ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta - feira 01 09 2023

-PIB DO BRASIL CRESCE ZERO VIRGULA NOVE POR CENTO NO 2° TRIMESTRE DE 2023

-AMPESC AJUIZA AÇÃO CONTRA O PROGRAMA UNIVERSIDADE GRATUITA

-ASSEMBLEIA PROMOVE AUDIENCIA PÚBLICA SOBRE IMPORTAÇAO DE LEITE HOJE EM SMO

-PREFEITO CONFIRMA VOLTA DE ESCOLAS E ENTIDADES PARA O DESFILE DA PÁTRIA EM 2024

-QUEDA NOS REPASSES DO FPM EM JULHO E AGOSTO PREOCUPA MUNICÍPIOS DA REGIÃO

-CONDENADO POR HOMICÍDIO VAI A JÚRI POPULAR NOVAMENTE NA COMARCA DE CAMPO ERÊ

-HOMEM É PRESO POR TRAFICO DE DROGAS PELA SEGUNDA VEZ EM MENOS DE 30 DIAS

O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A mínima das últimas horas foi de 15 graus e a máxima para hoje deve ser de 22 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.

Desde que a Rússia tomou territórios da Ucrânia, instalou nas áreas dominadas autoridades regionais ligadas ao governo russo. Nesta quinta-feira, essas autoridades começaram eleições regionais para escolher líderes do governo de ocupação dos “novos territórios”. As novas autoridades devem assumir no dia 10 de setembro. As áreas são Donetsk, Luhansk, Zaporizhizhia e Kherson. Além dessas quatro, a Rússia também controla a Crimeia, que o país invadiu em 2014. Somadas, essas regiões representam cerca de um quinto do território ucraniano.

A Ucrânia abriu mais de três mil processos criminais sobre os supostos crimes da Rússia contra crianças no país, incluindo dezenas de casos de tortura, disseram promotores ucranianos na quinta-feira. As alegações incluem “assassinatos, mutilações, rapto de crianças, deslocamento forçado, deportação, violência sexual contra crianças e sequestro” segundo a chefe do Departamento para a Proteção dos Interesses das Crianças e Combate à Violência do Gabinete do Procurador-Geral da Ucrânia. Ela disse que esses supostos crimes são “frequentemente combinados com tortura e privação ilegal de liberdade” e “órgãos de investigação pré-julgamento e promotores documentam tais crimes em mais de três mil e 200 processos criminais”.

Em uma rebelião conjunta, presos de seis penitenciárias no Equador fizeram reféns 57 agentes penitenciários e policiais na quinta-feira. De acordo com o ministro do Interior do país, JUAN ZAPATA, até o início da manhã desta sexta-feira, o motim seguia e nenhum dos reféns haviam sido libertados. De acordo com a polícia, a revolta pode estar ligada à explosão de carros-bomba que aconteceu no início do dia em Quito, uma possível represália à transferência do líder do grupo criminoso Los Lobos a um presídio de segurança máxima. A rebelião acontece em penitenciárias espalhadas pelo país, entre elas uma em Quito e outra perto da fronteira com o Peru.

O Produto Interno Bruto do Brasil cresceu zero vírgula nove por cento no segundo trimestre de 2023, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, informou o IBGE nesta sexta-feira. Este é o oitavo resultado positivo consecutivo do indicador em bases trimestrais. O saldo vem depois de a atividade econômica brasileira crescer um vírgula oito por cento no primeiro trimestre, com uma forte expansão da agropecuária. No segundo trimestre, a agropecuária seguiu em alto patamar. Houve um leve recuo de zero vírgula nove por cento vindo de uma base de comparação alta do período anterior, quando havia disparado 21 por cento, na maior alta para o setor desde 1996. Os resultados do período foram revisados pelo IBGE nesta sexta-feira.

O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, votou nesta quinta-feira contra o marco temporal das terras indígenas. O placar está em 4 a 2 a favor dos povos originários. Ainda não há um consenso sobre indenizações caso a tese que limita a demarcação de terras saia derrotada do julgamento, que foi suspenso em razão do horário e será retomado na semana que vem. Até o momento, os ministros EDSON FACHIN, relator do caso, ALEXANDRE DE MORAES, CRISTIANO ZANIN e LUÍS ROBERTO BARROSO votaram contra o marco temporal, por considerarem que a terra indígena deve ser definida por tradicionalidade. Já o ministro NUNES MARQUES teve um entendimento diferente e considerou que a falta de um marco causa insegurança jurídica. Ele foi seguido pelo ministro ANDRÉ MENDONÇA.

Os governadores têm pressionado o relator da proposta da reforma tributária, senador EDUARDO BRAGA por mudanças em trechos do texto que tramita no Senado. Entre as principais reivindicações estão a configuração do Conselho Federativo, além do valor e critério de distribuição dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional. Nesta semana, a maioria dos chefes do Executivo nos estados estiveram em Brasília para debater a matéria. Um alvo de reclamações de governadores é o Fundo de Desenvolvimento Regional, que tem como objetivo reduzir as desigualdades entre as regiões. Esse fundo deverá ser financiado com recursos da União, com valores crescentes a partir de 2029, chegando a 40 bilhões por ano a partir de 2033. Os governadores querem elevar a quantia para 75 bilhões.

A advogada FERNANDA SELL é a nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Ela foi a escolhida pelo governador JORGINHO MELLO para ocupar a vaga em disputa no atual Quinto Constitucional da OAB. A confirmação ocorreu na tarde desta quinta-feira, após encontro de ambos na Casa D’Agronômica, na Capital. FERNANDA atuou na defesa de JORGINHO em casos eleitorais ao lado do marido, RODRIGO FERNANDES. Ela será a primeira mulher oriunda da advocacia a assumir a cadeira no TJ-SC nos últimos 20 anos. A última havia sido justamente SALETE SOMMARIVA, que se aposentou e abriu o espaço para a nova desembargadora. A advogada de Itajaí foi a mais votada dentro do Conselho Estadual da OAB-SC, dentro do grupo geral de associados da entidade e dentro do TJna votação que ocorreu na tarde desta quarta-feira.

O programa Mais Médicos confirmou a alocação de 360 profissionais em Santa Catarina, distribuídos entre 157 cidades, ao divulgar uma lista de selecionados na noite desta quarta-feira. Entre os médicos convocados, a maioria é natural de Santa Catarina: são 113 nesta condição. Há ainda 203 profissionais nascidos entre outras 25 unidades da federação e 44 estrangeiros — deste total, uma maioria de 157 médicos, ainda que não seja catarinense, já atuava no Estado antes da seleção. O edital de convocação prevê que os candidatos preteridos pela seleção recém-divulgada ainda possam entrar com um recurso contra o resultado até esta sexta. O município mais beneficiado será Lages, na Serra Catarinense, que contará com 23 novos médicos.

A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina ingressou nesta semana com uma Adin, ação direta de inconstitucionalidade, na Justiça em que pede a suspensão do Programa Universidade Gratuita, iniciativa do governo do Estado. A entidade questiona a exclusão de alunos não matriculados em instituições comunitárias, as principais beneficiadas pelo programa de assistência estudantil. A iniciativa sancionada pelo governador JORGINHO MELLO nas primeiras semanas de agosto permite que estudantes catarinenses que morem no Estado há mais de cinco anos solicitem gratuidade no ensino superior nas universidades comunitárias do sistema Acafe. As particulares vão receber 25 por cento dos recursos. O investimento é de um bilhão e 200 milhões de reais até 2026, com a oferta de aproximadamente 89 mil vagas, segundo o Executivo estadual.

Estão abertas as inscrições para a quarta Edição Estadual do Programa NaSCer. A ação, mais uma vez, terá uma turma em São Miguel do Oeste. O NaSCer é um programa de pré-incubação de Ideias Inovadoras para o Ecossistema Catarinense de Inovação que busca desenvolver ideias em produtos, serviços ou processos inovadores. Os selecionados terão acesso gratuitamente a Mentorias, Monitorias, Workshops, Oficinas Práticas, Cocriações, Palestras com profissionais de mercado nas áreas de empreendedorismo, planejamento, finanças, marketing, processos, pessoas, criatividade e inovação durante cinco meses. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de setembro no link inscrever.nascer.app.

São Miguel do Oeste recebeu três das quatro edições do programa Nascer. A informação é do coordenador do programa para o extremo-oeste, TIAGO TENGATEN. Ele explicou que a ação é uma parceria entre SEBRAE, FAPESC e Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovaçãl. TIAGO vai ser o entrevistado do programa Peperi Rádio Repórter deste sábado junto com o consultor do Sebrae, MIGUEL GARRIDO. Eles vão explicar como vai funcionar o programa e como as pessoas podem participar. O Peperi Rádio Repórter começa as 11 horas com a análise das noticias da semana. A entrevista sobre o Nascer está programada para as 11 e meia.

A décima edição da FAIC - Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Iporã do Oeste vai acontecer na próxima semana, entre quinta e sexta-feira. De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial, MILTON MELZ, cerca de 70 por cento dos estandes serão ocupados por empresas associadas. Ele destacou que a Associação incentivou todas as empresas a fazerem uso das vitrines para divulgação da feira, pois mesmo aquelas que não farão exposição, serão favorecidas com o grande fluxo de pessoas na cidade. MELZ destacou que a estrutura no parque de exposições e nos ginásios onde será realizada a FAIC está praticamente finalizada. Na área interna ainda estão sendo realizados os últimos preparativos para instalação de estandes, enquanto na parte externa, os expositores já começaram a organizar os espaços. Na área externa também está em fase de montagem a estrutura para a praça de alimentação, onde haverá um palco para os artistas locais.

A abertura oficial da Faic de Iporã do Oeste vai acontecer as cinco horas da tarde da próxima quinta-feira, feriado nacional da Independência. A primeira noite contará com Apresentação da Orquestra Municipal e shows com JONATHAN e GERLINDE, WILCEU PAUSE e INDUSTRIA MUSICAL. Na sexta, as atrações locais e shows com BOB e ROBISON e Banda Rosas. Os shows de sábado são com LÉO BAUER, CLEITON e CAMARGO, DJ CHRIS no Beat. Nesse dia, haverá cobrança de ingressos para os shows. Os demais serão com entrada franca. O acesso a área de exposição também não terá cobrança de ingressos. No domingo, o show de encerramento será com a anda Monte Carlo no palco arena.

O Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor de São Miguel do Oeste é um espaço destinado para o cuidado de crianças e adolescentes que são vítimas de vulnerabilidade, como por exemplo, violência e abuso. A explicação é da diretora da unidade, DAIANA PEROTTO. Conforme ela, a vítima é encaminhada para o Cantinho Acolhedor quando não é mais possível permanecer no ambiente familiar sem algum risco de agressão, ou qualquer outro tipo de violência, permanecendo no espaço até que a situação seja resolvida. Segundo DAIANA, o abrigo tem capacidade para atender 20 crianças e funciona 24 horas. De acordo com ela, na maioria das vezes os familiares podem acompanhar a criança neste espaço desde que esse contato seja definido através de ordem judicial.

O Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor tem uma equipe formada por mais de 20 pessoas como atendentes sociais, motoristas, serviços gerais, pessoas responsáveis pela alimentação e demais profissionais com ensino superior, como por exemplo, assistente social, psicóloga e pedagoga, além de um técnico administrativo. DAIANA PEROTTO esteve no RPN segunda edição desta semana e explicou que programa de apadrinhamento afetivo, que existe desde 2021, visa propiciar uma interação com a comunidade. Ela comentou ainda que as crianças abrigadas no Cantinho Acolhedor são também inseridas em diversas oficinas de cultura. Ela lembrou que além do apadrinhamento de crianças, existe ainda o apadrinhamento de pessoas idosas e com deficiência.

São Miguel do Oeste possuiu três modalidades de apadrinhamento. A diretora do Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor de São Miguel do Oeste, DAIANA PEROTTO orientou que os interessados devem procurar a secretaria de Assistência Social ou procurar o próprio abrigo, porém, alertou que os interessados precisam ter disponibilidade de tempo e dedicação com o novo afilhado, além de residir preferencialmente em São Miguel do Oeste. Ela pontuou ainda que as pessoas precisam preencher um cadastro e passar por uma capacitação para entender o que é o apadrinhamento, precisando no mínimo de dedicação por pelo menos, três meses. DAIANA PEROTTO informou ainda que no momento o Abrigo Institucional Cantinho Acolhedor não possui nenhum candidato para ser padrinho afetivo, possuindo apenas apadrinhamento de serviço e de material também, precisando apenas de padrinhos afetivos.

Cerca de 200 pessoas já se inscreveram para a caminhada da Primavera deste ano. A informação é da extensionista da Epagri, LEONILDA VILANI. Ela explicou que a inscrição não tem custo, mas as pessoas devem levar um quilo de alimento como doação. Ao todo, são 400 vagas para a Caminhada da Primavera que neste ano vai acontecer na Linha Aparecida no domingo do dia 24 de setembro. O evento é uma iniciativa Epagri e da Secretaria de Agricultura com o apoio de diversas entidades da cidade. O percurso será monitorado e terá cerca de cinco quilômetros com saída e chegada na comunidade, passando por pontos turísticos e naturais. Os interessados podem se inscrever na Epagri, Unoesc e Polícia Ambiental.

A assembleia legislativa de Santa Catarina vai promover daqui a pouco uma audiência pública para discutir a situação dos produtores de leite do estado. O evento vai reunir deputados, autoridades locais e produtores da região para discutir pontos como a queda dos preços e alta nos custos de produção. A proposição para realizar a audiência é do deputado ALTAIR SILVA. De acordo com ele, os produtores afirmam que a atividade corre sério risco, com a ameaça de abandono da atividade. Além da redução do valor pago pelo litro do leite, eles enfrentam a concorrência com o produto importado da Argentina e do Uruguai por um preço mais baixo. O debate acontece às 14 horas na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste.

A audiência pública da Alesc sobre a importação do leite é muito importante para discutir esse problema que vem afetando os produtores da região. A afirmação é do presidente da Associação Três Fronteira, VANDERLEI RUTKSOKI. Ele disse que os agricultores da região estão trabalhando no vermelho, com um custo de produção acima do valor de remuneração pelo produto. RUTKOSKI comentou que a audiência vai debater, além da questão da importação, todos os aspectos e dificuldades que marcam a cadeia produtiva do leite. Ele disse que a associação Três Fronteiras, entidade que reúne os sindicatos dos trabalhadores rurais, vai entregar uma carta com pedidos e reivindicações para os deputados e outras autoridades estaduais.

O Fundo de Participação dos Municípios de agosto fechou com redução de quase oito por cento. O dado é da Confederação Nacional dos Municípios. De acordo com a entidade, mesmo que os dois primeiros repasses do mêsforam maiores do que os do no passado, no fechamento das contas, as prefeituras receberam menos neste ano. O terceiro repasse foi feito na quarta-feira. De acordo com a CNM, o valor do FPM de agosto foi de 12 bilhões e 400 milhões de reais. Ano passado o oitavo mês do ano somou 13 bilhões e meio. Ou seja, na divisão dos recursos concentrados em Brasília, as prefeituras receberam menos em agosto deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. O tema voltou a preocupar os prefeitos da Ameosc.

A queda de agosto ampliou a preocupação das prefeituras porque foi o segundo mês de redução do FPM. Em julho, a queda no valor repassado para os município foi de 3 por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com prefeito de Guarujá do Sul, CLAUDIO JUNIOR WECHENFELDER, mesmo com a redução de julho e agosto, os valores do FPM acumulados deste o começo do ano ainda são maiores do que os do ano passado. O problema, segundo o prefeito, é que a projeção é de que o FPM continue em queda no restante do ano. Ele explicou que as prefeituras estão retendo o Imposto de Renda de pessoas jurídicas para aumentar a receita local, mas isso acabou reduzindo o valor que vai para divisão entre todos os municípios via FPM.

A queda no repasse do FPM em julho e agosto está levando as prefeituras a ajustarem as contas e os projetos previstos para o decorrer do ano. O prefeito de Guaraciaba, VANDECIR DORIGON esteve no Boa Tarde Peperi desta quinta-feira e disse que o município recebeu cerca de cem mil reais a menos no meses de julho e agosto. Ele citou que esse valor é expressivo para a cidade. DORIGON comentou queadministração está anlisado os impactos da queda da receita e deve adotar medidas para reajustar o orçamento. Uma delas é a ordem para reduzir os gastos nas secretarias e cortar as horas extras. Os serviços prestados aos sábados pela secretaria de Obras, por exemplo, devem ser suspensos em Guaraciaba.

Foi aberta na manhã desta sexta-feira a programação alusiva à Semana da Pátria 2023 em São Miguel do Oeste. O evento inaugural ocorreu no décimo quarto RCMEC. No local, houve uma breve solenidade militar e condução do fogo simbólico até a Praça Walnir Bottaro Daniel, com chegada por volta das oito horas. De imediato, foi realizado o acendimento da pira, hasteamento das bandeiras ao som do hino nacional e hora cívica. Diversas entidades, instituições, órgãos públicos, clubes de serviço, escolas e a comunidade em geral estarão envolvidos na programação, que contará com horas cívicas e guarda do fogo simbólico. A principal atração, mais uma vez, será o Desfile Militar programado para as nove horas da manhã de quinta-feira, dia sete de setembro.

O décimo quarto RCMEC está preparado para as atividades alusivas a semana da pátria de 2023. A afirmação é do comandante do regimento de cavalaria mecanizado, coronel ANDRÉ ALBUQUERQUE. Ele disse, em entrevista para a Peperi na manhã de hoje, que o Exército vai levar 250 militares e 30 viaturas para o desfile, entre elas as viaturas blindadas de combate como Guarani e Cascavel. ALBUQUERQUE afirmou que essa é uma data muito importante para os militares e que esse é um momento para refletir a respeito da contribuição de casa pessoa para o desenvolvimento do país. Ele também disse que o Exercito vai participar dos desfiles da pátria de outras cidades da região.

As entidades e escolas do município vão voltar a participar do desfile de Sete de Setembro a partir do ano que vem. O anúncio foi feito pelo prefeito WILSON TREVISAN em entrevista na rádio Peperi na manhã desta sexta-feira. Ele explicou que o município já conversou com as escolas e algumas manifestaram a intenção de participar do desfile já neste ano. TREVISAN confirmou que ficou acertado que o retorno das escolas e das entidades para o desfile vai ocorrer de forma gradual a partir do ano que vem. Ele disse que a situação financeira do município e a pandemia acabaram reduzindo o evento a presença dos militares, mas já está na hora de retomar o formato ampliado do desfile com a participação de outros segmentos da comunidade.

A Polícia Militar registrou uma ocorrência de tentativa de golpe aplicada via whatsApp em Santa Terezinha do Progresso. A vítima contou a polícia que fez contato com uma pessoa que pretendia realizar transações comerciais e acabou acessando um “link” enviado pelo homem. O acesso ao link permitiu ao suposto criminoso tivesse acesso ao aplicativo e à agenda de telefones da vítima. O golpista, então, começou a solicitar dinheiro emprestado para os contatos da vítima. O comunicante percebeu o fato quando familiares entraram em contato por outros meios para esclarecer o motivo das solicitações de envio de dinheiro. A vítima foi orientada e a ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil para a investigação.

Um homem condenado pelo tribunal do Juri por homicídio voltou ao banco dos réus nesta sexta-feira em Campo Ere. SÉRGIO LUIZ DE LIMA e outras três pessoas foram a júri popular no dia 22 de maio de 2019 acusados da morte de ANTONIO ELUIR MARSKOSKI. Naquela ocasião, três acusados foram absolvidos, mas SERGIO DE LIMA foi condenado a 18 anos de prisão. O Tribunal de Justiça aceitou o recurso e determinou que SERGIO fosse submetido a um novo julgamento. O júri começou por volta das oito e meia da manhã. Ele é acusado de matar ANTÔNIO ELUIR MARKOSKI no dia 11 de janeiro de 2015, na Linha 12 de Novembro, interior de Campo Erê após uma briga em um bar daquela comunidade. A vítima foi morta a golpes de faca e facão.

Um homem foi preso por tráfico de drogas nesta quinta-feira em Maravilha. Na noite de ontem, as guarnições de rádio patrulha realizavam o monitoramento de um ponto de drogas quando o proprietário da residência saiu correndo da casa. Ele foi abordado logo depois. No gramado da residência foram encontradas duas porções de maconha, embaladas para venda. Na casa, foram localizadas mais três porções da droga, também embaladas. Os entorpecentes, o dinheiro e os celulares foram apreendidos. O homem foi preso em flagrante. O fato ocorreu próximo de um Colégio Estadual e foi a segunda vez, em menos de 30 dias, que o suspeito foi detido por Tráfico de Drogas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.