-GOVERNO FEDERAL REDUZ IMPOSTO PARA PEÇAS DE VEÍCULOS IMPORTADOS
-QUESTIONÁRIO DO TCE SOBRE COVID FOI IGNORADO POR 193 CIDADES DO ESTADO
-SÃO JOÃO DO OESTE EMPOSSA NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE
-LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE MARCA O INÍCIO DA QUARESMA
-DESCANSO REGULARIZA LOTES SITUADOS ÀS MARGENS DA RODOVIA SC 163
-INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SANTA HELENA TERÃO ACESSO A LINHAS ESPECIAIS DE CRÉDITO
-MOTOCICLETA É FURTADA DURANTE A NOITE EM BAIRRO DE ITAPIRANGA
-GRUPO FAZ CARREATA POR JUSTIÇA EM CASO DE HOMEM MORTO EM AÇÃO POLICIAL
O tempo apresenta-se instável. A previsão para as próximas horas é de tempo encoberto com chuva no decorrer da tarde. A temperatura pode chegar a28graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus.Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 16centavos. O euro está valendo cinco reais e 80centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
Pelo menos dois prédios pegaram fogo e parte de um dos edifícios desabou em Kharkiv nesta quarta-feira. Soldados russos desembarcaram na cidade da Ucrânia, segundo o jornal "The Guardian", que cita um comunicado do Serviço de Segurança da Ucrânia. Pelo menos 25 pessoas morreram e 112 ficaram feridas em um bombardeio na cidade que fica no leste da Ucrânia nas últimas 24 horas. As autoridades disseram que ataques com mísseis russos atingiram o centro da segunda maior cidade da Ucrânia, incluindo áreas residenciais e o prédio da administração regional.
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou nesta quarta-feira que as forças armadas do país dominaram a cidade de Kherson, no sul da Ucrânia. A informação é da agência de notícias russa RIA. O prefeito disse que a cidade está totalmente cercada pelos russos. Kherson tem quase 250 mil pessoas, e fica ao norte da Crimeia, território anexado pela Rússia em 2014. Em Kiév, um ataque russo contra uma torre de televisão deixou cinco mortos nesta terça-feira, além de provocar a interrupção da transmissão de canais de TV. O presidente da Ucrânia, VOLODYMYR ZELENSKY, afirmou que cerca de seis mil russos morreram nos seis primeiros dias da invasão. O líder ucraniano afirmou que os russos não vão conseguir tomar a Ucrânia com bombas e ataques aéreos.
O presidente americano, JOE BIDEN, endureceu o seu discurso contra VLADIMIR PUTIN e anunciou mais sanções à Rússia pela guerra na Ucrânia, nesta terça-feira, em seu primeiro Estado da União, tradicional pronunciamento que acontece uma vez por ano no Congresso dos Estados Unidos. BIDEN defendeu a importância da diplomacia americana e da aliança militar Otan, formada pelos Estados Unidos e mais 29 países. Ele disse ainda que o país vai proteger "cada polegada de território da Otan". BIDEN também anunciou o fechamento do espaço aéreo americano para voos russos e uma série de sanções econômicas "robustas" que vão "machucar".
O vice-presidente da Câmara, MARCELO RAMOS do PSD de Manaus apresentou um projeto de lei para obrigar empresas que prestem serviços digitais no Brasil, como aplicativos de mensagem, a ter um representante legal no país para poder oferecer o seu produto. O principal objetivo da proposta é impedir que empresas como o Telegram continuem funcionando no Brasil sem ter filial no país, o que dificulta o cumprimento de decisões judiciais estabelecidas contra as companhias. RAMOS diz que a presença de uma rede social ou aplicativo que não disponha de representação legal no Brasil nega a soberania jurisdicional do Estado brasileiro sobre o seu território. O projeto começa a tramitar nesta quarta-feira na câmara dos deputados.
O governo federal regulamentou nesta quarta-feira a redução da alíquota de impostos para autopeças importadas. O benefício é válido por dois anos e envolve automóveis semidesmontados ou completamente desmontados e sem produção nacional. O documento está publicado no Diário Oficial da União. O texto detalha que veículos semidesmontados terão alíquota de 18 por cento e os completamente desmontados pagarão alíquota de 16 por cento. De acordo com o governo, a redução da alíquota vale somente para a importação de produtos automotivos novos. A decisão foi deliberada em reunião na Câmara de Comércio Exterior, fórum de ministros de estado que discute questões relacionadas ao comércio internacional.
Os resultados da primeira chamada do Prouni, Programa Universidade para Todos, saem nesta quarta-feira. O programa oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em faculdades particulares a estudantes de baixa renda. É necessário que os interessados tenham cursado ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada com bolsa integral ou parcial. Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar familiar bruta mensal até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser até três salários mínimos por pessoa. Este ano, a novidade é que um decreto, assinado na semana passada pelo presidente JAIR BOLSONARO, estabelece que a pré-seleção dos estudantes inscritos no Prouni considere as duas últimas edições do Enem.
A deputada estadual catarinense ANA CAMPAGNOLO beneficiou uma entidade presidida pelo próprio advogado com uma emenda parlamentar de 250 mil reais. O repasse foi sugerido pela parlamentar em 2020 e foi direcionado à Federação Catarinense de Hipismo. O presidente da entidade é o advogado CLÁUDIO GASTÃO DA ROSA FILHO. As informações sobre a emenda foram publicadas nesta terça pelo portal Metrópoles. GASTÃO defendeu ANA CAMPAGNOLO em ações judiciais. O mais recente processo teve um pedido de indenização por dano moral por parte da educadora. Em março de 2021, em publicação sobre a defesa de GASTÃO em processos envolvendo a deputada, CAMPAGNOLO afirmou que ele a representou nas ações de graça. O repasse foi sugerido pela parlamentar em 2020 e foi direcionado à Federação Catarinense de Hipismo que é presidida pelo advogado.
O advogado CLÁUDIO GASTÃO DA ROSA FILHO chamou de “narrativa mentirosa” as informações sobre a emenda da deputada ANA CAMPAGNOLO publicadas pelo site Metropóles. Ele disse que "além de atacar sua honra, agride covardemente" a deputada, "o que será objeto de ações criminais e cíveis”. GASTÃO argumenta que a federação não é uma empresa, mas sim uma entidade, e que ele estava licenciado da presidência na época do repasse.Ele afirmou que a deputada destinou uma emenda para o esporte de Santa Catarina, recurso que é auditado e tem uma rigorosa prestação de contas e que foi amplamente divulgado por ela e pela Federação. A assessoria da deputada ANA CAMPAGNOLO informou que ela não costuma dar entrevistas à imprensa e manteria a posição neste caso.
Um questionário enviado pelo Tribunal de Contas do Estado aos 295 municípios de Santa Catarina, a respeito dos cuidados que seriam tomados para evitar uma nova explosão de casos de Covid-19 neste Carnaval, foi ignorado por 65 por cento das prefeituras. Apenas 102 cidades enviaram respostas à Corte de Contas. O TCE perguntou, por exemplo, se as cidades adotaram o Protocolo Evento Seguro, quais as ações tomadas para estimular a vacinação, e como garantirão que as aulasrecomecem sem que provoquem o reflexo de uma eventual piora nos índices da pandemia. O impacto ao sistema de saúde reflete nas despesas dos municípios, por isso é assunto de interesse do Tribunal de Contas.
-SÃO JOÃO DO OESTE EMPOSSA NOVO SECRETÁRIO DE SAÚDE
-EDUCAÇÃO DE SANTA HELENA ENTREGA KITS DE MATERIAL ESCOLAR
-LANÇAMENTO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE MARCA O INÍCIO DA QUARESMA
-DESCANSO REGULARIZA LOTES SITUADOS ÀS MARGENS DA RODOVIA SC 163
-INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE SANTA HELENA TERÃO ACESSO A LINHAS ESPECIAIS DE CRÉDITO
A posse do novo secretário da Saúde de São João do Oeste ocorreu na manhã de ontem. O até então secretário da Saúde, MAURO BARELLA, foi exonerado do cargo na segunda-feira. PAULO RECH foi escolhido para comandar a pasta. A decisão foi do prefeito GENÉSIO ANTON e do vice RUDI RASCH. Conforme o prefeito, o novo secretário possui uma vasta experiência, com atuação superior a 40 anos de serviço público, além da experiência no trabalho do Colégio Agrícola, Secretaria de Desenvolvimento Regional, Controle Interno da Prefeitura de São João do Oeste e, principalmente por atuar a 12 anos no segmento da saúde, na diretoria e administração do Hospital Santa Casa Rural. GENÉSIO ANTON também agradeceu os bons serviços prestados por MAURO BARELLA enquanto secretário da Saúde do município. Em seu discurso, PAULO RECH agradeceu a oportunidade e a confiança e reafirmou o compromisso prioritário com a saúde de São João do Oeste.
Hospital de Tunápolis vai ter importantes melhorias com recursos de emendas parlamentares. Verbas já estão disponíveis para projetos de climatização e implantação de sistema de energia solar. Conforme o vereador VOLNEI DETERS, a deputada estadual LUCIANE CARMINATTI destinou 100 mil reais com transferência direta para o hospital. Este sistema reduz os tramites burocráticos e permite maior agilidade para aplicação dos recursos. Ele informa que a verba será para manutenção das instalações do hospital, adequações e troca da rede elétrica visando à instalação de sistema se climatização em vários ambientes. O objetivo é proporcionar maior conforto aos pacientes e também para os profissionais da saúde.
VOLNEI DETERS também chama atenção para recursos que foram liberados por meio de emenda parlamentar do deputado FABIANO DA LUZ para instalação do sistema de energia solar. O vereador avalia que é preciso reduzir de forma significativa as despesas com a fatura de energia elétrica, principalmente com instalação de novos climatizadores que vai elevar o consumo. A Associação Hospitalar de Tunápolis é referência na região pela disponibilidade de leitos para atendimento psiquiátrico. O espaço possui grande procura de vários municípios do Oeste de Santa Catarina.
Vereador destaca ações do Plano Municipal de Turismo de Tunápolis. VOLNEI DETERS lembra que a partir de agora a atividade turística é estabelecida como uma fonte de renda. Ressalta que a Câmara de Vereadores aprovou em segunda deliberação, esta semana, o projeto de Lei do executivo que institui incentivos para o desenvolvimento turístico de Tunápolis. Segundo DETERS, é o ponta pé inicial para tornar a atividade como economia do município. Ele considera que são diversas opções a serem exploradas, a partir do interesse dos empresários e como o apoio do poder público. Conforme o vereador, Tunápolis tem muito a desenvolver no turismo de aventura, lazer, religioso, gastronômico, esportivo, cultural e de antiguidades.
Secretaria Municipal de Educação de Santa Helena faz entrega de materiais escolares. O kit contém lápis, borracha, caderno, apontador, canetinhas, lápis de cor e mochilas. De acordo com a Secretária de Educação do município, LAÍS TELOEKEN, a pasta entendeu que esses itens são necessários para que os alunos possam focar na sua aprendizagem. Ela ressalta que a entrega dos materiais, aliada a um ambiente e merenda escolar de qualidade, garantem mais aproveitamento escolar. LAÍS observa que as mochilas foram todas entregues ainda na semana passada e que houve apenas atrasos na entrega de alguns materiais, causados pelo não cumprimento do prazo da licitação por parte das empresas fornecedoras, que já foram notificadas e devem fazer a entrega ainda nesta semana dos itens que estão faltando.
O espaço físico das escolas também recebeu atenção do governo de Santa Helena. De acordo com a Secretaria de Educação, através do processo de demolição de um reservatório de água que estava situado nas dependências de um educandário, o município terá condições de iniciar a ampliação e reforma do prédio que atende o ensino fundamental. Outro destaque da secretária, LAÍS TELOEKEN, são as aulas de música, canto e jiu-jítsu que serão realizadas no contra turno escolar. Essas atividades extras de esporte, cultura e lazer estão em fase de licitação e a previsão de início é para o mês de abril. A Secretária de Educação de Santa Helena enaltece que elas foram muito solicitadas pelas crianças e complementam o trabalho da escola, além de serem importantes para o desenvolvimento dos alunos.
Lançamento da Campanha da Fraternidade marca o início da Quaresma. De acordo com o pároco da Igreja Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste, ILTON GOETTEMS, a Quaresma é um período de 40 dias e significa o tempo necessário para a conversão e ajustes na vida de cada um dos fiéis antes da Páscoa. O padre lembra que a igreja católica orienta os cristãos para a prática do jejum, a esmola e a oração. Na busca da construção de um mundo melhor, a igreja desenvolve todos os anos a Campanha da Fraternidade, que tem como tema neste ano: Fraternidade e Educação e o lema: Fala com Sabedoria e Ensina com Amor. ILTON GOETTEMS avalia que o objetivo da Campanha da Fraternidade em 2022 é estimular um diálogo da realidade educativa no Brasil, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário e para propor uma educação mais humanizada.
O pároco de Iporã do Oeste lembra que outro momento importante para a comunidade cristã é a celebração da quarta-feira de cinzas que acontecerá às 19h de hoje na Igreja Matriz, onde todos os cristãos presentes serão ungidos com cinzas para iniciar a caminhada Quaresmal em preparação à paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. ILTON GOETTEMS enaltece que a quaresma é um período de muita fé, espiritualidade e reflexão e observa três questões importantes que devem ser lembradas pelos fiéis neste ano, que são a prática do jejum, da caridade e a oração diante da situação da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que está levando o mundo a enfrentar tempos difíceis, inclusive com receio da terceira guerra mundial.
GOTTEMS lembra que o Papa Francisco orienta e pede para que nesta quarta-feira de cinzas, todos os cristãos façam jejum e oração em prol da paz e pelo fim da guerra que já deixou milhares de mortos e que ameaça a paz mundial. ILTON GOETTEMS convida toda a comunidade de fé de Iporã do Oeste para a celebração desta noite em preparação à Santa Páscoa na presença do senhor. Hoje o povo também é convidado a fazer um momento de silêncio e oração para sentir a presença de Deus em suas vidas e para que Jesus entre no coração de todos os fiéis.
Os integrantes da pastoral da criança da paróquia Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste seguem empenhados na campanha de recolha de resíduos para reciclagem. De acordo com a coordenadora, DENISE KERN, os materiais serão recebidos até hoje no pavilhão católico do município. Ela destaca que podem ser destinados ao local os livros que não estão sendo mais utilizados, materiais feitos de papelão, tampinhas diversas, produtos de plástico e alumínio ou qualquer outro material que possa ser reciclado. A campanha deste ano tem como base o surto de dengue na região, fazendo com que esses materiais não fiquem expostos, servindo como possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. A coordenadora lembra que a campanha segue até o começo da celebração da quarta-feira de cinzas, às 19h de hoje. De acordo com DENISE KERN, os valores arrecadados com a venda dos materiais recicláveis serão utilizados para servir lanche para as crianças na celebração da vida realizada uma vez por mês, bem como para aquisição de materiais e brinquedos usados nas demais atividades realizadas pela pastoral da criança no município.
Município de Descanso regulariza lotes situados às margens da rodovia SC 163. Um Decreto publicado pelo Governo do Estado no último dia 24 de fevereiro trata sobre essa importante demanda, relacionada à redução da faixa de domínio da SC 163 nas comunidades de Linha Campinas, São Valentim e Linha Cruzinhas. De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, PAULO LAUXEN, os trâmites começaram ainda em 2017 para tentar resolver a questão de algumas famílias que possuem lotes apenas com contrato ou sem nenhuma documentação e que precisavam fazer a escritura dessas áreas. LAUXEN lembra que foi encaminhado um termo de cooperação junto ao governo do estado com posterior início do processo de regularização fundiária, após amplo debate em audiências públicas com a população, deputados e governo.
Ele frisa que já foram entregues mais de 130 escrituras aos moradores das três localidades, citando um longo processo de debates e audiências públicas. Com a redução das faixas de domínio, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Descanso acredita que cerca de 200 famílias serão beneficiadas com as mudanças, o que representa uma grande alegria para os moradores que agora poderão ter sua própria escritura. PAULO LAUXEN avalia que esse foi um passo importante e espera que num curto período haja a conclusão de todos os processos em andamento para garantir a escritura para todas as famílias que residem às margens da rodovia SC 163.
Indústria e Comércio de Santa Helena terão acesso a linhas especiais de crédito. O assunto foi tratado em uma reunião que aconteceu no último dia 24 de fevereiro entre integrantes da diretoria da AEST/CDL e o Prefeito Municipal de Santa Helena, BLÁSIO HICKMANN. Trata-se da aprovação de uma Lei ainda em dezembro do ano passado, que viabiliza o Programa Mais Empresas, Mais Emprego. De acordo com o vice-presidente da AEST/CDL, EDUARDO VIEIRA, a Lei abre condições para oferta de linhas de financiamento para alavancar o crescimento, geração de renda e emprego dentro do município.
O vice-presidente da AEST/CDL observa que agora é preciso apenas a publicação de um Decreto do Executivo para definir os critérios para as instituições financeiras disponibilizarem as linhas de crédito. Ele destaca que essa busca por incentivos já vinha ocorrendo a cerca de dois anos e representa um passo importante, pois irá beneficiar todos os empresários de Santa Helena, inclusive os que não são sócios da entidade. Esse fomento ao comércio e indústria leva em conta dados que mostram que os dois setores representam cerca de 36% da arrecadação do município, o que é um número alto se comparado com outros municípios. Outra demanda apresentada pela AEST/CDL ao prefeito de Santa Helena, BLÁSIO HICKMANN, é a necessidade de investimento em infraestrutura de moradias, para suprir o déficit enfrentado hoje no município, com a falta de imóveis para locação.
-MOTOCICLETA É FURTADA DURANTE A NOITE EM BAIRRO DE ITAPIRANGA
-GRUPO FAZ CARREATA POR JUSTIÇA EM CASO DE HOMEM MORTO EM AÇÃO POLICIAL
A Operação Alegria 2022 da Polícia Militar Rodoviária de SC terminou às 8h desta quarta-feira. A atuação policial teve por base a garantia da segurança das rodovias, protegendo a vida e a integridade física dos usuários. Foram feitas fiscalizações de combate à embriaguez ao volante, excesso de velocidade e ultrapassagens irregulares. Nesse período de feriado prolongado, foi observado um aumento no fluxo de veículos. De acordo com Polícia Militar Rodoviária, em razão dos esforços realizados nas ações de fiscalização, não foram registrados óbitos na região do grande Oeste. No entanto, foram realizadas 28 autuações por embriaguez ao volante, sendo dois condutores presos em flagrante por dirigirem o veículo automotor com a capacidade alterada em razão da influência de álcool. A Polícia Militar Rodoviária lembra que mesmo com o fim da operação, continuará fiscalizando e realizando o policiamento ostensivo nas rodovias do estado.
A Polícia Militar de Itapiranga atendeu uma ocorrência de furto. Conforme as informações, o fato teria acontecido na noite de ontem, por volta das 21h45. O solicitante relatou que sua filha e genro foram até sua casa com uma motocicleta YBR 125I Factor ED ano 2022 de cor preta, placa Mercosul, e minutos depois de chegarem no local, a moto foi furtada. A residência fica de frente para a rua Maximiliano Leon, no Bairro Jardim Bela Vista. As informações dão conta de que um homem de camisa amarela pegou a motocicleta e foi embora. No momento do furto, a chave estava na ignição e dois capacetes estavam na motocicleta, sendo que um destes foi deixado no local. A guarnição realizou rondas com o intuito de localizar a motocicleta e o ladrão, porém, eles não foram encontrados. Um boletim de ocorrência foi feito pela PM para as devidas providências.
Um protesto em forma de carreata reuniu mais de 50 veículos no início da tarde de ontem, em Iporã do Oeste. Os manifestantes pediram justiça no caso envolvendo a morte de GILMAR RODRIGUES, de 54 anos, no dia 20 de janeiro na Linha Pirajú, interior do município, em uma ação policial. De acordo com a PM, no dia dos fatos GILMAR estava embriagado e não colaborava com o atendimento do Corpo de Bombeiros. O homem estava armado com um facão e pedras. / Ao tentar convencê-lo, ele partiu para cima da guarnição, sendo usados no primeiro momento, mecanismos do uso progressivo da força e mesmo assim as agressões continuavam, momento em que o Policial Militar reagiu e atirou contra o agricultor. Ele chegou a ser levado ao Hospital de Iporã do Oeste, mas acabou morrendo.
A família de GILMAR RODRIGUES relata que ele ingeriu bebida alcoólica e, ao sair da casa, acabou sofrendo uma queda que resultou em um corte na cabeça. Após isso, a mulher o conduziu até o banheiro para tomar banho e logo em seguida chamou o Corpo de Bombeiros. Com a chegada da PM, ele continuou negando o atendimento. Os militares teriam usado gás de pimenta e arma de choque. Ela contou que quando GILMAR tentou fugir, foi alvejado pelos militares. O décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira instaurou um inquérito Policial Militar para apurar os fatos.
De acordo com o comandante do batalhão, Tenente Coronel JAÍLSON FRANZEN, o Inquérito já foi concluído e será encaminhado à Justiça. Ele comenta que cabe ao Ministério Público avaliar se faz a denúncia ou se encaminha o caso para arquivamento. FRANZEN destaca que o inquérito foi bem instruído, com a oitiva dos envolvidos e testemunhas. Os vídeos das câmeras corporais dos militares que estavam na ocorrência também foram utilizados no inquérito policial.