ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 02-03-2021 Terça-Feira

-GOVERNO ZERA IMPOSTOS FEDERAIS SOBRE DIESEL E GÁS DE COZINHA

-SANTA CATARINA VAI TRANSFERIR 16 PACIENTES COM COVID PARA O ESPÍRITO SANTO

-DESCANSO ENTREGA SEGUNDA REMESSA DE NITROGÊNIO E SÊMEN DO PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO

-PROBLEMAS MECÂNICOS E TEMPO SECO PREJUDICAM MELHORIA DE ESTRADAS EM SANTA HELENA

-PREFEITURA DE BELMONTE SUSPENDE ATENDIMENTO PRESENCIAL PARA CONTER PANDEMIA

-CENTRO DE SAÚDE ABRE ALA COM EQUIPES DE DOIS ESFS PARA ATENDER CASOS SUSPEITOS DE COVID-19

-JOVEM ROUBA DO PRÓPRIO IRMÃO E ACABA PRESO NA REGIÃO

-AÇÃO TERMINA COM QUATRO PRESOS E APREENSÃO DE 600 QUILOS DE MACONHA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 33graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 67centavos. O euro está valendo seis reais e 82 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


As 279 meninas sequestradas na sexta-feira em um colégio de Jangebe, no noroeste da Nigéria, foram liberadas e estão com as autoridades. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo governador do estado de Zamfara. Inicialmente, as autoridades anunciaram que 317 estudantes haviam sido sequestradas no ataque de um grupo de homens armados contra a escola. O sequestro das alunas de Zamfara foi o quarto ataque contra escolas em menos de três meses no noroeste da Nigéria, onde há uma década grupos criminosos roubam gado e executam sequestros para pedir resgates. As autoridades negam o pagamento.


Um juiz peruano abriu um julgamento nesta segunda-feira contra o ex-presidente preso ALBERTO FUJIMORI e outras ex-autoridades, acusados de “esterilizações forçadas” de milhares de mulheres pobres, muitas delas indígenas, entre 1996 e 2000. FUJIMORI e os outros réus, incluindo três ex-ministros da saúde, “causaram muitos danos com sua política”, segundo o promotor PABLO ESPINOZA. A estimativa é a de que 270 mil peruanas pobres tenham sido submetidas a cirurgias de laqueadura como parte do Programa Nacional de Saúde Reprodutiva e Planejamento Familiar que FUJIMORI realizou em seus últimos quatro anos no poder.


A Colômbia recebeu nesta segunda-feira o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 distribuídas nas Américas pelo Covax, mecanismo criado pela OMS para beneficiar os países com menos renda na corrida desigual para imunizar a população após mais de um ano de pandemia. A remessa que chegou a Bogotá contém 117 mil vacinas produzidas pelo laboratório Pfizer/Biotech. Gana e Costa do Marfim, na África, e Coreia do Sul, na Ásia, já haviam recebido carregamentos desse dispositivo, que tem o objetivo de fornecer em 2021 vacinas contra a Covid-19 a 20 por cento da população de quase 200 países e territórios.


-GOVERNO ZERA IMPOSTOS FEDERAIS SOBRE DIESEL E GÁS DE COZINHA

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, nesta segunda-feira, a lei que autoriza o Poder Executivo federal a entrar na Covax Facility, aliança internacional da OMS para acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a Covid-19. Contudo, o presidente vetou alguns dispositivos da lei. Um deles é o que prevêque a Anvisa deve conceder autorização temporária de uso emergencial para a importação, a distribuição e o uso de qualquer vacina contra a Covid-19 em até cinco dias após a submissão do pedido. Após manifestação técnica dos ministérios relacionados, o governo BOLSONARO entendeu que a medida violava o artigo 196 da Constituição da República e contrariava o interesse público ao tornar compulsória a autorização temporária de uso emergencial para a importação. O governo também considerou que a medida violava o princípio constitucional da separação dos poderes.

A Procuradoria Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal uma manifestação em que diz não ver indícios de irregularidades ou supostos crimes em gastos do governo federal com comida. Em janeiro, o PDT entrou com um pedido de investigação em desfavor do presidente JAIR BOLSONARO, no Supremo Tribunal Federal, para que fossem apurados supostos desvios de recursos públicos relativos a gastos um bilhão e 800 milhões de reais em alimentos pelo Executivo em 2020. As possíveis irregularidades nas compras foram noticiadas por veículos de imprensa, com destaque para a aquisição de leite condensado, chiclete e iogurte, entre outros itens. O órgão diz também que não há como vincular as aquisições questionadas ao presidente JAIR BOLSONARO.


O presidente JAIR BOLSONARO editou nesta segunda-feira decreto no qual zerou as alíquotas de PIS e Cofins que incidem sobre óleo diesel e gás de cozinha. O decreto foi publicado em edição extra do "Diário Oficial da União". A secretaria informou também que a medida sobre o óleo diesel vale em março e abril e que a decisão sobre o gás de cozinha não tem prazo e vale para recipientes de até 13 quilos. Segundo a Secretaria-Geral, para compensar a renúncia de receita, BOLSONARO editou uma medida provisória a fim de"majorar" a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das instituições financeiras e "alterar" as regras de IPI para a compra de veículos por pessoas com deficiência.


-SANTA CATARINA VAI TRANSFERIR 16 PACIENTES COM COVID PARA O ESPÍRITO SANTO


Santa Catarina aplicou um total de 238 mil 766 doses da vacina contra o novo coronavírus na população dos grupos prioritários desde o início da vacinação no estado, no dia 18 de janeiro. Deste total, 180 mil 199 correspondem à Dose 1 e 58 mil 567 à Dose 2. Os dados foram divulgados nesta segunda no Balanço Parcial de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, elaborado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica com informações fornecidas pelos municípios catarinenses. Os grupos prioritários que estão sendo vacinados neste momento são: os trabalhadores da saúde, os idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, a população indígena e os idosos com mais de 80 anos.

Após reunião com lideranças da área da Justiça de Santa Catarina, o governador Carlos Moisés conversou no início da noite desta segunda-feira com integrantes do Grupo Econômico do Estado, representantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina, o Cofem, e empresários do setor de hospitais. A decisão foi de manter o plano atual de controle da pandemia, com lockdown apenas nos finais de semana. Mas o setor empresarial se colocou à disposição do setor de saúde para aumentar a oferta de leitos hospitalares. O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, MARIO CEZAR DE AGUIAR, defendeu que o setor privado se incorpore ao esforço do governo para garantir os leitos necessários ao atendimento dos catarinenses.


Santa Catarina vai transferir até 16 pacientes com Covid-19 para o Espirito Santo. Em comunicado, a Secretaria de Estado de Saúde catarinense confirmou que o transporte será feito de Chapecó, no Oeste, nesta terça-feira para uma unidade de saúde na região metropolitana de Vitória. Esta é a primeira vez desde o início da pandemia que Santa Catarina transfere pacientes com Covid-19 para outros estados. A transferência foi acertada após tratativas entre o secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, e o governo capixaba. Santa Catarina vive um momento de colapso no sistema de saúde, com mais de 200 pacientes na fila de espera por um leito de internação em Unidade de Tratamento Intensivo e superlotação nos hospitais. A ação irá priorizar pacientes que estão internados no Hospital Regional do Oeste de Chapecó com indicação de transferência para UTI.

-DESCANSO ENTREGA SEGUNDA REMESSA DE NITROGÊNIO E SÊMEN DO PROGRAMA DE MELHORAMENTO GENÉTICO

-PROBLEMAS MECÂNICOS E TEMPO SECO PREJUDICAM MELHORIA DE ESTRADAS EM SANTA HELENA

-PREFEITURA DE BELMONTE SUSPENDE ATENDIMENTO PRESENCIAL PARA CONTER PANDEMIA

-CENTRO DE SAÚDE ABRE ALA COM EQUIPES DE DOIS ESFS PARA ATENDER CASOS SUSPEITOS DE COVID-19

Entidade solicita simplificação de impostos estaduais para agricultores. Conforme o coordenador da FETRAF, JANDIR SELZLER, desde o final do ano passado a entidade vinha negociando com a Secretaria da Fazenda para que houvesse uma simplificação do pagamento do ICMS por parte dos agricultores. Além disso, foi solicitado a isenção deste imposto para os produtores da agricultura familiar que realizam entrega de produtos para as escolas. Segundo ele, o terceiro pedido solicitado foi referente a não cobrança de um milhão e meio de reais em débitos de ICMS da merenda escolar, o que de acordo com SELZLER era uma cobrança indevida. Para que haja o perdão dessa dívida é necessário o desenvolvimento de uma lei. Além disso, ele salientou que muitas cooperativas não conseguem fornecer o programa troca-troca devido ao fato de que muitas não estão associadas ao sistema.

Para debater sobre isso, ele conversou com o secretário da agricultura do estado, ALTAIR SILVA, onde solicitou que todas as cooperativas possam fornecer os benefícios do programa. JANDIR SELZLER destacou que o secretário assumiu o compromisso de buscar a integração de aproximadamente 200 cooperativas que atualmente não podem fornecer o programa troca-troca. O estado possui aproximadamente 50% de agricultores tradicionais. Trata-se de atividades produtivas como agricultura, pesca, beneficiamento artesanal, manejo florestal entre outros. Isto significa que 70 mil famílias dependem destes trabalhos tradicionais. Segundo SELZLER, devido a isso, é preciso avaliar programas para auxiliar este ramo. Além disso, o coordenador da FETRAF tratou com o secretário do desenvolvimento econômico e com o presidente do IMA. De acordo com ele, as agroindústrias familiares como de mel, salame entre outros, possuem um custo elevado no pagamento de taxas. O coordenador salienta ainda que é preciso estudar novas formas para poder atender estas famílias.

Itapiranga bate recorde de novos casos de Covid-19. O município de Itapiranga registrou o recorde de novos casos no boletim atualizado nesta segunda-feira, com dados correspondentes ao final de semana. De acordo com as informações do Comitê de Crise, através da Secretaria de Saúde do município, 63 novos casos foram contabilizados. Outros 40 são suspeitos. Com estes números, Itapiranga já chega a 1.221 casos. 181 estão com o vírus ativo e com possibilidade de transmissão da doença. O número é o mais alto já registrado desde o início da pandemia. No total, 10 pessoas já morreram.

Atendimento aos pacientes segue com os cuidados especiais em período de agravamento de pandemia. A secretaria da Saúde de Tunápolis viabiliza mais dois especialistas a partir desta semana. Os pacientes somente serão atendidos com agendamento e seguindo todo protocolo de prevenção. Na quinta-feira inicia o atendimento de uma pediatra e na sexta-feira começa o trabalho de ginecologista na unidade de saúde do município. De acordo com a secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, os pacientes serão atendidos conforme a lista de espera, seguindo agendamento. Ela conclama que as pessoas respeitem ao máximo o horário marcado para evitar aglomerações e manter o máximo de cuidado na prevenção ao Covid.

O mesmo sistema é adotado para os munícipes que tiverem atendimento agendado com fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista e enfermeiras. A secretária reforça a importância de evitar aglomeração e por isso é importante que os pacientes compareçam com máscara e tenham cuidado com o distanciamento e uso de álcool gel. ROSELI BONAVIGO chama atenção que o atendimento sofre várias restrições com ausência dos profissionais da saúde que fazem parte do grupo de risco e ainda outros afastamentos devido a Covid-19. Não é um período normal de atendimento e seguindo as normas sanitárias ocorre maior demora para as consultas, porém são procedimentos fundamentais para evitar o contágio. Observa que a saúde está em colapso devido à lotação dos hospitais exigindo a contribuição de cada um para não agravar ainda mais a situação.

São João do Oeste mantém foco na leitura e valoriza biblioteca municipal. Com uma das maiores taxas de alfabetização do país, a Biblioteca Pública Municipal Padre AFONSO HANSEN tem grande contribuição no aprendizado. A biblioteca está vinculada à Secretaria Municipal da Educação e Setor Cultural, com a missão de apoiar o desenvolvimento das atividades pedagógicas das escolas, incentivando a leitura e a pesquisa. Conforme o diretor de cultura, ELIAS SCHNEIDER, foi iniciado o trabalho de cadastramento online para facilitar o acesso dos leitores. A biblioteca pública de São João do Oeste conta atualmente com 800 livros cadastrados para reserva e disponibilidade para empréstimo via internet.

A Secretaria da Educação de São João do Oeste apoia projeto para facilitar o acesso dos munícipes ao acervo da biblioteca pública com mais de 30 mil livros. ELIAS SCHNEIDER considera que a biblioteca cumpre com seu papel de contribuir no processo de ensino aprendizagem. A modernização visa motivar os leitores aumentar o número de adeptos a leitura. A atualização do acervo ocorre com a compra de livros por parte da prefeitura e também com doações, principalmente de obras históricos que contribuem com projetos de pesquisas.

Descanso entrega segunda remessa de nitrogênio e sêmen do programa de melhoramento genético. O município entregou sêmen e nitrogênio aos agricultores nesta segunda-feira. De acordo com o secretário de Agricultura, ROBSON ZAPPANI, a próxima entrega através do programa de melhoramento genético está marcada para 5 de abril, às 13h, e prossegue sempre num período estimado de um mês. ZAPPANI explica que para aderir ao programa, o produtor rural precisa destacar as notas, num total de 12, uma vez por mês. Desta forma, ele terá direito a 120 litros de nitrogênio no ano, o que conforme o secretário é suficiente para a propriedade. O secretário de Agricultura de Descanso salienta que os agricultores que não tiverem botijão de nitrogênio devem solicitar à prefeitura e formar um grupo, para o qual a municipalidade irá providenciar.

Já no caso do sêmen, tarefa compete à veterinária do município, o produtor deverá ter os brincos dos animais e a entrega será efetuada conforme o número de animais da propriedade. O programa é viabilizado por meio de licitação, com auxílio de um professor da UDESC para fazer o acompanhamento e em seguida a prefeitura entrega aos agricultores. ZAPPANI lembra que mesmo os produtores que não queiram usar o sêmen fornecido pela prefeitura podem fazer o acasalamento dos animais por conta própria e também terão direito a certa quantia de subsídio da prefeitura. A Secretaria de Agricultura de Descanso reitera que também disponibiliza a partir desta segunda-feira a aquisição de sementes de pastagem, por meio do bônus fiscal. O prazo para aderir ao benefício encerra no dia 15 de abril.

As sementes oferecidas através do bônus são de aveia preta, aveia branca, azevem e nabo. Para receber o crédito para adquirir as sementes, o agricultor deve escolher uma das quatro empresas credenciadas à prefeitura. ZAPPANI ressalta que a administração também está aberta para outras empresas que queiram se credenciar no programa. Outro bônus fiscal acessível a partir desta segunda é o relativo à solicitação de serviços de máquinas terceirizadas. ROBSON ZAPPANI explica que a tabela com as porcentagens para definir o valor do bônus oferece um limite de mil reais e varia conforme o movimento econômico da propriedade. Quanto mais notas o produtor emitir, maior será o valor de bônus que vai receber.

Problemas mecânicos e tempo seco prejudicam melhoria das estradas de Santa Helena. De acordo com o secretário de Transportes e Obras de Santa Helena, ODIRLEI KLEIN, um contingente significativo de máquinas estragadas está atrapalhando os serviços no interior. Das três retroescavadeiras disponíveis na Secretaria de Transportes e Obras, apenas uma está operando. Entre as duas patrolas, uma está quebrada. O problema também persiste nos caminhões. Entre os quatro disponíveis na garagem da prefeitura, dois fazem um trabalho razoável e outros dois estão danificados. KLEIN explica que dependendo do reparo necessário, mesmo com licitação, os valores são elevados, e o conserto ainda é demorado.

Quanto ao patrolamento das estradas, o secretário pontua que está aguardando chuva para prosseguir os trabalhos. Ele explica que com o tempo seco, mesmo quando o rolo passa, ficam pedras soltas, o que torna o tráfego perigoso. Já a umidade facilitaria a compactação. ODIRLEI KLEIN admite que ainda existem várias estradas precárias e com a chegada da chuva será possível concluir os patrolamentos em quase todo município. De acordo com o secretário, outra dificuldade é encontrar cascalho, ainda que os agricultores cedam o material. Ele acrescenta que os caminhões de ração, que carregam suínos, ou leiteiros, são cada vez maiores, o que exige estradas de qualidade. Conforme KLEIN, a Secretaria de Obras de Santa Helena ainda irá patrolar estradas nas comunidades de Cantina, Quadro Santo Antônio, Imperial e o outro lado do município. Já as localidades de Vinte Colônias, Liberdade, Aparecida e Lageado Grande receberam este trabalho e aguardam compactação.

Belmonte suspende atendimento presencial nas repartições públicas para conter pandemia. Conforme o prefeito JAIR GIUMBELI, a decisão de suspender o atendimento presencial por 15 dias foi tomada em reunião do Comitê de Crise. O objetivo é evitar aglomerações na prefeitura e outras repartições públicas e assim frear a disseminação do Covid-19. A maioria dos servidores do município trabalha nas repartições da prefeitura, enquanto os considerados de maior risco atendem de forma remota. O prefeito ressalta, contudo, que o atendimento prossegue nos telefones da administração municipal e caso seja necessário, será marcado horário para atendimento presencial. No Setor da Saúde, o atendimento segue para casos emergenciais ou de Covid-19.

GIUMBELI frisa que duas mulheres belmontenses estão internadas na UTI do Hospital Regional e cinco munícipes na enfermaria em Descanso, com Covid-19. Em virtude do novo decreto em relação à pandemia, as aulas presenciais, que tinham início previsto para 18 de fevereiro e depois adiado para esta segunda-feira, 1º, agora seguem suspensas, com previsão para começar apenas em 15 de março. O prefeito de Belmonte ressalta que cada professor trabalha em sala diferente e as atividades são encaminhadas aos alunos pela internet. Outros docentes atuam de forma remota, por serem do grupo de risco. O município também adiou o prazo de pagamento do IPTU, cujo vencimento inicial seria no dia 14 de abril. O pagamento da primeira parcela deverá ser prorrogado por pelo menos 15 dias, mantendo desconto na quitação em cota única. Da mesma forma, os concursos públicos que estavam previstos no município também deverão ser postergados, junto à AMEOSC, responsável por aplicar as provas, uma vez que registraram 400 inscritos.

Centro de Saúde abre ala com equipes de dois ESFs para atender casos suspeitos de Covid-19. De acordo com o secretário de Saúde de Iporã do Oeste, VALTUIR DAL BOSCO, o Centro de Saúde do município atende a partir da manhã desta segunda-feira com ala específica para casos suspeitos de coronavírus. DAL BOSCO detalha que as equipes de dois ESFs foram direcionadas para estes atendimentos. Agora, pacientes com sintomas de Covid-19 deverão entrar por uma porta anexa ao posto de saúde. A entrada central será apenas para pessoas que necessitarem de outros atendimentos, de modo a ficarem menos expostas a se infectar com o vírus. As medidas mais incisivas em relação à contenção do coronavírus levam em conta o aumento de casos confirmados no município.

De acordo com o boletim epidemiológico atualizado na tarde desta segunda-feira, Iporã do Oeste registrou mais dez novos casos e agora acumula 350 positivos desde o início da pandemia. Destes, 66 estão ativos. Outros 142 pacientes positivados ou que tiveram contato com familiares infectados devem ficar em isolamento e estão sendo monitorados. O hospital do município, Nossa Senhora das Mercês, dispõe de 20 leitos para o Covid e alguns pacientes aguardam vaga. Segundo DAL BOSCO, estes pacientes são encaminhados ao posto de saúde, onde recebem soro e oxigênio, até liberar leito no hospital. Das internações na ala Covid do hospital, oito eram de pacientes de Iporã do Oeste na manhã de ontem. Ainda na manhã de segunda, o município cedeu um dos médicos do posto de saúde para auxiliar no atendimento no hospital. Três iporãestinos estão internados no Hospital Regional de São Miguel do Oeste com o novo coronavírus, dos quais um está na UTI e os outros dois aguardam vaga na unidade de tratamento intensivo.

VALTUIR DAL BOSCO destaca que Iporã do Oeste comprou vários kits para testes de Covid-19 desde o ano passado. Por outro lado, frisa que a quantidade de testes que são feitos também é elevada. Ele lembra que antes o material para fazer os testes chegava em três dias ao município e agora demora até uma semana, o que gera mais preocupações. Iporã do Oeste recebeu mais 160 doses para imunizar a população contra o Covid-19. Nesta terça-feira, 148 idosos entre 83 e 89 anos terão oportunidade de receber a vacina. As outras 12 vacinas serão aplicadas em profissionais da saúde. Conforme o secretário, já na primeira hora de vacinação na manhã de hoje, 50% dos idosos da faixa etária delimitada foram contemplados. A aplicação das vacinas segue até às 15h.

Até o final de fevereiro, Iporã do Oeste já havia vacinado 210 pessoas, entre profissionais da saúde do posto e hospital, da Casa Lar, bombeiros, dentistas e idosos acima de 90 anos. Alguns idosos não receberam a vacina por opção própria. Caso sobrarem doses entre o público que será atendido nesta terça, os idosos de 82 anos passarão a ser contemplados.

O secretário de Saúde reforça a importância de a população seguir os protocolos de prevenção ao vírus. Sair de casa apenas quando necessário, usar álcool em gel e lavar bem as mãos. Recomenda que apenas uma pessoa por família faça as compras no mercado. Ele observa que a propagação do Covid está ocorrendo principalmente nos encontros de familiares e alerta para a população colaborar, de modo a evitar a necessidade de adotar medidas mais drásticas, já que está difícil até para liberar leitos para internar pacientes na ala Covid. O município de Iporã do Oeste adotou uma série de medidas restritivas na sexta-feira, para controlar a pandemia. Aulas presenciais, atividades religiosas, de lazer ou que aglomerem pessoas estão proibidas até 14 de março. Lanchonetes e restaurantes somente poderão atender de forma presencial das 10h30 às 14h. Bares, petiscarias, choperias e cervejarias poderão atender até às 22h, porém está vedado consumo ou permanência no local. Já as academias apenas poderão atuar com 50% da capacidade. VALTUIR DAL BOSCO aproveita para elogiar a equipe da linha de frente no combate ao Covid no município.

-JOVEM ROUBA DO PRÓPRIO IRMÃO E ACABA PRESO NA REGIÃO

-AÇÃO TERMINA COM QUATRO PRESOS E APREENSÃO DE 600 QUILOS DE MACONHA

Homem é atropelado enquanto andava de bicicleta no centro. A ocorrência foi registrada por volta das 16h desta segunda-feira, na rua Barão do Triunfo, centro de São Miguel do Oeste. Segundo a mulher que conduzia uma Biz e que atropelou o homem, a vítima seguia pela rua com sua bicicleta, quando ao tentar passar pelo senhor, ele veio em direção à moto e colidiu, ocasionando a queda. Com o acidente, o homem teve um corte na cabeça e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros. Após a imobilização, ele foi levado ao Hospital Regional.

Homem mata cachorro para se defender e é preso por porte ilegal de arma de fogo. Na manhã desta segunda-feira, por volta das 8h, a Polícia Militar atendeu o fato de que uma mulher estaria sendo atacada por um cão de grande porte, na Rua Alegre, Bairro Ipanema, em Mondaí. A guarnição não encontrou a vítima, que havia sido conduzida para o posto de saúde por um vizinho, com lesões nas mãos e nos braços. O animal entrou num terreno vizinho e os policiais tentaram se aproximar, porém o cão estava muito agressivo, motivo pelo qual foi solicitado o apoio do Corpo de Bombeiros para auxiliar na captura. Certo momento, a guarnição ouviu disparo de arma de fogo nas proximidades, sendo que o sobrinho da vítima, para se defender, matou o animal com uma espingarda calibre 22. Ele afirmou à guarnição que a espingarda é de sua propriedade, mas foi constatado que o registro da arma estava vencido. Diante do fato, o homem foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia de Mondaí.

Jovem rouba do próprio irmão e acaba preso em São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atenderam ocorrência de roubo que envolveu três jovens e deixou uma pessoa ferida. O fato aconteceu na tarde desta segunda-feira, na rua 7 de Setembro, centro de São Miguel do Oeste. A guarnição da PM informou que os envolvidos são conhecidos da polícia. Um dos jovens é vendedor ambulante e estava trabalhando quando o irmão chegou, acompanhado de outro rapaz, e praticaram o roubo. Eles levaram mais de 200 reais da vítima e em seguida ainda discutiram. A Polícia Militar prendeu os envolvidos e encaminhou todos para a delegacia.

Ação termina com quatro presos, recuperação de dois carros e apreensão de 600 quilos de maconha. A Polícia Militar de Marmeleiro e Renascença, do Paraná, em patrulhamento próximo ao lago municipal, na noite de ontem, abordou um veículo Renault/Sandero, aparentemente carregado. O veículo tentou fugir da viatura por alguns quarteirões, mas parou em frente a uma loja de materiais, na área central da cidade. Durante abordagem, o condutor falou ser da cidade de Porto Alegre e representante comercial de produtos agrícolas. Ele alegou estar carregado com adubo. Perguntado sobre quais cidades da fronteira estaria visitando, ele ficou irritado com a equipe e falou que não era obrigado a responder. Após a polícia refazer a pergunta, ele se contradisse e falou que estaria retornando da cidade de Maravilha.

A polícia abriu a porta do automóvel e se deparou com grande quantia de tabletes de maconha. O homem recebeu voz de prisão e foi conduzindo ao plantão policial, juntamente com o veículo e as drogas. Em continuidade, a equipe policial, com trabalho apoio do Serviço de Inteligência, repassou à rede mais dois possíveis veículos carregados passando pelo Paraná, com sentido à Santa Catarina. As equipes da PM da região localizaram um veículo TCross, que tentou fugir da abordagem e capotou no interior de Anchieta, aonde foi solicitado apoio do Corpo de Bombeiros para a retirada da condutora que ficou presa nas ferragens. O carro estava carregado com grande quantia de maconha. O segundo veículo, com dois homens, foi acompanhado pela Polícia Militar de Campo Erê. Ele perdeu o controle da direção e saiu de uma estrada rural, sendo que o batedor também foi preso. Ao todo, a ação conjunta das polícias de SC e do PR resultaram em quatro presos, além da apreensão de mais de 630 quilos de maconha e a recuperação de veículos furtados.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.