ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco - sexta-feira - 02 02 2024

-PRODUÇÃO INDUSTRIAL AVANÇA 1,1% EM DEZEMBRO E FECHA 2023 EM ALTA

-SECRETARIA DA SAÚDE ALINHA AÇÕES CONTRA A DENGUE EM MUNICÍPIOS PRIORITÁRIOS

-PREFEITO DA REGIÃO ASSUME SEGUNDA VICE-PRESIDENCIA DA FECAM

-CDL LANÇA SUMMIT EMPRESARIAL COM A PRESENÇA DO FILÓSOFO CLÓVIS DE BARROS FILHO

-VICE-PREFEITO DIZ QUE META DE GERAÇÃO DE EMPREGO EM 2023 FICOU ABAIXO DA PREVISÃO

-POLÍCIA MILITAR PRENDE DUAS PESSOAS POR TRÁFICOS DE DROGAS NO EXTREMO-OESTE

-MORADORA DO SALETE PERDE CINCO MIL REAIS EM GOLPE APLICADO VIA WHATSAPP

Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

Um incêndio provocado por uma explosão de gás deixou três pessoas mortas e quase 300 feridas, em Nairóbi, no Quênia. O incidente aconteceu durante a madrugada de sexta-feira, pelo horário local — noite de quinta-feira no Brasil. De acordo com as autoridades quenianas, a explosão aconteceu pouco depois da meia-noite em uma empresa de reabastecimento de gás. Em seguida, um armazém têxtil pegou fogo. O incêndio se alastrou por comércios, carros e casas da região, segundo o porta-voz do governo ISAAC MWAURA. Segundo a polícia, 298 pessoas ficaram feridas.

Diversos manifestantes atearam fogos em pneus e jogaram ovos em frente ao Parlamento da União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, entre a madrugada de quarta e a manhã desta quinta-feira, enquanto quase mil tratores bloqueavam as avenidas da região. A polícia local usou uma mangueira para jogar água e tentar conter os manifestantes, que ocupam as ruas no dia em que terá uma reunião com a presença de todos os líderes do bloco europeu. O objetivo do encontro dos líderes era tentar encontrar uma forma de ampliar a ajuda financeira à Ucrânia. Os agricultores esperavam que o bloco europeu avaliasse um afrouxamento das regras que regem as políticas agrícolas do país, para melhorar as condições de produção.

O Congresso da Argentina retomou o debate sobre o megaprojeto de lei do presidente JAVIER MILEI nesta quinta-feira. A medida propõe regular desde a política econômica até a privatização de estatais. A previsão é que haja uma votação geral e, em seguida, os parlamentares votem artigo por artigo, o que deve se estender até esta sexta-feira. Em Buenos Aires, manifestantes se reuniram em frente ao prédio do Congresso para protestar contra o megaprojeto. Eles entraram em confronto com a polícia pelo segundo dia seguido. Originalmente, o texto foi enviado para a Câmara com 664 artigos originais, e desses restam 224. Os demais foram retirados da proposta.

A indústria brasileira encerrou 2023 com crescimento acima do esperado em dezembro e voltou a crescer no acumulado do ano, embora a um ritmo lento em meio a dificuldades para deslanchar em um cenário de juros restritivos e desafios globais. A produção industrial teve alta de um vírgula um por cento em dezembro em relação ao mês anterior, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Na comparação com dezembro do ano anterior, a produção teve alta de um por cento. Os resultados levaram o setor a fechar o ano passado com alta acumulada da produção de zero vírgula dois por cento, ainda sem recuperar a queda de zero vírgula sete por cento de 2022.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES votou nesta sexta-feira para condenar mais 12 acusados pela Procuradoria-Geral da República por participação nos atos extremistas do 8 de Janeiro, em Brasília. São 11 homens e uma mulher, com penas de 12, 14 e 17 anos. O primeiro julgamento de 2024 sobre o caso começou um dia após a cerimônia de abertura do ano no Judiciário. Desde setembro de 2023, o Supremo já condenou pelo menos 30 pessoas por envolvimento nos atos extremistas. As penas variam entre 14 e 17 anos de prisão. Ao todo, a Corte já recebeu mil 345 denúncias. Desse total, mil 113 foram suspensas para a PGR avaliar se vai propor acordos que evitem a condenação.

O julgamento que pode levar à cassação do mandato do senador SERGIO MORO foi adiado. Anunciado para o próximo dia 8, o julgamento agora não tem mais data definida. Segundo o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, SIGURD BENGTSSON, para que o caso seja analisado, é preciso que o quórum do Tribunal esteja completo, necessário em situações de cassação. No momento, segundo BENGTSSON, é preciso aguardar a nomeação de um sétimo membro do colegiado. Dessa forma, não há “tempo hábil” para que esse processo ocorra em uma semana. Os nomes de três candidatos para integrar o TRE-PR serão homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Depois, o presidente LULA deverá escolher um deles. O processo contra MORO é por suposto abuso de poder econômico na eleição.

O governador JORGINHO MELLO nomeou como titular da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, MARIA HELENA ZIMMERMANN, que vinha cumprindo a função interinamente desde a saída de ALICE KUERTEN. Já a assistente social, LUCIANE DOS PASSOS é a nova secretária adjunta. Na cerimônia realizada ontem, MARIA HELENA citou avanços no setor, como por exemplo, o novo modelo de cofinanciamento que repassa valores aos municípios pelo seu porte e pelos serviços executados. Ela destacou ainda como principais conquistas o lançamento dos editais do Fundo da Infância e Adolescência e do Fundo Estadual do Idoso. Ao todo são 82 milhões para projetos que podem ser cadastrados por entidades da sociedade civil e órgãos governamentais para atender esses dois públicos.

O Ministério Público de Santa Catarina apresentou nesta quinta-feira uma manifestação pela interdição temporária e parcial do Presídio Regional de Criciúma, no Sul do Estado. O pedido argumenta que o local sofre com superlotação carcerária e solicita que seja proibido o ingresso de novos presos até que se atinja a limitação de 951 apenados. A manifestação, assinada pelo promotor JADSON JAVEL TEIXEIRA, atendeu um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil da cidade. O pedido será analisado pelo juiz da cidade. Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, que administra o Presídio, afirma que “está atuando para diminuir o déficit de vagas no sistema penitenciário catarinense, através de um planejamento de novas construções e ampliações”. A Secretaria afirma que a instituição conta com 998 presos custodiados, número menor do que o verificado pelo MP.

Na tarde desta quinta-feira, a Secretária de Estado da Saúde, CARMEN ZANOTTO, e o Superintendente de Vigilância em Saúde, FÁBIO GAUDENZI, coordenaram uma reunião técnica de alinhamento do cenário epidemiológico da dengue e demais arboviroses com os municípios catarinenses que apresentam as maiores taxas de incidência de casos prováveis neste início de 2024. O objetivo da reunião foi a apresentação atualizada do cenário epidemiológico no país e no estado, assim como as ações a serem intensificadas em relação ao controle do mosquito Aedes aegypti e manejo clínico dos casos suspeitos. De acordo com o último informe epidemiológico, foram identificados sete mil 185 focos do mosquito Aedes aegypti em 182 municípios. Dos 295 municípios catarinenses, 154 são considerados infestados pelo vetor.

A temporada de debates ao vivo no Peperi Debates começa neste sábado. O programa de amanhã vai discutir os 70 anos de São Miguel do Oeste e por que chegamos aonde estamos: quais foram os aspectos mais importantes para o desenvolvimento da cidade e onde estão os gargalos e deficiências do município. O debates deste sábado vai receber o vice-prefeito EDENILSON ZANARDI, o presidente da câmara de vereadores, PAULO DRUMM, o jornalista e escritor, autor de obras sobre a história de São Miguel, AGEU VIEIRA e o vice-presidente da Acismo, GIOVANI GOBBI. O debate, ao vivo, começa as oito horas da manhã.

A Polícia Ambiental registrou uma redução em flagrantes de pesca irregular no Rio Uruguai. A Piracema iniciou em primeiro de outubro de 2023 e encerrou nesta quarta-feira, 31 de janeiro. Durante este período ocorreu a fiscalização mais intensa para cumprir a legislação ambiental. De acordo com o comandante da Polícia Militar Ambiental do Pelotão de São Miguel do Oeste, capitão ALCENIR MINUSCOLI, foram apreendidos 13 mil 522 metros quadrados de rede, com flagrante de apenas um pescador, feito um registro de auto de infração e ainda teve a apreensão de uma embarcação. Os números são menores do que a Piracema.

O comandante da Polícia Militar Ambiental do Pelotão de São Miguel do Oeste, capitão ALCENIR MINUSCOLI, apontou como fatores para redução de crimes ambientais, o rigor na fiscalização, conscientização das pessoas e período de muita chuva, que manteve o Rio Uruguai acima do nível normal, dificultando a pesca. De acordo com ele, no primeiro dia da Piracema, foi realizada uma grande operação com apoio da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e do Batalhão de Chapecó. Segundo o comandante, isso demonstrou grande poder de fiscalização e inibiu ação irregular dos pescadores. Em outra operação, realizada em janeiro foi somado ainda mais forças com presença do Ministério Público Federal, Saer e batalhão de aviação da PMA, permitindo ações conjuntas com patrulhamento aquático e aéreo. O Ministério Público também mapeou possíveis construções irregular em área de preservação permanente. Os dados coletados serão avaliados para possíveis providências em obras irregulares nas margens dos rios.

O comandante da Polícia Militar Ambiental do Pelotão de São Miguel do Oeste, capitão ALCENIR MINUSCOLI ALCENIRMINUSCOLI também chamou a atenção para a parceria com a Brigada Militar Ambiental Rio Grande do Sul que resultou em grandes operações e com resultado positivo. As guarnições dos dois estados trabalharam em parceria para inibir ações de pescadores irregulares. MINUSCOLI confirma que o maior problema segue na região de Itapiranga devido a extensão do Rio Uruguai e variedade de peixes. A fiscalização ocorre de Itapiranga até Palmitos, área de competência da Policia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste. Conforme o capitão, o fim da Piracema não significa liberdade total para pesca nos rios. Nesta quinta-feira, primeiro dia após a Piracema, a PMA realizou operação no Rio Uruguai para aplicar a legislação em relação ao limite mínimo de tamanho dos peixes, legalidade das licenças exigidas para pescadores profissionais e amadores e apetrechos usados em locais proibidos.

A Secretaria de Assistência Social de São Miguel do Oeste abriu, nesta quinta-feira, as inscrições para o Programa Pelotão Mirim “Pequenos Lanceiros do Ponche Verde”. O prazo para confirmar participação na turma deste ano vai até o dia 23 de fevereiro. O programa, que é desenvolvido numa parceria entre o Município e o décimo quarto RCMec é voltado a crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único. As aulas são ofertadas no contraturno escolar. De acordo com a secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATTO, estão disponíveis 30 vagas, distribuídas entre o público masculino e feminino, sendo 15 para o turno matutino e 15 para o vespertino.

Entre os inscritos para o programa Pelotão Mirim serão priorizados aqueles que são atendidos pela Assistência Social e, em caso de desistências ou insuficiência de inscrições, serão chamados os demais que aguardam em fila de espera. A explicação é da secretária de Assistência Social, ANDREIA REBELATTO. As famílias interessadas devem se dirigir ao CRAS Um, no Caic do bairro São Luiz, ou ao CRAS Dois, no bairro São Gotardo, de acordo com o território de abrangência da família. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira em horário comercial. As aulas devem começar no mês de março.

A CDL de São Miguel do Oeste realizou nesta quinta-feira, um café com os associados para o lançamento do Summitt Empresarial 2024. O evento aconteceu no auditório do Sicoob São Miguel e participaram empresários e colaboradores. O Café com Associados começou por volta das sete e meia com a palestra sobre “Comprometimento, o DNA do Sucesso”, ministrada por EMMANUEL LOURENÇO. Em seguida, a CDL apresentou os detalhes da edição deste ano do Summit Empresarial que vai acontecer no mês de abril, dia 26. Segundo o Diretor de Capacitação Empresarial, IVANDRO SPENGLER, o Summit tem a finalidade de alavancar São Miguel do Oeste como um polo de eventos corporativos. Assim como no passado, a ideia foi trazer palestrantes de renome nacional para compartilhar conhecimento com os empreendedores da região.

Os três palestrantes do Summit Empresarial de 2024 foram divulgados durante o Café com os Associados na noite desta quinta-feira. O evento vai contar com a presença de OTAVIANO COSTA que é apresentador, ator e radialista, além de FELIPE TITTO que é ator, empresário e apresentador de televisão brasileiro. O principal nome do Summit deste ano é do professor e filósofo CLÓVIS DE BARROS FILHO. O primeiro lote dos ingressos para o evento, que vai acontecer no dia 26 de abril, no Centro Cultural da UNOESC, já foi liberado e pode ser parcelado em até 10 vezes. O valor do ingresso para não associados das entidades é 499. Para associados ou para compra de pacotes o valor é de 474 reais.

Os municípios de Santa Catarina elegeram, nesta semana, a nova diretoria da Fecam. Neste ano, a Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina será comandada pelo prefeito de Balneário Camboriú FABRÍCIO OLIVEIRA. A eleição foi por aclamação nesta quarta-feira e a posse ocorreu logo na sequência, em cerimônia na Capital. OLIVEIRA como primeiro vice-presidente KLEBER WAN-DALL, atual prefeito de Gaspar. A nova diretoria da Fecam também conta com um prefeito da Ameosc na segunda vice-presidencia. O prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER foi eleito para o cargo. Ele foi indicado para compor a diretoria da chapa única como representante da Ameosc e da Amerios.

O processo de definição da nova diretoria da Fecam procurou garantir espaços para todas as regiões do estado. A explicação é do prefeito de Guarujá do Sul e segundo vice presidente da federação, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Ele disse que o fato de ter sido indicado pela Ameosc e pela Amerios, aumenta a responsabilidade de representar o extremo-oeste na Fecam. O prefeito comentou que a nova diretoria ainda não realizou a primeira reunião de trabalho, mas já tem alguns assuntos e temas que serão priorizados neste ano. Ele ressaltou que a nova diretoria assume com o desafio de “integrar as 295 cidades catarinenses, com o foco nas pautas municipalistas”

A geração de emprego formal em São Miguel do Oeste no ano de 2023 foi afetada por fatores externos, que vieram de cima para baixo. A afirmação é do vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI. Ele disse que a administração trabalha, cria ações e fomenta a indústria, comércio e serviços, mas questões que vieram do governo federal e estadual acabaram contribuindo para uma queda no saldo de vagas abertas em 2023. A meta do município era fechar o ano com a criação de mil empregos com carteira assinada, mas o resultado foi de 664 vagas. O número inclusive é 15 por cento menor do que no ano anterior.

Os aspectos que são alheios à vontade do governo municipal foram decisivos para que a geração de emprego ficasse abaixo da previsão do município em 2023. A declaração é do vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI. Ele citou que o início dos governos federal e estadual com a falta de algumas ações para fomentar o consumo e os juros altos impactaram em uma geração de empregos menor do que o esperado. Além disso, o excesso de chuvas no segundo semestre afetou a economia e prejudicou o processo de contratações. Em Dezembro, São Miguel do Oeste teve 199 demissões a mais do que o total de contratações.

O vice-prefeito EDENILSON ZANARDI também destacou, no programa Peperi Entrevista desta quinta-feira, que as ações desenvolvidas pelo município tem um peso importante para a geração de emprego formal. Ele comentou que as políticas de incentivos para as empresas e as iniciativas para a formação profissional dos trabalhadores contribuem para a abertura de postos de trabalho. ZANARDI destacou que o município devem continuar investindo nessas ações para aumentar o resultado do mercado formal de trabalho neste ano.

Apesar do desempenho negativo do mês de dezembro, São Miguel do Oeste abriu 664 postos de trabalho em 2023. O saldo é menor do que em 2022 quando a cidade teve 735 contratações a mais do que as demissões. Em 2021, o saldo anual foi de 738 empregos abertos. No ano passado, a indústria foi o setor com melhor desempenho e gerou 374 postos de trabalho com carteira assinada. O segmento de serviços teve saldo positivo de 211 empregos. O comércio abriu 138 vagas. A agropecuária teve 3 contratações a mais do que o total de trabalhadores desligados. A construção civil foi o único segmento com saldo negativo com o fechamento de 62 empregos formais.

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Polícia da Fronteira, apresentou nesta quinta-feira os indicadres de criminalidade referentes ao ano 2024 na circunscrição dos 89 municípios da região oeste de Santa Catarina. Os dados divulgados revelaram o crescimento de 47 por cento no número de mandados de prisão cumpridos. Em janeiro de 2024, a Polícia Civil de Santa Catarina, na região oeste, prendeu 81 pessoas, por meio de cumprimento de mandados de prisão. A delegacia regional de São Miguel do Oeste foi a quarta unidade policial que mais cumpriu os mandados de prisão com seis mandados.

Desde o dia primeiro de janeiro, as equipes da Polícia Civil na região oeste cumpriram 58 mandados de busca e apreensão, um aumento de 41 vírgula 46 por cento em comparação com o ano anterior. Em relação aos índices de criminalidade, registrou-se uma queda significativa em diversos indicadores, dentre eles, uma redução de 42 vírgula oito por cento no número de homicídios. Foram registrados oito casos de homicídios até a data de 31 de janeiro em comparação a 14 casos registrados no mesmo período do ano passado. Com relação ao crime de roubo, houve uma redução de 14 vírgula 29 por cento.

Uma mulher perdeu cinco mil reais em um golpe aplicado via whatsapp. Por volta do meio-dia, a Polícia Militar foi procurada por uma morada do bairro Bairro Salete. Ela disse que recebeu uma ligação do banco digital. O suposto funcionário informou que alguém teria tentando realizar compras com seu cartão. O atendente solicitou que a vítima acessasse o aplicativo do banco, configurasse para que todos valores dos limites fossem baixados e, na seqüência, realizasse um Pix para um código repassado pelo whatsapp. Após os procedimentos, ela percebeu o débito de cinco mil reais e 20 cenrtavos reais de sua conta. Diante do fato foi confeccionado o Boletim de Ocorrência. O caso será apurado pela Polícia Civil.

Duas pessoas foram presas pelo crime de tráfico de drogas nesta quinta-feira, 01, na Avenida Gustavo Fetter, em Iporã do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição realizava rondas ostensivas no centro da cidade por volta das 23h50, quando realizou a abordagem de uma motocicleta com dois ocupantes em atitude suspeita. Durante a busca pessoal, os policiais encontraram no bolso do casaco de uma mulher, cerca de 301 gramas de cocaína, além de R$ 386,00 em espécie e sete cartões bancários. A droga foi apreendida e os envolvidos, sendo um homem de 18 anos e uma mulher de 45 anos, foram presos e conduzidos até a Delegacia de Polícia Civil por tráfico de drogas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.