-VOLUME DOS RESERVATÓRIOS DAS HIDRELÉTRICAS DEVE SUBIR PARA 18% EM NOVEMBRO
-VENDAS NOS SUPERMERCADOS CATARINENSES SOFREM NOVA QUEDA EM SETEMBRO
-COLOMBO DIZ QUE GOVERNO DE MOISÉS É FRACO E DESPREPARADO
-CEMITÉRIO TEM GRANDE MOVIMENTAÇÃO NA VÉSPERA DO DIA DE FINADOS
-VACINAÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS SERÁ RETOMADA NA QUARTA-FEIRA
-PM PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS EM CIDADE DA REGIÃO
-GOLPE DO EMPRÉSTIMO FAZ VÍTIMA PERDER MAIS DE TRES MIL REAIS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol entre nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 64 centavos. O euro está valendo seis reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Pelo menos 12 civis foram mortos neste sábado em um ataque com carro-bomba perto do aeroporto de Áden, a segunda cidade do Iêmen, que abriga temporariamente o governo. No momento, não se sabe quem é o responsável pelo atentado nesta cidade no Sul do Iêmen, uma área onde são comuns os ataques dos rebeldes houthis e da organização jihadista Estado Islâmico. Um porta-voz do Conselho de Transição do Sul, que participa do governo iemenita reconhecido pela comunidade internacional, disse que a explosão foi provocada por um carro-bomba.
Os países do G20 vão devolver aos países vulneráveis 100 bilhões de dólares da soma total dos Direitos Especiais de Saque emitidos pelo FMI para enfrentar a crise de saúde. A quantia que será devolvida faz parte do montante global de 650 bilhões de dólares emitidos pelo Fundo Monetário Internacional para fazer frente à crise provocada pela pandemia. Os Estados do G20, que até agora nunca haviam acordado um montante a ser devolvido aos países em desenvolvimento, estão, portanto, seguindo os passos dos líderes do G7, que já haviam estabelecido uma meta de 100 bilhões de dólares para redistribuir principalmente no continente africano.
Os líderes do G20, responsáveis por 80 por cento das emissões de gases poluentes, alcançaram neste domingo em Roma, na Itália, um acordo sobre suas ambições climáticas, pouco antes do início da conferência da ONU sobre o clima em Glasgow. Os líderes das 20 nações mais desenvolvidas se comprometem a limitar o aquecimento global a um grau e meio em relação à era pré-industrial e reduzir o uso do carvão, mas não definiram uma data precisa para a neutralidade de carbono. Além disso, os países se comprometem a deixar de financiar a construção de novas usinas a carvão no exterior, embora sem especificar nenhuma medida em nível nacional, e defendem o alcance da neutralidade de carbono "até meados do século".
O presidente JAIR BOLSONARO destacou, na abertura da reunião do G20, grupo de países mais ricos do mundo, o ritmo de vacinação voluntária contra a Covid-19 no Brasil e a atração de investimentos em infraestrutura. BOLSONARO também cobrou dos presentes um comércio “livre de medidas distorcidas e discriminatórias”. O chefe do Executivo federal iniciou o discurso com destaque para os desafios que o mundo enfrenta para alcançar um “crescimento econômico mais estável e equitativo”. Em seguida, BOLSONARO exaltou o repasse de recursos públicos a pessoas mais vulneráveis, por meio do auxílio emergencial, e também a atração de dinheiro estrangeiro.
O secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, ESTEVES COLNAGO, informou que a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor deste ano subiu de oito vírgula quatro por cento para nove vírgula um por cento. O INPC é a base da correção anual do salário mínimo pelo governo. Se esse aumento previsto se confirmar e não houver mudança no cálculo, o reajuste do salário mínimo em 2022 também será maior que o estimado anteriormente. Atualmente, o salário mínimo está em mil e cem reais. Com a nova previsão para o INPC no acumulado de 2021, o valor subiria para mil e 200 no ano que vem. Esse valor está 31 reais acima da última proposta oficial do governo para o salário mínimo em 2022, divulgada em agosto, de mil 169.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico prevê que os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste chegarão ao fim de novembro com 18 vírgula sete por cento da sua capacidade de armazenamento. O dado consta no boletim do Programa Mensal de Operação, que traz as previsões do ONS para o mês de novembro. Os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste são responsáveis por cerca de 70 por cento de toda a energia produzida no país. O percentual esperado para novembro é melhor do que o estimado no auge da crise energética que foi de 10 por cento. Além disso, o consumo de energia registrado em outubro deste ano deve ser dois virgula um por cento menor do que o registrado no mesmo período de 2020.
O Ministério da Saúde decidiu prorrogar, até o fim do mês de novembro, a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. A medida levou em consideração o número de vacinados até o momento que, segundo o órgão federal, ainda não foi suficiente para o aumento adequado das coberturas vacinais. O estado de Santa Catarina vai seguir a orientação do Ministério da Saúde e, para isso, pede que todos os municípios catarinenses mantenham os esforços na busca e vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos de idade para atualização da Caderneta de Vacinação com as vacinas do Calendário Nacional. Segundo levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, com base nos dados de vacinação enviados pelos municípios catarinenses, 133 mil doses foram aplicadas em crianças e adolescentes desde o início da Campanha de Vacinação em primeiro de outubro.
Mantendo pela quarta semana consecutiva uma tendência de redução das taxas de transmissão e do registro de casos graves e mortes por Coronavírus no Estado, a Matriz de Risco Potencial Regionalizado divulgada neste sábado, aponta nove regiões como risco potencial moderado cor azul e oito regiões como risco potencial alto na cor amarela. Houve melhora nos indicadores das regiões Carbonífera, Extremo Sul, Grande Florianópolis, Laguna, Meio Oeste, Serra Catarinense e Vale do Itapocu, que na semana anterior estavam classificadas como nível alto e passaram a ser classificadas como nível moderado, se juntando as regiões do Alto Vale do Itajaí e Alto Vale do Rio do Peixe, que se mantiveram no nível moderado. Já nas regiões da Foz do Rio Itajaí e Oeste, que na semana anterior estavam classificadas como nível moderado passaram a ser classificadas como nível Alto, amarelo.
As vendas do setor supermercadista catarinense, a exemplo de agosto, registraram um resultado negativo em setembro deste ano comparado a setembro do ano passado. A queda foi de zero vírgula 83 por cento. No comparativo de setembro em relação a agosto de 2021, o índice aponta alta de zero vírgula 15 e no acumulado dos nove primeiros meses do ano o resultado é positivo, com alta de dois vírgula 44 por cento. Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados.
O bimestre agostosetembro foi o primeiro período a registrar dois meses seguidos de resultados negativos desde janeirofevereiro de 2018. A pesquisa também apontou que os empresários supermercadistas disseram que receberam tabelas de preços reajustadas por parte dos fornecedores 12 por cento mais altos na média, com índices que variaram entre cinco e 25 por cento.
A secretaria de Agricultura de Guaraciaba, em parceria com o LEO Clube e o LIONS Clube, vai promover uma Campanha de Recolha de Lixo Eletrônico, Lâmpadas e Vidros. A informação é do Secretário responsável pelo Meio Ambiente SÉRGIO THALHEIMER. A Campanha inicia na quarta-feira e segue até o sábado, quando será realizado o Dia D da Recolha. O secretário comentou serão colocados, ao lado da secretaria, três containers um para depósito de lixo eletrônico, um para depósito de lâmpadas e outro para depósito de vidros. Os moradores que possuem materiais para descartar levar os resíduos sexta. Já no sábado acontecerá o Dia D com a recolha dos materiais junto à Praça Municipal Giuseppe Palú, das oito e meia as 11 e meia da manhã.
A Rádio Peperi FM vai transmitir a missa do Dia de Finados nesta terça-feira. Neste ano, a celebração será realizada na Igreja Matriz a partir das oito e meia da manhã. Desde o final de semana, a movimentação no cemitério São Miguel e Almas em razão do dia de Finados é bastante intensa. Muitas famílias estiveram no local limpando os túmulos e levando flores para celebrar o dia de lembranças e homenagens. Na manhã de hoje, a circulação de pessoas também foi grande. A data de Finados tem uma simbologia expressiva para a comunidade católica. Reforçando que a missa do dia de Finados será transmitida pela rádio Peperi FM 99 vírgula nove as oito e meia da manhã.
O cemitério São Miguel e Almas funciona em horário especial por conta do Dia de Finados neste começo de semana. A informação é da administradora do local, IVANETE POVALA. De acordo com ela, o cemitério abre as sete horas e fecha as oito horas da noite hoje e amanha. IVANETE disse que a expectativa é de que cerca de cinco mil pessoas devem passar pelo local entre hoje e amanhã. Ela destacou que o cemitério recebeu investimentos importantes nesse ano, como por exemplo, a pintura do espaço, a reforma da capela e a acessibilidade para cadeirantes e idosos. IVANETE destacou que as pessoas devem evitar o uso de vasos com água para as flores evitando o risco de focos do mosquito da dengue.
O Sindicato da Indústria da Construção iniciou na última semana um movimento de consolidação e ampliação da atuação da entidade na região. De acordo com o presidente do Sinduscon, CLEONOR MAHL, o foco principal é ampliar a relação da diretoria com os todos os associados. Além da diretoria, participaram do encontro em Maravilha os representantes de empresas de Maravilha, Santa Terezinha do Progresso, Pinhalzinho, Modelo, Serra Alta, Flor do Sertão, Cunha Porã, Mondai e Caibi. Ao todo, um grupo de 45 empresários do ramo da construção participou do evento. CLEONOR disse que o encontro foi um importante passo na atuação do sindicato na região. A partir de agora, o Sinduscon vai realizar novas reuniões descentralizadas pelo extremo-oeste.
Uma escola da rede estadual de Princesa foi danificada pelo temporal que atingiu alguns municípios da região na tarde de sábado. Segundo informação do supervisor de Educação de Dionísio Cerqueira, FLÁVIO MAZIERO, a escola estadual Antenor Nascentes foi bastante atingida. Além da escola, cerca de dez casas foram parcialmente destelhadas na cidade. Além da parte urbana, algumas comunidades também foram atingidas, como a Linha Cruzeiro, e parte das Linhas Sagrada Família e Vista Alta. Nesses locais, algumas casas foram destelhadas, árvores foram arrancadas e as lavouras de fumo também tiveram estragos.
O Peperi Debates deste sábado discutiu o processo de revisão do Código Estadual do Meio Ambiente. A lei, que está em vigor desde 2009, vai sofrer uma atualização e o programa de hoje discutiu a dicotomia entre desenvolvimento e proteção ambiental. O Peperi Debates questionou se revisão deve seguir o caminho da flexibilização e da redução das normas ou deve ressaltar a importância de uma visão mais ambientalista. O programa de hoje contou com a presença do diretor do Conder Ambiental, JOSE MORA, do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ADAIR TEIXEIRA. O áudio e as fotos do programa estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
A revisão e atualização do Código Estadual do meio ambiente é importante e necessária. A observação é do diretor do Conder Ambiental, JOSE MORA. Ele afirmou, no Peperi Debates deste sábado, que o setor é muito dinâmico e, por isso, é preciso aperfeiçoar o documento e trazê-lo o mais perto possível da realidade atual. MORA ressaltou, no entanto, uma preocupação com a rapidez desse processo. Ele citou que a discussão acelerada, sem uma análise mais ampla e profunda das mudanças, pode criar problemas, especialmente de impactos ambientais. MORA destacou que é difícil flexibilizar exigências sem que isso resulte em um risco para o meio ambiente. Um dos pontos citados por ele como fundamentais nesse debate é o fortalecimento da municipalização das licenças, como já acontece com o Conder. Outro é a necessidade de avançar no pagamento para agricultores que mantem as áreas de preservação permanente e reserva legal.
A revisão do código estadual que está em andamento é uma oportunidade para melhorar as normas e reduzir a burocracia. O comentário é do presidente do sindicato dos produtores rurais, ADAIR TEIXEIRA. De acordo com ele, atividades como suinocultura e avicultura são as mais afetadas por uma série de exigências ambientais. TEIXEIRA disse que os produtores não querem destruir o meio ambiente, mas é preciso criar condições para que ele continuar produzindo. Segundo o sindicalista, o produtor quer compensar e ter mais autonomia para desenvolver uma atividade que é cada vez mais importante para a sociedade que é a produção de alimentos. TEIXEIRA citou que é preciso avançar nos processos de autodeclaração para simplificar a obtenção das licenças ambientais. Ele disse ainda que outro ponto que precisa ser melhorado é o pagamento pela proteção ambiental que já é feita pelos agricultores.
O vice-presidente regional da Fiesc, ASTOR KIST também reforçou a necessidade periódica de atualizações no Código Estadual do Meio Ambiente. No debate de sábado, ele ressaltou que o princípio básico deve ser o da preservação, mas é fundamental garantir condições para o desenvolvimento das atividades produtivas. Na visão de KIST, as duas questões devem andar juntas. Ele citou que o problema não são as exigências e normas em si, mas a burocracia para a obtenção das licenças ambientais. Muitas vezes, segundo KIST, investimentos importantes são retardados porque as licenças demoram para serem emitidas. Ela também disse que a municipalização dos serviços é um avanço e que a autodeclaração é um modelo para obtenção de licenças que pode reduzir a burocracia para o setor produtivo.
Seis pessoas foram diagnosticadas com covid-19 no final de semana em São Miguel do Oeste. Outras 25 pessoas entraram para a lista de recuperados. Neste começo de semana, 95 pessoas estão com o vírus ativo. Quatro moradores estão internados no hospital e 91 permanecem em isolamento domiciliar. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso começa a semana com 14 pacientes confirmados na UTI, o que representa uma taxa de ocupação de 56 por cento. Na enfermaria são seis pacientes confirmados com a doença e taxa de ocupação de 37 por cento.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste vai retomar a campanha de vacinação contra Covid somente depois do feriadão do Dia de Finados. Na quarta-feira, dia três de novembro, haverá a aplicação da segunda dose da CoronavacButantan para as pessoas vacinadas no dia quatro de Outubro e a primeira dose para quem ainda não se vacinou. Na quinta, será aplicada a terceira dose para pessoas acamadas. Nesse caso, o atendimento será a domicílio. Na sexta, será ofertada a segunda dose para pessoas em atraso com a vacina dos laboratórios OxfordAstrazeneca e CoronavacButantan, além da primeira dose para quem ainda não se imunizou. Para receber a segunda ou terceiradose é preciso apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação, RG e CPF. Para a primeira dose também é necessário um Comprovante de Residência.
O ex-governador do estado, RAIMUNDO COLOMBO, cumpriu roteiro pelos municípios do extremo-oeste na última semana. Ele é um dos pre candidatos a governador pelo PSD. Os outros dois são o prefeito de Chapecó, JOÃO RODRIGUES e o ex-prefeito de Blumenau, NAPOLEÃO BERNARDES. COLOMBO citou que o partido deve promover o debate interno, ouvir os filiados e decidir pelo nome que reunir as melhores condições e tiver mais aceitação no momento da definição. Em entrevista para a Peperi, ele disse que os políticos devem se envolver e se colocar a disposição da sociedade. Não participar e se omitir, na opinião de COLOMBO, é uma covardia. Ele também destacou que é preciso uma reforma política para melhorar o sistema e isso começa pela redução do número de partidos.
O ex-governador do estado, RAIMUNDO COLOMBO, defendeu uma terceira via para as eleições nacionais do ano que vem. Ele disse que o PSD não deve se colocar em nenhum dos dois polos que caracterizam o momento político atual, mas construir outra opção para o Brasil. Em Santa Catarina, segundo COLOMBO, o partido está no campo da oposição ao atual governador CARLOS MOISES DA SILVA. Sobre a atual administração, o ex-governador fez uma crítica forte a MOISES e disse que o governo tem muitas crises e pouca visão da realidade.
Um acidente deixou duas pessoas feridas na noite de ontem em uma rodovia municipal de Itapiranga. A colisão traseira aconteceu por volta das oito e meia da ITG Zero 70 e envolveu um Palio e um Jetta, ambos de Itapiranga. A caroneira do veículo Palio, uma mulher de 25 anos, sofreu ferimentos nas pernas e foi atendida pelo Corpo de Bombeiros. Ela recebeu os primeiros socorros no local e foi encaminhada ao Hospital de Itapiranga.
Um homem foi preso por suposto envolvimento com o tráfico de drogas em Descanso. Por volta das oito horas da noite de sexta-feira, a Polícia Militar abordou um motociclista que estava portando 10 buchas de cocaína acondicionado em plásticos, 767 reais em espécie e um Smartphone. Após a apreensão desses objetos, a guarnição da PM localizou o homem que forneceu a droga para o motociclista. No carro desse segundo suspeito foram encontrados cinco buchas de cocaína e na residência dele o cão farejador da PM localizou mais três buchas de cocaína, algumas embalagem com resquícios da drogas e outros objetos usados no preparo do entorpecente para comercialização. O homem foi preso e levado para a delegacia de polícia.
A Polícia Militar de Maravilha registrou no último sábado uma ocorrência de estelionato. A vítima relatou aos policiais que visualizou uma propaganda de empréstimo de uma instituição bancária em uma rede social. Ela disse que ficou interessada e entrou em contato via WhatsApp com um número que estava na publicação. Durante a conversa ela preencheu um contrato com todos os dados pessoais e o golpista repassou uma conta bancária onde a vítima deveria realizar uma série de transferências bancárias, totalizando um valor total de três mil e cem reais. Depois dos depósitos, a vítima desconfiou e entrou em contato diretamente com a instituição financeira por telefone. Ela foi informada que a empresa não concede empréstimos dessa forma e que havia se tratado de um golpe. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Uma ação conjunta entre as Polícias Civil e Militar de São Lourenço do Oeste resultou na prisão de um homem de 23 anos suspeito de tentar matar três pessoas. Segundo os policiais, um homem efetuou três ou quatro disparos em um bar de São Lourenço do Oeste por volta das dez e meia da noite. Os disparos atingiram um homem também de 23 anos. Em seguida, o suspeito atirou contra o proprietário do estabelecimento, um homem de 33 anos, mas a arma “picotou”, e não disparou. Em seguida, um policial civil de 39 anos que estava no local interviu e fez um disparo contra o agressor. O autor dos disparos e a vítima de 23 anos receberam os primeiros atendimentos médicos na UPA de São Lourenço do Oeste e depois foram encaminhados para a Policlínica de Pato Branco no Paraná. O policial civil sofreu escoriações. O autor foi preso em flagrante por tripla tentativa de homicídio qualificada por motivo fútil, emprego de meio que pudesse resultar perigo comum, e contra agente de segurança pública.
A Polícia Militar registrou, neste domingo, uma ocorrência de tentativa de homicídio em São Miguel do Oeste. O crime aconteceu no início da madrugada de domingo na Avenida Salgado Filho, bairro São Luís. A PM foi acionada, via central de emergência, para atender uma denúncia de lesão corporal provocada por faca. Segundo a Polícia Militar, hoje uma discussão entre familiares e um homem atingiu outro com golpes de faca. A autor da agressão deixou o local antes da chegada da guarnição. O homem ferido no braço foi atendido pelo Corpo de Bombeiros.