-MINISTRO DA EDUCAÇÃO DEIXA O CARGO ANTES MESMO DA POSSE OFICIAL
-CICLONE ATINGE 55 CIDADES E DEIXA UM MILHÃO E MEIO DE UNIDADES SEM ENERGIA
-COOPERATIVAS INICIAM CAMPANHA “DOE LEITE, DOE AMOR” ALUSIVA AO DIA C, DE COOPERAR
-CONCLUSÃO DO PASSEIO PÚBLICO SERÁ OBRIGATÓRIO PARA LIBERAÇÃO DO HABITE-SE
-IPORÃ DO OESTE OBTÉM LIBERAÇÃO DE CERCA DE UM MILHÃO E MEIO EM EMENDAS IMPOSITIVAS
-TEMPORAL VOLTA A CAUSAR DIVERSOS PREJUÍZOS NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO
-CAMINHONEIRO DE REGIÃO MORRE EM ACIDENTE EM MINAS GERAIS
-FAMILIARES QUE SE DESLOCAVAM PARA VELÓRIO SOFREM ACIDENTE E ESTÃO HOSPITALIZADOS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura pode chegar a 11graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 38 centavos. O euro está valendo seis reais e três centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Os países da União Europeia aprovaram nesta terça-feira a reabertura das fronteiras a partir de primeiro de julho aos turistas de 15 países. Moradores do Brasil, Estados Unidos, Turquia e Rússia, por enquanto, têm o acesso proibido. Antes dessa mudança, só estavam autorizadas as viagens essenciais. A lista dos autorizados será revisada a cada duas semanas. De acordo com as autoridades, foram usados critérios de saúde. Os países de residência dos turistas, e não a sua nacionalidade, será o fator chave para determinar se eles poderão entrar ou não na União Europeia.
A potencial vacina contra Covid-19 da Bharat Biotech foi aprovada nesta terça-feira para ser testada em humanos, tornando-a a primeira candidata indiana a receber o aval da agência reguladora local em um momento em que aumentam os casos da doença respiratória causada pelo novo coronavírus no país de um bilhão e 300 mil habitantes. A Controladoria-Geral de Medicamentos da Índia aprovou o pedido da companhia para realizar as Fases 1 e 2 de testes clínicos da Covaxin. Os testes clínicos em humanos com a vacina devem começar em todo o país em julho.
O chefe da diplomacia europeia, JOSEP BORRELL, "condenou" nesta terça-feira a expulsão da embaixadora da União Europeia na Venezuela decretada pelo presidente do país, NICOLÁS MADURO, e ameaçou com a adoção de medidas de "reciprocidade". Ele disse que a União Europeia rejeita e condena a decisão da Venezuela. A posição foi anunciada um dia depois de MADURO anunciar o prazo de 72 horas para a saída do país da embaixadora ISABEL BRILHANTE PEDROSA. A expulsão da embaixadora foi a resposta do governo venezuelano às novas sanções europeias contra 11 venezuelanospor ações contra a oposição liderada por JUAN GUAIDÓ.
O Governo Federal confirmou nesta terça-feira o pagamento do auxílio emergencial por mais dois meses. O presidente JAIR BOLSONARO assinou o decreto de prorrogação do benefício em cerimônia no Palácio Planalto, que contou com a participação dos presidentes da Câmara e do Senado, RODRIGO MAIA e DAVI ALCOLUMBRE, além de ministros. O valor permanece em 600 reais, mas serão escalonados em três pagamentos no período de dois meses, no que o ministro da Economia, PAULO GUEDES, chamou de “pouso inteligente”. BOLSONARO disse ontem que esse é o maior projeto social do mundo.
O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto com medidas relacionadas à disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas "fake news'. Num primeiro momento, os senadores votaram o texto-base, aprovado por 44 votos a 32 com duas abstenções. Depois, passaram à análise de dois destaques, isto é, propostas que visavam alterar o conteúdo do projeto. Os dois foram rejeitados. Com a conclusão dessa etapa, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados. Defensores do texto dizem que o objetivo do projeto é combater a distribuição artificial de conteúdo falso.Senadores contrários ao texto, contudo, demonstram preocupação com a possibilidade de o projeto violar a privacidade e atingir a liberdade de expressão nas redes sociais.
O governo publicou na edição desta quarta-feira do "Diário Oficial da União" o ato que tornou sem efeito a nomeação do professor CARLOS ALBERTO DECOTELLI para ministro da Educação. DECOTELLI permaneceu no cargo por cinco dias e não chegou sequer a tomar posse. Ele pediu demissão nesta terça-feira. Depois que instituições de ensino contestaram títulos que DECOTELLI incluiu em seu currículo, a permanência do ministro se tornou insustentável. Na segunda-feira, ele foi chamado ao Palácio do Planalto para dar explicações ao presidente JAIR BOLSONARO. Nesta terça, voltou ao Planalto para entregar ao presidente a carta de demissão.
O governador CARLOS MOISÉS comunicou na manhã desta quarta-feira que teve diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Ele apresentou sintomas e, por isso, realizou o teste. Desde então, o chefe do Executivo estadual encontra-se em isolamento total, respeitando os protocolos de distanciamento social. O governador fez um novo exame, como contraprova, para ter segurança do diagnóstico e aguarda o segundo resultado. Em vídeo divulgado há pouco, CARLOS MOISÉS afirma que está bem e teve sintomas como tosse, dor de garganta e febre baixa. Mesmo em quarentena, o governador monitora os trabalhos para reparar danos provocados pelo ciclone no estado.
O governo de Santa Catarina publicou uma portaria na segunda-feira que autoriza a realização de atividades presenciais do ensino superior e da pós-graduação em instituições públicas e privadas. O documento condiciona o retorno à matriz de risco de cada região do estado e prevê regras que incluem a obrigatoriedade do uso de máscaras e medição da temperatura corporal de alunos e trabalhadores.As regras começam a valer no dia seis de julho.Estabelecimentos localizados em regiões classificadas como em "risco gravíssimo" devem manter as aulas suspensas, segundo o documento. Apenas os estabelecimentos localizados em regiões com "risco moderado" podem manter as aulas presenciais conforme a capacidade operativa do estabelecimento.
A formação de um fenômeno conhecido como "ciclone bomba" e a passagem de tempestades provocaram estragos em Santa Catarina nesta terça-feira. Houve destelhamento de imóveis, queda de árvores e pelo menos cinco mortes, segundo o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. As rajadas de vento passaram dos 120 quilômetros por hora. Segundo a Celesc, mais de um milhão e meio de unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica. Em Chapecó, no Oeste, uma idosa morreu após ser atingida por uma árvore. Em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, um homem perdeu a vida depois de ser atingido pela fiação elétrica de um poste depois da queda de uma árvore.Em Tijucas, também na Grande Florianópolis, em uma estrutura que caiu.Em Ilhota, um homem, de 59 anos, morreu, após o vento derrubar um muro sobre ele. A quinta morte ocorreu em Itaiópolis.
-COOPERATIVAS INICIAM CAMPANHA “DOE LEITE, DOE AMOR” ALUSIVA AO DIA C, DE COOPERAR
-CONCLUSÃO DO PASSEIO PÚBLICO SERÁ OBRIGATÓRIO PARA LIBERAÇÃO DO HABITE-SE
-IPORÃ DO OESTE OBTÉM LIBERAÇÃO DE CERCA DE UM MILHÃO E MEIO EM EMENDAS IMPOSITIVAS
-TEMPORAL VOLTA A CAUSAR DIVERSOS PREJUÍZOS NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO
Descanso solicita ajuda ao Governo do Estado pata recupera danos financeiros de mais de seis milhões devido ao temporal. A prefeitura de Descanso encaminhou na sexta-feira um ofício ao governador, solicitando apoio financeiro para a reconstrução de instalações públicas e privadas, atingidas pelo tornado do dia 10 de junho. No documento, é solicitada a criação de programas específicos aos atingidos, como financiamento a juro zero, com subsídio do Estado, para pagamente em oito anos, sendo dois anos de carência. O prefeito SADI BONAMIGO, espera que com o ofício o governador libere recursos ou programas para auxiliar as famílias prejudicadas. Conforme o levantamento realizado pela Defesa Civil Municipal, o tornado atingiu diversas moradias, estabelecimentos comerciais, propriedades rurais, pontes, prédios públicos, rede de distribuição de energia elétrica e no abastecimento de água potável, somando mais de seis milhões em danos financeiros.
Foram identificadas e cadastradas 325 unidades habitacionais que sofreram danos de baixa, média e alta monta, afetando diretamente 968 pessoas. Dessas casas, seis foram totalmente destruídas. Os danos financeiros causados totalizam o montante de 685 mil reais. No interior houve danos em 42 casas e 29 edificações, além de danos elevados em equipamentos, máquinas, produção agrícola, pecuária e perda de insumos e sementes que estavam em estoque. Conforme o levantamento realizado pela Defesa Civil Municipal em conjunto com a Epagri, as perdas são superiores a dois milhões e 500 mil reais. Já os danos causados em 24 empresas do município somam prejuízos de mais de um milhão. Além disso, foram identificados danos em sete prédios públicos, e para a recuperação e reconstrução destes espaços são necessários dois milhões de reais.
Conclusão do passeio público será obrigatório para liberação do habite-se em Iporã do Oeste. Na última semana foi realizada uma audiência online para discutir alterações no Plano Diretor. Conforme o engenheiro civil da prefeitura, TIAGO BERWANGER, entre as sugestões de alteração está à obrigatoriedade da conclusão do passeio público após a conclusão da edificação, para a liberação do habite-se. O engenheiro comenta que o atual Plano Diretor ainda não previa esta exigência de conclusão da calçada para edificações residenciais. A obrigação era somente para edificações residenciais. Ele explica que até o momento as lajotas são aquelas padrão acessibilidade, nas cores branca e vermelha, recomendadas pelo município.
O engenheiro civil chama atenção para normas que o morador deve seguir para construção do passeio. TIAGO BERWANGER orienta que o passeio deve ter no máximo 3% de inclinação na largura, o que representa cerca de seis centímetros de inclinação em relação ao meio fio e na direção da rua para facilitar o escoamento da água. Entradas de garagem também devem respeitar uma inclinação máxima de 8.33%. A fiscalização é feita pelo setor de Tributos. Sugestões para alterações no plano Diretor ainda podem ser enviadas pelos munícipes até esta sexta-feira. O engenheiro comenta que na segunda-feira será feita análise das sugestões, para na sequencia enviar o projeto para votação da câmara de vereadores.
Cooperativas iniciam campanha “doe leite, doe amor” alusiva ao Dia C, de Cooperar. A data é lembrado sempre no primeiro sábado do mês de julho, no Dia Internacional do Cooperativismo. No Brasil, as cooperativas se reúnem há cinco anos para promover ações no dia C, em prol de entidades. De acordo com o gerente da unidade da Cooper A1 em Tunápolis, ASTÉRIO HANN, em função da pandemia, a campanha deste ano será a arrecadação de leite, pelo período de duas semanas, do dia 29 de junho até dia 11 de julho. ASTÉRIO HANN comenta que todo o leite que for doado será direcionado pelo setor de Assistência Social as famílias carentes do município. Em Tunápolis a ação será promovida pela Cooper A1 em parceria com o Sicoob Creditapiranga, com pontos de coleta nestes dois locais.
O gerente da Cooper A1 ressalta que além de auxiliar famílias carentes, a campanha também incentiva o consumo do leite.A campanha lançada no final de semana em toda a rede da Cooper A1 tem o apoio das cooperativas Aurora Alimentos, Sicoob, Sicredi e Cresol. Além da arrecadação e doação de leite, a Cooper A1 também entregará mudas de árvores, em parceria com a Creluz. E ainda, para marcar o Dia C de Cooperar, a Cooper A1 fará uma live com o tema: “O valor da cooperação em tempos de pandemia”, o evento será ministrado pelo setor de Comunicação e Marketing da cooperativa, e entrevistará o especialista em cooperativismo, professor NEY GUIMARÃES. Em Iporã do Oeste, a dupla FELIPE e FERNANDO fará uma live em suas redes sociais no sábado, a partir das 17 horas, para arrecadar doações que serão destinadas ao CAESP Caminho de Luz e CRAS. Os organizadores são o Sicredi, Sicoob, Cresol e Cooper Fronteira Sul, que também estão com pontos de coleta de alimentos, e no dia da live, será disponibilizado um link para doações online em dinheiro.
Iporã do Oeste obtém liberação de cerca de um milhão e meio em emendas impositivas. Conforme o prefeito, LUCIO MALLMANN, emendas impositivas são aquelas indicadas aos municípios por deputado ou senador. O repasse do valor é feito obrigatoriamente pelo estado ou pela união. O prefeito comenta que em função do prazo eleitoral, várias emendas foram pagas nos últimos dias. Na semana passada a deputada MARLENE FENGLER anunciou duas emendas, uma de 150 e a outra de 200 mil, para o hospital e compra de um veículo. MALLMANN cita que a expectativa é receber também até sexta-feira uma emenda do deputado estadual MAURO DE NADAL, no valor de 350 mil, para realização de procedimentos cirúrgicos. O município já confirmou o pagamento de uma emenda do deputado federal DARCI DE MATTOS, por indicação do deputado estadual MAURÍCIO ESKUDLARK, no valor de 100 mil para custeio da saúde.
Também para o setor da saúde, o prefeito cita o pagamento de uma emenda de 139 mil e 900, do deputado federal CARLOS CHIODINI. Mais 100 mil foram pagos para custeio da saúde por indicação do deputado federal FÁBIO SCHIOCHET. LUCIO MALLMANN destaca que o município recebeu também o pagamento de 100 mil para custeio da saúde e mais 60 mil ainda de 2019 para compra de um veículo, do senador JORGINHO MELLO. Mais 100 mil para a saúde foram destinados pelo senador DÁRIO BERGER e mais 200 mil do deputado federal CELSO MALDANER, valor que virá como incremento no FPM e o município poderá aplicar na área de maior necessidade. A deputada federal CARMEN ZANOTTO destinou ainda 20 mil para o CAESP Caminho de Luz. O prefeito diz que para o final de semana é aguardada a liberação de uma emenda de 600 mil, do ex-deputado RONALDO BENEDETTI, para compra de um trator esteira já licitado.
Prefeito anuncia início da segunda etapa de revitalização da praça Reinoldo Ruschel. LUCIO MALLMANN cita que o investimento será de aproximadamente 250 mil reais, recursos de emenda do senador DÁRIO BERGER. Outra obra que terá início, segundo o prefeito, é a segunda etapa da sede do Grupo de Escoteiros Tupã. Ele comenta que já nos próximos dias será lançada a licitação para investimento de mais 150 mil nesta obra. MALLMANN diz que a obra será finalizada, com exceção do mezanino, que poderá ser instalado posteriormente. O prefeito destaca que a praça esportiva no loteamento Ghiel também está sendo concluída, e esta semana iniciou a construção da quadra de futebol sete com grama sintética próximo ao CIEF e parque da feira FAIC. MALLMANN afirma que os investimentos, mesmo em época de pandemia, são possíveis graças a economia de recursos próprios e a busca de recursos externos.
Temporal causa prejuízos na cidade e interior de Itapiranga. Os fortes ventos e chuva no final da manhã de ontem criaram transtornos e assustaram moradores. No interior, os maiores danos foram nas comunidades de Santa Cruz e Cordilheira. Bombeiros de Itapiranga atenderam 26 ocorrências. Foram registrados 13 destelhamentos de edificações e realizados 13 cortes de árvores em vias públicas. Os bombeiros distribuíram 300 metros quadrados de lona e prestaram auxilio para moradores dos bairros das Flores, Bela Vista e Santa Tereza Alto. Em linha Baú o vendaval derrubou um galpão de aproximadamente 80 metros quadrados e obstruiu parte da estrada. Outras comunidades na região Beira Rio e da Fronteira também tiveram queda de árvores e rede elétrica que interromperam trânsito. Na cidade, o setor de Urbanismo, registrou queda de árvores e galhos. Também teve destelhamento no bairro Santa Teresa Alto.
São João do Oeste registra quedas de árvores e destelhamentos. Praticamente todas as comunidades foram atingidas pelos fortes ventos e chuva de ontem. Conforme o prefeito FERNANDO BISIGO foram estragos significativos com telhados arrancados, destelhamentos parciais e quedas de árvores. Na cidade os danos foram menores e atingiram principalmente uma oficina mecânica. O prefeito relata problemas identificados nas comunidades de Ervalzinho, Cristo Rei, Macuco e Itacuruçú. De acordo com BISIGO, também foram atingidos aviários e granjas de suínos. Outro problema causado pelo temporal foi a falta de energia elétrica causando prejuízos e transtornos em propriedades agrícolas.
Forte temporal destelha casas em Descanso. Os fortes ventos que ocorreram na manhã desta terça-feira novamente causaram prejuízos no município. Conforme o coordenador da Defesa Civil Municipal, ÉLCIO JEZIUR, os fortes ventos destelharam oito imóveis no município. Cinco casas foram atingidas no Distrito de Itajubá, uma na Linha Taquá, uma na saída para Linha Pratinha, que já havia sido danificada no temporal do dia 10 de junho, e uma estufa foi danificada na Linha Campinas. Houve também queda de árvores e um pinheiro caiu entre duas residências, mas sem atingir as edificações. Moradores também relataram danos em apartamentos, devido ao excesso de chuvas que causou infiltrações. Foram entregues lonas as famílias com necessidade. O levantamento ainda está sendo realizado. Caso mais pessoas tenham sido atingidas, devem procurar a Defesa Civil Municipal.
Temporal causa vários estragos em empresas e residências de Mondaí. Segundo o prefeito, VALDIR RUBERT, vários locais foram atingidos pelas fortes chuvas no final da manhã desta terça-feira, e os maiores danos foram registrados nos bairros Ipanema e Capivara. O prefeito cita que houve o destelhamento de casas, mas sem feridos. As indústrias de Móveis Henn e Deiss também tiveram danos consideráveis em suas estruturas. No prédio do cartório, que também foi danificado, uma parece de concreto caiu em cima de um carro, causando danos elevados no veículo, de propriedade de um funcionário do local. O forte vento ainda causou danos em postes de iluminação pública e provocou a queda de árvores. A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros realizaram a distribuição de lonas. Conforme o prefeito, o levantamento sobre os estragos será finalizado à tarde. Quem teve algum prejuízo deve comunicar a prefeitura, pelo número 3647 3100.
Galpão tem metade do telhado arrancado pelos fortes ventos em propriedade de Iporã do Oeste. O fato ocorreu na propriedade da família Simon, na linha Alto Tigre, as margens da SC 386. O galpão, que se servia de abrigo para o gado leiteiro, teve cerca de metade do telhado arrancado pelos fortes ventos no final da manhã desta terça-feira. Segundo os proprietários, a estrutura havia sido concluída há poucos dias, e não possuía seguro. Além do telhado, os agricultores também tiveram prejuízos com a perda da maravalha, usada para o descanso dos animais. Também na linha Alto Tigre árvorescaíram sobre o galpão de outra propriedade, e outras árvores foram arrancadas pelo vento obstruindo o acesso ao local. No município também foram registrados danos em um poste de energia elétrica e queda de árvore na região do trevo, além de árvores que caíram em outras localidades do interior.
Chuva e vento causam danos elevados em Santa Helena. Conforme o prefeito, LUIZ GLUITZ, um levantamento prévio feito no município aponta vários danos causados pelo temporal no final da manhã desta terça-feira. Na cidade foram registrados destelhamentos na escola, na garagem da prefeitura, em casas, tanto na cidade como no interior. A cobertura de uma oficina mecânica foi arrancada pelo forte vento. Uma árvore que caiu próximo a um bar atingiu e causou danos em uma moto.
-CAMINHONEIRO DE REGIÃO MORRE EM ACIDENTE EM MINAS GERAIS
-FAMILIARES QUE SE DESLOCAVAM PARA VELÓRIO SOFREM ACIDENTE E ESTÃO HOSPITALIZADOS
Batalhão de fronteira apreende veículo com vinhos na Operação Hórus. Mais uma carga de vinhos oriundos da Argentina e sem o devido desembaraço aduaneiro foi apreendida na manhã de ontem. Policiais realizavam patrulhamento e abordagens na cidade de Barracão quando abordaram um Jetta. Durante revista no interior do veículo foram localizadas oito caixas de vinho de origem Argentina, totalizando 48 garrafas. O veículo e a mercadoria foram levados para confecção do boletim de ocorrência e posteriormente entregues na Receita Federal para os procedimentos. Os ocupantes do veículo foram identificados e liberados podendo serem acionados pelo Ministério Público pelo crime de contrabando.
Carreta carregada de arroz tomba na BR 163. O acidente ocorreu nas proximidades do trevo de acesso a Barra Bonita, no início da manhã desta quarta-feira. A carreta, com placas de Birigui, SP, seguia sentido a Guaraciaba quando o acidente aconteceu. Após o acidente, a carga ficou esparramada sobre a pista. Os danos foram elevados, e o trânsito ficou interditado para limpeza da pista e remoção da carreta.
Caminhoneiro de região morre em acidente nem Minas Gerais. Um grave acidente com um caminhão carregado de cimento do estado de Pará vitimou um motorista de Guarujá do Sul. GERMANO VALDOLINO KRONBAUER, conhecido como branco, dirigia uma carreta carregada de cimento, quando, em uma curva na BR 265, perdeu o controle da direção e tombou. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram chamados, mas, o motorista morreu na hora. As causas do acidente estão sendo investigadas. Conforme familiares de SJCedro, GERMANO trabalhou por vários anos em uma empresa de móveis e atualmente fazia fretes. O corpo está sendo translado para a região e o velório deve ocorrer em Guarujá do Sul. Familiares de São Paulo que vinham para prestar homenagem também sofreram um acidente no Paraná e estão hospitalizados.