-PIB DO BRASIL AVANÇA UM VÍRGULA DOIS POR CENTO NO SEGUNDO TRIMESTRE
-ÍNDICE DE ATIVIDADE ECONÔMICA CRESCEU 2% NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2021 EM SC
-PEPERI REALIZA SÁBADO O SEGUNDO DEBATE DAS ELEIÇÕES 2022
-EPAGRI FINALIZA PROJETO PILOTO VOLTADO AOS JOVENS E MULHERES
-PERÍODO DE PLANTIO GERA CONFLITO COM A CRIAÇÃO DE ABELHAS
-EXPOSIÇÃO DE GADO SERÁ DESTAQUE NA EFACITUS NESTE MÊS
-ACUSADOS DE MATAR HOMEM A FACADAS SÃO JULGADOS
-POLÍCIA CIENTÍFICA REALIZA TESTES EM EXPLOSIVOS APREENDIDOS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 27 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo cinco reais e 18 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
A Comissão de Direitos Humanos da ONU publicou nesta quarta-feira um relatório em que afirma que houve graves violações dos direitos humanos da minoria étnica uigure na China e que crimes contra a humanidade podem ter ocorrido no país. O relatório foi publicado no último dia em que a comissária MICHELLE BACHELET esteve à frente da entidade. A publicação do documento foi encarada com "extrema insatisfação" pelos chineses. Na conclusão do relatório, afirma-se que as violações foram cometidas pelo governo que afirmava que estava colocando em prática medidas de contraterrorismo e contra-extremismo.
Em uma das principais retaliações a cidadãos russos por conta da guerra na Ucrânia, a União Europeia decidiu nesta quarta-feira restringir o acesso de turistas da Rússia a vistos para entrar em qualquer país do bloco. A medida, que já era esperada, suspende um acordo de facilitação para vistos entre a União Europeia e a Rússia. A decisão foi feita pelos ministros de Relações Exteriores dos países da União Europeia, que se reuniram nesta terça-feira na República Tcheca, e anunciada pelo chefe da diplomacia do bloco, JOSEP BORELL.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou no início da madrugada desta quarta-feira que tem evidências que apontam que documentos retirados da Casa Branca, depois que DONALD TRUMP deixou a Casa Branca, foram "escondidos" em sua casa na Flórida. Segundo o organismo, objetivo do ex-presidente era obstruir investigação federal sobre o paradeiro dos documentos. Um advogado de TRUMP proibiu agentes do FBI de vasculhar caixas em um depósito na mansão na Flórida, durante busca em junho, informou o Departamento de Justiça norte-americano.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, em votação simbólica, um projeto que aumenta o limite de faturamento para empresários poderem se cadastrar como microempreendedores individuais. Pela regra atualmente em vigor, o limite de faturamento é de 81 mil reais. O projeto aprovado pela CCJ aumenta o teto para R$ 144 mil. Com a aprovação do texto pela CCJ, a proposta segue para votação no plenário da Câmara. Criada em 2008, o MEI busca incentivar a formalização de pequenos negócios e de trabalhadores autônomos.
O projeto do Orçamento enviado nesta quarta-feira pelo governo ao Congresso Nacional renova, para 2023, a redução de impostos federais sobre combustíveis que vigorou em 2022. De acordo com a legislação em vigor, as alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins incidentes sobre os combustíveis estão zeradas apenas até 31 de dezembro de 2022. No caso da gasolina, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico também foi reduzida a zero até final do ano. As duas medidas foram adotadas pelo governo para baixar o preço dos combustíveis em ano eleitoral. A proposta apresentada nesta quarta prevê a manutenção das duas medidas.
O Produto Interno Bruto do Brasil cresceu um vírgula dois por cento no segundo trimestre, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, conforme divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE. Comparado ao mesmo trimestre de 2021, a alta foi de três virgula dois por cento. O PIB brasileiro fecha o primeiro semestre de 2022 com alta de dois e meio por cento. Em valores correntes, chegou a dois trilhões e 400 bilhões, contra dois trilhões 249 bilhões no primeiro trimestre. Este é o quarto trimestre de alta consecutiva da atividade econômica do país. Nesta divulgação, o IBGE também revisou resultados dos trimestres passados, o que elevou o primeiro trimestre do ano para um crescimento de um para um vírgula um por cento.
Começou nesta semana, na sede da Associação Empresarial de Mafra, o roteiro de encontros regionais do Projeto Voz Única. A Facisc vai promover eventos em cada uma das regionais da federação para entregar a cartilha impressa com as reivindicações da classe empresarial aos candidatos. A ideia é que os candidatos recebam o documento e possam expor suas intenções em relação aos temas propostos e promover uma aproximação ainda maior entre os futuros governantes e a classe empresarial. Nos eventos, os aspirantes aos cargos de governador, senador, deputados estadual e federal conhecem as demandas de cada região e recebem o documento em mãos para que possam analisar as solicitações e possam incluir nos seus planos de governo as necessidades e levar adiante caso sejam eleitos. /
As doses de vacina contra a Covid-19 para imunizar crianças de três e quatro anos deve chegar no dia nove de setembro em Santa Catarina. A informação é do superintendente da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado, EDUARDO MACÁRIO. Ele explicou que o Estado usa vacinas da CoronaVac que sobraram de outras faixas etárias para imunizar os pequenos. O estoque do Estado eram de 70 mil imunizantes voltados para vacinar 35 mil crianças com a primeira e segunda dose. Ele explica que a Secretaria de Saúde solicitou ao Ministério da Saúde 340 mil vacinas, número necessário para completar o esquema primário da faixa etária. Até agora, 12 mil 879 crianças de três a quatro anos receberam a primeira dose contra a Covid-19 em SC.
Santa Catarina cresceu dois por cento no primeiro semestre de 2022, segundo o Índice de Atividade Econômica. O indicador, medido pelo Banco Central, incorpora estimativas mensais da agropecuária, indústria, serviços e impostos sobre os produtos comercializados, e é considerado uma prévia do PIB. A produção industrial catarinense registrou expansão de zero vírgula dois por cento no mês de junho frente a maio, o que representa a terceira alta consecutiva do ano. A análise da FIESC sobre o IBC revela que o setor de serviços foi o principal destaque no semestre. Segundo a Federação, o retorno por completo das atividades presenciais no início do ano possibilitou a recuperação do setor.
A Rede Peperi vai realizar neste sábado, o segundo debate do projeto eleições 2022. O programa vai reunir os candidatos a deputado federal. Pelas regras aprovadas em reunião com as siglas partidárias, ficou definido que cada partido tem direito a uma vaga no programa. Por isso, a Peperi não convidou nenhum candidato. Os convites foram encaminhados aos partidos que escolheram e indicaram um candidato para o debate. O programa vai reunir 14 candidatos indicados pelos partidos. O debate do próximo sábado começa as oito horas da manhã e será transmitido ao vivo pela emissora da Peperi no Extremo Oeste, além da transmissão com imagens via Facebook e Youtube do portal da Peperi.
Epagri finaliza Projeto piloto voltado aos jovens e mulheres da região. Intitulado de “Capital Humano e Social”, a ação iniciou no mês de abril e foi coordenada pela regional de São Miguel do Oeste. De acordo com a Extensionista social e coordenadora do projeto, GRAZIELA DALTOÉ SCHNORR, as linhas de ação envolveram cinco módulos com dois dias de capacitações nos municípios e no centro de treinamento com foco no empreendedorismo, gestão das propriedades e sucessão familiar. GRAZIELA ressalta que nos dias 30 e 31 de agosto foi concluído o curso que teve a participação de 26 mulheres de 14 municípios do Extremo Oeste catarinense. As mulheres participantes apresentaram os projetos de desenvolvimento das propriedades para que a Epagri faça o acompanhamento nos próximos anos.
GRAZIELA SCHNORR enfatiza que o principal objetivo do Projeto foi de alcançar novas ideias e alternativas para fortalecer a agricultura familiar. A Extensionista social e coordenadora do Projeto Capital Humano e Social da Epagri frisa que dentre as atividades trabalhadas estiveram a organização, protagonismo, turismo rural, agregação de valor e alternativas de renda para as pequenas propriedades. GRAZIELA enaltece o envolvimento de vários profissionais da Epagri no projeto e afirma que os resultados serão vistos no dia a dia das famílias ao longo dos próximos meses e anos. Cita que o compromisso da Empresa de Extensão Rural de Santa Catarina é de acompanhar os projetos à medida em que forem se desenvolvendo nas propriedades agrícolas do Extremo Oeste. O projeto deverá ser realizado novamente pela Epagri em 2023.
Controle de ervas daninhas e pragas em lavouras segue afetando abelhas. Além da produção de mel, a polinização de plantas também é prejudicada. Com a proximidade da Primavera aumentam os cuidados com as abelhas. Elas são essenciais em pomares, lavouras e plantas nativas. O problema está no risco de serem mortas por aplicação de defensivos agrícolas. Conforme o Presidente da APITA, Associação dos Criadores de Abelhas de Itapiranga, RAFAEL BRESSLER, o Fibronil é o maior inimigo da abelha. O Estado foi o primeiro no país a proibir em definitivo a aplicação de Fipronil, um inseticida de uso agrícola, e que é mortal quando em contato com as colmeias.
RAFAEL BRESSLER diz que a aplicação ainda ocorre, pois o produto é facilmente encontrado no Paraguai e Argentina. Ele reforça que o veneno é de grande eficiência para o controle de plantas invasoras nas lavoura, mas acaba com a apicultura. A abelha pode morrer enquanto estiver na sua jornada ou contamina o enxame inteiro quando consegue retornar para as caixas. BRESSLER observa que a primeira florada, ocorre junto com o período de plantio e isso impacta nas morte de abelhas. Ele lembra que o ideal seria a conscientização dos produtores para o uso de secante antes da noite ou até no período noturno. Passar o produto pela manhã significa certeza de prejuízos elevados para o apicultor e também para o agricultor que perde a polinização. RAFAEL BRESSLER avalia que já ocorreu avanço neste cuidado, mas ainda falta muito para uma condição ideal.
Simulação de acidente busca alertar para riscos no trânsito. Evento será promovido pelo Conselho de Trânsito de Itapiranga com participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e SAMU. Durante uma ocorrência, a presença de curiosos pode atrapalhar o serviço dos profissionais, porém na ação deste sábado as pessoas são convidadas para acompanhar a simulação. Conforme o vice presidente do Conselho de Trânsito, sargento da PM, CLEITON NIEHUES, a programação terá início às nove horas e 30 minutos, no centro da cidade. A simulação de acidente com vítimas presas as ferragens visa justamente impactar e sensibilizar as pessoas para a necessidade de cuidados no trânsito. O Sargento avalia que é necessário evoluir na prevenção e a Semana Nacional do Trânsito contribui neste sentido.
O sargento CLEITON NIEHUES diz que um dos objetivos é contemplar o máximo de pessoas com a conscientização, pois o espaço na Praça das Bandeiras, próximo a prefeitura, permite o acompanhamento de todo o procedimento necessário em acidentes mais graves. De acordo com CLEITON NIEHUES, também está sendo organizado um roteiro que vai contemplar todas as escolas do município. Uma equipe vai percorrer os educandários para orientar as crianças e adolescentes, visando preparar os futuros motoristas e também atingir a família toda, tendo os alunos com agentes de propagação das medidas corretas no trânsito.
Exposição de gado é destaque na Efacitus. Setembro é o mês da realizada da décima quarta Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Tunápolis. Conforme a Secretária da Agricultura, DIRCELEI ARENHARDT, o evento ocorre nos dias 23, 24 e 25 de setembro. Salienta que a Comissão Central Organizadora teve cuidado com reestruturação dos espaços da agropecuária para garantir mais conforto e bem-estar aos expositores e animais. Serão expostos bovinos de leite, corte, ovinos e pequenos animais nos três dias de Feira, destacando o que o município possui de melhor no ramo da agropecuária. DIRCELEI reforça que estão sendo feitos os ajustes finais com os produtores rurais para exposição. O trabalho nesta área começou há meses na escolha de animais e preparação com 15 propriedades e mais de 100 animais.
Falta de mão de obra gera dificuldade para exposição de animais. Produtores rurais enfrentam grande desafio para manter os animais na feira. A Secretária da Agricultura, DIRCELEI ARENHARDT cita a dificuldade em tirar os animais da propriedade, manter o acompanhamento e cuidado nos dias da feira. Segundo a Secretária é selecionado maior número de animais para garantir exposição de alto nível. DIRCELEI lembra a importância da agricultura e pecuária para a economia de Tunápolis. A Efacitus gera oportunidade para mostrar o potencial que o município possui neste setor. Ressalta ainda que a Feita surgiu com desfile de novilhas, principalmente com foco no gado de leite. Com o trabalho de Melhoramento Genético a situação evoluiu bastante e agora os produtores possuem oportunidade para mostrar o resultado do trabalho.
Tunápolis possui produtores que participaram de todas as Feiras promovidas no município. A décima quarta Efacitus representa o orgulho de mostrar a evolução genética e avanços da propriedade. A Secretária da Agricultura, DIRCELEI ARENHARDT chama atenção que o Melhoramento Genético representa ganhos aos produtores e ao município, com maior arrecadação. Nos três dias da Feira será o momento de mostrar esta evolução para a região com gado de alta produção. DIRCELEI observa que a comercialização de animais ocorre normalmente pós a Feira.
Polícia Científica realiza testes em explosivos e fogos apreendidos pelo Gaeco na região. A Polícia Científica do estado de Santa Catarina através do Núcleo Regional de São Miguel do Oeste realizou na tarde desta quarta-feira, testes de eficiência nos explosivos e fogos de artificio apreendidos pelo. A ação visou desarticular um esquema de comércio ilegal de armas e munições. De acordo com a coordenadora do núcleo, WLADIANA DE OLIVEIRA, foram testados 78 caixas de fogos de artificio, 10 baterias antiaéreas além de rojões e bombas. A coordenadora destaca que o Núcleo de São Miguel do Oeste vai realizar nos próximos dias testes de eficiência nas 15 armas, nas mais de três mil munições e na pólvora apreendidas durante a operação.
De acordo com WLADIANA DE OLIVEIRA, os documentos, computadores e aparelhos celulares serão analisados pela superintendência da Polícia Cientifica de Santa Catarina. Ela comentou que os testes de eficiência são necessários para configurar ou não a prática do crime de porte ou posse. Segundo ela a jurisprudência só pode ser aplicada se de fato o artefato ou munição são Eficazes. Após a análise de eficiência dos materiais e armas apreendidas os laudos serão encaminhados ao poder judiciário que dará continuidade às ações judiciais. A Operação Alça de Mira foi realizada no dia 10 de agosto, com objetivo de coibir a prática de crimes de venda ilegal de armas e munições. Foram cumpridos 40 mandados busca e apreensão nas Comarcas de São Miguel do Oeste, Maravilha, Descanso e Mondaí. Também foram deferidas medidas cautelares suspensão de atividade econômica de empresas utilizadas para a prática dos fatos.
Acusados de matar homem a facadas são julgados em São José do Cedro. Os dois acusados de matar VILMAR SIQUEIRA, 37 anos, em Guarujá do Sul, ALEXANDRE FONTANA e GILBERTO DE ABREU JUNIOR, estão sentados no banco dos réus para júri popular que acontece esta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de São José do Cedro. A sessão está sendo presidida pela juíza JÉSSICA FIGUEREDO. Já o Ministério Público, que faz a acusação, está sendo representado pela promotora FERNANDA VASCONCELOS. Os dois homens são acusados pelo Ministério Público por matar a golpes de faca VILMAR SIQUEIRA em agosto de 2021. O MP apurou que ALEXANDRE FONTANA tinha desavença com a vítima por suposta tentativa de abuso sexual contra sua irmã, motivo que pode ter causado o assassinato em Guarujá do Sul.