ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 01/07/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto. A temperatura pode chegar a 11 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 38 centavos. O euro está valendo seis reais e três centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

Os países da União Europeia aprovaram nesta terça-feira a reabertura das fronteiras a partir de primeiro de julho aos turistas de 15 países. Moradores do Brasil, Estados Unidos, Turquia e Rússia, por enquanto, têm o acesso proibido. Antes dessa mudança, só estavam autorizadas as viagens essenciais. A lista dos autorizados será revisada a cada duas semanas. De acordo com as autoridades, foram usados critérios de saúde. Os países de residência dos turistas, e não a sua nacionalidade, será o fator chave para determinar se eles poderão entrar ou não na União Europeia.

A potencial vacina contra Covid-19 da Bharat Biotech foi aprovada nesta terça-feira para ser testada em humanos, tornando-a a primeira candidata indiana a receber o aval da agência reguladora local em um momento em que aumentam os casos da doença respiratória causada pelo novo coronavírus no país de um bilhão e 300 mil habitantes. A Controladoria-Geral de Medicamentos da Índia aprovou o pedido da companhia para realizar as Fases 1 e 2 de testes clínicos da Covaxin. Os testes clínicos em humanos com a vacina devem começar em todo o país em julho.

O chefe da diplomacia europeia, JOSEP BORRELL, "condenou" nesta terça-feira a expulsão da embaixadora da União Europeia na Venezuela decretada pelo presidente do país, NICOLÁS MADURO, e ameaçou com a adoção de medidas de "reciprocidade". Ele disse que a União Europeia rejeita e condena a decisão da Venezuela. A posição foi anunciada um dia depois de MADURO anunciar o prazo de 72 horas para a saída do país da embaixadora ISABEL BRILHANTE PEDROSA. A expulsão da embaixadora foi a resposta do governo venezuelano às novas sanções europeias contra 11 venezuelanos por ações contra a oposição liderada por JUAN GUAIDÓ.

O Governo Federal confirmou nesta terça-feira o pagamento do auxílio emergencial por mais dois meses. O presidente JAIR BOLSONARO assinou o decreto de prorrogação do benefício em cerimônia no Palácio Planalto, que contou com a participação dos presidentes da Câmara e do Senado, RODRIGO MAIA e DAVI ALCOLUMBRE, além de ministros. O valor permanece em 600 reais, mas serão escalonados em três pagamentos no período de dois meses, no que o ministro da Economia, PAULO GUEDES, chamou de “pouso inteligente”. BOLSONARO disse ontem que esse é o maior projeto social do mundo.

O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto com medidas relacionadas à disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas "fake news'. Num primeiro momento, os senadores votaram o texto-base, aprovado por 44 votos a 32 com duas abstenções. Depois, passaram à análise de dois destaques, isto é, propostas que visavam alterar o conteúdo do projeto. Os dois foram rejeitados. Com a conclusão dessa etapa, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados. Defensores do texto dizem que o objetivo do projeto é combater a distribuição artificial de conteúdo falso. Senadores contrários ao texto, contudo, demonstram preocupação com a possibilidade de o projeto violar a privacidade e atingir a liberdade de expressão nas redes sociais.

O governo publicou na edição desta quarta-feira do "Diário Oficial da União" o ato que tornou sem efeito a nomeação do professor CARLOS ALBERTO DECOTELLI para ministro da Educação. DECOTELLI permaneceu no cargo por cinco dias e não chegou sequer a tomar posse. Ele pediu demissão nesta terça-feira. Depois que instituições de ensino contestaram títulos que DECOTELLI incluiu em seu currículo, a permanência do ministro se tornou insustentável. Na segunda-feira, ele foi chamado ao Palácio do Planalto para dar explicações ao presidente JAIR BOLSONARO. Nesta terça, voltou ao Planalto para entregar ao presidente a carta de demissão.

O governador CARLOS MOISÉS comunicou na manhã desta quarta-feira que teve diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Ele apresentou sintomas e, por isso, realizou o teste. Desde então, o chefe do Executivo estadual encontra-se em isolamento total, respeitando os protocolos de distanciamento social. O governador fez um novo exame, como contraprova, para ter segurança do diagnóstico e aguarda o segundo resultado. Em vídeo divulgado há pouco, CARLOS MOISÉS afirma que está bem e teve sintomas como tosse, dor de garganta e febre baixa. Mesmo em quarentena, o governador monitora os trabalhos para reparar danos provocados pelo ciclone no estado.

O governo de Santa Catarina publicou uma portaria na segunda-feira que autoriza a realização de atividades presenciais do ensino superior e da pós-graduação em instituições públicas e privadas. O documento condiciona o retorno à matriz de risco de cada região do estado e prevê regras que incluem a obrigatoriedade do uso de máscaras e medição da temperatura corporal de alunos e trabalhadores. As regras começam a valer no dia seis de julho. Estabelecimentos localizados em regiões classificadas como em "risco gravíssimo" devem manter as aulas suspensas, segundo o documento. Apenas os estabelecimentos localizados em regiões com "risco moderado" podem manter as aulas presenciais conforme a capacidade operativa do estabelecimento.

A formação de um fenômeno conhecido como "ciclone bomba" e a passagem de tempestades provocaram estragos em Santa Catarina nesta terça-feira. Houve destelhamento de imóveis, queda de árvores e pelo menos cinco mortes, segundo o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. As rajadas de vento passaram dos 120 quilômetros por hora. Segundo a Celesc, mais de um milhão e meio de unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica. Em Chapecó, no Oeste, uma idosa morreu após ser atingida por uma árvore. Em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, um homem perdeu a vida depois de ser atingido pela fiação elétrica de um poste depois da queda de uma árvore. Em Tijucas, também na Grande Florianópolis, em uma estrutura que caiu. Em Ilhota, um homem, de 59 anos, morreu, após o vento derrubar um muro sobre ele. A quinta morte ocorreu em Itaiópolis.

Sicoob Maxi crédito desenvolve campanha de arrecadação de alimento. Em Campo Erê os donativos serão doados a Apae, como informa GILMAR FRITZEN – gerente da agência do Sicoob Maxi crédito no município. Conforme ele, a campanha iniciou hoje junto com o Sicoob Central de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Ela segue até o dia 10 desse mês e envolve 45 cidades, com mais de 200 pontos de coleta e beneficiando 58 entidades em toda a área de abrangência da cooperativa.

Campanha é alusiva ao Dia do Cooperativismo. Também conhecido como Dia C, GILMAR comenta que será no próximo sábado. Neste dia os colaboradores da agência vão estar nos mercados incentivando as pessoas para que contribuam com a campanha. O gerente informa que o objetivo da arrecadação é o desenvolvimento social onde as cooperativas estão inseridas. Em Campo Erê os pontos de coleta são a agência do Sicoob e os mercados Alfa, Max, Alvorada e Begnini. Pede que quem for a um desses mercados, que aproveite para doar alimentos não perecíveis, e assim ajudar as famílias da Apae.

Entrega de kits de alimentação para alunos da rede estadual é adiada. Quem informa é GILBERTO ZATERA – supervisor Regional de Educação de São Lourenço do Oeste. Conforme ele, o cronograma de entrega dos kits foi publicado no site da Secretaria de Estado da Educação. Porém, os alimentos devem ser adquiridos da agricultura familiar. Acontece que o setor passou por problemas climáticos nos últimos tempos, o que comprometeu algumas produções. Devido a isso, a empresa Nutriplus, responsável pelos kits na região, não conseguiu reunir a tempo todos os produtos que devem ser entregue aos alunos.

Primeira entrega corresponde aos alunos cadastrados no programa Bolsa Família. ZATERA explica que todas as escolas já receberam e fizeram a entrega a esses estudantes, devido à necessidade que normalmente passam. Aos demais, assim que a escola receber os kits, os pais serão avisados. Ele afirma que todos os alunos matriculados em qualquer escola estadual têm direito ao kit, sendo um por aluno, não um por família.

Unidade de Pronto Atendimento vai atender mais de 50 mil habitantes do Noroeste. A estimativa é de ANIRTO APOLINÁRIO – Secretário de Saúde de São Lourenço do Oeste, cidade onde foi inaugurada a UPA essa semana. O órgão vai trabalhar as 24 horas do dia para 9 municípios da região. ANIRTO classifica a Unidade como um verdadeiro presente para a população, porque está bem estruturada e completa prestando atendimento até para os casos mais graves.

Tudo começou a 4 anos numa pesquisa a população. Quem recorda é o prefeito RAFAEL CALEFFI, de São Lourenço. Ele conta que a ideia era saber o que a população pensava da saúde pública e para seu espanto, 72 por cento mencionaram o setor com desaprovação. O prefeito comenta que a ideia de construir uma Unidade de Pronto Atendimento partiu do médico RODRIGO BERLATO. Ela tem equipamentos de última geração e uma equipe experiente e bem treinada, garante CALEFFI.

Marmeleiro registra mais um caso da Covid-19. O Departamento Municipal de Saúde divulgou o Boletim Epidemiológico, com mais um caso, totalizando 71. Marmeleiro ainda aguarda o resultado do exame em relação ao óbito de um paciente de 76 anos que estava internado com suspeita para COVID-19.

Campo Erê recebe 200 mil reais através de emenda. Quem conta é JUCEMAR DE MELO, o Roquinho – vereador pelo Partido Liberal, o PL. Ele anuncia que o dinheiro vem do Deputado MAURÍCIO ESKUDLARK, e é destinada a educação do município. JUCEMAR frisa que essa emenda irá contemplar CEIs e creches com ar-condicionado, geladeira, máquina de lavar e cadeirinha. No caso do CEI Odila Marcolina de Lima, será feita a cobertura da área de lazer para as crianças.

Montante já está na conta do município. Afirmação é vereador ROQUINHO. Ele diz que agora os 200 mil já estão em Campo Erê, o próximo passo é licitar os itens que já estavam previstos no projeto. Ele informa que o último dia para pagamento dessas emendas é quatro de julho. O dinheiro que entrar antes disso pode ser utilizado, e o que for pago depois só poderá ser usado após a eleição. O vereador ROQUINHO, acrescenta que para as eleições municipais desse ano, deixa seu nome à disposição do partido para concorrer à prefeitura.

Eleições 2020. Promotora da comarca de Campo Erê se pronuncia sobre o pleito que ela vai ajudar a fiscalizar. JULIANA BERTOLETTI diz que espera que todo processo seja de lisura e transparência e vai ficar atenta as irregularidades que forem cometidas. Ela quer que todos os candidatos e eleitores sejam honestos durante todo o processo eleitoral. A promotora vai além e já pensa nos novos mandatos. Ressalta que espera que todos os eleitos cumpram com as propostas que serão apresentadas.

Promotora não vê dificuldades com o acumulo de atribuições que vai ter. JULIANA BERTOLETTI comenta que as atividades do eleitoral e das demais áreas deverão ser absorvidas sem problema. No entanto, ela admite que haverá bastante trabalho. Garante que o Ministério Público está preparado para dar as respostas a sociedade. O coronavírus é sua prioridade agora. Informa que para enfrentar a doença, já contatou com as autoridades da prefeitura, delegacia e Polícia Militar para a realização de um trabalho conjunto.

Vento e chuva forte deixa prejuízos em Campo Erê e região. Conforme o cabo ACÁCIO LEÃO do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, a chuva e vento forte que atingiu o município e região ontem, causou queda na energia. Conforme a Celesc, os quatro pontos que abastecem Campo Erê caíram e a equipe trabalhou praticamente a tarde toda para restaurar a energia. O Corpo de Bombeiros de Campo Erê recebeu alguns chamados. Uma árvore caiu numa residência num bairro da cidade, ninguém ficou ferido, apenas danos materiais; queda de árvore na SC-305 em cima da rede elétrica, além de um destelhamento de galpão no interior, onde foi distribuído lona ao proprietário.

Bombeiros atuam para auxiliar a população nas cidades atingidas pelos fortes ventos e chuvas. Conforme o capitão da Segunda Companhia de Bombeiros a qual Campo Erê, GLAYCON REITZ, todas as regiões foram afetadas, desde o início da tarde todos os quarteis do batalhão de Xanxerê, foram acionados. A região com maior registro foi a Oeste, em Chapecó, em que a queda de uma árvore resultou na morte de uma idosa e Xanxerê, que necessitou da atuação da equipe da Força-Tarefa 14. Na região da Segunda Companhia de São Lourenço, foram registrados detalhamentos de residências na cidade e nas áreas rurais, com entrega de lona, além de queda de árvores nas rodovias SC-157 e SC-305.

Os fortes ventos dificultam também a comunicação. De acordo com o comandante da Segunda Companhia de Bombeiros, muitas cidades, ainda, estão sem sinal de telefone e internet ou sem luz. Por isso, é solicitado que a população se mantenha em local seguro e protegido, mantenha a calma e tente acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Para a região de São Lourenço do Oeste a população que precisa de atendimento deve ligar para 9 9962-1300. Já Campo Erê, pode fazer contato via WhatsApp, pelo número, 9 9 9903-4662.

Telefone de emergência dos Bombeiros de Campo Erê apresenta problemas. A central telefônica está apresentando problemas e em processo de reparo. Com problemas no número 193, os bombeiros pedem que em caso de emergência, à população entre em contato via WhatsApp no (49) 9 9903-4662. O problema é devido ao temporal ocorrido ontem, em Campo Erê e região.

Bombeiros de Palma Sola atendem mais de 15 ocorrências relacionadas ao mau tempo. Conforme o Soldado TOSHIRO BARRETO, foram 16 atendimentos, nas últimas 24 horas relacionadas ao temporal que atingiua região. Foram 12 destelhamentos sendo realizados auxílios e entrega de lona. Também foram realizados quatro cortes de árvores para desobstrução de rodovias. Já em Anchieta, os bombeiros, ao todo foram nove ocorrências. Cinco árvores sobre a pista de rolamento na SC-161 e SC-305. Destelhamento da Escola na Linha João Café Filho e quatro residências na cidade.

Imagens mostram colisão entre moto e cavalo. Estão circulando nas redes sociais imagens que mostram o momento da colisão entre uma moto e um cavalo no interior de Maravilha. Segundo informações, tanto o condutor da moto quanto a criança que estava no cavalo tiveram ferimentos e foram conduzidas ao Hospital. Com o impacto, o animal ficou gravemente ferido e precisou ser sacrificado.

Preso é encontrado morto na cadeia pública de Pato Branco. Agentes do Departamento Penitenciário encontraram o detento ALDO MENDES, 48 anos, morto na manhã de hoje.A morte teria ocorrido por enforcamento em uma das celas. O delegado-chefe da quinta Subdivisão Policial, HELDER LAURIA, não descarta a possibilidade de o detento ter sido morto por outros presos e pendurado na cela. O corpo do preso, foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal de Pato Branco. O delegado aguarda o laudo do IML, que deverá indicar se foi suicídio ou homicídio.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.