-MINISTRO DA EDUCAÇÃO DEIXA O CARGO ANTES MESMO DA POSSE OFICIAL
-CICLONE ATINGE 55 CIDADES E DEIXA UM MILHÃO E MEIO DE UNIDADES SEM ENERGIA
-TEMPORAL CAUSA ESTRAGOS EM ITAPIRANGA E REGIÃO
-TROCA-TROCA DE SEMENTES DE MILHO REGISTRA POUCA PROCURA EM ITAPIRANGA
-CULTURA RETOMA AULAS PRESENCIAIS NO CONSERVATÓRIO DE MÚSICA
-OCORRÊNCIAS DE TEMPORAL MOBILIZAM BOMBEIROS
-CARRETA CARREGADA DE ARROZ TOMBA NA BR 163
-CAMINHONEIRO DE REGIÃO MORRE EM ACIDENTE NO PARÁ
O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 23 graus
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 38 centavos. O euro está valendo seis reais e três centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
Os países da União Europeia aprovaram nesta terça-feira a reabertura das fronteiras a partir de primeiro de julho aos turistas de 15 países. Moradores do Brasil, Estados Unidos, Turquia e Rússia, por enquanto, têm o acesso proibido. Antes dessa mudança, só estavam autorizadas as viagens essenciais. A lista dos autorizados será revisada a cada duas semanas. De acordo com as autoridades, foram usados critérios de saúde. Os países de residência dos turistas, e não a sua nacionalidade, será o fator chave para determinar se eles poderão entrar ou não na União Europeia.
A potencial vacina contra Covid-19 da Bharat Biotech foi aprovada nesta terça-feira para ser testada em humanos, tornando-a a primeira candidata indiana a receber o aval da agência reguladora local em um momento em que aumentam os casos da doença respiratória causada pelo novo coronavírus no país de um bilhão e 300 mil habitantes. A Controladoria-Geral de Medicamentos da Índia aprovou o pedido da companhia para realizar as Fases 1 e 2 de testes clínicos da Covaxin. Os testes clínicos em humanos com a vacina devem começar em todo o país em julho.
O chefe da diplomacia europeia, JOSEP BORRELL, "condenou" nesta terça-feira a expulsão da embaixadora da União Europeia na Venezuela decretada pelo presidente do país, NICOLÁS MADURO, e ameaçou com a adoção de medidas de "reciprocidade". Ele disse que a União Europeia rejeita e condena a decisão da Venezuela. A posição foi anunciada um dia depois de MADURO anunciar o prazo de 72 horas para a saída do país da embaixadora ISABEL BRILHANTE PEDROSA. A expulsão da embaixadora foi a resposta do governo venezuelano às novas sanções europeias contra 11 venezuelanos por ações contra a oposição liderada por JUAN GUAIDÓ.
O Governo Federal confirmou nesta terça-feira o pagamento do auxílio emergencial por mais dois meses. O presidente JAIR BOLSONARO assinou o decreto de prorrogação do benefício em cerimônia no Palácio Planalto, que contou com a participação dos presidentes da Câmara e do Senado, RODRIGO MAIA e DAVI ALCOLUMBRE, além de ministros. O valor permanece em 600 reais, mas serão escalonados em três pagamentos no período de dois meses, no que o ministro da Economia, PAULO GUEDES, chamou de “pouso inteligente”. BOLSONARO disse ontem que esse é o maior projeto social do mundo.
O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto com medidas relacionadas à disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas "fake news'. Num primeiro momento, os senadores votaram o texto-base, aprovado por 44 votos a 32 com duas abstenções. Depois, passaram à análise de dois destaques, isto é, propostas que visavam alterar o conteúdo do projeto. Os dois foram rejeitados. Com a conclusão dessa etapa, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados. Defensores do texto dizem que o objetivo do projeto é combater a distribuição artificial de conteúdo falso. Senadores contrários ao texto, contudo, demonstram preocupação com a possibilidade de o projeto violar a privacidade e atingir a liberdade de expressão nas redes sociais.
O governo publicou na edição desta quarta-feira do "Diário Oficial da União" o ato que tornou sem efeito a nomeação do professor CARLOS ALBERTO DECOTELLI para ministro da Educação. DECOTELLI permaneceu no cargo por cinco dias e não chegou sequer a tomar posse. Ele pediu demissão nesta terça-feira. Depois que instituições de ensino contestaram títulos que DECOTELLI incluiu em seu currículo, a permanência do ministro se tornou insustentável. Na segunda-feira, ele foi chamado ao Palácio do Planalto para dar explicações ao presidente JAIR BOLSONARO. Nesta terça, voltou ao Planalto para entregar ao presidente a carta de demissão.
O governador CARLOS MOISÉS comunicou na manhã desta quarta-feira que teve diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Ele apresentou sintomas e, por isso, realizou o teste. Desde então, o chefe do Executivo estadual encontra-se em isolamento total, respeitando os protocolos de distanciamento social. O governador fez um novo exame, como contraprova, para ter segurança do diagnóstico e aguarda o segundo resultado. Em vídeo divulgado há pouco, CARLOS MOISÉS afirma que está bem e teve sintomas como tosse, dor de garganta e febre baixa. Mesmo em quarentena, o governador monitora os trabalhos para reparar danos provocados pelo ciclone no estado.
O governo de Santa Catarina publicou uma portaria na segunda-feira que autoriza a realização de atividades presenciais do ensino superior e da pós-graduação em instituições públicas e privadas. O documento condiciona o retorno à matriz de risco de cada região do estado e prevê regras que incluem a obrigatoriedade do uso de máscaras e medição da temperatura corporal de alunos e trabalhadores. As regras começam a valer no dia seis de julho. Estabelecimentos localizados em regiões classificadas como em "risco gravíssimo" devem manter as aulas suspensas, segundo o documento. Apenas os estabelecimentos localizados em regiões com "risco moderado" podem manter as aulas presenciais conforme a capacidade operativa do estabelecimento.
A formação de um fenômeno conhecido como "ciclone bomba" e a passagem de tempestades provocaram estragos em Santa Catarina nesta terça-feira. Houve destelhamento de imóveis, queda de árvores e pelo menos cinco mortes, segundo o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. As rajadas de vento passaram dos 120 quilômetros por hora. Segundo a Celesc, mais de um milhão e meio de unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica. Em Chapecó, no Oeste, uma idosa morreu após ser atingida por uma árvore. Em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, um homem perdeu a vida depois de ser atingido pela fiação elétrica de um poste depois da queda de uma árvore. Em Tijucas, também na Grande Florianópolis, em uma estrutura que caiu. Em Ilhota, um homem, de 59 anos, morreu, após o vento derrubar um muro sobre ele. A quinta morte ocorreu em Itaiópolis.
Temporal causa prejuízos na cidade e interior de Itapiranga. Os fortes ventos e chuva no final da manhã de ontem criaram transtornos e assustaram moradores. No interior, os maiores danos foram causados nas comunidades de Santa Cruz e Cordilheira. O Corpo de Bombeiros de Itapiranga atendeu 26 ocorrências. Foram registrados 13 destelhamentos de edificações atendidas pela guarnição e ainda realizados 13 cortes de árvores em vias públicas. Os bombeiros distribuíram 300 metros quadrados de lona e prestaram auxilio para moradores dos bairros das Flores, Bela Vista e Santa Tereza Alto. Em linha Baú o vendaval derrubou um galpão de aproximadamente 80 metros quadrados e obstruiu parte da estrada. Na manhã de hoje o prefeito JORGE WELTER percorreu os locais mais atingidos pelo temporal de ontem.
Prefeitura de Itapiranga realiza trabalho extra para atender atingidos pelo temporal. Conforme o secretário de Transportes e Obras, PAULO THEOBALD, a atuação maior foi nas comunidades de Cordilheira, Santa Fé e Santa Cruz, com máquinas fazendo retirada de árvores que estavam caídas sobre vias. Foram utilizadas retro escavadeiras e escavadeiras hidráulicas, além do uso de motosserras. O secretário relata que a equipe trabalhou até a noite para auxiliar produtores rurais. Outras comunidades na região Beira Rio e da Fronteira também tiveram ocorrência de queda de árvores e rede elétrica que interromperam trânsito. Na cidade, o setor de Urbanismo, registrou queda de árvores e galhos. Também teve destelhamento no bairro Santa Teresa Alto. THEOBALD informa que equipes do Transportes e Obras, Urbanismo e setor de Água prosseguiram os trabalhos na manhã de hoje.
São João do Oeste registra quedas de árvores e destelhamentos. Praticamente todas as comunidades foram atingidas pelos fortes ventos e chuva de ontem. Conforme o prefeito FERNANDO BISIGO foram estragos significativos com telhados arrancados, destelhamentos parciais e quedas de árvores. Na cidade os danos foram menores e atingiram principalmente uma oficina mecânica. O prefeito relata problemas identificados nas comunidades de Ervalzinho, Cristo Rei, Macuco e Itacuruçú. De acordo com BISIGO, também foram atingidos aviários e granjas de suínos. Outro problema causado pelo temporal foi a falta de energia elétrica causando prejuízos e transtornos em propriedades agrícolas.
Ocorrências de temporal mobilizam bombeiros. O Corpo de bombeiros de Guaraciaba atendeu a pelo menos 12 chamados no plantão de 24 horas desta terça-feira, a maioria, decorrente do forte temporal que atingiu toda a região. Foram três árvores caídas e quatro edificações destelhadas, sendo distribuídos aproximadamente 140 metros quadrados de lona. Os atendimentos ocorreram nas Linha Indiozinho, Linha Palú , Guataparema, Guatapará Baixo e ainda na cidade, no Bairro Santa Terezinha. Foram empenhadas três viaturas totalizando 10 bombeiros nos atendimentos. O número de atingidos pelo vendaval é maior, pois muitas pessoas não acionaram o corpo de bombeiros e efetuaram a desobstrução de vias e reparos em edificações por conta própria. Em SJCedro a corporação atendeu dois destelhamentos no Bairro Promorar em São José do Cedro. A ocorrências foram em uma residência e uma Indústria de Madeira.
Forte temporal destelha casas em Descanso. Os fortes ventos que ocorreram na manhã desta terça-feira novamente causaram prejuízos no município. Conforme o coordenador da Defesa Civil Municipal, ÉLCIO JEZIUR, os fortes ventos destelharam oito imóveis no município. Cinco casas foram atingidas no Distrito de Itajubá, uma na Linha Taquá, uma na saída para Linha Pratinha, que já havia sido danificada no temporal do dia 10 de junho, e uma estufa foi danificada na Linha Campinas. Houve também queda de árvores e um pinheiro caiu entre duas residências, mas sem atingir as edificações. Moradores também relataram danos em apartamentos, devido ao excesso de chuvas que causou infiltrações. Foram entregues lonas as famílias com necessidade. O levantamento ainda está sendo realizado. Caso mais pessoas tenham sido atingidas, devem procurar a Defesa Civil Municipal.
Temporal causa vários estragos em empresas e residências de Mondaí. Segundo o prefeito, VALDIR RUBERT, vários locais foram atingidos pelas fortes chuvas no final da manhã desta terça-feira, e os maiores danos foram registrados nos bairros Ipanema e Capivara. O prefeito cita que houve o destelhamento de casas, mas sem feridos. As indústrias de Móveis Henn e Deiss também tiveram danos consideráveis em suas estruturas. No prédio do cartório, que também foi danificado, uma parece de concreto caiu em cima de um carro, causando danos elevados no veículo, de propriedade de um funcionário do local. O forte vento ainda causou danos em postes de iluminação pública e provocou a queda de árvores. A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros realizaram a distribuição de lonas. Conforme o prefeito, o levantamento sobre os estragos será finalizado à tarde. Quem teve algum prejuízo deve comunicar a prefeitura, pelo número 3647 3100.
Galpão tem metade do telhado arrancado pelos fortes ventos em propriedade de Iporã do Oeste. O fato ocorreu na propriedade da família Simon, na linha Alto Tigre, as margens da SC 386. O galpão, que se servia de abrigo para o gado leiteiro, teve cerca de metade do telhado arrancado pelos fortes ventos no final da manhã desta terça-feira. Segundo os proprietários, a estrutura havia sido concluída há poucos dias, e não possuía seguro. Além do telhado, os agricultores também tiveram prejuízos com a perda da maravalha, usada para o descanso dos animais. Também na linha Alto Tigre árvorescaíram sobre o galpão de outra propriedade, e outras árvores foram arrancadas pelo vento obstruindo o acesso ao local. No município também foram registrados danos em um poste de energia elétrica e queda de árvore na região do trevo, além de árvores que caíram em outras localidades do interior.
Chuva e vento causam danos elevados em Santa Helena. Conforme o prefeito, LUIZ GLUITZ, um levantamento prévio feito no município aponta vários danos causados pelo temporal no final da manhã desta terça-feira. Na cidade foram registrados destelhamentos na escola, na garagem da prefeitura, em casas, tanto na cidade como no interior. A cobertura de uma oficina mecânica foi arrancada pelo forte vento. Uma árvore que caiu próximo a um bar atingiu e causou danos em uma moto.
Assinada Ordem de Serviço para construção de Centro de Apoio ao Hospital Regional. O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, assinou nesta segunda-feira, a Ordem de Serviço para construção do Centro de Apoio a familiares e acompanhantes de pacientes em tratamento no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O ato foi realizado na presença de representantes da empresa vencedora da licitação, Engenharia Municipal e do Rotary Club, que é parceiro do projeto. De acordo com TREVISAN, o investimento total será de 758 mil reais, em 547 metros quadrados de área construída. O Rotary disponibilizará até 200 mil para auxiliar no custeio deste montante. Outros 350 mil são oriundos do Estado, por meio de emenda parlamentar do deputado MAURICIO ESKUDLARK, e 208 mil de recursos próprios do Município, que também cedeu dois terrenos lado a lado, avaliados em cerca de 300 mil reais.
Lions Clube prestam auxílio aos atingidos pelo temporal com trabalho voluntário e recursos. Conforme a vice-governadora eleita do distrito LD8 do Lions Clube, ILENI MARIA ROYER, o ano Leonístico inicia a partir do dia primeiro de julho. Ela explica que o distrito LD8 contempla entidades desde Dionísio Cerqueira até Campos Novos, e são mais de dois mil associados. A nova vice-governadora comenta que Lions Clube de toda região, especialmente o Lions Clube Mulher de Descanso, atuaram de maneira significativa no auxílio às famílias de Descanso e Belmonte, atingidas pelo tornado do dia dez de junho. ILENI ressalta que a fundação do Lions internacional disponibilizou 10 mil dólares para o auxílio emergencial aos atingidos, conforme levantamento feito pelo Lions Mulher de Descanso. Ela cita que também foi importante o apoio emocional que os voluntários prestaram logo após o ocorrido.
Retomada dos atendimentos do fórum são prorrogados para agosto. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina emitiu na última sexta-feira nova resolução que trata da suspensão de prazos e atendimentos dos fóruns. De acordo com secretário do fórum da comarca de Mondaí, RICARDO CONTER, com a nova resolução a suspensão do atendimento presencial foi prorrogada mais uma vez para dia dois de agosto. Fica mantido o atendimento por telefone ou e-mail, no horário das 12 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. O contato é o 3631 8900, e o email é o [email protected]. O secretário do fórum explica que a apresentação mensal dos apenados também está suspensa até dia dois de agosto. RICARDO comenta que com a impossibilidade dos encontros presenciais, na última semana realizou duas audiências de medição através do WatsApp, em que é marcado horário com as partes e os grupos são organizados com o número do processo.
Após período de prejuízos, mercado de lácteos tem reação positiva. Segundo o administrador da Cooperativa da Micro Bacia do lajeado Perau de Tunápolis, JANDIR WESCHENFELDER,com o fechamento e depois a restrição de atendimento de restaurantes e outros estabelecimentos similares devido a pandemia, o consumo de lácteos reduziu de forma significativa. A retração do mercado também ocorreu porque o consumidor reduziu as compras com o intuito da economia. O administrador da Comilp comenta que gradativamente o mercado vem tendo uma melhora significativa na retomada do consumo, o que representa o aumento no faturamento para o produtor. JANDIR lembra que o momento ainda é de cautela, considerando que o ano está sendo de várias dificuldades para a atividade leiteira, com estiagem e pandemia, o que torna o mercado imprevisível e sujeito a mudanças a qualquer momento.
Outro fator positivo para atividade leiteira, segundo o administrador da Comilp, é que historicamente no início do inverno o consumo costuma aumentar. JANDIR WESCHENFELDER enfatiza que neste período a expectativa também é por preços melhores, considerando a demanda que normalmente aumenta nesta época do ano. Ele chama atenção que com a mudança de hábitos do consumidor neste período de isolamento em que as pessoas saem menos de casa, outros derivados além do próprio leite, passaram a ter consumo maior devido à praticidade. O administrador comenta que o maior mercado de consumo da Comilp são estabelecimentos, como restaurantes, que adquirem derivados prontos para o preparo das refeições. De forma em geral, JANDIR considera que atividade leiteira vive um bom momento com a valorização dos produtos e melhora na remuneração dos produtores.
AEST finaliza devolução de valores de ingressos para show cancelado da Efacitus. Conforme a secretária executiva da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, JAQUELINE EPPING, foram cerca de dois meses fazendo as devoluções dos valores as pessoas que haviam feito a compra de ingressos para o show da Efacitus, feira que estava prevista para abril, mas que foi cancelada devido a situação da pandemia e da estiagem. Ela comenta que a devolução ocorreu em etapas, para evitar o acumulo de pessoas, mediante apresentação do comprovante do ingresso. Inicialmente foram devolvidos ingressos para quem havia comprado espaço na pista, e depois VIP, mesa e camarote. JAQUELINE cita que na última semana a devolução foi finalizada, totalizando um valor de quase 20 mil reais. A secretária comenta que valores dos estandes que as empresas haviam alocado também já haviam sido devolvidos logo após o cancelamento da feira.
A secretária executiva da AEST explica que no final de março, logo após o início da pandemia, a entidade fez uma pesquisa com os associados para identificar as principais demandas por capacitação. JAQUELINE EPPING cita que a maior demanda apresentada foram dúvidas quanto a situação financeira das empresas, considerando os prejuízos causados com a imposição de restrições de atendimento devido a pandemia. JAQUELINE enfatiza que a partir disso foi lançada uma nova edição do pró-empresa de forma emergencial, conforme lei já existente em Tunápolis, para auxiliar financeiramente as empresas na preservação dos empregos. Ela cita também a opção do Pronamp, programa de auxílio do governo federal, e a parceria feita pela AESTo Sebrae para disponibilidade de mentoria financeira e horas de consultoria para as empresas. A AEST também busca parcerias para disponibilizar de mentoria na área de marketing digital.
Projeto de consultoria individual contempla 60 empresas de Itapiranga. Município registra grande procura no programa Prefeitura Parceira. Objetivo é apoiar empresários neste momento de pandemia e dificuldades provocadas pela crise. Capacitação atende as principais carências apontadas em pesquisa com a empresas do município. Marketing e gestão financeira são as principais demandas dos pequenos empreendimentos na indústria e comércio de Itapiranga. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, CARLISE WERLANG informa que os empresários podem fazer a inscrição sem qualquer custo. A primeira etapa já iniciou e conta com 30 participantes. A secretária explica que consultores disponibilizados pelo Sebrae por intermédio do programa Cidade Empreendedora possibilitam atendimento individualizado nas empresas.
O projeto prevê atividades até novembro com atuação de diferentes profissionais. Primeira etapa já iniciou. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, CARLISE WERLANG explica o funcionamento da consultoria. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo informa que a meta é atende 60 empresas, sendo 30 que já confirmaram participação na primeira etapa. Segundo CARLISE WERLANG, ainda restam vagas para o segundo grupo com a capacitação a partir de setembro. Salienta que o programa Prefeitura Parceira é destinado somente para micro empresas e empresas de pequeno porte. CARLISE chama atenção que também está em atividade o programa Aceleradora de MEI com 58 inscritos visando o fortalecimento do empreendedorismo e consultorias com mentores especializados para microempreendedores individuais.
São João do Oeste projeta retomada das aulas presenciais com ensino hibrido. Na avaliação da secretária de Educação as aulas não presenciais estão cumprindo com seu propósito. SILVANE BAUMGARTEN destaca o debate que ocorre em relação ao Plano Territorial no âmbito da Ameosc, para a retomada das aulas presenciais. Os 19 município discutem medidas que serão adotadas de forma coletiva na região. Ações desenvolvidas no momento permitem estudos na forma remota aguardando novos protocolos estabelecidos pela secretaria de Estado da Educação. A secretária projeta a retomada das aulas no sistema hibrido, com conteúdos presenciais e outros online. SILVANE avalia como maior possibilidade a presença de alunos em sala de aula de forma escalonada, mantendo também estudos em casa com orientações dos professores. Ela avalia que é preciso uma readequação dos professores com novos métodos em busca de atingir as metas de qualidade no ensino aprendizagem.
Famílias estão sendo importante no atual sistema de ensino. A secretária de Educação de São João do Oeste diz que conta com um respaldo muito grande por parte dos pais e estudantes. A entrega de apostilas ocorre a cada 14 dias, além dos estudos viabilizado em plataforma online desenvolvida pelos técnicos de informática do município para alunos do quarto e quinto ano. A secretária de Educação de São João do Oeste, SILVANE BAUMGARETEN, chama atenção para a possibilidade de videoaulas disponibilizadas para os estudantes desenvolverem atividades em suas casas com avaliações orais e outras formas de avaliar o desempenho dos alunos. A plataforma possibilita os professores disponibilizem conteúdos, realizarem avaliações e disponibilizarem outros links para estudos. De acordo com SILVANE, o envolvimento dos professores e alunos continua sendo o principal ingrediente para manter a educação de qualidade que sempre foi prioridade no município.
Professores seguem a Base Nacional Comum Curricular. Ensino a distância mantém a regra das habilidades exigidas para cada faixa etária e cada série que o aluno está inserido. A secretária de Educação diz que foi uma condição muito bem aceita pelos professores que toparam o desafio de se reinventar. SILVANE BAUMGARTEN afirma que o modelo de ensino remoto prova a importância do professor no processo de ensino aprendizagem. Ela observa que os pais e estudantes relatam diariamente a importância de ter convívio com os professores e elogiam inclusive as videoaulas, oportunidade para os alunos tem maior convívio com os professores. SILVANE afirma que a pandemia já tem um legado certo que é a importância do uso das tecnologias para o ensino, despertando novos métodos para passar conhecimentos. A secretária salienta que diariamente a equipe pedagógica está analisando o cenário e novas possibilidades neste processo de ensino aprendizagem.
Epagri registra pouca procura por sementes de milho. A procura pelo programa troca-troca de sementes de milho está abaixo do esperado em Itapiranga. O município atingiu apenas 40 por cento da cota em dois meses de disponibilidade por parte da secretaria de Estado da Agricultura. Conforme o extensionista da Epagri, MARCELO ROHDEN, o período de pedidos foi aberto no inicio de maio e resta apenas 30 dias para abertura do prazo de plantio. O engenheiro agrônomo lembra que o programa troca-troca de sementes de milho possibilita até cinco sacas por família. Observa que ainda é a cultura mais plantada no município apesar do crescimento do plantio de soja. O extensionista salienta que ter atingido apenas 40 por cento da cota mostra uma redução na procura pelas sementes. ROHDEN reforça o alerta para os agricultores respeitarem o zoneamento agro climático que inicia em primeiro de agosto e aponta o período adequado para o plantio de milho da safra de verão.
Preparo de áreas de terra para a lavoura exige cuidados especiais. O agrônomo da Epagri chama atenção para a importância da adubação de acordo com a destinação da colheita. MARCELO ROHDEN cita que o preparo da lavoura é bem diferente entre plantações destinadas para silagem e colheita de grãos. O recomendado é estar atento a fertilidade do solo e correta adubação da área que será utilizada. Segundo MARCELO ROHDEN também é preciso respeitar o vazio sanitário da soja determinado pela Cidasc em função das doenças que afetam a cultura em especialmente a ferrugem asiática. O vazio sanitário se estende de 15 de junho a 15 de setembro.
Departamento de cultura de Itapiranga retoma aulas presenciais. O Conservatório de Música de Itapiranga manteve suas atividades com a suspensão das aulas presenciais. O método utilizado foi de enviar vídeos aos mais de 500 alunos e receber o retorno com as atividades realizadas. As aulas presenciais estão sendo retomadas com base em portaria que permite até oito alunos por sala e somente maiores de 14 anos. Conforme o maestro HENRIQUE DREBEL, mesmo durante a pandemia está sendo cumprido o propósito de conservação das artes musicais da cultura de Itapiranga. Cita ainda que o conservatório visa a formação de crianças e jovens para atuarem nos grupos musicais do município, a exemplo da Banda Municipal, Corais e Orquestra, a fim de que estes grupos possam ter material humano disponível no futuro, para continuidade de suas atividades culturais.
Conservatório de Música de Itapiranga registra bons resultados nas atividades online. O maestro, HENRIQUE DREBEL destaca que os alunos estão atendendo as expectativas e até superando metas no desenvolvimento das atividades. Ele relata que os sete professores do Conservatório de Música estão enviando vídeos aos alunos e recebendo retorno dos ensaios. DREBEL observa que o momento é de se reinventar e buscar opções para minimizar os efeitos causados pela pandemia. Para o maestro o retorno dos ensaios presenciais dará maior relevância para as aulas de música. O maestro HENRIQUE DREBEL reconhece que os grupos enfrentam maior dificuldades devido a falta de ensaios coletivos. Ele aponta como alternativa o trabalho com poucos integrantes para viabilizar retoma com mais força após a pandemia.
Batalhão de fronteira apreende veículo com vinhos na Operação Hórus. Mais uma carga de vinhos oriundos da Argentina e sem o devido desembaraço aduaneiro apreendido na manhã de ontem. Policiais realizavam patrulhamento e abordagens na cidade de Barracão quando abordaram um Jetta. Durante revista no interior do veículo foi localizado oito caixas de vinho de origem Argentina, totalizando 48 garrafas. O veículo e a mercadoria foram levados para confecção do boletim de ocorrência e posteriormente entregues na Receita Federal de Santo Antônio do Sudoeste para os procedimentos. Os ocupantes do veículo foram identificados e liberados podendo serem acionados pelo Ministério Público pelo crime de contrabando.
Carreta carregada de arroz tomba na BR 163. O acidente ocorreu nas proximidades do trevo de acesso a Barra Bonita, no início da manhã desta quarta-feira. A carreta, com placas de Birigui, SP, seguia sentido a Guaraciaba quando o acidente aconteceu. Após o acidente, a carga ficou esparramada sobre a pista. Os danos foram elevados, e o trânsito ficou interditado para limpeza da pista e remoção da carreta.
Caminhoneiro de região morre em acidente no Pará. Um grave acidente com um caminhão carregado de cimento do estado de Pará vitimou um motorista de Guarujá do Sul. GERMANO VALDOLINO KRONBAUER, conhecido como branco, dirigia uma carreta carregada de cimento, quando, em uma curva na BR 265, perdeu o controle da direção e tombou. O Corpo de Bombeiros e o Samu foram chamados, mas, o motorista morreu na hora. As causas do acidente estão sendo investigadas. Conforme familiares de SJCedro, GERMANO trabalhou por vários anos em uma empresa de móveis e atualmente fazia fretes. O corpo está sendo traslado para região e o velório deve ocorrer em Guarujá do Sul. Familiares de São Paulo que vinham para prestar homenagem também sofreram um acidente no Paraná e estão hospitalizados.