-PRODUÇÃO INDUSTRIAL AVANÇA 1,1% EM DEZEMBRO E FECHA 2023 EM ALTA
-SECRETARIA DA SAÚDE ALINHA AÇÕES CONTRA A DENGUE EM MUNICÍPIOS PRIORITÁRIOS
-DIRETORES DE ESCOLAS ESTADUAIS DE ITAPIRANGA SÃO EMPOSSADOS
-COOAFI MANTÉM PREOCUPAÇÃO APÓS PEQUENA ALTA NO PREÇO DO LEITE
-POLÍCIA AMBIENTAL REGISTRA QUEDA NAS APREENSÕES DURANTE A PIRACEMA
-AGRICULTOR ENCONTRA CADÁVER EM MEIO A PLANTAÇÃO DE MILHO
-DUAS PESSOAS SÃO PRESAS POR TRÁFICO DE DROGAS EM IPORÃ DO OESTE
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 19 graus e a máxima pode chegar a 37 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
Um incêndio provocado por uma explosão de gás deixou três pessoas mortas e quase 300 feridas, em Nairóbi, no Quênia. O incidente aconteceu durante a madrugada de sexta-feira, pelo horário local — noite de quinta-feira no Brasil. De acordo com as autoridades quenianas, a explosão aconteceu pouco depois da meia-noite em uma empresa de reabastecimento de gás. Em seguida, um armazém têxtil pegou fogo. O incêndio se alastrou por comércios, carros e casas da região, segundo o porta-voz do governo ISAAC MWAURA. Segundo a polícia, 298 pessoas ficaram feridas.
Diversos manifestantes atearam fogos em pneus e jogaram ovos em frente ao Parlamento da União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, entre a madrugada de quarta e a manhã desta quinta-feira, enquanto quase mil tratores bloqueavam as avenidas da região. A polícia local usou uma mangueira para jogar água e tentar conter os manifestantes, que ocupam as ruas no dia em que terá uma reunião com a presença de todos os líderes do bloco europeu. O objetivo do encontro dos líderes era tentar encontrar uma forma de ampliar a ajuda financeira à Ucrânia. Os agricultores esperavam que o bloco europeu avaliasse um afrouxamento das regras que regem as políticas agrícolas do país, para melhorar as condições de produção.
O Congresso da Argentina retomou o debate sobre o megaprojeto de lei do presidente JAVIER MILEI nesta quinta-feira. A medida propõe regular desde a política econômica até a privatização de estatais. A previsão é que haja uma votação geral e, em seguida, os parlamentares votem artigo por artigo, o que deve se estender até esta sexta-feira. Em Buenos Aires, manifestantes se reuniram em frente ao prédio do Congresso para protestar contra o megaprojeto. Eles entraram em confronto com a polícia pelo segundo dia seguido. Originalmente, o texto foi enviado para a Câmara com 664 artigos originais, e desses restam 224. Os demais foram retirados da proposta.
A indústria brasileira encerrou 2023 com crescimento acima do esperado em dezembro e voltou a crescer no acumulado do ano, embora a um ritmo lento em meio a dificuldades para deslanchar em um cenário de juros restritivos e desafios globais. A produção industrial teve alta de um vírgula um por cento em dezembro em relação ao mês anterior, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Na comparação com dezembro do ano anterior, a produção teve alta de um por cento. Os resultados levaram o setor a fechar o ano passado com alta acumulada da produção de zero vírgula dois por cento, ainda sem recuperar a queda de zero vírgula sete por cento de 2022.
O ministro do Supremo Tribunal Federal, ALEXANDRE DE MORAES votou nesta sexta-feira para condenar mais 12 acusados pela Procuradoria-Geral da República por participação nos atos extremistas do 8 de Janeiro, em Brasília. São 11 homens e uma mulher, com penas de 12, 14 e 17 anos. O primeiro julgamento de 2024 sobre o caso começou um dia após a cerimônia de abertura do ano no Judiciário. Desde setembro de 2023, o Supremo já condenou pelo menos 30 pessoas por envolvimento nos atos extremistas. As penas variam entre 14 e 17 anos de prisão. Ao todo, a Corte já recebeu mil 345 denúncias. Desse total, mil 113 foram suspensas para a PGR avaliar se vai propor acordos que evitem a condenação.
O julgamento que pode levar à cassação do mandato do senador SERGIO MORO foi adiado. Anunciado para o próximo dia 8, o julgamento agora não tem mais data definida. Segundo o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, SIGURD BENGTSSON, para que o caso seja analisado, é preciso que o quórum do Tribunal esteja completo, necessário em situações de cassação. No momento, segundo BENGTSSON, é preciso aguardar a nomeação de um sétimo membro do colegiado. Dessa forma, não há “tempo hábil” para que esse processo ocorra em uma semana. Os nomes de três candidatos para integrar o TRE-PR serão homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Depois, o presidente LULA deverá escolher um deles. O processo contra MORO é por suposto abuso de poder econômico na eleição.
O governador JORGINHO MELLO nomeou como titular da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, MARIA HELENA ZIMMERMANN, que vinha cumprindo a função interinamente desde a saída de ALICE KUERTEN. Já a assistente social, LUCIANE DOS PASSOS é a nova secretária adjunta. Na cerimônia realizada ontem, MARIA HELENA citou avanços no setor, como por exemplo, o novo modelo de cofinanciamento que repassa valores aos municípios pelo seu porte e pelos serviços executados. Ela destacou ainda como principais conquistas o lançamento dos editais do Fundo da Infância e Adolescência e do Fundo Estadual do Idoso. Ao todo são 82 milhões para projetos que podem ser cadastrados por entidades da sociedade civil e órgãos governamentais para atender esses dois públicos.
O Ministério Público de Santa Catarina apresentou nesta quinta-feira uma manifestação pela interdição temporária e parcial do Presídio Regional de Criciúma, no Sul do Estado. O pedido argumenta que o local sofre com superlotação carcerária e solicita que seja proibido o ingresso de novos presos até que se atinja a limitação de 951 apenados. A manifestação, assinada pelo promotor JADSON JAVEL TEIXEIRA, atendeu um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil da cidade. O pedido será analisado pelo juiz da cidade. Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, que administra o Presídio, afirma que “está atuando para diminuir o déficit de vagas no sistema penitenciário catarinense, através de um planejamento de novas construções e ampliações”. A Secretaria afirma que a instituição conta com 998 presos custodiados, número menor do que o verificado pelo MP.
Na tarde desta quinta-feira, a Secretária de Estado da Saúde, CARMEN ZANOTTO, e o Superintendente de Vigilância em Saúde, FÁBIO GAUDENZI, coordenaram uma reunião técnica de alinhamento do cenário epidemiológico da dengue e demais arboviroses com os municípios catarinenses que apresentam as maiores taxas de incidência de casos prováveis neste início de 2024. O objetivo da reunião foi a apresentação atualizada do cenário epidemiológico no país e no estado, assim como as ações a serem intensificadas em relação ao controle do mosquito Aedes aegypti e manejo clínico dos casos suspeitos. De acordo com o último informe epidemiológico, foram identificados sete mil 185 focos do mosquito Aedes aegypti em 182 municípios. Dos 295 municípios catarinenses, 154 são considerados infestados pelo vetor.
15 diretores de escolas estaduais de Itapiranga são empossados em Lages. O ato de posse dos diretores das escolas da rede estadual de Santa Catarina foi realizada nesta semana. A posse aconteceu na quarta-feira, no Centroserra Convention Center, na cidade de Lages. O Plano de Gestão é para o período de 2024-2027. A programação contou com a presença do Governador JORGINHO MELLO, do Secretário de Estado da Educação, ARISTIDES CIMADON, da Secretária Adjunta PATRÍCIA LUEDERS e equipe da SED. Foram empossados mil e 46 novos diretores da rede estadual para os próximos quatro anos.
Da Coordenadora da Regional de Educação de Itapiranga foram empossados 15 diretores. O Coordenador Regional de Educação, INÁCIO RHODEN, acompanhou os profissionais. Todas as escolas que fazem parte da CRE de Itapiranga já têm definidos os diretores e participaram desta posse. Escolas que não apresentaram plano de gestão escolar ou não foram eleitos, tiveram diretores nomeados por portaria da Secretaria da Educação com a anuência do Governador do Estado.
Os servidores da comarca de Itapiranga tiveram um momento especial de olho no futuro do Poder Judiciário. Em janeiro a comarca completou 51 anos de instalação e recebeu a visita de estudantes do curso profissionalizante de Auxiliar de Serviços Jurídicos. Além de conhecer o funcionamento do fórum, os jovens puderam tirar dúvidas em um bate-papo com o magistrado. Os 12 adolescentes fazem parte da Escola Programa Nacional de Desenvolvimento Educacional, PRONADE, do município de São João do Oeste, que faz parte da comarca de Itapiranga. Acompanhado pela professora e advogada JÚLIA WOLFART, o grupo visitou as dependências do fórum e pode conversar com os servidores, promotor de justiça e juiz. Eles ainda participaram de uma audiência de custódia, além de conhecer os serviços judiciários e o funcionamento de uma unidade judicial.
Conforme o juiz RODRIGO PEREIRA ANTUNES, diretor do foro da comarca de Itapiranga, é uma grande alegria atuar na comarca que possui mais de meio século colaborando com o cumprimento dos direitos dos moradores de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. Menciona ainda que foi um dia especial, receber a visita de jovens tão interessados e que, provavelmente, darão continuidade aos trabalhos do Poder Judiciário na comarca. Segundo o juiz, a comarca continua à disposição da comunidade e dos estudantes para a manutenção de uma Justiça cada vez mais ágil e assertiva, com a resposta que a sociedade espera dos serviços.
O novo salário-mínimo nacional começa a ser pago nesta quinta-feira, dia primeiro de janeiro. O valor é de mil 412, seis vírgula 97 por cento maior que o anterior. O reajuste corresponde a inflação acumulada nos últimos 12 meses terminados em novembro de 2023, somando três virgula 85 por cento, mais o crescimento de três por cento do Produto Interno Bruto em 2022. O programa Ponto e Contra ponto de desta quarta-feira repercutiu o aumento do salário-mínimo na economia local e o que novo valor representa para os trabalhadores, para as empresas e para os aposentados. De acordo com o presidente da Asprev, Associação de aposentados e pensionistas da região, SERGIO VOLPI, o aumento vai repercutir diretamente na economia dos municípios já ue o valor será usado no dia a dia das famílias.
O salário mínimo não é suficiente para atender a demanda das famílias, mas o reajuste com ganho real é um ponto que deve ser comemorado. A observação é da coordenadora do coletivo sindical, GICELE DOS SANTOS. Ela ressaltou que salário mínimo está recuperando o poder de compra em razão da politica que garante um aumento real para os trabalhadores, ou seja, acima da inflação. Ela reforça que a correção do salário mínimo é necessária. Ele citou que o reajuste anual é importante para as famílias e também para a economia, afinal, a reposição garante o poder de compra dos trabalhadores.
Polícia Ambiental Registra redução em flagrantes de pesca irregular no Rio Uruguai. A Piracema iniciou em primeiro de outubro de 2023 e encerrou nesta quarta-feira, 31 de janeiro. Durante este período ocorreu fiscalização para cumprir a legislação ambiental. A PMA registrou uma queda significativa na pesca predatória nestes quatro meses de restrições. De acordo com o comandante da Polícia Militar Ambiental do Pelotão de São Miguel do Oeste, capitão ALCENIR MINUSCOLI, foram apreendidos 13 mil 522 metros quadrados de rede, com flagrante de apenas um pescador, feito um registro de auto de infração e ainda teve a apreensão de uma embarcação.
O capitão aponta como fatores para redução de crimes ambientais, o rigor na fiscalização, conscientização das pessoas e período de muita chuva, que manteve o Rio Uruguai acima do nível normal, dificultando a pesca. ConformeALCENIR MINUSCOLI, logo no primeiro dia da Piracema, foi realizada uma grande operação com apoio da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e do Batalhão de Chapecó. Segundo o comandante, isso demonstrou grande poder de fiscalização e inibiu ação irregular dos pescadores. Em outra operação, realizada em janeiro foi somado ainda mais forças com presença do Ministério Público Federal, Saer e batalhão de aviação da PMA, permitindo ações conjuntas com patrulhamento aquático e aéreo. O Ministério Público também mapeou possíveis construções irregular em área de preservação permanente. Os dados coletados serão avaliados para possíveis providências em obras irregulares nas margens dos rios.
ALCENIR MINUSCOLI chama atenção para a parceria com a Brigada Militar Ambiental Rio Grande do Sul que resultou em grandes operações e com resultado positivo. As guarnições dos dois estados trabalharam em parceria para inibir ações de pescadores irregulares. MINUSCOLI confirma que o maior problema segue na região de Itapiranga devido a extensão do Rio Uruguai e variedade de peixes. A fiscalização ocorre de Itapiranga até Palmitos, área de competência da Policia Militar Ambiental de São Miguel do Oeste. Conforme o capitão, o fim da Piracema não significa liberdade total para pesca nos rios. Nesta quinta-feira, primeiro dia após a Piracema, a PMA realizou operação no Rio Uruguai para aplicar a legislação em relação ao limite mínimo de tamanho dos peixes, legalidade das licenças exigidas para pescadores profissionais e amadores e apetrechos usados em locais proibidos.
Situação na cadeia produtiva do leite ainda gera muita preocupação. A leve recuperação nos preços do litro do leite pago ao produtor rural não é suficiente para garantir rentabilidade aos produtores, que vivem momentos de expectativa. A redução no volume de produção, gera algumas projeções de melhor rentabilidade, porém o valor ainda é abaixo do esperado e insuficiente para motivar as pessoas envolvidas no setor. Conforme o Gerente Administrativo da Cooafi, DANIEL BRANDÃO, a Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga tem acompanhado o cenário com muita preocupação. Ele avalia que a quantidade exorbitante de importações, com volume até 20 por cento superior a anos anteriores é o grande vilão para a falta de rendimento aos produtores.
DANIEL BRANDÃO diz que faltam medidas mais rigorosas do governo federal para proteger a atividade, que tem grande impacto na região. De acordo com o Gerente vários produtores abandonaram a produção de leite no ano passado e muitas propriedades estão endividadas, pois buscaram recursos em bancos para seguir na atividade. O problema maior ocorreu em 2023, quando o valor do litro do leite chegou a patamares de um real e 60 centavos, bem abaixo do custo de produção. Para o Gerente Administrativo da Cooafi, uma esperança está no estimulo para aumento no consumo interno do Brasil. DANIEL BRANDÃO cita como exemplo a possibilidade de estimular o maior oferta de leite e derivados na alimentação escolar.
A cadeia produtiva do leite precisa de auxilio com urgência. A observação é do Gerente Administrativo da Cooafi, DANIEL BRANDÃO. Ele destaca que o setor tem grande importância econômica e social e por isso merece mais atenção dos governantes. Ele demonstra grande preocupação com o segundo ano sem projeção de lucratividade. Reforça a necessidade de estancar a importação, garantir preço mínimo ao produtor. Para BRANDÃO, o governo federal deveria subsidiar programa para garantir um valor mínimo. Outra medida defendida pelo gerente é no trabalho para redução dos custos de produção, com uma logística favorável para o transporte dos insumos, pois a região depende de componentes da ração que são produzidos em outras regiões do pais.
Um homem de 19 anos, morador de São Miguel do Oeste perdeu cinco mil reais em golpe da compra online. O estelionato foi registrado por volta das 12 horas no Bairro Salete. De acordo com a Polícia Militar a vítima relatou que, recebeu uma ligação do banco digital, onde possui conta, e que na ligação, informaram para ele que alguém teria tentando realizar compras com seu cartão, sendo assim, o estelionatário solicitou que a vítima acessasse o aplicativo do banco, configurasse para que todos valores dos limites fossem baixados e, na sequência, realizasse um Pix para um código repassado pelo whatsapp. Após realizar os trâmites o homem percebeu o débito dos valores de sua conta bancária, percebendo que havia caído em um golpe. A PM lavrou o boletim de ocorrências bem como orientou o solicitante.
Em decisão unânime da quinta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, nesta quinta-feira o recurso da defesa do prefeito de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON, condenado por rachadinha, foi negado. DORIGON, eleito em 2020 pelo PSL, era réu em uma investigação do Ministério Público de Santa Catarina referente ao período em que era vice-prefeito, entre 2013 e 2020. Em primeira instância, ele foi condenado a quatro anos e cinco meses de prisão em regime semiaberto, além da perda do cargo, em julho de 2023. A defesa recorreu da decisão, mas não obteve êxito. A desembargadora CINTHIA BITTENCOURT SCHAEFER, relatora do caso na quinta Câmara, votou contra o recurso e foi seguida pelos demais membros do grupo.
Ainda cabe recurso aos advogados de VANDECIR DORIGON. Durante o julgamento, a defesa alegou inicialmente que não foi respeitado o foro privilegiado que deveria ter sido aplicado no caso. Posteriormente, argumentou que não foram identificadas as pessoas que foram obrigadas a dividir percentuais dos próprios salários, como alegava o Ministério Público. ROQUE MENEGHINI, prefeito à época em que DORIGON era vice, também foi condenado. A defesa de ambos alegou a inocência dos réus. O advogado de defesa condenatória injusta e em desacordo com vários dispositivos legais. Assim, irá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal. Sobre a permanência de VANDECIR DORIGON no cargo de prefeito, o advogado salienta que, como regra, as decisões condenatórias criminais somente são cumpridas quando não houver mais possibilidade de recurso.
Agricultor encontra cadáver em meio a plantação de milho no interior de Cunha Porã. Na tarde desta quinta-feira, por volta das 15 horas, a Polícia Militar foi acionada por um agricultor na Linha Glória, localizada no interior de Cunha Porã. Enquanto realizava a plantação de milho, o homem notou algo fora do comum, ao verificar de perto, constatou que havia passado sobre um cadáver que estava em sua lavoura. Ao chegar ao local, as autoridades constataram que se tratava de um cadáver em avançado estado de decomposição. A Polícia Civil, Polícia Científica e Instituto Médico Legal foram chamados e compareceram para tomar as medidas necessárias. As investigações estão em andamento para identificar a vítima e esclarecer as circunstâncias da morte.
Duas pessoas são presas por tráfico de drogas no centro de Iporã do Oeste. Duas pessoas foram presas pelo crime de tráfico de drogas nesta quinta-feira, na Avenida Gustavo Fetter, em Iporã do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, a guarnição realizava rondas ostensivas no centro da cidade por volta das 23 horas e 50 minutos, quando realizou a abordagem de uma motocicleta com dois ocupantes em atitude suspeita. Durante a busca pessoal, os policiais encontraram no bolso do casaco de uma mulher, cerca de 300 gramas de cocaína, além de 386 em espécie e sete cartões bancários. A droga foi apreendida e os envolvidos, sendo um homem de 18 anos e uma mulher de 45 anos, foram presos e conduzidos a Delegacia por tráfico de drogas.