-PRESIDENTE DO STF ESPERA TOLERÂNCIA E ESTABILIDADE NAS ELEIÇÕES
-69% DOS PACIENTES INTERNADOS COM COVID EM SC NÃO COMPLETARAM ESQUEMA VACINAL
-MUNICÍPIO PAGA MAIS DOIS MILHÕES E MEIO DE REAIS EM PRECATÓRIOS
-ENTIDADES AVALIAM QUE FECHAMENTO DE EMPREGOS EM DEZEMBRO FOI UM FATO ISOLADO
-PROCURA DE AGRICULTORES PELO PROGRAMA RECONSTRÓI SC SUPERA EXPECTATIVA
-MOTOCICLETA FURTADA É ENCONTRADA Á 300 METROS DO LOCAL DO CRIME
-HOMEM SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS É PRESO PELA PM NA LINHA APARECIDA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 36 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 27 centavos. O euro está valendo cinco reais e 97 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, disse nesta terça-feira que o Ocidente ignorou as principais preocupações de seu país em relação à segurança na região. Ele também alegou que os americanos tentam arrastar Moscou a um conflito. Em Washington, a secretária de imprensa da Casa Branca, JEN PSAKI, reagiu ironicamente aos comentários de PUTIN, comparando-os a "quando a raposa grita do alto do galinheiro que está com medo das galinhas". Moscou vem aumentando sua presença militar na fronteira com a Ucrânia.
A Anistia Internacional publicou nesta terça-feira um relatório de 211 páginas no qual acusa o governo de Israel de submeter os palestinos a um sistema de apartheid baseado em políticas de "segregação, expropriação e exclusão" que equivalem a crimes contra a humanidade. O governo israelense disse que o relatório "consolida e recicla mentiras" de grupos de ódio e foi projetado para "despejar combustível no fogo do antissemitismo" e acusou a Anistia Internacional de usar "duplos padrões e demonização para deslegitimar Israel".
Pelo menos 22 pessoas morreram e outras 47 ficaram feridas em um deslizamento de terra em Quito, capital do Equador, segundo o balanço desta terça-feira dos serviços de emergência do país. Equipes de resgate dos bombeiros continuam com operações de buscas em casas destruídas e ruas cobertas pela lama. As fortes chuvas que caíram na segunda-feira contribuíram com a tragédia. As autoridades informaram que nove pessoas ainda estão desaparecidas. As chuvas em Quito nesta segunda-feira registraram o número mais alto em quase duas décadas. Choveu o equivalente a 75 litros por metro quadrado.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central se reunirá nesta quarta-feira para definir a Selic, a taxa básica de juros da economia. Segundo o relatório "Focus", divulgado pelo Banco Central, analistas do mercado financeiro preveem a Selic subindo dos atuais nove vírgula 25 por cento para 10 vírgula 75 por cento ao ano. A decisão será anunciada após as seis da tarde. Se confirmado, esse será o oitavo aumento seguido o que, na prática, levará o juro básico a um patamar acima de 10 por cento pela primeira vez em quatro anos e meio. A previsão do mercado é que a taxa suba para 11 vírgula 75 por cento ao ano no mês de março.
O Ministério da Saúde vai comprar mais 10 milhões de doses da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, para dar continuidade à vacinação das crianças a partir de 6 anos de idade. A vacina foi aprovada para esse público pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária na semana passada. Como vários estados ainda tinham Coronavac em estoque, puderam começar a vacinação imediatamente. Ao todo, os estados tinham seis milhões e 400 mil doses disponíveis. Nos estoques do Ministério da Saúde, ainda restaram quase sete milhões de doses, que começaram a ser distribuídas na semana passada. O novo contrato do Ministério da Saúde com o Butantan ainda não tem data para ser firmado.
O ministro LUIZ FUX, presidente do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta terça-feira, na abertura dos trabalhos do Judiciário, que a Corte espera que o ano eleitoral seja de estabilidade e tolerância. A sessão de abertura do ano marca a volta dos ministros do recesso. O evento foi virtual, em razão da alta de casos de Covid. FUX fez o discurso do plenário do STF. O presidente disse que, apesar de a política "despertar paixões", deve ser vista pelos cidadãos como "ciência do bom governo". O ministro reafirmou que a democracia não deve dar lugar a disputas do tipo "nós contra eles".
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina divulgou dados da Operação Veraneio 2122 nesta terça-feira.De acordo com o órgão, foram registradas 48 mortes por afogamentos. Dessas, oito ainda estão sob investigação e 13 foram em áreas privadas, como piscinas. Das outras 27, 96 por cento das vítimas são homens; apenas uma é mulher. A média de idade dos mortos é 30 anos. Na água doce foi observada a maior incidência: foram 15 pessoas que perderam a vida, todas em área descoberta. Na salgada, 12, apenas duas em área coberta pelos bombeiros. Os dados revelam que a maioria dos casos é em áreas desprotegidas e que pessoas jovens do sexo masculino são as que mais se arriscam nestes locais.
O desempenho catarinense na geração de empregos em 2021 é um dos melhores do país. Santa Catarina criou quase 168 mil novas vagas de emprego no ano que passou, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Individualmente, cinco cidades catarinenses despontam no rol das 40 que mais geraram empregos no país. Florianópolis ocupa a posição de número 25. Joinville é a vigésima sexta e São José, a trigésima primeira. Blumenau está na posição de número 34 e Itajaí ficou em trigésimo oitavo. Segundo o governador CARLOS MOISÉS, o desempenho das cidades catarinenses reflete o dinamismo da economia local.
O secretário de Saúde de Santa Catarina, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, afirmou nesta terça-feira que dos 242 pacientes internados nos hospitais do estado com Covid-19, 167 não tinham esquema vacinal completo contra a doença. O índice representa 69 por cento do total. Segundo MOTTA, o levantamento foi feito com base nos dados da Secretaria de Estado da Saúde na segunda-feira. Em uma publicação nas redes sociais, o secretário afirmou que o esquema vacinal só está completo com a dose de reforço e pediu que a população se imunize. O chefe da pasta não especificou se os internados estavam em leitos de enfermaria ou em Unidades de Tratamento Intensivo.
O Cine Peperi reabre nesta quarta-feira com uma promoção de Carnaval. Nas duas sessões de hoje, todas as pessoas vão pagar apenas meia entrada. Assim, o valor do ingresso nesta quarta-feira é de somente 10 reais. As 19 horas, o filme em cartaz é “Sing 2”. Na sessão das 21 e 30 será exibido o filme “Homem-Aranha: Sem volta para casa”, que é o filme mais assistido da história do Cine Peperi. A bilheteria para compra dos ingressos abre as seis horas da tarde.
O Corpo de Bombeiros vai retomar o trabalho de doações de valores para a instituição via conta de energia elétrica. De acordo com o comandante da primeira companhia dos bombeiros, FABIANO GALIAZZI. De acordo com ele, a população entendeu a importância da iniciativa e a adesão da sociedade aumenta a cada ano. GALIAZZI disse que assim que a autorização é feita pelo morador, a doação é automática. O valor é indicado pela família e cobrado junto com a fatura mensal da energia elétrica. Até agora, cerca de cinco mil e 200 famílias contribuem com doações para o Corpo de Bombeiros. Mensalmente, o valor injetado pela população na instituição é de cerca de 14 mil reais.
A escola cívico militar do Bairro São Gotardo conta com um novo diretor militar. O tenente coronel MARCELO FIÓRIO pediu exoneração no final do ano passado. Ele se mudou para o estado de Goiás e, por isso, saiu da escola. O novo diretor militar é o ex-comandante da nona região de Polícia Militar, coronel ALEXANDRE CABRAL. Em entrevista para a Peperi, ele disse que pretende dar um apoio a direção da escola e executar as ações necessárias para as atividades complementares e de disciplina da unidade de ensino. As aulas na escola cívico militar serão retomadas na próxima segunda-feira, dia sete de fevereiro.
89 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta terça-feira em São Miguel do Oeste. Outras 150 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, mais de nove mil pessoas contraíram a doença deste 2020, o que representa praticamente um quarto da população do município. Oito mil 250 se recuperaram. 710 moradores ainda estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid é de 80 por cento com oito pacientes internados. Na enfermaria, são dois casos confirmados taxa de ocupação em 40 por cento.
A secretaria de saúde do município está aplicando, nesta quarta-feira, a dose de reforço da JANSSEN para quem recebeu somente uma dose deste laboratório e primeira dose para adolescentes e adultos retardatários. A imunização ocorre no posto de saúde do centro até as quatro horas da tarde. Para amanhã, está prevista a aplicação da segunda dose PFIZER para adolescentes vacinados em nove de dezembro e segunda dose da PFIZER para retardatários, além da terceira dose desse imunizante para adultos vacinados com a a segunda dose até três de outubro. Na sexta-feira será aplicada a primeira dose para crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades e para crianças de 10 anos, sem doenças, nascidas de julho de 2011 a fevereiro de 2012. Para receber a vacina, é necessário apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e CPF. Para a primeira dose, também é necessário um Comprovante de Residência.
O Hospital Regional já fez três captações de órgãos para transplantes neste ano. A última cirurgia começou por volta das 11 e meia da noite de sexta e terminou durante a madrugada de sábado. Foram quase quatro horas de cirurgia. Os órgãos captados no procedimento foram fígado, rins e córneas. A doação poderá beneficiar até 5 pessoas. Para a gerente da Unidade de Terapia Intensiva e presidente da Comissão Hospitalar de Transplantes do Hospital Regional, ANDRÉIA FIORINI, o número de captações é reflexo do engajamento da equipe no que diz respeito ao acolhimento à família do paciente. Depois que a família autoriza a doação, o prazo, em média, é de 18 horas para fazer a captação.
A Administração Municipal de São Miguel do Oeste pagou, nesta segunda-feira, quase dois milhões e meio de reais decorrentes de sentenças em processos judiciais movidos contra o Município. Os processos, que agora foram concluídos com a condenação da prefeitura, foram movidos em gestões anteriores, entre os anos de 2010 e 2016. A maioria das ações refere-se a questões trabalhistas, além de algumas por danos morais ou patrimoniais, reintegração de posse e desapropriação. Entre os anos de 2017 e 2021, os cofres públicos já haviam perdido mais de outros quatro milhões reais em demandas judiciais semelhantes.
O prejuízo para os cofres públicos em razão das ações judiciais movidas contra o município ultrapassam os seis milhões e meio de reais somente nos últimos cinco anos. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. Em nota divulgada nesta terça-feira, ele lamentou que o dinheiro economizado por sua gestão tenha que ser gasto em obrigações que outras administrações deixaram de cumprir. TREVISAN afirmou que, em muitos casos, são direitos que as pessoas tinham e que, por algum motivo, não foram reconhecidos na época em que deveriam. O prefeito disso que agora, para honrar esses compromissos, o município precisa deixar de lado investimentos importantes que poderiam ser realizados em diversos setores.
Apesar da orientação da Confederação Nacional dos Municípios para que os prefeitos de todo o Brasil ignorem o novo piso salarial para o Magistério, a administração de São Miguel do Oeste decidiu aplicar o reajuste de 33 vírgula 24 por cento. Com isso, o salário mínimo dos professores da rede municipal foi elevado para de três mil 845 reais. O novo valor já foi pago aos professores efetivos no final de janeiro. No total, mais de 200 profissionais foram beneficiados com reajuste. Os demais, que já recebiam valores acima do novo piso, tiveram incremento de 11 por cento na remuneração. A orientação da CNM era pela concessão somente do INPC, no percentual de 10 vírgula 16 por cento.
O Itaipu Rural Show foi aberto na manhã desta quarta-feira em Pinhalzinho. A abertura oficial ocorreu por volta das dez e meia. O evento reúne expositores e empresas que trabalham com tecnologia para o meio rural. O presidente da Cooperativa ARNO PANDOLFO, acrescentou que os palestrantes, muito bem preparados, vão contribuir com conhecimentos aos agricultores familiares. Ele destacou que os visitantes do Itaipu Rural Show encontrarão novas tecnologias na produção de grãos, pastagens, animais, máquinas e equipamentos. Segundo PANDOLFO, todos os setores terão palestras, seminários e orientações técnicas. A exposição vai até o próximo sábado.
A Epagri está recebendo, desde a última semana, os pedidos para a elaborações de projetos para acessar os recursos do programa Reconstrói SC. Essa linha de credito oferece condições de pagamento facilitadas e um desconto de 50 por cento no valor financiado. Cada família pode acessar até 10 mil reais. O recurso pode ser usado para a recuperação dos setores produtivos afetados pela seca. De acordo com o gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, a procura está acima do esperado. Até agora, os escritórios locais já receberam mais de mil e 500 pedidos para acessar o programa. A projeção é de que o número final chegue a dois mil projetos.
Cerca de 90 por cento dos projetos para acessar os recursos do Programa Reconstrói SC são na área da bovinocultura de leite. A informação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele explicou que os demais projetos são para as culturas anuais, sobretudo milho e soja. SIMON disse que a Epagri ainda está recebendo pedidos. Por isso, os escritórios locais vão atender a população em apenas meio período. Na outra parte do dia, os técnicos da empresa vão trabalhar internamente para elaborar e cadastrar os projetos no sistema do governo. SIMON explicou que se todos os pedidos forem atendidos, o programa Reconstrói SC deve injetar cerca de 20 milhões nas propriedades para retomar a produção afetada pela estiagem.
A liberação dos recursos do programa Reconstrói SC demora, em média, 15 dias. De acordo com o gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, na última sexta-feira foram assinados os primeiros projetos protocolados na segunda-feira. Ele explicou que o dinheiro deve ser liberado em no máximo, duas semanas após o cadastramento dos projetos. SIMON comentou que o dinheiro é importante para as famílias que tiveram a renda afetada pela seca.
O ano de 2021 foi muito positivo para a geração de empregos em São Miguel do Oeste e, por isso, o fechamento de 253 postos de trabalho no mês de dezembro foi uma surpresa. O comentário é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. De acordo com ele, o resultado do último mês do ano foi um “ponto fora da curva” e isolado. Durante o ano passado, o município gerou 738 empregos, com destaque para o setor industrial que teve um saldo superior a 360 postos. Para KIST, o número de dezembro não é motivo de preocupação. A projeção da Fiesc para 2022 é de que o número de contratações continuem maior do que o volume de desligamentos. Ele voltou a citar a importância das industrias que, mesmo com as incertezas da pandemia, seguem contratando e apostando na recuperação econômica.
O vice-presidente da CDL, JUARES DOS SANTOS JÚNIOR, aponta pelos menos três causas para o saldo negativo no mercado formal de trabalho em dezembro. Em entrevista para o Boa Tarde Peperi de ontem, ele disse que muitas empresas encerraram os contratos temporários para o Natal, a prefeitura demitiu mais de 130 ACTs e a preocupação com os afastamentos em razão da Covid levou muitos comerciantes a reduzir as equipes. Mesmo assim, JUARES considera que o ano foi muito positivo com o saldo de mais de 730 empregos gerados, 90 deles no comércio. A projeção que ele fez para 2022 também é de mais contratações do que demissões, embora exista uma insegurança em relação ao coronavírus.
O resultado negativo do mês de dezembro, com o fechamento de 253 postos de trabalho na cidade, foi atípico. A avaliação é da secretária de desenvolvimento sustentável, MARLI DA ROSA. Ela disse que muitos trabalhadores se desligaram para trabalhar por conta própria. MARLI também citou outras causas, como o avanço da Covid e encerramento de contratos temporários nas empresas e órgãos públicos. A secretária reforçou a importância do número geral de 2021. O saldo de 738 empregos gerados no ano passado foi o melhor desde 2007. Para MARLI, o poder público contribuiu para isso com políticas públicos de incentivo as empresas e a formação profissional dos trabalhadores.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste flagrou duas pessoas com drogas no município nesta terça-feira. Por volta das seis horas da tarde de ontem, uma guarnição da PM abordou uma mulher na avenida Salgado Filho, bairro São Luiz. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram uma quantidade de maconha na bolsa dela. À noite, por volta das dez e meia, um homem foi abordado na rua Marechal Floriano, Bairro Estrela e com ele foi encontrada uma bucha de maconha. As drogas foram apreendidas e os dois usuários assinaram um termo circunstanciado para comparecer em audiência na justiça.
Um motociclista foi furtada na manhã desta terça-feira no centro de São Miguel do Oeste. No início da manhã, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de furto na Rua Sete de Setembro esquina com a rua Santos Dumont. O proprietário notou a falta da motocicleta por volta das sete horas e chamou a PM. A guarnição esteve no local e seguiu em rondas na tentativa de localizar a motocicleta. O veículo foi encontrado com a placa dobrada, e com indício de tentativa de ligação direta, em uma mecânica que não está mais em funcionamento a cerca de 300 metros do local do furto. A motocicleta foi devolvida ao proprietário.
Um homem foi preso por tráfico de drogas nesta terça-feira no município. Por volta das três e meia da tarde de ontem, a Polícia Militar abordou uma motocicleta. Antes de parar, o motociclista jogou uma embalagem no mato. O cão Colt da PM localizou o pote plástico contendo duas buchas de cocaína e seis pedras de crack. Depois disso, os policiais foram até a casa do suspeito e encontraram 20 pedras de crack e 10 buchas de cocaína. Também foram apreendidos objetos utilizados para fracionar e embalar a droga, uma balança de precisão, uma máquina de cartão de crédito, dinheiro e um aparelho de telefone celular. O homem foi preso e levado para a delegacia de polícia.