-BRASIL TEM DOIS CASOS CONFIRMADOS DE CORONAVÍRUS E INVESTIGA OUTROS 252
-BADESC AMPLIA LUCRO E PROJETA EMPRESTAR MAIS DE 350 MILHÕES EM 2020
-HOSPITAL SÃO LUCAS VAI ELEGER NOVA DIRETORIA NESTA SEMANA
-NOVO PRESIDENTE DA ACISMO DEFENDE PAUTA ÚNICA DE PEDIDOS PARA O GOVERNADOR
-VICE REGIONAL DA FIESC PROJETA CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA COM REDUÇÃO DO ICMS
-OPERAÇÃO DA PRE FLAGRA NOVE MOTORISTAS DIRIGINDO EMBRIAGADOS NA SC 163
-POLÍCIA MILITAR PROCURA SUSPEITO DE LESÕES CORPORAIS GRAVES NA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a segunda-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 50 centavos para a compra e quatro reais e 70 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais para a compra e cinco reais e 25 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.
A Itália vai injetar três bilhões e 600 milhões de euros na economia nesta semana para tentar minimizar os impactos da disseminação do coronavírus pelo país. A informação é do ministro da Economia, ROBERTO GUALTIERI. O novo projeto vai incluir créditos tributários para empresas que reportassem uma queda de 25 por cento nas receitas, reduções de impostos e financiamentos adicionais para o serviço de saúde. A Itália é o país mais atingido pelo vírus fora da Ásia. Segundo levantamento da agência de proteção civil do país, desde o início do levantamento, mil 128 pessoas foram infectadas e 34 mortes foram registradas.
PETE BUTTIGIEG, ex-prefeito de South Bend, deixou a corrida do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos neste domingo. A decisão, adiantada pelos veículos de imprensa norte-americano, foi anunciada oficialmente nesta noite. Em discurso a apoiadores, BUTTIGIEG disse que tomou uma "decisão difícil" ao escolher se retirar da campanha. Ele não disse se apoiaria algum outro pré-candidato. Segundo projeções, o pré-candidato não conseguiu nenhum delegado na primária da Carolina do Sul. Assim, ele foi ultrapassado por JOE BIDEN na disputa interna do Partido Democrata para decidir quem enfrentará DONALD TRUMP nas eleições dos Estados Unidos, em novembro.
LUIS LACALLE POU tomou posse neste domingo como novo presidente do Uruguai. Em discurso, o novo chefe do poder uruguaio ressaltou a importância do Mercosul e prometeu combater o desemprego e o narcotráfico. Eleito em novembro de 2019 pelo Partido Nacional, de centro-direita, LACALLE POU encerra o ciclo de 15 anos de governo da coalizão de esquerda Frente Ampla, com dois mandatos de TABARÉ VÁZQUEZ e um de JOSÉ "PEPE" MUJICA. LACALLE POU é advogado, casado, pai de três filhos e tem 46 anos. É filho do ex-presidente LUIS ALBERTO LACALLE, que governou o Uruguai de 1990 a 1995.
Os policiais militares que seguiam amotinados no décimo oitavo Batalhão da Polícia Militar em Fortaleza votaram por terminar o motim na noite deste domingo. Os policiais aceitaram a proposta definida no mesmo dia pela comissão especial formada por membros dos três poderes no Ceará, assim como por representantes dos policiais. Um dos pontos do acordo é que os policiais retornem aos postos de trabalho nesta segunda-feira. Entre os tópicos da proposta estão a revisão de todos os processos adotados contra policiais militares durante a paralisação e a garantia de investimento de 495 milhões de reais com o salário de policiais até 2022. A paralisação durou 13 dias.
JAIR BOLSONARO é o presidente que, nos últimos 20 anos, teve mais decretos e medidas provisórias questionados no Supremo Tribunal Federal no primeiro ano de mandato. Levantamento do site G1 indica que BOLSONARO assinou 537 decretos e 48 medidas provisórias em 2019, que geraram 30 ações no Supremo para questionar a constitucionalidade das normas. Foram seis MPs questionadas em 16 ações e cinco decretos em outras 14. A Advocacia Geral da União informou, por meio de nota, que as mudanças na legislação que repercutem na vida da população "podem dar margem à propositura de medidas judiciais", mas que o questionamento judicial de políticas públicas é "consequência do Estado Democrático de Direito".
O número de casos suspeitos do novo coronavírus subiu de 207 para 252, segundo boletim divulgado neste domingo pelo Ministério da Saúde. Não foi registrado nenhum novo caso confirmado da doença, além dos dois já conhecidos. O levantamento aponta ainda que outras 89 suspeitas foram descartadas desde o início do monitoramento. Os 45 novos casos suspeitos são em São Paulo, que passou de 91 para 136. A quantidade de casos descartados no estado subiu de 38 para 48. O primeiro caso foi confirmado na quarta-feira. Trata-se de um homem de 61 anos, que está em quarentena domiciliar e passa bem. O segundo foi confirmado no sábado: um homem de 32 anos que também esteve na Itália.
Bombinhas, no Litoral Norte, está no sexto ano de cobrança da Taxa de Preservação Ambiental para quem vai de carro visitar as praias do município. Até este sábado, mais de sete milhões 534 mil reais já foram arrecadados, um número 10 por cento maior do que no ano passado. A cobrança começou em 15 de novembro e termina em 15 de abril. Entrar em Bombinhas de carro custa 28. Até quinta-feira da semana passada, mais de 536 mil carros tinham passado pela praça de cobrança. O número é 90 por cento maior do que no mesmo período da temporada anterior, quando 281 mil 252 carros entraram na cidade.
O Badesc, agência de financiamento de investimentos do governo de Santa Catarina, apresentou avanços no primeiro ano de gestão técnica, que tem à frente o servidor de carreira EDUARDO ALEXANDRE MACHADO. Em 2019, o Badesc obteve lucro líquido de 44 milhões e 500 mil reais, 51 vírgula dois por cento mais que o do ano anterior. O banco também reduziu despesas administrativas em 25 por cento e elevou em oito vírgula três por cento a carteira de crédito. Para 2020, o objetivo é ampliar a liberação de crédito, incluindo recursos internacionais porque o banco obteve avaliação de risco por agência internacional, a Fitch. O valor para empréstimos deve chegar a 350 milhões de reais.
A nova estrutura tarifária da Casan, que pretende estimular o uso consciente da água, está em vigor desde ontem nas 195 cidades que integram o Sistema da empresa do governo do estado. A principal mudança é o fim do consumo mínimo de 10 metros cúbicos que, atualmente, é de 45 reais e 19 centavos. No lugar será cobrada uma tarifa de 29 reais 49 centavos pela disponibilidade do serviço. A decisão foi formatada pelas instituições que regulam o saneamento nos municípios atendidos pela Casan. A nova estrutura leva em conta a tendência nacional de extinguir a cobrança do consumo mínimo nos imóveis que mesmo estando fechados, ou mesmo não usando 10 metros cúbicos de água, pagavam o valor do consumo mínimo.
A prefeitura de Barra Bonita está trabalhando na execução do projeto de alargamento de estradas no interior do município. A informação é do prefeito em exercício, SANIR BEDIN. De acordo com ele, a ação está ocorrendo na estrada geral que liga a cidade à sede da Laticínios na Linha Pomba Branca. O objetivo é melhorar as condições de tráfego para os caminhões que vão até a empresa e para os ônibus que fazem o transporte escolar. BEDIN lembrou que o projeto para esse trabalho passou pela câmara de vereadoes. Ele comentou que esse tipo de obra é muito importante porque beneficia toda a comunidade.
O Hospital São Lucas de Guaraciaba vai eleger, nesta semana, a nova diretoria da instituição. De acordo com o atual presidente, LUIS TRIQUEZ, a assembleia foi marcada para quarta-feira a partir das sete horas da noite no centro de múltiplo uso. Em entrevista para o RPN primeira edição ele disse que apenas uma chapa foi inscrita para o processo eleitoral. TRIQUEZ está no cargo há dois anos e não pode tentar a reeleição. Ele explicou que a qualquer morador com título eleitoral em Guaraciaba pode participar da assembleia e votar na escolha da nova diretoria do Hospital São Lucas, estrutura que atualmente é administrada pelo Instituto Santé, mesma instituição que faz a gestão do Hospital Regional de São Miguel do Oeste.
A chapa inscrita para a eleição da nova diretoria do Hospital São Lucas de Guaraciaba já está definida e foi construída para garantir um consenso, evitando uma disputa. A informação é do presidente do hospital LUIZ TRIQUEZ. Ele disse que a presidência será exercida por CLEUSA PAZINATTO e a vice-presidente será GISELE MARCON. TRIQUEZ lembrou que o hospital é dos moradores e que a nova diretoria vai continuar trabalhando para melhorar a estrutura da unidade que atende Guaraciaba e outras cidades, como Barra Bonita. TRIQUEZ fez uma avaliação muito positiva do mandato que termina nesta semana. Ele cito, como ações mais importantes, o contrato de gestão assinado com o Instituto Santé. De acordo com ele, o hospital melhorou os serviços, como por exemplo, o aumento da taxa de ocupação dos leitos.
O Hospital São Lucas de Guaraciaba tem cerca de 180 mil reais para receber do convenio com o governo do estado. A informação é do presidente do hospital LUIS TRIQUEZ. De acordo com ele, o valor para pagamento dos serviços prestados nos primeiros meses do ano ainda foi repassado. Ele disse que o recurso é importante para a manutenção da entidade que vem de um período de recuperação das dívidas. TRIQUEZ comentou que o governo do estado também atrasou o repasse para outros hospitais do estado e que a expectativa é que o recurso seja liberado ainda neste mês. O presidente afirmou que foram feitos contatos com deputados na busca de valores para o hospital.
Faltam três semanas para mais uma edição do São Miguel Tchê. O tradicional rodeio organizado pelo CTG Porteira Aberta chega a vigésima segunda edição neste ano. O rodeio será nos dias 20, 21 e 22 de março no parque de exposições Rineu Gransotto. De acordo com o coordenador do São Miguel Tchê, EDSON SENGER, a mudança da data, de 15 de fevereiro para a metade de março, vai permitir a participação de pelo menos 20 CTGs que não poderiam vir a São Miguel no mês passado. SENGER disse que a programação está cem por cento definida e que a expectativa é de que o evento deste ano seja o maior de todos.
Os vereadores mirins da segunda Legislatura foram empossados para assumir um mandato de dois anos na última sexta-feira. Em sessão solene que contou com a presença de estudantes, pais, professores, familiares e convidados, os estudantes de 12 a 16 anos prestaram juramento e assumiram a missão de representar as escolas pelas quais foram eleitos em outubro de 2019. Na sessão, também foi eleita a Mesa Diretora que comandará a Câmara Mirim no ano de 2020. A presidente será a representante da Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira, RAQUEL GASPERIN. O vice será JOÃO GUILHERME DA SILVA, representante da Escola de Educação Básica ALBERICO AZEVEDO. A primeira secretária é ANA LUIZA MULLER, representante do Colégio La Salle Peperi e o segundo secretário é LUIZ HENRIQUE LERNER, do Senai.
A vereadora do MDB, SILVIA KUHN, proponente do projeto que originou o programa Vereador Mirim, ressaltou que haverá muitas oportunidades de crescimento, cursos e intercâmbios para esses adolescentes. Ela disse que o mais importante é os jovens não esquecerem do estudo e que eles serão visados pelo que fazem. SILVIAtambém lembrou que algumas ações dos vereadores mirins podem se tornar leis, quando o vereador padrinho assume a proposta do estudante e leva a ideia para o plenário. A vereadora comentou ainda uma vez por mês, durante a sessão mirim, uma escola terá a oportunidade de socializar os projetos desenvolvidos. A primeira sessão ordinária dos vereadores mirins será no dia 12 de março, às seis e quinze da tarde.
A secretaria de saúde realizou no sábado mais uma etapa da campanha de recolhimento de lixo eletrônico, pneus e móveis velhos na cidade. Neste final semana, o trabalho ocorreu no bairro Sagrado Coração de Jesus. De acordo com o secretário de Saúde, LEONIR CARON, foram coletados 400 quilos de lixo eletrônico, uma carga de móveis em desuso e outra de materiais recicláveis. Ele disse que o volume de lixo retirado do bairro ficou dentro da expectativa. O objetivo da iniciativa é recolher os materiais que podem ficar jogados nos quintais e terrenos baldios, o que poderia resultar na formação de novos focos do mosquito da dengue. A próxima ação está marcada para o próximo sábado no bairro São Luiz entre sete e meia e meio-dia.
A programação do Gabinete em Movimento prevê mais três encontros nos bairros para esta semana. Na terça-feira, o evento está agendado para o ginásio de esportes do bairro Jardim Peperi. Na quarta-feira, a atividade vai acontecer no Salão Comunitário do bairro Sagrado Coração. A agenda da semana termina na quinta com o encontro com os moradores no Salão Comunitário do bairro Morada do Sol. Todas as reuniões começam as seis e meia da tarde e tem duração aproximada de duas horas. O primeiro encontro dessa nova fase do Gabinete em Movimento aconteceu no bairro Andreatta. As reunião vão ser realizadas em todos os bairros e no centro de São Miguel do Oeste.
A nova diretoria da Acismo foi montada para promover uma renovação no comando da entidade. A afirmação é do novo presidente da Associação Empresarial, DANIEL DE SOUZA. Ele esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que dos 18 cargos do conselho diretor, 15 são ocupados por jovens empresários que estão assumindo pela primeira vez. DANIEL comentou que a intenção é oxigenar a associação e colocar em práticas novas ideias para a classe empresarial. A nova diretoria da Acismo foi eleita no final da tarde de sexta-feira em assembleia realizada no centro empresarial Andromeda.
Um dos principais objetivos da Acismo é aproximar a entidade dos associados. A declaração é do presidente da Associação Empresarial, DANIEL DE SOUZA. Ele disse que muitos empresários se mantém associados apenas para fortalecer o associativismo. Na visão de DANIEL, a Acismo deve se aproximar das empresas, reforçar os serviços que já são oferecidos e criar novos programas. Ele comentou que o objetivo é entender a linguagem e a necessidade dos associados que estão cansados do que a Acismo oferece para o setor produtivo. Além de uma atuação mais forte na busca de soluções para o empresariado, a nova diretoria também pretende reforçar as ações no campo político em busca do desenvolvimento regional.
A Acismo quer discutir uma pauta conjunta com o poder público e com as demais entidades empresariais para entregar uma única carta de reivindicações para o governador do estado. O presidente da Associação Empresarial, DANIEL DE SOUZA, defendeu sábado, no Peperi Rádio Repórter, a elaboração de um documento único com os pedidos do município para CARLOS MOISÉS. A carta deve ser entregue na posse da nova diretoria da Acismo marcado para o dia 12 de março no Clube Comercial. O evento contará com a presença do governador. DANIEL entende que Acismo, CDL, Sindicomércio e prefeitura devem elaborar uma pauta conjunta para o governo do estado.
A unificação da Acismo com a CDL pode ser discutida pela nova diretoria da Associação Empresarial. O novo presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA disse que esse tema, que já foi analisado há alguns anos, pode voltar a pauta dos debates enter as duas entidades. Ele comentou que Acismo e CDL tem muitas empresas associadas em comum e que a união da entidades representaria uma redução de custos. DANIEL afirmou que a análise dessa possibilidade pode ser retomada pela nova diretoria da Acismo. Outra questão que será discutida pelo novo conselho diretor é a construção de uma nova sede para a Acismo. DANIEL citou que isso pode acontecer, mas ele entende que o projeto deveria envolver as outras entidades empresarias. Ele defendeu uma sede para todas as entidades a fim de facilitar o atendimento da classe produtiva.
O mês de março começa com uma boa notícia para a indústria, para o comércio e para o consumidor de forma geral. A afirmação é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. Ele esteve no RPN primeira edição de hoje e foi dessa forma que ele avaliou a entrada em vigor da nova alíquota do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias para a indústria catarinense. A alíquota passou de 17 para 12 por cento, valor que é igual ao que é cobrado no Paraná e no Rio Grande do Sul. KIST disse que as empresas catarinenses, que antes buscavam insumos em outros estados por conta da alíquota menor, agora serão atraídas para comprar dentro de Santa Catarina. Ele comentou que a medida vai aumentar a competividade da indústria catarinense.
A redução do ICMS para a indústria catarinense promove uma igualdade tributária entre os três estados do sul e não vai resultar em uma redução dos valores arrecadados pelos cofres públicos de Santa Catarina. O comentário é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. De acordo com ele, a redução do ICMS de 17 para 12 por cento vai resultar no aumento das vendas das industrias, inclusive para outros estados. Ele acredita que a diminuição da alíquota vai ser compensada pelo crescimento das vendas do setor. KIST reforçou que essa era uma medida que a indústria reivindicava há muito tempo e que agora foi atendida pelo governo. Ele disse que os impactos da alteração devem ser sentidos já nos próximos dias.
A redução da alíquota do ICMS de 17 para 12 por cento vai ter efeito em toda a economia, beneficiando também o setor do comércio e os consumidores. A análise é do vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST. Ele disse que a medida não vai ser boa apenas para a indústria, mas também para o comércio. KIST acredita que essa redução do ICMS vai ter consequências no preço final dos produtos pagos pelo consumidor.
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar seguem empenhados na busca de um homem que está desaparecido desde a última semana em Paraíso. ANTONIO DE LIMA, 52 anos, foi visto pela última vez na quinta-feira passada. Segundo os familiares, ele saiu de casa somente com a roupa do corpo, sem telefone celular, sem dinheiro e sem nenhum documento. O homem possui diagnóstico de depressão, com prescrição de medicamento. A Polícia Militar também foi acionada e esteve no local com cão de busca. As duas corporações seguem trabalhando para tentar localizar o homem.
A Polícia Rodoviária Estadual fez uma operação conjunta com a Polícia Militar neste final de semana em Iporã do Oeste. O objetivo do trabalho foi combater as ocorrências de embriaguez ao volante. A barreira foi realizada na noite de sábado e nove motoristas foram flagrados dirigindo sob a influência de álcool e se recusaram a realizar o teste de alcoolemia. Os condutores foram multados no valor de dois mil 934 reais e podem ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses.
Dois homens ficaram gravemente feridos durante a madrugada de sábado em Anchieta. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar por volta das quatro horas em um estabelecimento comercial do município. Segundo a PM, dois homens foram agredidos no estacionamento do local. Um deles foi atingido por um golpe de faca no peito e o outro recebeu uma forte pancada na cabeça. A Polícia Militar realizou o boletim de ocorrência e ouviu funcionários do local a fim de identificar os autores da agressão.