ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 02.03.21

-GOVERNO ZERA IMPOSTOS FEDERAIS SOBRE DIESEL E GÁS DE COZINHA

-SANTA CATARINA VAI TRANSFERIR 16 PACIENTES COM COVID PARA O ESPÍRITO SANTO

-BUSCA POR MEDICAMENTOS GRIPAIS APRESENTA QUEDA NAS FARMÁCIAS

-CASAN ESTÁ AMPLIANDO RESERVATÓRIO DE ÁGUA PARA ATENDER A DEMANDA

-NOVA SECRETÁRIA DA SAÚDE DEVE SER DIVULGADA NESTA SEMANA

-CONDER REALIZA SOLICITAÇÃO DE EQUIPAMENTOS, MATERIAIS E MEDICAMENTOS

-HOSPITAL BUSCA HABILITAÇÃO DE LEITOS PARA PACIENTES COM COVID-19

-SECRETÁRIO SE MANIFESTA SOBRE O USO DE RECURSOS DO DUODÉCIMO

-HOMEM É PRESO POR ROUBAR O PRÓPRIO IRMÃO

-VEÍCULO CARREGADO COM DROGAS CAPOTA APÓS FUGIR DA POLÍCIA

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento..

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 67 centavos. O euro está valendo seis reais e 82 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

As 279 meninas sequestradas na sexta-feira em um colégio de Jangebe, no noroeste da Nigéria, foram liberadas e estão com as autoridades. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo governador do estado de Zamfara. Inicialmente, as autoridades anunciaram que 317 estudantes haviam sido sequestradas no ataque de um grupo de homens armados contra a escola. O sequestro das alunas de Zamfara foi o quarto ataque contra escolas em menos de três meses no noroeste da Nigéria, onde há uma década grupos criminosos roubam gado e executam sequestros para pedir resgates. As autoridades negam o pagamento.

Um juiz peruano abriu um julgamento nesta segunda-feira contra o ex-presidente preso ALBERTO FUJIMORI e outras ex-autoridades, acusados de “esterilizações forçadas” de milhares de mulheres pobres, muitas delas indígenas, entre 1996 e 2000. FUJIMORI e os outros réus, incluindo três ex-ministros da saúde, “causaram muitos danos com sua política”, segundo o promotor PABLO ESPINOZA. A estimativa é a de que 270 mil peruanas pobres tenham sido submetidas a cirurgias de laqueadura como parte do Programa Nacional de Saúde Reprodutiva e Planejamento Familiar que FUJIMORI realizou em seus últimos quatro anos no poder.

A Colômbia recebeu nesta segunda-feira o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 distribuídas nas Américas pelo Covax, mecanismo criado pela OMS para beneficiar os países com menos renda na corrida desigual para imunizar a população após mais de um ano de pandemia. A remessa que chegou a Bogotá contém 117 mil vacinas produzidas pelo laboratório PfizerBiotech. Gana e Costa do Marfim, na África, e Coreia do Sul, na Ásia, já haviam recebido carregamentos desse dispositivo, que tem o objetivo de fornecer em 2021 vacinas contra a Covid-19 a 20 por cento da população de quase 200 países e territórios.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, nesta segunda-feira, a lei que autoriza o Poder Executivo federal a entrar na Covax Facility, aliança internacional da OMS para acelerar o desenvolvimento e a fabricação de vacinas contra a Covid-19. Contudo, o presidente vetou alguns dispositivos da lei. Um deles é o que prevê que a Anvisa deve conceder autorização temporária de uso emergencial para a importação, a distribuição e o uso de qualquer vacina contra a Covid-19 em até cinco dias após a submissão do pedido. Após manifestação técnica dos ministérios relacionados, o governo BOLSONARO entendeu que a medida violava o artigo 196 da Constituição da República e contrariava o interesse público ao tornar compulsória a autorização temporária de uso emergencial para a importação. O governo também considerou que a medida violava o princípio constitucional da separação dos poderes.

A Procuradoria Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal uma manifestação em que diz não ver indícios de irregularidades ou supostos crimes em gastos do governo federal com comida. Em janeiro, o PDT entrou com um pedido de investigação em desfavor do presidente JAIR BOLSONARO, no Supremo Tribunal Federal, para que fossem apurados supostos desvios de recursos públicos relativos a gastos um bilhão e 800 milhões de reais em alimentos pelo Executivo em 2020. As possíveis irregularidades nas compras foram noticiadas por veículos de imprensa, com destaque para a aquisição de leite condensado, chiclete e iogurte, entre outros itens. O órgão diz também que não há como vincular as aquisições questionadas ao presidente JAIR BOLSONARO.

O presidente JAIR BOLSONARO editou nesta segunda-feira decreto no qual zerou as alíquotas de PIS e Cofins que incidem sobre óleo diesel e gás de cozinha. O decreto foi publicado em edição extra do "Diário Oficial da União". A secretaria informou também que a medida sobre o óleo diesel vale em março e abril e que a decisão sobre o gás de cozinha não tem prazo e vale para recipientes de até 13 quilos. Segundo a Secretaria-Geral, para compensar a renúncia de receita, BOLSONARO editou uma medida provisória a fim de "majorar" a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das instituições financeiras e "alterar" as regras de IPI para a compra de veículos por pessoas com deficiência.

Santa Catarina aplicou um total de 238 mil 766 doses da vacina contra o novo coronavírus na população dos grupos prioritários desde o início da vacinação no estado, no dia 18 de janeiro. Deste total, 180 mil 199 correspondem à Dose 1 e 58 mil 567 à Dose 2. Os dados foram divulgados nesta segunda no Balanço Parcial de Vacinação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, elaborado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica com informações fornecidas pelos municípios catarinenses. Os grupos prioritários que estão sendo vacinados neste momento são: os trabalhadores da saúde, os idosos e pessoas com deficiência institucionalizados, a população indígena e os idosos com mais de 80 anos.

Após reunião com lideranças da área da Justiça de Santa Catarina, o governador Carlos Moisés conversou no início da noite desta segunda-feira com integrantes do Grupo Econômico do Estado, representantes do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina, o Cofem, e empresários do setor de hospitais. A decisão foi de manter o plano atual de controle da pandemia, com lockdown apenas nos finais de semana. Mas o setor empresarial se colocou à disposição do setor de saúde para aumentar a oferta de leitos hospitalares. O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, MARIO CEZAR DE AGUIAR, defendeu que o setor privado se incorpore ao esforço do governo para garantir os leitos necessários ao atendimento dos catarinenses.

Santa Catarina vai transferir até 16 pacientes com Covid-19 para o Espirito Santo. Em comunicado, a Secretaria de Estado de Saúde catarinense confirmou que o transporte será feito de Chapecó, no Oeste, nesta terça-feira para uma unidade de saúde na região metropolitana de Vitória. Esta é a primeira vez desde o início da pandemia que Santa Catarina transfere pacientes com Covid-19 para outros estados. A transferência foi acertada após tratativas entre o secretário de Saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, e o governo capixaba. Santa Catarina vive um momento de colapso no sistema de saúde, com mais de 200 pacientes na fila de espera por um leito de internação em Unidade de Tratamento Intensivo e superlotação nos hospitais. A ação irá priorizar pacientes que estão internados no Hospital Regional do Oeste de Chapecó com indicação de transferência para UTI.

Eleitores que não possuem a biometria devem buscar a regularização. Em 2020 a biometria não foi obrigatória devido a pandemia, mas a partir da próxima eleição todos devem possuir a biometria para votar. Segundo a chefe do cartório em Dionísio Cerqueira, RAÍZA SCHAEFFER, os eleitores que não possuem esta regularização devem realizar através da internet ou pelo telefone e whats 3644-0446. Ela ressaltou que o atendimento está sendo realizado apenas pelos meios eletrônicos..

A Administração de Princesa comunica que devido às obras de pavimentação asfáltica no interior, o sentido cidadeVista Alegre e UniãoEsquina Tobias além de Sagrada Família está interrompido desde a manhã de hoje. Para acessar as comunidades, os motoristas deverão se deslocar pela Linha Marmeleiro, passando pela ponte Cadore. Já o sentido CidadeCruzeiro o trânsito está momentaneamente liberado..

Busca por medicamentos gripais apresenta queda nas farmácias. Desde o início da pandemia, os remédios, mas procurados pelos clientes são analgésicos e antitérmicos. Segundo o empresário do ramo farmacêutico em SJCedro, ROBERTO POMPERMAIER, isso se deve aos cuidados que a população vem tomando nos últimos meses. Conforme ele, qualquer sintoma que se manifeste, os clientes tem buscado pelo atendimento hospitalar. O empresário destacou a importância em manter os cuidados básicos como distanciamento social e o uso de máscara para combater a propagação do vírus..

Prefeitura disponibiliza meio de comunicação para solicitação de serviços, de manutenção de iluminação pública. Na sessão da Câmara de Vereadores de Palma Sola desta semana, os vereadores sugeriram que a prefeitura criasse um canal de comunicação para a população informar os locais que necessitam de manutenção na iluminação pública. A Administração informou que dispõe deste serviço desde janeiro de 2020, com divulgação pela assessoria de imprensa nas redes sociais e imprensa local e regional. A Carta de Serviços está separada por links: Cidadão, Empresa, Servidor e Ouvidoria. Muitos serviços que são feitos na prefeitura, podem ser feitos online, através da Carta de Serviços como certidão negativa de débitos, realizar a emissão de guias do IPTU, alvará de construção, emissão de habite-se, entre outros. Para solicitar a manutenção da iluminação pública ou qualquer outro serviço disponível, acesse palmasola.sc.gov.br..

Casan está ampliando reservatório de água para atender a demanda em Guarujá do Sul. A informação é do gerente, EDEVALDO LIMBERGER. Segundo ele, a ampliação se deve a demanda crescente que a Casan vem apresentando nos últimos anos no município. A nova estrutura poderá comportar até 40 mil litros de água. A edificação está sendo realizada pelos próprios funcionários, tendo apenas o gasto com os materiais de construção. Ele comentou que no dia de ontem foi realizado a construção das bases que receberão as duas caixas d’água de 20 mil litros cada. Ambas passaram pelo processo de desinfecção antes de serem abastecidas. Após isso, será edificado uma mureta de contenção de três metros de altura devido a localização da estação ser íngreme, e para preservar o material. A obra deve levar alguns dias para ser concluída, porém o gerente não firmou data devido ao clima instável que pode adiar o término da edificação. EDEVALDO também lembrou o período crítico de estiagem enfrentado pela região.

O município enfrentou problemas pontuais quanto ao abastecimento. Segundo o gerente da Casan, muitos outros municípios da região sofreram significativamente com a falta de água no período da estiagem. Muitas companhias necessitaram optar pelo racionamento da água para ser possível fornecer a população. Mas ressaltou que Guarujá do Sul não precisou realizar isto, devido a observância da equipe quanto ao nível da água. Ele comentou ainda que a companhia busca oferecer uma prestação de serviços de abastecimento com qualidade a população. EDEVALDO finalizou enaltecendo o desempenho da administração do prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER sempre que foi solicitado pela Casan..

CONDER realizou solicitação de equipamentos, materiais e medicamentos. Neste ano, a pandemia trouxe dificuldades em adquirir produtos em grandes quantidades. A informação é da Secretaria Executiva do órgão, JUSSARA REGINATTO. O maior problema enfrentado pelas empresas é a instabilidade de preços, necessitando reajustar para repassar aos compradores mesmo após os pedidos formalizados. Ela comentou que, no início deste ano, algumas aquisições realizadas necessitou serem canceladas devido a alta expressiva dos preços. JUSSARA destacou que a compra de pneus foi suspensa pelo consórcio devido a alta do reajuste. Em conversa com o presidente e prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER, foi definido refazer o pedido para aquisição de pneus. Além disso, JUSSARA salientou que os medicamentos também têm enfrentado alta nos valores e até mesmo falta de insumos para a produção..

Hospital de SJCedro busca habilitação de leitos para pacientes com Covid 19. A administração esteve reunida na manhã de ontem, com a diretoria do hospital Cedro, servidores da Secretaria da Saúde, além de gestores e prefeito de Princesa EDILSON VOLKWEIS. Conforme o prefeito de SJCedro, JOÃO DE ANDRADE, o objetivo da reunião foi formalizar uma parceria para que o hospital possa disponibilizar leitos de enfermaria para pacientes com a Covid 19. A instituição busca agora a habilitação para o serviço. O convênio prevê o repasse de 120 mil reais para três meses, objetivando a ativação de oito leitos na unidade. O repasse de 80 mil reais será feito ela prefeitura de SJCedro e outros 40 mil reais serão provenientes de Princesa. O prefeito JOÃO destacou que assim como a Secretaria da Saúde, o hospital vem trabalhando para atender a comunidade neste período em que houve um aumento na procura de pacientes com problemas respiratórios. ANDRADE lembrou que o município também repassa recursos para manutenção do plantão e tem economizado recursos para compra de medicamentos e de vacinas..

Os leitos de enfermaria são necessário para atender a demanda e desavogar leitos de grandes centros. A afirmação é gestora do hospital em SJCedro, MÔNICA DE TOLEDO. Segundo ela, os pacientes que passaram pela covid-19 e continuam apresentando dificuldades de respirar e que necessitam de acompanhamento, serão encaminhados aos hospitais que estão disponibilizando de leitos clínicos. A gestora lembrou do momento vivenciado pela pandemia na região e pede para que todos se cuidem, usem mascara e mantenha o distanciamento social. MÔNICA ressaltou que apenas mantendo os cuidados básicos. Ela comentou ainda que SJCedro como outros municípios da região vem apresentando altos números de casos positivos e como consequência acaba gerando alta de pacientes que necessitam de internação. A gestora salientou que se houver a liberação do uso do hospital para atendimento de pacientes com covid-19 será necessário a contratação de mais um médico. Todos os pacientes com coronavírus terão uma ala específica para tratamento..

A Pasta da Saúde em SJCedro passa a contar com nova Secretária. Nesta semana o nome de JUCÉLI SOLDÁ, deve ser confirmada e anunciada, e posteriormente divulgada oficialmente no diário municipal como nova gestora da saúde. Ela comentou que não esperava ter seu nome cogitado para assumir a pasta, mas está disposta a realizar buscas para melhorar ainda mais os serviços da saúde. A servidora salientou que a equipe está trabalhando no limite devido a pandemia e espera que toda esta situação passe logo. JUCELI ainda comentou os casos diários de covid-19 no município. Ontem foram contabilizados 41 novos casos segundo o boletim da saúde, um novo recorde de confirmações em apenas 24 horas em SJCedro. Ela destacou a preocupação com o aumento expressivo de novos casos e apela para que a população tome todos os cuidados necessários e evite aglomerações..

Empresários pedem uso de medicamentos precoce para tratamento da Covid 19. Não há comprovação científica de medicamentos que proporciona tratamento precoce contra covid-19. Um grupo de empresários, representante da AciscCDL de SJCedro e Princesa, esteve na prefeitura na manhã de ontem. O objetivo da reunião com o prefeito JOÃO DE ANDRADE, vice-prefeito, ELMAR HENTZ, e com a secretária de Planejamento, KELLY FIGUEIRÓ, foi falar sobre as preocupações da classe com as medidas restritivas geradas pela pandemia e também oferecer apoio e sugestões quanto ao tratamento da doença. O grupo citou a necessidade de investimentos na saúde e também sugeriu que o hospital do município pudesse disponibilizar leitos da retaguarda. Os empresários também pediram que haja um diálogo com médicos sobre a possibilidade de prescrição de medicamentos para o tratamento precoce da doença, com uso de alguns itens como ivermectina, azitromicina e hidroxicloroquina. Eles pedem o uso do protocolo previsto pelo ministério da saúde para tratamento precoce da COVID 19..

Para prefeito, cada profissional médico tem autonomia para receitar os remédios que julgar necessários. No dia de ontem, a Organização Mundial da Saúde divulgou uma nota que diz “a evidência de alta certeza mostrou que a hidroxicloroquina não teve efeito significativo sobre infecções confirmadas em laboratório e provavelmente aumenta os riscos adversos, além de não recomendar o uso do medicamento.”. O presidente da associação, DIOGO LOCATELLI, sugeriu que houvesse uma conversa com os profissionais falando sobre desta reinvindicação. Ele citou um Termo de Ajustamento de Conduta feito entre a prefeitura de Pinhalzinho e o Ministério Público determinando o “tratamento precoce”. Ele sugeriu que também seja feito um acordo em nível local. DIOGO destacou que a preocupação é devido ao grande número de casos, falta de leitos e necessidade em buscar alguma forma de tratamento que amenize os sintomas do Coronavírus. Ele também antecipou que a associação vai buscar apoio dos vereadores. O prefeito, afirmou que o primeiro passo é conversar com os médicos para saber sobre o entendimento de cada um deles sobre o assunto..

Secretário explica sobre o uso dos recursos do duodécimo. No início do ano, o vereador da bancada de oposição, FERNANDO WILL, havia realizado um pedido de informação para ser encaminhado ao executivo sobre os valores do duodécimo empenhados pelos vereadores do legislatura passada. Os valores foram repassados ao hospital de Cedro no ano passado, no montante de 100 mil reais. De acordo com o Secretário de Administração de SJCedro, EDEMILSON DALMAGRO, o ex-prefeito, PLÍNIO DE CASTRO, havia enviado ao legislativo um projeto de lei solicitando autorização para que o repasse acontecesse para o hospital. Segundo o Secretário a Câmara de Vereadores realizou a votação em regime de urgência. Ainda conforme ele, no dia 17 de dezembro do ano passado o legislativo aprovou o repasse e no dia 23 de dezembro houve a transferência dos 100 mil reais. Conforme DALMAGRO o ex-prefeito havia realizado a transferência dos valores antes do repasse da Câmara. Ele destacou que todo o procedimento realizado pelo então prefeito, PLÍNIO DE CASTRO, foi dentro da lei.

A solicitação do repasse foi realizada pela mesa diretora. Conforme o secretário, os integrantes da mesa da legislatura passada sugeriram que os recursos fossem repassados a entidade. EDEMILSON enfatizou que o ex-prefeito de imediato atendeu ao pedido, e antecipou o montante ao Hospital. Ele lembrou ainda que a Câmara de Vereadores pode solicitar ao executivo até seis por cento da arrecadação, porém no final de ano, o legislativo deve devolver ou sugerir ao executivo onde poderia destinar os valores, seja para compra de veículos como ambulância ou entidades. DALMAGRO finalizou salientando que o executivo está sempre disposto a disponibilizar recursos para a manutenção da Casa dentro do que a lei permite..

Executivo de SJCedro encaminhou ao legislativo Projeto de Lei em regime de urgência que inclui no orçamento 2021 a aquisição de veículos escolares. O projeto abre crédito especial no orçamento geral do ano em SJCedro. O objetivo do projeto é criar as condições orçamentárias e legais para a execução de despesas com vistas à aquisição de veículos de transporte escolar da rede municipal e estadual. Trata-se da aquisição de um Ônibus e um Micro Ônibus, com capacidade mínima de 46 e de 36 passageiros, com destinação a Secretaria de Educação com objetivo de qualificar o serviço de transporte escolar. Os recursos vinculados oriundos de emendas de deputados estaduais no valor de 450 mil reais, além de recursos próprios da Educação como contrapartida no valor de 109 mil reais, totalizando 559 mil reais..

Homem é atropelado enquanto andava de bicicleta no centro. A ocorrência foi registrada por volta das 16 horas desta segunda-feira, na rua Barão do Triunfo, no centro de SMOeste. Segundo a mulher que conduzia uma Biz e que atropelou o homem, a vítima seguia pela rua com sua bicicleta, quando ao tentar passar pelo senhor, ele veio em direção a sua moto e colidiu, ocasionando a queda. Com o acidente, o homem teve um corte na cabeça e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros. Após a imobilização, o senhor foi levado ao Hospital Regional..

PRF apreende quase 3 kg de crack na BR 163. Uma ação conjunta entre Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil de SC apreendeu na tarde de domingo, 2,4 kg de crack, em Dionísio Cerqueira. A droga estava em um Astra de Abelardo Luz, escondida no interior do pneu. Dois homens que estavam no carro foram presos em flagrante e conduzidos à Delegacia de Polícia de SJCedro, onde vão responder por tráfico de drogas. A prisão aconteceu durante uma operação que envolveu a Polícia Civil de Abelardo Luz, com apoio da Divisão de Investigação Criminal DIC-FRON de São Lourenço do Oeste, a PRF, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime, GAECO e o Serviço AeroPolicial de Fronteira, SAER-FRON. A Polícia Civil informou que as investigações iniciaram quando equipes da delegacia receberam informações de que dois suspeitos realizavam o tráfico de drogas na região. Os suspeitos traziam a droga do Paraná para Santa Catarina..

Jovem rouba do próprio irmão e acaba preso em SMOeste. Bombeiros e também a Polícia Militar foram mobilizados para uma ocorrência na tarde desta segunda-feira, no centro do município, na rua Sete de Setembro. Segundo a PM, a ocorrência de roubo envolveu três jovens, e deixou uma pessoa ferida. A guarnição informou que as peças envolvidas são figuras conhecidas da polícia e que de acordo com informação, um dos jovens é vendedor ambulante e que estava trabalhando, quando o irmão chegou, acompanhado de outro rapaz e praticaram o roubo, pegando mais de 200 reais da vítima. Após isso, eles discutiram e foram para as vias de fato. A Polícia Militar foi acionada e fez a prisão dos envolvidos, encaminhando todos para a delegacia..

Ação termina com quatro presos, recuperação de dois carros e apreensão de 600 kg de maconha. A Polícia Militar de Marmeleiro e Renascença em patrulhamento próximo ao lago municipal visualizou um veículo Sandero de cor branca aparentemente carregado, foi então decidido em abordar, a equipe acompanhou o mesmo por alguns quarteirões. O veículo tentou dar fuga na viatura parando em frente à uma loja de materiais na área central. Durante abordagem o condutor, ao desembarcar, falou ser de Porto Alegre sendo representante comercial de produtos agrícolas estando carregado com adubo. Perguntado qual as cidades da fronteira que estaria visitando, ele ficou irritado com a equipe e falou que não era obrigado responder nada, foi relatado ao abordado que a equipe Policial saberia falar sua origem e reafirmando a pergunta ele veio a se contradizer falando que estaria retornando da cidade de Maravilha. Ao abrir a porta do automóvel foi deparado com uma grande quantia de tabletes da droga análoga a maconha, sendo de imediato dada voz de prisão, conduzindo juntamente com veículo e drogas ao plantão policial..

Veículo carregado com drogas capota fugindo da PM. Segundo informações a equipe da inteligência da PM, repassou que mais dois possíveis veículos estavam carregados e passando pelo Paraná, com sentido à Santa Catarina. Foi localizado um veículo T-Cross, conduzido por uma mulher de 19 anos que tentou fugir da abordagem e capotando na SC 305 no interior de Anchieta onde foi solicitado apoio do Corpo de Bombeiros para retirada da condutora. Já o carro estava carregado com uma grande quantia de maconha, e outro veículo com dois homens. Após acompanhamento pela polícia Militar de Campo Erê, acabaram perdendo controle da direção do veículo e saindo de uma estrada rural, sendo o batedor também preso. Ao todo a ação conjunta das Polícias de SC e do PR resultou na apreensão em mais de 630 kg de maconha além da recuperação de veículos furtados, e quatro presos..

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.