-TSE LANÇA PARCERIA COM REDES SOCIAIS PARA COMBATER FAKE NEWS
-MOISÉS DIZ QUE OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL FOI DESNECESSÁRIA E INJUSTIFICADA
-PROTETORES COMEMORAM LEI QUE AUMENTA PENAS PARA MAUS TRATOS CONTRA ANIMAIS
-SETOR SOCIAL REGISTRA DESISTÊNCIA DE FAMÍLIAS INTERESSADAS EM ACOLHER MENORES
-ESCOLA DO DISTRITO DE CERRO AZUL DE PALMA SOLA RECEBE REFORMA
-APAE ORGANIZA BAZAR COM PRODUTOS DOADOS PELA RECEITA FEDERAL
-FETRAF ACREDITA QUE VETO AO PROJETO DE SOCORRO A AGRICULTURA SERÁ DERRUBADO
-TRÊS MUNICÍPIOS DA REGIÃO TERÃO TRÊS OPÇÕES DE CHAPAS AOS ELEITORES
-MOTORISTA FOGE EM ALTA VELOCIDADE APÓS ABORDAGEM POLICIAL
-HOMEM É PRESO POR DANIFICAR VIATURA DA PM
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 38 graus. A mínima das últimas horas foi de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 63 centavos. O euro está valendo seis reais e 62 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O presidente do Banco Mundial, DAVID MALPASS, disse que está buscando aprovação do conselho, de 12 bilhões de dólares, para um plano de financiamento de vacina contra o novo coronavírus, a fim de ajudar os países pobres e em desenvolvimento a garantir parcela suficiente de doses quando estiverem disponíveis nos próximos meses. MALPASS afirmou, em entrevista exclusiva à Reuters, que a iniciativa tem como objetivo ajudar os países a adquirir e distribuir vacinas antecipadamente para profissionais da saúde e outros trabalhadores essenciais e expandir a produção global. Segundo ele, o conselho deve analisar o plano no início de outubro.
A empresa americana Moderna anunciou nesta quarta-feira que os testes clínicos de sua vacina experimental contra a Covid-19, uma das mais avançadas, não serão concluídos antes de 25 de novembro. O prazo exclui portanto qualquer comercialização do imunizante antes das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para 3 de novembro. A Moderna, juntamente com as empresas farmacêuticas americanas Pfizer e Johnson & Johnson, está na fase 3 dos testes clínicos, na qual a vacina experimental ou um placebo são injetados aleatoriamente em dezenas de milhares de voluntários para verificar se a vacina é segura e eficaz.
A taxa de pobreza na Argentina subiu para 40 vírgula nove por cento da população no primeiro semestre deste ano, com 10 e meio por cento de indigência, um dos piores registros da história do país. Segundo o Instituto de Estatística, no final de 2019, a taxa de pobreza era de 35 por cento e a indigência de por cento. Na comparação interanual, o número de pessoas abaixo da linha da pobreza aumentou cinco vírgula cinco pontos percentuais e na indigência dois vírgula oito pontos percentuais.
O Tribunal Superior Eleitoral lançou nesta quarta-feira parceria com Facebook, Instagram e WhatsApp para combater a desinformação durante a eleição municipal deste ano. Entre as ferramentas disponíveis, está um canal de comunicação específico com o TSE para denunciar contas suspeitas de realizar disparos em massa de mensagens pelo WhatsApp. O presidente do TSE, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, afirmou que o objetivo da parceria é “eliminar os participantes de má-fé que, dolosamente, procuram fazer mal às pessoas e à democracia”.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou, nesta quarta-feira, a lei que estabelece teto de cem mil reais para obras executadas pelo poder público sem licitação durante a pandemia do novo coronavírus. O limite anterior à MP era de oito mil ou 15 mil, conforme o tipo de obra. Essas regras já estão em vigor desde maio, quando foram editadas pelo governo em uma medida provisória. Com a aprovação no Congresso e a sanção presidencial, o novo limite fica consolidado durante a pandemia e não corre risco de perder validade. O material divulgado pelo governo não cita vetos presidenciais ao texto.
Uma reunião na casa do ministro do Supremo Tribunal Federal GILMAR MENDES, na noite de terça-feira, selou a escolha do desembargador KASSIO NUNES MARQUES para ocupar a cadeira de CELSO DE MELLO na Corte. Na tentativa de se aproximar do STF e da classe política, o presidente JAIR BOLSONARO pediu ao presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE que fizesse a intermediação para o encontro. Ex-vice-presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, KASSIO teve a indicação aprovada pelos magistrados do STF, que foram surpreendidos com a escolha. O decano Celso de MELLO vai se aposentar no próximo dia 13 e, até pouco tempo atrás, KASSIO era cotado não para essa vaga.
Com saldo positivo pelo terceiro mês consecutivo após o início da pandemia, a economia de Santa Catarina gerou 18 mil 375 novos postos de trabalho em agosto, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados na tarde desta quarta-feira. O bom desempenho catarinense foi liderado pela indústria que teve saldo positivo de 11 mil 414 vagas, seguida pelos serviços com três mil 609, o comércio com dois mil e 48 e a construção civil mil 295. O Estado teve o terceiro melhor resultado do país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. No ano, o saldo de empregos formais em Santa Catarina ainda está negativo em 22 mil 494 vagas.
A Secretaria da Educação de Santa Catarina informou nesta quarta-feira que 26 vírgula quatro por cento dos alunos da rede estadual de ensino serão o alvo principal da retomada das atividades presenciais com reforço escolar. Essa porcentagem representa o grupo de estudantes que teve dificuldades ou não conseguiu fazer as atividades não presenciais. A pasta destacou que em 2020 as escolas não terão aulas como ocorriam antes da pandemia e que até o final do ano letivo as atividades remotas continuam. As aulas presenciais ocorrerão somente como reforço escolar. O início delas depende de autorização da Secretaria de Estado da Saúde, que acompanha o mapa de risco do coronavírus.
O governador CARLOS MOISÉS DA SILVA emitiu uma nota no começo da tarde de ontem afirmando que a operação da Polícia Federal na Casa da Agronômica foi “desnecessária e injustificada”. Nesta quarta-feira, autorizados pelo STJ, Polícia Federal e Ministério Público Federal cumpriram cinco mandados de busca e apreensão nas investigações sobre a compra dos 200 respiradores por 33 milhões, inclusive na casa oficial do governador. O advogado de MOISÉS, MARCOS PROBST informou que o governador disponibilizou o acesso a telefone celular e computador próprios para o Superior Tribunal de Justiça e Ministério Público Federal há mais de três meses para caso houvesse interesse em realizar perícia em seus equipamentos pessoais. PROBST disse que a operação será infrutífera pois não vai achar nada e que isso poderá servir como prova de que o governador nada fez de irregular.
Doação de brinquedos para campanha do Cras supera as expectativas. O volume recolhido nas caixas deixadas no comércio foi maior que nos últimos anos. A coordenadora do Cras em SJCedro, GABRIELA TOIGO, afirma que nesta semana foi feita a separação para entrega que será na a partir de hoje em alusão ao dia das crianças. Ela explica que serão contemplados os participantes dos projetos oferecidos pelo setor social. A distribuição começa pela cidade e na semana que vem será no interior.
Protetores de SJCedro comemoram sansão da lei que aumenta penas para maus tratos contra animais. A presidente da ONG Cedro Animal, MARIANA CORÁ revela que há muito tempo havia o pedido do endurecimento da lei, já que os casos registrados eram levados para delegacia, porém, era feito um termo circunstanciado e o autor liberado. A partir de agora o crime prevê prisão para muitos. Agora, como define o texto, a prática de abuso e maus tratos a animais será punida com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. Ela lembra que a ONG recebe várias denúncias de abandono e maus tratos e ajudou nos resgates e encaminhamento de cães e gatos para tratamento e adoção. A expectativa é que a lei traga redução nestas ocorrências. A voluntária espera que as pessoas ajudem nas denúncias com fotos e vídeos para garantir punição. MARIANA salienta que a falta de uma Lei mais enérgica era um dos entraves para o trabalho, já que muitos voltavam a cometer o crime por saber que a penalidade era leve.
Setor social registra desistência de famílias interessadas em acolher menores. A assistente social da Proteção Especial da secretaria de SJCedro, PAULA SCHAEFFER explica que existem algumas que buscam informações junto a equipe sobre o funcionamento do programa Família Acolhedora. Ela lembra que o objetivo é que as crianças ou jovens que são retirados do convívio familiar possam ter outro lar temporariamente. Acontece que algumas das famílias querem na verdade adoção. A assistente social esclarece que este acolhimento é temporário e um dos pré-requisitos é que não haja este interesse, pois a prioridade é que a criança volte ao lar biológico, ou de parentes. Apenas em alguns casos isso não é possível e existe a destituição do poder familiar. Ela revela que em SJCedro há quatro famílias aptas. Uma delas foi cedida para ajudar no serviço de outro município e uma está abrigando um adolescente. Como pode haver acolhimento de menores com necessidades especiais a meta é qualificar famílias para esse público. A ajuda de custo é um salário mínimo.
Escola do distrito de Cerro Azul de Palma Sola recebe reforma. O diretor, LAURI LUDWIG explica que no começo do ano foi aprovado um projeto prevendo os reparos para diversos educandários na região, entre, elas da escola estadual Catarina Seger. O ginásio da escola recebeu troca do piso e outros investimentos para dar segurança aos usuários. O diretor revela que além das aulas de educação física o espaço também serve para outros eventos, principalmente competições esportivas municipais. Além da substituição dos tacos e polimento, está sendo executada a pintura da quadra que estava interditada desde o registro de um acidente com um aluno. O investimento é cerca de 118 mil reais. LAURI salienta que como não estão ocorrendo aulas a obra está em ritmo acelerado e deve ser finalizada nos próximos dias. A direção enviou um projeto pedindo uma reforma completa prevendo sistema de acessibilidade, de segurança e a pintura da estrutura.
Federação estadual das Apaes realiza eleição nesta semana. Conforme o conselheiro regional, LAURO MASSMANN, será neste sábado, através de vídeo conferência. Na oportunidade, os representantes da educação especial no estado poderão votar entre duas chapas, uma da presidente atual que concorre a reeleição, LORENA SCHMIDT, e a outra encabeçada por ALICE KUERTEN, mãe do tenista GUGA, e que também atua há muitos anos com projetos através da associação própria. Ele explica que a escolha é muito importe porque os projetos das entidades e decisões que interferem nas escolas da região. LAURO que é uma liderança da escola Caminhos Abertos de Guarujá do Sul cogitou participar da diretoria estadual. Ele lembra que na região houve mudança e a conselheira que assume em janeiro é IVONE SAMPAIO, da Apae de Anchieta. Ela vai representar as nove escolas especiais do Extremo Oeste.
Apae de Palma Sola retoma atendimentos do Sus. A diretora da escola de educação especial Pequeno Guinter, JOCELI CONFÉRI afirma que havia esta expectativa de retomada do acompanhamento com a médica, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional. Segundo ela, praticamente todos os frequentadores da entidade precisam de sessões com alguns ou todos os profissionais que são contratados através de convênios. As aulas, no entanto, seguem suspensas. A diretora considera que estes atendimentos já são um avanço, pois trabalham com a estimulação e geram avanços, além de qualidade de vida das pessoas com deficiência que conseguem se desenvolver. JOCELI destaca que assim como outras instituições, a pandemia gerou prejuízos para Apae com cancelamento de eventos como o café apaixonante, a feijoada e loto pé que ocorreriam em sete de setembro. Para buscar recursos será feito um bazar no ginásio da escola nos dias 7 e 8 novembro com venda de produtos recebidos pela receita federal.
Falta de chuva das últimas semanas tem reflexos nas principais culturas agrícolas. A informação é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. Ele afirma que a chuva do final de semana foi importante, mas o problema é que ela não foi uniforme. O gerente comentou que alguns locais registraram 30 milímetros de chuva, outros 20, mas a maiorias das propriedades teve um volume muito baixo, de menos de cinco milímetros. O gerente regional citou que a falta de água neste momento tem impactos importantes para as lavouras de milho e para as áreas de pastagens. A expectativa da Epagri é de que as chuvas aumentem a partir da segunda semana de outubro.
Volume de chuvas no trimestre ficou abaixo da média histórica na região. O comentário é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. De acordo com ele, a previsão para o mês de outubro é de chuvas entre 180 a 190 milímetros. SIMON destacou que o volume deve ficar um pouco abaixo do ideal, mas ainda dentro de uma quantidade suficiente para os agricultores possam ter uma boa safra de verão. Mesmo assim, a Epagri já está repassando informações aos agricultores sobre seguro agrícola e outras ações voltadas ao aumento da capacidade hídrica e proteção das fontes nas propriedades rurais no Extremo Oeste.
Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar confia na derrubada do veto presidencial ao projeto de socorro aos pequenos agricultores afetados pela pandemia do coronavírus. A afirmação é do coordenador da Fetraf em Santa Catarina, JANDIR SELZLER. O projeto 735 foi aprovado pela câmara e pelo senado no mês passado e prevê uma renda emergencial para os agricultores, um programa de fomento à inclusão produtiva e a prorrogação do pagamento de dívidas. O projeto também trata da destinação dos recursos para a construção de cisternas e outras tecnologias de acesso à água. SELZLER disse que a Fetraf está em contato com os parlamentares para derrubar o veto do presidente e manter o texto aprovado pelo congresso.
Projeto de socorro a agricultura familiar é muito importante para o setor e foi construído durante o período da pandemia do coronavírus. A lembrança é do coordenador da Fetraf em Santa Catarina, JANDIR SELZLER. Ele avalia que o veto do presidente BOLSONARO foi muito prejudicial para a agricultura familiar. Na semana passada, representantes da federação se reuniram com o presidente do Senado e reforçaram o pedido para que os senadores derrubem o veto. O coordenador afirma que a Fetraf levou alimentos e faixas para o Congresso pedindo a apreciação do veto. Durante a audiência com o senador DAVI ALCOLUMBRE, a federação obteve a garantia de que o tema será votado no dia de 14 de outubro no congresso nacional. Para ele, a chance dos deputados e senadores derrubarem o veto é boa. SELZLER salienta que os parlamentares devem ser coerentes neste momento, já que o projeto 735 foi construído em conjunto com deputados, senadores e representantes da agricultura.
Alteração no Código Ambiental dispensa construção de cisternas em propriedades que já possuem reservatórios. O deputado e vice-presidente da Assembleia Legislativa, MAURO DE NADAL, recorda que a reivindicação teve origem de suinocultores de Iporã do Oeste, por meio da Associação Municipal dos Criadores de Suínos, e a partir disso foi realizada uma reunião virtual com a presença de lideranças também de Itapiranga e representantes das agroindústrias da região. Segundo o deputado, o projeto que altera o Código Ambiental foi aprovado pela Alesc, mas resta ainda a sanção do governador, com expectativa de que não ocorra o veto. Somente após a sanção, será garantido em lei que agricultores que já tem ou vão construir um empreendimento não precisem construir cisternas caso a propriedade já disponha de reservatórios suficientes para atender a demanda, como poços artesianos ou açudes. O objetivo é reduzir despesas extras aos produtores.
Baixo volume de chuva auxilia na retomada dos serviços no interior de SJCedro. Conforme o secretário de Obras, MARCOS BORTOLOTTO houve cerca de 30 milímetros de precipitações no final de semana em alguns pontos, no entanto, em outros a quantidade foi muito inferior. Ele explica que a equipe estava concentrada na região dos assentamentos. Devido a chuva houve transferência das frentes de trabalho para o distrito de Mariflor. Ele comenta que a expectativa é que a chuva tivesse gerado umidade para um reparo efetivo, mas, isso não ocorreu. Os servidores têm molhado a via para possibilitar o conserto e evitar que o cascalho de solte. O secretário revela que a via entre Santo Isidoro e o Mariflor é bastante movimentada por caminhões de leite. Conforme MARCOS, os dias secos acabam gerando mais problemas nas estradas do que os períodos chuvosos. Ele solicita que os moradores ajudem retirando a cerca elétrica da beira da estrada para facilitar na limpeza de sarjetas.
Serviços no interior vão abranger o acesso às propriedades rurais. O secretário de obras em SJCedro, MARCOS BORTOLOTTO afirma que
Após a conclusão deste trecho atual o maquinário deve retornar para a região do assentamento, São Vendelino e Lajeado Grande. Conforme ele, todas as comunidades serão atendidas na estraga geral e nos acessos. Ele comenta que mesmo com clima não estando favorável para o serviço, o setor de transportes deve continuar atuando para manter as estradas transitáveis. A única que ficará para o segundo momento é a Linha Tigre onde está sendo implantada uma rede de água. A melhoria com cascalhamento será após a intervenção do Semae com as ligações de canos. Ele percebe que a maioria dos produtores tem veículos e usam estes trajetos diariamente. BORTOLOTTO citou ainda o reparo feito recentemente no asfalto rural que liga os distritos até a BR-163. Neste caso a empreiteira que executou a obra foi notificada e fez o tapa-buracos. O setor público municipal ajudou na fiscalização.
Área de abrangência da zona eleitoral de número 50 terá oito candidatos disputando as prefeituras. O cartório abrange Dionísio Cerqueira, SJCedro, Guarujá do Sul e Princesa. Cada município conta com duas coligações, sendo três candidatos buscando a reeleição. A chefe do cartório, RAISSA SCHAEFFER esclarece que todas as candidaturas inscritas até sábado passado estão em análise da justiça, do ministério público e da receita federal. As documentações serão avaliadas até o dia 26 deste mês quando pode haver deferimento ou indeferimento das candidaturas. Durante este período as campanhas ocorrem normalmente assim como a organização do pleito. Além dos oito concorrentes as prefeituras há oito disputando para vice e 176 pessoas para as câmaras. RAISSA lembra que é necessário que ao menos 30 por cento de representatividade feminina em cada sigla. Caso isso não ocorra, haverá problemas aos partidos. Já o indeferimento para os postulantes aos cargos eletivos ocorre em caso de condenações criminais ou casos de improbidade administrativa quando a pessoa fica inelegível por determinado período.
Três municípios da região terão três opções de chapas aos eleitores. Anchieta, Palma Sola e Guaraciaba terão disputa de três coligações no dia 15 de novembro. Em Anchieta concorrem IVAN CANCI do PT e EDGAR BENETTI do PL. Também, pelo MDB, VALDEREZ ISOTON e EDUARDO SCHNEIDER do PSD. Ainda FERNANDO ANJOS e MAIKEL LEITE, ambos do Patriotas. O mesmo acontece em Palma Sola, que deverá ter três candidaturas sendo CLEOMAR MANTELLI do MDB e MÁRCIO SANSIGOLO do PL. Também, DOMINGOS LOCATELLI do Progressistas e OSMAR PACHÃO do PDT. Ainda, JOÃO PORSCH e JAIRDE OLIVEIRA, do PSOL. Em Guaraciaba concorrem VANDECIR DORIGON do PSL e DOMINGOS MARCON do MDB. Também NEODIR KLEIN e VILSON STURM, ambos do PT, além JACIR CAVION e MOISÉS MALDANER do Podemos.
Semana nacional do trânsito serviu para reforçar a conscientização das pessoas em relação aos cuidados para evitar acidentes nas rodovias e ruas. A afirmação é do comandante da nona região da Polícia Militar, tenente coronel, MARCELO DE WALLAU. Ele lembrou que a principal causa das mortes violentas no país é o trânsito e a maioria dos acidentes ocorre por culpa dos condutores que são imprudentes ou negligentes no trânsito. Sobre as mudanças no código de transito aprovadas pelos deputados, WALLAU afirma que a elevação dos pontos da carteira pode representar um benefício para os infratores e não para os bons condutores. A mensagem é que o motorista pode cometer mais infrações. Ele também defendeu uma alteração no sistema de efetivação dos processos de cassação da CNH dos condutores que excedem o limite de pontos já que existe uma demora nesse aspecto.
As mudanças no Código de Trânsito Brasileiro são necessárias para atualizar e modernizar essa lei. A posição é do delegado da Polícia Civil, RICARDO CASAGRANDE. Ele lembra que o código é de 1997 e está sendo alterado agora, com 23 anos de vigência. O delegado comentou que as modificações não significam uma flexibilização perigosa para o transito. Na visão de CASAGRANDE, o projeto aprovado pelos deputados aumenta a liberdade, mas, ao mesmo tempo, transfere a responsabilidade para os condutores. Ele esclarece que para obter o benefício dos 40 pontos como limite, o motorista não pode ter nenhuma infração gravíssima. Por isso, segundo o delegado, as pessoas vão ter mais cuidados no transito.
Polícia Militar prende homem e apreende drogas e pés de maconha. Na tarde desta quarta-feira, em rondas, a Polícia Militar abordou um homem na avenida Gustavo Fetter, o qual havia descido de um ônibus de transporte coletivo e estava em atitude suspeita. Durante a revista pessoal, foi encontrado na cintura do homem, próximo da cueca, uma carteira de cigarro, sendo que dentro dela havia 32 gramas de maconha. O homem autorizou a guarnição a realizar a busca em sua residência, na Linha Entre Rios. No local foram encontradas 40 mudas de maconha de aproximadamente 20 centímetros. O suspeito disse a PM que teria jogado no lado de fora da casa as sementes e que as mudas seriam de sua propriedade. O suspeito de tráfico de drogas foi preso pela guarnição. A droga e os pés de maconha apreendidos foram entregues na delegacia. Após a perícia, o procedimento de praxe pela Justiça é a destruição do entorpecente.
Motorista foge em alta velocidade após abordagem policial por som alto em Descanso. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar, próximo ao meio dia desta quarta-feira, na avenida Martin Piaseski, centro de Descanso. APM em rondas, flagrou um Saveiro com o volume do som excessivamente alto, perturbando o sossego. O som podia ser ouvido do lado externo do veículo a mais de duzentos metros de distância. A guarnição tentou a abordagem, mas, o condutor entrou no pátio de um posto de abastecimento, e não acatou as ordens de desligar o veículo. O motorista ainda saiu do local acelerando em alta velocidade e realizando arrancada brusca. A guarnição continuou fazendo o acompanhamento do veículo, e no trevo de acesso à área industrial o condutor parou. A abordagem foi realizada com o apoio das guarnições de São Miguel do Oeste. Foram confeccionadas as notificações de trânsito, o veículo recolhido ao pátio conveniado, e lavrado o Termo Circunstanciado.
Homem é preso por danificar viatura da PM de Belmonte. Por volta das 22h50 desta quarta-feira, a Polícia Militar de Descanso prendeu um homem por dano ao patrimônio público, ocasionado em uma viatura da Polícia Militar de Belmonte, a qual estava prestando apoio a guarnição de Descanso em uma ocorrência de perturbação em um bar. O homem estava em visível estado de embriaguez e muito alterado, sendo que, minutos antes, havia se envolvido em vias de fato, com outros dois homens em via pública, no centro de Descanso. Como o homem estava com ferimentos, foi encaminhado para atendimento médico. Ele chutou a janela traseira da viatura, quebrando o vidro, e em função do dano que causou foi conduzido a delegacia.