-PLANO SAFRA DESTINA 89 BILHÕES DE REAIS PARA AGRICULTORES FAMILIARES
-GOVERNO DE SC LANÇA PROGRAMA DE INCENTIVO A PESCA E AQUICULTURA
-DEPOIS DA REFORMA, MUSEU MUNICIPAL SERÁ REINAUGURADO NESTA QUARTA-FEIRA
-FORMATURA DO PROERD VAI REUNIR CERCA DE 630 ESTUDANTES AMANHÃ NA UNOESC
-SECRETARIA DE SAÚDE CONFIRMA PRIMEIRA MORTE POR INFLUENZA NO MUNICÍPIO EM 2025
-TRÊS PESSOAS SÃO PRESAS POR TRÁFICO E FAVORECIMENTO A PROSTITUIÇAO DE MENORES
-COLISÃO ENTRE CARRO E CAMINHONETE DEIXA CINCO PESSOAS FERIDAS NA BR 163
A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de um grau. A máxima pode chegar a 11 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu a terça-feira cotado em cinco reais e 43 centavos. O euro está valendo seis reais e 39 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0048 centavos.
O número de mortos na explosão e incêndio de grandes proporções ocorridos na segunda-feira em uma fábrica farmacêutica no estado de Telangana, no sul da Índia, subiu para pelo menos 36, enquanto cerca de três dezenas de pessoas ficaram feridas, informaram as autoridades nesta terça-feira. O corpo de bombeiros recuperou os corpos carbonizados de 34 trabalhadores no local do acidente, situado em uma área industrial a cerca de 50 quilômetros da capital estadual. Outros dois trabalhadores morreram em decorrência de queimaduras e foram declarados mortos no hospital. Quase três dezenas de trabalhadores feridos foram internados em hospitais, disse ele.
O Irã atualizou nesta segunda-feira para 935 o número oficial de iranianos mortos durante o conflito direto que travou com Israel durante 12 dias neste mês. A informação é do porta-voz do Poder Judiciário iraniano com base em dados forenses mais recentes, segundo a agência estatal Irna. Entre os 935 mortos, estão 38 crianças e 132 mulheres. O porta-voz não disse se os mortos incluem militares, nem atualizou o número de feridos, que era de cinco mil 332. O novo balanço representa um salto em relação ao balanço oficial anterior do governo iraniano, que falava em 610 mortes, segundo o Ministério da Saúde iraniano.
A Justiça da Argentina declarou como inconstitucional um decreto do presidente, JAVIER MILEI, que limitava o direito a greve em várias atividades por considerá-las essenciais, segundo uma decisão divulgada nesta segunda-feira. A ordem executiva ampliava o número de atividades consideradas essenciais e, portanto, forçadas a prestar serviços durante uma greve, incluindo a Marinha Mercante e as telecomunicações. Em seus argumentos, a Justiça afirma que entendeu que não foram dadas as condições "de rigorosa excepcionalidade" para o Poder Executivo avançar em atribuições que pertencem ao Congresso. A Justiça questionou o caráter de "necessidade e urgência". O processo contra o decreto presidencial foi apresentado pela Confederação Geral do Trabalho e ainda cabe recurso da decisão.
O edital da segunda edição do Concurso Nacional Unificado foi publicado nesta segunda-feira, em edição extra do Diário Oficial da União. A seleção deste ano reúne três mil 652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior. Os salários iniciais variam entre quatro mil e 17 mil reais. As inscrições começam nesta quarta-feira e seguem até o dia 20 de julho, exclusivamente pelo site da Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do concurso. Diferente da edição anterior, que teve oito editais — um para cada bloco temático —, desta vez o processo seletivo contará com um único edital. Nele constam informações detalhadas sobre as vagas, salários, conteúdo programático das provas, critérios de classificação e composição das notas finais. Os cargos estão distribuídos entre nove blocos temáticos, que agrupam as vagas por áreas de atuação semelhantes.
A Polícia Federal assume, a partir desta terça-feira, a responsabilidade pela fiscalização dos CACs, como são conhecidos os colecionadores de armas, atiradores esportivos e caçadores registrados. De acordo com informações repassadas pelo Exército Brasileiro, existem no Brasil quase 980 mil certificados de registro de CACs, e um milhão e meio de armas de fogo registradas. Até o último mês, a responsabilidade pela fiscalização dos CACs era do Exército. A transferência para a Polícia Federal ocorre de forma escalonada, e atende a uma determinação do governo federak. A mudança consta do chamado decreto das armas, assinado em julho de 2023, e confirmado pelo Supremo Tribunal Federal. Todos os processos iniciados até 30 de junho continuarão sob responsabilidade do Exército. A partir desta terça, novos pedidos passarão a ser analisados pela Polícia Federal.
O governo federal destinou 89 bilhões para a agricultura familiar no Plano Safra 202526. O montante engloba políticas de crédito rural, compras públicas, seguro agrícola, assistência técnica, garantia de preço mínimo, entre outras mecanismos. Do total, 78 bilhões e 200 milhões são para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, aumento de três por cento em relação ao valor da última safra. O governo manteve a taxa de três por cento para o financiamento da produção de alimentos da cesta básica, como arroz, feijão, mandioca, frutas, verduras, ovos e leite – caindo para dois por cento quando o cultivo for orgânico ou agroecológico. No contexto do Programa Mais Alimentos, o limite para a compra de máquinas e equipamentos menores foi ampliado de 50 mil para 100 mil reais com a manutenção da taxa de juros de dois e meio por cento.
O governo de Santa Catarina lançou, nesta segunda-feira, o programa Pescados SC, que tem como objetivo impulsionar a pesca e a aquicultura. Ao todo, 100 milhões de reais foram investidos na iniciativa que, segundo o governo, pretende beneficiar mais de um milhão de pessoas, entre pescadores, aquicultores, familiares e consumidores. O programa, que é considerado pelo governo o maior conjunto de ações já realizada no Estado, reúne projetos voltados à modernização da produção, qualificação dos profissionais, segurança no mar, incentivo ao consumo de pescado e valorização da cadeia produtiva. Um dos eixos do programa é a valorização da tilápia. A intenção é fornecer matrizes geneticamente melhoradas aos laboratórios para melhorar a qualidade do peixe. Além disso, o eixo vai capacitar mais de 30 mil piscicultores, especialmente jovens e mulheres.
A investigação aberta pela Polícia Civil de Santa Catarina, após as denúncias de supostas irregularidades no programa Universidade Gratuita, mira a possível atuação de empresas de consultoria que teriam auxiliado estudantes a ter acesso às bolsas custeadas pelo governo do Estado. A suspeita é de que companhias privadas possam ter oferecido serviços para ajudar os alunos a entrar no programa. Um relatório do Tribunal de Contas do Estado, que revelou os indícios de irregularidades nos cadastros de alunos beneficiados com as bolsas do Universidade Gratuita, foi divulgado este mês e apontou a existência de até 18 mil cadastros com inconsistências nos registros. Os casos envolvem incompatibilidade de renda, patrimônio ou de vínculo empregatício entre o declarado pelos alunos e o constatado pela fiscalização.
A solicitação do fim da obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 para crianças foi uma das principais conclusões da audiência pública realizada na noite desta segunda-feira na Assembleia Legislativa, pela Comissão de Direitos Humanos e Família. O encontro discutiu soluções e alternativas às ações movidas pelo Ministério Público e pelo Conselho Tutelar contra pais que não vacinaram seus filhos contra a doença. Durante o evento, os participantes também pediram a suspensão dessas ações, bem como das multas aplicadas àqueles que não imunizaram seus filhos. Eles querem saber, ainda, os dados atualizados sobre os efeitos adversos e óbitos decorrentes da vacinação contra a Covid. A audiência foi solicitada pelos deputados JESSÉ LOPES e Sargento LIMA, ambos do PL. JESSÉ criticou a criminalização de pais que optaram por não imunizar seus filhos.
O trânsito na BR 282 está parcialmente interrompido nesta terça-feira. O bloqueio parcial começou as sete horas da manhã e vai até as seis e meia da tarde no entroncamento da BR-282 com a BR-158. O trânsito está em meia pista, no sistema pare e siga, devido as obras do elevado. A empresa responsável pelos serviços informou que o tráfego está lento, com longas paradas. A recomendamos é que os motoristas tenham atenção redobrada e busquem o uso de rotas a alternativas.
A Rede Peperi participou, nesta segunda-feira, da produção do projeto Memorial Acaert. A iniciativa tem o objetivo de recuperar e preservar a história do rádio catarinense. Ontem, três profissionais participaram de entrevistas conduzidas pelo coordenador de Projetos Especiais da Acaert, MARCO AURELIO GOMES. Ele explicou que a ideia é criar um grande banco de dados digital sobre o rádio em Santa Catarina. Participaram das entrevistas o diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA, locutor e narrador esportivo, ROGER MOURA e o técnico VALMOR DE BONA. ESTENIO ALDO, da rádio Atalaia, também será entrevistado pelo projeto.
A proposta do Memorial Acaert é reunir documentos, fotos, áudios, vídeos, jingles e relatos de profissionais que fizeram história nas rádios do estado. A informação é do coordenador de Projetos Especiais da Acaert, MARCO AURELIO GOMES. Ele já percorreu dezenas de cidades e já produziu quase 100 entrevistas com personagens que marcaram época no rádio catarinense. GOMES descobre verdadeiros tesouros escondidos em cada emissora e que é um privilégio ouvir tantas histórias e perceber que o amor pelo rádio é um sentimento comum entre todos. Além da Rede Peperi, outras rádios da região Oeste, receberam a equipe da Acaert. O material reunido será apresentado em novembro, quando a associação completa 45 anos.
A Polícia Militar vai realizar, nesta quarta-feira, mais uma formatura do Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. A iniciativa, com aulas desenvolvidas por policiais, visa prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. Neste quarta-feira, a PM vai realizar duas solenidades, uma manhã e outra pela parte da tarde, no Centro Cultural da Unoesc. Pela manhã, a formatura vai envolver os estudantes do Instituto Educacional CVE e das escolas Padre José de Anchieta; Waldemar Antonio Von Dentz; São João Batista de La Salle; Juscelino Kubitschek de Oliveira; Emma Balke; Amália Daltoé Agostini; São Miguel; Tranquilo José Rigoni e Escola SESC.
Na parte da tarde de quarta-feira, a formatura do Proerd em São Miguel do Oeste vai reunir estudantes de mais oito escolas. A cerimônia será com os alunos das escolas Guilherme José Missen; Colégio Jesus Maria José; Marechal Arthur da Costa e Silva; Colégio La Salle Peperi; Alberico Azevedo; Teonísio Wagner; Aurélio Pedro Vicari e Attílio Luiz Calza. A formatura vai envolver 633 estudantes, todos do quinto ano do ensino fundamental. Pela manhã, serão 328 alunos. A formatura na parte da tarde será com outros 305 estudantes.
A etapa classificatória do Santa Catarina Canta, Festival de Música Brasileira, etapa da Ameosc será nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. O evento está marcado para as sete e meia da noite no Gran Nobile, que fica na Willy Barth. Neste ano, são 14 inscritos na categoria geral e seis na categoria infanto juvenil. O primeiros colocados avançam para a etapa Mesorregional que será em Chapecó. Ao todo, 23 cidades catarinenses vão sediar as audições presenciais. A grande final será realizada na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, com apresentação da Camerata Florianópolis e de um artista nacional convidado. Os vencedores dos primeiros lugares, geral e infantojuvenil, vão receber 20 mil reais.
A JCI de São Miguel do Oeste realizou, nesta segunda-feira, a etapa final municipal do concurso “Oratória nas Escolas”. O evento reuniu 32 estudantes de 16 instituições de ensino no Centro Cultural da UNOESC e selecionou os dois finalistas que representarão o município nas etapas estadual e nacional. O presidente da JCI, CHARLES DALL ORSOLETTA, explicou que os alunos desenvolvem uma redação com base em um tema definido pela organização, e posteriormente apresentam esse texto em forma de discurso. Ele disse que a oratória é uma ferramenta poderosa para desenvolver líderes.
Destinado a estudantes entre 15 e 16 anos, o projeto é realizado anualmente e tem como objetivo promover habilidades de comunicação, pensamento crítico e liderança.
A semana começa com mil 221 vagas de emprego disponíveis na região Oeste de Santa Catarina, segundo o Sistema Nacional de Emprego. As oportunidades estão distribuídas em seis agências locais de diversos municípios e abrangem diferentes áreas, níveis de escolaridade e perfis profissionais. Chapecó lidera a lista, com 341 vagas abertas. A agência do Sine de São Miguel do Oeste tem 333 vagas de emprego abertas e Concórdia tem 263. Além do atendimento presencial na unidade do Sine que fica na prefeitura de São Miguel do Oeste, os interessados podem se candidatar de forma online, pela plataforma Emprega Brasil.
A terceira edição do programa “Fale com o Prefeito” será realizada nesta quarta-feira. O atendimento da população começa as oito horas da manhã no centro administrativo. Durante todo o dia, o prefeito EDENILSON ZANARDI, os secretários e os servidores vão atender moradores, entidades, empresas e associações. O atendimento será por ordem de chegada e as reuniões podem abordar qualquer tipo de assunto. De acordo com ZANARDI, o objetivo é estreitar o diálogo com a população, ouvir demandas e buscar soluções em conjunto. Na edição do mês de junho foram realizados cerca de 70 atendimentos.
Após um período de reformas e revitalização, o Museu Municipal Ruy Arcádio Luchesi de São Miguel do Oeste será oficialmente reinaugurado amanhã de manhã. De acordo com a secretário de Cultura, ANDERSON PELEGRINI, a reinauguração será realizada em uma cerimônia especial que marca um importante passo na valorização da memória e da identidade local. Ele explicou que o espaço passou por melhorias estruturais e modernização, com foco na acessibilidade, organização do acervo e criação de ambientes expositivos mais acolhedores. As mudanças buscam proporcionar uma experiência mais inclusiva e educativa aos visitantes.
A cerimônia de reinauguração do Museu municipal contará com a presença de autoridades municipais, convidados e, possivelmente, da presidente da Fundação Catarinense de Cultura. MARIA TERESINHA DEBATIN confirmou presença no evento marcado para amanhã, dia dois de julho, as 10 horas da manhã. A reinauguração será aberta a comunidade. O Museu foi fechado para as reformas em novembro do ano passado. As obras foram concluídas no mês de maio e o espaço foi reaberto em meados de maio. A cerimônia oficial de reinauguração será nesta quarta, inclusive com a visitação do acervo que foi reorganizados para este novo momento do cemitério.
O industrial GILBERTO SELEME será o próximo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina. Na eleição, realizada na última sexta, a chapa única, liderada pelo empresário, foi eleita com aprovação de 100 por cento dos sindicatos de indústria que votaram. A posse da nova diretoria será no dia 22 de agosto, em Florianópolis. O empresário de São Miguel do Oeste, ASTOR KIST, foi reeleito para mais um mandato a frente da Fiesc na região. Ele é o vice-presidente regional para o extremo-oeste. KIST disse que o resultado da eleição mostra a indústria unida e reconhece o trabalho da gestão que se encerra em agosto.
A Fiesc vai manter a mesma linha de atuação, mas com algumas novidades para ampliar a atuação da federação. O comentário é do vice-presidente regional, ASTOR KIST. De acordo com ele, a entidade vai continuar defendendo os interesses da classe produtiva e o fortalecimento da indústria que é um dos pilares da economia catarinense. KIST também avaliou a contribuição dos governos para a indústria. Ele citou que a federação esperava um pouco mais de apoio do governo federal e que o estado vem tendo uma boa atuação para o setor produtivo.
A prefeitura de São Miguel do Oeste confirmou a primeira morte por Influenza no município em 2025. A vítima é um homem de 57 anos, sem comorbidades, que estava internado na UTI do Hospital Regional. Em nota, a Vigilância Epidemiológica chamou a atenção para a baixa cobertura vacinal com apenas 40 por cento das pessoas do grupo prioritário vacinadas, menos da meta fixada pelo Ministério da Saúde. Diante do aumento nos casos de síndromes respiratórias, a Secretaria de Saúde reforça que a vacina continua disponível nas unidades básicas de saúde. O hospital regional opera com UTI lotada, e o pronto-socorro enfrenta alta demanda. A população foi orientada a redobrar os cuidados, usar máscara ao apresentar sintomas, evitar ambientes fechados e manter a higiene das mãos.
Um homem de 34 anos e duas mulheres foram presos na manhã desta segunda-feira, na Avenida Porto Feliz, por envolvimento com tráfico de drogas, associação para o tráfico e favorecimento à prostituição de menores, em Mondaí. Por volta do meio-dia, uma guarnição da Polícia Militar abordou uma caminhonete S-10. Na bolsa de uma das mulheres, de 19 anos, foram encontrados 33 gramas de cocaína, mil 654 reais em dinheiro e mil e 800 pesos argentinos. Além disso, duas adolescentes estavam dentro do veículo, o que motivou a presença do Conselho Tutelar. Os três adultos foram presos em flagrante e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Mondaí. Eles vão responder por tráfico, associação para o tráfico e favorecimento à exploração sexual de menores.
Um adolescente de 15 anos ficou ferido em um acidente de trânsito na manhã desta terça-feira, na linha São João, interior do município de Palma Sola. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu por volta das nove horas e envolveu uma motocicleta Bros 150 e um caminhão Scania 360 carregado com toras de madeira. Houve uma colisão traseira da moto contra o caminhão. O motociclista foi encontrado consciente e orientado, apresentando fratura exposta e dilaceração na perna. A equipe fez os primeiros socorros no local e encaminhou a vítima ao Hospital de Palma Sola.
Uma mulher ficou ferida em um acidente envolvendo um carro e uma motocicleta no começo da tarde de ontem no cruzamento das ruas Marcílio Dias e Dom Pedro Segundo, em São Miguel do Oeste. A vítima era passageira da moto, um Honda XRE. Ela foi socorrida no local pelo Corpo de Bombeiros e encaminha ao hospital, consciente e orientada. O condutor do automóvel, um GM Corsa, não apresentava ferimentos, mas mesmo assim foi atendido e avaliado pelo SAMU Básico. O condutor da motocicleta não apresentava ferimentos.
Na madrugada desta terça-feira, uma colisão lateral entre uma caminhonete e um carro deixou cinco pessoas feridas no trevo de acesso a Barra Bonita, na BR-163, em Guaraciaba. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colisao envolveu uma Amarok, que trafegava no sentido São Miguel do Oeste–Guaraciaba, e um Gol que saía de Barra Bonita. Três pessoas estavam na caminhonete, duas mulheres e um homem, e todas precisaram de atendimento. Uma das passageiras relatava dores nas mãos, a outra se queixava do ombro esquerdo, enquanto o homem apresentava dor nas mãos e suspeita de fratura no polegar direito. Segundo o Corpo de Bombeiros, outras duas mulheres que estavam no Gol também ficaram feridas. A motorista teve um hematoma na testa, e a passageira apresentava escoriações leves e dor de cabeça. Todas as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste.