ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 02/03/2021

GLOBO EM FOCO – 02/03/21

-GOVERNO ZERA IMPOSTOS FEDERAIS SOBRE DIESEL E GÁS DE COZINHA

-SANTA CATARINA VAI TRANSFERIR 16 PACIENTES COM COVID PARA O ESPÍRITO SANTO

-PREFEITO DE ITAPIRANGA JUSTIFICA VOLTA AS AULAS PRESENCIAIS

-SAÚDE DE TUNÁPOLIS AMPLIA ATENDIMENTO COM ESPECIALISTAS

-SÃO JOÃO DO OESTE ADERE INFORMATIZAÇÃO DO CADASTRO DE LIVROS

-ESCOLA SÃO VICENTE ADOTA MEDIDAS RÍGIDAS PARA RECEBER ALUNOS

-JOVEM ROUBA DO PRÓPRIO IRMÃO E É PRESO

-POLÍCIA PRENDE TRAFICANTES E RECUPERA CARROS COM 600 QUILOS DE MACONHA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 35 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 67 centavos. O euro está valendo seis reais e 82 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


As 279 meninas sequestradas na sexta-feira em um colégio de Jangebe, no noroeste da Nigéria, foram liberadas e estão com as autoridades. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo governador do estado de Zamfara. Inicialmente, as autoridades anunciaram que 317 estudantes haviam sido sequestradas no ataque de um grupo de homens armados contra a escola. O sequestro das alunas de Zamfara foi o quarto ataque contra escolas em menos de três meses no noroeste da Nigéria, onde há uma década grupos criminosos roubam gado e executam sequestros para pedir resgates. As autoridades negam o pagamento.


Um juiz peruano abriu um julgamento nesta segunda-feira contra o ex-presidente preso ALBERTO FUJIMORI e outras ex-autoridades, acusados de “esterilizações forçadas” de milhares de mulheres pobres, muitas delas indígenas, entre 1996 e 2000. FUJIMORI e os outros réus, incluindo três ex-ministros da saúde, “causaram muitos danos com sua política”, segundo o promotor PABLO ESPINOZA. A estimativa é a de que 270 mil peruanas pobres tenham sido submetidas a cirurgias de laqueadura como parte do Programa Nacional de Saúde Reprodutiva e Planejamento Familiar que FUJIMORI realizou em seus últimos quatro anos no poder.


A Colômbia recebeu nesta segunda-feira o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 distribuídas nas Américas pelo Covax, mecanismo criado pela OMS para beneficiar os países com menos renda na corrida desigual para imunizar a população após mais de um ano de pandemia. A remessa que chegou a Bogotá contém 117 mil vacinas produzidas pelo laboratório Pfizer/Biotech. Gana e Costa do Marfim, na África, e Coreia do Sul, na Ásia, já haviam recebido carregamentos desse dispositivo, que tem o objetivo de fornecer em 2021 vacinas contra a Covid-19 a 20 por cento da população de quase 200 países e territórios.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, nesta segunda-feira, a lei que autoriza o Poder Executivo federal a entrar na Covax Facility, aliança internacional da OMS para acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a Covid-19. Contudo, o presidente vetou alguns dispositivos da lei. Um deles é o que prevê que a Anvisa deve conceder autorização temporária de uso emergencial para a importação, a distribuição e o uso de qualquer vacina contra a Covid-19 em até cinco dias após a submissão do pedido. Após manifestação técnica dos ministérios relacionados, o governo BOLSONARO entendeu que a medida violava o artigo 196 da Constituição da República e contrariava o interesse público ao tornar compulsória a autorização temporária de uso emergencial para a importação. O governo também considerou que a medida violava o princípio constitucional da separação dos poderes.

A Procuradoria Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal uma manifestação em que diz não ver indícios de irregularidades ou supostos crimes em gastos do governo federal com comida. Em janeiro, o PDT entrou com um pedido de investigação em desfavor do presidente JAIR BOLSONARO, no Supremo Tribunal Federal, para que fossem apurados supostos desvios de recursos públicos relativos a gastos um bilhão e 800 milhões de reais em alimentos pelo Executivo em 2020. As possíveis irregularidades nas compras foram noticiadas por veículos de imprensa, com destaque para a aquisição de leite condensado, chiclete e iogurte, entre outros itens. O órgão diz também que não há como vincular as aquisições questionadas ao presidente JAIR BOLSONARO.


O presidente JAIR BOLSONARO editou nesta segunda-feira decreto no qual zerou as alíquotas de PIS e Cofins que incidem sobre óleo diesel e gás de cozinha. O decreto foi publicado em edição extra do "Diário Oficial da União". A secretaria informou também que a medida sobre o óleo diesel vale em março e abril e que a decisão sobre o gás de cozinha não tem prazo e vale para recipientes de até 13 quilos. Segundo a Secretaria-Geral, para compensar a renúncia de receita, BOLSONARO editou uma medida provisória a fim de "majorar" a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das instituições financeiras e "alterar" as regras de IPI para a compra de veículos por pessoas com deficiência.

Santa Catarina aplicou um total de 238 mil 766 doses da vacina contra o novo coronavírus na população dos grupos prioritários desde o início da vacinação no estado, no dia 18 de janeiro. Deste total, 180 mil 199 correspondem à Dose 1 e 58 mil 567 à Dose 2. Os dados foram divulgados nesta segunda no Balanço Parcial de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, elaborado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica com informações fornecidas pelos municípios catarinenses. Os grupos prioritários que estão sendo vacinados neste momento são: os trabalhadores da saúde, os idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, a população indígena e os idosos com mais de 80 anos.

Após reunião com lideranças da área da Justiça de Santa Catarina, o governador Carlos Moisés conversou no início da noite desta segunda-feira com integrantes do Grupo Econômico do Estado, representantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina, o Cofem, e empresários do setor de hospitais. A decisão foi de manter o plano atual de controle da pandemia, com lockdown apenas nos finais de semana. Mas o setor empresarial se colocou à disposição do setor de saúde para aumentar a oferta de leitos hospitalares. O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, MARIO CEZAR DE AGUIAR, defendeu que o setor privado se incorpore ao esforço do governo para garantir os leitos necessários ao atendimento dos catarinenses.


Santa Catarina vai transferir até 16 pacientes com Covid-19 para o Espirito Santo. Em comunicado, a Secretaria de Estado de Saúde catarinense confirmou que o transporte será feito de Chapecó, no Oeste, nesta terça-feira para uma unidade de saúde na região metropolitana de Vitória. Esta é a primeira vez desde o início da pandemia que Santa Catarina transfere pacientes com Covid-19 para outros estados. A transferência foi acertada após tratativas entre o secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, e o governo capixaba. Santa Catarina vive um momento de colapso no sistema de saúde, com mais de 200 pacientes na fila de espera por um leito de internação em Unidade de Tratamento Intensivo e superlotação nos hospitais. A ação irá priorizar pacientes que estão internados no Hospital Regional do Oeste de Chapecó com indicação de transferência para UTI.

Itapiranga confirma retorno das aulas presenciais amanhã com 50 por cento de ocupação das salas de aula. Na manhã de hoje o prefeito ALEXANDRE RIBAS justificou o retorno dos alunos para sala de aula devido a relatório positivo dos municípios da região que já adotaram estes sistema. Ele também argumentou que as crianças em casa acabam gerando maior aglomeração quando os pais deixam seus filhos aos cuidados de outras pessoas. RIBAS avalia que os professores estarão mais seguros nas escolas, devido as medidas preventivas com uso de máscara e álcool gel, além de ser respeitado o distanciamento social. O prefeito observa ainda que os pais possuem liberdade para enviarem os filhos para a escola ou aderirem outros métodos de ensino.

Agência bancária de Itapiranga que foi interditada pela vigilância sanitária alega que aglomeração ocorreu devido ao pagamento de funcionários da JBS. O Banco do Brasil informou que se trata de uma situação atípica, em decorrência do pagamento dos funcionários da JBS que ocorre no primeiro dia útil do mês. Esta situação aumentou o fluxo na dependência do banco. Estima-se que quatro mil funcionários que recebem o pagamento no BB aproveitam para sacar os recursos. Devido ao grande número de clientes do lado de fora da agência, nem sempre respeitando o distanciamento e as orientações dos funcionários, a Vigilância Sanitária decretou o fechamento do prefixo nesta data. Importante ressaltar que a notificação não se refere a aglomeração no interior da agência e sim na área externa.

Em nota o Banco informa que já realiza tratativas para contratação de serviço terceirizado, uma vez que os responsáveis pelo Auto de Intimação declararam na visita que é imprescindível deter organizador de fila em tempo integral no horário de funcionamento das sete horas às 21 horas, inclusive nos fins de semana. Durante o período de contingenciamento, o acesso às agências do Banco do Brasil vem sendo feito por meio de triagem que assegure a permanência de grupos reduzidos de clientes nas salas de autoatendimento e no interior de suas unidades, o que aumenta o distanciamento social em ambiente fechado, com maior proteção para funcionários e clientes. Os bancos têm recomendado fortemente aos seus clientes que, durante o período da pandemia do coronavírus, busquem atendimento pelos canais digitais. O atendimento remoto pode ser acessado por meio de suas diversas soluções digitais.

Epagri organiza seminário virtual alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Evento inicia nesta semana e será alusivo ao oito de março, Dia Internacional da Mulher. O público-alvo do seminário são as agricultoras, que poderão acompanhar o evento por meio da transmissão no canal do Youtube “Capacitações Epagri Online”. Conforme a líder do Programa Capital Humano e Social do Extremo Oeste, GRAZIELE DALTOÉ, o seminário terá o tema: “O papel da mulher na conservação da biodiversidade e promoção da soberania alimentar”. A primeira etapa será nesta quinta-feira, das 14 horas às 16 horas, ao vivo no Youtube. Haverá participação de representantes do Movimento das Mulheres Camponesas. GRAZIELE enfatiza que aconteceram gravações com agricultoras dos municípios de Tunápolis e Anchieta, que serão apresentadas no seminário.

Já a segunda etapa será no dia 18 de março, numa quinta-feira, no mesmo modelo. LUANA ROCKENBACH, uma jovem agricultora de Itapiranga, vai palestrar no evento. Também haverá presença de professores, entre eles, a doutora em recursos energéticos vegetais, ROSENILDA DE SOUZA, que abordará sobre privatização da biodiversidade, como ocorre no município de Anchieta. a líder do Programa Capital Humano e Social do Extremo Oeste GRAZIELE DALTOÉ ressalta que haverá certificação para quem precisar. Mais informações podem ser obtidas com os técnicos da Epagri nos municípios da região.

CONDER realizou solicitação de equipamentos, materiais e medicamentos. Neste ano, a pandemia trouxe dificuldades em adquirir em grandes quantidades. A informação é da Secretaria Executiva do órgão, JUSSARA REGINATTO. O maior problema enfrentado pelas empresas é a instabilidade de preços, necessitando reajustar para repassar aos compradores mesmo após os pedidos formalizados. Ela comentou que no início deste ano, algumas aquisições realizadas necessitou serem canceladas devido a alta expressiva dos preços. JUSSARA destacou que a compra de pneus foi suspensa pelo consórcio devido a alta do reajuste. Em conversa com o presidente e prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, foi definido refazer o pedido para aquisição de pneus. Além disso, JUSSARA salientou que os medicamentos também tem enfrentado alta nos valores e até mesmo falta de insumos para a produção.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, enviou à Câmara de Vereadores nesta terça-feira, um projeto solicitando autorização para o município ceder profissionais da área de saúde para atendimento no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A medida, segundo TREVISAN, leva em consideração o momento mais delicado enfrentado durante a pandemia, com o esgotamento das equipes e dificuldade na contratação de um número adequado de profissionais para atender nesta instituição de saúde, que serve de referência para o tratamento de covid-19. Atualmente, tanto a UTI quanto a Enfermaria da unidade estão com suas lotações máximas, e cerca de 15 pacientes aguardam vagas de UTI no Pronto Socorro.

O município de Itapiranga registrou o recorde de novos casos no boletim atualizado nesta segunda-feira, com dados correspondentes ao final de semana. De acordo com as informações do Comitê de Crise, através da Secretaria de Saúde do município, 63 novos casos foram contabilizados. Outros 40 são suspeitos. Com estes números, Itapiranga já chega a mil 221 casos de contágio pelo novo Coronavírus. 181 estão com o vírus ativo e com possibilidade de transmissão da doença. O número mais alto já registrado desde o início da pandemia. Itapiranga já teve 10 mortes por Covid.

O Município de Itapiranga recebeu mais um lote de vacinas contra o coronavírus e dará sequência na vacinação na tarde de hoje. A secretaria de Saúde informou que são 160 doses do imunizante de Oxford-AstraZeneca. No município, a vacina já foi aplicada em profissionais de saúde e idosos de 85 a 89 anos de idade. Nesta terça-feira será iniciada a imunização dos idosos de 80 a 84 anos de idade, com previsão de atender em torno de 35 por cento do público-alvo com as doses disponíveis pelo Ministério da Saúde. A secretária de Saúde, CLAIR HEINEN, explica que a vacina contra a Covid-19 é aplicada no posto de saúde Fronteira, das 13 horas às 16 horas, ficando o turno da manhã reservado para a realização das vacinas de rotina.

Programação dos grupos prioritário é definida pelo Ministério da Saúde. Município seguem com rigor os protocolos para evitar transtornos na vacinação. Conforme a secretária, CLAIR HEINEN, o município está cumprindo o plano nacional de imunização do Ministério da Saúde, que determina os grupos prioritários a serem vacinados, de acordo com a distribuição das doses do imunizante às regionais de saúde. O percentual de pessoas vacinas ainda é baixo devido ao número reduzidos de doses que o Brasil obteve até o momento.

O atendimento aos pacientes segue com os cuidados especiais em período de agravamento de pandemia, sendo necessário a colaboração de todos. A secretaria da Saúde de Tunápolis viabiliza mais dois especialistas a partir desta semana. Os pacientes somente serão atendidos com agendamento e seguindo todo protocolo de prevenção. Na quinta-feira inicia o atendimento de uma pediatra e na sexta-feira começa o trabalho de ginecologista na unidade de saúde do município. De acordo com a secretária de Saúde de Tunápolis, ROSELI BONAVIGO, os pacientes serão atendidos conforme a lista de espera seguindo agendamento. Ela conclama que as pessoas respeite ao máximo o horário marcado para evitar aglomerações e manter o máximo de cuidado na prevenção a Covid.

O mesmo sistema é adotado para os munícipes que tiverem atendimento agendado com fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista e enfermeiras. A secretária reforça a importância de evitar aglomeração e por isso é importante que os pacientes compareçam com máscara e tenham cuidado com o distanciamento e uso de álcool gel. ROSELI BONAFICO chama atenção que o atendimento sofre várias restrições com ausência dos profissionais da saúde que fazem parte do grupo de risco e ainda outros afastamento devido a Covid-19. Não é um período normal de atendimento e seguindo as normas sanitárias ocorre maior demora para as consultas, porém são procedimentos fundamentais para evitar o contágio. Observa que a saúde está em colapso devido a lotação dos hospitais exigindo a contribuição de cada um para não agravar ainda mais a situação.

Na condição de referência em educação, São João do Oeste mantém foco também na leitura valorizando a biblioteca da cidade. Com uma das maiores taxas de alfabetização do país, a Biblioteca Pública, padre Afonso Hansen, tem grande contribuição no aprendizado. A biblioteca está vinculada à Secretaria Municipal da Educação e setor cultural com a missão de apoiar o desenvolvimento das atividades pedagógicas das escolas, incentivando a leitura e a pesquisa. Conforme o diretor de cultura, ELIAS SCHNEIDER, foi iniciado o trabalho de cadastramento online para facilitar o acesso dos leitores. A biblioteca pública de São João do Oeste conta atualmente com 800 livros cadastrados para reserva e disponibilidade para empréstimo via internet.

A secretaria da Educação de São João do Oeste apoia projeto para facilitar o acesso dos munícipes ao acervo da biblioteca pública com mais de 30 mil livros. ELIAS SCHNEIDER considera que a biblioteca cumpre com seu papel de contribuir no processo de ensino aprendizagem. A modernização visa motivar os leitores aumentar o número de adeptos a leitura. A atualização do acervo ocorre com a compra de livros por parte da prefeitura e também com doações, principalmente de obras históricos que contribuem com projetos de pesquisas.

O Comitê de Crise de Itapiranga decidiu pelo retorno as aulas presenciais em Itapiranga a partir de amanhã. O assunto está gerando bastante polêmica e divide opiniões de pais, alunos e professores sobre a segurança em virtude da situação considerada grave na área da saúde. O assessor de direção da escola São Vicente, doutor em educação, DANIEL SKRSYPCSAK, as escolas vivem um dilema a cada dia com as indefinições sobre modelo pedagógico mais adequado. Destaca que todas as medidas possíveis foram adotadas para proporcionar condições físicas com uma série de restrições, porém nem isso é garantia absoluta de evitar o contágio. Cita o clamor recente por volta das aulas presenciais e atualmente a insegurança predomina e as manifestações são contrárias a presença dos alunos em sala de aula.

O assessor de direção observa que a escola tem pouca autonomia nas decisões, pois os modelos pedagógicos são estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação e a presença dos alunos em sala de aula depende das restrições estabelecidas pelos decretos. DANIEL SKRSYPCSAK informa ainda que iniciou ontem e prossegue hoje a entrega de livros didáticos e material aos alunos que não possuem acesso a internet para aulas remotas. Objetivo é garantir que todos tenham acesso aos conteúdos de estudo em período de pandemia. A entrega ocorre até às 21 horas, sem fechar ao meio dia. Não é preciso agendamento, pois a escola está organizada para atender aos pais ou alunos na retirada dos livros.

Modelos pedagógicos estabelecem três sistemas de aula. O assessor de direção DANIEL SKRSYPCSAK cita que o método 100 presencial é permitido apenas em escolas com salas maiores e que permite receber todos os alunos respeitando o distanciamento. A escola São Vicente está atuando no sistema tempo escola e tempo em casa. Isso reduz o fluxo de aluno em 50 por cento e permite atender o rigoroso plano de contingência e permite retorno gradativo dos alunos. desafio é garantir a segurança dos alunos, professores e das famílias que aguardam o retorno dos filhos que frequentam a escola. DANIEL SKRSYPCSAK cita ainda que no modelo 100 por cento online, o aluno faz parte de turma em polo com sede na escola Vendelino Seidel de Iporã do Oeste.

Jovem rouba do próprio irmão e é preso em São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar atenderam ocorrência de roubo que envolveu três jovens e deixou uma pessoa ferida. Foi na tarde desta segunda-feira, na rua Sete de setembro, centro de São Miguel do Oeste. A guarnição da PM informou que os envolvidos são conhecidos da polícia. Um dos jovens é vendedor ambulante e estava trabalhando quando o irmão chegou, acompanhado de outro rapaz, e praticaram o roubo. Eles levaram mais de 200 reais da vítima. A Polícia Militar prendeu os autores do roubo.

Ação termina com quatro presos, recuperação de dois carros e apreensão de 600 quilos de maconha. Polícias de Santa Catarina e Paraná realizaram operação conjunta. Na noite de ontem a guarnição abordou um Sandero. O veículo tentou fugir da viatura por alguns quarteirões, mas parou em frente a uma loja de materiais, na área central da cidade. Durante abordagem, o condutor falou ser da cidade de Porto Alegre e representante comercial de produtos agrícolas. Ele alegou estar carregado com adubo. Perguntado sobre quais cidades da fronteira estaria visitando, ele ficou irritado com a equipe e falou que não era obrigado a responder. Após a polícia refazer a pergunta, ele se contradisse e falou que estaria retornando da cidade de Maravilha.

A polícia abriu o porta malas do automóvel e se deparou com grande quantia de tabletes de maconha. O homem foi preso e conduzindo ao plantão policial. Em continuidade, a equipe policial, com trabalho apoio do Serviço de Inteligência localizou mais dois veículos carregados de droga. As equipes da PM da região localizaram um veículo TCross, que tentou fugir da abordagem e capotou no interior de Anchieta, aonde foi solicitado apoio do Corpo de Bombeiros para a retirada da condutora que ficou presa nas ferragens. O carro estava carregado com grande quantia de maconha. O segundo veículo, com dois homens, foi localizado em Campo Erê. Ao todo, a ação conjunta das polícias de SC e do PR resultaram em quatro presos, além da apreensão de mais de 630 quilos de maconha e a recuperação de veículos furtados.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.