ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 02/03/21

As 279 meninas sequestradas na sexta-feira em um colégio de Jangebe, no noroeste da Nigéria, foram liberadas e estão com as autoridades. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo governador do estado de Zamfara. Inicialmente, as autoridades anunciaram que 317 estudantes haviam sido sequestradas no ataque de um grupo de homens armados contra a escola. O sequestro das alunas de Zamfara foi o quarto ataque contra escolas em menos de três meses no noroeste da Nigéria, onde há uma década grupos criminosos roubam gado e executam sequestros para pedir resgates. As autoridades negam o pagamento.

Um juiz peruano abriu um julgamento nesta segunda-feira contra o ex-presidente preso ALBERTO FUJIMORI e outras ex-autoridades, acusados de “esterilizações forçadas” de milhares de mulheres pobres, muitas delas indígenas, entre 1996 e 2000. FUJIMORI e os outros réus, incluindo três ex-ministros da saúde, “causaram muitos danos com sua política”, segundo o promotor PABLO ESPINOZA. A estimativa é a de que 270 mil peruanas pobres tenham sido submetidas a cirurgias de laqueadura como parte do Programa Nacional de Saúde Reprodutiva e Planejamento Familiar que FUJIMORI realizou em seus últimos quatro anos no poder.

A Colômbia recebeu nesta segunda-feira o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 distribuídas nas Américas pelo Covax, mecanismo criado pela OMS para beneficiar os países com menos renda na corrida desigual para imunizar a população após mais de um ano de pandemia. A remessa que chegou a Bogotá contém 117 mil vacinas produzidas pelo laboratório PfizerBiotech. Gana e Costa do Marfim, na África, e Coreia do Sul, na Ásia, já haviam recebido carregamentos desse dispositivo, que tem o objetivo de fornecer em 2021 vacinas contra a Covid-19 a 20 por cento da população de quase 200 países e territórios.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, nesta segunda-feira, a lei que autoriza o Poder Executivo federal a entrar na Covax Facility, aliança internacional da OMS para acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a Covid-19. Contudo, o presidente vetou alguns dispositivos da lei. Um deles é o que prevê que a Anvisa deve conceder autorização temporária de uso emergencial para a importação, a distribuição e o uso de qualquer vacina contra a Covid-19 em até cinco dias após a submissão do pedido.

Após manifestação técnica dos ministérios relacionados, o governo BOLSONARO entendeu que a medida violava o artigo 196 da Constituição da República e contrariava o interesse público ao tornar compulsória a autorização temporária de uso emergencial para a importação. O governo também considerou que a medida violava o princípio constitucional da separação dos poderes.

A Procuradoria Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal uma manifestação em que diz não ver indícios de irregularidades ou supostos crimes em gastos do governo federal com comida. Em janeiro, o PDT entrou com um pedido de investigação em desfavor do presidente JAIR BOLSONARO, no Supremo Tribunal Federal, para que fossem apurados supostos desvios de recursos públicos relativos a gastos um bilhão e 800 milhões de reais em alimentos pelo Executivo em 2020. As possíveis irregularidades nas compras foram noticiadas por veículos de imprensa, com destaque para a aquisição de leite condensado, chiclete e iogurte, entre outros itens. O órgão diz também que não há como vincular as aquisições questionadas ao presidente JAIR BOLSONARO.

O presidente JAIR BOLSONARO editou nesta segunda-feira decreto no qual zerou as alíquotas de PIS e Cofins que incidem sobre óleo diesel e gás de cozinha. O decreto foi publicado em edição extra do "Diário Oficial da União". A secretaria informou também que a medida sobre o óleo diesel vale em março e abril e que a decisão sobre o gás de cozinha não tem prazo e vale para recipientes de até 13 quilos. Segundo a Secretaria-Geral, para compensar a renúncia de receita, BOLSONARO editou uma medida provisória a fim de "majorar" a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das instituições financeiras e "alterar" as regras de IPI para a compra de veículos por pessoas com deficiência.

Santa Catarina aplicou um total de 238 mil 766 doses da vacina contra o novo coronavírus na população dos grupos prioritários desde o início da vacinação no estado, no dia 18 de janeiro. Deste total, 180 mil 199 correspondem à Dose 1 e 58 mil 567 à Dose 2. Os dados foram divulgados nesta segunda no Balanço Parcial de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, elaborado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica com informações fornecidas pelos municípios catarinenses. Os grupos prioritários que estão sendo vacinados neste momento são: os trabalhadores da saúde, os idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, a população indígena e os idosos com mais de 80 anos.

Após reunião com lideranças da área da Justiça de Santa Catarina, o governador Carlos Moisés conversou no início da noite desta segunda-feira com integrantes do Grupo Econômico do Estado, representantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina, o Cofem, e empresários do setor de hospitais. A decisão foi de manter o plano atual de controle da pandemia, com lockdown apenas nos finais de semana. Mas o setor empresarial se colocou à disposição do setor de saúde para aumentar a oferta de leitos hospitalares. O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, MARIO CEZAR DE AGUIAR, defendeu que o setor privado se incorpore ao esforço do governo para garantir os leitos necessários ao atendimento dos catarinenses.

Santa Catarina vai transferir até 16 pacientes com Covid-19 para o Espirito Santo. Em comunicado, a Secretaria de Estado de Saúde catarinense confirmou que o transporte será feito de Chapecó, no Oeste, nesta terça-feira para uma unidade de saúde na região metropolitana de Vitória. Esta é a primeira vez desde o início da pandemia que Santa Catarina transfere pacientes com Covid-19 para outros estados. A transferência foi acertada após tratativas entre o secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, e o governo capixaba. Santa Catarina vive um momento de colapso no sistema de saúde, com mais de 200 pacientes na fila de espera por um leito de internação em Unidade de Tratamento Intensivo e superlotação nos hospitais. A ação irá priorizar pacientes que estão internados no Hospital Regional do Oeste de Chapecó com indicação de transferência para UTI.

Hospital da Fundação tem nova diretoria. Uma Assembleia Geral Ordinária on-line, definiu a nova diretoria para a Fundação Hospitalar de São Lourenço do Oeste. Além da eleição, também foram aprovadas as contas do exercício 2020. Respeitando as orientações dos órgãos de saúde e os decretos, a assembleia foi online. Encabeçada por ÉRICO ECKER, a única chapa apresentada para comandar a entidade hospitalar teve o aval unânime. NORMIDES SCALSAVARA também obteve a maioria dos votos e foi reconduzido à presidência do conselho deliberativo. ECKER afirma que é um desafio assumir a presidência da Fundação Hospitalar, porém garante que, junto com os demais membros e equipe profissional, vai atuar pela manutenção e melhoria dos serviços oferecidos a população de São Lourenço do Oeste e região.

Administração que deixa o comando da entidade fez um grande trabalho. “É possível ver os avanços na parte do atendimento, de estrutura física e financeira. Ainda não é o ideal, mas melhorou muito”, observa o novo presidente do Hospital da Fundação ÉRICO ECKER. Diante do momento crítico imposto pela pandemia do novo Coronavírus, o novo presidente destaca e reconhece o trabalho das equipes profissionais e os desafios que surgem diariamente. Projetando o município para que se torne um polo regional na área da saúde, ECKER defende a união de esforços para, por exemplo, a viabilidade de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele salienta que ela pode ser dentro do hospital ou na UPA 24 horas. Independente do espaço, com certeza seria muito importante para a região.

Essa é a primeira vez que a escolha da diretoria do Hospital é feita online. O presidente do conselho deliberativo do hospital, NORMIDES SCALSAVARA justificou a necessidade, alegando a situação imposta pela pandemia. Segundo ele, foi um desafio, mas o processo correu dentro da normalidade e não prejudicou a transparência dos dados, números e eleições. Sobre a reeleição, o presidente disse que já são três anos de trabalho. Como a assembleia é soberana, poderia ter apresentado outro nome, mas houve consenso em meu nome novamente, agradecendo pela confiança.

Veja como ficou a nova diretoria da Fundação Hospitalar. Conselho de administração com mandato 20212024: ERICO ECKER – Presidente; VALENTIM DE MACEDO – Vice-presidente; VILSON GRANELLA – Primeiro secretário; MARCOS ERBES – Segundo secretário; BLADEMIR SUZIN – Primeiro tesoureiro e DANIEL LAZARON – Segundo secretário. Membros do Conselho fiscal: MARTINHO TARSO; GENESIO CADORE e ALCEO BESSEGATTO, efetivos. DENIS FAVETTI; MILTON PEREGO e ALIRIO CARLESSI, suplentes. Conselho de deliberativo: NORMIDES SCALSAVARA – Presidente.

Unidade Sentinela passa a atender em novo local. A informação é da secretária de saúde de São Lourenço do Oeste CAMILA LORENZET. De acordo com ela, desde a semana passada, a Unidade Sentinela do município, está atendendo em novo local. Agora é na Rua Monte Castelo, em frente a UPA 24 horas. Podem procurar atendimento qualquer pessoa que tenha sintomas gripais, como dor de cabeça, tosse, febre, falta de ar, dor de garganta, diarreia e cansaço intenso. O atendimento é das sete às 19 horas. Em caso de dúvidas, o telefone é o (49) 3344-8497.

Saúde pública deixa algumas orientações para população. CAMILA LORENZET – gestora de saúde em São Lourenço do Oeste, orienta que: caso a pessoa tenha tido contato com alguém que teve a Covid-19, mas não apresenta sintomas, a orientação é para que não vá até a Unidade Sentinela. A recomendação é que, só procurem se apresentarem os sintomas. Acrescenta que todas as orientações podem ser repassadas por telefone e haverá monitoramento por parte da equipe responsável.

Coletiva de imprensa e atualização dos dados da Covid-19 marcam início de março. A prefeita ROZANE MOREIRA e seu vice ROQUE MELO, reuniram a imprensa local e regional na tarde de ontem, na prefeitura de Campo Erê, para uma coletiva de imprensa. Objetivo foi para atualização dos dados, sobre o novo coronavírus em Campo Erê. O município tem até aqui 649 casos confirmados da doença. Desses, 587 são considerados recuperados. 62 estão com o vírus ativo e sete pessoas morreram por complicações da Covid-19.

Durante a coletiva eles falaram das ações de enfrentamento ao coronavírus na cidade. Uma das principais recomendações do governo municipal de Campo Erê, é o uso de máscaras de proteção facial. Essa ainda é a melhor maneira de diminuir a transmissão do vírus. ROZANE reforçou o pedido à comunidade, que mantenham a disciplina, a fim de não prejudicar o funcionamento do comércio. A prefeita, anunciou ainda a aquisição de três mil doses de vacina do coronavírus. Agora os municípios têm autonomia de comprar a vacina, não precisa depender apenas das doses que o estado disponibiliza.

Governo municipal de Campo Erê não quer mais nenhum óbito causado pelo coronavírus. A prefeita ROZANE MOREIRA, durante a coletiva, lamentou a morte de uma mulher de 65 anos do município. Diante disso, pede que a população acate e respeite as determinações do decreto. A chefe do executivo reforçou ainda a parceria e autonomia da Polícia Militar e demais órgãos públicos na fiscalização do cumprimento das medidas do decreto.

Prefeito ajusta decreto de medidas de enfrentamento a Covid 19. RAFAEL CALEFFI, de São Lourenço do Oeste, diz que a população precisa entender que todos tem que cumprir as regras para que o comércio possa continuar funcionando e as escolas a receberem seus alunos. Uso de máscara, álcool em gel e manter o distanciamento entre as pessoas é lei, salienta ele. Entretanto, até 6 de março em São Lourenço, não pode, funcionar bares e qualquer outro estabelecimento que junte pessoas, até mesmo atividades esportivas. estudantes do primeiro ao nono ano retornaram as suas escolas. As famílias escolhem: sistema híbrido, ou só em casa ou só na escola.

Enfermaria do Hospital da Fundação está lotada. De acordo com o prefeito, se a situação com o vírus piorar vai endurecer as restrições. RAFAEL CALEFFI cedeu dois profissionais da saúde para atender Chapecó. Na sua opinião, tudo piorou por dois motivos: primeiro o vírus sofre mutação, e depois as pessoas não se cuidaram no fim do ano principalmente. A vacina deu uma falsa sensação de segurança a população e o problema é que a vacina está demorando muito para chegar. CALEFI entende que o Governo do estado foi prudente em decretar lock down nos fins de semana. Por outro lado, falha para com São Lourenço.

Municípios da região mortes por coronavírus. Ontem, Formosa do Sul, teve duas mortes registradas por coronavírus. São dois homens. Um de 75 e outro de 77 anos. Um estava internado na UTI do Hospital de Timbó e o outro no hospital de São Carlos. Com mais essas duas mortes, Formosa do Sul, totaliza quatro óbitos por coronavírus.

O município de Quilombo, também registrou mais um óbito, ontem. A saúde pública não deu mais detalhes sobre a vítima. Com mais essa baixa, a cidade chega a 21 mortes pela doença. No domingo, Campo Erê, também registou um óbito. É uma mulher de 65 anos que estava internada no Hospital em São Miguel do Oeste.

Em 72 horas, município registra uma morte e 253 novos casos de Covid-19. A Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão divulgou o boletim de ontem, sobre os casos de Covid-19 no município. Conforme o novo boletim, 253 casos e um óbito foram confirmados nas últimas 72 horas. O óbito registrado, é de uma mulher de 50 anos, com comorbidades, que estava internada na UPA. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 apontam que até o momento Francisco Beltrão registrou 73 óbitos e 7.264 casos confirmados da doença. 953 estão em tratamento, 27 pacientes estão em leito de enfermaria, 11 em UTI e 915 em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. 6.238 pacientes já estão recuperados e 219 estão em investigação.

Ação termina com quatro presos, recuperação de dois carros e apreensão de 600 kg de maconha. A Polícia Militar de Marmeleiro e Renascença em patrulhamento próximo ao lago municipal visualizou um veículo Renault Sandero de cor branca aparentemente carregado. Durante abordagem o condutor ao desembarcar falou ser da cidade de Porto Alegre sendo representante comercial de produtos agrícolas estando carregado com adubo. Perguntado qual as cidades da fronteira estariam visitando, ele ficou irritado com a equipe e falou que não era obrigado responder nada, foi relatado ao abordado que a equipe Policial saberia falar sua origem e reafirmando a pergunta ele veio a se contradizer falando que estaria retornando da cidade de Maravilha.

Ao abrir a porta do automóvel foi deparado com uma grande quantia de tabletes de maconha. Ele foi preso e conduzido juntamente com veículo e drogas ao plantão policial. Em continuidade a equipe Policial com trabalho apoio do Serviço de inteligência repassou a rede mais dois possíveis veículos carregados passando pelo Paraná, com sentido à Santa Catarina. As equipes da PM da região localizaram um TCross, que tentou fugir da abordagem, mas acabou capotando no interior de Anchieta. Foi solicitado apoio do corpo de bombeiros para retirada da condutora que ficou presa nas ferragens, estando carregado com uma grande quantia de maconha.

O segundo veículo com dois homens foi acompanhado pela polícia Militar de Campo Erê. Durante o acompanhamento eles acabaram perdendo controle da direção do veículo e saindo de uma estrada rural. O batedor também preso. Ao todo a ação conjunta das Polícias de SC e do PR resultou na apreensão em mais de 630KG de maconha além da recuperação de veículos furtados, e quatro presos.

PM cumpre mandado de prisão e apreende armas de fogo. Foi no início da manhã de hoje, por volta das seis horas. A Polícia Milita e Civil, equipe Rpa de Marmeleiro e Renascença, com apoio da Rotam do vigésimo primeiro batalhão, cumpriram três mandados de busca e apreensão na cidade de Renascença, expedidos pela comarca de Marmeleiro visando a apreensão de armas de fogo. Na oportunidade, foram apreendidos quatro armas de fogo: uma pistola Taurus .380; um revólver Taurus .357; um revólver Rossi .38 e um rifle cbc .22, além de munições diversas. Ainda, um homem de 37 anos, foi preso e encaminhado para o segundo Pelotão de Polícia, para os procedimentos e depois encaminhado para a décima nona Subdivisão de Polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.