ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 01/11/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 64 centavos. O euro está valendo seis reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

Pelo menos 12 civis foram mortos neste sábado em um ataque com carro-bomba perto do aeroporto de Áden, a segunda cidade do Iêmen, que abriga temporariamente o governo. No momento, não se sabe quem é o responsável pelo atentado nesta cidade no Sul do Iêmen, uma área onde são comuns os ataques dos rebeldes houthis e da organização jihadista Estado Islâmico. Um porta-voz do Conselho de Transição do Sul, que participa do governo iemenita reconhecido pela comunidade internacional, disse que a explosão foi provocada por um carro-bomba.

Os países do G20 vão devolver aos países vulneráveis 100 bilhões de dólares da soma total dos Direitos Especiais de Saque emitidos pelo FMI para enfrentar a crise de saúde. A quantia que será devolvida faz parte do montante global de 650 bilhões de dólares emitidos pelo Fundo Monetário Internacional para fazer frente à crise provocada pela pandemia. Os Estados do G20, que até agora nunca haviam acordado um montante a ser devolvido aos países em desenvolvimento, estão, portanto, seguindo os passos dos líderes do G7, que já haviam estabelecido uma meta de 100 bilhões de dólares para redistribuir principalmente no continente africano.

Os líderes do G20, responsáveis por 80 por cento das emissões de gases poluentes, alcançaram neste domingo em Roma, na Itália, um acordo sobre suas ambições climáticas, pouco antes do início da conferência da ONU sobre o clima em Glasgow. Os líderes das 20 nações mais desenvolvidas se comprometem a limitar o aquecimento global a um grau e meio em relação à era pré-industrial e reduzir o uso do carvão, mas não definiram uma data precisa para a neutralidade de carbono. Além disso, os países se comprometem a deixar de financiar a construção de novas usinas a carvão no exterior, embora sem especificar nenhuma medida em nível nacional, e defendem o alcance da neutralidade de carbono "até meados do século".

O presidente JAIR BOLSONARO destacou, na abertura da reunião do G20, grupo de países mais ricos do mundo, o ritmo de vacinação voluntária contra a Covid-19 no Brasil e a atração de investimentos em infraestrutura. BOLSONARO também cobrou dos presentes um comércio “livre de medidas distorcidas e discriminatórias”. O chefe do Executivo federal iniciou o discurso com destaque para os desafios que o mundo enfrenta para alcançar um “crescimento econômico mais estável e equitativo”. Em seguida, BOLSONARO exaltou o repasse de recursos públicos a pessoas mais vulneráveis, por meio do auxílio emergencial, e também a atração de dinheiro estrangeiro.

O secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, ESTEVES COLNAGO, informou que a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor deste ano subiu de oito vírgula quatro por cento para nove vírgula um por cento. O INPC é a base da correção anual do salário mínimo pelo governo. Se esse aumento previsto se confirmar e não houver mudança no cálculo, o reajuste do salário mínimo em 2022 também será maior que o estimado anteriormente. Atualmente, o salário mínimo está em mil e cem reais. Com a nova previsão para o INPC no acumulado de 2021, o valor subiria para mil e 200 no ano que vem. Esse valor está 31 reais acima da última proposta oficial do governo para o salário mínimo em 2022, divulgada em agosto, de mil 169.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico prevê que os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e do Centro-Oeste chegarão ao fim de novembro com 18 vírgula sete por cento da sua capacidade de armazenamento. O dado consta no boletim do Programa Mensal de Operação, que traz as previsões do ONS para o mês de novembro. Os reservatórios do Sudeste e do Centro-Oeste são responsáveis por cerca de 70 por cento de toda a energia produzida no país. O percentual esperado para novembro é melhor do que o estimado no auge da crise energética que foi de 10 por cento. Além disso, o consumo de energia registrado em outubro deste ano deve ser dois virgula um por cento menor do que o registrado no mesmo período de 2020.

O Ministério da Saúde decidiu prorrogar, até o fim do mês de novembro, a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de zero a 14 anos. A medida levou em consideração o número de vacinados até o momento que, segundo o órgão federal, ainda não foi suficiente para o aumento adequado das coberturas vacinais. O estado de Santa Catarina vai seguir a orientação do Ministério da Saúde e, para isso, pede que todos os municípios catarinenses mantenham os esforços na busca e vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos de idade para atualização da Caderneta de Vacinação com as vacinas do Calendário Nacional. Segundo levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica, com base nos dados de vacinação enviados pelos municípios catarinenses, 133 mil doses foram aplicadas em crianças e adolescentes desde o início da Campanha de Vacinação em primeiro de outubro.

Mantendo pela quarta semana consecutiva uma tendência de redução das taxas de transmissão e do registro de casos graves e mortes por Coronavírus no Estado, a Matriz de Risco Potencial Regionalizado divulgada neste sábado, aponta nove regiões como risco potencial moderado cor azul e oito regiões como risco potencial alto na cor amarela. Houve melhora nos indicadores das regiões Carbonífera, Extremo Sul, Grande Florianópolis, Laguna, Meio Oeste, Serra Catarinense e Vale do Itapocu, que na semana anterior estavam classificadas como nível alto e passaram a ser classificadas como nível moderado, se juntando as regiões do Alto Vale do Itajaí e Alto Vale do Rio do Peixe, que se mantiveram no nível moderado. Já nas regiões da Foz do Rio Itajaí e Oeste, que na semana anterior estavam classificadas como nível moderado passaram a ser classificadas como nível Alto, amarelo.

As vendas do setor supermercadista catarinense, a exemplo de agosto, registraram um resultado negativo em setembro deste ano comparado a setembro do ano passado. A queda foi de zero vírgula 83 por cento. No comparativo de setembro em relação a agosto de 2021, o índice aponta alta de zero vírgula 15 e no acumulado dos nove primeiros meses do ano o resultado é positivo, com alta de dois vírgula 44 por cento. Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados.

O bimestre agostosetembro foi o primeiro período a registrar dois meses seguidos de resultados negativos desde janeirofevereiro de 2018. A pesquisa também apontou que os empresários supermercadistas disseram que receberam tabelas de preços reajustadas por parte dos fornecedores 12 por cento mais altos na média, com índices que variaram entre cinco e 25 por cento.

Dia de Finados será marcado por celebração no cemitério. De acordo com o responsável pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Erê - CILDO ROCHEMBACK, se o clima colaborar, o encontro com os fiéis vai ser às oito horas e 30 minutos de amanhã. O padre comenta que o espaço aberto ajuda na prevenção ao coronavírus. Também recomenda para quem vai à missa no cemitério, que fique perto do túmulo de seus entes queridos, garantindo o distanciamento. A preparação para amanhã já começou, com muitas pessoas se deslocando para onde estão enterrados os parentes, limpando e levando flores nos túmulos.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus atende mais de 70 comunidades. Além de Campo Erê, o padre CILDO ROCHEMBACK conta que a sede compreende outros três municípios e acolhe algumas comunidades que pertencem a outras cidades. Mesmo que seja seu desejo homenagear pessoalmente os finados em todas elas, é algo impossível, e por isso conta com os ministros de cada comunidade. Ele pede aos representantes católicos que preparem uma bonita celebração para amanhã, principalmente esse ano em que muitos fiéis perderam pessoas para o coronavírus. Recomenda também muita calma para aqueles que vão viajar, já que várias pessoas pegam estrada no feriado, visitando parentes ou indo homenagear familiares já falecidos.

Palma Sola encerra cronograma de reuniões para elaboração do Plano Diretor. Foi uma semana intensa de trabalho que abrangeu todas as comunidades do interior do município mais a cidade. IZABEL VISSOTO – Assessora de gestão e planejamento da prefeitura, disse que a semana que passou foi bem produtiva. Desde segunda-feira, foram feitos encontros nas comunidades do interior e também a noite na cidade, levantando ideias e demandas para a elaboração do Plano Diretor. Ela destaca a participação da população que tem contribuído bastante com esse trabalho.

O Plano Diretor mexe com todos os segmentos de um município; cidade e interior. Por esse motivo, IZA, reforça a importância da população participar ativamente das audiências.A assessora comentou que entre os assuntos abordados dentro do Plano Diretor estão a Lei de Código de Obras e Código de Postura. Além disso, outros temas são abordados para enquadrar novas leis no plano, como: Meio Ambiente, Desenvolvimento Territorial, Serviços Públicos, Infraestrutura e Economia.

Coordenador Adjunto Nacional e Internacional da Pastoral da Criança fala da importância da entidade. NELSON ARNS, que é epidemiologista, esteve em Campo Erê, visitou bairros e assegura: os primeiros mil dias de vida são os mais importantes da pessoa. A contagem começa quando a mulher fica grávida. Ele revela que a ciência está mostrando que até a criança completar 2 anos, quando nasceu com baixo peso, que é menos de 2 quilos e meio, vai ter mais problemas cardíacos aos 40 anos de idade. Essa constatação provocou uma grande surpresa na comunidade científica. Com isso os médicos determinam que o que prejudicou na gestação, vai afetar o coração 40 anos depois do nascimento.

Ao medir o fígado de uma criança ao nascer os médicos conseguem prever como vai ser o colesterol dessa pessoa aos 60 anos. Se percebeu também que crianças que tiveram dificuldade de crescer na barriga da mãe, tem o dobro de chance de desenvolver diabetes, osteoporose, hipertensão e problemas renais. O epidemiologista NELSON ARNS, assegura que é na fase da gestação que se forma o coração, por isso quando a mãe passa fome ou quando a comida não chega ao bebê como precisa, o coração não se desenvolve, terá menos células e não vai se desenvolver, ao ponto de parar aos 40 anos. Acrescenta que pessoas com essas dificuldades todas, são as que mais morrem numa pandemia.

Diante dos problemas apresentados pelo Doutor NELSON ARNS

ele aponta a importância da Pastoral da Criança para cuidar o máximo possível da gestação. O Coordenador Adjunto Nacional e Internacional da entidade ressalta que existe um pensamento errado de que uma grávida não deve comer por dois. Para ele, no mínimo precisa comer por uma pessoa e meia, o que é indispensável para o bebê poder crescer. A gestante precisa ganhar pelo menos 9 quilos, porque menos que isso o bebê passou fome. O ideal é ganhar 14 quilos na gestação toda. Ele finaliza dizendo que é curioso, mas criança que nasceu com baixo peso ou fica desnutrida nos primeiros 2 anos, provavelmente será obesa quando for adulta.

Projeto SC Mais Moradia traz o secretário do Desenvolvimento Social e Habitação a região. Mais uma vez, CLAUDINEI MARQUES esteve em Campo Erê e municípios próximos. Em São Bernardino foi recebido pelo prefeito DALVIR LUDWIG e seus assessores, para conhecer o novo bairro que vai acomodar as 15 casas populares, que serão distribuídas a famílias de baixíssima renda. Essa mobilização é importante para dar agilidade ao projeto. Cada uma das 61 cidades do Estado serão contempladas com 15 moradias. O Governo vai destinar ao SC Mais Moradia 1 milhão e 50 mil reais. Uma residência vai custar 70 mil. Ela terá até 50 metros quadrados, 2 quartos, banheiro, sala e cozinha.

Para entrar no Projeto SC Mais Moradia, a família precisa estar cadastrada no Cad Único, da Assistência Social da sua cidade. Também tem outras condições como estar na situação de extrema pobreza. Tão logo a prefeitura receba a verba do governo, já vai fazer a licitação para começar as construções das casas populares. O município entra com os terrenos e toda infraestrutura. A família que tem filho de 3 a 17 anos de idade, precisa estar com ele matriculado e estudando, senão não entra no programa. O Secretário CLAUDINEI MARQUES, do Desenvolvimento Social faz um alerta: As casas ficarão no nome das mulheres. Isso é para evitar que sejam expulsas pelo marido, como já aconteceu.

Todos os 4 municípios da comarca estão dentro do Projeto SC Mais Moradia. O anúncio é do Secretário CLAUDINEI MARQUES – do Desenvolvimento Social do Estado. Campo Erê, Saltinho, São Bernardino e Santa Terezinha do Progresso vão ganhar 15 casas populares, cada um. Ele garante que esse projeto vai continuar no ano que vem, apesar de haver eleições gerais. A proposta já tramita na Assembleia Legislativa do Estado, para aprovação de mais 70 milhões de reais. MARQUES explica que os 4 municípios da comarca de Campo Erê estão inclusos no projeto porque estão na lista das sessenta e uma cidades com o pior Índice de Desenvolvimento Humano de Santa Catarina.

Motorista perde controle do carro, sai da pista e capota. Foi na tarde de ontem na SC-157, no contorno viário Armindo Echer. Uma mulher de 26 anos perdeu controle da direção do veículo e capotou o carro. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima teve ferimento na cabeça e precisou de atendimento médico. Familiares a conduziram até o hospital.

Mulher destrói loja de conveniência e deixa prejuízo de cerca de 70 mil reais. A PM, foi chamada ontem num posto de combustíveis no Bairro Pinheirinho em Francisco Beltrão, onde estaria ocorrendo uma briga envolvendo aproximadamente 20 pessoas. Quando a equipe chegou no posto, foi informada pelos funcionários, que uma mulher, teria chegado no local embriagada, e após se desentender com alguns clientes, entrou na loja de conveniência, e começou a quebrar diversos objetos como: computadores, geladeiras e uma grande quantidade de mercadorias em especial garrafas de bebidas.

Os policiais acalmaram a mulher e a encaminharam para a delegacia. Lá, ela também destruiu uma porta com chutes. Todas as ações da mulher foram registradas por câmeras de segurança. O gerente da loja de conveniência do posto informou que em um levantamento preliminar dos danos causados chegam a aproximadamente 70 mil reais.

Homem é preso por tripla tentativa de homicídio. Uma ação conjunta entre as Polícias Civil e Militar de São Lourenço do Oeste resultou na prisão de um homem de 23 anos, no final da noite de ontem, depois dele tentar matar três pessoas. Segundo os policiais, por volta das 22 horas e 30 minutos, nas dependências de um bar localizado no centro de São Lourenço, ele efetuou de três a quatro disparos de arma de fogo e alvejou outro homem, também de 23 anos. Em seguida, o autor ainda atirou contra o proprietário do estabelecimento, um homem de 33 anos, mas a arma “picotou”, e não disparou.

Ainda de arma em punho apresentando perigo às mais de centenas de pessoas que frequentavam o bar, ele recebeu a intervenção de um policial civil de 39 anos que estava à paisana no local. O atirador quis investir contra o policial também, que para acabar com a agressão, efetuou um único disparo de arma de fogo contra ele, atingindo-o na região da clavícula. O autor dos disparos e a vítima de 23 anos receberam os primeiros atendimentos médicos na UPA de São Lourenço do Oeste, e depois encaminhados para a Policlínica de Pato Branco, onde se encontram hospitalizados.

O policial civil, que agiu em legítima defesa de terceiros, sofreu algumas escoriações, foi atendido na UPA de São Lourenço e em seguida liberado. O autor foi preso em flagrante por tripla tentativa de homicídio qualificada por motivo fútil, emprego de meio que pudesse resultar perigo comum, e contra agente de segurança pública. A arma dos crimes, um revólver calibre .38, foi apreendida. As investigações prosseguem à cargo da Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira de São Lourenço do Oeste.

Mulher de São Lourenço do Oeste morre atropelada enquanto andava de bicicleta. Uma mulher de 50 anos, identificada como FLADIMIRIA MARTINS PEDRO, morreu sábado atropelada. Segundo os bombeiros, a ciclista foi atingida por uma Montana na estrada geral de acesso à linha São Brás, em Vitorino. Ela teve traumatismo craniano e escoriações generalizadas. FLADIMIRIA era servidora pública em São Lourenço do Oeste e atualmente estava como diretora da Fazenda. A prefeitura decretou luto oficial de três dias pelo falecimento da servidora. Em homenagem, a bandeira do município ficará a meio mastro, na sede da prefeitura.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.