-IBGE APONTA QUE PIB DO BRASIL TEVE CRESCIMENTO DE 2,9% EM 2023
-DEFESA CIVIL ENVIA ALERTAS POR SMS PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇAO NO COMBATE À DENGUE
-CERCA DE TRES MIL PESSOAS SÃO ESPERADAS PARA O SÃO MIGUEL TCHÊ
-MONTAGEM DA ESTRUTURA PARA O MOTOCÃO VAI COMEÇAR NA SEGUNDA-FEIRA
-INSITUTO SANTE ASSUME GESTÃO DO HOSPITAL CASA VITTA
-ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UMA PESSOA GRAVEMENTE FERIDA NA REGIÃO
-MOTOCICLISTA MORRE EM COLISÃO CONTRA POSTE NO INTERIOR DE GUARACIABA
Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O presidente JOE BIDEN disse nesta sexta-feira que os Estados Unidos vão usar aviões para lançar ajuda humanitária na Faixa de Gaza nos próximos dias. Ainda não foi informado quando exatamente vai acontecer essa entrega aérea de ajuda humanitária em Gaza, mas autoridades dos Estados Unidos ouvidas pela Reuters também disseram que poderia ocorrer nos próximos dias. Mais de 100 civis morreram durante distribuição de comida na quinta-feira, em que o governo do Hamas acusou soldados israelenses de abrir fogo. O caso gerou uma grande repercussão internacional, inclusive uma reunião de emergência a portas fechadas do Conselho de Segurança da ONU, em que os Estados Unidos vetaram uma declaração do conselho que culparia Israel pelas mortes.
A campanha para presidente no México começou na sexta-feira. Os eleitores vão escolher presidente, 628 deputados e milhares de políticos para cargos regionais –no total, são mais de 20 mil cargos eletivos. Essa é a maior eleição de todos os tempos no país de cerca de 130 milhões de pessoas. A votação acontece no dia 2 de junho. O vencedor terá um mandato de seis anos, sem direito a reeleição. Pela primeira vez, o México deverá eleger uma mulher. Duas mulheres lideram as pesquisas de intenção de voto. A líder é CLAUDIA SHEINBAUM, com cerca de 59 por cento das intenções de voto. Ela já foi prefeita da Cidade do México. A senadora XÓCHITL GÁLVEZ aparece em segundo, com cerca de 36 por cento das intenções de voto.
O ex-presidente argentino ALBERTO FERNÁNDEZ foi acusado nesta quinta-feira por suspeita de desvio de fundos, pela contratação irregular de seguros para funcionários públicos. FERNÁNDEZ é acusado de ter contratado "uma corretora e empresas privadas" para intermediar a gestão de seguros em dependências oficiais durante seu governo, informou a agência oficial Telam. Além do ex-presidente, que deixou o cargo em 10 de dezembro para o sucessor JAVIER MILEI, também foram denunciados o ex-titular da empresa pública Nación Seguros ALBERTO PAGLIANO e o CORRETOR HÉCTOR MARTÍNEZ SOSA, marido da secretária particular de FERNÁNDEZ, MARÍA CANTERO.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro ROBERTO BARROSO, marcou para a próxima quarta-feira a retomada do julgamento sobre a descriminalização das drogas para consumo pessoal. O caso está parado desde o final de agosto, quando o ministro ANDRÉ MENDONÇA pediu vista, mais tempo para análise. O processo trata de drogas no geral. Até o momento, no entanto, foram apresentados cinco votos a favor da descriminalização só da maconha para consumo próprio, mantendo a criminalização do porte para uso pessoal das demais drogas. Votaram nesse sentido os ministros GILMAR MENDES, ALEXANDRE DE MORAES, EDSON FACHIN, LUÍS ROBERTO BARROSO e ROSA WEBER. CRISTIANO ZANIN é o único até então a votar contra, mantendo o crime por posse de maconha para uso pessoal.
O Plenário do Senado Federal debateu na quarta-feira, a Proposta de Emenda à Constituição que tem como objetivo implementar a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores a veículos fabricados há mais de 20 anos. A proposta recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça. Segundo o relatório apresentado, a isenção deverá gerar perda de arrecadação em Minas Gerais, Pernambuco e Santa Catarina, visto que nos outros Estados tais veículos já têm imunidade tributária. A PEC busca garantir, principalmente "a população de baixa renda, proprietária de automóveis mais antigos", a capacidade de manter a propriedade de seus veículos, sem consumir "parcela relevantes de suas receitas" com o pagamento do IPVA.
O Produto Interno Bruto do Brasil cresceu dois vírgula nove por cento em 2023. A informação foi divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira. Em termos nominais, totalizou 10 trilhões e 900 bilhões de reais no ano. O crescimento foi muito próximo ao de 2022, quando a atividade econômica brasileira teve alta de três por cento. Mais uma vez, contudo, o último trimestre do ano mostrou uma desaceleração da economia e fechou estável em relação ao trimestre anterior. O PIB teve dinâmicas diferentes no primeiro e segundo semestres. Na primeira metade do ano, a atividade econômica foi puxada por uma safra excepcional de grãos. No segundo semestre, o setor de serviços, o principal da economia brasileira, puxou o crescimento.
Março começa com 71 vírgula 43 por cento dos pontos próprios para banho nas praias de Santa Catarina. Em relação à semana passada, o número de locais balneáveis subiu de 165 para 170, considerando o total de 238 pontos monitorados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. O mais recente relatório do IMA foi divulgado nesta sexta-feira e levou em conta as coletas feitas desde 26 de fevereiro. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 66 estão adequados para banho, o que equivale a 75 virgula 86 por cento. Placas de balneabilidade nas beiras das praias indicam se o mar está próprio ou impróprio para banho.
Dados do Ministério da Saúde apontam que Santa Catarina deve registrar dois mil 470 novos casos de câncer de intestino, também chamado de câncer colorretal, em 2024. Desse total, 230 devem ser diagnosticados em Florianópolis e, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer, o Brasil deve registrar cerca de 45 mil 630 novos casos da doença este ano. A campanha nacional de conscientização sobre fatores de risco, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de intestino é conhecida como Março Azul. O tema da campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, Sociedade Brasileira de Coloproctologiae Federação Brasileira de Gastroenterologia, em 2024 é Médico e Paciente, uma parceria que salva!
Em ação integrada, a Defesa Civil de Santa Catarina colocou à disposição o Centro de Monitoramento e Alerta para enviar mensagens por SMS a fim de conscientizar a população no combate ao mosquito Aedes aegypti no estado catarinense. A ação faz parte do Dia D de Combate à Dengue, uma campanha que vai acontecer em todo o país, neste sábado, 2 de março. Em Santa Catarina, segundo o Painel de Monitoramento de casos de dengue e chikungunya, já são 32 mil 206 casos prováveis e 14 mortes confirmadas da doença. Além do SMS, a Defesa Civil de Santa Catarina colocou à disposição 20 coordenadorias regionais espalhadas por todo estado. Os Coordenadores regionais de Proteção e Defesa Civil contribuíram na definição de local e ações que serão realizadas.
O município de Descanso definiu na última semana os detalhes para contratar profissionais não armados para atuarem no controle de acesso às unidades escolares. O objetivo é garantir mais segurança aos profissionais e crianças que frequentam os locais. De acordo com o secretário de Educação, MAICON ROSIN, a ação já foi realizada no ano de 2023 e foi uma experiência muito positiva. Ele enfatizou que os locais que possuem um maior fluxo de entrada de pessoas e que necessitam de maior controle neste primeiro momento são a creche Professora Gracinha, na cidade, CEI Judit Ângela Balbinot Prigol no distrito de Itajubá e a Escola Getúlio Vargas. Ele projeto que os vigilantes devem começar a trabalhar nas escolas na semana que vem.
Desde o começo do ano, o município de Itapiranga notificou mil casos suspeitos de dengue. A secretaria municipal de Saúde atualizou nesta sexta-feira o boletim epidemiológico semanal. Foram registrados mais de 100 casos confirmados em uma semana. Até agora, foram confirmados 497 casos da doença. Por conta disso, a procura por atendimento médico é elevada nas seis unidades de saúde do município e também no plantão 24 horas do Hospital Sagrada Família. O alerta é para a população ter cuidado e fazer sua parte para eliminar locais de reprodução do mosquito. O município também notificou uma morte provocada pela doença neste ano.
A décima quinta edição da Efacitus – Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Tunápolis foi lançada oficialmente na noite desta sexta-feira no Centro Municipal dos Idosos de Tunápolis. O lançamento foi organizado pela Comissão Central Organizadora, em parceria com a Prefeitura Municipal. A feira terá como slogan: “Fazendo a nossa história” e deverá ter atrativos gastronômicos, culturais e de entretenimento. A Efacitus será realizada nos dias 26, 27 e 28 de abril. No evento de ontem, também foi apresentado o histórico da exposição. O prefeito de Tunápolis, MARINO FREY, destacou que essa será a maior e melhor feira do município.
A principal atração da Efacitus no mês de abril será o show nacional com FERNANDO e SOROCABA. A dupla vai ser apresentar no sábado, dia 27. Na sexta-feira, a programação prevê a apresentação das bandas Mercosul e Doce Pecado, além do DJ Rodrigo. No sábado, além de FERNANDO e SOROCABA, a Efacitus terá Grupo Alegria, Tchê Bailaço, Trio Gelson, Ivan e Airton eEmerson e Daniel. Domingo, os shows serão com Márcia Lyz e Lauri, Tchê Kakareko e Banda Terceira Dimensão. Somente haverá cobrança de ingresso para os shows do sábado e todas as demais atrações da Efacitus terão entrada gratuita.
As provas do São Miguel Tchê foram retomadas na manhã desta sábado no parque de exposições Rineu Gransotto. Ontem, foram disputadas as provas de tiro de laço individual com 20 mil reais em prêmios para os vencedores. De acordo com o coordenador do São Miguel, FERNANDO SCHARNOSKI, outra disputa, que começou hoje entre 40 laçadores, vai entregar 30 mil reais para os vencedores. Além disso, a programação prevê 10 mil reais para a Taça Cidade que será disputada em duplas e outros 10 mil para a competição entre os quartetos. Outra atração, segundo SCHARNOSKI será a competição exclusiva para mulheres na tarde de domingo com oito mil reais em prêmios.
A principal atração do São Miguel Tchê será a Oração da Ave Maria, programada para as seis horas da tarde deste sábado. Logo depois, as sete horas, ocorre a cerimônia de abertura oficial. Ainda no sábado a noite ocorre a gineteada com participantes da Argentina. De acordo com o coordenador do São Miguel, FERNANDO SCHARNOSKI, o São Miguel Tchê também terá uma programação cultural, com bailes e apresentações das invernadas artísticas ao longo do final de semana. A coordenação do evento estima que cerca de cinco mil pessoas devem passar pelo parque de exposições neste final de semana.
A estrutura do Motocão 2024 começa a ser montada na próxima segunda-feira na área central da cidade. De acordo com NENE MALMANN, responsável pela empresa que vai instalar as estruturas para o evento, o trabalho começa com a montagem do QG do Motogrupo Cães do Asfalto na rua coberta. O Motocão também terá os estandes dos expositores, uma praça de alimentação e um palco para as atrações musicais. MALMANN acredita que o espaço esteja pronto para o evento na quinta-feira. O Motocão começa na sexta e vai até domingo na área central da cidade.
O Peperi Debates deste sábado fez uma reflexão sobre a inserção das mulheres no mercado de trabalho e como isso leva a uma redefinição desses papeis sociais historicamente destinados a homens e mulheres tanto na sociedade quanto nas famílias O programa analisou os obstáculos que limitam a participação e o crescimento delas no mundo do trabalho. O programa deste sábado reuniu a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de SMO, LUCILENE BINSFELD, a vice coordenadora do Núcleo da Mulher Empreendedora da Acismo, JENNIFER VITALI LOPES e o terapeuta familiar, SERGIO RIBEIRO. As fotos e o áudio do debates estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
O mundo do trabalho tem dois sexos e o que prevalece ainda é a desigualdade entre homens e mulheres. A afirmação é da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, LUCILENE BISNFELD. Ela lembrou que a criação do Dia da Mulher, por exemplo, tem relação com as precárias condições de trabalho impostas as mulheres no começo do século 20. LUCILENE destacou que esse processo histórico de dificuldades e obstáculo para a mulher no mundo do trabalho ainda está presente. Ela citou que as mulheres ganham, em média, 25 por cento menos que os homens nas mesmas funções. Na visão de LUCILENE, apesar dos avanços, existe um elemento cultural que estimula a mulher a ficar em casa e assumir tarefas domésticas e que, ao mesmo tempo, reforça o papel do homem trabalhando fora.
As novas gerações estão estabelecendo uma nova relação com menos diferenças entre homens e mulheres tanto no mercado de trabalho. O comentário é da vice-coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária, JENIFER VITALI LOPES. Ela citou que essa mudança pode ser exemplificada pela família dela onde a avó só trabalhava em casa, a mãe trabalhou fora e voltou para casa e o caso dela, que abriu o próprio negócio com pouco mais de 20 anos de idade. JENIFER citou que a presença das mulheres mudam o ambiente de trabalho e que o reconhecimento por parte dos homens vem aumentando, mas ainda timidamente. Ela citou que é preciso avançar o apoio das mulheres que buscam o mercado de trabalho. Segundo JENIFER, o núcleo da mulher empreendedora também vem contribuindo nesse sentido.
É inegável a evolução das mulheres no mercado de trabalho, mas ainda há aspectos emocionais e culturais que ainda revelam as desigualdades entre homens e mulheres. A observação é do terapeuta familiar, SÉRGIO RIBEIRO. Ele citou que ainda existem alguns trabalhos ou atividades que são relegados as mulheres, especialmente no ambiente familiar, o que gera uma sobrecarga de trabalho sobre elas. Na visão de SERGIO, as mulheres sofrem com a escassez de tempo diante de responsabilidades no trabalho e em casa. Ele destacou que isso gera um cansaço mental que não é visto. SERGIO destacou que é preciso desconstruir questões culturais a partir do diálogo entre os homens e mulheres e estabelecer uma relação mais igual. Ele lembrou que os homens não podem apenas a ajudar a esposa em casa, mas sim, compartilhar as atividades que são responsabilidades dos dois.
A Secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste lançou nesta sexta-feira o edital de Chamamento Público para inscrição e seleção de famílias para a ampliação do serviço de acolhimento, na modalidade Família Acolhedora. De acordo com a psicóloga do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, SIMONE BACK, será formado um cadastro de reserva para o acolhimento em família acolhedora de crianças eou adolescentes, idosos e pessoas adultas com deficiência, afastadas do convívio familiar por determinação judicial devido a situação de risco pessoal e social, sob medida protetiva. Os interessados em fazer o cadastramento, devem entrar em contato com a equipe, na Rua John Kennedy, 2136, Bairro São Luiz.
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora foi implementado no município em 2017 e consiste em cadastrar e capacitar famílias e pessoas da comunidade para acolherem em suas residências, por período determinado. A informação é da secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATTO. Ela explicou que a Família Acolhedora ficará responsável pelo cuidado e proteção dos acolhidos, que permanecerão na família até a superação da situação de risco eou vulnerabilidade que gerou o acolhimento. Em casos de crianças e adolescentes, onde não é possível o retorno à família de origem, haverá o encaminhamento para a família substituta na modalidade de adoção.
As famílias acolhedoras realizam um trabalho voluntário e recebem um subsídio financeiro, de acordo com as necessidades de cada acolhido, durante o período de acolhimento. A explicação é da secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATTO. O edital, na íntegra, pode ser acessado no site da Prefeitura www.saomiguel.sc.gov.br, na aba Cidadão, através dos links Portal da Transparência Editais de Chamamento. ANDREIA destacou que o trabalho das famílias acolhedora é muito importante, especialmente para crianças e adolescentes que precisam de um cuidado especial em um momento de dificuldade. As pessoas com interesse em participar do programa podem obter outras informações pelos telefones 3631-2016 ou 99110-3728.
Uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira marcou o anúncio da parceria entre o Instituto Santé e o Hospital CasaVitta, que passará a se chamar CasaVitta Santé. O ato iniciou com a manifestação do presidente do Santé, TÉRCIO EGON PAULO KASTEN, seguida pela fala do médico representante do corpo clinico, MARCOS PELEGRINI. A coletiva contou ainda com a participação de colaboradores e demais diretores da unidades com gestão Santé da região Oeste. O Casa Vitta é o décimo hospital que o Santé administra no extremo-oeste, entre eles, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Durante a coletiva desta sexta-feira, o médico MARCOS PELEGRINI falou sobre a jornada do CasaVitta, desde sua fundação até se tornar uma referência em serviços de saúde na região. Ele destacou os investimentos em infraestrutura e tecnologia ao longo dos anos, enfatizando o compromisso com o atendimento de qualidade. Já o diretor executivo do Santé, JEFERSON GOMES, relatou que parceria se originou a partir de uma conversa casual em outra unidade hospitalar. Ele elogiou a estrutura e o corpo clínico do CasaVitta, expressando confiança na expansão e aprimoramento dos serviços de saúde com essa união. Eles confirmaram que o quadro de profissionais médicos será mantido e até ampliado, visando oferecer um atendimento ainda mais abrangente e especializado à comunidade. Além disso, a gestão do Santé se comprometeu a manter o atendimento privado, mas não descartou a possibilidade de colaborar com órgãos públicos em casos específicos de demanda.
O Pronto Atendimento do CasaVitta continuará atendendo apenas pacientes particulares e de planos de saúde. De acordo com a gestora PAULA CORRÊA, que assumirá o comando do CasaVitta Santé, o desafio é manter a qualidade dos serviços prestados. Ela mencionou ainda planos de aprimoramento na gestão da saúde, como a implementação de um pronto-socorro presencial para atender a demanda local. Outra questão é que não haverá qualquer conexão entre o novo hospital e o Hospital Regional. No entanto, alguns pacientes podem ser atendidos no novo CasaVitta pelo sistema público apenas em cirurgias eletivas em função do aumento de salas cirúrgicas. A gestão do Casa Vitta está oficialmente com o Santé desde ontem.
Uma colisão entre carro e moto deixou uma pessoa ferida na noite de ontem em São José do Cedro. O acidente aconteceu por volta das sete e meia da noite no centro da cidade e envolveu um Vectra e uma moto CG 150 Titan. O condutor da moto, um rapaz de 18 anos, foi atendido pelos bombeiros com suspeita de traumatismo crânio encefálico e escoriações generalizadas. Ele foi socorrido e levado para o Hospital da cidade. O motorista do veículo saiu ileso do acidente e não necessitou de atendimento.
Um homem morreu ao colidir uma motocicleta contra um poste em uma estrada no interior do município de Guaraciaba. O acidente aconteceu por volta das nove horas da noite na Linha Tigre. Ao chegar no local, a equipe do Corpo de Bombeiros encontrou a vítima caída, ao lado do poste onde havia colidido. O homem estava sem sinais vitais e conduzido ao hospital São Lucas. Durante o deslocamento, os bombeiros realizaram os procedimentos de ressuscitação. Os procedimentos continuaram no hospital com a equipe médica por mais 50 minutos, mas o motociclista não resistiu aos ferimentos.