-PRESIDENTE DO STF ESPERA TOLERÂNCIA E ESTABILIDADE NAS ELEIÇÕES
-69% DOS PACIENTES INTERNADOS COM COVID EM SC NÃO COMPLETARAM ESQUEMA VACINAL
-MAB DEFENDE PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DA AGRICULTURA FAMILIAR
-SJO INVESTE QUASE 300 MIL REAIS EM ATIVIDADES CULTURAIS
-CENÁRIO DO LEITE DEVE TER MELHOR SITUAÇÃO A PARTIR DE MARÇO
-SECRETÁRIO DE ITAPIRANGA PRIORIZA AÇÕES ESTRATÉGICAS
-TRAFICANTE É PRESO EM ABORDAGEM POLICIAL
-HOMEM MORRE QUEIMADO AO TENTAR COMBATER INCÊNDIO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 38 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 27 centavos. O euro está valendo cinco reais e 97 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, disse nesta terça-feira que o Ocidente ignorou as principais preocupações de seu país em relação à segurança na região. Ele também alegou que os americanos tentam arrastar Moscou a um conflito. Em Washington, a secretária de imprensa da Casa Branca, JEN PSAKI, reagiu ironicamente aos comentários de PUTIN, comparando-os a "quando a raposa grita do alto do galinheiro que está com medo das galinhas". Moscou vem aumentando sua presença militar na fronteira com a Ucrânia.
A Anistia Internacional publicou nesta terça-feira um relatório de 211 páginas no qual acusa o governo de Israel de submeter os palestinos a um sistema de apartheid baseado em políticas de "segregação, expropriação e exclusão" que equivalem a crimes contra a humanidade. O governo israelense disse que o relatório "consolida e recicla mentiras" de grupos de ódio e foi projetado para "despejar combustível no fogo do antissemitismo" e acusou a Anistia Internacional de usar "duplos padrões e demonização para deslegitimar Israel".
Pelo menos 22 pessoas morreram e outras 47 ficaram feridas em um deslizamento de terra em Quito, capital do Equador, segundo o balanço desta terça-feira dos serviços de emergência do país. Equipes de resgate dos bombeiros continuam com operações de buscas em casas destruídas e ruas cobertas pela lama. As fortes chuvas que caíram na segunda-feira contribuíram com a tragédia. As autoridades informaram que nove pessoas ainda estão desaparecidas. As chuvas em Quito nesta segunda-feira registraram o número mais alto em quase duas décadas. Choveu o equivalente a 75 litros por metro quadrado.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central se reunirá nesta quarta-feira para definir a Selic, a taxa básica de juros da economia. Segundo o relatório "Focus", divulgado pelo Banco Central, analistas do mercado financeiro preveem a Selic subindo dos atuais nove vírgula 25 por cento para 10 vírgula 75 por cento ao ano. A decisão será anunciada após as seis da tarde. Se confirmado, esse será o oitavo aumento seguido o que, na prática, levará o juro básico a um patamar acima de 10 por cento pela primeira vez em quatro anos e meio. A previsão do mercado é que a taxa suba para 11 vírgula 75 por cento ao ano no mês de março.
O Ministério da Saúde vai comprar mais 10 milhões de doses da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, para dar continuidade à vacinação das crianças a partir de 6 anos de idade. A vacina foi aprovada para esse público pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária na semana passada. Como vários estados ainda tinham Coronavac em estoque, puderam começar a vacinação imediatamente. Ao todo, os estados tinham seis milhões e 400 mil doses disponíveis. Nos estoques do Ministério da Saúde, ainda restaram quase sete milhões de doses, que começaram a ser distribuídas na semana passada. O novo contrato do Ministério da Saúde com o Butantan ainda não tem data para ser firmado.
O ministro LUIZ FUX, presidente do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta terça-feira, na abertura dos trabalhos do Judiciário, que a Corte espera que o ano eleitoral seja de estabilidade e tolerância. A sessão de abertura do ano marca a volta dos ministros do recesso. O evento foi virtual, em razão da alta de casos de Covid. FUX fez o discurso do plenário do STF. O presidente disse que, apesar de a política "despertar paixões", deve ser vista pelos cidadãos como "ciência do bom governo". O ministro reafirmou que a democracia não deve dar lugar a disputas do tipo "nós contra eles".
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina divulgou dados da Operação Veraneio 21/22 nesta terça-feira. De acordo com o órgão, foram registradas 48 mortes por afogamentos. Dessas, oito ainda estão sob investigação e 13 foram em áreas privadas, como piscinas. Das outras 27, 96 por cento das vítimas são homens; apenas uma é mulher. A média de idade dos mortos é 30 anos. Na água doce foi observada a maior incidência: foram 15 pessoas que perderam a vida, todas em área descoberta. Na salgada, 12, apenas duas em área coberta pelos bombeiros. Os dados revelam que a maioria dos casos é em áreas desprotegidas e que pessoas jovens do sexo masculino são as que mais se arriscam nestes locais.
O desempenho catarinense na geração de empregos em 2021 é um dos melhores do país. Santa Catarina criou quase 168 mil novas vagas de emprego no ano que passou, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Individualmente, cinco cidades catarinenses despontam no rol das 40 que mais geraram empregos no país. Florianópolis ocupa a posição de número 25. Joinville é a vigésima sexta e São José, a trigésima primeira. Blumenau está na posição de número 34 e Itajaí ficou em trigésimo oitavo. Segundo o governador CARLOS MOISÉS, o desempenho das cidades catarinenses reflete o dinamismo da economia local.
O secretário de Saúde de Santa Catarina, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO, afirmou nesta terça-feira que dos 242 pacientes internados nos hospitais do estado com Covid-19, 167 não tinham esquema vacinal completo contra a doença. O índice representa 69 por cento do total. Segundo MOTTA, o levantamento foi feito com base nos dados da Secretaria de Estado da Saúde na segunda-feira. Em uma publicação nas redes sociais, o secretário afirmou que o esquema vacinal só está completo com a dose de reforço e pediu que a população se imunize. O chefe da pasta não especificou se os internados estavam em leitos de enfermaria ou em Unidades de Tratamento Intensivo.
Pauta em defesa da agricultura familiar também faz parte das reivindicações do MAB. Cobranças possuem prioridade na falta de ações do governo federal para auxílio de maneira urgente aos agricultores. Movimento social tem apoio da Via Campesina e sindicatos na elaboração de projetos para serem implantados. Segundo o coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens, PEDRO MELCHIORS é preciso urgência no auxílio para atingidos pela seca. Ele lembra que a Ministra da Agricultura, TEREZA CRISTINA visitou a região, porém não fez anúncios contundentes na sua passagem por Chapecó. Para o coordenador do MAB o governo federal precisa fazer mais neste momento de extrema dificuldade, pois são vários setores que sofrem com a falta de chuva e necessitam de ajuda.
Burocracia impede acesso a recursos. O coordenador do MAB cita como exemplo o Programa Reconstrói do governo estadual que contempla apenas uma parcela dos produtores rurais. 50 milhões de reais é um recurso bastante disputado e com restrições para acesso. Já o governo federal tem condições de atender as principais demandas incluindo auxilio de renda e novas propostas para financiamento. O Movimento dos Atingidos por Barragens luta por anseios de agricultores, camponeses e ribeirinhos e sempre debate pautas com prefeitos, câmara de vereadores, igrejas e sindicatos.
Hospital Regional atinge número histórico em captação de órgãos. Este ano já foram três captações realizadas, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso - Instituto Santé. Os órgãos captados no último procedimento foram: fígado, rins e córneas. A doação poderá beneficiar até cinco pessoas. Profissionais do Hospital Regional e uma equipe de Florianópolis – com o auxílio da Força Aérea Brasileira – participaram do processo de captação. Para a gerente da Unidade de Terapia Intensiva e presidente da Comissão Hospitalar de Transplantes do Hospital Regional, ANDRÉIA FIORINI, o número de captações é reflexo do engajamento da equipe no que quis respeito ao acolhimento à família do paciente.
A equipe multidisciplinar acolhe quem está sentindo a dor da perda. Mas, também tem o papel de conscientizar sobre quem está do outro lado com a esperança de vida para quem precisa de uma doação. Diferente do que muitas pessoas pensam, o processo de doação de órgãos não é muito demorado. No momento em que a família autoriza a doação tem um prazo de, em média, 18 horas para fazer a captação. Mas, o processo sempre termina antes. Segundo a presidente da Comissão Hospitalar de Transplantes do Hospital Regional, ANDRÉIA FIORINI, há quatro anos, nunca tinha sido feito três cirurgias de captação de órgãos em um único mês.
A prefeitura de São João do Oeste assinou repasse de recursos para atividades culturais. Termos de Fomento entre o Governo Municipal e as entidades que se cadastraram ocorreu na tarde de ontem. Conforme o Diretor de Cultura ELIAS SCHNEIDER, o ato foi realizado no gabinete do prefeito em exercício RUDI RASCH, com presença de secretários e representantes das associações beneficiadas. SCHNEIDER informa que no total foi distribuído o valor de 295 mil reais para as atividades de musicalização, teatro, canto coral, danças folclóricas, clube do cavalo, invernada artística e projeto de eventos que integra o Festioeste, Semana Alemã e Tempo de Natal.
O Diretor de Cultura ELIAS SCHNEIDER considera que São João do Oeste está fazendo sua parte no incentivo a entidades e atividades culturais. Destacou a importância e os trabalhos desenvolvidos pelas entidades em prol do desenvolvimento da cultura no município de São João do Oeste. De acordo com o Diretor, o auxílio do município também contribui para a a retomada de várias ações que foram diretamente afetadas por dois anos de pandemia. Conforme SCHNEIDER, os recursos deverão ser empregados pelas entidades, em conformidade com o Plano de Trabalho apresentado nos protocolos de solicitação de verba.
Itaipu Rural Show começa hoje. FERNANDO ROHR – Coordenador Geral da feira assegura que o parque ficou muito bonito para acomodar os expositores e visitantes. As últimas pancadas de chuva contribuíram para a realização de um grande evento hoje, amanhã, sexta-feira e sábado. Palestrantes de alto nível vão abordar os mais importantes assuntos ligados a bovinocultura, produção de leite, avicultura, manejo em cultivo protegido, controle de ervas daninhas, manejo de máquinas e vários outros. Grandes novidades em tecnologia serão apresentadas durante os 4 dias. ROHR destaca a grande evolução digital na agropecuária.
Itaipu Show interessa para a pequena, média e grande propriedade. É o que garante FERNANDO ROHR – coordenador geral da feira, que vai apresentar também inovações no setor de energia. O complexo abre todos os dias as 8 e meia da manhã e não haverá nenhum tipo de cobrança para os visitantes, nem para estacionamento. Câmeras especiais farão a contagem das pessoas diariamente. Elas também vão aferir a temperatura das pessoas. Todos os expositores apresentaram carteirinha de vacina ou o TCR atualizado. Visitantes não precisam disso, mas terão que tomar todos os cuidados recomendados para o evento. A abertura oficial do Itaipú Show aconteceu as 10 e meia.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga iniciou o ano com as mesmas demandas de 2021, com solicitações de serviços de máquinas e materiais. A demanda é considerada elevada, mostrando interesse dos empresários em novos empreendimentos ou ampliação das atividades. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ALEXANDRE SIQUEIRA, cita que novos empreendimentos estão se instalando no município e ampliação de instalações de empresas já estabelecidas também faz parte da rotina. Ele chama atenção que o auxílio da prefeitura depende de meios legais, incluindo aprovação do Conselho de Desenvolvimento Municipal.
O secretário diz que é preciso agilizar encaminhamentos, procurando reduzir ao máximo a burocracia para permitir acesso ao recursos públicos. ALEXANDRE SIQUEIRA cita como exemplo positivo as licenças ambientais que contribuem muito com o desenvolvimento econômico, a partir da liberação feita pelo município via Conder. Com atendimento dos pedidos em curto prazo, os investimentos crescem. O setor agropecuário é contemplado e reflete na indústria e comércio com maior desenvolvimento econômico. Outro indicativo favorável apontado pelo secretário é a liberação de alvarás de construção e novos loteamento que possuem soluções com boa vontade política.
ALEXANDRE SIQUEIRA terá como uma das prioridades a sua atuação na parte estratégica, pois tem atuado bastante no operacional e a partir de agora terá função voltada mais ao estratégico. Ele reconhece que a burocracia impede ações mais rápidas, porém com empenho dos profissionais da secretaria é possível atender as demandas. SIQUEIRA demonstra preocupação com a falta de mão de obraqualificada e diz que é preciso buscar parceria para ampliar a qualificação. Outra necessidade em Itapiranga é de uma nova área industrial do município ou iniciativa privada, pois é urgente um espaço para novas industrias.
Gerente afirma que a situação dos produtores de leite terá senário favorável a partir de março. Vários fatores são apontados como consequência do momento difícil na bovinocultura leiteira. Atualmente um agravante ainda é o consumo interno que está baixo e gera sobra de produto no mercado e queda nos preços. O Gerente da Bovinocultura Leiteira da Cooper A1, LEOCIR ALBAN tem boas perspectivas para o setor nos próximos meses. Ele cita a situação enfrentada pela Nova Zelândia com queda detrês por cento na produção, sendo um grande exportador de produtos lácteos. A União Europeia apresenta queda de 10 por cento na exportação e reduz a oferta do produto no mercado mundial. O gerente informa ainda que a Argentina reduziu a exportação. Este cenário vai provocar redução nas importações do Brasil e aumento das exportações.
LEOCIR ALBAN ainda chama atenção para a queda de produção em Minas Gerais devido ao excesso de chuva e os problemas registrados nos três estados do sul em virtude da estiagem. Isso tudo contribui para melhor remuneração aos produtores que tiverem condições de manter a produção sem elevar demais o custo. A recomendação é para manter os cuidados e otimismo para chegar a um cenário mais favorável a partir de março. LEOCIR ALBAN lembra que o produtor rural não se entrega, está sempre apostando em novo plantio para compensar perdas causadas pela estiagem. Observa que o agricultor demonstra determinação com plantio da safrinha a partir de pouca chuva que ocorreu nos últimos dias.
Atraso no período de chuvas compromete uma época favorável para o plantio do milho. O Gerente da Bovinocultura Leiteira da Cooper A1 diz que é preciso acreditar em novo ciclo e colocar a semente na terra . LEOCIR ALBAN faz uma projeção cautelosa no cenário de lácteos no Brasil, porém com situações favoráveis em breve como a volta as aulas para aumentar o consumo de lácteos na alimentação escolar. Alerta que é preciso muita atenção e olhar onde estão os erros, da porteira para dentro, como aos custos de produção. ALBAN afirma que, da porteira para fora é lei de mercado, onde não é possível influenciar muito. Reforça que a eficiência na produção atinge margem de lucro entre 15 a 20 por cento. Este percentual já foi melhor, mas ainda permite bom resultado. Observa ainda que a lucratividade varia muito de uma propriedade para outra, sendo que alguns produtores estão trabalhando no vermelho.
Fogo volta castigar área de reflorestamento de eucalipto e mata nativa. Foi por volta das 13 horas e 45 minutos de ontem. em linha Dourado, interior de Itapiranga. O local já havia sido afetado por incêndio no domingo. A guarnição dos bombeiros foi chamada em virtude que o fogo voltou a queimar em locais isolados onde as raízes das árvores estavam expostas com brasas e a incidência dos fortes ventos contribuiu para a propagação do fogo. Foi efetuado o controle, extinção e rescaldo dos focos isolados que haviam no local com cerca de 18 mil litros de água para dar fim e eliminar possíveis focos que poderiam surgir. O trabalho durou cerca de três horas.
Na terça-feira, 01, a Polícia Militar registrou uma ocorrência de furto e recuperação de motocicleta furtada no centro de São Miguel do Oeste.. No início da manhã, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de furto na Rua Sete de Setembro esquina com a rua Santos Dumont no centro, quando o proprietário notou a falta da motocicleta por volta das 7 horas da manhã. Foi confeccionado o presente boletim de ocorrência, e a guarnição seguiu em rondas na tentativa de localizar a motocicleta, que foi encontrada pelos policiais estacionada, com a placa dobrada, e com indício de tentativa de ligação direta, em uma mecânica que não está mais em funcionamento a uns 300 metros do local. A motocicleta foi devolvida ao proprietário.
Um homem foi preso por tráfico de drogas na tarde de ontem. Foi por volta das 15 horas e 30 minutos, na Linha Aparecida, em São Miguel do Oeste. Durante operação Hórus, foi dada ordem de parada para uma motocicleta, quando o condutor jogou algo em direção ao mato antes de parar. Durante busca pessoal e veicular nada de ilícito foi encontrado, sendo acionado o canil para realizar buscas com o cão de fato, que localizou um pote plástico contendo em seu interior duas buchas de cocaína e seis pedras de crack. Na residência do homem, o cão encontrou mais dois pontos com drogas, sendo uma porção grande de cocaína e cinco pedras de crack. Já em outro local mais 14 pedras de crack e 10 buchas de cocaína foram encontradas dentro da residência, totalizando 15 gramas de crack e 58 gramas de cocaína. O homem foi preso e a motocicleta apreendida.
Um homem de 57 anos morreu por volta das 15 horas de ontem durante um incêndio na comunidade de Linha São Pedro, no interior de Riqueza. Segundo informações dos familiares, ele estava combatendo o fogo em sua propriedade, quando acabou cercado e morreu após ter partes do corpo queimado e inalar uma grande quantidade de fumaça. O homem possuía dificuldades de locomoção e havia se enroscado na capoeira, onde se concentrava o fogo. O Corpo de Bombeiros informou que quando os socorristas chegaram ao local o homem já estava sem os sinais vitais. Ele era solteiro, morava sozinho e era aposentado por invalidez. O corpo foi encaminhado ao IML de São Miguel do Oeste para necropsia e o sepultamento será realizado no final da tarde de hoje no cemitério de Linha São Pedro.