-TSE LANÇA PARCERIA COM REDES SOCIAIS PARA COMBATER FAKE NEWS
-MOISÉS DIZ QUE OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL FOI DESNECESSÁRIA E INJUSTIFICADA
-FALTA DE CHUVA TEM REFLEXOS NAS PRINCIPAIS CULTURAS AGRÍCOLAS
-ESCOLA DESENVOLVE PROJETO SOBRE NAVEGAÇÃO SEGURA NA INTERNET
-RETOMADA DO SETOR DE EVENTOS E CULTURA AINDA É MUITO LENTA
-COOPER A1 COMPLETA 87 ANOS COM NOVOS INVESTIMENTOS
-POLÍCIA PRENDE HOMEM E APREENDE DROGAS EM IPORÃ DO OESTE
-BOMBEIROS E POLÍCIA INTENSIFICAM FISCALIZAÇÃO PARA EVITAR QUEIMADAS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 40 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 63 centavos. O euro está valendo seis reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O presidente do Banco Mundial, DAVID MALPASS, disse que está buscando aprovação do conselho, de 12 bilhões de dólares, para um plano de financiamento de vacina contra o novo coronavírus, a fim de ajudar os países pobres e em desenvolvimento a garantir parcela suficiente de doses quando estiverem disponíveis nos próximos meses. MALPASS afirmou, em entrevista exclusiva à Reuters, que a iniciativa tem como objetivo ajudar os países a adquirir e distribuir vacinas antecipadamente para profissionais da saúde e outros trabalhadores essenciais e expandir a produção global. Segundo ele, o conselho deve analisar o plano no início de outubro.
A empresa americana Moderna anunciou nesta quarta-feira que os testes clínicos de sua vacina experimental contra a Covid-19, uma das mais avançadas, não serão concluídos antes de 25 de novembro. O prazo exclui portanto qualquer comercialização do imunizante antes das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para 3 de novembro. A Moderna, juntamente com as empresas farmacêuticas americanas Pfizer e Johnson & Johnson, está na fase 3 dos testes clínicos, na qual a vacina experimental ou um placebo são injetados aleatoriamente em dezenas de milhares de voluntários para verificar se a vacina é segura e eficaz.
A taxa de pobreza na Argentina subiu para 40 vírgula nove por cento da população no primeiro semestre deste ano, com 10 e meio por cento de indigência, um dos piores registros da história do país. Segundo o Instituto de Estatística, no final de 2019, a taxa de pobreza era de 35 por cento e a indigência de por cento. Na comparação interanual, o número de pessoas abaixo da linha da pobreza aumentou cinco vírgula cinco pontos percentuais e na indigência dois vírgula oito pontos percentuais.
O Tribunal Superior Eleitoral lançou nesta quarta-feira parceria com Facebook, Instagram e WhatsApp para combater a desinformação durante a eleição municipal deste ano. Entre as ferramentas disponíveis, está um canal de comunicação específico com o TSE para denunciar contas suspeitas de realizar disparos em massa de mensagens pelo WhatsApp. O presidente do TSE, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, afirmou que o objetivo da parceria é “eliminar os participantes de má-fé que, dolosamente, procuram fazer mal às pessoas e à democracia”.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, nesta quarta-feira, a lei que estabelece teto de cem mil reais para obras executadas pelo poder público sem licitação durante a pandemia do novo coronavírus. O limite anterior à MP era de oito mil ou 15 mil, conforme o tipo de obra. Essas regras já estão em vigor desde maio, quando foram editadas pelo governo em uma medida provisória. Com a aprovação no Congresso e a sanção presidencial, o novo limite fica consolidado durante a pandemia e não corre risco de perder validade. O material divulgado pelo governo não cita vetos presidenciais ao texto.
Uma reunião na casa do ministro do Supremo Tribunal Federal GILMAR MENDES, na noite de terça-feira, selou a escolha do desembargador KASSIO NUNES MARQUES para ocupar a cadeira de CELSO DE MELLO na Corte. Na tentativa de se aproximar do STF e da classe política, o presidente JAIR BOLSONARO pediu ao presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE que fizesse a intermediação para o encontro. Ex-vice-presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, KASSIO teve a indicação aprovada pelos magistrados do STF, que foram surpreendidos com a escolha. O decano Celso de MELLO vai se aposentar no próximo dia 13 e, até pouco tempo atrás, KASSIO era cotado não para essa vaga.
Com saldo positivo pelo terceiro mês consecutivo após o início da pandemia, a economia de Santa Catarina gerou 18 mil 375 novos postos de trabalho em agosto, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados na tarde desta quarta-feira. O bom desempenho catarinense foi liderado pela indústria que teve saldo positivo de 11 mil 414 vagas, seguida pelos serviços com três mil 609, o comércio com dois mil e 48 e a construção civil mil 295. O Estado teve o terceiro melhor resultado do país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. No ano, o saldo de empregos formais em Santa Catarina ainda está negativo em 22 mil 494 vagas. /
A Secretaria da Educação de Santa Catarina informou nesta quarta-feira que 26 vírgula quatro por cento dos alunos da rede estadual de ensino serão o alvo principal da retomada das atividades presenciais com reforço escolar. Essa porcentagem representa o grupo de estudantes que teve dificuldades ou não conseguiu fazer as atividades não presenciais. A pasta destacou que em 2020 as escolas não terão aulas como ocorriam antes da pandemia e que até o final do ano letivo as atividades remotas continuam. As aulas presenciais ocorrerão somente como reforço escolar. O início delas depende de autorização da Secretaria de Estado da Saúde, que acompanha o mapa de risco do coronavírus.
O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA emitiu uma nota no começo da tarde de ontem afirmando que a operação da Polícia Federal na Casa da Agronômica foi “desnecessária e injustificada”. Nesta quarta-feira, autorizados pelo STJ, Polícia Federal e Ministério Público Federal cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nas investigações sobre a compra dos 200 respiradores por 33 milhões, inclusive na casa oficial do governador. O advogado de MOISÉS, MARCOS PROBST informou que o governador disponibilizou o acesso a telefone celular e computador próprios para o Superior Tribunal de Justiça e Ministério Público Federal há mais de três meses para caso houvesse interesse em realizar perícia em seus equipamentos pessoais. PROBST disse que a operação será infrutífera pois não vai achar nada e que isso poderá servir como prova de que o governador nada fez de irregular.
Retomada do setor de eventos e cultura ainda é muito lenta. A avaliação é do maestro do Conservatório de Música de Itapiranga, HENRIQUE DREBEL. Ele lembra que os setores de eventos e cultura trabalham com aglomeração de público e sofreram grande estagnação nos últimos seis meses. Ele diz que o isolamento social afetou uma gama muito grande de profissionais que trabalham com estrutura de palco, técnicos de som e iluminação, filmagens e do ramo alimentício. DREBEL lamenta que muitas pessoas perderam sua principal fonte de renda. Salienta que na região, os profissionais deste seguimento geralmente possuem outras fontes de renda, porém bandas e artistas encerraram suas atividades e migraram para outros setores econômicos. O Maestro considera que faltou amparo para quem atua com arte musical.
Maestro considera que as exigências dificultam retorno de algumas atividades. Estimativa é que muitas pessoas retornem com apresentações musicais e culturais com a flexibilização de eventos. Segundo HENRIQUE DREBEL, as restrições atuais dificultam eventos e atividades culturais com presença de público. Ele aponta grandes dificuldades para corais, grupos de danças, bandas e orquestras. Ele aponta como notícias triste a estagnação deste seguimento e muito desanimo de pessoas que fazem parte de forma voluntária. DREBEL diz que os protocolos para retomada das atividades culturais impedem atuação de diferentes grupos. O maestro estranha os protocolos com controvérsias e diz que é preciso atualizar as exigências de segurança. O sistema educacional da música também está prejudicado na formação dos alunos por falta de presença do professor afetando o desenvolvimento técnicos. DREBEL avalia que o Conservatório tem logística muito diferente do sistema escolar, com aula uma vez por semana.
Falta de chuva das últimas semanas tem reflexos nas principais culturas agrícolas. A informação é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. Ele afirma que a chuva do final de semana foi importante, mas o problema é que ela não foi uniforme. O gerente comentou que alguns locais registraram 20 milímetros de chuva, mas a maiorias das propriedades teve um volume muito baixo, de menos de cinco milímetros. O gerente da empresa do governo citou que a falta de água neste momento tem impactos importantes para as lavouras de milho e para as áreas de pastagens. A expectativa da Epagri é de que as chuvas aumentem a partir da segunda semana de outubro.
Volume de chuvas no trimestre ficou abaixo da média histórica na região. O comentário é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. De acordo com ele, a previsão para o mês de outubro é de chuvas entre 180 a 190 milímetros. SIMON destacou que o volume deve ficar um pouco abaixo do ideal, mas ainda dentro de uma quantidade suficiente para os agricultores possam ter uma boa safra de verão. Mesmo assim, a Epagri já está repassando informações aos agricultores sobre seguro agrícola e outras ações voltadas ao aumento da capacidade hídrica e proteção das fontes nas propriedades rurais no Extremo Oeste.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar confia na derrubada do veto presidencial ao projeto de socorro aos pequenos agricultores afetados pela pandemia do coronavírus. A afirmação é do coordenador da Fetraf em Santa Catarina, JANDIR SELZLER. O projeto 735 foi aprovado pela câmara e pelo senado no mês passado e prevê uma renda emergencial para os agricultores, um programa de fomento à inclusão produtiva e a prorrogação do pagamento de dívidas. O projeto também trata da destinação dos recursos para a construção de cisternas e outras tecnologias de acesso à água. SELZLER disse que a Fetraf está em contato com os parlamentares para derrubar o veto do presidente e manter o texto aprovado pelo congresso.
Projeto de socorro a agricultura familiar é muito importante para o setor e foi construído durante o período da pandemia do coronavírus. A lembrança é do coordenador da Fetraf em Santa Catarina, JANDIR SELZLER. Ele avalia que o veto do presidente BOLSONARO foi muito prejudicial para a agricultura familiar. Na semana passada, representantes da federação se reuniram com o presidente do Senado e reforçaram o pedido para que os senadores derrubem o veto. O coordenador afirma que a Fetraf levou alimentos e faixas para o Congresso pedindo a apreciação do veto. Durante a audiência com o senador DAVI ALCOLUMBRE, a federação obteve a garantia de que o tema será votado no dia de 14 de outubro no congresso nacional. Para ele, a chance dos deputados e senadores derrubarem o veto é boa. SELZLER salienta que os parlamentares devem ser coerentes neste momento, já que o projeto 735 foi construído em conjunto com deputados, senadores e representantes da agricultura.
Escola de Educação Básica Padre Balduíno Rambo de Tunápolis desenvolve projeto sobre navegação segura na internet. O assessor de direção do educandário, VIANEI HAMMERSCHMITT, enfatiza que diante do novo cenário imposto pela pandemia, em que os estudantes ficam mais expostos a internet e tecnologias, foi oferecida uma capacitação online para orientar os jovens sobre o uso correto das ferramentas digitais. Ele cita que o mesmo tema, sobre segurança na internet, será abordado pelo concurso da oratória. HAMMERSCHMITT comenta que o projeto faz parte da núcleo de prevenção da escola, e iniciou há cerca de dois meses com postagens de conteúdos nas redes sociais. Segundo o assessor de direção, a maior preocupação é que familiares tem relatado que os filhos permanecem muito tempo diante das ferramentas tecnológicas, mas não cumprem com todas as atividades escolares que são propostas.
Desejo se ser doador de órgãos deve ser expressado a família. Segundo o médico nefrologista e presidente da fundação Pró Rim com sede em Joinville, MARCOS ALEXANDRE VIEIRA, a doação de órgãos é um gesto de amor que pode ser feita ainda em vida, ou mediante autorização após a pessoa que expressou essa vontade vir a óbito ou tiver a morte cerebral confirmada. O médico cita que mais de 50 hospitais em Santa Catarina realizam as avaliações do paciente com morte cerebral para doação dos órgãos, o que ocorre a partir de diagnóstico médico e exame complementar. É feito ainda contato com a família para autorização da doação. O presidente da fundação enfatiza que a vontade de ser doador de órgão não fica registrada em nenhum documento, somente informando a família desse desejo. Por isso, o medico orienta que a pessoa deixe bem claro aos seus familiares que caso lhe aconteça algo, do desejo de ser um doador de órgãos.
MARCOS ALEXANDRE VIEIRA comenta que todo o processo de doação de órgãos é regulamentado pelo estado, por meio do Sistema Nacional de Transplantes e as Centrais de Captação de Órgãos, que avaliam os diagnósticos, coordenam a captação e a disponibilização dos órgãos para doação. Ele cita que os principais órgãos transplantados são fígado, rins e córnea. Caso o estado não tenha um receptor para o órgão doado, o médico esclarece que a central de captação disponibiliza o órgão no sistema nacional, por meio do qual é identificado o paciente que possui a necessidade de transplante, e que seja compatível. No momento, há 40 mil pessoas na lista de espera por um transplante. A fundação Pró Rim atua há mais de 30 anos no tratamento de pacientes com doenças renais crônicas, em que há necessidade de hemodiálise ou transplante. Atualmente são mais de 30 clínicas de hemodiálise no estado. A fundação também atua na prevenção das doenças renais.
Núcleo de Jovens Empreendedores da AEST participa de desafio que incentiva prática da atividade física. O Jogo dos Jovens Empreendedores do Paraná, Jojeps, tem a participação de cinco jovens nucleados da AEST. Segundo a nucleada, FERNANDA NAUE, pelo terceiro ano consecutivo os jovens empreendedores de Tunápolis e Santa Helena foram convidados para participar dos jogos, que tem como objetivo incentivar os participantes a adotarem hábitos mais saudáveis de vida. Ela afirma que o incentivo ganha maior justificativa, se considerado que devido a pandemia, muitas atividades não puderam ser realizadas e as pessoas permaneceram mais em casa. FERNANDA comenta que para realizar o desafio deste ano, foi criada uma plataforma para realizar aulas online, com o repasse de orientações importantes sobre saúde.
O Jogo dos Jovens Empreendedores do Paraná iniciou no domingo, e segue até dia 14 de outubro. FERNANDA NAUE explica que o desafio consiste na prática de diferentes atividades físicas, que devem ser feitas em intervalo de no máximo duas horas e cada exercício deve ser de no mínimo 40 minutos. O Jojeps é marcado nas redes sociais, e conta como pontuação para definir a equipe campeã. As aulas online, três vezes por semana, valem como pontuação em grupo. No ano passado, a equipe campeã foi a dos jovens empreendedores de SMOeste. Este ano a premiação será em três categorias, conforme o número de vezes que o jovem participa das atividades. Os prêmios são bolsas de estudo EAD e diárias em hotel de Foz do Iguaçu. FERNANDA lembra que nestes 21 dias de desafio muitas pessoas que não estavam praticando esportes, acabam criando o hábito e posteriormente mantém as atividades físicas.
A preocupação de momento recaia sobre a estiagem que afeta lavouras, dólar em alta impactando no custo de produção e diversos seguimentos que dependem da importação. De acordo com ELIO CASARIN, a cooperativa tem saldo positivo com bons resultados em grãos, carnes e lácteos. O planejamento da Cooper A1 permite investimentos e expansão com novas unidades. CASARIN diz que na suinocultura, aves e leite a parceria é forte com a Aurora e também chama atenção para investimentos significativos em fábricas de rações e ainda na área de cereais com secagem e armazenagem. Segundo o presidente, a unidade de São João do Oeste terá nova sede valorizando a cidade com empreendimento de destaque. Duas novas unidades no Rio Grande do Sul também possuem nova sede. CASARIN comemora ainda a instalação de sistema de energia fotovoltaica com meta de tonar a cooperativa autossuficiente na questão de energia elétrica em todas as unidades.
Comemorações dos 87 anos serão restritas devido aos cuidados com a pandemia. A cooperativa A1 completa mais um aniversário com nove mil 125 cooperados, sendo a maioria, pequenos produtores de agricultura familiar. O presidente da Cooper A1, ELIO CASARIN, afirma que são mil 299 empregados diretos. Cita que o cenário desfavorável para vários setores não impediu a expansão da área de atuação e investimos em infraestrutura e tecnologia. Para CASARIN, o mercado agropecuário favorável contribui para a Cooper A1 atingir suas metas. De acordo com o presidente, os investimentos também estão sendo feitos nas áreas de gestão e treinamentos com colaboradores, para manter a cooperativa atualizada. As comemorações neste ano contarão com o lançamento da campanha institucional “Cooper A1 87 anos, seguir ao seu lado fazer parte da gente”.
Temperatura bate recorde histórico na região com mais de 40 graus. Marca é histórica no mês de setembro. Registros dos últimos 85 anos não apontam temperatura tão elevada. Conforme o aposentado e conhecido como Homem do Tempo, WOLFGANG LENGERT, nesta quarta-feira, a temperatura atingiu 40.7 graus em Itapiranga. Ele ressalta que em décadas anteriores os termômetros convencionais não possuíam a exatidão que é alcançada pela estação meteorológica que o Homem do Tempo possui atualmente em sua residência na comunidade de Presidente Becker. LENGERT destaca ainda que em 2003 a temperatura atingiu 40 graus durante o mês de setembro, porém a marca de 40.7 graus de ontem é inédita neste período.
Outra marca história é do menor volume de chuva desde os registros há 85 anos. O Homem do Tempo afirma que é uma característica quando ocorrem altas temperaturas, ter pouca chuva. Segundo WOLFGANG LENGERT, durante o mês de setembro foi registrado apenas 44 milímetros de chuva. A estiagem no inicio da primavera preocupa para o cultivo da safra afetando diretamente o desenvolvimento das plantas. O Homem do Tempo informa que em 2003, foram registrados 65 milímetros de chuva e no ano passado 51 milímetros durante o mês de setembro. LENGERT observa que o mês que encerrou ontem não teve a maior média de temperatura, devido a noites frias que ocorreram, inclusive nesta semana que teve temperatura abaixo de 10 graus na região.
Bombeiros e polícia intensificam fiscalização para evitar queimadas. O comandante do quartel de Iporã do Oeste, sargento OLDAIR SCHMITZ, destaca que os dias com calor acima da média para a época do ano, o tempo seco e a umidade baixa são condições ideias para incêndios em vegetação. O sargento cita que focos de incêndio em áreas de reflorestamento e vegetação tem sido um problema grave em quarteis de toda região, o que chama atenção para um cuidado maior que é necessário. SCHMITZ enfatiza que a maioria dos incêndios ocorre porque o responsável acaba perdendo o controle da situação, e de uma simples queimada em uma área acaba ocasionando um incêndio de grandes proporções. O sargento lembra que até novembro um decreto nacional proíbe a realização de queimadas, com exceção de alguns casos em que deve ser apresentada uma licença ambiental justificando a prática.
Incêndios sem autorização ambiental em que os responsáveis perderem o controle serão denunciados para a polícia. O sargento OLDAIR SCHMITZ afirma que anualmente e com frequência o Corpo de Bombeiros alerta para esta prática irregular, e a partir de agora este tipo de ocorrência será repassada a polícia ambiental, órgão competente que fará a fiscalização e punição. Conforme o sargento, queimadas em vegetação são ocorrências desgastantes para a guarnição, a exemplo do incêndio em área de reflorestamento em Riqueza na semana passada, em que dez bombeiros foram empenhados. SCHMITZ lembra que estes incêndios, que podem ser evitados, também acabam tomando tempo da guarnição para outras ocorrências, como os frequentes mal súbitos que tem sido registrados, principalmente em pessoas de mais idade, devido ao calor excessivo.
Motorista foge em alta velocidade após abordagem policial por som alto em Descanso. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar, próximo ao meio dia de ontem, na Avenida Martin Piaseski, centro de Descanso./APM em rondas, flagrou um Saveiro com o volume do som excessivamente alto, perturbando o sossego. O som podia ser ouvido a mais de duzentos metros de distância. A guarnição tentou a abordagem, mas, o condutor entrou no pátio de um posto de abastecimento, e não acatou as ordens de desligar o veículo. O motorista ainda saiu do local acelerando em alta velocidade e realizando arrancada brusca. A guarnição continuou fazendo o acompanhamento do veículo, e no trevo de acesso à área industrial o condutor parou. A abordagem foi realizada com o apoio das guarnições de São Miguel do Oeste. Foram confeccionadas as notificações de trânsito, o veículo recolhido ao pátio conveniado, e lavrado o Termo Circunstanciado.
Homem é preso por danificar viatura da PM de Belmonte. Por volta das 22 horas e 50 minutos desta quarta-feira, a Polícia Militar de Descanso prendeu um homem por dano ao patrimônio público, ocasionado em uma viatura da Polícia Militar de Belmonte, a qual estava prestando apoio a guarnição de Descanso em uma ocorrência de perturbação em um bar. O homem estava em visível estado de embriaguez e muito alterado, sendo que, minutos antes, havia se envolvido em vias de fato, com outros dois homens em via pública, no centro de Descanso. Como o homem estava com ferimentos, foi encaminhado para atendimento médico. Ele chutou a janela traseira da viatura, quebrando o vidro, e em função do dano que causou foi conduzido a delegacia.
Polícia Militar prende homem e apreende drogas e pés de maconha em Iporã do Oeste. Na tarde desta quarta-feira, em rondas, a Polícia Militar abordou um homem na avenida Gustavo Fetter, esquina com a Rua Rio de Janeiro, o qual havia descido de um ônibus de transporte coletivo e estava em atitude suspeita. Durante a revista pessoal, foi encontrado na cintura do homem, próximo da cueca, uma carteira de cigarro, sendo que dentro dela havia 32 gramas de maconha. O homem autorizou a guarnição a realizar a busca em sua residência, na Linha Entre Rios. No local foram encontradas 41 mudas de maconha de aproximadamente 20 centímetros. O suspeito disse a PM que teria jogado no lado de fora da casa as sementes e que as mudas seriam de sua propriedade. O suspeito de tráfico de drogas foi preso pela guarnição. A droga e os pés de maconha apreendidos foram entregues na delegacia. Após a perícia, o procedimento de praxe pela Justiça é a destruição do entorpecente.