-GOVERNO DEIXA DE COBRAR MULTA DE 10% SOBRE FGTS NA DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA
-UNIÃO REPASSA CERCA DE 300 MILHÕES DO LEILÃO DO PRÉ SAL PARA SC
-TUNÁPOLIS JÁ TEM DEFINIDO O APOIO PARA CLASSE EMPRESARIAL EM 2020
-REGIÃO TEM 41 SOLICITAÇÕES DE KITS PARA PONTES
-CONTRIBUINTES TERÃO OPORTUNIDADE PARA QUITAR DÉBITOS MUNICIPAIS EM JANEIRO
-VIGILÂNCIA EMITE PRIMEIRAS NOTIFICAÇÕES POR FISCALIZAÇÃO A DENGUE EM DESCANSO
-MOTORISTA EMBRIAGADO FOGE APÓS ATROPELAR MULHER
-FOGOS DE ARTIFÍCIO DEIXAM DUAS PESSOAS GRAVEMENTE FERIDAS
-DISPARO DE ARMA DE FOGO ASSUSTA FREQUENTADORES DE BAILE NO INTERIOR
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a quinta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 87 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, está "profundamente preocupado" com o anuncio do líder norte-coreano, KIM JONG-UN, sobre uma possível retomada de testes nucleares e balísticos. Na terça-feira, o norte-coreano disse que “não há mais base para manter unilateralmente” o acordo de interromper os testes nucleares e o teste intercontinental de mísseis balísticos na coreia do Norte. Ele também declarou que "o mundo vai testemunhar uma nova arma estratégica” em um “futuro próximo”.
O primeiro-ministro israelense, BENJAMIN NETANYAHU, afirmou nesta quarta-feira que buscaria imunidade parlamentar contra acusações em três casos de corrupção que enfrenta, uma medida que pode adiar os procedimentos contra ele por meses. NETANYAHU foi denunciado em novembro sob acusações de propina, fraude e violação de confiança, com alegações de que cedeu favores do Estado no valor de centenas de milhões de dólares a barões da imprensa israelense em troca de presentes e cobertura favorável. Ele nega ter feito algo errado, dizendo que é vítima de uma caça às bruxas da imprensa e da esquerda para derrubar o líder popular de direita.
A morte de uma terceira pessoa na quarta-feira foi confirmada em decorrência de incêndios florestais da região sudeste da Austrália. Com isso, o número de falecimentos confirmados chega a 15. A contagem deve aumentar porque ainda há desaparecidos. Os incêndios florestais já destruíram mais de quatro milhões de hectares e novos incêndios são iniciados quase diariamente por condições extremamente quentes e ventosas e, mais recentemente, por raios provocados pelos próprios incêndios. Avaliações preliminares apontam que quase 200 casas foram destruídas.
No primeiro dia do ano, o ministro da Justiça e Segurança Pública, SERGIO MORO, comemorou as decisões recentes do governo Jair Bolsonaro de ampliar investimentos em segurança. Em sua conta pessoal no Twitter, MORO destacou a autorização de concurso público para preenchimento de vagas do Departamento Penitenciário Nacional. De acordo com o texto, do total de 309 vagas, 294 são de agentes federais de Execução penal e outras 15, de especialistas em assistência à Execução Penal. Segundo MORO, as ações federais na área de segurança têm garantido a redução de índices criminais.
O vice-presidente da República, HAMILTON MOURÃO, divulgou, em suas redes sociais, vídeo com mensagem de fim de ano. Na fala, MOURÃO classifica 2019 como "maravilhoso" e destaca as reformas aprovadas pelo governo de JAIR BOLSONARO no período. De acordo com MOURÃO, o adjetivo "maravilhoso" para este ano se justifica porque o governo "buscou, de forma paciente, de forma determinada e de forma a que todos tivessem a compreensão das necessidades para o progresso do nosso País, colocar na mesa as reformas necessárias para que rompamos a armadilha da renda média em que vivemos e que haja mais prosperidade e menos desigualdade no nosso País", afirmou.
Desde ontem, os empregadores estão isentos de pagar a multa de 10 por cento sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ao governo ao dispensar o funcionário sem justa causa. Continua valendo o pagamento da multa de 40 por cento para os trabalhadores. Essa multa paga ao governo foi criada foi criada em 2001 para compensar as perdas históricas causadas pelos planos Verão e Collor. Mas com o tempo passou a ser usada em programas sociais como Minha Casa, Minha Vida. Segundo o secretário de Fazenda do Ministério da Economia, WALDERY RODRIGUES, o fim da multa adicional do FGTS ajudará a reduzir os encargos trabalhistas e, ao mesmo tempo, a recompor o orçamento de 2020, que poderá contar com mais espaço para gastos.
A Casa Civil e suas estruturas vinculadas deixaram de gastar 80 milhões e 300 mil reais do orçamento previsto e aprovado para 2019, que era de 127 milhões e meio de reais. O relatório anual foi entregue pelo chefe da Casa Civil, DOUGLAS BORBA, ao governador Carlos Moisés para prestação de contas e para auxiliar no planejamento de 2020. Uma das maiores economias foi com transporte aéreo, que atingiu 46 vírgula oito por cento, graças à medida do governador CARLOS MOISÉS de ceder o helicóptero que tinha à disposição para o transporte de órgãos. Soma-se a isso a venda do jato do governo que deve representar uma economia de quatro milhões aos cofres públicos em 2020. Já com transporte terrestre, a redução foi de 14 por cento mesmo com a transferência de muitos veículos das ADRs após sua extinção. O consumo de combustível caiu pela metade: foram 98 mil litros em 2019 contra 185 mil litros em 2018.
Pelo terceiro ano consecutivo, Santa Catarina teve apostadores premiados na Mega da Virada. O concurso sorteado no último dia de 2019 teve quatro vencedores, entre eles, o autor de uma aposta simples que foi feita em Criciúma, no Sul do estado. O catarinense sortudo vai receber 75 milhões de reais. Em 2018, o prêmio de 302 milhões foi dividido entre 52 apostas e uma delas era de Blumenau, no Vale do Itajaí. Ela havia sido feita em um formato de bolão com oito apostadores. No ano anterior,um dos premiados foi de Brusque/ Naquela edição, eram 17 vencedores, que dividiram o prêmio de 306 milhões de reais, o maior da história das loterias do Brasil.
O Ministério da Economia fez, na última terça-feira, a distribuição de recursos do leilão da cessão onerosa de petróleo para Estados e municípios. Santa Catarina recebeu um total de 299 milhões e 900 mil reais. Desse valor, 92 milhões são para o governo do Estado e 207 milhões e 900 mil para os municípios. Em entrevista para o Diário Catarinense, o Secretário da Fazenda, PAULO ELI, disse que o governo estadual vai usar o dinheiro para reduzir o déficit Previdência. Esses recursos extras não podem ser usados para pagar despesas correntes como salários, contas de água e de luz. A divisão de parte dos 70 bilhões obtidos no leilão resultou de uma pressão do Congresso Nacional.
-TUNÁPOLIS JÁ TEM DEFINIDO O APOIO PARA CLASSE EMPRESARIAL EM 2020
-REGIÃO TEM 41 SOLICITAÇÕES DE KITS PARA PONTES
-CONTRIBUINTES TERÃO OPORTUNIDADE PARA QUITAR DÉBITOS MUNICIPAIS EM JANEIRO
-VIGILÂNCIA EMITE PRIMEIRAS NOTIFICAÇÕES POR FISCALIZAÇÃO A DENGUE EM DESCANSO
Consórcio de desenvolvimento regional está preparado para começar a análise dos pedidos de licença ambiental a partir de hoje. A afirmação é do diretor do Conder Ambiental, JOSÉ FRANCISCO MORA. Ele explica que a entidade vem discutindo a formação de um grupo de trabalho em parceria com as prefeituras para assumir a responsabilidade pela emissão das licenças há cerca de um ano. Nesse período, foram resolvidas todas as questões legais e burocráticas, além da contratação dos técnicos e formatação do sistema para o cadastro dos pedidos. A plataforma online está disponível nesta quinta-feira e todo o processo será digital. A partir de hoje, todos os pedidos de licença ambiental de empreendimentos de pequeno e médio porte devem ser encaminhados, obrigatoriamente, para o Conder. Apenas os projetos de maior complexidade serão analisados pelo Instituto do Meio Ambiente. A previsão é de que cerca de 90% dos pedidos seja via consorcio.
Análise de um empreendimento com impacto no meio ambiente via Conder não vai observar apenas os aspectos ambientais. De acordo com o diretor do Conder Ambiental, existe uma visão equivocada da população sobre o que é analisado pelos órgãos públicos para a emissão das licenças ambientais. JOSÉ FRANCISCO MORA explica que o cumprimento da lei ambiental é apenas uma parte do processo. Os técnicos também analisam os impactos econômicos e sociais dos empreendimentos. Ele reforça que o consorcio vai levar em consideração a proteção ambiental, desenvolvimento econômico e social para a emissão das licenças. MORA destaca que o Conder não pode pular etapas ou deixar de cobrar os requisitos que a lei exige, mas, o processo será mais ágil porque a gestão será mais flexível. A expectativa é de que as licenças sejam emitidas em até quatro meses. Atualmente, alguns projetos levam quase um ano para serem liberados. As taxas são as mesmas praticadas pelo IMA.
Acisjo fortalece parcerias e trabalho com núcleos em 2019. Conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial, JONATHAN GRASEL, no ano em que a Acisjo completou 25 anos, o comércio e a industrial dobraram a sua arrecadação no movimento econômico, que passa dos 30% do total da arrecadação do município. Ele avalia que isso é resultado do trabalho dos empresários, que a cada ano investem nos seus estabelecimentos, gerando economia e renda. GRASEL ressalta que o ano também foi de várias parcerias, a exemplo dos conselhos municipais nos quais a entidade auxilia como organizadora de diversos eventos. O presidente da Acisjo destaca também a criação do núcleo das padarias e o fortalecimento dos núcleos setoriais, o que motivou mais associados a participarem dos grupos que tratam de ações em comum. GRASEL comenta que o comércio está com atendimento diferenciado desde o mês de outubro para atender a demanda desta época do ano, inclusive os turistas que estão no município.
Região tem 41 solicitações de kits para pontes. A estrutura auxiliar para sustentar a ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, durante a restauração será distribuída pelo governo do Estado. A previsão é de formar kits para mais de 500 pontes no interior do Estado. Até o momento 160 municípios cadastraram projetos. 41 estruturas foram solicitadas por município da região da Ameosc. Conforme o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina JOÃO BATISTA CORDEIRO JÚNIOR, a distribuição será coordenada pelo consórcio que fez a restauração. A ferragem será cortada e tratada para construir pontes que estejam em situação precária ou locais com pontilhões. A parceria entre as prefeituras e governo do Estado segue algumas regras. CORDEIRO JÚNIOR, informa que os municípios precisam realizar a retirada da ferragem, construír as cabeceiras, laje de concreto e instalar a estrutura de guarda corpo.
Interesse dos municípios do Extremo Oeste nas ferragens da ponte Hercílio Luz é grande. Dionísio Cerqueira é recordista de pedidos com 12 kits. Guarujá do Sul e Iporã do Oeste solicitaram seis estruturas, Barra Bonita quatro, Bandeirantes três, Guaraciaba, Tunápolis e Paraíso duas, Santa Helena, São Miguel do Oeste, Anchieta e Itapiranga fizeram apenas uma solicitação. JOÃO BATISTA CORDEIRO JÚNIOR alerta que todos os pedidos serão analisados com critérios estabelecidos previamente. Será exigido ter a Defesa Civil constituída no município, além do plano de contingência de risco. Partes da ponte Hercílio Luz também podem ser utilizadas para construção de monumentos. JÚNIOR destaca que todos os catarinenses contribuíram com impostos para a restauração da ponte Hercílio Luz e agora será feita a distribuição da estrutura temporária.
São João do Oeste começa 2020 sem problemas de abastecimento de água. Ações preventivas garantem atender toda a demanda até mesmo em situações mais extremas. Conforme o engenheiro sanitarista e ambiental, WILLIAM ARENHARDT, o investimento de 867 mil reaisno novo sistema de abastecimento solucionou um antigo problema em comunidades próximas a SC 163, em especial na localidade de Beato Roque que registra elevado consumo em virtude do parque industrial. Foi concluída a ampliação da estação de tratamento de água de linha Jaboticaba, com recalque e tubulação de sete mil e 200 metros de rede. Também ocorreu o aumento da capacidade de armazenamento com 15 reservatórios totalizando 355 mil litros de água. ARENHARDT lembra que a captação é do Rio Uruguai, garantia de fornecimento de água em longas estiagens permitindo atender a demanda com fornecimento permanente de água.
Investimentos em reservatórios naturais aumentaram a capacidade de fornecimento de água, porém sem condições de atender o aumento na demanda. O engenheiro sanitarista, WILLIAM ARENHARDT explica que São João do Oeste tem carência de grandes cursos de água e registra significativo aumento no consumo. No sistema anterior a preocupação era constante devido ao aumento na demanda e uso de água apenas de fontes com reservatório natural. De acordo com WILLIAM ARENHARDT, o sistema atual está preparado de maneira preventiva. Ainda não foi preciso ser utilizado, apenas ocorreram testes para ajustes e segurança no abastecimento quando necessário. Destaca que no período de férias em janeiro, uma equipe de plantão atende situações de emergência no abastecimento na cidade e interior.
Regularização no esgoto sanitário de São João do Oeste registra avanços. Município usa sistema similar de outras pequenas cidades de Santa Catarina. O engenheiro sanitarista e ambiental, WILLIAM ARENHARDT diz que o sistema individual é o mais indicado devido a dificuldade para instalar rede coletiva e estação de tratamento. O município incentiva a população realizar adequações com tanque, filtro e sumidouro nas ampliações e novas construções. 56% das edificações na área urbanas já estão de acordo com a legislação vigente. Segundo ARENHARDT, o município está em processo gradativo para adequações dos 44% restantes.
Tunápolis já tem definido o apoio para classe empresarial em 2020. Praticamente nada muda em relação ao ano de 2019. Conforme o secretário de Indústria e Comércio, VOLMIR LAWISCH, novos programas não serão implantados em virtude de ser ano eleitoral. Manutenção de projetos que já estão em andamento tem como base a aprovação que tiveram e a demanda dos empresários. O secretário considera como relevante o Programa Pró Empresa que já vem da administração anterior e passou por ajustes em 2019 por orientação do Tribunal de Contas de Santa Catarina. Neste ano foram liberados 430 mil reais para 28 empresas, sendo que a prefeitura vai pagar 100 mil reais em juros. Já o Pró Saneamento permite que pessoas físicas tenham acesso a recursos para adequação ao sistema de saneamento individual no tratamento de esgoto. 17 famílias já aderiram e tiveram disponibilidade de 84 mil reais. É grande interesse, porém necessitam de adequações para terem direito.
VOLMIR LAWISCH cita ainda o programa Energia Excelente Produção Eficiente com foco na indústria do município. O investimento de 70 mil reais foi destinado para quatro empresas e novos cadastros já foram feitos para o próximo ano. Para o secretário isso mostra o interesse dos empresários na ampliação de seus empreendimentos. O secretário de Indústria e Comércio diz que o Capacita Tunápolis, já teve duas edições com oferta de cursos gratuitos para empresários e seus colaboradores. Segundo LAWISCH é mais uma forma de apoiar a geração de emprego e a capacitação de mão de obra. Destaca ainda a implantação do programa Calçada Para Todos que superou a expectativa. Uma lei já existente foi adequada para proporcionar avanço no incentivo com a mão de obra oferecida pela prefeitura e ainda o financiamento. Este ano foram quase dois quilômetros de calçadas com investimento de 42 mil reais em financiamento para devolução em até 10 vezes referente ao custo de materiais.
Realização da Efacitus está entre as prioridades para a secretaria de Indústria e Comércio em 2020. A Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Tunápolis chega na décima quarta edição e será realizada em abril. O secretário VOLMIR LAWISCH diz que haverá grande mobilização na infraestrutura e também para garantir presença dos expositores do município. O secretário também aponta desafios para o próximo ano. Resolver impasses com o IMA, Instituto do Meio Ambiente está no foco. LAWISCH lembra que Tunápolis aguarda liberação para empresa de conceito nacional na fabricação de rações, especialmente para gado de corte e leite. O secretário salienta que devido a Lei Eleitoral não terá implantação de novos programas. O secretária confia em ter condições de atender a demanda da classe empresarial com os programas já disponíveis.
Contribuintes terão oportunidade para quitar débitos municipais em janeiro. De acordo com o fiscal de tributos da prefeitura de Iporã do Oeste, MAICO GAMBATTO, o legislativo aprovou o projeto de lei encaminhado pelo executivo para a renegociação das dívidas a partir do dia 13 de janeiro. Ele explica que com a aprovação do Refis, o programa de recuperação fiscal, o munícipe em débito terá o desconto de juros e multas, conforme as opções de pagamento. Se o débito for quitado em uma vez, o desconto dos juros e multas será de 100%, no pagamento parcelado em até três vezes o desconto será de 75%, e em até seis parcelas o desconto de juros e multa será de 50%. Para pessoa jurídica o valor mínimo da parcela deve ser de 350 reais, e para pessoa física é de 175 reais. GAMBATTO lembra que podem ser pagas todas as dívidas relacionados a prestação de serviços pela prefeitura até o final deste ano.
O valor total em dívida ativa na prefeitura de Iporã do Oeste soma cerca de 500 mil reais, e destes, 200 mil estão sendo cobrados judicialmente. O fiscal de tributos destaca que é um valor que se acumula há cerca de dez anos. MAICO GAMBATTO cita que os débitos dizem respeito principalmente as taxas de alvarás, IPTU, e o ISS, Imposto Sobre Serviço. Ele lembra que até o início de janeiro o setor de tributos não terá atendimento ao público em função do recesso, mas a partir do dia 13 de janeiro os contribuintes com alguma pendência podem procurar a prefeitura para a sua regularização. O contribuinte em débito com a prefeitura deixa de ter direito a vários serviços públicos.
Vigilância epidemiológica de Descanso emite primeiras notificações a moradores que não contribuíram com o combate à dengue. Conforme a responsável pelo setor de combate a dengue, EDILENE LORENSKI, o município está encerrando o ano com 111 focos contabilizados, sem contar ainda as oito coletas realizadas em armadilhas na manhã de ontem, e que também devem ter resultado positivo por terem sido encontradas em locais que anteriormente já apresentaram focos. As coletas serão analisadas pelo laboratório no dia dois de janeiro. EDILENE lembra que a Sala de Situação definiu no mês passado em reunião, que não será mais entregue o termo de responsabilidade aos moradores que não contribuírem com o combate à dengue. A partir desta definição os agentes de endemias e de saúde estão fazendo o auto de intimação com prazo para adequação do imóvel, caso contrário, o responsável recebe um auto de infração e multa.
Até o momento foram emitidos três autos de infração. Destes, em dois autos a penalidade foi apenas a advertência por ter sido a primeira infração. Um terceiro morador foi multado porque já em outro momento foi notificado. Nesse caso o valor da multa, de acordo com a lei estadual, é de 500 reais. EDILENE LORENSKI afirma que essa atitude mais rígida foi necessária porque muitos casos vinham se repetindo, apesar da orientação aos responsáveis. Ela lembra que em janeiro dois novos agentes de endemias serão contratados, a partir da aprovação dos profissionais no concurso público realizado em novembro. Os profissionais realizam visitas domiciliares a cada dois meses, para orientar as famílias e vistoriar se está havendo a contribuição para evitar o surgimento de novos focos.
-MOTORISTA EMBRIAGADO FOGE APÓS ATROPELAR MULHER
-FOGOS DE ARTIFÍCIO DEIXAM DUAS PESSOAS GRAVEMENTE FERIDAS
-DISPARO DE ARMA DE FOGO ASSUSTA FREQUENTADORES DE BAILE NO INTERIOR
Homem é preso após agredir esposa em São Miguel do Oeste. Um homem foi preso em São Miguel do Oeste foi na madrugada de terça-feira, após a Polícia Militar receber uma ligação que acabou sendo interrompida. Após a ligação, de imediato uma guarnição se deslocou até a residência da vítima, a qual informou que havia sido agredida pelo marido. Ela relatou ainda que ele quebrou o celular enquanto ela ligava para a PM. Conforme os policiais, a casa estava toda revirada e a mulher precisou ser encaminhada para atendimento médico em virtude das lesões sofridas. O homem foi preso em flagrante pelo crime de violência doméstica.
PMR flagra veículo de Santa Helena cm drogas na SC 283. Por volta das 18 horas e 40 minutos desta quarta-feira, na SC 283 em São Carlos, a guarnição do TOR da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, durante a Operação Réveillon, abordou um Gol de Santa Helena. O carro era conduzido por uma jovem de 18 anos. Em busca pessoal no passageiro, um homem de 35 anos, foi encontrado pela polícia três gramas de maconha. O homem assumiu a propriedade da droga. Diante dos fatos foi confeccionado um termo circunstanciado ao autor. A droga foi apreendida e encaminhada para as providências cabíveis.
Incêndio destrói galpão no interior de Itapiranga. O fato ocorreu por volta do meio dia de ontem, em Linha Santa Fé Alta, no acesso a linha Guaíra. A guarnição dos bombeiros foi acionada para combater incêndio em galpão de 192 metros quadrados que era utilizado para estocagem de rolos de feno e implementos agrícolas. Na chegada da guarnição o galpão já estava totalmente envolvido pelas chamas, tendo o telhado de cobertura já caído sobre os materiais depositados. A prioridade foi conter o fogo e evitar que se propagasse para um chiqueiro localizado a 10 metros do local do incêndio. A família relatou que percebeu as chamas por volta das 11 horas 50 minutos, momento que deslocaram ao local para retirar parte dos implementos. Foi possível salvar apenas um trator e carretão. Chovia no momento do incêndio. A família não soube informar as causas do início das chamas.
Mulher sofre ferimentos ao ser atropelada por veículo no interior de Itapiranga. A ocorrência foi registrada por volta das 16 horas 20 minutos de ontem na ITG 07, em linha Laranjeira. Os bombeiros socorreram uma mulher de 40 anos. A vítima já estava recebendo atendimento da equipe que trabalha na operação veraneio do posto de guarda-vidas da Barra do Macaco. A mulher estava consciente, mas confusa e apresentava um corte de cinco centímetros na coxa esquerda e um hematoma na região da cabeça. Ela foi avaliada e encaminhada ao hospital de Itapiranga. O motorista do carro fugiu do local sem prestar socorro. A Polícia Militar localizou o motorista logo em seguida. O homem de 65 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante. Ele também estava com a CNH vencida. O veículo Gol foi recolhido ao pátio conveniado.
Fogos de artifício deixam duas pessoas gravemente feridas. A explosão de fogos de artifício na passagem de 2019 para 2020 deixou um jovem e uma mulher gravemente feridos em São Miguel do Oeste, no bairro Estrela. Segundo amigos das vítimas, eles estavam em um grupo, esperando a passagem de ano, quando a mulher de 38 anos foi acender um rojão e se atrapalhou. Ela começou a gritar e o artefato explodiu e amputou parcialmente um dedo da mão e perfurou a perna dela, ocasionando hemorragia. O jovem, no momento de desespero da mulher, olhou pra trás e devido à explosão, pedras voaram nos olhos dele, ocasionando ferimentos no olho e no pescoço. Após atendimento inicial, as vítimas foram conduzidas ao Hospital Regional. Ainda segundo a guarnição, muitos atendimentos já foram feitos nessa época devido ao uso de fogos no réveillon.
Disparo de arma de fogo assusta frequentadores de baile no interior de Iporã do Oeste. O fato ocorreu na madrugada desta quarta-feira, durante o baile de Réveillon na comunidade de São Lourenço, Iporã do Oeste. Durante o intervalo de apresentação entre as duas bandas que animaram o baile, por volta das duas horas e 30 minutos, os frequentadores que estavam no local ouviram um disparo de arma de fogo, o que deixou todos bastante assustados. A equipe responsável pela segurança do evento confirmou para a Polícia Militar que o disparo teria ocorrido na parte externa, mas o barulho pode ser ouvido principalmente por quem estava na parte superior do ginásio, logo acima das arquibancadas. Conforme o comandante da Polícia Militar, sargento MILTON WOLF, um dos suspeitos, que possui restrições para frequentar certos lugares, foi abordado e contra ele foi efetuado um Termo Circunstanciado por desobediência e resistência.
Outro suspeito foi abordado pela Polícia Militar Rodoviária e recebeu um Termo Circunstanciado por posse de arma branca. Em um táxi de Iporã do Oeste a PMR identificou os autores de uma briga ocorrida no baile. Os ocupantes foram revistados e no interior do veículo foi encontrado um facão e uma faca artesanal. Como responsável pelas armas foi identificado um homem de 25 anos. As armas foram apreendidas. O sargento MILTON WOLF lembra que já em outro baile da comunidade ocorreu disparo de arma de fogo. Além disso, o sargento explica que a guarnição teve que dar ordem legal para encerrar o baile, pois o alvará permitia que o evento se estendesse até às quatro horas. Como o mesmo fato já ocorreu no baile anterior, e diante destas circunstâncias, pelo iminente risco de quebra da ordem pública, a partir do próximo baile, o comandante esclarece que a Polícia Militar irá exigir o Laudo de Ordem Pública para autorizar qualquer evento de grande ou médio porte no local.