de demissão. Segundo o governo, o programa atenderá a 24 milhões e meio de trabalhadores. Sem a medida, o governo projetava a demissão de 12 milhões de pessoas e agora esssa projeção cai para três milhões e 200 mil trabalhadores. A MP prevê que o emprego do trabalhador que tiver a jornada reduzida deve ser mantido por um período igual ao da redução.

O governo atualizou o número de pacientes positivados para a Covid-19 em Santa Catarina. São 247 pessoas infectadas pela doença, 12 a mais em relação a última atualização, um dia antes. O aumento é de aproximadamente cinco por cento. Desses, 131 pacientes estão internados em hospitais por causa do coronavírus, incluindo oito crianças. Com agravamento do quadro e, portanto, internados em UTI, estão 19 pessoas. No final da tarde desta quarta-feira, o Ministério da Saúde enviou novos kits de testagem, com 192 novos testes. Uma compra emergencial realizada pela Secretaria possibilitará a chegada de mais dois lotes de testes: um de 600 unidades até a próxima sexta-feira e outra de quatro mil e 800 testes, com previsão de entrega no início da próxima semana.

Em chamamento público aberto nesta quarta-feira, o governo do Estado de Santa Catarina quer comprar um milhão de testes rápidos para a detecção do coronavírus. O mesmo edital prevê a aquisição de luvas descartáveis, máscaras, aventais, óculos, álcool e outros equipamentos de proteção e prevenção, para utilização pelos profissionais de saúde e de segurança. Os critérios de utilização dos testes rápidos ainda não foram divulgados. O chamamento está aberto para a apresentação de propostas, com edital publicado no Portal de Compras do governo estadual. Em material divulgado pela assessoria do governo do Estado, é informado que a distribuição dos insumos será feita com base em levantamento a ser realizado entre secretarias. A compra é uma preparação para o aumento da demanda em caso de elevação no número de casos de coronavírus. Além disso, a compra em larga escala permite economia ao governo do Estado, conforme a Secretaria de Estado da Administração.

Ao iniciar a terceira semana de quarentena para o enfrentamento do novo coronavírus em Santa Catarina, o governo do Estado anunciou a liberação das atividades na área da construção civil, pública e privada, a partir desta quinta-feira. A retomada dos serviços deve seguir, segundo o governador CARLOS MOISÉS, os mesmos requisitos de cuidados exigidos aos servidores que atuam nas obras públicas. A nova portaria autoriza os serviços de toda a cadeia produtiva da construção civil. Dessa forma, está permitida a abertura de lojas de materiais de construção, material elétrico, de estrutura, de pedras em geral, vidros e espelhos, madeiras, artefatos e materiais hidráulicos.

O Município de São Miguel do Oeste pagou nesta quarta-feira, 700 mil reais em precatórios. O valor corresponde a dívidas deixadas por administrações anteriores e que foram cobradas na justiça. Agora, em razão das decisões judiciais contra o poder público, a prefeitura teve que fazer o pagamento. O secretário de Administração e Finanças, ALENCAR BARBIERI, lamentou a perda destes recursos que poderiam ser investidos na Saúde ou em obras nos mais diversos setores que beneficiariam diretamente à população. Ele explicou que o município tinha este valor em caixa, mas planejava a aplicação em outras ações. BARBIERI disse que o município cortou gastas e fez economias, mas teve que pagar esta conta deixada por outras administrações.

A secretaria municipal de saúde emitiu uma nota de alerta para a população sobre o avanço da dengue na cidade. São Miguel do Oeste tem mais de 250 focos do mosquito aedes aegypti e 54 casos da doença, a maioria deles no bairro Estrela. Na nota, a secretaria afirma que o período é complicado e o município precisa da colaboração de todos. As principais recomendações são para manter o quintal limpo, não deixar água parada em vasos de plantas e pneus, limpar bem as calhas das casas e receber bem os agentes de saúde. Na terça-feira, o prefeito WILSON TREVISAN decretou situação de emergência em razão dos casos de dengue registrados no município.

O último lote de vacinas contra a gripe recebido pelo município durou cerca de seis horas. Na terça-feira, a secretaria de saúde recebeu mil e 500 doses do medicamento e retomou a vacinação dos idosos e profissionais da saúde na manhã de ontem. Houve grande procura e formação de longas filas na praça Walnir Botaro Daniel. Por volta de uma e meia da tarde, as vacinas terminaram e a imunização foi suspensa. Uma equipe de apoio segue apenas com a vacinação a domicílio até sexta-feira para idosos acamados, com algumas doses reservadas para esta finalidade. Ainda não há uma data prevista para chegada de nova remessa do medicamento.

Os deputados catarinenses aprovaram em sessão virtual nesta semana um projeto de lei que visa a reabertura do comércio em Santa Catarina. O texto foi apresentado pelo deputado do PL, MAURÍCIO ESKUDLARK e teve a aprovação unanime de todos os demais parlamentares. O autor da proposta destacou que a abertura é necessária especialmente nas cidades onde ainda não existem casos confirmados do novo coronavírus. Segundo ESKUDLARK, o estado não pode parar e também não pode ser comparado a grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Conforme ele, a realidade vivida aqui é diferente desses locais e por isso as medidas de isolamento social precisam ser bem analisadas.

A proposta apresentada na Alesc nesta semana também visa repassar a responsabilidade das ações para cada município catarinense. A informação é do deputado do PL, MAURÍCIO ESKUDLARK. De acordo com ele, dessa forma, cada prefeito teria a responsabilidade sob seus municípios, não competindo mais ao estado a decisão de fechar ou não o comércio em geral. O parlamentar defendeu ainda a realização de barreiras de saúde nas entradas de cada cidade. Para ESKUDLARK, a medida de isolamento adotado por CARLOS MOISÉS está causando grandes problemas tanto sociais quanto econômicos e médicos visto que a grande maioria dos catarinenses não está preparada para esse tipo de situação.

A ideia de reabertura do comércio nas cidades onde não possuem casos confirmados do Covid-19 é bem vista pelos deputados e também pela sociedade em geral. O comentário é do deputado estadual do PL, MAURÍCIO ESKUDLARK. Ele lembrou que a proposta foi encaminhada e agora será analisada pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. ESKUDLARK disse que o governo não pode tratar todos os municípios da mesma forma e por isso precisa agir imediatamente. Ele declarou que espera que o governo analise a ideia o quanto antes e repense a medida adotada antes mesmo do fim do período de quarentena.

O quadro Ponto e Contraponto do Boa Tarde Peperi de hoje vai apresentar uma entrevista com uma enfermeira brasileira que trabalha na UTI do Hospital da Cruz Vermelha de Berlim na Alemanha. JAQUELINE PEREIRA é gaúcha, mas morou oito anos em Santa Catarina antes de se mudar para a Europa. Ela está na Alemanha há seis anos e contar como o país está enfrentando o coronavírus e quais foram as estratégias usadas para conter o avanço da pandemia. A entrevista com a enfermeira será veiculada a partir das três e 20 da tarde no programa Boa Tarde Peperi.

O prefeito de Dionísio Cerqueira, THYAGO GNOATTO GONÇALVES, vai reduzir o salário em razão do quadro gerado pela pandemia do coronavírus. Ele anunciou que cortar o salário dele e da vice-prefeita em 30 por cento. A medida também vai atingir a remuneração de secretários municipais, gerentes e diretores e vale a partir do mês de abril. A redução dos salários dos agentes terá duração de três meses. Os vencimentos dos servidores não terá nenhuma alteração.

A Polícia Militar realizou na tarde desta quarta-feira uma série de notificações a empresas que desobedeceram ao decreto estadual e abriram as portas em São Miguel do Oeste. De acordo com o comandante do batalhão, Tenente Coronel JAILSON FRANZEN, a PM está atuando aos poucos, notificando e interditando quando necessário, os estabelecimentos comerciais que estão desobedecendo ao decreto do governo do estado. Ele reforçou que apenas os serviços essenciais e, a partir de hoje, a cadeia da construção civil, estão autorizados a operar. Ontem, a PM emitiu uma nota lembrando que o decreto está em vigor e que nenhuma associação, federação ou entidade de classe tem o poder para liberar o funcionamento de empresas ou profissionais.

O Projeto São Miguel em Ação, criado e coordenado pela Associação Empresarial de São Miguel do Oeste e com apoio de entidades, Clubes de Serviço, empresas e empresários, lançou, nesta quarta-feira, um fundo emergencial para arrecadação de recursos para aplicação em ações de enfrentamento a pandemia do Covid-19. As ações de aplicação serão definidas por uma comissão formada pelas instituições integrantes do projeto. O presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA e o coordenador do fundo, JOACIR DALVITT estiveram no Peperi Entrevista de terça-feira e divulgaram os objetivos, forma de operação e como as empresas e pessoas podem participar. De acordo com DANIEL, a classe empresarial está preocupada e quer instituir mais uma fonte de recursos para reforçar as ações de enfrentamento ao coronavírus.

O fundo de emergência coronavírus vai trabalhar com autorizações para doações via débito em conta. A explicação é do coordenador do Fundo, JOACIR DALVITT. De acordo com ele, para doar qualquer valor, basta ir até a uma das duas cooperativas de crédito que a Acismo tem conta para autorizar o débito em conta corrente. Todo valor arrecadado será gerido e aplicado pela Acismo, que levantará as demandas do setor de saúde e do Comitê de Gerenciamento de Crise do município, que coordena os trabalhos relacionados ao enfretamento ao COVID-19. Segundo o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, logo no primeiro dia do fundo foram obtidos cerca de 70 mil reais para essas ações.

O anúncio da retomada das atividades da construção civil repercutiu positivamente entre os empresários da região. Ontem à tarde ainda a Peperi ouviu o vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. Ele citou que além do setor, outros segmentos também deveriam receber o mesmo tratamento e voltar a funcionar. KIST, que também é empresário do setor da construção civil, disse que a volta das atividades é uma grande notícia porque as empresas do segmento empregam milhares de trabalhadores.

O hospital regional Terezinha Gaio Basso já tem três leitos de UTI para uso exclusivo de pacientes graves de coronavírus, se houver essa necessidade. A informação é do diretor do hospital, JEFERSON GOMES. Em coletiva de imprensa on line realizada ontem de manhã, ele disse que a unidade tem 10 leitos de UTI e um deles foi destinado para os casos de coronavírus. Outros dois leitos adicionais já foram ativados e estão prontos para esse público. Ele também confirmou que o governo do estado está enviando equipamentos para a instalação de mais 16 leitos de UTI no Hospital Regional. O estado vai enviar ventiladores, camas, monitores e bombas de infusão para os novos leitos. Com isso, o planejamento é de o hospital conte com 28 leitos de UTI no total, mais que o dobro da estrutura atual.

O hospital regional destinou duas alas completas para o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. De acordo com o diretor do Hospital, JEFERSON GOMES, esses espaços eram usados para outras patologias e agora servem exclusivamente para o coronavírus. JEFERSON disse que o hospital está estruturado e organizado aguardando a chegada dos equipamentos do estado para efetivar a ampliação dos leitos de UTI.

O diretor do Hospital Regional também apresentou o planejamento para a criação e ampliação de alas e leitos isolados para os eventuais casos de coronavírus. O hospital teve o espaço físico reestruturado e já tem 27 leitos clínicos para usos exclusivos de pacientes respiratórios. O Pronto Socorro também conta com admissão em porta distinta e sala de emergência exclusiva para os casos respiratórios. Se houver a necessidade, o Regional vai trabalhar com os leitos dos hospitais de retaguarda em cidades como Guaraciaba. O diretor do hospital regional também confirmou que a unidade conta com um estoque de Cloroquina, medicamento que pode ser usado no tratamento de pacientes do coronavírus.

O planejamento do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso pode sofrer alterações de acordo com a evolução do coronavirus na região. A afirmação é da diretora técnica do Hospital, KATIA BUGS. Ela explicou que os fatores críticos, como concentração de casos e afastamento de profissionais, podem resultar em um novo dimensionamento assistencial e de serviço de apoio. Ela destacou que os hospitais da região serão muito importantes. A médica também comentou que a distribuição de casos de outras patologias para os hospitais próximos será coordenada pela Central de Regulação. A infectologista PRISCILA BRATKOWSKI, também repassou informações sobre o redimensionamento de materiais. Segundo ela, o Hospital Regional de São Miguel do Oeste está há mais de 40 dias realizando compras de insumos, Equipamentos de Proteção Individual e medicamentos, o que dá segurança aos profissionais de saúde que atuam no enfrentamento do coronavírus.

Uma moradora da Linha Fátima, interior de São Miguel do Oeste, procurou a reportagem da Peperi para denunciar uma tentativa de golpe via telefone. A jovem de 29 anos conta que recebeu uma ligação de um número “estranho”, mas, como o DDD seria referente à região, atendeu. O estelionatário começou a pedir informações pessoais, como nome completo e endereço, suspostamente para atualização cadastral. Ao perceber que se tratava de uma tentativa de golpe, a jovem desligou e acionou a Polícia Militar. A PM orienta a população que em caso de telefonemas dessa natureza deve manter a calma, desligar o telefone e acionar a Polícia Militar através do 190.

O morador de São Miguel do Oeste, SANDRO RICARDO IMHOFF, 44 anos, morreu na manhã desta quarta-feira em Sorriso, no Mato Grosso. Ele sofreu um acidente no sábado passado. As informação obtidas pelo portal da Peperi apontam que ele conduzia uma moto e teve a preferencial cortada por um carro. Com o impacto, SANDRO quebrou o fêmur e a bacia. Ele foi atendido e levado para o hospital da cidade onde aguardava para colocar uma prótese. Ao todo, ele teria que esperar 15 dias para ser transferido para Cuiabá, onde faria a cirurgia. Ontem, ele teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

O corpo de SANDRO RICARDO IMHOFF será transladado e chegará em São Miguel na sexta-feira. SANDRO era o irmão mais velho dos quíntuplos de São Miguel do Oeste. Ainda não informação exata sobre o horário de chegada do corpo. O velório será na Capela Mortuária da Igreja do bairro São Gotardo. Em razão das determinações contidas no decreto de emergência do governo do estado, o acesso ao velório será restrito para a família. O sepultamento está marcado para acontecer na tarde de amanhã no cemitério do bairro São Gotardo.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.