De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 94 centavos. O euro está valendo cinco reais e 87 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Um evento em Pequim reuniu milhares de pessoas na manhã desta quinta-feira para comemorar os 100 anos do Partido Comunista da China que comanda o país asiático desde 1949. O misto de parada militar com séries de apresentações musicais ocorreu em frente à foto de Mao Tsé-Tung, também conhecida como Praça da Paz Celestial. É o mesmo local onde, há 32 anos, o governo chinês reprimiu violentamente uma manifestação de estudantes. No discurso, o presidente chinês XI JINPING afirmou que o partido se preocupa com o futuro da humanidade, e quer seguir em frente “com todas as forças progressistas ao redor do mundo.
As equipes de resgate entram nesta quinta-feira no sétimo dia de buscas pelos desaparecidos no desabamento de parte de um prédio residencial na região de Miami, Estados Unidos. Até o momento, 18 corpos foram encontrados nos escombros e ao menos 145 pessoas ainda estariam desaparecidas, quatro corpos haviam sido achados pela manhã e mais dois, à tarde de ontem. Uma criança brasileira está entre os desaparecidos. Um relatório feito em 2018 apontou que o condomínio onde ficava o prédio tinha um "grande dano estrutural", em uma laje de concreto abaixo do deck da piscina.
Os casos de Covid-19 aumentaram desde a semana passada na Europa, após 10 semanas consecutivas de retrocesso do número de contágios, anunciou nesta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde, que fez um alerta sobre uma nova onda do vírus. A variante Delta do coronavírus, especialmente contagiosa, representará 90 por cento dos casos na União Europeia até o fim de agosto, previu na semana passada o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças, ECDC, na sigla em inglês.
O Brasil tem apenas 12 vírgula quatro por cento da vegetação original da Mata Atlântica. O dado está em um relatório da Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que mostra o avanço do desmatamento sobre a floresta. O município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, que é conhecido pelas belezas naturais e pelo forte ecoturismo, está no topo do ranking do desmatamento. Cinco das 10 cidades que mais desmataram, de acordo com o último levantamento, estão em Minas Gerais. Pedaços da floresta ainda existem em 17 estados, nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
O Projeto de lei que visa oferecer mais alternativas para a prova de vida ao Instituto Nacional de Seguridade Social foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira, pelo Senado. Entre as mudanças propostas estão a possibilidade de apresentar atestado médico inclusive enviado eletronicamente. Outra opção prevista é a entrega de um formulário padrão em lotéricas e agências dos Correios com comprovação de vida dada por uma autoridade. O PL é de autoria do senador JORGINHO MELLO do PL de Santa Catarina. A matéria vai para a Câmara e, se aprovada por unanimidade, pode ser sancionada e entrar em vigor logo após a sanção.
A Caixa Econômica Federal libera nesta quinta-feira os saques e transferências da terceira parcela do Auxílio Emergencial aos beneficiários que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em janeiro, que receberam a parcela em poupança social digital no dia 18 de junho. O pagamento da terceira parcela do auxílio terminou em 30 de junho tanto para esse público quanto para quem faz parte do Bolsa Família. Os pagamentos da quarta parcela do benefício começam em 19 de julho para o público do Bolsa Família e em 23 de julho para os demais beneficiários.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial cresceu pelo segundo mês consecutivo em Santa Catarina, com 64 virgula dois pontos, e está acima da média brasileira. Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, a perspectiva de avanço da vacinação contra Covid e a renovação do auxílio emergencial incentivam a alta. A expectativa dos empresários catarinenses para os próximos seis meses também é positiva, com crescimento de três vírgula quatro pontos em relação a maio, quando o índice já havia registrado alta. A média brasileira também aumentou neste mês, mas segue abaixo da catarinense.A pesquisa em Santa Catarina foi realizada com cerca de 100 empresas durante o mês de junho.
O governo de Santa Catarina prorrogou as medidas de combate à pandemia por duas semanas. O documento tem as mesmas regras para o horário de funcionamento e o limite de ocupação dos estabelecimentos. Praticamente todas as atividades estão autorizadas, com suas portarias específicas que traz protocolos de acordo com o nível de risco no mapa divulgado pela Secretaria da Saúde aos sábados. A nova publicação no Diário Oficial também prorroga a proibição de público em competições esportivas no Estado, como por exemplo nos estádios de futebol, por mais dois meses: até 31 de agosto. Nesta semana, o estado também publicou as regras para eventos com mais de 500 pessoas.
Foram definidas as datas da tramitação da Reforma da Previdência de Santa Catarina na Assembleia Legislativa. Pelo calendário anunciado nesta quarta-feira, a votação em plenário será no dia quatro de agosto. Antes disso, estão previstas as análises de três comissões, além de uma audiência pública agendada para o dia 21 de julho. O anúncio oficial foi feito pelo presidente da Alesc, MAURO DE NADAL. Os dois textos da Reforma, que são uma Proposta de Emenda à Constituição e um projeto de Lei Complementar, vão passar pelas comissões Constituição e Justiça, Finanças e Tributação e Trabalho, Administração e Serviço Público. A tramitação, diferentemente de outras tramitações, será feita de forma conjunta nas três instancias antes da votação em plenário.
O frio que chegou cedo vai terminar tarde. A estimativa é de RONALDO COUTINHO, da Climaterra de São Joaquim. As temperaturas estão mais baixas do que se esperava. Ele observa que maio ficou abaixo da média. Quando se fala de inverno COUTINHO não gosta de seguir o calendário. Diz que geralmente a estação começa na segunda quinzena de maio, mas nesse ano começou no início. Nessa semana ocorreu a maior neve em 23 anos na serra catarinense. Assegura que a nossa região só não teve grandes geadas até agora porque nublou nas madrugadas. Mas haverá condições de geada nos próximos dias em Campo Erê e municípios próximos.
O frio é inimigo de quem tem frutas precoces. No entanto, comenta RONALDO COUTINHO, que é agrônomo, para as lavouras é bom quando ocorre geada forte, porque ajuda a eliminar algumas ervas daninhas especialmente na soja, e insetos. Ele diz que quando o frio intenso vem na época certa, é sempre bem vindo. Ao contrário, quando acontece um inverno fraco, haverá problemas mais pra frente. Com relação a estiagem que já dura 3 anos, vai continuar assim. COUTINHO explica que a tendência agora é diminuírem as precipitações de novo. O agrônomo acredita que a próxima safra vai ser muito parecida com a do ano passado, com frio, chuva e falta dela na hora errada.
RONALDO COUTINHO recomenda: se o agricultor puder deve fazer 2 plantios. Outra observação é plantar o mais tarde possível, porque não adianta semear no começo ou no final de agosto. Na sua avaliação, não há previsão da estiagem acabar, com possibilidade de isso ocorrer somente no final do ano que vem. A questão é, diz ele, que o La Niña está se formando de novo. O bom é que sempre tem alguma chuva no meio do caminho e ela tem que ser muito bem aproveitada, com reservatórios.
Rede Estadual de Ensino suspende aulas presenciais também no Noroeste. Quem confirma é o supervisor regional GILBERTO ZÁTERA, de São Lourenço do Oeste, que abrange Campo Erê. Todos os diretores dos estabelecimentos da rede foram comunicados e a explicação é o frio intenso dessa semana. É que as escolas devem receber professores e alunos com portas e janelas abertas para haver ventilação e agora, com essas temperaturas, isso não vai ser possível. Se tiver condição, cada escola vai atender a recomendação das Secretarias Estaduais de Educação e da Saúde. A medida vai se estender até as 22 horas de sexta-feira.
Algumas escolas tem condições de paralisar já as aulas presenciais para atender as recomendações do Estado; Outras dependem de sua logística. Conforme o Supervisor GILBERTO ZÁTERA, a Escola Sóror Angélica, de São Lourenço é uma delas, e só vai poder paralisar as aulas presenciais amanhã e sexta-feira. Isso se deve por causa dos trabalhos de avaliação. A região está com alguns professores afastados com coronavírus. ZÁTERA garante que todos estão cumprindo o plano de contingência e se recuperando da doença.
Professora de Campo Erê lança livro sobre os teóricos da educação. LARISSA RIBOLI, formada em pedagogia, pós-graduada em literatura infantil e com mestrado em educação, comenta que a obra foi feita em parceria com a educadora ELIANA CAMARGO, de Itajaí. LARISSA atua como professora na rede municipal de ensino, e também como orientadora numa escola estadual de Campo Erê. O livro “Professor Sabichão” será lançado no dia dez do próximo mês, um sábado, às 16 horas, através das redes sociais da professora ELIANA
Livro escrito por professora de Campo Erê visa traduzir teóricos da educação para uma linguagem mais simples. A professora e autora LARISSA RIBOLI, explica que os temas abordados pelos teóricos da educação são bastante complexos, o que dificulta o entendimento por parte dos educadores. Por isso, a obra é voltada para professores que desejam estudar para processos seletivos, ou se aperfeiçoar na educação. Conforme LARISSA, esse é o primeiro livro que escreve, mas, a professora ELIANA CAMARGO já tem mais de 15 obras assinadas. Destaca que no dia 10, quando o livro for lançado em live, haverá também sorteio de exemplares para quem acompanhar.
Anchieta tem diminuição nos casos de coronavírus. A enfermeira da unidade de saúde do município - PATRICIA CAMPANA, conta que esse mês foram 89 novos positivados, porém a procura por exames não diminuiu. Atualmente Anchieta tem quarenta e duas pessoas com o vírus ativo e noventa e duas sendo monitoradas com suspeita. Desde o início da pandemia Anchieta já perdeu nove vidas para o coronavírus, num total de seiscentas e oitenta e duas pessoas que acabaram contraindo a doença. Atualmente duas mil setecentas e 53 pessoas foram vacinadas uma vez no município, e mil e 29 receberam a segunda dose do imunizante.
População com mais de 47 anos já pode se vacinar em Anchieta. Além deles, na semana passada gestantes, puérperas e lactantes até o sexto mês estavam sendo imunizados, como conta a enfermeira PATRICIA CAMPANA. Segundo ela, nessa semana será aberta a vacinação para o grupo com 46 e 45 anos, amanhã, das sete e meia às onze e meia durante a manhã, e a tarde da uma às quatro horas, na sala de vacinas. Ficará disponível também a segunda dose para uma parte dos professores, além de quem é de algum grupo que já teve a vacinação liberada, porém ainda não havia ido se imunizar.
Secretário de agricultura consegue distribuidores de adubo em viagem a Florianópolis. JACOB JUNGES, que responde pelo departamento em Santa Terezinha do Progresso, na semana passada esteve na capital do estado em busca de máquinas e recursos. Na ocasião visitou deputados, e também a Secretaria Estadual de Agricultura, principalmente na busca de dois distribuidores de adubo orgânico e de calcário. Conforme o secretário, a solicitação teve uma resposta do deputado FABIANO DA LUZ, que prometeu enviar o recurso necessário para a compra das máquinas para Santa Terezinha.
Santa Terezinha do Progresso tem 43 aviários. Segundo JACOB JUNGES, os distribuidores de adubo vão ser muito úteis para o município, já que a produção de fertilizante orgânico nos aviários é alta e poderá ser espalhada mais facilmente nas lavouras. De acordo com o secretário de agricultura, nesse momento encaminha a parte burocrática da compra, para quando o dinheiro for depositado, que deve demorar de 30 a 40 dias, adquirir os equipamentos. JACOB aproveitou sua viagem a Florianópolis para também tratar de assuntos relacionados a estiagem, buscando recursos para recuperar e proteger fontes de água, prevenindo futuras secas.
Agrônomo comenta: frio veio na época certa e sua intensidade é muito benéfica para o controle de ervas daninhas. NÉDIO CHIOSSI, profissional da Cooper Alfa acrescenta que as baixas temperaturas estão favorecendo bastante as culturas de inverno como trigo e azevém. Por outro lado, ocorrem alguns prejuízos com a safrinha. É o caso do milho e as pastagens de aveia que estão na fase de floração. Contudo, os benefícios superam em muito os problemas. CHIOSSI diz também que o frio forte equilibra o surgimento de pragas no verão. Ele nota que as últimas chuvas deixaram muita gente contente porque inúmeras propriedades vem sofrendo com a estiagem. As precipitações dos últimos dias mexeram com as águas dos açudes e rios.
Homem é preso por tráfico de droga em Francisco Beltrão. Por volta das duas horas e cinquenta minutos de ontem, uma equipe da Polícia Militar do 21º BPM abordou na Rua Boaventura Faust, bairro São Miguel, um homem que admitiu ser usuário de drogas. Ele foi identificado, e como não portava nenhum entorpecente, foi liberado pelos policiais. Na sequência, os agentes avistaram um homem passando um objeto para outro numa casa.
Ao serem abordados, foi localizado com um deles 13 frações de crack, pesando quase dois gramas e 77 reais em dinheiro. O homem admitiu que estava vendendo droga quando foram abordados. Na sua casa os policiais acharam mais 90 porções de crack que pesaram 13 gramas e meia, além de papel alumínio para embalar a droga. No total foram apreendidas 103 pedras de crack que pesaram pouco mais de 15 gramas. O homem foi preso.
Caminhão sai da pista e tomba entre Vitorino e São Lourenço do Oeste. O acidente ocorreu por volta das quatro horas e 45 minutos da madrugada de hoje, na rodovia PR-158. Conforme os bombeiros, o caminhão de São Lourenço do Oeste ia sentido a Vitorino, quando saiu da pista e capotou. O motorista ficou preso nas ferragens e foi retirado pelos bombeiros através da porta do carona. O motorista recursou atendimento médico. A Polícia Militar deu apoio na sinalização do trânsito.
Polícia Militar prende acusado de homicídio e roubo. A PM de Marmeleiro, com apoio de Policiais Militares de Santa Catarina, cumpriu ontem um mandado de prisão contra um homem de 39 anos, morador no Alto São Mateus, divisa de Marmeleiro com Campo Erê. Ele era acusado de homicídio e também roubo. O homem foi preso e encaminhado a 19ª SDP, onde ficou a disposição da Justiça.