-GOVERNO DEIXA DE COBRAR MULTA DE 10% SOBRE FGTS NA DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA
-UNIÃO REPASSA CERCA DE 300 MILHÕES DO LEILÃO DO PRÉ SAL PARA SC
-PRIMEIRO NASCIMENTO DE 2020 FOI DE UMA MENINA NO HOSPITAL REGIONAL
-VARA FEDERAL VAI FUNCIONAR EM NOVO ENDEREÇO A PARTIR DE MARÇO
-DEPUTADA DIZ QUE REUNIÃO DA CAMPANHA S.O.S. BR 163 DEVE FICAR PARA FEVEREIRO
-INCÊNDIO DESTROI GALPÃO DE MADEIRA EM PROPRIDADE RURAL
-ACIDENTE COM FOGOS DE ARTÍFICIO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 87 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, está "profundamente preocupado" com o anuncio do líder norte-coreano, KIM JONG-UN, sobre uma possível retomada de testes nucleares e balísticos. Na terça-feira, o norte-coreano disse que “não há mais base para manter unilateralmente” o acordo de interromper os testes nucleares e o teste intercontinental de mísseis balísticos na coreia do Norte. Ele também declarou que "o mundo vai testemunhar uma nova arma estratégica” em um “futuro próximo”.
O primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, afirmou nesta quarta-feira que buscaria imunidade parlamentar contra acusações em três casos de corrupção que enfrenta, uma medida que pode adiar os procedimentos contra ele por meses. NETANYAHU foi denunciado em novembro sob acusações de propina, fraude e violação de confiança, com alegações de que cedeu favores do Estado no valor de centenas de milhões de dólares a barões da imprensa israelense em troca de presentes e cobertura favorável. Ele nega ter feito algo errado, dizendo que é vítima de uma caça às bruxas da imprensa e da esquerda para derrubar o líder popular de direita.
A morte de uma terceira pessoa na quarta-feira foi confirmada em decorrência de incêndios florestais da região sudeste da Austrália. Com isso, o número de falecimentos confirmados chega a 15. A contagem deve aumentar porque ainda há desaparecidos. Os incêndios florestais já destruíram mais de quatro milhões de hectares e novos incêndios são iniciados quase diariamente por condições extremamente quentes e ventosas e, mais recentemente, por raios provocados pelos próprios incêndios. Avaliações preliminares apontam que quase 200 casas foram destruídas.
No primeiro dia do ano, o ministro da Justiça e Segurança Pública, SERGIO MORO, comemorou as decisões recentes do governo Jair Bolsonaro de ampliar investimentos em segurança. Em sua conta pessoal no Twitter, MORO destacou a autorização de concurso público para preenchimento de vagas do Departamento Penitenciário Nacional. De acordo com o texto, do total de 309 vagas, 294 são de agentes federais de Execução penal e outras 15, de especialistas em assistência à Execução Penal. Segundo MORO, as ações federais na área de segurança têm garantido a redução de índices criminais.
O vice-presidente da República, HAMILTON MOURÃO, divulgou, em suas redes sociais, vídeo com mensagem de fim de ano. Na fala, MOURÃO classifica 2019 como "maravilhoso" e destaca as reformas aprovadas pelo governo de JAIR BOLSONARO no período. De acordo com MOURÃO, o adjetivo "maravilhoso" para este ano se justifica porque o governo "buscou, de forma paciente, de forma determinada e de forma a que todos tivessem a compreensão das necessidades para o progresso do nosso País, colocar na mesa as reformas necessárias para que rompamos a armadilha da renda média em que vivemos e que haja mais prosperidade e menos desigualdade no nosso País", afirmou.
Desde ontem, os empregadores estão isentos de pagar a multa de 10 por cento sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ao governo ao dispensar o funcionário sem justa causa. Continua valendo o pagamento da multa de 40 por cento para os trabalhadores. Essa multa paga ao governo foi criada foi criada em 2001 para compensar as perdas históricas causadas pelos planos Verão e Collor. Mas com o tempo passou a ser usada em programas sociais como Minha Casa, Minha Vida. Segundo o secretário de Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, o fim da multa adicional do FGTS ajudará a reduzir os encargos trabalhistas e, ao mesmo tempo, a recompor o orçamento de 2020, que poderá contar com mais espaço para gastos.
A Casa Civil e suas estruturas vinculadas deixaram de gastar 80 milhões e 300 mil reais do orçamento previsto e aprovado para 2019, que era de 127 milhões e meio de reais. O relatório anual foi entregue pelo chefe da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, ao governador Carlos Moisés para prestação de contas e para auxiliar no planejamento de 2020. Uma das maiores economias foi com transporte aéreo, que atingiu 46 vírgula oito por cento, graças à medida do governador CARLOS MOISÉS de ceder o helicóptero que tinha à disposição para o transporte de órgãos. Soma-se a isso a venda do jato do governo que deve representar uma economia de quatro milhões aos cofres públicos em 2020. Já com transporte terrestre, a redução foi de 14 por cento mesmo com a transferência de muitos veículos das ADRs após sua extinção. O consumo de combustível caiu pela metade: foram 98 mil litros em 2019 contra 185 mil litros em 2018.
Pelo terceiro ano consecutivo, Santa Catarina teve apostadores premiados na Mega da Virada. O concurso sorteado no último dia de 2019 teve quatro vencedores, entre eles, o autor de uma aposta simples que foi feita em Criciúma, no Sul do estado. O catarinense sortudo vai receber 75 milhões de reais. Em 2018, o prêmio de 302 milhões foi dividido entre 52 apostas e uma delas era de Blumenau, no Vale do Itajaí. Ela havia sido feita em um formato de bolão com oito apostadores. No ano anterior,um dos premiados foi de Brusque Naquela edição, eram 17 vencedores, que dividiram o prêmio de 306 milhões de reais, o maior da história das loterias do Brasil.
O Ministério da Economia fez, na última terça-feira, a distribuição de recursos do leilão da cessão onerosa de petróleo para Estados e municípios. Santa Catarina recebeu um total de 299 milhões e 900 mil reais. Desse valor, 92 milhões são para o governo do Estado e 207 milhões e 900 mil para os municípios. Em entrevista para o Diário Catarinense, o Secretário da Fazenda, PAULO ELI, disse que o governo estadual vai usar o dinheiro para reduzir o déficit Previdência. Esses recursos extras não podem ser usados para pagar despesas correntes como salários, contas de água e de luz. A divisão de parte dos 70 bilhões obtidos no leilão resultou de uma pressão do Congresso Nacional.
Um fato curioso marcou o ano de 2019 no Hospital de Dionísio Cerqueira. Segundo a assessoria de imprensa da unidade que é administrada pelo Instituto Santé, mesmo grupo que faz a gestão do Hospital Regional, o primeiro e último bebê que nasceram em Dionísio Cerqueira em 2019 são da mesma família. JOÃO GABRIEL MATOS DA SILVA foi o primeiro bebê a nascer no ano passado no dia três de janeiro. O último nascimento do ano ocorreu no dia 31 de dezembro. ANTONIO NETO MATOS DA SILVA, irmão de GABRIEL, nasceu as sete e 52 pesando três quilos 825 gramas. O pai é ROGÉRIO ADEMIR RIBEIRO DA SILVA.
O primeiro nascimento de 2020 foi registrado nesta quarta-feira, dia primeiro de janeiro, no Hospital Regional do Extremo-oeste. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, uma menina nasceu a uma hora e 15 da tarde de ontem. Foi parto normal e o bebe nasceu com três quilos 526 gramas e 50 centímetros. O nome da primeira criança nascida em 2020 no município é ISIS e a família já está em casa.
A estrutura auxiliar para sustentar a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante a restauração será distribuída pelo governo do Estado ao municípios. A previsão é de formar kits para mais de 500 pontes no interior. Até o momento, 160 municípios cadastraram projetos. 41 estruturas foram solicitadas por município da região da Ameosc. De acordo com o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina JOÃO BATISTA CORDEIRO JÚNIOR, a distribuição será coordenada pelo consórcio que fez a restauração. A ferragem será cortada e tratada para construir pontes que estejam em situação precária ou locais com pontilhões. A parceria entre as prefeituras e governo do Estado segue algumas regras. CORDEIRO JÚNIOR, informou que os municípios precisam realizar a retirada da ferragem, construírem as cabeceiras, laje de concreto e instalar a estrutura de guarda corpo.
O interesse dos municípios do Extremo Oeste nas ferragens da ponte Hercílio Luz é grande. Dionísio Cerqueira é recordista de pedidos com 12 kits. Guarujá do Sul e Iporã do Oeste solicitaram seis estruturas, Barra Bonita quatro, Bandeirante três,Guaraciaba, Tunápolis e Paraíso duas. Santa Helena, São Miguel do Oeste, Anchieta e Itapiranga fizeram apenas uma solicitação. JOÃO BATISTA CORDEIRO JÚNIOR alerta que todos os pedidos serão analisados com critérios estabelecidos previamente. Um deles é ter a Defesa Civil constituída no município, além do plano de contingência de risco. Partes da ponte Hercílio Luz também podem ser utilizadas para construção de monumentos. JÚNIOR destacou que todos os catarinenses contribuíram com impostos para a restauração da ponte Hercílio Luz e agora será feita a distribuição da estrutura temporária.
A nova diretoria da JCI Câmara Junior vai ser empossada oficialmente no dia 18 deste mês. A atual presidente, SANDRA CARON, vai repassar o cargo para o presidente do mandato 2020-2021, JUAREZ PEDAN. Em entrevista para a Peperi na manhã de hoje, ele disse que está se preparando para dirigir a entidade desde o ano passado. PEDAN explicou que pretende seguir o planejamento estratégico da JCI definido em 2019. A cerimônia de posse da nova diretoria da entidade está marcada para o dia 18 de janeiro, no restaurante Di Fiori.
São Miguel do Oeste começou 2020 com 22 focos do mosquito aedes aegypit. A informação é do coordenador da equipe de combate a dengue, CELIO SILVA. As amostras foram coletadas nas armadilhas espalhadas pela cidade na segunda-feira, dia 30, e os resultados foram confirmados hoje pelo laboratório. Ele explicou que o ano epidemiológico da secretaria estadual de saúde começa no dia 29 de dezembro e, por isso, os dados divulgados hoje já fazem parte da estatística de 2020. SILVA lembrou que o número de focos em 2019 chegou a 700 registros e o ano novo começa com 22 focos.
O número de focos da dengue nos primeiros dias de 2020 é quase três vezes maior do que o total de registros na primeira semana de 2019. De acordo com o coordenador da equipe de combate à dengue, CELIO SILVA, foram confirmados oito focos do mosquito aedes aegypti nos primeiros sete dias do ano passado. Agora, já são 22. Ele citou que o número é muito alto e preocupante. CELIO explicou que a equipe da dengue já está na rua e reforçando o contato com os moradores para evitar a proliferação do mosquito. Ele destacou que o ano não começou nada bem para São Miguel do Oeste e que a população precisa ficar mais atenta a esse problema.
A bancada do oeste deve ter dificuldade em agendar para janeiro um encontro com a coordenação do movimento S.O.S. BR 163. O comentário é da deputada MARLENE FENGLER do PSD. De acordo com ela, o problema é que os deputados ficam em recesso até o final do mês e muitos organizam encontros e eventos nas regiões onde tem a base eleitoral. No final de 2019, os coordenadores da campanha pediram um encontro com os deputados estaduais em São Miguel do Oeste para apresentar os resultados da mobilização realizada no trevo da cidade e os pedidos para melhorias urgentes na BR 163. A proposta era fazer esse encontro em janeiro. A deputada MARLENE FENGLER, coordenadora da bancada, disse que o mais provável é que a reunião aconteça em fevereiro, após o fim do recesso parlamentar.
O encontro entre a coordenação da campanha S.O.S. BR 163 e os deputados estaduais pode ser mais efetivo e com resultados concretos se ocorrer em fevereiro. A afirmação é da deputada coordenadora da bancada do oeste, MARLENE FENGLER. Ela disse tanto o governo federal quanto o estadual reduzem o ritmo no mês de janeiro e por isso é mais recomendável deixar essa discussão para fevereiro. MARLENE citou que a mobilização é extremamente importante e não pode parar já que a União não destinou recursos no orçamento para a BR 163. Ela disse que é preciso reforçar o pedido para fazer o governo destinar valores para a rodovia neste ano.
O Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atendeu mais de quatro mil e 400 ocorrências em 2019. O número foi apresentado no Especial de Fim de Ano da Peperi pelo capitão DIOGO BATAGLIN. Ele disse que desse total, três mil e 43 casos foram de atendimento pré hospitalar para vítimas de acidentes ou agressões. Neste ano, os bombeiros também combateram 147 incêndios. BATAGLIN comentou que 2019 foi importante para ampliar o número de doações da comunidade via conta de luz. A receita já chega a 10 mil reais e permitiu a compra de uma nova ambulância para o batalhão de São Miguel do Oeste.
O aumento de vendas do comércio para o Natal de 2019 ficou abaixo da expectativa da maioria dos comerciantes do município. Os dados oficiais foram divulgados na manhã de hoje pelo presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. De acordo com ele, o aumento das vendas foi de três vírgula 23 por cento na comparação com o Natal de 2018. A previsão era de uma alta de cinco por cento. SPENGLER citou que o volume de consultas ao SPC teve alta de quatro por cento, o que indica que o pagamento via crediário das empresas foi maior neste Natal. Ele ressaltou que o crescimento das vendas foi importante, mas em um índice menor do que o projetado pelo setor.
2019 foi um ano bastante intenso em razão da comemoração dos 50 anos da Acismo. O comentário é do presidente da Associação Empresarial, AIRTON MOSS. Ele citou que entre os eventos realizado no ano passado estão as edições do Café com empresários, a entrega do Destaque Empresarial e a Faismo. Sobre a feira, MOSS disse que foi a maior de toda a história, com recorde de expositores. Ele comentou que a Acismo encerrou o ano com grande expectativas para 2020 e a previsão de que o novo ano confirme a mudança do ciclo de dificuldades que marcou os últimos anos.
A justiça federal de São Miguel do Oeste teve um ano positivo com a redução do volume de processos represados. A avaliação é do juiz MARCIO ENGELMANN. Ele esteve no Especial de Fim de Ano da Peperi e disse que houve um crescimento no número de sentença emitidas pela vara federal em 2019 na comparação com o ano anterior. Além disso, o ano também foi marcado pela mudança da competência da Justiça Federal de São Miguel que deixou de julgar os processos criminais. Desde o final de 2018, as demanda criminais foram centralizadas em uma vara de Chapecó e São Miguel responde apenas pelos previdenciários e cíveis. ENGELMANN disse que a maiorias das ações ajuizadas na vara federal foram de natureza previdenciárias, especialmente por conta das mudanças promovidas na legislação.
A vara federal de São Miguel do Oeste deve mudar de endereço no primeiro semestre deste ano. A informação foi confirmada quarta-feira durante o Especial de Fim de Ano pelo juiz MARCIO ENGELMANN. Ele não quis revelar mais detalhes, mas garantiu que a mudança deve ocorrer no mês de março. ENGELMANN comentou que as tratativas já estão bem adiantadas e a sede do judiciário federal do extremo-oeste será levada para outro espaço. Ele não divulgou o novo endereço, mas antecipou que essa será a principal novidade de 2020 para a justiça federal. Atualmente, a vara federal funciona em um espaço alugado na frente do Clube Comercial.
O ano de 2019 foi marcado por uma série de investimentos importantes para o município de São Miguel do Oeste. A avaliação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele esteve no especial de fim de ano da Peperi e disse que no parque de exposições, por exemplo, foram investidos um milhão e meio de reais para melhorar a infraestrutura do local. TREVISAN também destacou que o município elegeu a educação como prioridade. Ele citou que o setor está melhor estruturado e com mais qualidade no ensino. Outros investimentos importantes foram as reformas em escolas e creches e o início das obras de construção na creche no prédio do antigo Besc. A construção deve ser finalizada até o dia 25 deste mês.
O ano de 2020 será marcado pela execução das obras de infraestrutura no centro e nos bairros. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que e em 2019 foram elaborados mais de cem projetos para buscar recursos na área de infraestrutura urbana. TREVISAN comentou que somente nas obras asfalto urbano serão investidos cerca de 11 milhões e 500 mil reais. Além disso, também serão feitos investimentos nos bairros e nas estradas do interior. O prefeito comentou que a ação da prefeitura ficou mais fácil em razão do programa O Povo Fala. A saúde também foi outro setor que avançou bastante em 2019.
A Polícia Rodoviária Estadual de São Lourenço do Oeste atendeu um acidente nesta quarta-feira na SC 160. O fato aconteceu por volta das quatro e cinco da tarde nas proximidades de Campo Ere. Foi uma saída de pista seguida de capotamento, envolvendo uma caminhonete Strada emplacada no município de Saltinho. O condutor do veículo, um homem de 28 anos, saiu ileso do acidente. Os danos na caminhonete foram de grande monta.
O Corpo de Bombeiros de Itapiranga atendeu uma ocorrência de incêndio em um galpão agrícola nesta quarta-feira. O fogo iniciou por volta do meio na Linha Santa fé Alta, entrada para Linha Guaíra. A estrutura atingida pelo fogo tinha cerca de 190 metros quadrados e era utilizada para estocagem de rolos de feno e implementos agrícolas. O local foi totalmente destruído. Os Bombeiros trabalharam na contenção do fogo para evitar que as chamas atingissem um chiqueiro que fica ao lado da estrutura incendiada. As causas do incêndio não foram confirmadas pelo corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido.
Duas pessoas ficaram feridas em um acidente com fogos de artifício na virada do ano em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu nos primeiros minutos de 2020 no bairro Estrela. Segundo o Corpo de Bombeiros, um rojão estourou na hora em que uma mulher de 38 anos tentou acender o artefato. Segundo o Corpo de Bombeiros, ela teve ferimentos nas pernas e amputação parcial de um dos dedos da mão. Um rapaz que estava no local também sofreu ferimentos no olho esquerdo e no pescoço. Os dois foram socorridos pelos bombeiros e levados para o Hospital Regional.