ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco quinta-feira 02 03 2023

-RELATOR ESPERA APROVAÇÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA AINDA NO PRIMEIRO SEMESTRE

-GOVERNADOR SOLICITA RECURSOS FEDERAIS PARA CONCLUSÃO DE BRs NO ESTADO

-MUNICÍPIO ENTREGA NOVO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS NO BAIRRO SÃO JORGE

-VEREADOR PROTOCOLA PROJETO QUE ALTERA LEI DAS SACOLAS PLÁSTICAS EM MERCADOS

-JÚRI DO NÚCLEO INTELECTUAL DO CASO MONTAGNA COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA

-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA MOTOCICLISTA FERIDO NA WILLY BARTH

-VÍTIMA DE ESFAQUEAMENTO MORRE DEPOIS DE 34 DIAS INTERNADO EM HOSPITAL

O tempo está nublado A previsão para as próximas horas nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A mínima das últimas horas foi de 18 graus e a máxima para hoje deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 20 centavos. O euro está valendo cinco reais e 51 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula seis centavos.

Os parlamentares da Finlândia votaram, em sua maioria, para apoiar a candidatura do país para ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte, em uma votação nesta quarta-feira. A Finlândia e sua vizinha Suécia solicitaram adesão à organização em meio a preocupações de segurança, depois que a Rússia lançou sua invasão à Ucrânia. Até agora, 28 dos 30 aliados ratificaram a candidatura da Finlândia e da Suécia para ingressar na aliança militar. Apenas a Hungria e a Turquia ainda não o fizeram.

O ministro dos Transportes da Grécia, KOSTAS KARAMANLIS, anunciou sua renúncia após uma colisão fatal de trem que ocorreu no país na terça-feira, informou a emissora pública estatal ERT. O acidente que matou pelo menos 36 pessoas e deixou 80 feridos. No discurso de renúncia ele disse que o sistema ferroviário da Grécia “não está de acordo com os padrões do século 21”. O ex-ministro afirmou que os esforços não foram suficientes para evitar um incidente tão grave e o mínimo que ele pode fazer é renunciar em sinal de respeito as vitimas.

O número de mortos em um recente naufrágio de migrantes perto da costa sul da Itália subiu para 67, disseram autoridades italianas nesta quarta-feira. Funcionários do governo provincial disseram que as equipes de resgate encontraram mais duas crianças, elevando para 16 as vítimas menores da tragédia de domingo. A embarcação teria se chocado contra um recife perto da costa da Calábria e quebrado. Mais de 100 pessoas estavam a bordo e havia apenas alguns coletes salva-vidas espalhados entre os escombros.

O ministro DIAS TOFFOLI, do Supremo Tribunal Federal, determinou o arquivamento de dois pedidos de investigação contra o ex-presidente JAIR BOLSONARO que foram formulados após o relatório final da CPI da Pandemia. A decisão do ministro arquivou as petições da CPI que atribuiu a BOLSONARO os crimes de infração de medida sanitária preventiva e de epidemia. Em julho de 2022, a Procuradoria-Geral da República tinha pedido que os processos fossem arquivados alegando que não havia evidências mínimas para instauração de processo criminal.

O Partido Novo definiu, em convenção nacional realizada na última terça-feira, que passará a usar rendimentos do fundo partidário, assim como as demais legendas. EDUARDO RIBEIRO, presidente da sigla, afirmou que com as mudanças o partido “amadurece para um novo momento”. Por 85 por cento dos votos, o Novo decidiu que vai usar os rendimentos do Fundo Partidário. Fundado em 2011, o partido tinha como uma das diretrizes de seu estatuto a não utilização deste tipo de recurso. O ex-presidente e fundador da sigla JOÃO AMOÊDO criticou a decisão. A parcela do fundo partidário distribuída ao Novo gira em torno dois milhões e 30 mil reais mensais.

O deputado AGUINALDO RIBEIRO do PP da Paraíba, relator na Câmara da reforma tributária, disse nesta quarta-feira que espera a aprovação do tema no Congresso Nacional até o fim do primeiro semestre deste ano. De acordo com o parlamentar, ele vai apresentar o relatório final sobre a reforma na segunda quinzena de maio. Assim que o texto for entregue, ele acredita que Câmara e Senado devem acelerar a votação da matéria e aprovar o tema até junho. A proposta de reforma tributária do Senado sugere a extinção de nove impostos - IPI, IOF, PISPasep, Cofins, Salário-Educação, Cide-combustíveis, CSLL, ICMS e ISS - e estabelece que no lugar deles sejam criados um Imposto sobre Bens e Serviços e um Imposto Seletivo. O texto da Câmara pretende juntar cinco tributos, IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS no IBS e também pede a criação do Imposto Seletivo.

Nos primeiros meses de 2023 foram notificados 18 casos de meningite bacteriana em Santa Catarina. Pelo menos quatro pessoas morreram em decorrência da doença, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Com a criança de 11 anos que faleceu em Itajaí, e que não constava nos dados da Dive até essa quarta-feira, o número sobe para cinco. Pelos dados do sistema da Dive, as mortes — registradas entre janeiro e fevereiro — são de pessoas que residiam em Timbó, Xanxerê, Ilhota e Itajaí. De acordo com os dados atuais disponíveis na Dive, o número de mortes pela doença é menor neste ano, se comparado com os registrados no mesmo período de 2022. No ano passado, sete pessoas morreram nos dois primeiros meses por conta da doença.

O secretário de Educação de Santa Catarina, ARISTIDES CIMADON, apresentou os projetos e as prioridades da gestão na sessão plenária do Conselho Estadual de Educação nesta semana. Na apresentação aos conselheiros, o secretário destacou a importância do planejamento para a Secretaria, focando na qualidade de ensino nas escolas. O secretário também falou do diagnóstico realizado na rede estadual de educação e a preocupação em relação à infraestrutura das escolas e o quadro docente, que estão entre as prioridades da gestão. Ele destacou também o planejamento de melhorias para implementação do Novo Ensino Médio e dos itinerários formativos, incluindo formação de professores e o diálogo com os municípios para questões relacionadas ao transporte.

O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, e o Fórum Parlamentar Catarinense se reuniram nesta quarta-feira, primeiro de março, com o ministro dos Transportes, JOSÉ RENAN CALHEIROS FILHO, para tratar da liberação de recursos para as obras nas rodovias federais catarinenses. A cobrança do governador e dos parlamentares catarinenses foi pela melhoria no ritmo das obras federais nas estradas BR-470SC, BR-282SC, BR-285SC e BR-163SC, nas intervenções de duplicação e de recuperação das rodovias. Segundo o governador, o estado precisa de um bilhão de reais para a conclusão das obras. O ministro da infraestrutura confirmou a liberação de 880 milhões de reais para a infraestrutura catarinense neste ano.

A Secretaria de Saúde de Guaraciaba vai promover uma série de ações em comemoração ao Dia da Mulher neste mês. De acordo com a secretária DAIANA DORIGON,

a pasta está com horários diferenciados para ampliar o atendimento das mulheres. Nos sábados dos dias 11 e 25 ocorre a coleta de material para exame preventivo do colo uterino entre oito da manhã e quatro da tarde. Nos dias 14 e 28, a secretaria oferece consultas médicas, atendimento odontológico, coletas de preventivo e testes rápidos, todos com agendamento, entre seis da tarde e oito e meia da noite. A programação termina no dia 29 com a

palestra com a cardiologista ANAISA PINHEIRO FIORINI sobre “Prevenção a Saúde da Mulher” no múltiplo uso Alfredo Ames, a partir das sete e meia da noite.

O São Miguel Tchê de 2023 vai começar amanhã no parque de exposições Rineu Gransotto. De acordo com o patrão do CTG Porteira Aberta, CLEOMAR ZACHI, a programação para os dias três, quatro e cinco de março no parque de exposições está definida. ZACHI disse que além das provas de tiro de laço, uma das novidades deste ano será a gineteada. O patrão destacou que a expectativa é de um grande evento com a participação da população e dos CTGs de toda a região. ZACHI citou que entre 10 e 15 mil pessoas devem passar pelo parque durante os três dias do São Miguel Tchê deste ano.

As provas do São Miguel Tchê começam já na sexta-feira, dia três de março. De acordo com o patrão do CTG Porteira Aberta, CLEOMAR ZACHI, os competidores começam a chegar na sexta à tarde e já participam das primeiras provas. A competições seguem no sábado e domingo no tiro de laço individual e equipe. No sábado à tarde ocorre a oração da Ave Maria e a abertura oficial. Outro destaque do rodeio será a segunda edição do Coste Tchê, o concurso de costelão. CLEOMAR citou que o acesso ao São Miguel Tchê é totalmente gratuito para a população.

A Associação Empresarial de São Miguel do Oeste, realizou nesta terça-feira, a assembleia geral ordinária da entidade com prestação de contas do ano de 2022. Durante o evento também foram apresentadas as ações realizadas pelos núcleos Acismo. A atividade aconteceu no espaço coworking e reuniu diversos associados.

De acordo com o presidente DANIEL DE SOUZA, a entidade finalizou 2022 com 620 associados e dezenas de ações realizadas pelo conselho diretor e pelos núcleos, consolidando a Acismo como entidade forte, representativa e uma das maiores do estado de Santa Catarina. Ele disse que a associação finalizou o ano de 2022 de forma positiva.

A Administração de São Miguel do Oeste entregou à comunidade, na manhã desta quarta-feira, o Centro de Convivência do Bairro São Jorge. Somando os terrenos destinados pelo Município, o espaço contou com um investimento próximo a dois milhões de reais em 743 metros quadrados de área construída, contendo salão, churrasqueira, banheiros, cozinha, copa, depósito e vestiário. A edificação foi feita dentro de todos os parâmetros de acessibilidade e, neste primeiro momento, será utilizada pelo grupo de idosos do bairro, com a possibilidade de extensão também para outros grupos e para atividades esportivas. O ato de entrega contou com a presença do prefeito, vice, secretários, lideranças e integrantes do “Grupo de Idosos Unidos Venceremos”.

A estrutura do bairro São Jorge é o terceiro Centro de Convivência ativado no Município. A informação é da secretária de Assistência Social ANDREIA REBELATO. Ela lembrou que no bairro Agostini, a estrutura já existia há muitos anos. Neste mês de fevereiro, foi entregue o Centro de Convivência do bairro Jardim Peperi e, agora, outra unidade para o São Jorge. Do montante geral investido nas obras físicas, que somaram um milhão e 77 mil reais, 487 mil e 500 reais foram viabilizados por emenda do então deputado federal, CELSO MALDANER. O restante, na ordem de 589 mil 716 foram recursos próprios do Município.

Está em tramitação na câmara de vereadores um projeto de lei que facilitar a volta das sacolas de plástico comum nos supermercados da cidade. A proposta é de autoria do vereador do PL, NINI SCHARNOSKI. De acordo com ele, a lei em vigar cita que os mercados que quiserem fornecer sacolas plásticas para as mercadorias compradas pelos consumidores podem oferecer, mas que, obrigatoriamente, o material deve ser oxibiodegradável. A proposta do vereador substitui a expressão “obrigatoriamente” pela palavra “preferencialmente”. Se o projeto for aprovado, os mercados e similares poderão fornecer as sacolas comuns para os consumidores. O projeto ainda está nas comissões do legislativo.

O projeto que trata do uso das sacolas de plásticos nos mercados não autoriza e nem permite o fornecimento desses utensílios, mas deixa a decisão na mão dos supermercadistas. O comentário é do vereador NIN SCHARNOSKI. Ele esteve no Boa Tarde Peperi de ontem e afirmou que praticamente todos os produto adquiridos nos mercados vem em embalagens de plásticos. NINI questionou porque a cobrança recai apenas sobre as sacolinhas para levar as compras para casa. O vereador disse que essa questão deve ser repensada. Na opinião de NINI, o reingresso das sacolinhas não vai ter impactos ambientais expressivos.

As sacolas de plástico comum foram abolidas nos supermercados há cerca de 12 anos e São Miguel do Oeste é único município do pais com um projeto desse tipo em vigor há tanto tempo no país. A observação é da presidente do Instituto Catuetê, INDIANARA HERBERT. Ela disse que a ONG mantém a mesma posição que teve ao longos dos últimos anos. INDIANARA comentou que a entidade foi contra a lei que permitiu o uso de sacolas oxibiodegradáveis e também não concorda com o projeto apresentado pelo vereador NINI SCHARNOSKI. Ela citou que a abolição das sacolas é fruto de um acordo e da conscientização ambiental da sociedade. INDIANARA comentou que cerca de 200 milhões de sacolas deixaram de circular na cidade nos últimos anos, evitando um grande passivo ambiental. Ela ressaltou que as sacolas levam cerca de 400 anos para se decompor na natureza e que evitar o uso é a melhor ação do ponto de vista ambiental.

A mudança proposta pelo vereador NINI SCHARNOSKI é um retrocesso ambiental. A afirmação é do vice-presidente regional da Associação de Supermercadistas, RAVIER CENTENARO. Ele disse que o projeto que tramita no legislativo não muda em nada realidade local, já que as sacolas deixaram de ser usadas porque houve uma conscientização dos comerciantes e da população. RAVIER disse que vai votar contra o projeto de lei que prevê o uso preferencial e não obrigatório de sacolas oxibiodegradáveis. Ele comentou que essa é uma questão ambiental e não de custos para as empresas.

O município de São Miguel do Oeste vai sediar na próxima semana o segundo júri popular do caso JOACIR MONTAGNA. O lembrete é do promotor de Justiça, MARCIANO VILLA. MONTAGNA era advogado e foi morto com um tiro na cabeça no dia 13 de agosto de 2018 em Guaraciaba enquanto estava trabalhando em seu escritório. Segundo MARCIANO VILLA, o primeiro júri já foi realizado e na oportunidade houve o julgamento das pessoas que executaram o crime. Ele explicou que o segundo júri vai começar na próxima segunda-feira e será sediado na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste.

Neste segundo júri, o julgamento será do núcleo referente aos mandantes do homicídio contra o advogado JOACIR MONTAGNA. A explicação é do promotor de Justiça, MARCIANO VILLA. Conforme ele, o grupo é chamado de núcleo intelectual e ao todo serão três pessoas julgadas. Ele admitiu que houve um intenso trabalho de organização por parte do poder judiciário e são esperadas um bom número de pessoas para acompanhar o julgamento. MARCIANO citou ainda que haverá a presença das famílias, advogados e população em geral. De acordo com ele, nenhuma pessoa poderá se manifestar, apenas acompanhar o julgamento como ouvinte.

Para o julgamento da próxima semana do caso JOACIR MONTAGNA, o poder judiciário sorteou um número maior de jurados e suplentes. O comentário é do promotor de Justiça, MARCIANO VILLA. Ele explicou que a medida foi tomada visando possíveis desistências ou mesmo impossibilidade de acompanhar os trabalhos. Ele admitiu que ojúri poderá levar alguns dias, sendo diferente dos tradicionais processos julgados. MARCIANO VILLA destacou que o funcionamento do julgamento deve ser de praxe, sendo os jurados sorteados e logo após o juramento, as testemunhas de acusação e defesa serão ouvidas. Logo após, os réus serão interrogados e provas cautelares serão repassadas. Ele pontuou que também haverá os debates entre acusação e também defesa.

Dos três acusados que serão julgados na próxima semana em São Miguel do Oeste pela morte do advogado JOACIR MONTAGNA, dois serão por homicídio triplamente qualificado e associação criminosa. A afirmação é do promotor de Justiça, MARCIANO VILLA. Ele frisou que trata-se do casal CÉSAR GASTÃO FONINI e MARIA DELURDES FONINI. Já ADELINO JOSÉ DALA RIVA será julgado na próxima semana apenas por associação criminosa. Ele já foi julgado no primeiro júri por homicídio duplamente qualificado e foi condenado na ocasião a 34 anos.

Duas pessoas foram presas pela Polícia Civil de São José do Cedro na tarde desta quarta. Uma prisão ocorreu em São José do Cedro e outra em Princesa. De acordo com o delegado, SANDRO ZANCANARO, responsável pela investigação, a prisão das duas pessoas ocorreu em virtude de casos envolvendo situações de violência doméstica onde os suspeitos estavam de posse de arma de fogo e munições sem o devido registro legal. Segundo as vítimas, os dois rapazes estavam fazendo ameaças contra elas e familiares usando as armas. Os dois foram presos e levados ao presídio regional de São José do Cedro. 12 policiais e seis viaturas da Polícia foram usadas na operação.

Um homem ficou ferido ao cair de uma altura de oito metros na tarde de ontem no bairro Estrela. O acidente doméstico aconteceu por volta das duas e 15. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima caiu de uma escada. A equipe de resgate encontrou o homem consciente e orientado, sem ferimentos aparentes, mas relatando dores na perna esquerda e no quadril. Ele foi imobilizada a vítima em maca rígida, recebeu o colar cervical e foi conduzido ao Hospital Regional.

Um homem ficou ferido em mais um acidente entre carro e moto na avenida Willy Barth. A colisão aconteceu nas proximidades do posto Bertamoni por volta das duas horas da tarde de ontem. Imagens de videomonitoramento de empresas da região registraram o momento exato da colisão lateral. O acidente envolveu uma CG 150 e um RenaultDuster com placas de Paial. Depois da colisão, o motociclista parou em cima do teto do carro. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu a vítima até o Hospital Regional. O vídeo do acidente está disponível no portal da Peperi na internet.

Morreu nesta quarta-feira, o homem esfaqueado em um salão de eventos no no Bairro Estrela em São Miguel do Oeste. De acordo com a família, ADEMIR SCHUCK, de 48 anos, passou por um procedimento cirúrgico no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso e esteve em estado gravíssimo na Unidade de Terapia Intensiva da unidade hospitalar Ele teve uma melhora, porém não resistiu aos ferimentos e faleceu no início da tarde desta quarta-feira. ADEMIR ficou internado 34 dias. O crime aconteceu no dia 25 de janeiro. ADEMIR, que estava trabalhando no evento, foi atingido com um golpe de faca nas costas.

O homem que atingiu ADEMIR SCHUCK com uma facada em um evento no bairro Estrela foi identificado e preso pela Polícia Civil alguns dias depois do fato. Durante o depoimento, ele negou o fato, mas depois apresentou outra versão confirmando que desferiu o golpe na vítima. Ele foi levado ao Presidio Regional de São Miguel do Oeste onde está a disposição da justiça. O homem, que não teve a identidade divulgada pela Polícia Civil, vai responder por homicídio qualificado pelo motivo fútil e pelo emprego de recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa do ofendido.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.