-ANEL DIZ QUE CONTA DE LUZ CONTINUA COM BANDEIRA VERDE EM JULHO
-PREÇO DA GASOLINA TEM QUEDA EM SC, MAS AINDA FICA ACIMA DA MÉDIA NACIONAL
-DEBATE NA PEPERI DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
-NÚMERO DE MORADORES POR DOMÍCILIO SOFRE QUEDA NO MUNICÍPIO
-REGIÃO VACINA MENOS DE 60 POR CENTO DA POPULAÇÃO CONTRA A GRIPE
-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA REGIÃO
-SUSPEITO DE FURTAR CAMINHONETE É PRESO 10 MINUTOS DEPOIS DO CRIME
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 23 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 80 centavos. O euro está valendo cinco reais e 24 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
Um acidente de ônibus matou 25 pessoas em uma cidade da Índia, neste sábado, segundo as autoridades do país. O veículo pegou fogo após bater contra uma ponte no oeste do país. A polícia informou que o ônibus viajava em uma via expressa, durante a madrugada, quando o acidente aconteceu. Após a batida, o tanque de combustível pegou fogo, destruindo o veículo. As autoridades afirmaram que a maioria das mortes foi provocada pelo incêndio. Além das mortes, oito pessoas ficaram feridas. O governo prometeu um apoio em dinheiro para as famílias das vítimas no valor de 700 mil rúpias, que equivale a cerca de 41 mil reais.
A França mobilizou, nesta sexta-feira, blindados e 45 mil policiais para conter os distúrbios provocados pela morte de um jovem baleado por um policial, que continuaram pela quarta noite, embora com menos intensidade, resultando em quase 500 detidos. Na véspera do funeral de NAHEL, 17, o presidente EMMANUEL MACRON reforçou as medidas de segurança e apelou diretamente aos pais dos menores que participaram das três noites de protestos anteriores. Na quarta noite de protestos foram registrados mais casos de destruição, saques e lançamentos de projéteis contra as viaturas da polícia, que respondia com gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.
Uma das pré-candidatas para as eleições presidenciais de 2024 na Venezuela, MARÍA CORINA MACHADO, da ala mais radical da oposição, foi inabilitada a exercer cargos públicos por 15 anos, segundo um ofício da Controladoria Geral divulgado nesta sexta-feira. O texto também mantém inabilitada uma longa lista de opositores, entre eles o duas vezes candidato à presidência HENRIQUE CAPRILES, além de JUAN GUAIDÓ, que se exilou nos Estados Unidos em abril. Segundo a Controladoria, a inabilitação de MARÍA CORINA foi baseada em “irregularidades administrativas” quando ela foi deputada entre 2011 e 2014.
O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta sexta-feira para declarar que é inconstitucional o uso da tese da “legítima defesa da honra” em julgamentos de crimes de feminicídios no Tribunal do Júri. O relator, ministro DIAS TOFFOLLI, entendeu que o uso desse argumento contraria os princípios da dignidade da pessoa humana, da proteção à vida e da igualdade de gênero. O entendimento do relator, seguido pelos ministros ANDRÉ MENDONÇA, NUNES MARQUES, ALEXANDRE DE MORAES, ROBERTO BARROSO e EDSON FACHIN, exclui a legítima defesa da honra do rol de argumentos abrigados pela “legítima defesa”. O julgamento foi suspenso e deve ser retomado em agosto, após o recesso do Judiciário. As ministras CÁRMEN LÚCIA e ROSA WEBER ainda vão votar.
A Agência Nacional de Energia Elétrica informou nesta sexta-feira que a conta de luz continua com a bandeira verde em julho, ou seja, sem cobrança adicional. O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo da geração de energia. Como os reservatórios das usinas hidrelétricas estão cheios, por causa das chuvas em 2022 e neste ano, não é necessário acionar usinas termelétricas, que são mais caras. A bandeira verde está em vigor desde 16 de abril de 2022, ou seja, há mais de um ano. A perspectiva da Aneel é que a conta de luz siga sem cobrança adicional em 2023.
O Tribunal Superior Eleitoral condenou o ex-presidente JAIR BOLSONARO por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação nesta sexta-feira. Com a decisão, a Corte declarou BOLSONARO inelegível por oito anos. O julgamento começou em 22 de junho e terminou nesta sexta, na quarta sessão. Mesmo com recursos ainda possíveis ao próprio TSE e ao Supremo Tribunal Federal, a decisão da Justiça Eleitoral já está valendo. Momentos depois de o TSE formar maioria para o tornar inelegível, o ex-presidente afirmou ter levado “uma facada nas costas” e que “não se poder mais falar a verdade no país”. Ele também citou que respeitou a Constituição e que trabalhou dentro das quatro linhas, mas que esse esforço não foi reconhecido. BOLSONARO disse ainda que não houve corrupção durante seus quatro anos de governo.
O preço médio da gasolina comum em Santa Catarina caiu dois nos últimos sete dias. Apesar da queda no valor do litro, registrado em cinco reais e 49 centavos, o combustível encontrado nos postos catarinenses ainda possui preço maior do que a média nacional, de cinco e 40. Na pesquisa anterior feita pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, o valor médio em Santa Catarina foi de cinco e 51. Os novos dados foram divulgados nesta sexta-feira. O maior preço encontrado no Estado foi de seis reais e quatro centavos, sendo o menor deles a quatro e 96. Segundo a ANP, na primeira semana de junho, a gasolina subiu 22 centavos e teve queda em todas as pesquisas divulgadas pela ANP nas últimas três semanas.
A Secretaria da Fazenda estadual prorrogou para primeiro de novembro o prazo para que as empresas do catarinenses passem a informar o campo Código de Benefício Fiscal na emissão de Nota Fiscal Eletrônica ou da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. A prorrogação atende pedido de entidades empresariais, inclusive a Federação das Indústrias de Santa Catarina, que apontaram inconsistências operacionais. Conforme a entidade, a implantação do c-Benef burocratiza os processos de emissão de notas fiscais, contrariando anúncios do governo de que reduziria as obrigações acessórias. As empresas também apontam dificuldades em receber orientações quanto à forma de preenchimento.
O Comitê de Operações Integradas de Segurança Escola realizou nesta sexta-feira, na sede da Defesa Civil, em Florianópolis, workshop para debater o plano de ações proposto pelos grupos de trabalho temáticos do colegiado. O documento será utilizado para estabelecer diretrizes na criação de um ambiente escolar mais seguro em Santa Catarina. O Comseg conta com três grupos para debater estas ações. A coordenadora do grupo que debate espaços físicos das escolas e recursos humanos, MARINEZ ZAMBON, disse que a equipe pensou em ações viáveis para serem implantadas nas unidades de ensino catarinenses, com orientações para os financiamentos dessas ações. O próximo workshop para discutir a conclusão do plano de ações elaborado pelos três grupos temáticos será realizado no dia 14 de julho.
A secretaria de Educação de Romelândia retomou, nesta semana, as palestras do projeto “Adolescer” com os alunos do ensino fundamental e médio. Na quinta-feira, as palestras foram realizadas nos períodos matutino, vespertino e noturno da Escola Estadual de Educação Básica Professor Hermínio Heusi da Silva. O psicólogo ABEL PETTER abordou os temas da iniciativa com os alunos do sexto ao nono ano e para os alunos do Ensino Médio. Na segunda-feira, as palestras serão nas escolas de Educação Básica Professor João Romário Moreira de Linha Rosário, Anita Garibaldi de Linha Primeirinha e Hermínio Heusi da Silva. As palestras prosseguem na terça para os pais da Escola Estadual de Educação Básica Professor João Romário Moreira de Linha Rosário e na quarta para os alunos do período matutino e vespertino da escola Professor Hermínio Heusi da Silva.
As obras no asfalto da fronteira avançaram nesta semana com a colocação da primeira camada asfáltica. A empresa Gaia Rodovias iniciou o trabalho na tarde de quinta-feira em Tunapolis. A primeira etapa contempla o trecho de um vírgula sete quilômetros a partir da saída da cidade, que teve a preparação da base realizada nas últimas semanas. Conforme o prefeito, MARINO FREY, o recurso de três milhões e meio de reais estava liberado desde o ano passado. A expectativa é que a primeira etapa avance sem interrupções até a conclusão. O prefeito de Tunápolis ressalta que agora será buscada a liberação da segunda parcela dos recursos do estado. Ele possui expectativa que isso ocorra a partir da semana que vem, quando o governador JORGINHO MELLO estará na região.
Os municípios da região estão promovendo as etapas locais da conferência de assistência social. O tema da conferência deste ano é “Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos”. O Peperi Debates deste sábado aproveitou esse momento de conferencias municipais para ampliar o debate e discutir se as políticas públicas tem sido suficientes para atender que mais precisa e quais são as dificuldades para efetivar o trabalho da assistência social. O debate reuniu a secretária de Assistência Social de São Miguel do Oeste, ANDREIA REBELATTO, a secretária de assistência social de Descanso e coordenadora do colegiado da Ameosc, ANDRESSA BRUGNEROTTO e a assistente social de Bandeirante, ANGELITA POLETTO. As fotos e o áudio do debate estão disponíveis no portal da Peperi na internet.
A concretização do que está previsto na Constituição Federal para a Assistência Social ainda não aconteceu totalmente. A afirmação é da secretária de Assistência Social de São Miguel do Oeste, ANDREIA REBELATTO. De acordo com ela, ainda existe uma diferença entre o “SUAS que temos e o SUAS que queremos”, tema das conferências deste ano. ANDREIA disse que um dos principais problemas é co-financiamento, ou seja, a falta de recursos do Estado para a execução das políticas públicas do setor. A secretária disse, por exemplo, que São Miguel aplicou cerca de oito milhões para estruturar a assistência social no ano passado, inclusive em questões que são responsabilidade do estado. ANDREIA destacou ainda que os programas de transferência de renda são importantes, mas é preciso avançar nas ações para que as famílias deixem de depender desse recurso e possam ser inseridas no mercado de trabalho para viver por conta própria.
A secretária de Assistência Social de Descanso e coordenadora do colegiado da Ameosc, ANDRESSA BRUGNEROTTO disse, no Peperi Debates deste sábado, que a co-financiamento é um problema histórico do setor. Ela comentou que a maior parte do custo para manter a estrutura da assistência social é dos municípios, inclusive nos serviços de alta complexidade que são competência da União e dos Estados. ANDRESSA também comentou que ainda existe a visão de que a assistência social presta um serviço assistencialista. Ela também comentou que seria interessante criar um mecanismo para condicionar a concessão de benefícios como o bolsa família a participação dos beneficiários em cursos de qualificação profissional. ANDRESSA admitiu que existe uma cerca acomodação dos beneficiários que preferem manter a ajuda do governo do que ir em busca de um trabalho para sair dessa condição.
A assistência social é muito mais do que simplesmente garantir uma ajuda financeira para famílias em condição de vulnerabilidade social. A observação é da assistente social de Bandeirante, ANGELITA POLETTO. Ela disse que o setor é responsável pela execução de uma série de politicas públicas voltadas a garantia de direitos que são violados. ANGELITA comentou que o setor precisa ter um olhar completo para o indivíduo, incluindo a família e a sociedade onde ele está inserido. A profissional comentou que a superação da condição de dependência das pessoas em condição de vulnerabilidade passa por uma articulação com a saúde, o trabalho e as empresas. Ela ressaltou, no entanto, que é fundamental que as pessoas queiram sair desse quadro e buscar um trabalho e uma renda permanente.
A Câmara Técnica e Colegiado de Vigilância em Saúde e Vigilância Sanitária promoveu, nesta sexta-feira, um encontro com os municípios da Ameosc e da Amerios em São Miguel do Oeste. O evento, na sede da Ameosc, reuniu profissionais da área e contou com uma programação extensa. Pela manhã, foi discutida a fiscalização de sistemas de tratamento de esgoto nas cidades. Ainda pela parte da manhã, o Secretário Municipal de Planejamento e Engenheiro Sanitarista e Ambiental, MACIEL WELTER, ministrou uma palestra sobre os procedimentos e o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta do saneamento básico pelo município de Itapiranga. Ele detalhou as ações realizadas pela cidade para cumprir as diretrizes estabelecidas no acordo que a prefeitura firmou com o Ministério Público. O saneamento básico ainda é uma das principais carências da região, especialmente o tratamento de esgoto.
O TAC do saneamento básico que vem sendo proposto pelo Ministério Público aos municípios foi discutido na tarde de ontem durante o encontro da Ameosc e Amerios em São Miguel do Oeste. O tema foi abordado pela promotora de justiça de São Miguel do Oeste, KAREN DAMIAN PACHECO PINTO. O coordenador do Colegiado, MARCOS BAGNARA disse que a reunião foi bastante produtiva para que os municípios possam avançar nos serviços de saneamento básico. O Secretário Executivo da Ameosc, AIRTON FONTANA, também avaliou o evento de forma extremamente positiva, destacando a relevância dos temas abordados e a participação ativa dos profissionais da área. Ele disse que a reunião foi uma excelente oportunidade para promover a troca de conhecimentos e experiências, fortalecendo a atuação da vigilância sanitária na região.
Os Cursos da área da Saúde da Unoesc São Miguel do Oeste realizaram na manhã de hoje o evento "De olho na Saúde" na Praça Walnir Bottaro Daniel. Os estudantes dos Cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia foram divididos em estações temáticas para atender a população. Conforme o Coordenador dos Cursos de Farmácia e Biomedicina, professor EVERTON BOFF, os estudantes e professores realizaram um momento de interação com a comunidade para fornecer orientações e esclarecer dúvidas sobre cuidados com a saúde, diagnóstico precoce, benefícios de manter-se ativo e de uma alimentação saudável, conhecimentos sobre chás medicinais e terapêuticos e interpretação de exames clínicos para diversas patologias. O objetivo foi trabalhar a promoção da saúde e prevenção de agravos.
O Núcleo de Cooperativas da Acismo vai promover, hoje à tarde, o tradicional “Dia C de Cooperar”. Neste ano, o evento é dedicado a promover ações de solidariedade, sustentabilidade e bem-estar. De acordo com a coordenadora do Núcleo das Cooperativas da Acismo, ELIZANDRA SELERI, a ação busca estimular a consciência coletiva para a preservação do meio ambiente e a promoção da saúde. Neste ano, uma das principais iniciativas será a recolha de lixo eletrônico, contribuindo para a destinação adequada desses resíduos e evitando danos ambientais. A programação do Dia C de Cooperar começa a uma e meia da tarde e inclui ainda ações de saúde e bem-estar em parceria com diversão entidades onde serão ofertados serviços gratuitos para a população. Além disso, para proporcionar momentos de diversão para toda a família, haverá mateada, oficina de ioga para pais e filhos e espaço infantil com brinquedos infláveis, oficinas, apresentações artísticas, feirinha de adoção animal.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe encerrou oficialmente nesta sexta-feira em todo o Brasil e mesmo com seu início em abril ainda os índices são baixos. A informação é da responsável pelo setor de vacinação e imunização da gerencia regional de Saúde, DILA POSSATI. Ela foi entrevistada no RPN Segunda Edição e classificou o momento atual como crítico, visto a baixa procura por parte da população de São Miguel do Oeste e também dos municípios que pertencem a área de abrangência da regional. Conforme ela, mesmo com o encerramento oficial da campanha, a orientação por parte do Ministério da Saúde é que a vacinação seja continuada, não em forma de campanha, mas até que haja doses disponíveis. DILA salientou que dessa forma, aqueles que ainda não buscaram o medicamento, podem se deslocar até as salas de vacina e receber o imunizante.
Menos de 60 por cento da população foi vacinada contra a gripe na regional de saúde de São Miguel do Oeste. De acordo com a responsável pelo setor de vacinação e imunização da gerencia regional de Saúde, DILA POSSATI, o índice é de 59 vírgula 12 por cento. Ela lembrou que no ano passado os municípios pertencentes a regional vacinaram mais de 95 por cento dos moradores. DILA pontuou que as pessoas precisam entender os benefícios da vacinação, haja visto que a mesma existe há mais de 20 anos e até então, não existem notícias de efeitos colaterais graves, sendo que dessa forma é preciso consciência e procurar pelo medicamento. Questionada sobre quais hipóteses são responsáveis pela baixa procura, DILA POSSATI comentou que a equipe já fez uma análise detalhada e concluiu que vacinas não faltaram para os interessados. Ela reforçou que as vacinas são seguras e os municípios também organizaram Dia D com atividades voltadas ao público-alvo, além de oportunizarem horários diferenciados aos moradores.
A responsável pelo setor de vacinação e imunização da gerencia regional de Saúde, DILA POSSATI lamentou a existência de Fake News em relação as vacinas. Ela afirmou ainda que atualmente os hospitais estão com uma grande carga de pessoas que possuem doenças relacionadas à gripe, sendo que houveram até mortes no Brasil em decorrência da doença. Ela revelou ainda que o setor chegou a se perguntar o que falta para que a população entenda que a vacina da gripe é segura, porém, não foram encontradas respostas. Na entrevista desta ela também detalhou os dados relativos a vacinação nos 30 municípios de abrangência e disse que os melhores números são de Santa Terezinha do Progresso com 68 vírgula 45 por cento, seguido por Iporã do Oeste com 67 vírgula 98 por cento do público vacinado. DILA acrescentou ainda que São Miguel do Oeste tem 58 virgula 71 por cento dos moradores vacinados. Para a profissional, os municípios que possuem baixos índices precisam nesse ano sair das unidades de Saúde e ir em busca da população que ainda não foi imunizada para que a cobertura vacinal seja ampliada.
Os dados divulgados pelo IBGE nessa semana comprovam a condição de polo regional de São Miguel do Oeste. A avaliação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que o crescimento populacional registrado nos últimos 12 anos aponta que as pessoas estão, cada vez mais, buscando o município para residir. O aumento populacional de São Miguel do Oeste ficou bem acima do registro nacional, que teve um incremento de seis virgula 45 por cento. A população da cidade aumentou cerca de oito mil pessoas na comparação com o censo de 2010. O município tem 44 mil e 300 habitantes e teve o maior crescimento da região da Ameosc. No ranking de população dos municípios, São Miguel do Oeste ocupa a trigésima sétima posição em Santa Catarina.
Apesar do aumento populacional, houve uma redução na média de moradores por residência no município. De acordo com os dados do IBGE, o censo de 2010 apontou que, naquele ano, a média era de dois vírgula 96 moradores por domicilio. No censo de 2022, a média caiu para dois vírgula 55. O coordenador de área do IBGE, CLAUDIO RATCKE JUNIOR disse que essa é uma tendência verificada no estado de Santa Catarina.
Um engavetamento envolveu quatro veículos e deixou uma pessoa ferida no final da tarde de ontem na BR 163. O acidente aconteceu por volta das seis e meia da tarde nas proximidades do trevo de Idamar em Dionísio Cerqueira. Os bombeiros foram chamados e atenderam duas pessoas com ferimentos, aparentemente leve. Os dois feridos foram conduzidos ao Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira pela equipe do SAMU. O transito de veículos ficou interditado porque houve vazamento de óleo de um dos veículos envolvidos, o que gerou uma longa fila de automóveis ao longo da rodovia.
A Polícia Civil realizou, nesta semana, uma operação de combate ao tráfico interestadual de drogas e armas pela BR 163. A ação foi desenvolvidas nas proximidades do posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal de Guaraciaba. A operação contou com a participação dos Núcleos de Operações com Cães de São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste e Florianópolis. No decorrer das diligências, diversos veículos, entre eles ônibus e caminhões, foram abordados e fiscalizados. Um homem foi flagrado com drogas para consumo próprio. O trabalho ocorreu no âmbito da Operação Difron Segura, que tem o objetivo de combater e prevenir crimes na região de fronteira de Santa Catarina.
A Polícia Civil de Descanso prendeu um homem suspeito de tentativa de homicídio no município. O mando de prisão preventiva foi cumprido na tarde de ontem. O crime aconteceu no dia 28 de junho, por volta das nove horas da noite no interior de Descanso. Na última quarta-feira, depois de uma discussão familiar, o suspeito acertou um tiro na perna do cunhado e fugiu. No dia sequente, foi instaurado Inquérito Policial, com a oitiva das vítimas e requisições de perícias. O delegado solicitou a prisão preventiva do homem, pedido aceito pela justiça. O suspeito foi preso ontem e levado para a Unidade Prisional de São Miguel.
Um homem foi preso em flagrante por furto de veículo na tarde desta sexta-feira em São Miguel do Oeste. Por volta das quatro e meia da tarde, a Polícia Militar foi acionada para averiguar uma ocorrência de furto de uma caminhonete Amarok. Diante das informações repassadas para o Copom, as guarnições iniciaram as buscas e, menos de 10 minutos após o furto, o veículo foi encontrado na Rua Marques do Herval, no Bairro São Jorge. O condutor da caminhonete, um homem de 24 anos foi preso em flagrante e levado para a delegacia de polícia.