De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 41 centavos. O euro está valendo seis reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira o projeto que evita a paralisação parcial e temporária do governo. Entre quarta e quinta-feira, a Câmara aprovou a medida para financiar o governo até o dia três de dezembro horas depois de o texto ter sido aprovado no Senado. O projeto foi sancionado pelo presidente nesta quinta-feira, horas antes do prazo em que expirou o financiamento atual do governo. O próximo desafio de JOE BIDEN será a votação do projeto de infraestrutura de um trilhão de dólares.
O Ministério da Economia de Cuba anunciou nesta quarta-feira a aprovação das primeiras 32 micro, pequenas e médias empresas privadas e de três estatais, nove dias após a aplicação reforma em uma economia majoritariamente estatal. As novas empresas provêm de 11 das 15 províncias do país. Entre elas, 13 serão dedicadas à produção de alimentos, seis à indústria, três estão relacionadas a atividades de reciclagem, e outras três, a atividades tecnológicas. Vinte delas são uma reconversão do trabalho autônomo, até agora a única forma de trabalhar no setor privado, para a nova forma de gestão não estatal, enquanto as outras 15 são de nova criação.
A polícia do Equador mobilizou nesta quinta-feira cerca de 400 agentes para apoiar uma operação de retomada do controle de uma prisão em Guayaquil após uma rebelião deixar mais de 100 mortos. O motim foi iniciado por detentos de gangues rivais, ligadas ao narcotráfico mexicano, que entraram em confronto. A rebelião do presídio do porto de Guayaquil já é apontada como um dos piores massacres penitenciários da história do país. O presidente equatoriano, GUILLERMO LASSO, que está na cidade portuária, decretou na quarta-feira um estado de exceção para todo o sistema carcerário do país.
O Senado aprovou nesta quinta-feira, por unanimidade, o projeto que autoriza a inclusão do custo da instalação de energia solar no valor do financiamento do imóvel adquirido dentro do Sistema Financeiro da Habitação. O SFH é um programa de crédito habitacional criado em 1964 com o objetivo de reduzir o déficit de moradias no país. O sistema é irrigado, basicamente, com recursos de cadernetas de poupança e do FGTS com juros limitados de até 12 por cento ao ano mais Taxa Referencial. O objetivo do projeto, segundo os senadores, é "facilitar" o acesso de famílias à geração própria de eletricidade, proporcionar o barateamento das contas de luz e contribuir com o meio ambiente por meio de uso de energia limpa.
O ministro de Minas e Energia, BENTO ALBUQUERQUE, descartou nesta quinta-feira a volta do horário de verão, mesmo diante da maior crise hídrica no país. Ele afirmou que o “horário de verão não se faz necessário no que diz respeito a economia de energia”. Embora a avaliação seja de que a medida não traz benefícios para redução da demanda, o Ministério de Minas e Energia havia afirmado que estava em análise estudo elaborado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico sobre a questão diante da crise de escassez hídrica no país. O horário de verão, que costumava começar em outubro, deixou de vigorar no Brasil em 2019. Associações dos setores de alimentação, turismo e comércio têm reivindicado ao governo federal a retomada da medida.
O Governo Federal espera que o Brasil alcance autonomia na produção de vacinas a partir de 2022 com a construção do Centro Nacional de Imunização que será construído em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. O presidente JAIR BOLSONARO inaugurou, nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, a pedra fundamental que marca o início do projeto que terá um aporte de 50 milhões da União e 30 milhões do Governo de Minas Gerais. MARCOS PONTES, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, disse que o laboratório terá capacidade de desenvolver projetos com tecnologia 100 por cento nacional, fazer conexões com as indústrias e promover testes pré-clínicos e clínicos de vacinas variadas.
Desde 2016, a lei exige critérios técnicos de gestão e a participação da comunidade na escolha dos diretores das escolas, mas 210 municípios do Estado não a cumprem. Mais de cinco anos depois, 71 por cento das prefeituras de Santa Catarina ignoram 'totalmente' o Plano Nacional de Educação e a legislação federal. Outros 68 municípios a desrespeitam parcialmente, o equivalente a 94 por cento do Estado. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Tribunal de Contas do Estado. Segundo o conselheiro GERSON SICCA, são dois mil 663 diretores de escolas municipais escolhidos de forma indevida. Nas escolas estaduais, a situação é inversa e 90 por cento dos diretores foram escolhidos de acordo com os critérios exigidos em lei.
Diante da reação quase geral de entidades empresariais de Santa Catarina contra mudanças na cobrança do imposto sobre herança e doações, o governador CARLOS MOISÉS determinou a revogação do decreto publicado dia 22 deste mês. O decreto traz uma série de normas, mas a maior crítica do setor empresarial é sobre a definição de cobrança do imposto na distribuição de lucros, dividendos ou juros sobre capital próprio em montante desproporcional à participação societária. Para entidades empresariais, como a Facisc, isso é aumento da carga tributária num momento em que boa parte das empresas ainda não se recuperou da crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19. O governo alegou que o objetivo era normatizar a cobrança do imposto porque alguns contribuintes buscavam isenção por meios jurídicos.
Está confirmada para esta sexta-feira a vinda do ministro da Economia, PAULO GUEDES, a Santa Catarina. A visita faz parte da programação do governo federal pelo país para marcar os mil dias de gestão do presidente JAIR BOLSONARO. A programação prevê um evento na Federação das Indústrias de Santa Catarina, em Florianópolis, às duas e meia da tarde. Além de GUEDES, estará na Capital a ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República, FLÁVIA ARRUDA. No encontro com empresários, os ministros vão confirmar a cessão de bens da União para o governo do Estado e para a prefeitura da Capital. Dentro da programação ainda haverá a entrega de 101 carros para as secretarias municipais de assistência social com recursos do Fórum Parlamentar Catarinense.
Saúde pública e Secretaria de educação desenvolvem Projeto Sentimentos. Segundo a secretária de saúde de Campo Erê – ROSALVA BOLIGON, a iniciativa foi pensada pelos profissionais do departamento de educação, dentro do programa Saúde na Escola. Através de dados coletados e levantamentos feitos com os estudantes, psicólogos montaram o projeto, envolvendo pais, professores e alunos. A iniciativa foi lançada no dia 21 de setembro, a princípio pensada para trabalhar os medos, tristezas, ansiedade e angústia dos alunos da terceira série do Centro de Educação João Telles Padilha.
Projeto Sentimentos vai ajudar a combater problemas criados pelo isolamento. ROSALVA BOLIGON – secretária de saúde de Campo Erê, sabe que as crianças passaram mais de um ano sem ter contato com a comunidade escolar, devido à pandemia do coronavírus, criando enormes necessidades nos setores de educação e saúde. Assim, os departamentos buscam maneiras de ensinar as próprias crianças a lidarem sozinhas, da forma correta, combatendo essas ansiedades e angustias. A secretária explica que o projeto foi estendido aos pais dos alunos para que entendam a gravidade desses problemas e a importância do trabalho.
Hoje é comemorado o dia nacional do vereador. IRENO DEOLA – presidente da câmara de vereadores de Santa Terezinha do Progresso parabeniza a todos os colegas pelo seu dia. Destaca que o governo estadual nos últimos anos tem deixado de lado a nossa região. Salienta que essa visão sobre o Oeste de Santa Catarina só está mudando por causa de muita luta, principalmente de vereadores. No seu município, comenta que os trabalhos na casa legislativa têm funcionado muito bem, com participação de todos os vereadores, independente do partido político.
Contato com a população é fundamental para o vereador. O presidente da câmara de Santa Terezinha – IRENO DEOLA, destaca a participação nas comunidades como uma importante maneira de estar em contato com os munícipes. Comenta que, no passado, ouvia das pessoas que o vereador só visitava o morador do interior durante o período eleitoral. Porém, atualmente é necessário esse contato mais direto para fazer bem o seu trabalho. Conforme IRENO, é também função do vereador aprovar bons projetos, aprender sobre as leis e ir em busca de emendas parlamentares para viabilizar obras, incentivando o crescimento do município.
Trabalho do vereador é buscar dificuldades e maneiras de resolve-las. Assim define BRAULIO CASAGRANDE - presidente da casa legislativa do município de Saltinho. De acordo com ele, para ser vereador é muito importante estar sempre em contato com a população. Dessa maneira que se conhece as necessidades de cada lugar, leva para o legislativo, debate e define qual a melhor maneira de lidar com o problema. Conforme BRAULIO, outra importante tarefa para os vereadores é a de fiscalizar os setores do executivo, sempre buscando o melhor para quem mais precisa.
Eleição para o quarto mandato mostra confiança no trabalho. Na visão do presidente da câmara de vereadores de Saltinho – BRAULIO CASAGRANDE, a população acredita nele, o que aumenta a vontade de lutar pelo bem de todos. Para ele, é gratificante ter sido escolhido quatro vezes como representante dos munícipes, e significa que a população reconhece e confia no seu esforço. Acrescenta que, como vereador, vota a aprovação ou rejeição de todas as leis municipais, além de sempre estar em busca de recursos para resolver os problemas da população.
Vereadores são necessários para o crescimento do país. Comemorando hoje o dia nacional do vereador, o presidente da câmara de Campo Erê - JOSÉ ATÍLIO BOARETTO, conta que a data foi criada em 1984, mas a profissão já existia muito antes. Ele considera que a atividade e as funções do vereador não são muito reconhecidas e pouco valorizadas. Explica que a classe ganhou mais força nas decisões das cidades a partir de 1988, quando o poder foi descentralizado no Brasil. Essa distribuição de decisões acabou aumentando a importância dos poderes executivo e legislativo.
Vereador não era remunerado até os anos 60. Somente a partir disso é que começou a ser pago salário ao legislativo, como conta JOSÉ ATÍLIO BOARETTO – presidente da câmara de vereadores de Campo Erê. Ele informa que para se candidatar a uma cadeira na casa legislativa é necessário ter no mínimo 18 anos, e que a quantidade de vagas é definida conforme o número de moradores de cada município, variando entre nove e 55. Acrescenta que é função do vereador elaborar a lei orgânica, além de votar a rejeição ou aprovação de qualquer lei municipal.
Trabalho do vereador reflete diretamente no crescimento do município. Por movimentar principalmente a parte de leis e orçamentos de uma cidade, JOSÉ ATÍLIO BOARETTO frisa que é necessário levar o trabalho muito a sério. O presidente da Câmara garante que procura sempre trabalhar com a maior honestidade e transparência possível, sem encrencas partidárias e com união pelo melhor para a população. Comenta que existem muitos escândalos envolvendo representantes do legislativo através do Brasil, por isso leva sempre a atividade muito a sério, principalmente quando lida com dinheiro público.
Municípios da região são contemplados com emendas parlamentares. Conforme o deputado estadual MARCOS VIEIRA, muitos deles tem sua intercessão. Uma que ele participou diretamente e considera muito importante tem o valor de quase 7 milhões de reais. É para pavimentar pelo menos parte do trajeto que liga Saltinho a Santa Terezinha do Progresso. O deputado comenta que o investimento vai encurtar o tempo de deslocamento entre as duas cidades, além do conforto que o asfalto vai proporcionar. A verba já está sendo liberada. VIEIRA garante que nenhum município da grande região deixou de ser contemplado com valores liberados por ele.
Todos os compromissos financeiros serão pagos ainda esse ano. Quem garante é o deputado MARCOS VIEIRA, que está no seu quarto mandato. Ele reconhece o empenho da Bancada do Oeste, formada por 15 deputados da nossa região, que cobra do Governo do Estado especialmente melhorias nas estradas que atravessam o Oeste. VIEIRA cita a SC 305, Campo ErêSão Lourenço do Oeste, considerada uma das piores de Santa Catarina. A engenharia está fazendo o projeto para que logo o asfaltamento seja licitado. O plano é fazer total recuperação, inclusive com terceira pista onde for necessário, nos quase 30 quilômetros que unem as duas cidades.
Já estão contratadas as empresas que vão fazer o projeto para revitalização da SC-160, Campo ErêPinhalzinho. O anúncio é do deputado MARCOS VIEIRA, destacando a importância também desse trecho, que outras 4 cidades. Por outro lado, o parlamentar comenta que o projeto mais importante que tramita na Assembleia Legislativa é a Lei Orçamentária do Estado. É ela que estima receitas e fixa despesas para 2022. VIEIRA é presidente da Comissão de Finanças e Tributação, onde tramita esse projeto. O parlamentar será o relator.
Gol furtado em Marmeleiro é encontrado abandonado em Renascença. O veículo recuperado havia sido furtando durante a madrugada de ontem, no município de Marmeleiro. Na manhã de ontem, policiais militares de Renascença receberam a informação que havia um carro abandonado próximo a Linha Canela. Chegando no local, confirmaram que era o gol furtado. O veículo foi apreendido e encaminhado para a delegacia de Polícia Civil, e depois devolvido ao dono.
Polícia prende dona de mercearia que escondia droga dentro de pão. A equipe ROCAM do 21º Batalhão de Polícia Militar abordou na noite de ontem um homem em atitude suspeita na Rua Pelicano, bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão. Em revista pessoal foram encontradas com ele sete pedras de crack e uma carteira de cigarros. O homem afirmou ter comprado da dona de uma mercearia, e que ela escondia a droga dentro do miolo de pão francês. Os policiais fizeram a detenção do usuário e foram até a mercearia, onde identificaram e abordaram a proprietária.
Ao fazerem buscas, os policiais encontraram dentro de um pão francês, um pacote plástico com várias pedras de crack que pesaram pouco menos de cinco gramas e meia. Dentro de uma gaveta foi localizada uma pedra grande de crack, que pesou 110 gramas, quatro pacotes com cocaína que pesaram pouco menos de sete gramas, uma balança e precisão, cinco aparelhos celulares que a proprietária não soube explicar a origem e mais de três mil reais em dinheiro. A mulher, o usuário, as drogas e os objetos apreendidos foram entregues na 19ª Subdivisão de Polícia.
Jovem morre ao ser atropelado por caminhão que transportava casa. O jovem WILLIAN VINICIUS SUKENSKI, de 21 anos foi vítima do acidente no início da tarde de ontem, em Marmeleiro. A tragédia aconteceu na Avenida Dambros e Piva, bairro Santa Rita. WILLIAN realizava o trabalho de batedor para um caminhão que transportava uma casa de madeira sentido Francisco Beltrão a Marmeleiro. Em certo momento ele caiu embaixo do veículo e foi atingido pelo rodado. A vítima era filho do proprietário da empresa de transportes de casas e residia em Francisco Beltrão.