-PIB DO BRASIL CRESCE ZERO VIRGULA NOVE POR CENTO NO 2° TRIMESTRE DE 2023
-AMPESC AJUIZA AÇÃO CONTRA O PROGRAMA UNIVERSIDADE GRATUITA
-ENCONTRO REGIONAL DE CORAIS SERÁ REALIZADO AMANHÃ EM IPORÃ DO OESTE
-CANDIDATAS AO CONSELHO TUTELAR SÃO APRESENTADAS NO MUNICÍPIO
-AGENTES DE SAÚDE DE TUNÁPOLIS PARTICIPAM DE MAIS UMA CAPACITAÇÃO
-DEPUTADO LAMENTA FALTA DE CRONOGRAMA PARA EXECUÇÃO DE OBRAS
-AUTORIDADES ALERTAM SOBRE CIRCULAÇÃO DE NOTAS FALSAS NO COMÉRCIO
-BOMBEIROS ATENDEM IDOSO VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRABALHO NO INTERIOR
O tempo apresenta-se instável em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A mínima das últimas horas foi de 15 graus e a máxima para hoje deve ser de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 34 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
Desde que a Rússia tomou territórios da Ucrânia, instalou nas áreas dominadas autoridades regionais ligadas ao governo russo. Nesta quinta-feira, essas autoridades começaram eleições regionais para escolher líderes do governo de ocupação dos “novos territórios”. As novas autoridades devem assumir no dia 10 de setembro. As áreas são Donetsk, Luhansk, Zaporizhizhia e Kherson. Além dessas quatro, a Rússia também controla a Crimeia, que o país invadiu em 2014. Somadas, essas regiões representam cerca de um quinto do território ucraniano.
A Ucrânia abriu mais de três mil processos criminais sobre os supostos crimes da Rússia contra crianças no país, incluindo dezenas de casos de tortura, disseram promotores ucranianos na quinta-feira. As alegações incluem “assassinatos, mutilações, rapto de crianças, deslocamento forçado, deportação, violência sexual contra crianças e sequestro” segundo a chefe do Departamento para a Proteção dos Interesses das Crianças e Combate à Violência do Gabinete do Procurador-Geral da Ucrânia. Ela disse que esses supostos crimes são “frequentemente combinados com tortura e privação ilegal de liberdade” e “órgãos de investigação pré-julgamento e promotores documentam tais crimes em mais de três mil e 200 processos criminais”.
Em uma rebelião conjunta, presos de seis penitenciárias no Equador fizeram reféns 57 agentes penitenciários e policiais na quinta-feira. De acordo com o ministro do Interior do país, JUAN ZAPATA, até o início da manhã desta sexta-feira, o motim seguia e nenhum dos reféns haviam sido libertados. De acordo com a polícia, a revolta pode estar ligada à explosão de carros-bomba que aconteceu no início do dia em Quito, uma possível represália à transferência do líder do grupo criminoso Los Lobos a um presídio de segurança máxima. A rebelião acontece em penitenciárias espalhadas pelo país, entre elas uma em Quito e outra perto da fronteira com o Peru.
O Produto Interno Bruto do Brasil cresceu zero vírgula nove por cento no segundo trimestre de 2023, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, informou o IBGE nesta sexta-feira. Este é o oitavo resultado positivo consecutivo do indicador em bases trimestrais. O saldo vem depois de a atividade econômica brasileira crescer um vírgula oito por cento no primeiro trimestre, com uma forte expansão da agropecuária. No segundo trimestre, a agropecuária seguiu em alto patamar. Houve um leve recuo de zero vírgula nove por cento vindo de uma base de comparação alta do período anterior, quando havia disparado 21 por cento, na maior alta para o setor desde 1996. Os resultados do período foram revisados pelo IBGE nesta sexta-feira.
O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, votou nesta quinta-feira contra o marco temporal das terras indígenas. O placar está em 4 a 2 a favor dos povos originários. Ainda não há um consenso sobre indenizações caso a tese que limita a demarcação de terras saia derrotada do julgamento, que foi suspenso em razão do horário e será retomado na semana que vem. Até o momento, os ministros EDSON FACHIN, relator do caso, ALEXANDRE DE MORAES, CRISTIANO ZANIN e LUÍS ROBERTO BARROSO votaram contra o marco temporal, por considerarem que a terra indígena deve ser definida por tradicionalidade. Já o ministro NUNES MARQUES teve um entendimento diferente e considerou que a falta de um marco causa insegurança jurídica. Ele foi seguido pelo ministro ANDRÉ MENDONÇA.
Os governadores têm pressionado o relator da proposta da reforma tributária, senador EDUARDO BRAGA por mudanças em trechos do texto que tramita no Senado. Entre as principais reivindicações estão a configuração do Conselho Federativo, além do valor e critério de distribuição dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional. Nesta semana, a maioria dos chefes do Executivo nos estados estiveram em Brasília para debater a matéria. Um alvo de reclamações de governadores é o Fundo de Desenvolvimento Regional, que tem como objetivo reduzir as desigualdades entre as regiões. Esse fundo deverá ser financiado com recursos da União, com valores crescentes a partir de 2029, chegando a 40 bilhões por ano a partir de 2033. Os governadores querem elevar a quantia para 75 bilhões.
A advogada FERNANDA SELL é a nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Ela foi a escolhida pelo governador JORGINHO MELLO para ocupar a vaga em disputa no atual Quinto Constitucional da OAB. A confirmação ocorreu na tarde desta quinta-feira, após encontro de ambos na Casa D’Agronômica, na Capital. FERNANDA atuou na defesa de JORGINHO em casos eleitorais ao lado do marido, RODRIGO FERNANDES. Ela será a primeira mulher oriunda da advocacia a assumir a cadeira no TJ-SC nos últimos 20 anos. A última havia sido justamente SALETE SOMMARIVA, que se aposentou e abriu o espaço para a nova desembargadora. A advogada de Itajaí foi a mais votada dentro do Conselho Estadual da OAB-SC, dentro do grupo geral de associados da entidade e dentro do TJ na votação que ocorreu na tarde desta quarta-feira.
O programa Mais Médicos confirmou a alocação de 360 profissionais em Santa Catarina, distribuídos entre 157 cidades, ao divulgar uma lista de selecionados na noite desta quarta-feira. Entre os médicos convocados, a maioria é natural de Santa Catarina: são 113 nesta condição. Há ainda 203 profissionais nascidos entre outras 25 unidades da federação e 44 estrangeiros — deste total, uma maioria de 157 médicos, ainda que não seja catarinense, já atuava no Estado antes da seleção. O edital de convocação prevê que os candidatos preteridos pela seleção recém-divulgada ainda possam entrar com um recurso contra o resultado até esta sexta. O município mais beneficiado será Lages, na Serra Catarinense, que contará com 23 novos médicos.
A Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina ingressou nesta semana com uma Adin, ação direta de inconstitucionalidade, na Justiça em que pede a suspenção do Programa Universidade Gratuita, iniciativa do governo do Estado. A entidade questiona a exclusão de alunos não matriculados em instituições comunitárias, as principais beneficiadas pelo programa de assistência estudantil. A iniciativa sancionada pelo governador JORGINHO MELLO nas primeiras semanas de agosto permite que estudantes catarinenses que morem no Estado há mais de cinco anos solicitem gratuidade no ensino superior nas universidades comunitárias do sistema Acafe. As particulares vão receber 25 por cento dos recursos. O investimento é de um bilhão e 200 milhões de reais até 2026, com a oferta de aproximadamente 89 mil vagas, segundo o Executivo estadual.
A Secretaria de Agricultura de Santa Helena adquiriu recentemente um rolo faca para auxiliar os produtores rurais na derrubada da cobertura verde nas lavouras. A entrega do equipamento ocorreu na semana passada, durante uma tarde de campo em Linha Liberdade. Em entrevista para a Rádio Oeste, o vice-prefeito do município, JOÃO ROBERTO PALUDO, salientou que o rolo faca foi adquirido com recursos próprios do município, no valor de 90 mil reais. Ele explicou que o equipamento ficará sob responsabilidade da Secretaria de Agricultura, sendo que os produtores interessados em usá-lo deverão fazer o pedido antecipado na Secretaria. Após o término do uso, o produtor terá que devolvê-lo para que outros agricultores sejam beneficiados, em forma de rodízio.
Outro destaque do vice-prefeito de Santa Helena são as obras de asfaltamento realizadas em todo o bairro Luís Vitório Lazarotto, além da rua João da Barra e parte da rua Pedro Ivo Hickmann, totalizando cinco mil metros quadrados de asfalto concluídos no município nesta semana. Em relação ao bombeamento de água do Rio Macaco Branco, JOÃO ROBERTO PALUDO, disse que as obras estão concluídas, faltando apenas a definição da data para inauguração e ligação das bombas. Ele enalteceu que essa é uma das maiores obras da atual administração, realizada com o objetivo de sanar um problema antigo da cidade com a falta de água, principalmente nas épocas de estiagem.
São João do Oeste possui resultado positivo em campanhas ambientais. Município constata vários benefícios em fazer parte do Programa Penso, Logo Destino. A mobilização ocorre em parceria com o Conder Ambiental, Instituto do Meio Ambiente, escolas e comércio local. De acordo com a Chefe de Secretaria, CAROLINE SINDERMANN, a cada campanha é maior o volume de materiais recolhidos na cidade e interior. Ela considera que isso reflete o alto nível de conscientização das pessoas em evitar prejuízos ao meio ambiente e também as oportunidades que o poder público proporciona, em constantes campanhas de recolha de lixo. CAROLINE cita como exemplo o trabalho realizado em março, que teve coleta com resultado positivo.
A Chefe de Secretaria da Prefeitura de São João do Oeste ressalta que o comércio também está fazendo sua parte para dar um destino adequado para os materiais que são prejudiciais ao meio ambiente. Conforme CAROLINE SINDERMANN, este envolvimento é fundamental para o sucesso em mobilizações para a destinação correta de diversos materiais poluentes. CAROLINE informa que o momento é de recolha de lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas e baterias. São materiais que possuem grande potencial de poluição caso sejam deixados em contato com o meio ambiente e por isso a preocupação em dar um destino correto. A Chefe de Secretaria chama atenção que a população também precisa contribuir, pois são materiais altamente poluentes e que devem receber um destino adequado. O município possui vários pontos de coleta.
São João do Oeste também possui regularidade em recolha de pneus e materiais recicláveis no interior. O município mantém locais fixos para recolha de materiais e ainda promove roteiros pelo interior. A Chefe de Secretaria, CAROLINE SINDERMANN, cita ainda a recolha de vidros, sempre nos meses pares. Ela destaca que o destino destes materiais ocorre por meio de empresas licenciadas e que atendem todas as exigências ambientais e de segurança. De acordo com CAROLINE, caso alguma empresa ou propriedade rural possui grande quantidade de material poderá comunicar a prefeitura para uma equipe efetuar a recolha.
A Campanha Nota Premiada teve mais um sorteio realizado na manhã de hoje, em Iporã do Oeste. Mais cinco pessoas foram contempladas e irão receber a premiação em dinheiro no valor de 200 reais cada. Os ganhadores de hoje foram: Lucia Ruscheinsky, Raquel Spies, Daiane de Souza, Ana Zambiasi e Samira Brand. Os sorteados já podem procurar a Prefeitura para encaminhar o recebimento dos valores. O próximo sorteio está marcado para o dia 6 de outubro, às 11h. A administração de Iporã do Oeste parabenizou os ganhadores, bem como todas as pessoas que continuam valorizando o comércio, através das compras locais.
Um encontro de integração de corais será realizado neste sábado, em Iporã do Oeste. Conforme a integrante da Associação Coral do município, LORI DILL, o início será às 15h30 com recepção dos corais no pavilhão católico. Em seguida, às 16h, haverá celebração de uma missa cantada pelos corais. Às 17h terão início as apresentações de todos os corais na Igreja Matriz Nossa Senhora das Mercês, que possui acústica mais apropriada. Logo após, a programação seguirá no pavilhão católico com cantorias diversas e jantar, seguido de baile. LORI salienta que os integrantes do Coral de Iporã do Oeste estão animados para o evento, que contará com a participação de 13 corais de toda a região. Ela lembra que por causa do encontro dos corais, neste sábado não haverá celebração da missa tradicional, às 19h, na Matriz. LORI DILL reforça o convite para que toda a população participe da missa, que será celebrada às 16h.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Iporã do Oeste realizou na manhã de hoje, no auditório da ACIIO-CDL, uma sessão de apresentação das candidatas habilitadas para a eleição do Conselho Tutelar. De acordo com a integrante do Conselho, CRISTIANE HAHN, a sessão foi mais um momento importante de cumprimento do cronograma do processo de eleição iniciado no mês de maio, quando houve abertura das inscrições. O processo também já teve etapa de capacitação e prova realizada pelas candidatas. As duas candidatas habilitadas são GENI RENITA BERRES que concorre com o número 103 e NELIR MIOTTO MULLER que concorre com o número 106. O pleito será realizado no dia primeiro de outubro, na Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel, com votação direta por meio de urna eletrônica. O voto é facultativo e todos os eleitores cadastrados na Justiça Eleitoral podem participar do pleito.
CRISTIANE HAHN observa que apenas duas candidatas estão habilitadas para concorrer aos cargos no Conselho Tutelar nas eleições de outubro. A integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente observa que o município possui cinco vagas para titulares e cinco para suplentes, sendo que para o preenchimento das demais vagas, logo após o pleito, será lançado um novo edital de inscrições para preenchimento das vagas restantes. A escolha será nos mesmos moldes do processo em andamento com capacitação dos candidatos, prova e nova votação direta pela comunidade. CRISTIANE lembra que todo o processo de eleição está sendo acompanhado pelo Ministério Público, sendo que as candidatas já estão fazendo campanha junto à comunidade. CRISTIANE HAHN reforça a importância da participação da população na votação, no dia primeiro de outubro.
A Secretaria de Saúde de Tunápolis realizou na última semana, uma capacitação para os agentes comunitários de saúde do município. De acordo com a Secretária, ROSELI BONAVIGO, o treinamento integra o processo de educação continuada e abrange uma ampla gama de apresentações para garantir que os agentes estejam bem preparados para atender às necessidades da população. Ela explica que o foco esteve voltado para o cuidado com a saúde e o bem estar dos servidores para que eles consigam ajudar a cuidar dos munícipes. ROSELI destaca que na oportunidade foram abordadas questões de comunicação eficaz, ética profissional, respeito à diversidade cultural e maneiras de lidar com situações adversas que podem surgir durante a jornada de trabalho.
ROSELI BONAVIGO lembra que uma nova capacitação com as agentes de saúde está prevista para outubro. Na oportunidade, serão repassadas orientações sobre os principais cuidados que devem ser tomados em relação às doenças crônicas que atingem grande parte da população. A Secretária de Saúde de Tunápolis enfatiza que a aceitação das agentes por parte das famílias é muito positiva. Ela frisa que os munícipes encontram nos servidores um ponto de apoio em caso de dúvidas e necessidades. ROSELI lembra que o agente de saúde é um elo entre a unidade de saúde e a comunidade, colaborando com as demandas e necessidades da população. A Secretária enfatiza ainda que na próxima terça-feira será realizada reunião com as equipes dos ESF’s 1 e 2. Na parte da manhã, a reunião será com a equipe da área 2 e os atendimentos serão na área 1. Na parte da tarde, a reunião será com a equipe da área 1 e os atendimentos serão prestados na área 2.
Os deputados que integram a bancada do Oeste se reuniram na manhã da quarta-feira para conhecer os planos do Governo do Estado para a recuperação das rodovias que cortam a região, no âmbito do Programa Estrada Boa. A apresentação foi feita pelo Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, JERRY COMPER, e pelo superintendente em Santa Catarina do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, VISSILAR PRETTO. De acordo com o deputado, MARCOS VIEIRA, durante a reunião foram apresentadas 24 obras para a macrorregião do grande Oeste. No entanto, ele se mostrou decepcionado com a falta de um cronograma dos projetos, dos quais o Governo do Estado baixou um pacote de recuperação de rodovias, mas com pouco a ser feito ainda neste ano.
MARCOS VIEIRA destacou em entrevista para a Rádio Oeste que foi proposto um acordo entre a Alesc e o Governo do Estado para dar início a algumas das obras mais urgentes. O deputado explicou que durante o encontro, o Secretário de Infraestrutura anunciou o rompimento do contrato entre o Estado e a empresa contratada para fazer a recuperação da rodovia que liga Palmitos à Chapecó. Outra rodovia que está enfrentando problemas é a SC-160, que liga Pinhalzinho até a divisa com Bom Jesus do Oeste. Em relação a SC-163, entre São Miguel do Oeste e Itapiranga, o deputado salientou que o processo de federalização se arrasta desde 2013, com projeto aprovado pela Assembleia, porém, não aceito pelo então Ministro da Infraestrutura, TARCÍSIO DE FREITAS.
MARCOS VIEIRA pontuou que agora o primeiro passo a ser tomado pelo Governo é a recuperação total da rodovia o mais breve possível, para que a população possa transitar com segurança e as empresas consigam escoar a produção. As recuperações serão feitas no padrão do DEINFRA e assim que for aprovada a federalização, a União deverá realizar as devidas adequações. VEIRA ressaltou ainda que a bancada do oeste agendou uma nova reunião para tratar do tema, no dia 12 de setembro, às 08h30, ocasião em que os representantes do Estado também irão apresentar um relatório mais detalhado sobre o prazo de recuperação das rodovias. Na próxima semana, as pautas das reuniões da bancada do Oeste serão a internet rural, substituição da rede de energia elétrica monofásica e bifásica para trifásica e sobre sistemas de armazenamento de água, para que os produtores tenham água suficiente para a produção nas propriedades em caso de estiagens.
Um homem foi assassinado com vários disparos de arma de fogo em Tenente Portela. O crime ocorreu por volta das 23 horas desta quinta-feira, no bairro São Francisco. A vítima FABIANO BARBOSA ANDARA, de 34 anos, natural de Braga, residia no centro de Tenente Portela. Ele foi atingido com diversos disparos de arma de fogo, sendo encontrados pelo menos 12 ferimentos pelo corpo. A Brigada Militar iniciou o atendimento da ocorrência e logo em seguida passou o caso a Polícia Civil, que realizou diversas diligências durante a madrugada. Foram apreendidas no local do assassinato, cápsulas de pistola calibre nove milímetros.
A vítima de homicídio na noite de ontem em Tenente Portela possuía antecedentes policiais. O delegado, ROBERTO AUDINO, informou que não há evidências que o crime tenha vínculo com o passado da vítima. Ressaltou que até o momento ninguém foi preso. O caso está sendo investigado. Segundo o delegado, existe a possibilidade de que a vítima tenha sofrido uma emboscada para o crime, que ocorreu na rua, logo após a vítima sair da casa de um amigo. O delegado informou que estão sendo analisadas imagens de câmera de videomonitoramento, porém, até o momento não existem suspeitos do crime.
A circulação de dinheiro falso no comércio de Descanso levou as autoridades a emitirem um alerta aos comerciantes e consumidores do município. Conforme divulgado, nos últimos dias apareceram diversas notas falsas de dinheiro no comércio da cidade, que foram recolhidas e encaminhadas às autoridades. O alerta é para que os comerciantes e consumidores fiquem atentos para não serem vítimas do crime de falsificação de dinheiro. A falsificação é um crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de três a 12 anos de prisão. A lei estabelece ainda que quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação, depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa-fé, também pode ser condenado a uma pena de seis meses a dois anos de detenção.
O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste atendeu um homem vítima de acidente de trabalho, em Linha São Valentin, no interior de Descanso. O fato aconteceu na tarde desta quinta-feira e envolveu um idoso que estava realizando trabalhos no campo. Ele ficou com um dos pés preso em uma forca de metal, utilizada para o manuseio de silagem. Populares que estavam nas proximidades soltaram uma das partes metálicas do equipamento antes da chegada dos bombeiros. Quando os socorristas chegaram no local, o idoso estava em situação estável, mas relatando dores. Ele foi imobilizado e conduzido ao Hospital de Descanso, onde passou por avaliação médica.