-LIRA E PACHECO SÃO REELEITOS PRESIDENTES DA CÂMARA E DO SENADO
-SC FOI O SÉTIMO ESTADO DO PAÍS NA GERAÇÃO DE EMPREGO FORMAL EM 2022
-CRESCENTE NÚMERO DE FOCOS DA DENGUE PREOCUPA EQUIPE DA SAÚDE
-ANO LETIVO NA REDE ESTADUAL DEVE INICIAR COM FALTA DE PROFESSORES
-EDUCAÇÃO REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE A APOSTILA APRENDE BRASIL
-PROJETO DE ASSISTÊNCIA RURAL É DESENVOLVIDO PELO SINDICATO
-AMOESC DEBATE DETALHES FINAIS DO TERCEITO SEMINÁRIO DE TURISMO
-AO MENOS 100 FAMÍLIAS DO PAIF RETORNAM AS ATIVIDADES HOJE À TARDE
-PF COMBATE DESCAMINHO DE VINHOS EM GUARUJÁ DO SUL E OUTRAS 4 CIDADES
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM EM FLAGRANTE NO BAIRRO SÃO LUIZ
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão é de condições de nebulosidade variável com chuva a partir da tarde. A mínima desta manhã foi de 20 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e nove centavos. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos. Já o peso argentino está cotado em menos de três centavos.
O papa FRANCISCO denunciou o “veneno da ganância” por recursos minerais, que impulsiona o conflito na República Democrática do Congo, ao iniciar uma visita oficial pela África, dizendo que o mundo rico tinha que perceber que as pessoas eram mais preciosas do que os minerais da terra abaixo delas. FRANCISCO, de 86 anos, é o primeiro pontífice a visitar o Congo desde JOÃO PAULO SEGUNDO em 1985, quando o país ainda era conhecido como Zaire. Cerca de metade dos 90 milhões de habitantes do Congo são católicos. FRANCISCO pediu para “tirarem as mãos da África. Na sexta, o papa estará em Sudão do Sul.
As pessoas sem-teto ou em moradias precárias são cada vez mais numerosas e vulneráveis à inflação na França, adverte a Fundação Abbé Pierre em seu relatório anual apresentado nesta quarta-feira. O estudo critica o governo e a “insuficiência” de seus esforços para remediar o problema social. Mulheres e pessoas LGBTQIA+ são as que mais sofrem. A Fundação estima o número de desabrigados na França em 330 mil. São 30 mil acima do registrado no ano anterior e um aumento de cerca de 130 por cento em relação a 2012, data do último estudo sobre esse assunto realizado pelo INSEE, o Instituto Nacional de Estatísticas.
Um tribunal de Viena condenou nesta quinta-feira a longas sentenças, incluindo prisão perpétua, quatro dos seis homens acusados de ajudar um jihadista a preparar um atentado em 2020. O agressor de 20 anos, que foi morto a tiros pela polícia minutos depois de abrir fogo, matou quatro pessoas em 2 de novembro de 2020, além e atropelar multidões sentadas nos terraços de bares e restaurantes no centro de Viena. Mais de 20 pessoas ficaram feridas. Dois acusados foram condenados à prisão perpétua por serem cúmplices do assassinato. Dois outros receberam sentenças de 20 e 19 anos. Os dois restantes foram considerados culpados de serem membros de uma organização terrorista, mas absolvidos de cumplicidade no assassinato e condenados a dois anos de prisão parcialmente suspensa.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira, manter a taxa Selic em 13 vírgula 75 por cento ao ano – patamar em vigor desde o início de agosto de 2022. O Copom costuma se reunir a cada 45 dias para definir a taxa básica de juros da economia. Esta é a primeira reunião do grupo durante o governo do presidente LULA. É também a quinta vez consecutiva em que o Copom se encontra e fixa a Selic no mesmo patamar. O resultado já era esperado pelo mercado. Apesar da manutenção da taxa, a Selic permanece no maior patamar desde novembro de 2016, quando estava em 14 por cento ao ano.
O então presidente da Câmara dos Deputados, ARTHUR LIRA, foi reeleito nesta quarta-feira durante votação para a presidência da Mesa Diretora. Ele já ocupava a cadeira desde 2021, quando ganhou a corrida contra BALEIA ROSSI. O deputado alagoano se mantém no cargo por mais dois anos. LIRA, que disputou o cargo com CHICO ALENCAR do PSOL carioca e MARCEL VAN HATTEM do Novo gaúcho, quebrou recorde de votação. Ele recebeu 464 votos de um total de 508. Em seu discurso logo depois da eleição, LIRA disse que chegou o momento de “desinflamar o Brasil” e que a câmara dos deputados não vai aprovar nada que atente contra a democracia.
RODRIGO PACHECO foi reeleito presidente do Senado nesta quarta-feira. O político, que coordena a Casa desde janeiro de 2021, vai seguir no comando por mais dois anos. O senador recebeu 49 votos e derrotou ROGÉRIO MARINHO do PL, ex-ministro de JAIR BOLSONARO, que teve apoio de 32 parlamentares. O resultado da eleição na Casa representa uma segunda derrota do bolsonarismo e dá mais uma demonstração de força do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, um mês após o início do seu mandato. O petista foi um dos principais apoiadores da candidatura de PACHECO, que, consequentemente, recebeu votos da base de LULA.
O primeiro mês do governo JORGINHO MELLO foi marcado pelo levantamento do diagnóstico da situação do Estado e pelo planejamento de ações para a gestão. Ao longo de todo o mês, a Secretaria da Fazenda produziu uma “tomografia” das contas públicas do Estado. Saúde e Educação também realizaram levantamentos em suas áreas para entender as necessidades mais urgentes. Algumas medidas, como dar fim na fila de cirurgias, estão em andamento. Na próxima semana o estudo completo sobre a fila será divulgado.
Santa Catarina foi o sétimo estado do Brasil na lista de criação de postos de trabalho em 2022, de acordo com informação divulgada pelo Caged nesta semana. Foram 90 mil 355 novos empregos formais criados ao longo do ano passado. Em primeiro lugar ficou São Paulo, com 597 mil. Santa Catarina cresceu mais que a média nacional no ano passado. O resultado catarinense foi afetado por uma queda ocorrida no último mês de 2022, quando o estado registrou uma redução de 39 mil 268 empregos formais. Foram 83 mil e 60 contratações e 122 mil 328 desligamentos no mês de dezembro. O setor que mais gerou empregos em 2022 foi o de serviços, com 56 mil 396 contratações a mais do que demissões entre janeiro e dezembro do ano passado. O setor que menos contratou foi a agropecuária, com saldo positivo de 666 empregos.
O deputado estadual MAURO DE NADAL do MDB manteve o tom conciliador na primeira fala como presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Em coletiva à imprensa após o resultado, o novo presidente projetou quais devem ser as prioridades neste início de trabalho da nova mesa, falou sobre a provável presença do MDB no governo de JORGINHO MELLO e sobre a reforma administrativa, que deve ser uma das principais pautas em debate no parlamento. NADAL também pregou a harmonia entre os parlamentares, já que ANA CAMPAGNOLO e SARGENTO LIMA não foram favoráveis à eleição do emedebista. Ele disse que participou de conversas em que o governador externou a possibilidade de ter o MDB no governo, mas que o assunto ficou para pós-eleição da mesa diretora.
A movimentação no trânsito é intensa durante o Itaipu Rural Show. Por esse motivo, todos os motoristas que forem de carro à exposição – que acontece do dia 15 até 18 deste mês em Pinhalzinho, terão ajuda da equipe encarregada do setor para encontrar um bom local para deixar o veículo. A informação é do responsável pelo trânsito da feira FERNANDO THOMAS. De acordo com ele, nos quatro dias do evento, a movimentação é grande tanto dentro e fora do Complexo do Itaipu Show, principalmente nas ruas que dão acesso ao parque. FERNANDO afirmou que o espaço será totalmente sinalizado, facilitando a trafegabilidade, oferecendo segurança para todos.
O Itaipu Rural Show tem diversos portões que dão acesso ao parque. Conforme o responsável pelo trânsito da exposição FERNANDO THOMAS, é difícil ter uma estimativa de quantos veículos poderão utilizar os estacionamentos de dentro da feira, porque o complexo do Itaipu tem cerca de 18 hectares de exposição. Porém, ele garantiu que todos estarão bem acomodados. FERNANDO ainda destacou a parceria com empresas próximas, que disponibilizam os estacionamentos para os visitantes. Ele comentou que no espaço em que acontece a dinâmica de máquinas, que tem acesso pelos fundos do parque, na sexta-feira e no sábado, ficará disponível para abrigar os carros.
A Celesc e o Instituto Santé firmaram um termo de convênio do programa de Eficiência Energética para as unidades com gestão própria do Santé. Estão incluídos o Hospital Sagrada Família de Itapiranga, Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira, Hospital Santo Antônio de Guaramirim e Hospital São Luiz de Campo Alegre. Objetivo é melhorar o aproveitamento energético dos hospitais. No total, serão investidos pouco mais de seis milhões de reais nas cinco unidades, incluindo contrapartida dos hospitais. O projeto contempla a substituição e modernização de antigos e ineficientes sistemas de iluminação e condicionamento de ar, coletores para aquecimento solar de água e de geração de energia fotovoltaica. Bem como a divulgação e a promoção da cultura de boas práticas de utilização racional de energia elétrica entre os funcionários das instituições e comunidades em geral.
Logo mais à tarde será dado início às atividades do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, de 2023, em São José do Cedro. A informação é da psicóloga do Cras, SILVIA NARDI. Apesar desta quinta-feira marcar o retorno das atividades, este serviço social é contínuo no município. Ela explicou que apenas as atividades em grupos foram interrompidas em janeiro, mas as visitas domiciliares continuaram sendo realizadas pela equipe do Cras. A retomada com os grupos vai acontecer na comunidade de Padre Réus a partir das duas horas. O ano começa com cinco grupos formados espalhados nas comunidades rurais de Padre Réus, Peperi, Mariflor e São Mateus, além de um grupo de cidadãos da cidade. Cada grupo, conforme ela, conta com um cronograma pré-definido e as atividades acontecem num dia da semana estabelecido neste cronograma. A psicóloga ainda falou que os participantes estão otimistas com esta retomada. Estima-se que de 100 a 150 famílias participam, considerando que a média de integrantes por grupo é de 20 a 30.
O Cras de São José do Cedro, ao retornar com as atividades, vai conversar com as famílias sobre algumas ações que poderão ser desenvolvidas no ano. A psicóloga SILVIA NARDI, falou que a equipe conta com o cronograma de atividades praticamente concluído, porém, antes mesmo de definir com exatidão este cronograma, serão colhidas sugestões dos participantes. O Cras também vai apresentar algumas ideias para as famílias que avaliarão com a equipe a viabilidade de desenvolver as atividades. A psicóloga falou sobre a importância de envolver os participantes neste debate para saber quais atividades eles mais necessitam. SILVIA também comentou que o cronograma do ano também visa possibilitar atividades diferentes para manter o interesse da família nestas ações. Uma destas ações externas é desenvolvida junto com a Epagri local.
Os prefeitos dos municípios de abrangência da Ameosc estiveram reunidos, nesta semana, em Florianópolis para uma audiência na Casa Civil com o objetivo de solicitar ao governo a publicação de Portaria que autoriza a transferência de recursos do Tesouro do Estado que foram conveniados com os Municípios até o final do exercício de 2022. O ofício foi entregue pelo presidente da Ameosc VALDIR RUBERT acompanhado dos prefeitos dos 19 municípios abrangidos. A solicitação dos Municípios, considera inicialmente a publicação da Portaria que suspende a transferência de recursos de convênios que até a data da publicação da portaria não havia sido efetuado pagamento da primeira parcela ou parcela única. Diversos municípios possuem convênios de que trata desta Portaria, construíram e custearam seus projetos e planos de trabalho para executar os investimentos previstos. Com a suspensão, não somente frustra a população pela não execução dos convênios, como também há desperdício de recursos e trabalho na organização dos referidos projetos e planos de trabalho.
O colegiado de Turismo da Ameosc realizou, nesta semana, uma reunião com o objetivo de debater pautas importantes para o setor a serem realizadas em 2023. A principal pauta foi o Terceiro Seminário de Turismo da Região da Ameosc, que acontecerá no dia 29 de Março, em Itapiranga. O foco principal foi à definição das atividades e palestras a serem realizadas no seminário. A próxima reunião, que acontecerá no dia 16 de Fevereiro, finalizará os detalhes para que a programação seja divulgada. Para o secretário Executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, o Seminário é um momento de fomento do turismo regional. Este será um momento de conversa, de troca de experiências e debate sobre o turismo como um todo e sobre os empreendimentos turísticos da região. A região é rica nesse sentido, com pontos turísticos que tem se fortalecido e ganhado visibilidade nos últimos anos. É necessário investir, planejar, respeitar o meio ambiente e promover momentos de lazer aos turistas.
O Sintraf de São José do Cedro está trabalhando com o projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, visando garantir apoio ao agricultor. A informação é do presidente, ARNÉLIO NADIN. O Ater é desenvolvido pela Fetraf de Santa Catarina em parceria com os sindicatos municipais. Com isso, os sindicatos do Extremo-Oeste estão trabalhando em conjunto no intuito de obter maiores resultados. Segundo o presidente, inicialmente um técnico vai acompanhar as atividades nas propriedades rurais de São José do Cedro, Guarujá do Sul e Guaraciaba. A ideia é possibilitar um acompanhamento que vise o aumento da produtividade voltada às atividade rurais, a exemplo, de produção leiteira, gado de corte e hortifrutigranjeiros. Nesse último caso, o presidente falou que a região se encontra num momento bem complicado com a desistência deste cultivo. No entanto, a expectativa do sindicato é a feira livre que acontecerá na Casa do Agricultor, ainda em edificação em São José do Cedro. A intenção é levar produtos orgânicos ou minimamente orgânicos.
Na próxima semana todas as creches voltarão a atender as crianças em São José do Cedro. Durante o período de férias, a creche Nossa Senhora Aparecida ficou responsável por atender em regime de plantão, mas agora é hora de volta ao normal. A secretária de Educação SIMONE TREVISOL, falou durante o programa da prefeitura que todas as creches voltam a receber as crianças no dia 6 de Fevereiro. Desde ontem, os professores estão trabalhando no cronograma de ações que serão desenvolvidas no decorrer deste ano nas unidades de ensino infantil. Outra demanda atual da secretaria é em relação ao transporte e merenda escolar, bem como a licitação de novas linhas. A nutricionista esteve em curso para melhorar a capacitação. SIMONE também falou que hoje está acontecendo uma formação com os professores da rede municipal de ensino. Segundo ela, a capacitação sobre a apostila Aprende Brasil acontece no colégio Cemeg. Já os professores de creches, jardim e do maternal vão fazer planejamento unificado para possibilitar o mesmo ensino entre as unidades.
A menos de uma semana para começar às aulas na rede estadual de Ensino, a equipe da coordenadoria regional de Educação de Dionísio Cerqueira está visitando alguns colégios. A informação é da supervisora, SILVANE DE OLIVEIRA. Ela assumiu o cargo no mês passado ao aceitar o convite da secretaria de Estado de Educação. Ela ainda afirmou que sua decisão foi baseada no conhecimento da coordenadoria. Após definir sua equipe, ela está passando por alguns colégios para apresentar a nova coordenadoria e discutir as prioridades da nova supervisão. Conforme ela, o objetivo será continuar avançando com melhoramento do aprendizado dos alunos, contratação de professores capacitação, além de capacitá-los durante o ano, bem como melhorar a infraestrutura das unidades. Algumas escolas como, por exemplo, o colégio Cedrense – que fica em São José do Cedro, a maior unidade escolar da regional, está recebendo investimentos. No entanto, um gargalo atravessado pela regional de Educação é a falta de professores para completar o quadro funcional.
Mesmo com esta dificuldade de contratar professores, a regional de Educação de Dionísio Cerqueira vê isso como uma situação passível de solução ainda nas primeiras semanas de aula ou até mesmo antes. A supervisora SILVANE DE OLIVEIRA, falou que ainda ontem estava sendo trabalhado neste quesito visando preencher as vagas ainda restantes. Ao ser questionada sobre quais vagas poderiam ficar abertas, caso não sejam preenchidas antes do começo das aulas, ela não estabeleceu quais seriam elas devido ao processo ainda em tentativa de solução. Mas acredita-se que o número de vagas abertas será uma das menores dos últimos – até devido à valorização da classe educadora ao nível nacional nos últimos anos. A supervisora ainda falou que o roteiro de visitas faz parte da programação que aborda sobre a “Semana Pedagógica” que consiste na preparação dos profissionais antes de entrarem em sala de aula na próxima semana.
A saúde pública se prepara para multivacinação. Em Palma Sola, segundo a enfermeira responsável pela vacinação EDITE CIRINO, a saúde pública faz uma busca geral de todas as vacinas que estão disponíveis no calendário básico. Para esse ano, ela comentou que ainda não tem datas definidas de início e fim de campanhas. EDITE destacou que todos da pasta estão em alerta em relação à Poliomielite, e que assim como foi no ano passado, neste ano acontece à campanha de vacinação para prevenir surtos dessa doença. Todos devem manter a caderneta de vacinação em dia, principalmente dos menores de idade.
A expectativa da secretaria de Saúde é para que a campanha de vacinação de Covid aconteça nos próximos dias. A pasta já teve capacitação através do laboratório da Pfizer, para que aconteça a campanha da vacina Bivalente. Porém, o setor não teve nenhuma informação técnica, por isso a atenção é especial às vacinas de rotina. A informação é da enfermeira de Palma Sola EDITE CIRINO. Ela inda disse que, a busca ativa continua para que se tenha a cobertura de 100 por cento das doses das vacinas de rotina. Ela comentou ainda, que no município, alguns pais têm certa resistência para levar os filhos até a sala de vacinação para regularização.
A secretaria de Saúde de São José do Cedro está bem preocupada em relação ao número de focos do mosquito da Dengue que foram confirmados nas últimas semanas. O alerta é da secretária, CARLA SILVESTRE. Ultimamente os agentes de Endemias têm encontrado muitos pontos com água parada com a presença de larva do mosquito, o que está preocupando o setor. O período de chuva seguida de sol e calor aumenta a probabilidade de novos focos em São José do Cedro. Para evitar uma situação epidêmica, os agentes realizam semanalmente um mutirão de limpeza e onde estão sendo encontradas larvas. Com isso, a chance de aparecer o primeiro caso de dengue é muito grande e acontecendo isso é mais fácil se alastrar e contaminar mais pessoas. Desde o ano passado, quando o município atravessou o pior cenário de dengue dos últimos anos, o poder público se precaveu com a situação com a busca de mais recursos para combater a dengue. No ano passado também foi adquirido um novo equipamento para combate direto ao mosquito.
A probabilidade de um novo surto de casos de dengue é grande em São José do Cedro em virtude do número de focos do mosquito. A afirmação é da secretária de Saúde, CARLA SILVESTRE. Este eventual cenário não estava dentro do esperado pela saúde em São José do Cedro, assim como os casos de Covid-19. Nesse caso, em janeiro o município chegou a ter 44 pessoas com coronavírus – algo não previsto inicialmente. Isso, da mesma forma, pode acontecer com a dengue se não houver cuidado por parte da população. A secretária voltou a lembrar que, apesar de ser de conhecimento de todos, a limpeza diária continua sendo uma das ações mais eficientes no combate ao mosquito da dengue. Apenas alguns minutos do dia a dia para efetuar a limpeza ao redor do terreno é de grande valia, bem como mantê-la limpa é um fator ainda mais importante. Os terrenos baldios na área urbana, da mesma forma, necessita ter uma limpeza geral e não superficial. Assim é possível evitar acúmulo de água em algum recipiente, bem como deixar o terreno mais organizado.
Um homem em atitude suspeita foi abordado pela Polícia Militar na noite de ontem, no Centro de Dionísio Cerqueira. A situação aconteceu na Rua Rio Grande do Sul. De acordo com a PM, ele foi abordado depois de levantar suspeita dos policiais. Ao ser realizada a busca pessoal, foi encontrado pelos PMs certa porção de maconha em um dos bolsos de sua roupa. Os policiais então apreenderam a droga e realizaram um termo circunstanciado em desfavor do homem. Ele deverá comparecer em juízo para esclarecimento.
A Polícia Militar prendeu, nesta manhã, um homem suspeito de praticar diversos furtos no Bairro São Luiz, em São Miguel do Oeste. Ele possui diversas passagens policiais e foi preso após praticar um furto no bairro. De acordo com a PM, as guarnições já estavam monitorando o suspeito de ter realizado diversos furtos na cidade, e durante a madrugada o homem entrou em um lava car e furtou um aspirador de pó. Buscas foram realizadas e o suspeito localizado no momento em que tentava cometer mais um crime. Ao perceber a chegada dos policiais ele tentou fugir. O cerco foi montado e ele preso, sendo encaminhado à delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.
A Polícia Federal, com o apoio da Receita Federal e da Polícia Militar de Santa Catarina, deflagrou nesta manhã a Operação Assemblage com o objetivo de desarticular grupo que atuava no descaminho de vinhos de origem argentina. Na ação estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Chapecó em residências e estabelecimentos comerciais localizados nos municípios catarinenses de Guarujá do Sul, Palhoça, São José e Joinville e ainda em Curitiba, Paraná. No curso da investigação, que perdurou por dois anos, foi identificado um comerciante argentino da cidade fronteiriça de Bernardo de Irigoyen que realizava o fornecimento de grandes quantidades de vinhos argentinos descaminhados para o Brasil por meio de transportadores de carga. Tais puxadores são integrantes de um grupo que atuava, de forma organizada e estruturada no transporte de bebidas, sob o comando de investigado residente em Dionísio Cerqueira.
A Polícia Federal também conseguiu apurar que outras quatro pessoas, residentes em Guarujá do Sul, recebiam a mercadoria desviada e se encarregaram de ocultar as caixas de vinhos em cargas lícitas de móveis, feno e até de papel higiênico. De acordo com PF, as cargas tinham como destino o litoral catarinense e as cidades de Curitiba e São Paulo. Os investigados já foram alvo de outras operações similares da Polícia Federal: em 2019 foi apreendido com o grupo quatro caminhões e outros dois veículos automotores, além de cerca de duas mil 300 caixas de vinhos. Nas buscas realizadas nesta manhã foram apreendidas armas de fogo, documentos e vultosa quantidade de vinhos objeto de descaminho, que eram mantidos em depósitos em Palhoça e em Curitiba. Os envolvidos nesta operação são investigados pelo crime de descaminho praticado em associação criminosa, os quais totalizam sete anos de reclusão.